Jordana Ribeiro de Ávila

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9739368224113554
  • Última atualização do currículo em 09/01/2019


Graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (2017). Projetista do Instituto Nacional para o Desenvolvimento Social e Cultural do Campo - Instituto Cultivar, onde atua com cooperação internacional. Advogada em questões de Direitos Humanos. Pesquisa e atua nas áreas de: Movimentos Sociais do Campo, Previdência Social, Gênero e Políticas Públicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jordana Ribeiro de Ávila
Nome em citações bibliográficas
ÁVILA, J. R.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Nacional para o Desenvolvimento Social e Cultural do Campo, Instituto Cultivar.
Alameda Barão de Limeira, 1232
Campos Elíseos
01202002 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 32259688


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2017
Graduação em Direito.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Morte, Vida e Previdência Severina: Estudo sobre a Reforma da Previdência no Brasil e a Tutela dos Direitos Previdenciários dos Povos Campesinos.
Orientador: Talita Tatiana Dias Rampim.
Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
América Latina: Da invasão a resistência contra o neoliberalismo. (Carga horária: 44h).
Escola Latino Americana de História e Política, ELAHP, Brasil.
2012 - 2013
Extensão universitária em Estágio Interdisciplinar de Vivência. (Carga horária: 240h).
Associação de Apoio à Pesquisa - UnB, AAP, Brasil.
2012 - 2012
III Estágio Inderdisciplinar de Vivência. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2010 - 2012
Inglês Básico. (Carga horária: 200h).
Centro de Ensino Fisk, FISK, Brasil.
2011 - 2011
III Estágio Interdisciplinar de Vivência. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2011 - 2011
I Curso de Fornação Política da FENED. (Carga horária: 50h).
Federação Nacional dos Estudantes de Direito, FENED, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Nacional para o Desenvolvimento Social e Cultural do Campo, I. CULTIVAR, Brasil.
Vínculo institucional

2019 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Projetista, Carga horária: 40
Outras informações
O Instituto Cultivar é uma associação civil sem fins econômicos, fundado com a finalidade de contribuir ao desenvolvimento social e cultural do campo. Fruto de um longo processo e de uma ampla articulação em redes, possui uma dimensão nacional, atua em 23 estados do Brasil e no Distrito Federal, e tem sede e foro na cidade de São Paulo/SP.


Câmara dos Deputados, CÂMARA FEDERAL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária Parlamentar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Associação Civil Greenpeace, GREENPEA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Assessoria, Enquadramento Funcional: Secretaria Operativa #Resista, Carga horária: 30
Outras informações
Articulação e promoção do 1º Seminário Nacional #Resista - movimento que reúne cerca de 150 entidades ambientalistas, indígenas, de direitos humanos e do campo que se organizaram contra as inúmeras propostas e projetos liderados pelo governo Temer e pela bancada ruralista contra o meio ambiente, em especial contra a Amazônia.


Cezar Britto Advogados Associados, CBA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão - Residência Agrária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de iniciação ao extensionismo (IEX) referente ao Programa de Pós-Graduação (lato sensu) em Direitos Sociais do Campo, conforme atendimento do Edital n° 26/2012 do CNPq conjuntamente com o INCRA/PRONERA/UFG e movimentos sociais do campo. O projeto da referida pós-graduação tem como objetivo fortalecer a educação do campo e a cultura jurídica, crítica e plural, como estratégia do desenvolvimento humano vinculada aos projetos de construção do bem viver, no âmbito econômico, social e cultural do campo, a partir da busca pelas novas práticas produtivas, pedagógicas e laborais. Através de ações articuladas entre a pós-graduação, a graduação, os movimentos sociais e as comunidades rurais, busca fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão sobre os direitos sociais do campo. O referente projeto conta com educandos de 15 Unidades da Federação e com mais de 9 movimentos e organizações sociais. A Pós-Graduação se articula em quatro Núcleos de Extensão e Pesquisa: Assessoria Jurídica Popular, Educação do Campo, Agroecologia e Territórios e Documentação e Memória. E é um espaço responsável por articular integrantes dos movimentos sociais, estudantes da graduação e da pós-graduação, bem como professores e colaboradores das mais varias instituições de ensino superior.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PET Programa de Educação Tutorial, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O Projeto possui uma perspectiva interdisciplinar e envolve docentes e discentes dos cursos de Direito e Serviço Social. O foco central se concentra nas discussões de Direitos Humanos, com temática do Direito Achado na Rua e com as reflexões sobre Gênero, Direito e Sexualidade. A proposta do PET é trabalhar com o tripé ensino, pesquisa e extensão


Cerrado Assessoria Jurídica Popular, CERRADO AJP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro Acadêmico XI de Maio, CAXIM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Relações Externas

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretária Geral



Outros Projetos


Grupo de Pesquisa Direito, Diversidade e Justiça
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Filosofia do Direito.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Gênero.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
VILELA, A. L. S. ; ÁVILA, J. R. . Direito e Carnaval: Primeiras inquietações acerca do Surrealismo Jurídico. In: V Colóquio Filosofia e Ficção: Phantasia e Phantasma, 2011, GOIAS/GO. Caderno de Resumos. Goiânia: Almeida & Clément Edições, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
ÁVILA, J. R.. Cega-machado floresce na seca: Vivência com as mulheres do assentamento Rancho Grande, Goiás/GO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ÁVILA, J. R.. As raízes históricas da criminalização da pobreza. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SODRÉ, A. B. ; NETO, G M P ; ÁVILA, J. R. ; SANT'ANA, R P ; SOUZA, T E . Estágio Interdisciplinar de Vivência do Distrito Federal e Goiás: A Universidade Vai ao campo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VILELA, A. L. S. ; ÁVILA, J. R. . Direito e Carnaval: Primeiras inquietações acerca do Surrealismo Jurídico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
AVILA, J. R.; ÁVILA, J. R. . 1º Seminário Nacional do #Resista. 2017.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ÁVILA, J. R.; SILVA, J. S. ; SILVA, E. R. ; VALADARES, A. A. ; BACK, C. ; SEIBERT, I. ; LUCAS FILHO, A. ; BERVANGER, J. L. ; DELGADO, G. C. ; SILVA, M. J. ; SA NETO, F. M. ; PILON, B. ; BROCH, A. E. ; CASO, A. . 'As Reformas Previdenciária e Trabalhista', com foco nos impactos para Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Colóquio Filosofia e Ficção: Phantasia e Phantasma.Direito e Carnaval: Primeiras inquietações acerca do Surrealismo Jurídico. 2011. (Outra).

2.
Encontro de Educação para o campesinato do município de Goiás: Práticas, desafios e proposições para uma educação do campo no município de Goiás. 2010. (Encontro).

3.
I Seminário de Carreiras Jurídicas da cidade de Goiás - Exercício profissional em Direito: Potencialidades e desafios. 2010. (Seminário).

4.
IX ENCONTRO GOIANO DE ESTUDANTES DE DIREITO - Pela Humanização do Direito: A emergência de novos olhares e práticas Jurídicas. 2010. (Encontro).

5.
Mesa Redonda: A assessoria Jurídica Popular - realizada no IX EGED. 2010. (Congresso).

6.
Mesa Redonda: Educação em Direito para o campo: a experiência da Turma Especial para beneficiários da Reforma Agrária e Agricultura Tradicional Familiar. 2010. (Encontro).

7.
Mesa Redonda: Movimento Estudantil - Realizada no IX EGED. 2010. (Encontro).

8.
Mesa Redonda: O Direito pela Arte: a experiência da Casa Warat Goiás - realizada no IX EGED.O Direito pela arte: a experiência da Casa Warat. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VITORINO, L. G. ; VILELA, A. L. S. ; ÁVILA, J. R. ; DANTE NETO, P. J. L. ; PINHEIRO, N. A. ; BARBOSA, K. F. ; MENDES JÚNIOR, J. F. . IX ENCONTRO GOIANO DE ESTUDANTES DE DIREITO - Pela Humanização do Direito: A emergência de novos olhares e práticas jurídicas. 2010. (Congresso).

2.
VITORINO, L. G. ; VILELA, A. L. S. ; ÁVILA, J. R. ; MENDES JÚNIOR, J. F. ; BARBOSA, K. F. ; DANTE NETO, P. J. L. ; PINHEIRO, N. A. . I Seminário de Carreiras Jurídicas da cidade de Goiás - Exercício profissional em Direito: Potencialidades e desafios. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 14:56:37