Fabio Vasconcelos Lima Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6539474988868980
  • Última atualização do currículo em 29/06/2018


Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG (2014), especialização (lato sensu) em Design Instrucional pela UNIFEI (2015), especialização (lato sensu) em Administração Pública e Gestão Urbana pela PUCMinas (2009), graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNA (2000). Servidor efetivo lotado no Núcleo de Educação a Distância - NEaD do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG e membro dos grupos de pesquisa Narrativas e Apropriações Anglo-americanas no Brasil - NAAAB e Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVACEFET. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabio Vasconcelos Lima Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, F. V. L.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - DPPG, Mestrado em Educação Tecnológica.
Av. Amazonas, 7.675
N. Gameleira
30510-000 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 33196806
Ramal: 6806
Fax: (31) 33196799
URL da Homepage: www.et.cefetmg.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Educação Tecnológica.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Título: Escola Complementar de Comércio de Sete Lagoas (1926 a 1943): trajetória de uma instituição educativa criada para a formação do trabalhador do comércio,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Irlen Antônio Gonçalves.
Palavras-chave: Escola complementar, trabalhador do comércio, inst.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
2014 - 2015
Especialização em Design Instrucional em EaD. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Título: Design Instrucional do curso virtual ?chefia e liderança na gestão de recursos humanos?.
Orientador: Ana Paula Silva Figueiredo.
2008 - 2009
Especialização em Administração Pública e Gestão Urbana. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Como trabalhar para que o servidor público aprimore a qualidade do serviço no atendimento: estudo de caso em uma instituição pública de ensino.
Orientador: Fernanda Paula Diniz.
1995 - 2000
Graduação em Administração de Empresas.
Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Título: Qualidade no atendimento ao público.
Orientador: Marco Antônio Vieira Gomes.




Formação Complementar


2014 - 2014
Intro Private Equity e Venture Capital - Empresas. (Carga horária: 40h).
Fundação Getúlio Vargas (MG), FGV, Brasil.
2014 - 2014
Sustentabilidade, um valor para a nova geração. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas (MG), FGV, Brasil.
2014 - 2014
Gestão Ambiental como Elemento Estratégico. (Carga horária: 6h).
Instituto de Educação Tecnológica, IETEC, Brasil.
2012 - 2012
Nova Regra Ortográfica. (Carga horária: 20h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2011 - 2011
Discip Isol de Mestr - Estudos Hist em Educ Social. (Carga horária: 45h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
2011 - 2011
Empreendedorismo (14 horas). (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.
2011 - 2011
Discip Isol de Mestrado-Hist da Educ Profiss no BR. (Carga horária: 45h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
2010 - 2010
Word e Excel Avançado. (Carga horária: 120h).
Escola 24 Horas, E24H, Brasil.
2010 - 2010
Formação de Tutores em EAD (80Horas). (Carga horária: 80h).
Instituto EADVirtual Ensino e Pesquisa Ltda - ABED, EADVIRTUAL, Brasil.
2010 - 2010
Disciplina de Mestrado-Gestão Intercultural (45h). (Carga horária: 45h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2008 - 2008
Chefia e Liderança: aperf. e atualização (90h). (Carga horária: 90h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor do Curso de Graduação em Administração pública - CGAP, modalidade à distância.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário Mestrado em Educação Tecnológica



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Relações de Gênero na Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), no Mundo do Trabalho e na Educação Profissional e Tecnológica
Descrição: Tendo como objeto de estudo as relações sociais de sexo ou relações de gênero , a pesquisa busca contemplar a sua intersecção com as seguintes abordagens: trabalho, educação, classe social, ciência, tecnologia, geração, raça, etnia e sexualidade. Trata-se de um projeto interinstitucional coordenado pelo Grupo de Pesquisa em Formação e Qualificação Profissional (FORQUAP); do CEFET-MG e será desenvolvido por pesquisadores/as do CEFET-MG, da Faculdade de Educação da UFMG e da UEMG e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Diversas ações serão desenvolvidas no âmbito do presente projeto, do ponto de vista quantitativo e qualitativo, pelos professores e integrantes dos grupos de pesquisa, pelos mestrandos, doutorandos e pelos estudantes de graduação e iniciação científica das instituições envolvidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (12) .
Integrantes: Fabio Vasconcelos Lima Pereira - Integrante / Adriana Maria Tonini - Integrante / Raquel Quirino Gonçalves - Coordenador / Antônia Vitória Soares Aranha - Integrante / João Bosco Laudares - Integrante / Silvani dos santos Valentim - Integrante / Ana Cláudia Ferreira Godinho - Integrante / Marilza de Oliveira Santos - Integrante / Alexandre gomes Soares - Integrante / Julice Maria Resende Machado - Integrante / Rodrigo Salera Mesquita - Integrante / Daniela Resende - Integrante.
2013 - Atual
O Papel Político-Pedagógico do Administrador Escolar: estudos sobre os diretores de escolas públicas (1889-1930)
Descrição: As escolas públicas brasileiras vêm se organizando a partir de papéis que os vários sujeitos que a compõe têm ocupado para atender as suas finalidades de educar e de instruir. Pode-se falar, dentre outros, nos papéis de alunos, professores, inspetores, servidores técnicos e diretores. Centrando as atenções para o papel do diretor, perguntamos: que importância tem o trabalhado do diretor para o desenvolvimento dos fins escolares? É o diretor da escolar fundamental para que ela cumpra o seu papel educativo dentro da sociedade? De que maneira se pode aquilatar a força decisória da direção da escola mediante os conflitos, a organização e o cumprimento de ações administrativas e pedagógicas? A escola é uma instituição humana que vem se fazendo historicamente como espaço produzido para educar e instruir. Esse fazer tem adquirido facetas e vertentes diferentes nos vários momentos da sua história. No período republicano brasileiro pode-se levantar que tais momentos expressam a construção de uma escola que ganhou a cara do seu próprio tempo. Assim, na virada do século XIX para o XX a escolha de um diretor de escola pública era papel político preponderante de governos, diferentemente do que ocorre hoje, no século XXI, quando se há um processo de escolha democrático, expresso pelo voto de todos que compõe o cenário escolar. Como instituição humana, a escola se compõe de pessoas, com sexo e etnia diferentes e condição social e geracional determinadas. No caso da direção da escola, homens e mulheres estão presentes nesse espaço dirigente. No período que se propõe investigar, nos primeiros quarenta anos da república brasileira, no geral, as mulheres dirigiam as escolas para crianças e os homens as escolas para jovens e adultos. Em ambos os casos, são adultos dirigindo as crianças. No caso das escolas para crianças, especificamente das escolas primárias mineiras, via grupos escolares, temos a presença tanto de homens como de mulheres ocupando cargos de dirigentes. É notória.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Fabio Vasconcelos Lima Pereira - Integrante / Irlen Antônio Gonçalves - Coordenador / Vera Lúcia Nogueira - Integrante / James Willian Goodwin Junior - Integrante / Lilian Bambirra de Assis - Integrante / Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães - Integrante.Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
A retórica dos discursos dos bacharéis em direito e a produção dos projetos de educação profissional e de república (1891-1930)
Descrição: O que se propõe é uma pesquisa que visa ampliar o conhecimento histórico sobre a construção de projetos de educação profissional e de República, sob o ponto de vista dos discursos dos bacharéis em direito que ocuparam postos de destaque na política mineira, na virada do século XIX para o século XX. Numa pesquisa preliminar, verificou-se que, entre os anos de 1902 a 1920, dos oito presidentes que ocuparam o governo mineiro, sete eram formados em direito e um era advogado prático e todos os Secretários do Interior e Justiça, eram bacharéis em direito. Essa evidência estimulou o aprofundamento sobre a participação dos bacharéis em direito na política mineira, bem como o interesse em descortinar, a partir dos seus discursos, a influência que eles tiveram na produção de políticas públicas para a educação profissional em Minas Gerais. Para isso, faz-se necessário ampliar o tempo da pesquisa para um período de 40 anos e estender o conhecimento dos sujeitos que ocuparam o espaço do legislativo, isto é os deputados e senadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Fabio Vasconcelos Lima Pereira - Integrante / Irlen Antônio Gonçalves - Coordenador / Vera Lúcia Nogueira - Integrante / James Willian Goodwin Junior - Integrante / Hozana Penha de Souza - Integrante / Danielle Malaquias Gomes - Integrante / Gabriel Peres Nobre - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, F. V. L.2013 PEREIRA, F. V. L.; PEDROSA, José Geraldo . A obsolescência planejada e a influência do modo de vida americano baseado na superprodução e no desperdício: a atualidade da obra sexagenária de Vance Packard. Revista Tecnologia e Sociedade (Online), v. 1, p. 1-13, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, F. V. L.; PINTO, M. M. . Ensino profissional: do trabalho manual no Brasil Colônia à educação profissional na Primeira República. In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2015. História da Educação Profissional no Brasil. Maringá: Universidade Estadual de Maringá. v. 1. p. 1-15.

2.
QUIRINO, R. ; PEREIRA, F. V. L. . A produção de conhecimentos em Ciência e Tecnologia (C&T) das mulheres cientistas do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFETMG. In: V Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2015, Rio de Janeiro. GT: Gênero, Ciência e Tecnologia: avanços e desafios. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias, 2015. v. 1. p. 1-12.

3.
PEREIRA, F. V. L.; PEDROSA, José Geraldo . A obsolescência planejada, a servidão moderna e a influência do modo de vida americano baseado na superprodução e no desperdício. In: O Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE, 2014, Belo Horizonte. GT 09 - Americanismo, Trabalho e Educação. Belo Horizonte: SITRE, 2014. v. 1. p. 1-16.

4.
GONÇALVES, Irlen Antônio ; PEREIRA, F. V. L. . A CRIAÇÃO DA ESCOLA COMPLEMENTAR DE COMÉRCIO DE SETE LAGOAS: uma instituição educativa criada para a formação do trabalhador do comércio. In: Congresso Brasileiro de História da Educação - SBHE, 2013, Cuiabá-MT. História das Instituições e Práticas Educativas, 2013. p. 1-14.

5.
PEREIRA, F. V. L.; PEDROSA, José Geraldo . A Obsolescência Planejada e a Influência do Modo de Vida Americano Baseado na Superprodução e no Desperdício: a atualidade da obra sexagenária de Vance Packard. In: V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2013, Curitiba/PR. Educação para o desenvolvimento sustentável. Curitiba/PR: UTFPR, 2013. v. 1. p. 1-10.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, F. V. L.; PEDROSA, José Geraldo . A obsolescência planejada, a servidão moderna e a influência do modo de vida americano baseado na superprodução e no desperdício. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
PEREIRA, F. V. L.; PEDROSA, José Geraldo . A Obsolescência Planejada e a Influência do Modo de Vida Americano Baseado na Superprodução e no Desperdício: a atualidade da obra sexagenária de Vance Packard. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
PEREIRA, F. V. L.; GONÇALVES, Irlen Antônio . A criação da Escola Complementar de Comércio de Sete Lagoas: uma instituição educativa criada para a formação do trabalhador do comércio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CASTRO, Guilherme Souza Martins de; PEREIRA, F. V. L.. Participação em banca de CASTRO, Guilherme Souza Martins de.Implantação de uma Ferramenta de Gestão de Fluxo de Caixa na Empresa Socorro Tucano Assistência 24 horas Ltda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Centro Universitário Newton Paiva.

2.
Ramos, Carola Matos Coutinho; PEREIRA, F. V. L.. Participação em banca de Ramos, Carola Matos Coutinho.Implantação de uma Ferramenta de Gestão de Fluxo Caixa na Empresa MM Confecções. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Centro Universitário Newton Paiva.

3.
LIMA, Daniela Campos Gonçalves; PEREIRA, F. V. L.. Participação em banca de LIMA, Daniela Campos Gonçalves.Implantação do Controle de Fluxo de Caixa na Nippon Papelaria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Centro Universitário Newton Paiva.

4.
RAMOS, Josiane Ferreira; PEREIRA, F. V. L.. Participação em banca de RAMOS, Josiane Ferreira.Implantação de uma Ferramenta de Fluxo de Caixa na Empresa Cerealista Valentim Beneficiamento e Empacotamento Ltda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Centro Universitário Newton Paiva.

5.
BRAGA, Amanda Aparecida Fonseca; PEREIRA, F. V. L.. Participação em banca de BRAGA, Amanda Aparecida Fonseca.Orçamento Empresarial: Análise e Orientação de uma nova metodologia a ser aplicada na Fundação Unimed. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Centro Universitário Newton Paiva.

6.
LEÃO, Alice Maria Fonseca; PEREIRA, F. V. L.. Participação em banca de LEÃO, Alice Maria Fonseca.Reestruturação da Gestão de tesouraria da Empresa CT Collection Comércio de Armações e Lentes Ltda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Centro Universitário Newton Paiva.

7.
RODRIGUES, Déborah Dias Paes; PEREIRA, F. V. L.. Participação em banca de RODRIGUES, Déborah Dias Paes.Implantação e Controle da Ferramenta Fluxo de Caixa na Empresa Damarques Logística e Transportes Ltda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Centro Universitário Newton Paiva.

8.
ROCHA, Flávia Regina; PEREIRA, F. V. L.. Participação em banca de ROCHA, Flávia Regina.Reestruturação Financeira da empresa Transpedal Entrega Rápidas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Centro Universitário Newton Paiva.

9.
ALVES, Amanda Tassiane Dias; PEREIRA, F. V. L.. Participação em banca de ALVES, Amanda Tassiane Dias.Implantação e Controle de Ferramentas de Controle Financeiro na Empresa BVP Engenharia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Centro Universitário Newton Paiva.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - IV SENEPT. 2014. (Seminário).

2.
I Workshop Trabalho, Formação/Profissionalização de Professores RFEPCT-MG. 2014. (Encontro).

3.
O Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE.A obsolescência planejada, a servidão moderna e a influência do modo de vida americano baseado na superprodução e no desperdício. 2014. (Simpósio).

4.
Da língua ao discurso: competências, parâmetros de análise, gêneros e estratégias. 2012. (Seminário).

5.
III Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - III SENEPT. 2012. (Seminário).

6.
Indústria cultural, trabalho hipostasiado e vida danificada. 2011. (Encontro).

7.
II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - II SENEPT. 2010. (Seminário).

8.
I Seminário Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à EJA. 2010. (Seminário).

9.
I Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - I SENEPT. 2008. (Seminário).

10.
IV Encontro Interinstitucional de Pesquisa em Pós-graduação e no IX Seminário de Progresso de Pesquisa em Pós-graduação. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, F. V. L.; GROSSI, M. G. R. ; PEDROSA, José Geraldo ; QUIRINO, R. G. . IV Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - IV SENEPT. 2014. (Congresso).

2.
GROSSI, M. G. R. ; PEDROSA, José Geraldo ; PEREIRA, F. V. L. ; RESENDE, L. P. L. ; TONINI, A. M. ; SILVA, M. A. . III Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - III SENEPT. 2012. (Congresso).

3.
PEDROSA, José Geraldo ; PEREIRA, F. V. L. ; GONÇALVES, Irlen Antônio ; CHAMON, Carla Simone . II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - II SENEPT. 2010. (Congresso).

4.
LAUDARES, João Bosco ; PEREIRA, F. V. L. . I Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - SENEPT. 2008. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, F. V. L.; PEDROSA, José Geraldo . A Obsolescência Planejada e a Influência do Modo de Vida Americano Baseado na Superprodução e no Desperdício: a atualidade da obra sexagenária de Vance Packard. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 8:03:43