Arianna Sala

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1335902927411764
  • Última atualização do currículo em 07/03/2017


Possui graduação em Psicologia (Università degli Studi di Firenze,2003), doutorado em Psicologia (Universidad de Sevilla, 2008) e pós-doutorado em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina (PNPD/PPGAS/UFSC 2012-2014). Tem experiência na área de Psicologia e da Antropologia, com ênfase em Estudos de Gênero e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da cultura de gênero na escola, politicas públicas e direito à educação, boas práticas em educação, combate ao heterossexismo nos sistemas de ensino, direitos humanos, violência de gênero, análise da narrativa e memoria autobiográfica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Arianna Sala
Nome em citações bibliográficas
SALA, A.;Sala, Arianna

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina.
Campus Universitario
Trinidade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 476
Telefone: (48) 37219714


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2008
Doutorado em Psicologia.
Universidad de Sevilla, US, Espanha.
com período co-tutela/sanduíche em (Orientador: ).
Título: CONSTRUCCIONES IDENTITARIAS EN EL CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL: IDENTIDADES LÉSBICAS, HISTORIAS DE VIDA Y DISCURSOS SOCIALES, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Manuel Luis de la Mata Benítez, Universidad de Sevilla.
Coorientador: Andrea Smorti, Universitá degli Studi di Firenze.
Palavras-chave: Lesbianidade; psicología histórico-cultural; historias de vida; memória autobiográfica.
2003 - 2006
Mestrado em Psicologia.
Universidad de Sevilla, US, Espanha.
Título: Narrativas personales, discurso social y construcciones identitarias en mujeres lesbianas,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Manuel Luis de la Mata Benítez.
Coorientador: Andrea Smorti (Universitá degli Studi di Firenze).
Palavras-chave: discurso social; identidade; memória autobiográfica; Lesbianidade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Estudos de Gênero.
1995 - 2003
Graduação em Psicologia.
Università degli Studi di Firenze, UNIFI, Itália.
Título: Esperienze di ospedalizzazione e narrazione.
Orientador: Andrea Smorti.
Bolsista do(a): Agenzia del Diritto allo Studio della Toscana, DSU TOSCANA, Itália.


Pós-doutorado


2012 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia e Gênero.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educaçâo e Gênero.


Formação Complementar


2011 - 2011
Formación en docencia semi-presencial sobre Web-CT. (Carga horária: 140h).
Universidad Pablo de Olavide, UPO, Espanha.
2006 - 2006
viagens de estudo pré-doutoramento.
Università degli Studi di Firenze, UNIFI, Itália.
2004 - 2005
MBA em Especialista univ. en investigación participativa. (Carga Horária: 310h).
Universidad Pablo de Olavide, UPO, Espanha.
Palavras-chave: pesquisa participativa; análise dos processos da comunidade; cultura popular.
2004 - 2004
La edición multimedia en internet. (Carga horária: 210h).
Santillana Formación, S.F., Espanha.
2004 - 2004
Convivencia intercultural y atención sanitaria. (Carga horária: 30h).
Servicio Andaluz de Salud, SAS, Espanha.
2003 - 2003
Terapia Narrativa: El modelo Dialógico. (Carga horária: 8h).
Universidad de Sevilla, US, Espanha.


Atuação Profissional



Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, SPM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
EDITAL 012/2015 - Perfil ?Pesquisa Avaliativa dos Projetos Educacionais da SAIAT/SPM?


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Prestadora de Serviço, Enquadramento Funcional: Consultora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realização de quatro documentos técnicos sobre direitos humanos na educação: 1. Documento técnico contendo estudo analítico da situação educacional de travestis e transexuais. Análise do processo de disseminação do reconhecimento do uso do nome social nos sistemas e instituições de ensino. Identificação das possibilidades de articulação de programas e políticas já em curso no Ministério da Educação com a promoção da escolarização e profissionalização de travestis e transexuais. 2. Levantamento dos materiais produzidos no âmbito dos editais SECAD/MEC Nº 01, de 16 de Abril de 2008, Nº 06 SECAD/MEC, de 1º de Abril de 2009 E Nº 28 SECAD/MEC, de 23 de Novembro de 2009, bem como de dados sobre sua distribuição. Sistematização, classificação e análise dos materiais, indicando a aplicabilidade na educação básica, superior, profissional e na formação de profissionais de educação. 3. Levantamento das experiências inscritas e classificadas no Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, promovido pelo Ministério da Educação e a Secretaria de Políticas para Mulheres e no Prêmio Educando para o Respeito à Diversidade Sexual, nos últimos três anos. Análise das referidas experiências, tendo como foco sua contribuição pedagógica e condições de replicabilidade e incorporação curricular. 4. Levantamento de atividades pedagógicas e estratégias educacionais para a educação em direitos humanos desenvolvidas no âmbito dos cursos de formação continuada acompanhados pela Coordenação Geral de Direitos Humanos no âmbito da Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública, ofertados e concluídos entre 2012 e 2014. Análise das atividades desenvolvidas, avaliando alcance, metodologia e impacto no processo de aprendizagem da/o cursista. Análise da possibilidade de incorporação destas à metodologia de ensino dos referidos cursos de formação.

Atividades

06/2014 - 02/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, .

06/2014 - 02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, .

Cargo ou função
Consultora.

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista pós-doc, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2013 - Atual
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Social II
05/2012 - 06/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Antropología Social/UFSC, .

05/2012 - 06/2014
Extensão universitária , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação executiva do Projeto de Extensão Universitária "Papo Sério - Discussões sobre Gênero, Homofobia e Prevenção com jovens do entorno da Universidade Federal de Santa Catarina".
10/2013 - 10/2013
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Homofobia e Lesbofobia e o Trabalho do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades da UFSC/NIGS
08/2013 - 10/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curso de capacitação para servidores UFSC "Aspectos inerentes à inclusão social"
03/2013 - 08/2013
Ensino, Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ICH 510052 Tópicos especiais em assuntos interdisciplinares: Teorias feministas e estudos de gênerp

Universidad de Sevilla, US, Espanha.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 9

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 13

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 13

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: assistente honorário, Enquadramento Funcional: assistente honorário do departamento de psico

Atividades

09/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Facultad de Psicología, .

10/2011 - 02/2012
Ensino, Master Univers. en Profesorado de Eso y Bach. FP,, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aprendizaje y Desarrollo de la Personalidad (20h)
10/2011 - 02/2012
Ensino, Grado en Educación Primaria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dificultades del Desarrollo y del Aprendizaje (100h)
10/2010 - 02/2011
Ensino, Graduaçao em Psicología, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicología de la Educación (90h)
Prácticum (10h)
10/2010 - 2/2011
Ensino, Master Univers. en Profesorado de Eso y Bach. FP,, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aprendizaje y Desarrollo de la Personalidad (20h)
10/2009 - 09/2010
Ensino, Master Univers. en Profesorado de Eso y Bach. FP,, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aprendizaje y Desarrollo de la Personalidad
10/2009 - 09/2010
Ensino, Maestro Especialidad Educación Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prácticas de Enseñanza I (20h)
10/2009 - 09/2010
Ensino, Maestro- especialidad de Educación Primaria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prácticas de Enseñanza I (5h)
10/2009 - 09/2010
Ensino, Graduaçao em Psicopedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicología de la Instrucción (90h)
10/2009 - 09/2010
Ensino, Graduaçao em Psicología, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicología de la Eduación (45h)
05/2009 - 05/2009
Extensão universitária , Facultad de Psicología, .

Atividade de extensão realizada
Contra el sexismo y la homofobia. Promoción de una cultura de género basada en la Igualdad (curso de 12h).
11/2008 - 12/2008
Ensino, Graduaçao em Psicología, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicología del Pensamiento y del Lenguaje (20h)
05/2008 - 07/2008
Outras atividades técnico-científicas , Facultad de Psicología, Facultad de Psicología.

Atividade realizada
Trabalho técnico no proyecto de pesquisa "Las experiencias vitales de jovenes adultos que han crecido con padres gays y madres lesbianas".
05/2008 - 05/2008
Extensão universitária , Facultad de Bellas Artes, .

Atividade de extensão realizada
El Estimulo en el processo Creativo: de la idea a la realización (curso de 5h).

Universidad Pablo de Olavide, UPO, Espanha.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 12

Atividades

10/2011 - 02/2012
Ensino, Continuación Estudios al Grado en Trabajo Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGÍA DEL DESARROLLO EN EL CICLO VITAL (9h)
10/2011 - 02/2012
Ensino, Continuación de Estudios al Grado en Educación Soc, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de la actividad psicológica humana (19.5h)
09/2011 - 02/2012
Ensino, Grado de Trabajo Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
BASES DEL FUNCIONAMIENTO PSICOLÓGICO HUMANO (73h)
03/2011 - 09/2011
Ensino, Grado de Trabajo Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicología del Desarrollo en el Ciclo Vital (42 h)
03/2011 - 09/2011
Ensino, Grado en Educación Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicología del Desarrollo en el Ciclo Vital (42h)

Fundación Andaluza Fondo de Formación y Empleo, FAFFE, Espanha.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: coordenador do projeto de pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento del "Estudo sobre psicoterapia de grupo com mulheres vítimas de violência doméstica em centros de informação provinciais e municipais para as mulheres em Andaluzia"

Atividades

01/2009 - 10/2009
Pesquisa e desenvolvimento , FAFFE, .


Timón S.Coop.And, TIMÓN, Espanha.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estudo sobre a empregabilidade e integração profissional das mulheres vítimas de violência doméstica

Atividades

09/2010 - 11/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Timón S.Coop.And, .



Linhas de pesquisa


1.
Viôlencias de gênero
2.
Teoría Feminista e Queer
3.
Gênero e Educação
4.
Identidades e parentalidades LGBTTT
5.
Metodologias qualitativas de pesquisa
6.
Análise da atenção psicológica de grupo
7.
Violência de gênero
8.
Violência de gênero
9.
Políticas públicas de emprego
10.
Gênero e Educação
11.
Teoría feminista e Queer
12.
Educação e Direitos Humanos
13.
Gênero e Educação


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Antropologia, Gênero e Educação em Santa Catarina
Descrição: Este projeto de pesquisa, a ser realizado no âmbito do Programa de Apoio a Núcleos Emergentes PRONEM-FAPESC-CNPq visa a estudar como questões de gênero e sexualidade tem sido incorporadas pelas políticas públicas educacionais no Estado de Santa Catarina. Para o desenvolvimento deste projeto, serão articulados os campos teóricos da Antropologia, Educação, Psicologia e dos Estudos de Gênero visando a contribuir para a discussão e construção de políticas públicas educacionais, que objetivam a promoção da igualdade, da equidade e do respeito à diversidade.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Papo Sério - Discussões sobre Gênero, Homofobia e Prevenção com jovens do entorno da Universidade Federal de Santa Catarina.
Descrição: Descrição: Projeto de extensão e pesquisa que tem como objetivo problematizar as representações de gênero e sexualidade com jovens alunos e alunas de escolas públicas de Florianópolis. O projeto está centrado em oficinas temáticas, em torno de questões de gênero e sexualidade, elaboradas a partir dos eixos de pesquisas realizadas no Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades da UFSC (NIGS). Em sua primeira edição (agosto-dezembro 2007) estudantes de escolas publicas participaram como ouvintes do Seminário Nacional Homofobia, Identidades e Cidadania LGBT e foram realizados 3 ciclos de quatro oficinas em escolas localizadas na região da UFSC. Em sua segunda edição (abril-dezembro 2009), foram realizadas ciclos de três oficinas em 4 escolas da Grande Florianópolis, atingindo aproximadamente 400 estudantes da rede publica de ensino e realizado o I Concurso de Cartazes sobre Homofobia, Lesbofobia e Transfobia na Escola. Participam do Projeto Papo Sério doutorand@s, mestrando@s e estudantes de graduação da UFSC. Em sua terceira edição (janeiro a dezembro 2010), o Projeto Papo Sério prevê realização da II Edição do Concurso de Cartazes e a continuidade das atividades de oficinas em um numero maior de escolas da Grande Florianópolis. Em sua quarta edição (janeiro a dezembro 2011), o Projeto Papo Sério prevê realização da III Edição do Concurso de Cartazes e a continuidade das atividades de oficinas em um numero maior de escolas da Grande Florianópolis. O projeto tem permitido não apenas a formação continuada de estudantes, como de educadoras, em temáticas ligadas à diversidade sexual e na luta contra preconceitos, assim como ter sido campo de desenvolvimento de pesquisas sobre as tematicas do amor, da sexualidade e da violências de gênero, racistas, bullyng escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Arianna Sala - Integrante / Miriam Pilar Grossi - Coordenador / Simone Nunes Avila - Integrante / Jimena Maria Massa - Integrante / Caterina Rea - Integrante / Felipe Bruno Fernandes - Integrante / Gicele Sucupira Fernandes - Integrante / Anelise Froés da Silva - Integrante / Rayani Mariano - Integrante / Fatima Weiss de Jesus - Integrante / Claudia Nichnig - Integrante / Patricia Rosalba Costa - Integrante / Vinicius Ferreira - Integrante / Paula Pinhal de Carlos - Integrante / Raruilquer Oliveira - Integrante / Rosa Blanca Cedillo - Integrante / Nayara Piloni - Integrante / Camila Bianca dos Reis - Integrante / Eduardo Frigério - Integrante / Giovanna Triñanes - Integrante / Carolina Gorski - Integrante / Isadora Vier Machado - Integrante / Heloisa Regina Souza - Integrante / Claudio Leite Leandro - Integrante / Fernanda Azevedo Moraes - Integrante / Ana Paula Boscatti - Integrante / Bianca DO NASCIMENTO - Integrante / Tiago Borges MACHADO - Integrante / Douglas Barreto PEDRO - Integrante / Charles Fernandes Constantin - Integrante / Walace Henrique Mendes Ferreira - Integrante / Julia Godinho - Integrante / Bruno Cordeiro - Integrante / Angela Medeiros - Integrante / Izabela Liz Schlindwein - Integrante / Bruna Klöppel - Integrante / Kathilça Lopes - Integrante / Nattany Rodrigues - Integrante / Camila Laurindo - Integrante / Laura Martendal - Integrante.
2010 - 2011
Recuperando el control de nuestras vidas: reconstrucción de identidades y empoderamiento en mujeres víctimas de violencia de género (INVM PR058-07 )
Descrição: Recuperar o controle de nossas vidas: a reconstrução de identidades e empoderamento para as mulheres vítimas de violência doméstica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Estudio sobre mujeres víctimas de violencia de género que renuncian a continuar con el proceso judicial iniciado.(1071/0453 )
Descrição: Estudo das mulheres vítimas de violência doméstica que renuncian para continuar o julgamento começou..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Arianna Sala - Integrante / Mª Jesús Cala Carrillo - Coordenador / Francisco Javier Saavedra Macias - Integrante / Eva Trigo Sánchez - Integrante / De La Mata Benítez, Manuel L. - Integrante.Financiador(es): Junta de Andalucía (Consejería para la igualdad y el bienestar social) - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - 2011
Estudo sobre a empregabilidade e integração profissional das mulheres vítimas de violência doméstica
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
Evaluación del Programa de Intervención Reeducativa con Hombres Agresores en Violencia de Género utilizado en la Comunidad Autónoma Andaluza.(0792/0372)
Descrição: Avaliação de Programas de Intervenção reeducação com os homens Delinquentes Violência Doméstica utilizados na Andaluzia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Estudio del fracaso escolar desde la perspectiva de género.(0950/0420)
Descrição: Estudo das causas que produzem diferenças de desempenho escolar a partir da perspectiva de género e de medidas de intervenção.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
Estudio sobre la intervención psicológica grupal con mujeres víctimas de violencia de género en los centros provinciales y municipales de información a la mujer
Descrição: Desenvolvimento del "Estudo sobre psicoterapia de grupo com mulheres vítimas de violência doméstica em centros de informação estaduais e municipais para as mulheres em Andaluzia".
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
Teón XXI: Creación de Recursos Online para el Conocimiento y Difusión de la Cultura de Género en la Escuela (P06-HUM-01408)
Descrição: Recursos on-line para o Conhecimento e Difusão da Cultura de Gênero na Escola.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
El crecimiento de la participación de las mujeres en el mercado laboral en Europa. La variación de la tasa de empleo femenino en España, razones y perspectivas con respecto a los objetivos de la agenda de Lisboa (SI-137/07)
Descrição: Estudo sobre o crescimento da participação feminina no mercado de trabalho na Europa. A variação da taxa de emprego feminino na Espanha, razões e perspectivas sobre os objectivos da Agenda de Lisboa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Journal of Homosexuality
2012 - 2012
Periódico: Cadernos de Psicologia Social do Trabalho (USP)
2013 - 2013
Periódico: Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso)
2014 - Atual
Periódico: Revista de Estudos Feministas
2016 - Atual
Periódico: Teoria & Sociedade (UFMG)
2016 - Atual
Periódico: Vivência: Revista de Antropologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Estudos de Gênero.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educaçâo e Gênero.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: análise da violência de gênero.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Aprovação em segundo lugar para Concurso Publico para Professor Visitante, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, Departamento de Psicologia.
2013
Acreditada como docente universitária nas Espanha nas figuras profissionais de "Professor Contratado Doctor" e "Professor de Universidade Privada, Agencia Nacional de Avaliação da Qualidade e Acreditação (ANECA)/ Ministério da Educação- Espanha.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SALA, A.2017 SALA, A.; De La Mata Benítez, Manuel L. . The Narrative Construction of Lesbian Identity: A Study using Bruner?s Self Indicators. Culture & Psychology, v. 23, p. 108-127, 2017.

2.
Saavedra Macías, F.J.2014Saavedra Macías, F.J. ; Bascón Diez, M.J. ; ROJAS HUERCANO, M.J. ; SALA, A. . Salud psicosocial de cuidadoras familiares y profesionales: asociación con factores sociodemográficos y psicológicos. Anuario de Psicología/The UB Journal of Psychology, v. 44, p. 229, 2014.

3.
GARCÍA PEREZ, R. G.2013GARCÍA PEREZ, R. G. ; Sala, Arianna ; RODRIGUEZ VIDALES, E. ; SABUCO I CANTÓ, A. . Formación inicial del profesorado sobre género y coeducación: Impactos metacognitivos de la inclusión curricular transversal sobre sexismo y homofobia. Profesorado (Granada), v. 17, p. 269-287, 2013.

4.
SABUCO I CANTÓ, A.2013SABUCO I CANTÓ, A. ; SALA, A. ; RITA, S. ; Rebollo Catalán, MªAngeles . DISCURSOS DE NIÑOS VARONES SOBRE LA MASCULINIDAD EN CONTEXTOS ESCOLARES. UN ESTUDIO PILOTO. Profesorado (Granada), v. 17, p. 141-157, 2013.

5.
Rebollo Catalán, MªAngeles2012 Rebollo Catalán, MªAngeles ; Piedra de la Cuadra, J. ; Sala, Arianna ; SABUCO I CANTÓ, A. ; Saavedra Macías, F.J. ; Bascón Diez, M.J. . La equidad de género en educación: análisis y descripción de buenas prácticas educativas. Revista de Educación, v. 358, p. 129-152, 2012.

6.
SALA, A.;Sala, Arianna2009 SALA, A.; De La Mata Benítez, Manuel L. . Developing Lesbian Identity: A Sociohistorical Approach. Journal of Homosexuality, v. 56, p. 819-838, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Mª Jesús Cala Carrillo (Org.) ; Godoy Hurtado, S. (Org.) ; SALA, A. (Org.) ; Trigo Sánchez, E. (Org.) ; de La Mata Benítez, M.L. (Org.) ; Saavedra Macías, F.J. (Org.) ; Calderon Garcia, M. (Org.) ; ROJAS HUERCANO, M.J. (Org.) ; Gonzalez, C. (Org.) ; Rodriguez Garcia, M. (Org.) ; DUQUE, E. C. (Org.) ; GARCIA, M. G. (Org.) . La renuncia a continuar en el procedimiento judicial en mujeres víctimas de violencia de género: un estudio en la comunidad autónoma andaluza. 1. ed. Sevilla: Dirección General de Violencia de Género, Consejería para la Igualdad y el Bienestar Social, 2012. 239p .

2.
SALA, A.. Construcciones Identitarias en Contexto Historico-Cultural: Identidades Lesbicas, Historias de Vida y Discursos Sociales. 1. ed. Sevilla: VICERRECTORADO DE INVESTIGACION, 2008. 301p .

Capítulos de livros publicados
1.
Sala, Arianna; Calderon Garcia, M. ; ROJAS HUERCANO, M.J. . Recursos sociales e itinerario judicial en el procedimiento judicial contra violencia de género en España. In: María Jesús Cala Carrillo, Salud Godoy Hurtado, Arianna Sala (et.al.). (Org.). La renuncia a continuar en el procedimiento judicial en mujeres víctimas de violencia de género: un estudio en la comunidad autónoma andaluza. 1ed.Sevilla: Dirección General de Violencia de Género. Cons. Igualdad y Bienestar Social, Junta de Andalucia, 2012, v. , p. 43-78.

2.
Sala, Arianna; Trigo Sánchez, E. ; ROJAS HUERCANO, M.J. . Violencia de género: un método para el estudio sobre el abandono del proceso judicial. In: María Jesús Cala Carrillo, Salud Godoy Hurtado, Arianna Sala (et.al.). (Org.). La renuncia a continuar en el procedimiento judicial en mujeres víctimas de violencia de género: un estudio en la comunidad autónoma andaluza. 1ed.Sevilla: Dirección General de Violencia de Género. Cons. Igualdad y Bienestar Social, Junta de Andalucia, 2012, v. , p. 115-128.

3.
Trigo Sánchez, E. ; Sala, Arianna ; Calderon Garcia, M. . Hallazgos fundamentales sobre la renuncias al procedimiento judicial por violencia de género. In: María Jesús Cala Carrillo, Salud Godoy Hurtado, Arianna Sala (et.al.). (Org.). La renuncia a continuar en el procedimiento judicial en mujeres víctimas de violencia de género: un estudio en la comunidad autónoma andaluza. 1ed.Sevilla: Dirección General de Violencia de Género. Cons. Igualdad y Bienestar Social, Junta de Andalucia, 2012, v. 1, p. 129-186.

4.
Mª Jesús Cala Carrillo ; Sala, Arianna ; Godoy Hurtado, S. . Introducción. In: María Jesús Cala Carrillo, Salud Godoy Hurtado, Arianna Sala (et.al.). (Org.). La renuncia a continuar en el procedimiento judicial en mujeres víctimas de violencia de género: un estudio en la comunidad autónoma andaluza. 1ed.Sevilla: Dirección General de Violencia de Género. Cons. Igualdad y Bienestar Social, Junta de Andalucia, 2012, v. , p. 13-19.

5.
Bascón Diez, M.J. ; Rebollo Catalán, MªAngeles ; PRADOS GALLARDO, MªM. ; Saavedra Macías, F.J. ; Sala, Arianna ; IGNACIO CARMONA, M.J. . ANALISIS DE BUENAS PRACTICAS COEDUCATIVAS EN EL MARCO DEL PROYECTO TEON XXI: UN ENFOQUE SOCIOCULTURAL. In: Isabel Vásquez Bermudez. (Org.). INVESTIGACIONES MULTIDISCIPLINARES EN GÉNERO. 1ed.Sevilla: Edición Digital @tres, 2010, v. 1, p. 103-121.

6.
Sala, Arianna; de La Mata Benítez, M.L. ; Smorti, A. . DE LA DECONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD DE GÉNERO A LA DECONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD SEXUAL. In: Isabel Vásquez Bermudez. (Org.). INVESTIGACIÓN Y GÉNERO. 1ed.Sevilla: , 2009, v. , p. 1247-1264.

7.
SALA, A.; De La Mata Benítez, Manuel L. . La Construcción Dialógica de la Identidad Lésbica.. In: Perez-Amat García Ricardo; Nuñez Puente Sonia; García Jimenez Antonio. (Org.). Comunicación Identidad y Género.. Madrid: Editorial Fragua, 2008, v. 1, p. 181-191.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SALA, A.. EXPERIENCIAS DE HOSPITALIZACION Y NARRACION. Eclecta, San Luis de Potosí, Mexico, p. 25 - 37, 15 dez. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SALA, A.; Pilar Grossi, M. . BATENDO UM ?PAPO SERIO?: DESCONSTRUINDO GÊNERO E SEXO NAS ESCOLAS DE SANTA CATARINA. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENLAÇANDO SEXUALIDADES, 2013, Salvador. Anais III Seminário Enlaçando Sexualidades. Salvador: Eduneb, 2013.

2.
SALA, A.. Discursos sociales y personales en las narraciones autobiográficas de 8 mujeres lesbianas españolas. In: 28º RBA, 2012, Sao Paulo. Anais 28ª RBA, 2012.

3.
SALA, A.; Mª Jesús Cala Carrillo . ESTUDO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE ABANDONO DOS PROCEDIMENTOS JUDICIAIS INICIADOS POR VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESPANHA.. In: CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 2012, Niterói RJ. ANAIS do I CONINTER ?Perspectivas e desafios da interdisciplinaridade?. Niterói, RJ: Associação Nacional de pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2012.

4.
GARCÍA PEREZ, R. G. ; SALA, A. ; RODRIGUEZ VIDALES, E. ; Campos Medina, R. ; Fernandez Viana M. . Conocimiento y metacognición sobre género y homofobia en el alumnado universitario de Ciencias de la Educación. In: III Congreso Universitario Nacional, 2011, Sevilla. INVESTIGACIÓN Y GÉNERO: Logros y retos. Sevilla: C69 Producciones SLNE, 2011. p. 667-690.

5.
GARCÍA PEREZ, R. G. ; Rebollo Catalán, MªAngeles ; SALA, A. ; RODRIGUEZ VIDALES, E. ; Fernandez Viana M. ; Campos Medina, R. . Innovación con Perspectiva de Género en Ciencias de la Educación: Evaluación del impacto metacognitivo en el alumnado universitario. In: I JORNADA INNOVACIÓN DOCENTE, 2011, Sevilla. Innovar desde la diversidad para converger en la mejora. Sevilla: Copiarte, 2011.

6.
Bascón Diez, M.J. ; Rebollo Catalán, MªAngeles ; PRADOS GALLARDO, MªM. ; Saavedra Macías, F.J. ; SALA, A. ; SANTAMARIA SANTIGOSA, A. ; IGNACIO CARMONA, M.J. . ANÁLISIS DE BUENAS PRÁCTICAS COEDUCATIVAS EN EL MARCO DEL PROYECTO TEÓN XXI: UN ENFOQUE SOCIOCULTURAL. In: II Congreso Universitario Nacional Investigación y Género, 2010, Sevilla. INVESTIGACIONES MULTIDISCIPLINARES EN GÉNERO. Sevilla: Edición Digital@tres S.L.L., 2010. p. 103-121.

7.
SALA, A.; de La Mata Benítez, M.L. ; Smorti, A. . DE LA DECONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD DE GÉNERO A LA DECONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD SEXUAL. In: CONGRESO ANDALUZ Investigación y género: avances en las distintas áreas del conocimiento, 2009, Sevilla. Investigación y género: avances en las distintas áreas del conocimiento. Sevilla: Edición Digital@tres S.L.L., 2009. p. 1247-1264.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SALA, A.; de La Mata Benítez, M.L. . Social discourses, autobiographical narratives and identity in lesbian women. In: FOURTH INTERNATIONAL CONFERENCE ON THE DIALOGICAL SELF 2006, 2006, Braga. 4 th International Conference on the Dialogical Self: Book of abstract, 2006. p. 51-52.

2.
SALA, A.; de La Mata Benítez, M.L. ; SANTAMARIA SANTIGOSA, A. ; Montoya Jimenez, E. . DISCURSO SOCIAL, HISTORIAS DE VIDA Y MEMORIA AUTOBIOGRÁFICA EN GAYS Y LESBIANAS. In: JORNADAS DE DESARROLLO HUMANO Y EDUCACIÓN, 2005, Alcalá de Henares, Madrid. IV JORNADAS DE DESARROLLO HUMANO Y EDUCACIÓN, 2005. p. 60-62.

3.
SALA, A.; de La Mata Benítez, M.L. . SOCIAL DISCOURSE, LIFE-NARRATIVES AND AUTOBIOGRAPHICAL MEMORY IN LESBIAN WOME. In: XII EUROPEAN CONFERENCE ON DEVLOPMENTAL PSYCHOLOGY, 2005, Tenerife. XII EUROPEAN CONFERENCE ON DEVLOPMENTAL PSYCHOLOGY: BOOk of Abstract, 2005. p. 61-62.

Apresentações de Trabalho
1.
SALA, A.. Educação, relações de gênero e familia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SALA, A.. Adolescência queer e direito à educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Sala, Arianna. 8 de março: Dia Internacional da Mulher Trabalhadora. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SALA, A.; GROSSI, M. . Somos iguais nas diferenças sexuais. Homofobia,lesbofobia e transfobia nunca mais. Construindo discursos contra a discriminação por razão de sexual nas escolas: quem e como representa-se?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SALA, A.. Analise da disseminação do uso do nome social nas instituições publicas de ensino brasileiras. Mesa redonda Desafios do reconhecimento do nome social no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SALA, A.. (In)Visibilidade Trans no Imaginário de estudantes Trans da Educação Básica da Grande Florianópolis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SALA, A.; Grossi, M.P. . Somos iguais nas diferenças sexuais?. Análise dos discursos contra a violencia heterossexista produzidos por adolescentes brasileiras/os no marco do Projeto Papo Serio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SALA, A.; Grossi, M.P. . BATENDO UM PAPO SÉRIO: DESCONSTRUINDO GÊNERO E SEXO NAS ESCOLAS DE SANTA CATARINA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Sala, Arianna. Debatendo gêneros e sexualidades nas escolas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Sala, Arianna; Welter, T. ; CORDEIRO, B. ; NUNEZ, G. L. . Mesa Redonda Heterossexismo e Experiências Trans na Educaçao. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SALA, A.. Discusos sociales y personales en las narraciones autobiográficas de 8 mujeres lesbianas españolas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Saavedra Macías, F.J. ; SALA, A. ; Bascón Diez, M.J. . Experiences from a narrative activity in a workshop for familiar caregivers: Emotions and beliefs. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Sala, Arianna. Gêneros e Sexualidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Sala, Arianna. Lesbo-homo-transfobia nas escolas de Santa Catarina: evolução e acompanhamento do Projeto Papo Serio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
Sala, Arianna; GROSSI, M. . ?O Projeto Papo Sério: desconstruindo estereótipos sobre gênero e sexualidade nas escolas?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
Sala, Arianna. Sexo, Gênero, Heterossexismo e Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Sala, Arianna; Mª Jesús Cala Carrillo . Estudo sobre os fatores que influem na decisão de abandono dos procedimentos judiciais iniciados por violência de gênero na Espanha. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SALA, A.. LA CONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD LÉSBICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
GARCÍA PEREZ, R. G. ; SALA, A. ; RODRIGUEZ VIDALES, E. . Conocimiento y metacognición sobre género y homofobia en el alumnado universitario de Ciencias de la Educación. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SALA, A.; de La Mata Benítez, M.L. . Identity reconstruction and empowerment in women. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
GARCÍA PEREZ, R. G. ; SALA, A. ; RODRIGUEZ VIDALES, E. . Innovación con Perspectiva de Género en Ciencias de la Educación: Evaluación del impacto metacognitivo en el alumnado universitario. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SALA, A.; Mª Jesús Cala Carrillo ; De La Mata Benítez, Manuel L. . RE-CONSTRUCCIONES IDENTITARIAS TRAS SALIR DE LA VIOLENCIA DE GÉNERO. UN ANÁLISIS NARRATIVO UTILIZANDO LOS INDICADORES DEL SELF DE BRUNER. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
Bascón Diez, M.J. ; SALA, A. ; Saavedra Macías, F.J. . ANÁLISIS DE BUENAS PRÁCTICAS COEDUCATIVAS EN EL MARCO DEL PROYECTO TEÓN XXI: UN ENFOQUE SOCIOCULTURAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SALA, A.; De La Mata Benítez, Manuel L. ; Smorti, A. . DE LA DECONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD DE GÉNERO A LA DECONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD SEXUAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SALA, A.; De La Mata Benítez, Manuel L. . A Study of Lesbian Identity Using Bruner?S Self Indicators. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SALA, A.; De La Mata Benítez, Manuel L. . La Construcción Dialógica de la Identidad Lésbica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SALA, A.; De La Mata Benítez, Manuel L. . Social discourses, autobiographical narratives and identity in lesbian women. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SALA, A.; de La Mata Benítez, M.L. . SOCIAL DISCOURSE, LIFE-NARRATIVES AND AUTOBIOGRAPHICAL MEMORY IN LESBIAN WOMEN. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SALA, A.; De La Mata Benítez, Manuel L. ; SANTAMARIA SANTIGOSA, A. ; Montoya Jimenez, E. . DISCURSO SOCIAL, HISTORIAS DE VIDA Y MEMORIA AUTOBIOGRÁFICA EN GAYS Y LESBIANAS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SALA, A.; De La Mata Benítez, Manuel L. . Life-narratives and autobiographical memory in gays and lesbians: the appropiation of social discourses. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SALA, A.. Documento técnico contendo estudo das atividades pedagógicas desenvolvidas por profissionais da educação em escolas de educação básica, relacionadas aos cursos de formação continuada acompanhados pela Coordenação Geral de Direitos Humanos no âmbito da Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública, ofertados e concluídos entre 2012 e 2014, incluindo. 2015.

2.
SALA, A.. Documento técnico contendo estudo analítico dos materiais didáticos produzidos sobre diversidade sexual e de gênero produzidos no âmbito dos editais SECAD/MEC N° 1 DE 16 DE Abril de 2008, N° 6 SECAD/MEC de 1 de Abril de 2009 e n° 28 SECAD MEC de 23 de Novembro de 2009, incluindo análise quanto à aplicabilidade na educação básica, superior, profissional e na formação de profissionais da educação.. 2014.

3.
SALA, A.. Documento técnico contendo estudo das experiências exitosas na promoção de uma educação não sexista, a partir das experiências classificadas nas edições do Premio Construindo a Igualdade de Gênero, promovido pelo Ministério da Educação e a Secretaria de Políticas para Mulheres e no Premio Educando para a Diversidade.. 2014.

4.
SALA, A.. Documento técnico contendo estudo analítico da situação educacional de travestis e transexuais. Analisar o processo de disseminação do reconhecimento do uso do nome social nos sistemas e instituições de ensino. Identificar as possibilidades de articulação de programas e políticas já em curso no Ministério da Educação com a promoção da escolarização e profissionalização de travestis e transexuais.. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
Rebollo Catalán, MªAngeles ; SALA, A. ; VEGA CARO, L. ; Bascón Diez, M.J. . Causas que provocan las diferencias en el rendimiento escolar desde la perspectiva de género, y medidas de intervención. 2011.

2.
Cala Carrillo, Mª.J. ; SALA, A. ; Godoy Hurtado, S. ; De La Mata Benítez, Manuel L. ; Mª Jesús Cala Carrillo ; Trigo Sánchez, E. ; Calderon Garcia, M. . La renuncia a continuar en el procedimiento judicial en mujeres víctimas de violencia de género: Un estudio en la Comunidad Autónoma Andaluza. 2011.

3.
Cala Carrillo, Mª.J. ; BARBERÁ HEREDIA, E. ; Bascón Diez, M.J. ; CANDELA AGULLÓ, C. ; CUBERO PÉREZ, M ; CUBERO PÉREZ, R. ; de La Mata Benítez, M.L. ; GARCÍA PEREZ, R. G. ; Godoy Hurtado, S. ; IGNACIO CARMONA, M.J. ; PRADOS GALLARDO, MªM. ; Rebollo Catalán, MªAngeles ; Saavedra Macías, F.J. ; SALA, A. ; SANTAMARIA SANTIGOSA, A. ; VEGA CARO, L. . RECUPERANDO EL CONTROL DE NUESTRAS VIDAS: RECONSTRUCCIÓN DE IDENTIDADES Y EMPODERAMIENTO EN MUJERES VÍCTIMAS DE VIOLENCIA DE GÉNERO. 2011.

4.
Cala Carrillo, Mª.J. ; de La Mata Benítez, M.L. ; SALA, A. ; Saavedra Macías, F.J. ; Trigo Sánchez, E. ; Godoy Hurtado, S. ; Bascón Diez, M.J. . Evaluación del Programa de Intervención Reeducativa con Hombres Agresores en Violencia de Género utilizado en la Comunidad Autónoma Andaluza. 2010.

5.
Muñoz Donate, F. ; SALA, A. . Estudio sobre la empleabilidad e inserción sociolaboral de las mujeres víctimas de violencia de género desde el enfoque de la diversidad. 2010.

6.
SALA, A.; López, A. . ESTUDIO SOBRE LA INTERVENCIÓN PSICOLÓGICA GRUPAL CON LAS MUJERES VÍCTIMAS DE VIOLENCIA DE GÉNERO EN LOS CENTROS PROVINCIALES Y CENTROS MUNICIPALES DE INFORMACIÓN A LA MUJER. 2009.

7.
Cala Carrillo, Mª.J. ; SALA, A. ; NAVARRO, S. M. . EL CRECIMIENTO DE LA PARTICIPACIÓN DE LAS MUJERES EN EL MERCADO LABORAL EN EUROPA. LA VARIACIÓN DE LA TASA DE EMPLEO FEMENINO EN ESPAÑA, RAZONES Y PERSPECTIVAS CON RESPECTO A LOS OBJETIVOS DE LA AGENDA DE LISBOA. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GONCALVES, J. R. ; Sala, Arianna ; Mariana Iracema ; Fernando Luis Cardoso . Programa 'Conversas Cruzadas'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
Sala, Arianna; Natan Schmitz Kremer . Programa 'Olhares'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
SALA, A.. Lança Perfume- Sexo, gênero e sexualidade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SALA, A.. Fonte da Juventude do século 21. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
SALA, A.. Universidade Já - Concurso de cartazes contra homo-lesbo-transfobia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
SALA, A.; Trapani, A. . Dia do sexo. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
GROSSI, M. ; SALA, A. ; NESPOLINI, M. ; Natan Schmitz Kremer ; CORDEIRO, B. ; NUNEZ, G. L. ; MONACO, H. M. ; DE AGUIAR, N.A. . Relatório Final do Projeto de Extensão PROBOLSAS UFSC. 2015. (Relatório de pesquisa).

2.
Sala, Arianna. 4º curso de curta duração em Gênero e Feminismo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Sala, Arianna. Curso de Curta Duraçao em Gênero e Feminismo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SALA, A.. Dificultades del desarrollo y del aprendizaje. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materiais de ensino para estudantes de Graduaçao Educaçao Primaria FaculdadedeEducação).

5.
Sala, Arianna. Aprendizaje y Desarrollo de la Personalidad. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materiais de ensino para estudante de Máster para formaçao Professorado).

6.
SALA, A.. La perspectiva de género y el enfoque de género. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
Sala, Arianna. Psicologia de la Instrucción. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materiais de ensino para estudantes de Psicopedagogia FaculdadedeEducação).

8.
SALA, A.. Psicología de la Educación. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
SALA, A.. Cuestiones de género. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Grossi, M.P.; Vale de Almeida, M.; Tamanini, M.; LISBOA, M. R. A.; SALA, A.. Participação em banca de Anna Carolina Horstmann Amorim. Nos já somos uma família, só faltam os filhos. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
SANTOS, M. A.; de Gusmão, D.; SALA, A.; OLIVEIRA, N. A.; Trindade, J.D.. Participação em banca de Diana Aleixo de Gusmão Carneiro. Saúde Mental dos Professores de uma Escola Pública Estadual do Tocantins: um Estudo de Caso. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Tocantins.

Qualificações de Doutorado
1.
SILVA, J. G.; MINELLA, L. S.; Sala, Arianna; LAGO, M. C. S.. Participação em banca de Raquel Costa Goldfard. MARCHA DAS VADIAS NA PARAÍBA: SONORIDADES, PERFORMANCES, E LINGUAGENS. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
ALVAREZ, S. E.; Teresa Kleba Lisboa; Sala, Arianna. Participação em banca de Renata Guimarães Reynaldo. Pós-colonialismo, poderes e hierarquias no feminismo transnacional: O Caso da Marcha Mundial de Mulheres. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Regional de Psicologia do Vale de Itajaí. Psicologia, relações de gênero, políticas públicas e saúde. 2014. (Congresso).

2.
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENLAÇANDO SEXUALIDADES.BATENDO UM ?PAPO SERIO?: DESCONSTRUINDO GÊNERO E SEXO NAS ESCOLAS DE SANTA CATARINA. 2013. (Seminário).

3.
28 RBA: Desafios antropológicos contemporâneos. Discusos sociales y personales en las narraciones autobiográficas de 8 mujeres lesbianas españolas. 2012. (Congresso).

4.
CONINTER, Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Estudo sobre os fatores que influem na decisão de abandono dos procedimentos judiciais iniciados por violência de gênero na Espanha. 2012. (Congresso).

5.
Encuentro Lesbitransinter feminista de America Latina y del Caribe.O Projeto Papo Sério: desconstruindo estereótipos sobre gênero e sexualidade nas escolas?. 2012. (Encontro).

6.
WPA thematic conference: Mental health and family medicine working togheter.. Experiences from a narrative activity in a workshop for familiar caregivers: Emotions and beliefs. 2012. (Congresso).

7.
I ENCUENTRO IBÉRICO DE LA ISCAR. SIGNIFICADO, MENTE Y CULTURA.RE-CONSTRUCCIONES IDENTITARIAS TRAS SALIR DE LA VIOLENCIA DE GÉNERO. UN ANÁLISIS NARRATIVO UTILIZANDO LOS INDICADORES DEL SELF DE BRUNER. 2011. (Encontro).

8.
III Congreso Universitario Nacional "Investigación y Género". Conocimiento y metacognición sobre género y homofobia en el alumnado universitario de Ciencias de la Educación. 2011. (Congresso).

9.
III ISCAR Congress. Identity reconstruction and empowerment in women. 2011. (Congresso).

10.
I Jornadas de Innovación Docente y Calidad. Innovación con Perspectiva de Género en Ciencias de la Educación: Evaluación del impacto metacognitivo en el alumnado universitario. 2011. (Congresso).

11.
PSICOLOGÍA Y DIVERSIDAD SEXUAL. LA CONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD LÉSBICA. 2011. (Congresso).

12.
II Congreso Universitario Nacional Investigación y Género. ANÁLISIS DE BUENAS PRÁCTICAS COEDUCATIVAS EN EL MARCO DEL PROYECTO TEÓN XXI: UN ENFOQUE SOCIOCULTURAL. 2010. (Congresso).

13.
Programa de reeducación para agresores en violencia de género: La experiencia de la Comunidad Autónoma Andaluza. 2010. (Outra).

14.
CONGRESO ANDALUZ "INVESTIGACIÓN Y GÉNERO. DE LA DECONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD DE GÉNERO A LA DECONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD SEXUAL. 2009. (Congresso).

15.
III Jornadas Estatales Igualdad y Violencia de Género. 2009. (Congresso).

16.
2ND ISCAR CONGRESS. A STUDY OF LESBIAN IDENTITY USING BRUNER'S SELF INDICATORS. 2008. (Congresso).

17.
CONGRESO INTERNACIONAL DE COMUNICACIÓN, IDENTIDAD Y GÉNERO. LA CONSTRUCCIÓN DIALÓGICA DE LA IDENTIDAD LÉSBICA. 2007. (Congresso).

18.
FOURTH INTERNATIONAL CONFERENCE ON THE DIALOGICAL SELF 2006. SOCIAL DISCOURSES, AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES AND IDENTITY IN LESBIAN WOMEN. 2006. (Congresso).

19.
JORNADAS DE DESARROLLO HUMANO Y EDUCACIÓN. DISCURSO SOCIAL, HISTORIAS DE VIDA Y MEMORIA AUTOBIOGRÁFICA EN GAYS Y LESBIANAS. 2005. (Congresso).

20.
XII EUROPEAN CONFERENCE ON DEVLOPMENTAL PSYCHOLOGY. SOCIAL DISCOURSE, LIFE-NARRATIVES AND AUTOBIOGRAPHICAL MEMORY IN LESBIAN WOMEN. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Pilar Grossi, M. ; SALA, A. ; Guedes Mello, A. ; Horstmann Amorim, A. . JORNADA INTERNACIONAL NIGS: TRABALHO DE CAMPO, ÉTICA E SEXUALIDADES. 2013. (Congresso).

2.
GROSSI, M. ; AVILA, S. ; Massa, J. ; SALA, A. . IV Trans Day NIGS. Seminário Transfobia, Cidadania e Identidades Trans.. 2013. (Congresso).

3.
Sala, Arianna; FERNANDES, F. B. ; Rea, C. ; Guedese de Mello,A. ; AHOUANSOU, K. M. ; ALMEIDA, J. N. . Seminario Internacional Transoceanik. 2013. (Congresso).

4.
Sala, Arianna; Welter, T. ; CORDEIRO, B. ; NUNEZ, G. L. . II Encontro de formação do Projeto Antropologia, Gênero e Educação em Santa Catarina. 2013. (Outro).

5.
Valcuende, J.M ; Marco, M. ; Grossi, M.P. ; Cáceres, R. ; Cordero, N. ; Alarcón, D. ; Alcázar, A. ; SALA, A. ; Fuller, N ; Guasch, O. ; Salguero, A, ; Gregorio, C. ; Vásquez, P. ; SABUCO I CANTÓ, A. ; Erchevarria, D. ; Arroyo, R. . I Congreso Internacional sobre estudios de Diversidad Sexual en Iberoamérica. 2012. (Congresso).

6.
Pilar Grossi, M. ; Avila, S. ; Massa, J. ; Sala, Arianna . III Trans Day NIGS. Seminário Transfobia, cidadania e identidades TRANS. 2012. (Congresso).

7.
Rebollo Catalán, MªAngeles ; GARCÍA PEREZ, R. G. ; Piedra de la Cuadra, J. ; SALA, A. ; VEGA CARO, L. . I SIMPOSIUM SOBRE DIAGNÓSTICO ONLINE DE GÉNERO. 2008. (Outro).

8.
Rebollo Catalán, MªAngeles ; GARCÍA PEREZ, R. G. ; SALA, A. ; VEGA CARO, L. ; Piedra de la Cuadra, J. . I SIMPOSIUM SOBRE DIAGNÓSTICO ONLINE DE GÉNERO. 2007. (Outro).

9.
GARCÍA PEREZ, R. G. ; Rebollo Catalán, MªAngeles ; SALA, A. ; VEGA CARO, L. ; Piedra de la Cuadra, J. . I SIMPOSIUM SOBRE DIAGNÓSTICO ONLINE DE GÉNERO. 2007. (Outro).

10.
de La Mata Benítez, M.L. ; CUBERO PÉREZ, M ; CUBERO PÉREZ, R. ; IGNACIO CARMONA, M.J. ; SALA, A. ; PRADOS GALLARDO, MªM. ; Saavedra Macías, F.J. ; SANTAMARIA SANTIGOSA, A. ; Bascón Diez, M.J. ; Montoya Jimenez, E. . First ISCAR Congress. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Ana Vales Hidalgo. Experiencias de supervivencia e identidades trans em Sucre. Início: 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidad de Sevilla. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Raquel Lora Collazo. Diseño de Actividades de Orientación Académico-Profesional. Introducción de herramientas de innovación para una mejora de la calidad orientadora. 2010. Dissertação (Mestrado em Master Univers. en Profesorado de Eso y Bach. FP,) - Universidad de Sevilla, . Orientador: Arianna Sala.

2.
Paz Gallego Matas. Orientación Académica y Profesional. 2010. Dissertação (Mestrado em Master Univers. en Profesorado de Eso y Bach. FP,) - Universidad de Sevilla, . Orientador: Arianna Sala.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
Sala, Arianna. Curso de Curta Duraçao em Gênero e Feminismo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
Sala, Arianna. Psicologia de la Instrucción. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materiais de ensino para estudantes de Psicopedagogia FaculdadedeEducação).

2.
SALA, A.. Dificultades del desarrollo y del aprendizaje. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materiais de ensino para estudantes de Graduaçao Educaçao Primaria FaculdadedeEducação).

3.
Sala, Arianna. Aprendizaje y Desarrollo de la Personalidad. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materiais de ensino para estudante de Máster para formaçao Professorado).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SALA, A.. Universidade Já - Concurso de cartazes contra homo-lesbo-transfobia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Pilar Grossi, M. ; SALA, A. ; Guedes Mello, A. ; Horstmann Amorim, A. . JORNADA INTERNACIONAL NIGS: TRABALHO DE CAMPO, ÉTICA E SEXUALIDADES. 2013. (Congresso).



Outras informações relevantes


Titulo de doutorado reconhecido pelo curso de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Parecer nº60/CPG/UFSC/2013

Titulo de doutorado com "Menção Europeia", os requisitos para obter a "Mençao Europeia" podem ser encontrados no site da Universidad de Sevilla: http://postgrado.esi.us.es/doctorado/doctorado-europeo.php



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 23:32:17