Débora Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8914739486184088
  • Última atualização do currículo em 20/12/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2015) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Escolar Quilombola, atuando principalmente nos seguintes temas: lei nº. 10.639/03, educação escolar quilombola, currículo, Pensamento Decolonial Latino-Americano e eurocentrismo. Atua como professora de educação infantil e pós-graduação na área de educação, currículo e eurocentrismo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Débora Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, D.;Ribeiro, Débora

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro.
Rua Padre Salvador
Santa Cruz
85015080 - Guarapuava, PR - Brasil
Telefone: (42) 36211000
URL da Homepage: www.unicentro.br


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: EUROCENTRISMO E CURRÍCULO: ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES CURRICULARES CRÍTICAS E NÃO CRÍTICAS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL E DA ECOLOGIA DE SABERES,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Alessandro de Melo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Currículo; Eurocentrismo; Colonialidade; Movimentos sociais latino-americanos.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2018
Especialização em andamento em Docência no Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
2012 - 2015
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: A LEI Nº. 10. 639/03: LIMITES E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.
Orientador: Adair Angelo Dalarosa.
2008 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, CV, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Construção do Currículo da AMMOC. (Carga horária: 60h).
Prefeitura Municipal de Treze Tílias, PMTL, Brasil.
2018 - 2018
A BNCC e a educação especial e inclusiva. (Carga horária: 60h).
Faculdade São Braz, FSB, Brasil.
2018 - 2018
Práticas em sala de aula na Educação Infantil. (Carga horária: 60h).
Faculdade São Braz, FSB, Brasil.
2018 - 2018
Curso do PNAIC, formação de alfabetizadores. (Carga horária: 60h).
Prefeitura Municipal de Treze Tílias, PMTL, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em I Ciclo de Palestras "Clássicos do Pensamento Social Brasileiro". (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2017 - 2017
Espanhol I. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2016 - 2016
Afetividade e práticas pedagógicas. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2016 - 2016
Inglês II. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2016 - 2016
Formação continuada em História da Educação no Brasil. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2016 - 2016
Instrumentalização de professores para a Lei n. 10.639/03 e 11.645/09. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Inglês - Fase I. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2016 - 2016
Estágio de docência. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2015 - 2016
Extensão universitária em III Círculo de formação de professores. (Carga horária: 50h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2015 - 2015
Formação de Docentes para Educação Infantil. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Guarapuava, PMG/SMS, Brasil.
2015 - 2015
Ecopedagogia. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2014 - 2014
Oficina de Matemática. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2014 - 2014
Formação de Docentes para Educação Infantil. (Carga horária: 32h).
Prefeitura Municipal de Guarapuava, PMG/SMS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação lato sensu, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplina ministrada no curso de pós-graduação "Pensamento Decolonial e Educação", intitulada "Boaventura de Sousa Santos e as Epistemologias do Sul".


Prefeitura Municipal de Guarapuava, PMG/SMS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Educador Infantil, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Educação Infantil, Carga horária: 30


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
A LEI Nº. 10. 639/03: LIMITES E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Adair Ângelo Dalarosa em 02/12/2015.
Descrição: Este projeto de Iniciação Científica se originou das inquietações da pesquisa anteriormente realizada. Assim, pressupondo que as escolas não estavam efetivamente educando para as relações étnico-raciais, pesquisamos os limites e perspectivas para a sua implementação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Débora Ribeiro - Integrante / Adair Angelo Dalarosa - Coordenador.
2012 - 2013
CRIANÇAS QUILOMBOLAS: DA ELABORAÇÃO DE REGRAS AO COMPORTAMENTO MORAL NA ESCOLA.
Descrição: Esse projeto de Iniciação Científica fez parte de um projeto de extensão maior, cujo foco eram as crianças e adolescentes oriundos do Quilombo Paiol de Telha, município de Guarapuava, Paraná. Através dessa pesquisa constatamos como essas crianças e adolescentes não se sentem à vontade para participar dos diálogos e intervenções, nos fazendo indagar acerca da formação que estão recebendo, considerando sua característica cultural e histórica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Débora Ribeiro - Integrante / Carla Luciane Blum Vestena - Coordenador / Leônidas Melo Santos - Integrante / Verônica Volski - Integrante / Andreia Maia de Fatima Freire - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2012 - 2014
MORALDADE E CONHECIENTO SOCIOAMBIENTAL DE MENINOS E MENINAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA INVERNADA PAIOL DE TELHA, GUARAPUAVA/PR
Descrição: Projeto de extensão em que realizamos observações e intervenções com dilemas morais, vídeos e jogos com os alunos de duas escolas municipais de Guarapuava, Paraná. Nosso foco principal foram os alunos oriundos do Quilombo Paiol de Telha, que frequentavam essas escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Escolar Quilombola.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação das relações étnico-raciais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Aprovação no concurso para pedagogo da UTFPR em 6º lugar, UTFPR.
2012
Aprovação em concurso público para o cargo de Educador Infantil, município de Guarapuava/PR., Prefeitura Municipal de Guarapuava.
2011
Aprovação no concurso vestibular em 1º lugar, no curso de Pedagogia, e em 3º lugar geral da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná., Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Ribeiro, Débora2018Ribeiro, Débora. O CONHECIMENTO MODERNO-OCIDENTAL À LUZ DO PENSAMENTO DECOLONIAL LATINO-AMERICANO: APRENDER, DESAPRENDER E REAPRENDER A PARTIR DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 18, p. 1057-1076, 2018.

2.
RIBEIRO, D.2017RIBEIRO, D.. Descolonizar a educação é possível? A resposta é sim e ela aponta para a Educação Escolar Quilombola. IDENTIDADE!, v. 22, p. 42-56, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Cristina Mesomo Lira, Aliandra (Org.) ; Ribeiro, Débora (Org.) ; DOMINICO, Eliane (Org.) . Pesquisas em educação: entre caminhos e possibilidades. 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2018. v. 1. 244p .

Capítulos de livros publicados
1.
Ribeiro, Débora. O conhecimento moderno-ocidental à luz do pensamento decolonial latino-americano: aprender, desaprender e reaprender a partir dos movimentos sociais latino-americanos. In: Aliandra Cristina Mesomo Lira; Débora Ribeiro; Eliane Dominico. (Org.). Pesquisas em educação: entre caminhos e possibilidades. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 75-88.

2.
Ribeiro, Débora. EUROCENTRISMO E CURRÍCULO: APONTAMENTOS PARA UMA CONSTRUÇÃO CURRICULAR NÃO EUROCÊNTRICA E DECOLONIAL. In: IVO DICKMAN; ALINE FÁTIMA LAZAROTTO. (Org.). EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: TEMAS EMERGENTES. 1ed.Chapecó: Plataforma Acadêmica, 2018, v. 3, p. 72-100.

3.
Ribeiro, Débora. DECOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO E A LEI 10.639/03 DIANTE DA INTERCULTURALIDADE FUNCIONAL ORIENTADA PELAS POLÍTICAS INTERNACIONAIS. In: Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). Grandes Temas da Educação Nacional 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 2, p. 51-66.

4.
Ribeiro, Débora; DOMINICO, Eliane . "Vamos brincar de índio?" Análise Decolonial do Dia do Índio na Educação Infantil. In: Ivanio Dickmann. (Org.). DNA Educação. 1ed.São Paulo: Dialogar, 2018, v. 2, p. 160-172.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Ribeiro, Débora. O Pensamento Decolonial Latino-Americano e a questão do conhecimento. In: VII ENIEDUC - Diversidade: Desafios na prática educacional, 2018, Campo Mourão. Anais do VII ENIEDUC. Campo Mourão: Unespar, 2017. v. 7. p. 468-479.

2.
Ribeiro, Débora; DOMINICO, Eliane . Regularização dos Territórios Quilombolas: um dos princípios da Educação Escolar Quilombola. In: VII ENIEDUC - Diversidade: desafios na prática educacional, 2018, Campo Mourão. Anais do VII ENIEDUC. Campo Mourão: Unespar, 2017. v. 7. p. 609-616.

3.
RIBEIRO, D.. Descolonizar a Educação é possível? A resposta é sim e ela aponta para a Educação Escolar Quilombola. In: EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação, 2017, Curitiba. Anais do Educere 2017. Curitiba: PUCPress - Editora Universitária Champagnat, 2017. v. XIII. p. 3111-3125.

4.
RIBEIRO, D.. A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS OUTROS E A LEI 10.639/03: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL. In: Educere - XIII Congresso Nacional de Educação, 2017, Curitiba. Anais do Educere 2017. Curitiba: PUCPress Editora Universitária Champignat, 2017. v. XIII. p. 747-761.

5.
DOMINICO, Eliane ; RIBEIRO, D. ; LIRA, A. M. C. ; NUNES, M. A. . QUANDO O BRINCAR É MAIS QUE DIVERSÃO: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO, DIVULGAÇÃO E PAPEL DOS BRINQUEDOS NA CONSTITUIÇÃO DAS CRIANÇAS.. In: Educere XIII Congresso Nacional de Educação, 2017, Curitiba. Anais do Educere 2017. Curitiba: PUCPress Editora Universitária Champignat, 2017. v. XIII. p. 3859-3873.

6.
RIBEIRO, D.; VESTENA, C. L. B. . GÊNERO E CULTURA: AS MULHERES QUILOMBOLAS BRASILEIRAS. In: 2º Colóquio Nacional de Estudos de Gênero e História, 2016, Guarapuava. Anais do 2º Colóquio Nacional de Estudos de Gênero e História, 2016.

7.
RIBEIRO, D.; VESTENA, C. L. B. . Desdobramentos do racismo: da infância à vida adulta. In: VI Seminário de Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo, 2016, Florianópolis. Anais do VI SEREM, 2016.

8.
RIBEIRO, D.; VESTENA, C. L. B. . REMANESCENTES QUILOMBOLAS: DISCURSOS DE LUTA, DISCURSOS DE DOR. In: V Simpósio Nacional de Educação, 2016, Cascavel. Anais do V Simpósio Nacional de Educação, 2016.

9.
RIBEIRO, D.; VESTENA, C. L. B. . EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA: A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO E QUILOMBOLA NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N. 10.639/03 E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA. In: V Simpósio Nacional de Educação, 2016, Cascavel. Anais do V Simpósio Nacional de Educação, 2016.

10.
RIBEIRO, D.. EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM DIALÓGICA: COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM DIANTE DO PARADIGMA MODERNO E DO PARADIGMA EMERGENTE. In: V Simpósio Nacional de Educação, 2016, Cascavel. Anais do V Simpósio Nacional de Educação, 2016.

11.
RIBEIRO, D.; VESTENA, C. L. B. . RELAÇÃO BRASIL-ÁFRICA: OS QUILOMBOS BRASILEIROS E OS KILOMBOS AFRICANOS. In: V Simpósio Nacional de Educação, 2016, Cascavel. Anais do V Simpósio Nacional de Educação, 2016.

12.
RIBEIRO, D.. A LEI Nº. 10. 639/03: LIMITES E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. In: XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO) e o IX Encontro Nacional Sobre Atend, 2015, Curitiba. Anais do XVII Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Pontífica Universidade Católica do Paraná, 2015. v. 12. p. 26188-26207.

13.
SANTOS, M. L. ; RIBEIRO, D. . COMUNIDADE QUILOMBOLA INVERNADA PAIOL DE TELHA EM FOCO: AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUILOMBOLAS. In: XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO) e o IX Encontro Nacional Sobre Atend, 2015, Curitiba. Anais do XVII Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Pontífica Universidade Católica do Paraná, 2015. v. 12. p. 524-539.

14.
VESTENA, C. L. B. ; RIBEIRO, D. . O MOVIMENTO NEGRO, A LEI Nº 10.639/03 E A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA. In: XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO) e o IX Encontro Nacional Sobre Atend, 2015, Curitiba. Anais do XVII Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Pontífica Universidade Católica do Paraná, 2015. v. 12. p. 21007-21022.

15.
RIBEIRO, D.; VESTENA, C. L. B. . RELAÇÕES DE CONFLITO INTERÉTNICO EM ENTRE RIOS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental; II Colóquio Internacional de Educação Ambiental; VI Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul; II Simpósio de Pesquisadores de Faxinais; III Semana do Meio Ambiente, 2015, Guarapuava. Anais do XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental .... Guarapuava: Unicentro, 2015. p. 1-10.

16.
VESTENA, C. L. B. ; RIBEIRO, D. . IDENTIDADES NO AMBIENTE ESCOLAR: A LEI Nº 10.639/03 E A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA. In: XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO) e o IX Encontro Nacional Sobre Atend, 2015, Curitiba. Anais do XVII Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Pontífica Universidade Católica do Paraná, 2015. v. 12. p. 32287-32304.

17.
RIBEIRO, D.. O PROCESSO DE DESAPROPRIAÇÃO DAS TERRAS DA INVERNADA PAIOL DE TELHA. In: XV Jornada do Trabalho, 2014, Guarapuava. Anais XV Jornada do Trabalho. Guarapuava: Unicentro, 2014. v. 1. p. 1-9.

18.
RIBEIRO, D.. A LEI 10.639/03 E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE ARTE-EDUCAÇÃO. In: XI Simpósio de Arte-Educação, 2014, Guarapuava. XI Simpósio de Arte-Educação. Guarapuava: Unicentro, 2014. v. 3.

19.
VESTENA, C. L. B. ; RIBEIRO, D. . Da Desapropriação da terra à condição de Território Cultural Nacional: o caso da Fazenda Capão Grande, o ?Fundão?.. In: 15a edição do Encontro Estadual de História da ANPUH-SC, como tema ?1964-2014: Memórias, Testemunhos e Estado? e o II Colóquio Internacional Gênero, Feminismos e Ditaduras no Cone Sul,, 2014, Florianópolis. ANAIS DO XV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-SC 1964-2014: Memórias, Testemunhos e Estado & II COLÓQUIO INTERNACIONAL Gênero, Feminismos e Ditaduras no Cone Sul. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2014. p. 1-17.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Ribeiro, Débora; DOMINICO, Eliane ; Melo, Alessandro de . 'Vamos brincar de índio?' Análise Decolonial do Dia do Índio na Educação Infantil. In: XXVI SEPED, 2018, GUARAPUAVA. Anais da XXVI SEPED, 2018.

2.
Ribeiro, Débora. Descolonização epistêmica sob a perspectiva da interculturalidade. In: XXV SEPED, 2017, GUARAPUAVA. Anais da XV SEPED, 2017.

3.
Ribeiro, Débora. O brincar na Educação Infantil e a utilização de materiais recicláveis. In: XXIII SEPED: 40 anos de história do curso de Pedagogia, 2016, GUARAPUAVA. Anais do XXIII SEPED, 2016.

4.
RIBEIRO, D.; SANTOS, M. L. . OS ESTÁGIOS DE OBSERVAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL: A PRÁXIS DO PROCESSO EDUCATIVO. In: XXIII Semana de Pedagogia, 2015, Guarapuava. Anais da XXIII Semana de Pedagogia. Guarapuava: Unicentro, 2015. v. 4. p. 1-6.

5.
RIBEIRO, D.; SANTOS, M. L. . ENSINO DE ARTE: O TRABALHO PEDAGÓGICO COM A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL E A CULTURA AFRICANA. In: IV SIEPE Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Guarapuava. Anais da IV SIEPE, 2015.

6.
RIBEIRO, D.; VESTENA, C. L. B. . MORALDADE E CONHECIENTO SOCIOAMBIENTAL DE MENINOS E MENINAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA INVERNADA PAIOL DE TELHA, GUARAPUAVA/PR.. In: 33º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2015, Bagé. Anais do 33º SEURS. Bagé: UNIPAMPA, 2015. p. 1-6.

7.
RIBEIRO, D.. Movimento e Corporeidade na Educação Infantil. In: III Simpósio de Educação Infantil, 2014, Guarapuava. MOVIMENTO E CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Guarapuava: Unicentro, 2014. v. 2. p. 1-4.

8.
RIBEIRO, D.. ALGUMAS ESPECIFICIDADES DO CUIDAR E DO EDUCAR NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. In: III Simpósio de Educação Infantil, 2014, Guarapuava. ALGUMAS ESPECIFICIDADES DO CUIDAR E DO EDUCAR NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Guarapuava: Unicentro, 2014. v. 2. p. 1-4.

9.
RIBEIRO, D.. UM PROJETO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONFORMIDADE COM A LEI Nº 10.639/03. In: XXII Semana de Pedagogia, 2014, Guarapuava. Anais da XXII Semana de Pedagogia: Discutindo as bases epistemológicas da Pedagogia: reflexos para sua prática. Guarapuava: Unicentro, 2014. v. 3. p. 1-5.

10.
RIBEIRO, D.. ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO DO COMPORTAMENTO MORAL E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. In: XXI Semana de Pedagogia, II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação, III Encontro PIBID Diversidade 'Universalização da Educação e Qualidade Social', 2013, Guarapuava - PR. ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO DO COMPORTAMENTO MORAL E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. Guarapuava: Unicentro, 2013. v. 2. p. 1-3.

11.
RIBEIRO, D.. CRIANÇAS QUILOMBOLAS: DA ELABORAÇÃO DE REGRAS AO COMPORTAMENTO MORAL NA ESCOLA. In: 22º Encontro Anual de Iniciação Científica, 2013, Foz do iguaçú. CRIANÇAS QUILOMBOLAS: DA ELABORAÇÃO DE REGRAS AO COMPORTAMENTO MORAL NA ESCOLA, 2013.

12.
RIBEIRO, D.. Regras elaboradas pelas crianças quilombolas no âmbito escolar. In: Siepe, 2013, Guarapuava. Anais Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão. Guarapuava: Unicentro, 2013. v. 2.

13.
RIBEIRO, D.. REFLETINDO O BULLYING A PARTIR DE ALGUNS CONCEITOS DA PSICANáLISE. In: I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação e XX Semana de Pedagogia, 2012, Guarapuava - PR. Refletindo o bullying a partir de alguns conceitos da psicanálise. Guarapuava: Unicentro, 2012. v. 1. p. 1-4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Ribeiro, Débora; VESTENA, C. L. B. . Moralidade e conhecimento socioambiental de meninos e meninas da Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha. In: 33º SEURS, 2015, Bagé. Anais SEURS 2015, 2015.

Artigos aceitos para publicação
1.
Ribeiro, Débora; Melo, Alessandro de . Construção do conhecimento e eurocentrismo nas universidades: apontamentos para uma Pluriversidade. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), 2019.

2.
Ribeiro, Débora. A LEI 10.639/03 COMO POTENCIAL DECOLONIZADORA DO CURRÍCULO: TESSITURAS E IMPASSES. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE), 2018.

3.
Ribeiro, Débora; DOMINICO, Eliane ; Melo, Alessandro de . INTERCULTURALIDADE E A TEMÁTICA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, D.. Descolonização epistêmica sob a perspectiva da Interculturalidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RIBEIRO, D.. Repensar o conhecimento: ecologia de saberes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RIBEIRO, D.; VESTENA, C. L. B. . Desdobramentos do racismo: da infância à vida adulta. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
RIBEIRO, D.; VESTENA, C. L. B. . RELAÇÃO BRASIL-ÁFRICA: OS QUILOMBOS BRASILEIROS E OS KILOMBOS AFRICANOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
RIBEIRO, D.. EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM DIALÓGICA: COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM DIANTE DO PARADIGMA MODERNO E DO PARADIGMA EMERGENTE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
RIBEIRO, D.; VESTENA, C. L. B. . EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA: A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO E QUILOMBOLA NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N. 10.639/03 E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
RIBEIRO, D.; VESTENA, C. L. B. . REMANESCENTES QUILOMBOLAS: DISCURSOS DE LUTA, DISCURSOS DE DOR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
RIBEIRO, D.. A LEI Nº. 10. 639/03: LIMITES E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SANTOS, M. L. ; RIBEIRO, D. . COMUNIDADE QUILOMBOLA INVERNADA PAIOL DE TELHA EM FOCO: AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUILOMBOLAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
VESTENA, C. L. B. ; RIBEIRO, D. . IDENTIDADES NO AMBIENTE ESCOLAR: A LEI Nº 10.639/03 E A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
VESTENA, C. L. B. ; RIBEIRO, D. . O MOVIMENTO NEGRO, A LEI Nº 10.639/03 E A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
RIBEIRO, D.; VESTENA, C. L. B. . MORALDADE E CONHECIENTO SOCIOAMBIENTAL DE MENINOS E MENINAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA INVERNADA PAIOL DE TELHA, GUARAPUAVA/PR.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
RIBEIRO, D.. MOVIMENTO E CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
RIBEIRO, D.. ALGUMAS ESPECIFICIDADES DO CUIDAR E DO EDUCAR NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
RIBEIRO, D.. O PROCESSO DE DESAPROPRIAÇÃO DAS TERRAS DA INVERNADA PAIOL DE TELHA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
RIBEIRO, D.. A LEI 10.639/03 E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE ARTE-EDUCAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
VESTENA, C. L. B. ; RIBEIRO, D. . Da Desapropriação da terra à condição de Território Cultural Nacional: o caso da Fazenda Capão Grande, o ?Fundão?.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
RIBEIRO, D.. CRIANÇAS QUILOMBOLAS: DA ELABORAÇÃO DE REGRAS AO COMPORTAMENTO MORAL NA ESCOLA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
RIBEIRO, D.. ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO DO COMPORTAMENTO MORAL E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
RIBEIRO, D.. REGRAS ELABORADAS PELAS CRIANÇAS QUILOMBOLAS NO ÂMBITO ESCOLAR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
RIBEIRO, D.. O caso da Invernada Paiol de Telha. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
RIBEIRO, D.; SANTOS, M. L. . Refletindo o bullying a partir de alguns conceitos da psicanálise. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
RIBEIRO, D.. A Quarta Guerra Mundial. Texto do Subcomandante Marcos. Guarapuava: Apprehendere, 2018. (Tradução/Artigo).

2.
RIBEIRO, D.. A violência estatal e o discurso dos direitos humanos. GUARAPUAVA: Apprehendere, 2018. (Tradução/Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, D.. Possibilidades de diálogo e práticas pedagógicas a partir da Lei 10.639/03. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
RIBEIRO, D.; SANTOS, M. L. ; VESTENA, C. L. B. . Possibilidades de diálogo e práticas na escola na perspectiva da Lei n. 10.639/03 e da Educação Escolar Quilombola. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
RIBEIRO, D.. Avaliadora de Posters no 'IV Encontro de Iniciação Científica Júnior'. 2016. (Avaliação de trabalhos).

4.
RIBEIRO, D.. Julgamento moral de crianças quilombolas sobre o meio ambiente. 2013. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
Ribeiro, Débora. Mostra Oficina Cultural. 2018. Pintura.

2.
Ribeiro, Débora. Mostra Oficina Cultural. 2017. Pintura.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Congresso Nacional de Educação. 2017. (Congresso).

2.
XXV Semana de Pedagogia. Paulo Freire: um diálogo de esperança, diálogo e libertação.Descolonização epistêmica sob a perspectiva da Interculturalidade. 2017. (Outra).

3.
2º Colóquio Nacional de Estudos de Gênero e História.Gênero e cultura: as mulheres quilombolas brasileiras. 2016. (Outra).

4.
IV Encontro de Iniciação Científica Júnior.Avaliadora de Posters. 2016. (Encontro).

5.
Programa Institucional de Formação Docente de professores da Unicentro: Entredocentes. 2016. (Encontro).

6.
VIII Simpósio de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica da Unicentro. 2016. (Simpósio).

7.
VI Seminário de Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo.Desdobramentos do racismo: da infancia à vida adulta. 2016. (Seminário).

8.
V Simpósio Nacional de Educação.RELAÇÃO BRASIL-ÁFRICA: OS QUILOMBOS BRASILEIROS E OS KILOMBOS AFRICANOS. 2016. (Simpósio).

9.
33º Seminário de extensão universitária da região sul.Moralidade e Conhecimento Socioambiental de Meninos e Meninas da Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha, Guarapuava, Paraná. 2015. (Seminário).

10.
IV Siepe - Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão. 2015. (Outra).

11.
XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental; I Colóquio Internacional de Rede de Pesquisa em Educação Ambiental por Bacia Hidrográfica; VI.As relações de conflito interétnico em Entre Rios e a Educação Ambiental. 2015. (Encontro).

12.
XVII Congresso Nacional de Educação. A LEI Nº. 10. 639/03: LIMITES E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. 2015. (Congresso).

13.
XXIII Semana de Pedagogia.OS ESTÁGIOS DE OBSERVAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL: A PRÁXIS DO PROCESSO EDUCATIVO.. 2015. (Outra).

14.
?III SEDIUNI- Simpósio de Educação Infantil da UNICENTRO.MOVIMENTO E CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. (Simpósio).

15.
15a edição do Encontro Estadual de História da ANPUH-SC, como tema 1964-2014: Memórias, Testemunhos e Estado e o II Colóquio Internacional Gênero, Feminismos e Ditaduras no Cone Sul,.Da Desapropriação da terra à condição de Território Cultural Nacional: o caso da Fazenda Capão Grande, o Fundão. 2014. (Encontro).

16.
XI Simpósio de Arte-Educação.A LEI 10.639/03 E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE ARTE-EDUCAÇÃO. 2014. (Simpósio).

17.
XV Jornada do Trabalho.O PROCESSO DE DESAPROPRIAÇÃO DAS TERRAS DA INVERNADA PAIOL DE TELHA. 2014. (Encontro).

18.
XXII Semana de Pedagogia.UM PROJETO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONFORMIDADE COM A LEI Nº 10.639/03. 2014. (Outra).

19.
?II JORNADA DE GUARAPUAVA - CÉREBRO E APRENDIZAGEM. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E TRANSTORNOS DE COMPORTAMENTO?. 2013. (Outra).

20.
?SEMINÁRIO INTERNACIONAL 'ESTADO, VIOLÊNCIA E LUTA DE CLASSES.O caso da Invernada Paiol de Telha. 2013. (Seminário).

21.
22º Encontro Anual de Iniciação Científica.REGRAS ELABORADAS PELAS CRIANÇAS QUILOMBOLAS NO ÂMBITO ESCOLAR. 2013. (Encontro).

22.
III SIEPE ? SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.REGRAS ELABORADAS PELAS CRIANÇAS QUILOMBOLAS NO ÂMBITO ESCOLAR. 2013. (Encontro).

23.
XXI SEMANA DE PEDAGOGIA, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E II ENCONTRO PIBID DIVERSIDADE.ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO DO COMPORTAMENTO MORAL E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. 2013. (Seminário).

24.
?Intelectuais Vanguardistas e suas Intervenções: O Diagnóstico do Tempo Presente e a Leitura de Novos Paradigmas?. 2012. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ribeiro, Débora. Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2018. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, D.; SANTOS, M. L. . Refletindo o bullying a partir de alguns conceitos da psicanálise. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
RIBEIRO, D.. CRIANÇAS QUILOMBOLAS: DA ELABORAÇÃO DE REGRAS AO COMPORTAMENTO MORAL NA ESCOLA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
RIBEIRO, D.. ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO DO COMPORTAMENTO MORAL E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
RIBEIRO, D.. REGRAS ELABORADAS PELAS CRIANÇAS QUILOMBOLAS NO ÂMBITO ESCOLAR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
RIBEIRO, D.. MOVIMENTO E CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
RIBEIRO, D.. ALGUMAS ESPECIFICIDADES DO CUIDAR E DO EDUCAR NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
RIBEIRO, D.. O PROCESSO DE DESAPROPRIAÇÃO DAS TERRAS DA INVERNADA PAIOL DE TELHA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
RIBEIRO, D.. A LEI 10.639/03 E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE ARTE-EDUCAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
VESTENA, C. L. B. ; RIBEIRO, D. . Da Desapropriação da terra à condição de Território Cultural Nacional: o caso da Fazenda Capão Grande, o ?Fundão?.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
VESTENA, C. L. B. ; RIBEIRO, D. . IDENTIDADES NO AMBIENTE ESCOLAR: A LEI Nº 10.639/03 E A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 13:15:42