Francieli Arlt Lopes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7047277472250152
  • Última atualização do currículo em 09/10/2018


Professora colaboradora no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Professora Formadora no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/PARFOR. Atuou em Projetos como: Programa Paraná Alfabetizado (2010), Projeto de Extensão "Sempre é Tempo de Saber - Alfabetização, Letramento e Inclusão Digital para Terceira Idade" (2010/2011- Monitoria Voluntária), Projeto de Extensão "Aprendendo com a Dificuldade" (USF/SETI) (2013). Gradua´da em Pedagogia (2008) pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras - FAFI/UV, habilitada ao Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Infantil. Especialização em Psicopedagogia Institucional (2009), pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI/UV). Mestrado (2017) em Educação na linha de Políticas Públicas para a Educação Básica e Superior na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. É integrante do grupo de Estudos: Políticas e Práticas de Currículo - UNIVALI. A ênfase de seu trabalho acadêmico está na linha da Educação, dedicando-se às seguintes temáticas: relações de gênero e currículo, formação de professores, didática e psicologia da educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francieli Arlt Lopes
Nome em citações bibliográficas
LOPES, F. A.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Educação.
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Título: Políticas Públicas de Currículo e relações de Gênero: Contributos para a formação e o empoderamento da mulher,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Veronica Gesser.
Bolsista do(a): Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, UNIEDU, Brasil.
2017 - 2017
Especialização em Docência no Ensino Superior. (Carga Horária: 515h).
Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.
Título: Internacionalização do Currículo no Ensino Superior: estudo de caso da disciplina de Educação de Campo-EJA.
2009 - 2010
Especialização em Psicopedagogia Institucional. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
Título: Indisciplina: Um obstáculo ao trabalho pedagógico.
Orientador: Rosana Beatriz Ansai.
2005 - 2008
Graduação em PEDAGOGIA.
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
Título: (In) Disciplina: obstáculo ao trabalho pedagógico.
Orientador: Márcia Marlene Stentzler.
1997 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Túlio de França, CETF, Brasil.




Atuação Profissional



Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40

Atividades

09/2018 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
08/2018 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
06/2018 - Atual
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Educacional
Estágio Supervisionado
Produção de Monografia
Psicologia da Educação
02/2016 - 02/2017
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
02/2016 - 02/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
02/2016 - 02/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
02/2016 - 02/2017
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
02/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
02/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
02/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia a Educação
02/2015 - 12/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
02/2015 - 12/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
02/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
02/2014 - 12/2014
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pedagogia e Movimento
Pscologia da Educação
Psicologia da Educação III
PTME - Ensino de Ciências
02/2014 - 12/2014
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação
Psicologia da Educação
02/2013 - 12/2013
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
Orientação de Estágio Supervisionado - Educação Infantil
Introdução à Psicopedagogia
PTME- do Ensino da Matemática
Pedagogia do Movimento
02/2013 - 12/2013
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
02/2013 - 02/2013
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
02/2012 - 12/2012
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia daEducação III
Avaliação Educacional
02/2012 - 12/2012
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
02/2012 - 12/2012
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
Fundamentos da Educação
02/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
02/2012 - 12/2012
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
02/2011 - 12/2011
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Educacional
Fundamentos da Educação
Psicologia da Educação I

E.E.B Professor Balduíno Cardoso, E.E.B.P.B.C, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Regente, Carga horária: 20

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teórico Metodológicos do Ensino de Estágio Curricular de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Departamento de Pedagogia da FAFI e IEPS, FAFI/IEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Contestado, UnC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formado I
Outras informações
Professora Formadora I no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/PARFOR

Atividades

03/2018 - 09/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento e Organização dos Espaços Escolares
07/2017 - 03/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento e Avaliação


Projetos de extensão


2012 - 2013
Aprendendo com a Dificuldade
Descrição: O Projeto ?Aprendendo com a Dificuldade? do programa Universidade Sem Fronteiras/SETI é um projeto que tem por objetivo trabalhar de uma maneira lúdica e interdisciplinar os conteúdos que são trabalhados de forma tradicional com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. O trabalho interdisciplinar é uma inovação para o acadêmico em formação docente, pois propicia ao mesmo uma oportunidade de aprendizado com o projeto. A parceria com os dois colegiados, Química e Pedagogia objetiva trazer ideias de inovação para o ensino tradicional dos anos iniciais do Ensino Fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Francieli Arlt Lopes - Coordenador / Dileize Valeriano da Silva - Integrante / Rosana Ansai - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3
2010 - 2011
Projeto Sempre é Tempo de Saber - Alfabetização e Inclusão Digital para a Terceira Idade
Descrição: Monitoria Voluntária - O Projeto de extensão ?Sempre é tempo de Saber ? Alfabetização e Inclusão Digital para a Terceira Idade? objetiva capacitar adultos para o uso de novas tecnologias que permitam otimizar o domínio das habilidades cognitivas, da leitura e da escrita. Objetiva também instrumentalizar a comunidade acadêmica para a prática pedagógica necessária a alfabetização desta faixa etária da população..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2010 - 2010
Programa Paraná Alfabetizado
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Professora Homenageada, Unespar.
2014
Professora Homenageada, Unespar.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES, F. A.2018LOPES, F. A.; GESSER, V. . Direitos Humanos Universais e das Mulheres: dialogando com os textos curriculares norteadores da Educação Básica. REVISTA INTERNACIONAL D'HUMANITATS, v. 45, p. 151-160, 2018.

2.
STACHERA, D. E.2015STACHERA, D. E. ; LOPES, F. A. . A Teoria Piagetiana e a Aprendizagem da Criança na Educação Infantil. Psicopedagogia On Line, v. 3, p. 1, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
LOPES, F. A.; GESSER, V. . (DES) IGUALDADE DE GÊNERO E CURRÍCULO À LUZ DOS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS E DAS MULHERES. In: ANTONELLA CARVALHO DE OLIVEIRA. (Org.). (DES) IGUALDADE DE GÊNERO E CURRÍCULO À LUZ DOS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS E DAS MULHERES. 1ed.Ponta Grossa (PR): ATENA, 2018, v. 1, p. 127-141.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, F. A.; GESSER, V. . (DES) IGUALDADE DE GÊNERO E CURRÍCULO À LUZ DOS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS E DAS MULHERES. In: EDUCERE - IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE- VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/CÁTEDRA UNESCO, 2017, Curitiba. XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - Formação de professores: contextos, sentidos e práticas, 2017. p. 2016-222.

2.
LOPES, F. A.. MENINA PODE ISSO, MENINO PODE AQUILO: ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NO CENÁRIO ESCOLAR. In: IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/CÁTEDRA UNESCO, 2017, Curitiba. XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Tema: Formação de professores: contextos, sentidos e práticas, 2017. p. 20331-20342.

3.
LOPES, F. A.; GESSER, V. . RELAÇÕES DE GÊNERO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA À LUZ DOS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS E DAS MULHERES. In: V Seminário Internacional ENLAÇANDO SEXUALIDADES, 2017, Salvador. Enlaçando Sexualidades 10 Anos, 2017.

4.
LOPES, F. A.; GESSER, V. . A LUTA PELA IGUALDADE DE DIREITOS E O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER PELO PRISMA DE UM COLETIVO FEMINISTA. In: V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades, 2017, salvador. Enlaçando Sexualidades 10 Anos, 2017.

5.
Melnik, T. S. G ; LOPES, F. A. . Educação Infantil: Contextualizando as práticas adotadas pelos educadores. In: V Colóquio Internacional de Educação - Educação e Cidadania: desafios e estratégias, 2016, Joaçaba. Educação e Cidadania: desafios e estratégias possíveis. Joaçaba: Editora Unoesc, 2016. p. 351-358.

6.
Chadocha, G. F. ; LOPES, F. A. . A importância da relação família/escola para o processo de ensino aprendizagem. In: V Colóquio Internacional de Educação - Educação e Cidadania: desafios e estratégias possíveis, 2016, Joaçaba. Educação e Cidadania: desafios e estratégias possíveis. Joaçaba: Unoesc, 2016. p. 553-561.

7.
LOPES, F. A.. Cenários do Contexto Educacional: Gênero, Infância e (in) disciplina. In: V Colóquio Internacional de Educação - Educação e Cidadania: desafios e estratégias, 2016, Joaçaba. Educação e Cidadania: desafios e estratégias possiveis. Joaçaba: Unoesc, 2016. p. 326-333.

8.
GOTZINGER, A. B. ; LOPES, F. A. . Migração, Diversidade e Inclusão: a experiência migratória de haitianos no contexto catarinense. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/Cátedra UNESCO e IX ENAEH, 2015, Curitba. Formação de Professores, complexidade e trabalho docente. Curitiba: Champagnat, 2015. p. 15926-15942.

9.
SANTIAGO, V. N. ; LOPES, F. A. . A libras como política para formação da identidade surda. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, III Seminário Internacional de Representações sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/Cátedra UNESCO e XI ENAEH, 2015, Curitiba. Formação de professores, complexidade e trabalho docente.. Curitiba: Champagnat, 2015. v. 12. p. 35063-35074.

10.
BOEING, R. F. R. ; LOPES, F. A. . Políticas e Programas de erradicação do analfabetismo no Brasil nas últimas quatro décadas. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/Cátedra UNESCO e IX ENAEH, 2015, Curitiba. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Curitiba: Champagnat, 2015. v. 12. p. 8400-8414.

11.
LOPES, F. A.. Fila! Silêncio! Sentados: Infância, Gênero e (in) disciplina. In: XII Congresso Nacional sw Educação - EDUCERE, III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/Cátedra UNESCO e IX ENAEH, 2015, Curitiba. Formação de professores, complexidade e trabalho docente.. Curitiba: Champagnat, 2015. v. 12. p. 14934-14946.

12.
LOPES, F. A.. Planejamento e Avaliação: Práticas indissociáveis para a atuação docente. In: XIII Simpósio Integrado de Pesquisa - FURB/UNIVILLE/UNIVALI, 2015, Blumenau. XIII Simpósio Integrado de Pesquisa - A experiência do pesquisar em Educação: sujeitos, saberes, tempos e espaços, 2015.

13.
LOPES, F. A.. Alunos com Dificuldades de Aprendizagem nos Anos Iniciais: a articulação entre o Ensino de Ciências e a Práxis Docente. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/Cátedra UNESCO, 2013, Curitiba. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE 2013, 2013.

14.
LOPES, F. A.; STENZEL, M. L. . A afetividade na relação professor e aluno e suas implicações na aprendizagem. In: I CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNESPAR/FAFI-UV, 2013, União da Vitória. Universidade e Intedisciplinaridade, 2013.

15.
LOPES, F. A.. O ensino de Ciências e a práxis docente no contexto das dificuldades de aprendizagem. In: I CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNESPAR/FAFI-UV, 2013, União da Vitória. Universidade e Interdisciplinaridade, 2013.

16.
LOPES, F. A.; GUERRA, L. R. K. . PROJETO ?SEMPRE É TEMPO DE SABER? ? ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL PARA TERCEIRA IDADE. In: IX Encontro Científico Pedagógico, VI Simpósio de Educação da FAFI, V Encontro de Educação Infantil - GEPPEI, 2012, União da Vitória. Educação e Infancia: Diálogos e Debates, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, F. A.. Coletivo Feminista Mais que Amélias: ações educativas pela igualdade de gênero e combate à violência contra as mulheres. In: XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá-MT. Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, F. A.. (Re) Pensando a Alfabetização da Idade Certa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LOPES, F. A.; GESSER, V. . A LUTA PELA IGUALDADE DE DIREITOS E O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER PELO PRISMA DE UM COLETIVO FEMINISTA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
LOPES, F. A.; GESSER, V. . RELAÇÕES DE GÊNERO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA À LUZ DOS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS E DAS MULHERES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
LOPES, F. A.. Coletivo feminista Mais que Amélias: ações educativas pela igualdade de gênero e combate à violência contra as mulheres. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
Scherer, J. E ; LOPES, F. A. . A família e a escola como contextos da aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
LOPES, F. A.. Cenários do contexto educacional: gênero, infância e (in) disciplina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
Chadocha, G. F. ; LOPES, F. A. . A importânciaa da relação família/escola para o processo de ensino aprendizagem nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
Melnik, T. S. G ; LOPES, F. A. . Educação Infantil: contextualizando as práticas adotadas pelos educadores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
LOPES, F. A.. A importância do Planejamento e da Avaliação para a práxis docente.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
SANTIAGO, V. N. ; LOPES, F. A. . A libras como política para a formação da identidade surda. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BOEING, R. F. R. ; LOPES, F. A. . Políticas e Programas de erradicação do analfabetismo no Brasil nas últimas quatro décadas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
GOTZINGER, A. B. ; LOPES, F. A. . Migração e inclusão: a experiência migratória de haitianos no contexto catarinense. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
LOPES, F. A.. O papel do Lúdico no ensino da Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LOPES, F. A.. Sucesso das meninas, fracasso dos meninos: como os (as) professores (as) avaliam as concepções de gênero na escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LOPES, F. A.. Aquisição da Aprendizagem na Infância: Contribuições da teoria epistemológica de Jean Piaget. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LOPES, F. A.. Indisciplina: Reflexões do cenário escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
LOPES, F. A.. Como os (as) professores (as) avaliam as concepções de gênero na escola.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
LOPES, F. A.. Alunos com dificuldades de aprendizagem: a articulação entre o ensino de ciências e a práxis docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
LOPES, F. A.. O ensino de Ciências e a práxis docente no contexto das dificuldades de aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
LOPES, F. A.. Indisciplina: um obstáculo ao trabalho pedagógico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LOPES, F. A.. Histórico do tratametno dado as pessoas com necessidades especiais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
LOPES, F. A.. Indisciplina: um dos mais graves obstáculos ao trabalho pedagógico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
LOPES, F. A.. Inteligência: fator psicológico dado ou herdado?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Tatiane Sonia Gurski Melnik.Educação Infantil: contextualizando as práticas adotadas pelos educadores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

2.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Rafaela Roberti.O olhar dos discente para o Ensino a Distância: uma análise da realidade da formação docente no polo de Bituruna PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

3.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Clarice Rosalino de Oliveira Quadros.Maria Montessori e a Educação Infantil: um olhar sobre o ensino e a aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

4.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Paula Fernanda Teixeira Martins.As instituições a distância do Estado do Paraná que ofertam o Curso de Pedagogia, credenciadas pelo Ministério da Educação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

5.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Jamille Batista.Brincando e Aprendendo: o lúdico no processo de alfabetização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

6.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Janine Terezinha Semianko.Indisciplina Escolar: uma reflexão sobre a prática pedagógica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

7.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Erica Ribeiro.Aspectos do perfil dos professores do município de União da Vitória-Pr. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

8.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Cintia Lorensini.As vicissitudes de Alfabetizar Letrando. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

9.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Joziane Aparecida de Oliveira Santos.A educação especial e inclusiva, o desafio da escolarização de crianças com deficiência e a formação de professores: desvelando o atendimento educacional especializado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

10.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Natana Mara Bueno da Rocha.O que os professores dos Anos Iniciais de Canoinhas-SC pensam sobre o TDAH. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

11.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Janaíne.A família e a escola como contextos da aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

12.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Elenir Rossa.A importância da afetividade no ambiente familiar e educacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

13.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Ana Maria Cunha.A promoção de um ambiente motivador: o que dizem os professores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

14.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Jéssica Simão de Souza.O desenvolvimento educacional do aluno autista na educação especial e o uso do lúdico como metodologia: analise da visão dos professores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

15.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Celina Terezinha Batista de Andrade.A horta escolar: estratégias de educação alimentar nos centros municipais de educação infantil em União da Vitória/PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

16.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Bruna Neumann.O contexto da dislexia junto aos professores dos Anos Iniciais de Canoinhas/SC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

17.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Maria Fernanda Ferreira Nadolny.Atendimento Educacional Especializado para os alunos com síndrome de down na rede municipal de ensino de São João do Triunfo/PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

18.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Vivian Elena Grabovski.A criança com síndrome de down, revelando e desvelando a importância do recreio para sua aprendizagem e o desenvolvimento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

19.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Angelica Kiedis.O uso do celular como ferramenta pedagógica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

20.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Juliano Dilkin.Nova configuração familiar: uma perspectiva de vida social e escolar da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

21.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Maiara Varela.A construção do conhecimento e a relação ensino-aprendizagem: uma interpretação piagetiana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

22.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Andreana Cardozo.A importância da afetividade para o desenvolvimento: relações com a educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

23.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Giovana Fernanda Chandocha.A importância da relação família/escola para o processo de ensino aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

24.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Márcia Regina Scheid Wrublewski.A contribuição do pedagogo para a efetivação do processo inclusivo nas escolas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

25.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Silmara Lindamir soares dos Santos.O Lúdico como recurso pedagógico na educação inclusiva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

26.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Hedy Stéfani Gonçalves da Silva.A Família e a Educação Escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

27.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Adriana Levandoski.Síndrome de Down: em foco a estimulação essencial. 2013 - Universidade Estadual do Paraná.

28.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Graziéli Tatiana Wollmann.Colégio Professor Balduíno Cardoso: Um grupo escolar do início do século XX e sua cultura material escolar (1940-1950). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

29.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Eloina Fernandes dos Santos Matozo.A Relevância das Relações Família e Escola: compromisso com a aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

30.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Jessica Balbinotti.A Informática inserida na Escola Pública de Ensino Regular: Um ohar a partir da visão de professores.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

31.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Rosicléia Michalski.O processo de inclusão das crianças com deficiência sensorial auditiva: algumas reflexões necessárias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

32.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Elis Regina Sales.Resgate de cantigas infantis antigas: possibilidades pedagógicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

33.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Karine Fatima Fleitux.Educação sexual infantil no espaço escolar: práticas possíveis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

34.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Carla cristine Dilay Malucelli.Educação de Jovens e adultos: contribuições da teoria de Paulo Freire. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

35.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Juliana Kaziuk Moreira.Ensino da Arte: Reflexões teóricas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

36.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Elizabeth Gruwaldt.Indisciplina Escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

37.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Scheila aparecida Correa.Avaliação do processo ensino-aprendizagem nas Séries Finais do Ensino Fundamental.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

38.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Sirlene aparecida Grober.Mudanças na Avalição Escolar e Práticas do Professor. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

39.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Gleisi Meira Jetka.Educação e/ou Pedagogia Social: atuação do Pedagogo em contextos diferenciados. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

40.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Aline Nataly Wolf.Projeto Espaço Mamãe Universitária: Aprendizagens construídas na práxis pedagógica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

41.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Viviane Aline VAsko.O Processo Educativo por meio do Ensino da Arte: o pensamento - ação dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

42.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Lucinda M. do Nascimento Ayres.Relato de Experiência enquanto acadêmica e mãe de uma criança disléxica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

43.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Fabrícia Palhano.A preparação dos professores para a inclusão de crianças com deficiência na rede regular de ensino: uma análise conceitual. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

44.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Bruna Kosakoski.As implicações que se manifestam em crianças vitimadas pela violência sexual: desafios do fazer pedagógico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

45.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Marisane da Silva Leite Zytkowski.Educar para a cidadania: o papel da escola e do professor. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

46.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Letícia Viana dos Santos.Berçário: como planejar acolhimento das crinaças nos primeiros dias neste contexto de Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

47.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Márcia Aparecida Pereira.Atividades lúdicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: visão dos docentes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

48.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Daiana Aparecida Teles Vieira.Desafios e possibilidades no atendimento de crianças com deficiência intelectual. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

49.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Sandra Terezinha Vieira Nizer.Crianças com transtorno de déficiti de atenção ou comportamento hiperativo no contexto educacional comum: apontamento acerca da aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

50.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Dulcimari Nunes de Souza Grob.A importância do ato de aprender a ler e escrever na 3ª idade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

51.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Janice Raut Oleinik.Posicionamento do professor frente ao transtorno de conduta. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

52.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Liriane de Castro.A síndrome autística no contexto educacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

53.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Débora Carla Makoski.A formação do professor e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no Município de Mallet. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

54.
LOPES, F. A.. Participação em banca de Carmen Linda Gomes.A arte de contar histórias: recurso pedagógico para a educação infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
 VIII SEPED ­ Seminário de Pedagogia. 2017. (Seminário).

2.
XII Encontro Científico Pedagógico e IX Simpósio de Educação.A família e a escola como contextos da aprendizagem. 2016. (Encontro).

3.
XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.Coletivo Feminista Mais que Amélias: ações educativas pela igualdade de gênero e combate à violência contra as mulheres. 2016. (Encontro).

4.
XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/Cátedra UNESCO e IX ENAEH. 2015. (Seminário).

5.
I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unespar/FAFIUV. 2013. (Congresso).

6.
XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Alunos coificuldades de Aprendizagem nos Anos Iniciais: A articulação entre o ensino de Ciências e a Práxis Docente. 2013. (Congresso).

7.
A escola que (não) ensina a escrever. 2012. (Outra).

8.
XXV Semana da Cultura. 2011. (Outra).

9.
Capacitação do PDE - Escola. 2010. (Encontro).

10.
VI Encontro Científico Pedagógico e III Simpósio de Educação. 2009. (Simpósio).

11.
Projeto Grupo de Estudos com Professores da Rede Municipal. 2008. (Outra).

12.
Semana da Cultura. 2008. (Outra).

13.
IV Encontro Científico Pedagógico e I Simpósio de Educação d. 2007. (Encontro).

14.
Semana da Cultura. 2007. (Outra).

15.
III Jornada Científico Pedagógica. 2006. (Outra).

16.
Semana da Cultura. 2006. (Outra).

17.
II Jornada de Estudos do Curso de Pedagogia. 2005. (Outra).

18.
Semana da Cultura. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOPES, F. A.. XII Encontro Científico Pedagógico e IX Simpósio de Educação. 2016. (Outro).

2.
LOPES, F. A.. XI Encontro Científico Pedagógico e VIII Simpósio de Educação. 2014. (Congresso).

3.
LOPES, F. A.. II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNESPAR, Campus de União da Vitória. 2014. (Congresso).

4.
LOPES, F. A.. X Encontro Científico Pedagógico e VIII Simposio de Educação. 2013. (Congresso).

5.
LOPES, F. A.. Encontro deAvaliação do Subprograma Apoio às Licenciaturas. 2013. (Congresso).

6.
LOPES, F. A.. III MESP - Mostra de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia. 2012. (Exposição).

7.
LOPES, F. A.. 12º Evento de Iniciação Científica e 12ª Mostra de Pós-Graduação. 2012. (Outro).

8.
LOPES, F. A.. IX Encontro Científico Pedagógico, VI Simpósio de Educação e V Encontro de Educação Infantil: Educação e Infância: Diálogos e Debates. 2012. (Congresso).

9.
LOPES, F. A.. VIII Encontro Científico Pedagógico, V Simpósio de Educação da FAFI e I Encontro PIBID. 2011. (Congresso).

10.
LOPES, F. A.. VIII Encontro Científico Pedagógico, V Simpósio de Educação da FAFI e I Encontro PIBID. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tatiane Sonia Gurski Melnik. Educação Infantil: contextualizando as práticas adotadas pelos educadores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Francieli Arlt Lopes.

2.
Giovana Fernanda Chadocha. A importância da relação família/escola para o processo de ensino aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Francieli Arlt Lopes.

3.
Cintia Lorensini. As vicissitudes de alfabetizar letrando. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Francieli Arlt Lopes.

4.
Janaíne Eliana Scherer. A família e a escola como contextos da aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Francieli Arlt Lopes.

5.
Elenir Rossa. A importância da afetividade no ambiente familiar e educacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Francieli Arlt Lopes.

6.
Berenice Aparecida Oliveira. O papel do Lúdico no ensino da Matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Francieli Arlt Lopes.

7.
Amélia Márcia de Assunção. Tecnologias em sala de aula: desafio docente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Francieli Arlt Lopes.

8.
Fabiana de Fátima Monteiro Schmidt. O Bullyng e suas consequencias psicológicas no desenvolvimento educacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Francieli Arlt Lopes.

9.
Lúcia Aparecida Xavier. Família e Escola: uma interação necessária na construção de valores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Francieli Arlt Lopes.

10.
Isabelle Fernanda Grim. A escola e suas ações frente ao bullyng. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Francieli Arlt Lopes.

11.
Maiara Mager. Prazer pela leitura: um hábito a ser criado desde a infãncia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Francieli Arlt Lopes.

Orientações de outra natureza
1.
Aline Eloíse Trento. Projeto Aprendendo com a Dificuldade: resultados iniciais. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná, Universidade sem fronteira. Orientador: Francieli Arlt Lopes.

2.
Caroline Sikorski; Debora Passos Guimarães; Sonale L. Samone. Experimentos Químicos Lúdicos: fazendo ciência com alunos com Dificuldades de Aprendizagem no Projeto. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Paraná, Universidade sem fronteira. Orientador: Francieli Arlt Lopes.

3.
Marisane da Silva Leite Zytkowski. Projeto Apredendo com a Dificuldade: primeiros resultados. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná, Universidade sem fronteira. Orientador: Francieli Arlt Lopes.

4.
Tais de Fátima Correia da Luz. Projeto Aprendendo com a Dificuldade: contribuições para uma formação de qualidade. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná, Universidade sem fronteira. Orientador: Francieli Arlt Lopes.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 18:01:54