Lucas Torres Witzler

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7204925046911550
  • Última atualização do currículo em 18/06/2016


Graduado em Engenharia Elétrica Pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2011), meste em energia pela mesma (2014). Atualmente diretor da Witzler ESCO e pesquisador, participando em projetos de pesquisa e desenvolvimento pela FUSP. Possui experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: energia, energia eólica, fontes de energia renováveis, mercado livre de energia e regulação do setor elétrico brasileiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Torres Witzler
Nome em citações bibliográficas
WITZLER, L. T.

Endereço


Endereço Profissional
Witzler ESCO.
Rua Iracema Cândida Posca
Distrito Industrial III
17064864 - Bauru, SP - Brasil
Telefone: (14) 32238722
URL da Homepage: www.witzler.com.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Metodologia para reconstrução de séries históricas de vento e geração eólica visando a análise da complementariedade energética no Sistema Interligado Nacional.,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Dorel Soares Ramos.
Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, FUSP, Brasil.
Palavras-chave: Energia; Energia Eólica; Mercado Livre de Energia.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência / Especialidade: Geração da Energia Elétrica.
Setores de atividade: Eletricidade, gás e outras utilidades; Fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos.
2006 - 2011
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Aplicação da tecnologia PLC em Smart Grids.
Orientador: Prf. Dr. Nelson Kagan.
Bolsista do(a): Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia, FDTE, Brasil.
2000 - 2001
Curso técnico/profissionalizante.
Escola SENAI "Roberto Simonsen", senai101, Brasil.
2000 - 2003
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Batista de Bauru, CBB, Brasil.




Atuação Profissional



Vestas Energia Eólica do Brasil, VESTAS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro Especialista, Carga horária: 40
Outras informações
Engenheiro Especialista participante de "start-up" da empresa no Brasil, realizando trabalhos em conjunto com a Vestas Mediterrâneo. Principais atividades realizadas: -Atividades comerciais: Proposta, orçamento, análise de custo e preço, negociação de contratos e contato com cliente; -Estudos de mercado de energia e análise regulatória; -Responsável pela análise e negociação de projetos eólicos no ACL; -Desenvolvimento de negócios; -Inteligência de mercado; -Cálculo de custo de energia e análise financeira de empreendimentos.


Andrade & Canellas Energia, A&C, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40


Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia, FDTE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Iniciação cientifica, Carga horária: 30


Instituto de eletrotécnica e energia, IEE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiário do laboratório de metrologia da Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP. Realização de ensaios de exatidão em TP e TC.


Witzler ESCO, WITZLER, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Sócio Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor de Projetos, Carga horária: 30
Outras informações
Diretor de projetos da Witzler ESCO, atuando nas seguintes áreas: - Coordenação da equipe de projetos; - Projetos elétricos de MT e BT; - Estudo energéticos; - Projetos de P&D; - Gestão de grandes consumidores de energia; - Projetos de Eficiência energética; - Análise regulatória.


MRTS Consultoria e Engenharia Ltda, MRTS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Riscos de Mercado na Comercialização de Energia: Uma Abordagem via Complementação Energética e Gestão de Portfólio de Projetos, considerando a mitigação de incertezas da Geração Eólica
Descrição: O Projeto de P&D proposto terá como foco principal a precificação de contratos bilaterais no mercado livre, tema relevante e bastante oportuno para a Duke Energy International, Geração Paranapanema S.A., face à necessidade de complementar sua estratégia para a comercialização da energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre ACL, no horizonte de médio e longo prazos. Para o Projeto em formatação, propõe-se um foco específico na precificação de contratos, utilizando um arcabouço conceitual em fase inicial de investigação e técnicas de precificação desenvolvidas pelas entidades Executoras e que tem se mostrado promissoras para o objeto pretendido, embora ainda no nível de protótipo e de forma muito insipiente. Cumpre salientar que, a despeito do desenvolvimento inicial exitoso e dos avanços já obtidos, o estágio alcançado está longe de esgotar o assunto e, por sua relevância, merece intensa investigação e aprofundamento. Para o desenvolvimento do projeto, as entidades executoras propõem, portanto, utilizar técnicas inovadoras na definição da estratégia ótima de precificação de contratos de energia. Os principais aspectos inovadores consistem na formulação de uma metodologia para precificar a energia em momento futuro, em função dos preços no mercado de curto prazo e dos preços de aquisição de energia de novos empreendimentos e, a partir dessa base conceitual, utilizar algoritmos genéticos para obter melhor aderência, às práticas de mercado, dos parâmetros inerentes à formulação desenvolvida. A utilização de algoritmos genéticos ao problema em tela, se deve à natureza combinatória que caracteriza o problema representado pela necessidade de ajuste dos parâmetros da função de estimação do preço em MWh para contratos bilaterais negociados no âmbito do mercado livre, fato que impede a utilização de algoritmos convencionais de varredura de um espaço de estados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lucas Torres Witzler - Integrante / Dorel Soares Ramos - Coordenador / Eweron Guarnier - Integrante / Luiz Armando Steinle Camargo - Integrante / marciano morozowski filho - Integrante / Ivana Costa Nasser - Integrante.
2012 - Atual
Metodologia e Ferramental para Previsão de Energias Afluentes e Precificação de Contratos aplicados à definição de Estratégia Ótima de Contratação para Empresas Geradoras, incluindo Energia Existente e Novos Empreendimentos
Descrição: Projeto de P&D para desenvolver uma metodologia e implementar um sistema computacional que permita valorar os riscos e o retorno de portfólios de contratos de comercialização de energia para centrais hidrelétricas existentes e novos projetos de geração a serem implementados, nesse caso com ênfase em fontes renováveis eólica e cogeração a biomassa, sob as óticas sistêmica e empresarial. Para tanto serão utilizadas como suporte para a ferramenta de definição de estratégia ótima de contratação, um módulo de previsão de energias afluentes e estimativa de preços de curto prazo, que por sua vez alimenta um módulo de precificação de contratos em função da duração e do prazo de início de entrega da energia. Particular atenção será dispensada à avaliação da possibilidade de hedge entre os diversos empreendimentos, que contemplam características de produção com regime sazonal complementar, estudando-se a melhor estratégia para a formação do portfólio de contratos, através da composição de volumes contratados associados a distintas durações (curto e longo prazos) e perfis de contratação (sazonalização dos contratos). Como alternativas de contratação, serão considerados contratos tanto no ambiente de contratação livre, quanto no ambiente de contratação regulada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lucas Torres Witzler - Integrante / Dorel Soares Ramos - Coordenador / Luiz Armando Steinle Camargo - Integrante / marciano morozowski filho - Integrante / Ivana Costa Nasser - Integrante / Ewerton Guarnier - Integrante / José Roberto de Andrade Chaves - Integrante.
2010 - 2010
Protótipo de Regulador de Tensão para Utilização entre Reclamação do Cliente e Atuação na Rede ? Eletropaulo
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
Estudo de possíveis medidas para mitigação dos fenômenos, redução do impacto de distúrbios na rede elétrica sobre equipamentos sensíveis, com a utilização software especifico de analise de redes.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Energia e atomação.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Energia e atomação/Especialidade: Estudos Energéticos.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Energia e atomação/Especialidade: Mercado de energia.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Geração da Energia Elétrica.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
WITZLER, L. T.; RAMOS, D. S. ; L. A. S. Camargo ; GUARNIER, E. . Reconstruction of Wind Generation Historical Series Aiming at the Analysis of Energy Complementarity: Methodology and Applications. In: 13th European Energy Marjet, 2016, Porto - Portugal. 13th European Energy Marjet, 2016. v. 1. p. 26-26.

2.
WITZLER, L. T.; GUARNIER, E. ; L. A. S. Camargo ; RAMOS, D. S. . ANÁLISE ESTRUTURADA DE MECANISMOS PARA MITIGAÇÃO DOS RISCOS DE COMERCIALIZAÇÃO DE USINAS EÓLICAS ALOCADAS NO MERCADO LIVRE. In: XXIII SNPTEE, 2015, Foz do Iguaçu. XXIII SNPTEE, 2015.

3.
RAMOS, D. S. ; L. A. S. Camargo ; GUARNIER, E. ; WITZLER, L. T. . Minimizing Market Risk by Trading Hydro-Wind Portfolio: A Complementarity Approach. In: 10ª International Conference on the European Energy Market, 2013, Estocolmo. Minimizing Market Risk by Trading Hydro-Wind Portfolio: A Complementarity Approach, 2013.

4.
L. A. S. Camargo ; GUARNIER, E. ; WITZLER, L. T. ; RAMOS, D. S. . A Business Model to Incentivize Hydro Companies Inversions in Wind and Biomass Power Plants.. In: 4th International Youth Conference on Energy 2013, 2013, Siófok. A Business Model to Incentivize Hydro Companies Inversions in Wind and Biomass Power Plants, 2013.

5.
RAMOS, D. S. ; L. A. S. Camargo ; GUARNIER, E. ; WITZLER, L. T. . Increasing Profits by Trading Hydro-Wind Portfolio: A Complementarity Strategy Approach. In: 10ª International Conference on the European Energy Market, 2013, Estocolmo., 2012, Estocolmo. Increasing Profits by Trading Hydro-Wind Portfolio: A Complementarity Strategy Approach, 2013.

6.
RAMOS, D. S. ; GUARNIER, E. ; WITZLER, L. T. . Using the seasonal diversity between renewable energy sources to mitigate the effects of Wind generation uncertainties.. In: IEEE PES T&D LA 2012, 2012, Montevideo. Using the seasonal diversity between renewable energy sources to mitigate the effects of Wind generation uncertainties., 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
WITZLER, L. T.; RAMOS, D. S. ; L. A. S. Camargo ; GUARNIER, E. . Reconstruction of Wind Generation Historical Series Aiming at the Analysis of Energy Complementarity: Methodology and Aplication. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
WITZLER, L. T.. Panorama Energético 2015: Oportunidades e Desafios!. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RAMOS, D. S. ; L. A. S. Camargo ; GUARNIER, E. ; WITZLER, L. T. . Minimizing Market Risk by Trading Hydro-Wind Portfolio: A Complementarity Approach. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
WITZLER, L. T.. Mercado eólico brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
RAMOS, D. S. ; GUARNIER, E. ; WITZLER, L. T. . Using the seasonal diversity between renewable energy sources to mitigate the effects of Wind generation uncertainties. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
WITZLER, L. T.. Os avanços e perspectivas para mercado de Energia.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
WITZLER, L. T.. Estudo de viabilização Subestações Linha do Centro e Paraopeba. 2015.

2.
RAMOS, D. S. ; GUARNIER, E. ; WITZLER, L. T. . Avaliação do Impacto da Participação da Geração Eólica no Mecanismo de Realocação de Energia Contemplando Reconstituição de Séries Temporais de Velocidade de Vento.. 2013.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
WITZLER, L. T.. Panorama energético: Perspectivas para 2015. 2015. (Editoração/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana de Engenharia UNESP - Bauru.Semana de Engenharia UNESP - Bauru - 2012. 2012. (Outra).

2.
Brazil Wind Power 2011. 2011. (Congresso).

3.
Semana de Engenharia UNESP - Bauru.Os avanços e perspectivas para mercado de Energia. 2011. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
RAMOS, D. S. ; GUARNIER, E. ; WITZLER, L. T. . Using the seasonal diversity between renewable energy sources to mitigate the effects of Wind generation uncertainties. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RAMOS, D. S. ; L. A. S. Camargo ; GUARNIER, E. ; WITZLER, L. T. . Minimizing Market Risk by Trading Hydro-Wind Portfolio: A Complementarity Approach. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 8:04:54