Claiton Muller

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9108312608357412
  • Última atualização do currículo em 28/11/2018


Mestre em Modelagem Computacional - Universidade Federal de Rio Grande FURG, atuando principalmente na área de Física-Matemática: Difusão de Poluentes na Atmosfera e derivadas de ordem fracionária. Graduado em Matemática - Licenciatura no Instituto Federal do Rio Grande do Sul Câmpus Bento Gonçalves. Tem experiência na área de educação matemática nos níveis fundamental, médio e superior, atuando como professor contratado do estado e do IFRS, além de participar de projetos de ensino, pesquisa e extensão durante a graduação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claiton Muller
Nome em citações bibliográficas
MULLER, C.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Modelagem Computacional.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil. Orientador: Antonio Gledson de Oliveira Goulart.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2016
Graduação em Matemática.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Ensino Médio Dante Grossi, EEEMDG, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Tecnologia Eletroquímica para Remediação de Poluentes. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2016 - 2016
JM divulgando as Olimpíadas de Matemática. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2016 - 2016
Planejamento Financeiro em tempos de crise. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2016 - 2016
Jogos pedagógicos: um recurso a ser explorado. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2015 - 2015
Desenvolvendo aplicativos com App Inventor. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2015 - 2015
Neurolinguística aplicada a educação. (Carga horária: 20h).
Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, SEDUC, Brasil.
2009 - 2013
Inglês. (Carga horária: 320h).
Wizard Idiomas, WIZARD, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso da Calculadora. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Atividades, Enquadramento Funcional: Representante discente do conselho do campus

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


Escola Estadual de Ensino Médio São Loureço, EEEM SÃOLOURENÇO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 20


Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Vital, EEEF DOM VITAL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2015 - 2015
O ensino e a aprendizagem de Matemática: um processo em construção
Descrição: Esta é uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo investigar como as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a escolha de metodologias ativas podem contribuir para a melhoria da qualidade da aprendizagem de Matemática dos estudantes de nível médio do IFRS - Câmpus Bento Gonçalves. Buscar-se-á aproximar os acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática com os professores que atuam no ensino médio da mesma Instituição. Nesta pesquisa pretende-se fazer o estudo da arte do ensino de Matemática no ensino médio e elaborar diferentes estratégias metodológicas para o ensino de matemática na educação básica e na formação de professores...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Claiton Muller - Integrante / Jefferson Fernandes Garcia - Integrante / Rafaela Sehnem - Integrante / Tatiane Maria Romio - Integrante / Cristiana Pilatti - Integrante / Fernanda Zorzi - Coordenador / Amanda Cristina Siqueira - Integrante / Cristiane Rizzi - Integrante / Daiane Frighetto Frighetto - Integrante / Karine Kurman - Integrante / Kassiane Gabriel - Integrante / Camila Ciello Cieppo - Integrante / Rubilar Simões Junior - Integrante.
2013 - 2016
Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática (CAPES/FNDE)
Descrição: A proposta de criação do Grupo PET Matemática do IFRS-BG rege-se pelos objetivos do programa ligados ao desenvolvimento de atividades acadêmicas em padrões de qualidade e excelência, mediante grupos de aprendizagem coletiva e interdisciplinar, alicerçado pelo tripé básico da educação: Ensino, pesquisa e Extensão. A proposta prevê o desenvolvimento de atividades de educação matemática que se inserem no contexto institucional e da comunidade local e regional. Atividades estas desenvolvidas por alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS -BG...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Claiton Muller - Integrante / Rafaela Sehnem - Integrante / Tatiane Maria Romio - Integrante / Maiqueli Lais Schmidt - Integrante / Cristiana Pilatti - Integrante / Marcos Pinheiro de Lima - Integrante / Luana Lazzari - Integrante / Wagner Rogério Costa Barbosa - Integrante / Fernanda Zorzi - Coordenador / Giovana de Oliveira - Integrante / Amanda Cristina Siqueira - Integrante / Delair Bavaresco - Integrante / Daiane Frighetto Frighetto - Integrante / Rodrigo Zanette - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - 2013
LABteka - Laboratório Móvel de Aprendizagem e Brinquedoteca Itinerante
Descrição: A LABteka é um Laboratório Móvel de Aprendizagem e Brinquedoteca Itinerante equipado com materiais didático-pedagógicos tais como jogos, livros, fantoches, vídeos, filmes dentre tantos outros. Muitos desses materiais serão produzidos pelos acadêmicos das Licenciaturas de Matemática, Física e Pedagogia, estabelecendo o processo interdisciplinar estreitando as relações entre o Instituto Federal e as escolas localizadas na região da Serra Gaúcha. A LABteka ficará à disposição da comunidade escolar, tanto interna quanto externa, oferecendo cursos de Formação Continuada aos professores das redes municipais e estadual de educação básica. Aos estudantes das escolas contempladas, a LABteka oferecerá atividades orientadas voltadas para as carências de aprendizagem das áreas de Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Matemática e Física...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Claiton Muller - Coordenador / Bárbara Panizzi - Integrante / Neliza Zacharia - Integrante / Hilda Gostenski - Integrante / Leandra da Cruz - Integrante / Edson Carpes Camargo - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Menção Honrosa: melhor da trabalho da área de ciências exatas e da terra, Universidade Estadual de Londrina.
2014
Destaque na área de Licenciatura em Educação, Matemática e Física, no IV Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul..
2013
Destaque na área de Licenciatura em Educação, Matemática e Física, no III Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul..
2012
1° Lugar na VIII Mostra Técnica do IFRS - Campus Bento Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul..


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MULLER, C.; ZORZI, F. . PET em ação: formação docente e científica. In: XVIII ENCONTRO DOS GRUPOS PET DA REGIÃO SUL - SULPET 2015, 2015, Londrina - PR. Anais XVIII SULPET. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2015.

2.
MULLER, C.; SEHNEM, R. ; SCHMIDT, M. L. ; GARCIA, J. F. ; PALMA, G. . Por que ser professor? E, mais especificamente, por que ser professor de matemática?. In: V Jornada Nacional de Educação Matemática e XVIII Jornada Regional de Educação Matemática e, 2014, Passo Fundo - RS. Jornada Nacional de Educação Matemática, 2014.

3.
MULLER, C.; OLIVEIRA, G. ; ZORZI, F. . CONSCIENTIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA. In: VIII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Por uma Pedagogia dos Direitos Humanos, 2014, Bento Gonçalves. Anais do VIII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire, 2014.

4.
MULLER, C.; PANIZZI, B. ; CAMARGO, E. C. ; ZACHARIA, N. . O Ensino de Matemática e a Aprendizagem Lúdica. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, 2013, Curitiba - PR. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática - Retrospectivas e Perspectivas, 2013.

5.
GARCIA, J. F. ; SEHNEM, R. ; ROMIO, T. M. ; MULLER, C. . Relato de uma experiência diversificada com o uso do software GeoGebra. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática - CIEM, 2013, Canoas - RS. Anais do VI CIEM, 2013.

6.
MULLER, C.; CAMARGO, E. C. ; SCHULZ, T. . O ensino lúdico da matemática e a formação de professores. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática - CIEM, 2013, Canoas - RS. Anais do VI CIEM - Canoas, 2013.

7.
SEHNEM, R. ; GARCIA, J. F. ; ROMIO, T. M. ; MULLER, C. . O uso do software GeoGebra no ensino de geometria. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática - CIEM, 2013, Canoas - RS. Anais do VI CIEM - Canoas, 2013.

8.
SCHMIDT, M. L. ; MULLER, C. ; PILATTI, C. ; ROMIO, T. M. . GINCAMAT: uma experiência com jogos no ensino - aprendizagem da Matemática. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática - CIEM, 2013, Canoas - RS. Anais do VI CIEM - Canoas, 2013.

9.
LIMA, M. P. ; LAZZARI, L. ; MULLER, C. ; SCHULZ, J. A. T. . Construções de ferramentas didáticas no GeoGebra. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática - CIEM, 2013, Canoas - RS. Anais do VI CIEM - Canoas, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
MULLER, C.. Estudando Cálculo de forma interativa e dinâmica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SEHNEM, R. ; MULLER, C. ; GARCIA, J. F. ; STROSCHEIN, S. D. . MODELO DESCRITIVO PARA A DISSEMINAÇÃO DE UMA DOENÇA: RESOLUÇÃO ATRAVÉS DE UMA EQUAÇÃO DIFERENCIAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MULLER, C.; PILATTI, C. ; GARCIA, J. F. ; SEHNEM, R. ; ROMIO, T. M. ; ZORZI, F. . Pet em ação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MULLER, C.; BARBOSA, W. R. C. ; ZORZI, F. . Estudando Cálculo com o Maple. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MULLER, C.; SIQUEIRA, A. C. ; PILATTI, C. ; FRIGHETTO, D. F. ; ZORZI, F. ; SEHNEM, R. . Ensino da Matemática: do auditório ao laboratório. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MULLER, C.; SIQUEIRA, A. C. ; OLIVEIRA, G. ; ZORZI, F. . GINCAMAT: interação e cooperação no ensino da matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MULLER, C.; PANIZZI, B. ; ZACHARIA, N. ; CRUZ, L. ; GOSTENSKI, H. ; CAMARGO, E. C. . LABteka - Laboratório Móvel de Aprendizagem e Brinquedoteca Itinerante. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MULLER, C.. LABteka - Laboratório Móvel de Aprendizagem e Brinquedoteca Itinerante. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MULLER, C.. A LABteka e a Aprendizagem Lúdica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
MULLER, C.; SIQUEIRA, A. C. ; PILATTI, C. ; FRIGHETTO, D. F. ; ZORZI, F. ; SEHNEM, R. . Aproximações da formação acadêmica e da prática pedagógica em matemática. 2015. .

2.
MULLER, C.; BARBOSA, W. R. C. ; ZORZI, F. . Um estudo orientado de Cálculo com o Maple 15. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MULLER, C.; PILATTI, C. ; SEHNEM, R. ; SIQUEIRA, A. C. ; ROMIO, T. M. ; OLIVEIRA, G. ; ZORZI, F. . Recursos Didáticos: Inovando o Ensino para Diferentes Formas de Aprendizagem. 2014. .

4.
MULLER, C.; BARBOSA, W. R. C. ; ZORZI, F. ; BAVARESCO, D. . Explorando Cálculo com o Maple. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MULLER, C.; SEHNEM, R. ; PILATTI, C. ; SIQUEIRA, A. C. ; ZORZI, F. ; ROMIO, T. M. . Aproximações da Formação Acadêmica e da Prática Pedagógica em Matemática. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MULLER, C.; BARBOSA, W. R. C. . Explorando Cálculo com o Maple. 2014. .

7.
MULLER, C.; CAMARGO, E. C. ; PANIZZI, B. ; GOSTENSKI, H. ; CRUZ, L. ; ZACHARIA, N. . Um olhar reflexivo sobre a prática ludo-pedagógica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MULLER, C.; PILATTI, C. ; LIMA, M. P. ; LAZZARI, L. ; ROMIO, T. M. ; GABBI, A. C. . Novas Tecnologias e Modelagem Matemática: Inovando o ensino para diferentes formas de aprendizagem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MULLER, C.; CAMARGO, E. C. . A Psicologia da Educação e os Processos Educativos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática - EGEM.Estudando Cálculo de forma interativa e dinâmica. 2015. (Encontro).

2.
1º SEMEPT - Seminário de Educação Profissional e Tecnológica do IFRS.3ª GINCAMAT ? UM PASSEIO PELA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. 2014. (Seminário).

3.
VI Encontro Nacional dos Grupos PET de Matemática.Estudando Cálculo com o Maple. 2014. (Encontro).

4.
VIII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Por uma Pedagogia dos Direitos Humanos.CONSCIENTIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA. 2014. (Seminário).

5.
VI Semana Acadêmica das Licenciaturas do IFRS - Câmpus Bento Gonçalves.Ensino da Matemática: do auditório ao laboratório. 2014. (Outra).

6.
V Jornada Nacional de Educação Matemática e XVIII Jornada Regional de Educação Matemática e.Por que ser professor? E, mais especificamente, por que ser professor de matemática?. 2014. (Outra).

7.
XIX ENAPET - Encontro Nacional dos Grupos PET.GINCAMAT: interação e cooperação no ensino da matemática. 2014. (Encontro).

8.
VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática - CIEM. Relato de uma experiência diversificada com o uso do software GeoGebra. 2013. (Congresso).

9.
VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática - CIEM. 2013. (Congresso).

10.
VIII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática - CNMEM. 2013. (Congresso).

11.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM. O Ensino de Matemática e a Aprendizagem Lúdica. 2013. (Congresso).

12.
XVI Encontro dos Grupos PET da Região Sul - SulPET. 2013. (Encontro).

13.
XVIII Encontro Nacional dos Grupos PET - ENAPET. 2013. (Encontro).

14.
Entre o desejo e o medo de ser professor/a: questões em aberto. 2012. (Seminário).

15.
IV Semana Acadêmica das Licenciaturas do IFRS - Câmpus Bento Gonçalves.A LABteka e a Aprendizagem Lúdica. 2012. (Outra).

16.
Seminário Nacional de Educação de Bento Gonçalves. 2012. (Seminário).

17.
VIII mostra técnica do IFRS - Câmpus Bento Gonçalves. 2012. (Outra).

18.
XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática - XI EGEM. 2012. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MULLER, C.; SEHNEM, R. ; ZORZI, F. ; LIEBAN, D. E. . VI Semana Acadêmica das Licenciaturas do IFRS - Câmpus Bento Gonçalves. 2014. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MULLER, C.; SIQUEIRA, A. C. ; PILATTI, C. ; FRIGHETTO, D. F. ; ZORZI, F. ; SEHNEM, R. . Ensino da Matemática: do auditório ao laboratório. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MULLER, C.; CAMARGO, E. C. ; PANIZZI, B. ; GOSTENSKI, H. ; CRUZ, L. ; ZACHARIA, N. . Um olhar reflexivo sobre a prática ludo-pedagógica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MULLER, C.; BARBOSA, W. R. C. ; ZORZI, F. . Um estudo orientado de Cálculo com o Maple 15. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MULLER, C.; PILATTI, C. ; LIMA, M. P. ; LAZZARI, L. ; ROMIO, T. M. ; GABBI, A. C. . Novas Tecnologias e Modelagem Matemática: Inovando o ensino para diferentes formas de aprendizagem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MULLER, C.; PILATTI, C. ; SEHNEM, R. ; SIQUEIRA, A. C. ; ROMIO, T. M. ; OLIVEIRA, G. ; ZORZI, F. . Recursos Didáticos: Inovando o Ensino para Diferentes Formas de Aprendizagem. 2014. .

5.
MULLER, C.; SIQUEIRA, A. C. ; PILATTI, C. ; FRIGHETTO, D. F. ; ZORZI, F. ; SEHNEM, R. . Aproximações da formação acadêmica e da prática pedagógica em matemática. 2015. .

6.
MULLER, C.; BARBOSA, W. R. C. . Explorando Cálculo com o Maple. 2014. .

7.
MULLER, C.; CAMARGO, E. C. . A Psicologia da Educação e os Processos Educativos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MULLER, C.; SEHNEM, R. ; ZORZI, F. ; LIEBAN, D. E. . VI Semana Acadêmica das Licenciaturas do IFRS - Câmpus Bento Gonçalves. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 18:48:17