Francisca Damiana Formiga Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8099846421951800
  • Última atualização do currículo em 03/08/2018


Possui Graduação em Letras (Língua Vernácula e Língua Inglesa) pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2014). Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2016). Mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2017) e Doutoranda pelo mesmo programa e instituição. Atualmente é membro dos seguintes Grupos de Pesquisas: em Estudos Funcionalistas (GPEF) / Estudos Funcionalistas e Ensino de Línguas (EFEL) e PROFESSORA (vínculo contratual) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Língua Portuguesa, ensino de gramática e interação, formação e prática docente na área de Letras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisca Damiana Formiga Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, F. D. F.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Orientador: Dr. João Bosco Figueiredo Gomes.
2015 - 2017
Mestrado em Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: As Construções com o verbo passar na fala e na escrita da cidade do Natal,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Dra. Rosângela Maria Bessa Vidal.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Linguística Funcional Centrada no Uso; Funcionalismo; Ensino de Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2014 - 2016
Especialização em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: Concepções de leitura e de texto veiculadas no livro didático de Língua Portuguesa do Curso Normal.
Orientador: Dra. Fátima Maria Elias Ramos.
2010 - 2014
Graduação em Letras (Língua vernácula e Língua Inglesa).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em O Traidor, o malandro e o artista no teatro de Chico Buarque. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Enjoying literature in language classroom. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2010 - 2010
O TEATRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2009 - 2009
Aprendendo a ler imagens em movimento. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA Auxiliar I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Exerce função de Professora Auxiliar I - contratada.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista da CAPES, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio de Docência na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Campus Avançado "Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia" (CAMEAM), especificamente turma / 7º período do curso de Letras.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante
Outras informações
Aluna do Mestrado em Letras sob orientação da professora Dra. Rosângela Maria Bessa Vidal. Linha de pesquisa: Texto e Construção de Sentidos. Membro do Grupo de Pesquisas em Estudos Funcionalistas (GPEF).

Atividades

2018 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Argumentação - 60h
Diacronia do Português - 60h
Orientação e Estagio Supervisionado I - 240h
Orientação e Estagio Supervisionado II - 240h
2017 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Letras / CAMEAM, .

Atividade de extensão realizada
TUTORIA: Curso Produção Textual.
2017 - 2017
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estilística - 90h
Morfossintaxe III - 30h
Orientação e Estagio Supervisionado I - 240h
Produção Textual II - 30h
2017 - 2017
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Argumentação - 60h
2015 - 2017
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), .


Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Integrante do Colegiado da Pós Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Integrante do Colegiado (como representante discente) do III Curso de Especialização em Língua Portuguesa, da Unidade Acadêmica de Letras (UAL), do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), junto aos professores Dra. Fátima Maria Elias Ramos (coordenadora do Curso) e Dra. Rose Maria Leite de Oliveira e Dr. José Wanderley Alves de Sousa.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante da Pós-Graduação, Carga horária: 360, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aluna e Representante discente do III Curso de Especialização em Língua Portuguesa, obtendo conceito "A" em todas as disciplinas da grade curricular do Curso.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitora da disciplina TEXTO E DISCURSO, no Centro de Formação de Professores- UFCG- Cajazeiras-PB (por dois semestres consecutivos 2012.1- 2012.2)

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Integrante do Grupo de Pesquisa em Aquisição da Linguagem (Grupalim), atuando em pesquisa, principalmente, na área de Aquisição de Leitura e Escrita.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12
Outras informações
Monitora da disciplina LINGUÍSTICA II, no Centro de Formação de Professores- UFCG- Cajazeiras-PB (por dois semestres consecutivos 2011.1 - 2011.2)


Colégio Nossa Senhora de Lourdes, CNSL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora do Ensino Médio (2ºs e 3ºs anos) e Professora do Normal em Nível Médio (2º ano). Ministrando aulas de Língua Portuguesa: Gramática e Produção Textual

Atividades

2014 - 2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Produção Textual


Linhas de pesquisa


1.
Texto e construção de sentidos (PPGL-UERN)
2.
Análises Funcionalistas do texto e do discurso - GPEF
3.
Funcionalismos e Ensino - GPEF


Projetos de pesquisa


2015 - 2015
A produção e o ensino de texto em perspectiva interacionalista: questões de heterogeneidade, argumentação e funcionalidade da linguagem
Descrição: Esta pesquisa investiga a produção e o ensino de texto na perspectiva internacionalista, pelo viés de diferentes, porém convergentes, teorias, sobretudo da argumentação no discurso, da heterogeneidade discursiva e da linguiística funcional, que se caracterizam, todas elas, por se alinharem teoricamente aos pressupostos do sociointeracionismo bakhtiniano. O projeto "A produção e o ensino de texto em perspectivas interacionistas" se divide em duas dimensões, sendo a primeira "questões de dialogismo e construção de sentidos" coordenada pela professora Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa e a segunda "questões de heterogeneidade, argumentação e funcionalidade da linguagem" pela professora Rosângela Maria Bessa Vidal. Assim, formatada, a pesquisa aqui focalizada considera a constituição dialógica dos discursos e o uso linguístico: suas condições de produção e funcionalidade. Objetiva-se, assim, investigar os processos de constituição da intersubjetividade dos sujeitos discursivos, da argumentatividade da linguagem e das manifestações da língua em uso, em textos e discursos de diferentes gêneros, assim como em processos interacionais, na modalidade fala e escrita, que se realizam em função do ensino-aprendizagem do texto, dentro ou fora dos espaços da sala de aula.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (11) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Francisca Damiana Formiga Pereira - Integrante / Rosângela Maria Bessa Vidal - Coordenador.
2010 - 2013
Grupo de Pesquisas em Aquisição da Linguagem - GRUPALIN
Descrição: O referido grupo atua em pesquisas e debates relacionados aos seguintes temas: a) aquisição de língua materna (dos componentes fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos, pragmáticos e dos aspectos sociocomunicativos, interativos e discursivos em crianças com ou sem desvios); e b) aquisição da escrita e da leitura (processos de alfabetização, letramento, relação entre fala e escrita, entre sujeito e a escrita/leitura nesse processo). As reuniões do Grupo de Pesquisa ocorrem semanalmente no Centro de Formação de Professores da UFCG..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Projeto de Extensão Ensino de Cultura, Literatura e Língua Portuguesa - PECLEP II
Descrição: Projeto através do qual os professores oferecem tutorias de cursos que são ministrados pelos alunos da graduação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
ARTE VIVA: Além das LETRAS - língua (gens) em movimento
Descrição: o Projeto ?Além das LETRAS ? língua(gens) em movimento? visa à interação entre educandos, educadores e demais funcionários do Centro de Formação de Professores (CFP), utilizando diferentes tipos de textos que se realizam em diversos usos da linguagem. Os alunos envolvidos no projeto vão trabalhar no campo da poesia, da música e do teatro, ou seja, movimentar a nossa linguagem com o intuito de dinamizar a realidade atual do Campus sobre o comportamento do aluno universitário em contato com o ambiente acadêmico e suas relações com o próximo, proporcionando assim, a esses interlocutores, uma reflexão acerca de seus atos e as conseqüências deles, já que o ser humano não se basta a si mesmo, mas se constrói em contínua interação com o outro..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2011 - 2012
Programa de Monitoria " Trilhas: Autonomia e identidade profissional "
Descrição: O programa de monitoria da UFCG, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) contempla duas modalidades: Monitores Bolsistas e Monitores Voluntários, compete a ambas: 1. executar atividades pedagógicas, condizentes com seu grau de conhecimento e experiência, sob a orientação do professor; 2.constituir elo entre professores e alunos, visando ao desenvolvimento da aprendizagem; 3.participar, a critério do professor-orientador, das aulas ministradas por este ou por outros professores da disciplina em que é monitor; 4.colaborar com o professor na realização de trabalhos teóricos, práticos e experimentais, na preparação de material didático e em atividades de classe e/ou laboratório; 5.colaborar com o professor na orientação de alunos, esclarecendo e tirando dúvidas em atividades de classe e/ou laboratório; 6.participar de atividades que propiciem o seu aprofundamento na disciplina, como revisão de texto, resenhas bibliográficas e apresentação de trabalhos em encontros acadêmicos; 7. entregar ao professor orientador, no final de cada período letivo, o relatório de suas atividades, conforme modelo estabelecido pela PRE..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de Língua Materna.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Sintaxe do Português.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
(4º lugar) no Processo Seletivo para DOUTORADO do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
2017
APROVAÇÃO em Processo seletivo simplificado para professor, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
2017
APROVAÇÃO em Processo seletivo simplificado para professor, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
2015
APROVAÇÃO em Processo seletivo simplificado para professor, IFPB.
2014
Homenagem do Diretor do Centro de Formação de Professores, Campus de Cajazeiras, por ter obtido o melhor DESEMPENHO ACADÊMICO no Curso de Licenciatura em Letras, da UFCG, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-CFP).
2009
Aluno Destaque na 1ª festa "Os Melhores da Educação", 9ª Gerência Regional de Ensino.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, F. D. F.2017 PEREIRA, F. D. F.; RAMOS, F. M. E. . CONSTRUÇÃO DO SABER LINGUÍSTICO NO BRASIL. Linguagens & Letramentos, v. 2, p. 103-115, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, F. D. F.. FORMAÇÃO DISCURSIVA EM FOUCAULT. In: I Seminário de Discurso e Ensino, 2017, Pau dos Ferros/ RN. Anais do I Seminário de Discurso e Ensino, 2017. p. 153-161.

2.
PEREIRA, F. D. F.; NASCIMENTO, G.P. . O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DE MEMES. In: IV Simpósio Nacional de linguagens e gêneros textuais (SINALGE), 2017, Campina Grande/ PB. Anais IV SINALGE, 2017. v. 1. p. 1-11.

3.
PEREIRA, F. D. F.. IMPLICAÇÕES DAS CONCEPÇÕES DE LEITURA E DE TEXTO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO. In: IV Congresso Nacional de Educação - (IV CONEDU), 2017, João Pessoa/PB. Anais IV CONEDU, 2017. v. 1.

4.
PEREIRA, F. D. F.; VIDAL, R. M. B. . O VERBO PASSAR NA FALA E NA ESCRITA DA CIDADE DO NATAL. In: III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - III CONEDU, 2016, NATAL- RN. ANAIS III CONEDU, 2016. v. 1.

5.
PEREIRA, F. D. F.; DANTAS, A. P. M. ; ALVES, A. P. M. . A Questão da Crítica aos Ingleses em 'Viagens de Gulliver'.. In: I SELILI: Seminário de Língua Inglesa e suas Literaturas - O Ensino de Língua Inglesa e suas Interfaces - ASPECTOS DA LITERATURA ANGLO-AMERICANA, 2013, Cajazeiras- PB. I SELILI, 2013. v. 1.

6.
PEREIRA, F. D. F.; DANTAS, M.L.G. . Entre o velho e o novo mundo: embate cultural em O fantasma de Canterville.. In: I SELILI, 2013, Cajazeiras. ANAIS I SELILI, 2013. v. 1. p. 62-73.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, F. D. F.; VIDAL, R. M. B. . O verbo passar na fala e na escrita da cidade do Natal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PEREIRA, F. D. F.. A polissemia do item 'passar' na fala e na escrita da cidade do Natal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PEREIRA, F. D. F.. PESQUISAS EM ANDAMENTO OU CONCLUÍDAS NO CAMPO DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, F. D. F.. REPENSANDO AS PRÁTICAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PEREIRA, F. D. F.. LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO: UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PEREIRA, F. D. F.. CONTRIBUIÇÕES DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA PARA UM ENSINO PRODUTIVO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, F. D. F.; COSTA. R. L; QUEIROZ. M. E.. Participação em banca de Edcarla Rayssa Aires da Silva.O GÊNERO MONOGRAFIA NO CURSO DE LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DO ESTILO PELO USO DOS PRONOMES E/OU DAS EXPRESSÕES COM VALOR DE PRONOME. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
LIMA. E. P; PEREIRA, F. D. F.; PEREIRA. L. S. Participação em banca de Bruna Luiza R. Nascimento.ARGUMENTAÇÃO E PUBLICIDADE: AS TESES E TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS QUE COMPÕEM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE COLCHÕES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
BEZERRA, L. M. D.; PEREIRA, F. D. F.; BERNARDINO, R. A. S.. Participação em banca de Maria da Glória Pinto de Lima.REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UM ESTUDO DO ENCAPSULAMENTO ANAFÓRICO EM DISCURSOS POLÍTICOS DE DILMA ROUSSEFF. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
PEREIRA, F. D. F.; ARRAIS, M. N. L.; SILVA, A. D.. Participação em banca de Alícia Maria Souza da Silva Freitas.UMA ANÁLISE DA ORALIDADE NA PRÁTICA DOCENTE DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Internacional de Tecnologia e Ensino. 2018. (Seminário).

2.
I SEFEL - I Seminário de Estudos Funcionalistas e Ensino de Línguas. 2018. (Seminário).

3.
IV SEDIAr SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDIOS SOBRE DISCURSO Y ARGUMENTACIÓN.A INTERAÇÃO DOS ARGUMENTOS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DE UMA REPORTAGEM SOBRE BULLYING NAS ESCOLAS. 2018. (Seminário).

4.
Bicentenário da Morte de Jane Austen. 2017. (Outra).

5.
IX Seminário Geral de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa no CAMEAM/UERN. 2017. (Seminário).

6.
III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (III CONEDU). O verbo passar na fala e na escrita da cidade do Natal. 2016. (Congresso).

7.
I SEMANA NACIONAL DE LETRAS - LINGUAGEM E ENSINO- HOMENAGEM A LUÍZ ANTÔNIO MARCUSCHI.LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO: UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. (Outra).

8.
I Seminário de Metodologia de Pesquisa em Letras - ISEMPEL.A polissemia do item "passar" na fala e na escrita da cidade do Natal. 2016. (Seminário).

9.
I SELILI: Seminário de Língua Inglesa e suas Literaturas - O Ensino de Língua Inglesa e suas Interfaces - ASPECTOS DA LITERATURA ANGLO-AMERICANA. 2013. (Seminário).

10.
SEMANA DE LETRAS. 2011. (Outra).

11.
Semana de letras 2011/II ENCLIR - HOMENAGEM A RACHEL DE QUEIROZ/ II SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA..A LOCOMOTIVA A VAPOR: UM SÍMBOLO DO IMPÉRIO INGLÊS.. 2011. (Simpósio).

12.
I SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.. 2010. (Simpósio).

13.
Oficina "O TEATRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL". 2010. (Oficina).

14.
Oficina de Audivisual "APRENDENDO A LER IMAGENS EM MOVIMENTO". 2009. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, F. D. F.. X Seminário Geral de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa no CAMEMUERN. 2018. (Outro).

2.
PEREIRA, F. D. F.. IX Seminário Geral de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa no CAMEAM/UERN. 2017. (Outro).

3.
PEREIRA, F. D. F.; ALVES, A. P. M. ; DANTAS, A. P. M. . VINÍCIUS: que seja infinito enquanto dure.. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Dalila Patrícia Vidal Lima. OS GÊNEROS TEXTUAIS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edcarla Rayssa Aires da Silva. O GÊNERO MONOGRAFIA NO CURSO DE LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DO ESTILO PELO USO DOS PRONOMES E/OU DAS EXPRESSÕES COM VALOR DE PRONOME. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisca Damiana Formiga Pereira.

2.
Alícia Maria Souza da Silva Freitas. UMA ANÁLISE DA ORALIDADE NA PRÁTICA DOCENTE DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisca Damiana Formiga Pereira.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PEREIRA, F. D. F.2017 PEREIRA, F. D. F.; RAMOS, F. M. E. . CONSTRUÇÃO DO SABER LINGUÍSTICO NO BRASIL. Linguagens & Letramentos, v. 2, p. 103-115, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, F. D. F.; VIDAL, R. M. B. . O verbo passar na fala e na escrita da cidade do Natal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
PEREIRA, F. D. F.. LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO: UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PEREIRA, F. D. F.. REPENSANDO AS PRÁTICAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Funcionalistas (GPEF) que tem como objetivo: Congregar pesquisas de orientação funcionalista sobre a linguagem, manifestada em contextos diversos de produção oral e escrita, dando ênfase à análise dos procedimentos discursivos do texto e do discurso. Grande área: Linguística, Letras e Artes/ Área: Linguística Grande área: Linguística, Letras e artes/Área: Letras Grande área: Ciências Humanas/ Área: Educação/ Subárea: ensino aprendizagem. Setores de atividade: Educação Palavras-chave: Linguística Funcional, uso linguístico, produção oral e escrita, ensino aprendizagem 2. Texto, ensino e construção de sentidos (PPGL/UERN) Objetivo: Estudos da constituição de sentidos e do ensino aprendizagem do texto em diversos contextos de uso da língua. Grande área: Linguística, Letras e Artes/ Área: Linguística/ Grande área:Linguística, Letras e Artes/ Área: Letras Grande área: Ciências Humanas/ Educação/ Subárea: ensino aprendizagem. Setores de atividade: Educação Palavras-chave: Estudos do discurso e do texto, gêneros textuais/ discursivos, ensino aprendizagem.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 24:52:37