Solange Ariati

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8978652157700838
  • Última atualização do currículo em 03/10/2018


Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Letras na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, bolsista CAPES, nível mestrado. Atualmente é Professora, em regime temporário, no Instituto Federal do Paraná. Atua na linha de pesquisa Linguagem, Educação e Trabalho. Possui graduação em Letras Português e Inglês na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Participa do grupo de pesquisa Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano da UTFPR. Participou do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) (2014/2015), foi bolsista CNPq do mesmo programa em (2015/2016). Tem interesse nos estudos das relações existentes entre Linguagem, Educação e Trabalho na linha dos escritos de Bakhtin e do Círculo e de Vygotsky e seus Colaboradores.Obteve nota final 573 (TOEFL ITP, Institutional Testing Program), que equivale ao nível B2 (em Língua Inglesa) no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Solange Ariati
Nome em citações bibliográficas
ARIATI, S.;ARIATI, SOLANGE


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: AUTOPARÁFRASE EM SITUAÇÃO DE AUTOCONFRONTAÇÃO: PENSANDO E (RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Anselmo Pereira de Lima.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Matemática; Clinica da Atividade Docente; Autoparáfrase; Desenvolvimento.
2012 - 2015
Graduação em Licenciatura em Letras Português-Inglês.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: A refomulação dialógica de enunciados em situação de autoconfrontação.
Orientador: Anselmo Pereira de Lima.
2007 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Castelo Branco, CCO, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Interpretações de si, dialogismo e metodologia qualitativa. (Carga horária: 6h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Relações entre Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano. (Carga horária: 45h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em O papel do texto literário na formação do leitor: literatura e sociedade. (Carga horária: 20h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Romance de 30 - Literatura Brasileira. (Carga horária: 30h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda do Programa de PPGL, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Atividades

10/2016 - 11/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pato Branco, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL).
08/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pato Branco, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL).

Escola Municipal Nereu Ramos, EMNR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 20


Faculdade de Pato Branco, FADEP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 5
Outras informações
Atuante no curso Jovem Aprendiz, como professora do módulo Linguagem e Comunicação


Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20

Atividades

05/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês I
Inglês II
Inglês III
Português IV


Projetos de pesquisa


2015 - 2015
PIBIC
Descrição: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
PIBIC
Descrição: Programa de Iniciação Científica Voluntária? CNPq.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano
Descrição: Identificar e estudar, em diferentes contextos, relações existentes entre linguagem, atividades de trabalho e desenvolvimento humano, podendo este último ser decorrente das próprias atividades de trabalho e/ou de atividades de intervenção sobre as atividades de trabalho..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Solange Ariati - Integrante / Anselmo Pereira de Lima - Coordenador / Dalvane Althaus - Integrante / Manoel Flores Lesama - Integrante / Siderlene Muniz Oliveira - Integrante / Alana Destri - Integrante / Alex Júnior Bachi - Integrante / Ediane Fátima Mezomo - Integrante / Pâmela Chimanski de Almeida - Integrante / Tatiana Cristina Guimarães Kaminski - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Projeto de apoio à Produção de Recursos Educacionais Digitais
Descrição: Bolsista da UTFPR.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARIATI, SOLANGE2018 ARIATI, SOLANGE; LIMA, ANSELMO . Questões de estilo no exercício da docência na Educação Superior. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, p. 193-212, 2018.

2.
ARIATI, S.;ARIATI, SOLANGE2015ARIATI, S.; ALTHAUS, D. ; LIMA, A. P. . Do planejamento ao replanejamento do trabalho docente no ensino superior: o que fazer quando os alunos não leem os textos indicados pelo professor?. Revista Querubim, v. 26, p. 103-125, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
ARIATI, S.; LIMA, A. P. . A reformulação do enunciado em situação de autoconfrontação: possíveis contribuições da compreensão desse fenômeno para o uso do método em educação. In: LOUSADA, E. G. et al. (Org.). (Org.). Diálogos brasileiros no estudo de gêneros textuais/discursivos. 1ed.Araraquara: Letraria, 2016, v. 1, p. 674-884.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARIATI, S.. O enunciado como unidade real do ensino de língua portuguesa: o papel do estilo em foco. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL E IV CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS DA LINGUAGEM (SNEL), 2018, Cascavel. Anais do III SEMINÁRIO INTERNACIONAL E IV CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS DA LINGUAGEM (SNEL), 2018. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARIATI, S.; LIMA, A. P. . O enunciado como unidade real do ensino de Língua Portuguesa. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL E IV CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS DA LINGUAGEM (SNEL), 2017, Cascavel. Caderno de Resumos, 2017. p. 394-395.

2.
ARIATI, S.; LIMA, A. P. . A reformulação dialógica de enunciados em situação de autoconfrontação. In: III CICA: Colóquio Internacional de Clínica da Atividade, 2016, São Paulo. Caderno de Resumos, 2016. p. 178-179.

3.
ARIATI, S.; LIMA, A. P. . A reformulação do enunciado em situação de autoconfrontação: possíveis contribuições da compreensão desse fenômeno para o uso do método em educação. In: VIII SIGET - Simpósio Internacional de Gêneros Textuais/Discursivos, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos do VIII SIGET - Simpósio Internacional de Gêneros Textuais/Discursivos. p. 783-785.

4.
ARIATI, S.; ALTHAUS, D. ; LIMA, A. P. . Do planejamento ao replanejamento do trabalho docente no ensino superior: uma atividade evidenciada em situação de autoconfrontação. In: 20º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos: 20º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada: As Múltiplas Faces da Linguagem, 2015. p. 314-315.

Apresentações de Trabalho
1.
ARIATI, S.; LIMA, A. P. . O enunciado como unidade real do ensino de Língua Portuguesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ARIATI, S.; LIMA, A. P. . A reformulação dialógica de enunciados em situação de autoconfrontação.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ARIATI, S.; LIMA, A. P. . Questões de estilo no exercício da docência na educação superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ARIATI, S.; LIMA, A. P. . A reformulação do enunciado em situação de autoconfrontação: possíveis contribuições da compreensão desse fenômeno para o uso do método em educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ARIATI, S.; ALTHAUS, D. . Do planejamento ao replanejamento do trabalho docente no ensino superior: uma atividade evidenciada em situação de autoconfrontação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARIATI, S.. O enunciado na perspectiva bakhtiniana: utilizando textos cotidianos em sala de aula. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Jornada do Grupo de Pesquisa CNPq- UTFPR Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano (LAD' Humano).Questões de estilo no exercício da docência na educação superior. 2017. (Outra).

2.
III CICA - Colóquio Internacional de Clínica da Atividade. A reformulação dialógica de enunciados em situação de autoconfrontação. 2016. (Congresso).

3.
I Simpósio de Língua e Literatura II Simpósio de Tradução.O uso do discurso direto em situação de autoconfrontação. 2016. (Simpósio).

4.
I Simpósio de Língua e Literatura II Simpósio de Tradução. 2016. (Simpósio).

5.
I Simpósio de Língua e Literatura II Simpósio de Tradução.DA CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA A POLIFONIA: AS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE A LITERATURA DE DOSTOIÉVSKI E GRACILIANO RAMOS. 2016. (Simpósio).

6.
XXXI ENANPOLL. Questão de estilo no exercício da docência. 2016. (Congresso).

7.
I Jornada do Grupo de Pesquisa CNPq- UTFPR Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano (LAD' Humano).A refomulação dialógica de enunciados em situação de autoconfrontação. 2015. (Outra).

8.
VIII SIGET - Simpósio Internacional de Gêneros Textuais/Discursivos.A reformulação do enunciado em situação de autoconfrontação: possíveis contribuições da compreensão desse fenômeno para o uso do método em educação. 2015. (Simpósio).

9.
Aula Magna do I Curso de especialização em Letras: Linguagem e sociedade. 2014. (Seminário).

10.
Diálogos entre saberes: plurivozes americanas. 2014. (Seminário).

11.
I Encontro Estadual de Protagonismo Juvenil na Prevenção das DST/Aids e Hepatites Virais: "Essa ideia pega"IDS. 2014. (Congresso).

12.
Olhares: Direitos Humanos e Minorias. 2014. (Seminário).

13.
Variação Linguística e ensino. 2014. (Seminário).

14.
VII Semana da Inclusão. 2014. (Seminário).

15.
I Encontro de Formação Docente PIBID Língua Portuguesa. (24/04). 2013. (Encontro).

16.
IV Semana de Letras: Linguagens & interfaces para a formação crítica.. 2013. (Seminário).

17.
Mesa Redonda: Olhares, Fé e Ciência. 2013. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARIATI, S.. II SAP - Seminário Avançado de Pesquisa, do curso de Mestrado em Letras. 2017. (Outro).

2.
LIMA, A. P. ; ARIATI, S. . II Jornada Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 18:57:37