Rafael Moreira Fortes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4766943672717968
  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


Professor assistente na Universidade Federal do Piauí (UFPI) de Teoria Geral da Música e Percepção Musical. Doutorando em musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2016 -). Mestre em música na área de poéticas da criação musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2014-2016); Graduado em Música com especialização em composição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2010-2013). Como compositor, tem suas obras executadas em concertos internacionais e em diversas regiões do Brasil, como o Centro Mexicano pala la Musica y las Artes Sonoras (CMMAS), a Universidade de Aveiro, a sala Cecília Meireles e o Ibrasotope, e em eventos como o Panorama Música Brasileira Atual da UFRJ e o Encontro Nacional de Compositores Universitários (ENCUN). Suas obras abrangem composições eletroacústicas, música para conjuntos de câmara, instrumentos solo e banda sinfônica, composições para vozes de atores e têm especial interesse para as estratégias de improvisação semi-livre e para as interações com outras mídias, como o Vídeo-Música e as composições cênicas. Como instrumentista (Saxofone e Flauta), desenvolveu trabalhos com o trio Lanca, voltado para a improvisação guiada, com o qual lançou o CD Roda (2017) e com o Quinteto Serra Brasilis, voltado para a música instrumental brasileira. É integrante do quinteto instrumental Clube do Jazz. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Moreira Fortes
Nome em citações bibliográficas
FORTES, Rafael.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Doutorado em música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: A dissolução do organicismo no modernismo musical: Um olhar histórico sobre o desenvolvimento da análise schenkeriana e sua relação com as propostas estéticas do século XX.,
Orientador: Carole Gubernikoff.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Análise Schenkeriana; Organicismo; Modernismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria musical.
2014 - 2016
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Modelagem e Particionamento de Unidades Musicais Sistêmicas,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Pauxy Gentil-Nunes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Análise Particional; Textura Musical; composição musical.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Análise musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Composição Musical.
2010 - 2013
Graduação em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Recital de formatura: Bacharelado em Composição.
Orientador: Paulo Dantas.
2008 interrompida
Graduação interrompida em 2009 em Música - Saxofone.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Ano de interrupção: 2009
2004 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
escola dinâmica do ensino moderno, EDEM, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Oficina de Música Universal de Itiberê Zwarg. (Carga horária: 12h).
Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, PMNF, Brasil.
2017 - 2017
Cinema e literatura: Figuas de linguagem. (Carga horária: 2h).
Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, ACIANF, Brasil.
2013 - 2013
análise particional: composição, textura, reflexão. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2011 - 2011
Oficina-Estratégias composicionais baseadas em modelos psicoacústicos. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2010 - 2010
Técnicas instrumentais e composicionais. (Carga horária: 4h).
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, UNESP - FRANCA, Brasil.
2009 - 2009
Composição. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: iniciação artística


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando

Atividades

1/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de música, .

1/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de música, .



Linhas de pesquisa


1.
Poéticas da criação musical
2.
Grupo de pesquisa MusMat (PPGM)


Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Expansão, integração e novas interlocuções da Análise Particional.
Descrição: A Análise Particional foi proposta em 2003 por Pauxy Gentil-Nunes e Alexandre Carvalho como campo original de estudo envolvendo a aproximação entre a Teoria das Partições de Inteiros, de Leonhard Euler (1748), atualizada por George Andrews (1984), e teorias de composição e análise musicais. Desde então uma vasta rede de colaborações foi tecida, e uma série de resultados obtidos, tais como publicações, comunicações, obras musicais, aplicativos e projetos de iniciação científica, extensão e grupo de pesquisa. Propõe-se para o quadriênio 2014 2017 uma série de ações que promovam a expansão, integração e o estabelecimento de novas interlocuções para a exploração de possibilidades que surgiram no decorrer do processo de consolidação da teoria, tais como o desenvolvimento de pesquisa no campo do particionamento tímbrico e o estudo das consequências cognitivas e semânticas da aplicação da teoria..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Rafael Moreira Fortes - Coordenador / Pauxy Gentil-Nunes - Integrante / Carlos de Lemos Almada - Integrante / Daniel Moreira de Sousa - Integrante / Bernardo Ramos - Integrante / André Codeço - Integrante / Alexandre Avellar - Integrante / Filipe de Mattos Rocha - Integrante / Liduino Pitombeira - Integrante / Rafael Bezerra - Integrante / Daniel Mussato - Integrante.
2012 - 2012
Heimdall: vídeo-música em três partes
Descrição: Projeto iniciado a partir da proposição do Prof. Dr. Marcelo Carneiro para a realização de um trabalho Audio-Visual que se deparasse com questões referentes ao fim do mundo a partir do imaginário da mitologia nórdica..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Rafael Moreira Fortes - Integrante / Gabriel Carneiro - Integrante / Marcelo Carneiro - Coordenador / Guilherme Menezes - Integrante.
2010 - 2014
Análise Particional: uma mediação entre composição musical e a teoria das partições
Descrição: Estudo de aplicações em análise musical e composição musical das técnicas de análise particional, formulação original desenvolvida pelo próprio pesquisador a partir da mediação entre teorias analíticas recentes e a teoria matemática das partições de inteiros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Cultura no Campus: Atividades Artísticas e Culturais para a UFPI e o Estaddo do Piuí
Descrição: Projeto de Extensão que visa fomentar toda a produção artística e cultural na UFPI...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Rafael Moreira Fortes - Coordenador / Cássio Henrique Ribeiro Martins - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FORTES, Rafael.2014FORTES, Rafael.. Sonorities fabric: application proposal of the Compound Sound Unit concept to the Partitional Analysis. Acesso em: www.revista-art.com/sonorities-fabric-application-proposal-of-the-compound-sound-unit-concept-to-the-partitional-analysis. ART MUSIC REVIEW, v. 27, p. 1, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FORTES, Rafael.. O organicismo no pensamento musical: conceito e crítica. In: II Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, 2017, Florienópolis. anais do II Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical.

2.
FORTES, Rafael.. Problematizações da metáfora organicista em música e apresentação de um modelo rizomático. In: XXV Congresso da ANPPOM, 2015, Vitória/ES. Anais do XXV Congresso da ANPPOM, 2015.

3.
FORTES, Rafael.. Particionamento de Unidade Poiéticas. In: XXV Congresso da Anppom, 2015, Vitória/ES. Anais do XXVI Congresso da ANPPOM, 2015.

4.
FORTES, Rafael.. Trama de sonoridades: proposta de aplicação do conceito de 'unidade sonora composta' à análise partiicional. In: I Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, 2014, Salvador. Anais do I Congresso do TeMA: O Pensamento Musical Criativo: Teoria, Análise e os Desafios Interpretativos da Atualidade, 2014. v. 1. p. 43-49.

5.
FORTES, Rafael.. O princípio de profundidade estrutural na tonalidade expandida. In: III encontro internacional de teoria e análise musical, 2013, São Paulo. Dimensão temporal na análise musical, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FORTES, Rafael.. A expansão da análise schenkeriana para o repertório pós-tonal. In: XXIII Colóquio do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do XXIII Colóquio do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2017. p. 87-88.

2.
FORTES, Rafael.. Investigações sonoras: composições cênicas para vozes de atores. In: Seminário de Pesquisas em Andamento, 2014, São Paulo. Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo: Canal 6 Editora, 2014. v. 2. p. 175-177.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FORTES, Rafael.; GONZAGA, Tomas . Problemáticas na performance de uma obra mais ou menos aberta. In: PERFORMA'15: International Conference on Performance Studies, 2015, Aveiro. PERFORMA'15: Abstracts of the International Conference on Musical Performance. Aveiro: UA Editora, 2015. p. 120-120.

2.
FORTES, Rafael.. 'no minuto inconsciente...'(2012) composição para dois atores. In: PERFORMA: Encontros de Investigação em Performance, 2013, Porto Alegre-RS. PERFORMA: Encontros de Investigação em Performance - Caderno de Resumos. Porto Alegre: Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
FORTES, Rafael.. O organicismo no pensamento musical: conceito e crítica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FORTES, Rafael.. A expansão da análise schenkeriana para o repertório pós-tonal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FORTES, Rafael.; GONZAGA, Tomas . Problemáticas na performance de uma obra mais ou menos aberta. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FORTES, Rafael.. Particionamento de Unidade Muiscais Sistêmicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FORTES, Rafael.. 'No minuto inconsciente...'(2012) composição para dois atores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FORTES, Rafael.. O princípio de profundidade estrutural na tonalidade expandida. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FORTES, Rafael.. 'Sobre uma composição para dois atores'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FORTES, Rafael.. 'A obra inorgânica'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FORTES, Rafael.. 'Escrita e escuta'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FORTES, Rafael.. Comunicação: Eric Satie: Problematizando a notação, no IV Fórum de composição do instituto Villa-Lobos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FORTES, Rafael.. Teresiniana (saxofone solo), 2017. (Partitura Musical/Outro).

2.
FORTES, Rafael.. Duo, 2014. (Partitura Musical/Outro).

3.
FORTES, Rafael.. O castigo de Hera - segunda versão, 2013. (Partitura Musical/Outro).

4.
FORTES, Rafael.. Tecido - 'morrendo em convulsão desordenada', 2013. (Partitura Musical/Outro).

5.
FORTES, Rafael.. 'No minuto inconsciente...', 2012. (Partitura Musical/Outro).

6.
FORTES, Rafael.. Dança de agulhas, 2011. (Partitura Musical/Outro).

7.
FORTES, Rafael.. 3 movimentos para quinteto de sopros, 2011. (Partitura Musical/Outro).

8.
FORTES, Rafael.. O castigo de Hera, 2011. (Partitura Musical/Outro).

9.
FORTES, Rafael.. Música para piano, flauta e clarinete, 2010. (Partitura Musical/Outro).

10.
FORTES, Rafael.. Cíclico, 2010. (Partitura Musical/Outro).

11.
FORTES, Rafael.. Escondidinho (choro), 2009. (Partitura Musical/Outro).


Produção artística/cultural
Música
1.
FORTES, Rafael.. Teresiniana n2. 2018. Apresentação de Obra (para compositores).

2.
FORTES, Rafael.; Guzzo, Thiago ; Gonçales, Ozias ; Klem, Danilo ; Gomes, Dailon . Apresentação com a banda Serra Brasilis na Mostra Instrumental de Nova Friburgo (MINF). 2017. Interpretação.

3.
FORTES, Rafael.; ROCHA, Pitter ; GONZAGA, Tomas . Show com o trio Lanca e o trio Insone. 2017. Interpretação.

4.
FORTES, Rafael.; ROCHA, Pitter ; GONZAGA, Tomas . Lançamento do CD Roda do trio Lanca poe Sê-lo netlabel. 2016. Registro Fonográfico.

5.
FORTES, Rafael.; Klem, Danilo ; Guzzo, Thiago ; Gonçales, Ozias ; Gomes, Dailon . Show com a banda Serra Brasilis na Festa literária de Nova friburo. 2016. Interpretação.

6.
FORTES, Rafael.; ROCHA, Pitter ; GONZAGA, Tomas . Show de lançamento do CD Roda com o trio Lanca na Audiorebel. 2016. Interpretação.

7.
FORTES, Rafael.; ROCHA, Pitter ; GONZAGA, Tomas . Show com o trio Lanca e duo Lofisofia. 2016. Interpretação.

8.
FORTES, Rafael.. Apresentação como solista no Concerto da Orquestra Candido Mendes no Country Club de Nova Friburgo. 2015. Interpretação.

9.
FORTES, Rafael.. Estreia da obra Duo para Saxofone, Flauta, Vibrafone e Guitarra na Academia Brasileira de Letras. 2014. Composição (estréia).

10.
FORTES, Rafael.. Apresentação da obra Duo para Saxofone, Flauta, Vibrafone e Guitarra na Sala Cecília Meireles. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

11.
FORTES, Rafael.. Apresentação do Video-Música 'Tnsao' no XII Encontro Nacional de Compositores Universitários(ENCUN). 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

12.
FORTES, Rafael.; ROCHA, Pitter ; GONZAGA, Tomas . Apresentação como saxofonista do Trio Lanca em performance de improvisação guiada no Centro Cultural São Paulo pelo XXII ENCUN. 2014. Outra.

13.
FORTES, Rafael.. Apresentação da obra Duo no festival Ibermusica no Centro Mexicano para la Música y las Artes Sonoras (CMMAS). 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

14.
FORTES, Rafael.; BESOURO, Aline . Performance com o grupo MAD no festival Novas Poéticas. 2014. Outra.

15.
FORTES, Rafael.. Estréia da Obra 'No minuto inconsciente...' para dois atores e regente no PERFORMA 13'. 2013. Composição (estréia).

16.
FORTES, Rafael.. Estréia da obra eletroacústica 'Batimentos' no Recital de Formatura. 2013. Composição (estréia).

17.
FORTES, Rafael.. Estréia da Obra 'O castigo de Hera', versão para Quarteto de Saxofones, na Sala Villa-Lobos. 2013. Composição (estréia).

18.
FORTES, Rafael.. Estréia da Obra eletroacústica 'Feito de mar ausente e abstrata serra' no Recital de Formatura. 2013. Composição (estréia).

19.
FORTES, Rafael.; CARNEIRO, Gabriel . Estréia da Obra Tecido 2 - ' Tudo o que nasce é rebento' pa Bateria e eletrônica em tempo real no Recital de Formatura. 2013. Composição (estréia).

20.
FORTES, Rafael.. Apresentação da obra O castigo de Hera, versão para quarteto de saxofones, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

21.
FORTES, Rafael.. Apresentação da obra 'Tecido - morrendo em convulsão desordenada' no Recital de Formatura. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

22.
FORTES, Rafael.. Apresentação do Video-Música 'Tnsao' no Recital de Formatura. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

23.
FORTES, Rafael.. Apresentação da Obra 'No minuto inconsciente..' para dois atores e regente no Recital de Formatura. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

24.
FORTES, Rafael.. Apresentação da Obra 'Tecido - Morrendo em convulsão desordenada' para piano solo na XI edição da Seríe de Concertos da UNIRIO. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

25.
FORTES, Rafael.. Estréia da Obra '3 movimentos para quinteto de sopros' no XXVI Panorama da Música Brasileira Atual. 2012. Composição (estréia).

26.
FORTES, Rafael.. Estréia da Obra ''Tecido - 'morrendo em convulsão desordenada'' para Piano solo na Sala Villa Lobos no X Encontro Nacional de Compositores Universitários. 2012. Composição (estréia).

27.
FORTES, Rafael.. Apresentação da Obra Soprofagia para sistema de difusão octafônico na Sala dos Sons da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no IX Encontro Nacional de Compositores Universitários. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

28.
FORTES, Rafael.. Estréia da performance 'Tríptico - versão reduzida' para Saxofone alto, Flauta, pratos de Bateria, sistema de manipulação em tempo real de microfonias em caixas de som no Encontro Internacional de Musica e Arte Sonora (EIMAS). 2011. Outra.

29.
FORTES, Rafael.. Estréia e início da curta temporada da performance Tríptico para Saxofone alto, Flauta, pratos de Bateria e sistema de manipulação em tempo real de microfonias em caixas de som na Sala Pascoal Carlos Magno - UNIRIO. 2011. Outra.

30.
FORTES, Rafael.; GONZAGA, Tomas ; CARNEIRO, Gabriel . Apresentação da perfomance 'Tríptico (versão reduzida)' para Saxofone, Flauta, Pratos de Bateria e manipulação em tempo real de feddback no I Fórum de Compositores (FoCo). 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

31.
FORTES, Rafael.. Estréia da obra eletroacústica Soprofagia para sistema de difusão octafônico na Sala Alberto Nepomuceno - UNIRIO. 2010. Composição (estréia).

32.
FORTES, Rafael.. Instrumentista (Saxofone e Flauta) no espetáculo 'Carmen: o it brasileiro'. 2009. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FORTES, Rafael.; VIEIRA, Bruna; OLIVEIRA, Deborah. Participação em banca de Caio Henrique Ferreira da Silva.Trilha musical: A relação espaço-temporal da música e os elementos sonoros na narrativa fílmica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Piauí.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FORTES, Rafael.; FIGUEIREDO, Edson; CABEZAS, Daniela. Teste de Habilidade Específica (THE) - processo seletivo para o curso de licenciatura em música da UFPI. 2018. Universidade Federal do Piauí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Quarta aumentada.Show do Carnaúba Jazz com Rafael Fortes. 2018. (Outra).

2.
violao: uma proposta de analise mecanica. 2018. (Outra).

3.
Oficina: Lawrence ?Butch? Morris e a prática musical de Conduction: Gestos, Linguagem e Improvisação Conduzida na Música de Conjunto.Oficina: Lawrence ?Butch? Morris e a prática musical de Conduction: Gestos, Linguagem e Improvisação Conduzida na Música de Conjunto. 2017. (Oficina).

4.
XXIII colóquio do Programa de pós-graduação da UNIRIO.A expansão da análise schenkeriana para o repertório pós-tonal. 2017. (Outra).

5.
Performa '15: International Conferences on Performance Studies. Problemáticas na performance de uma obra mais ou menos aberta. 2015. (Congresso).

6.
XXV Congresso da ANPPOM. Participação do XXV congresso da ANPPOM. 2015. (Congresso).

7.
Exposição Novas poéticas com o coletivo MAD. Performance. 2014. (Exposição).

8.
I Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical. Trama de sonoridades: proposta de aplicação do conceito de "unidade sonora composta" à análise particional. 2014. (Congresso).

9.
I Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical.Participação no Grupo de Estudos: produção teórica e analítica no Brasil: trajetórias e Identidades. 2014. (Outra).

10.
Seminário de Pesquisas em Andamento.Investigações sonoras: composições cênicas para vozes de atores. 2014. (Seminário).

11.
III encontro internacional de teoria e análise musical.O princípio de profundidade estrutural na tonalidade expandida. 2013. (Encontro).

12.
Performa 2013: Encontros de Investigação em Performance. "No minuto inconsciente..." (2012) composição para dois atores. 2013. (Congresso).

13.
X ENCUn (Encontro Nacional de Compositores Universitários).Sobre uma composição para dois atores. 2012. (Encontro).

14.
I Fórum de Compositores.Oficina: Estratégias composicionais baseadas em modelos psicoacústicos. 2011. (Oficina).

15.
Ciclo de palestras: Segunda escola de Viena: do colapso do Sistema Tonal à elaboração do Dodecacafonismo. 2009. (Outra).

16.
Oficina de Saxofone da quinta semana de música de Ouro Branco.Oficina de Saxofone da quinta semana de música de Ouro Branco. 2008. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FORTES, Rafael.; BORGES, R. ; CERQUEIRA, Daniel ; SARAIVA, Joana ; MANICA, Michele ; RODRIGUES, Adriana ; COTRIM, Ricardo . XXIII Colóquio do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2017. (Outro).

2.
FORTES, Rafael.. Moderador de sessão de comunicação do XXIII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO. 2017. (Outro).

3.
FORTES, Rafael.. X ENCUn (Encontro Nacional dos compositores universitários. 2012. (Outro).

4.
FORTES, Rafael.. I FoCo (fórum dos compositores). 2011. (Outro).

5.
FORTES, Rafael.. IV Fórum de Composição do Instituto Villa-Lobos/UNIRIO. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Caio Henrique Ferreira da Silva. Trilha musical: a relação espaço-temporal da música e os elementos sonoros na narrativa fílmica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Rafael Moreira Fortes.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 11:16:33