Rodrigo Casaut Melhado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7213809536002011
  • Última atualização do currículo em 05/07/2018


Mestre em Sociologia Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos com ênfase em estudos sobre diferença, gênero, sexualidade e sociologia digital. Minhas pesquisam visam entender os impactos contemporâneos nas dinâmicas sociais pós o advento da internet e das mídias digitais. Minha linha de pesquisa específica é entender os processos de subjetivação das masculinidades gays brasileiras a partir de uma perspectiva da Teoria Queer e dos estudos brasileiros sobre mídias digitais e sexualidade. Em 2018 publiquei minha dissertação "Manas: um estudo das mensagens sociais acerca das masculinidades gays no grupo de Facebook BIV". Meu problema de pesquisa foi perceber de que formas as mensagens sociais das publicações destes jovens nascidos pós-1985, a respeito de suas masculinidades, deslocam ou criam rupturas nos vocabulários e discursos para qualificar o gênero, a sexualidade e o desejo em relação às masculinidades do macho-viril. Os resultados alcançados evidenciam que a população estudada possui alta escolaridade, estão familiarizados com a internet, e cujos imaginários acionam fantasias de contextos metropolitanos das classes médias brasileiras, ainda que nem todos morem nessas cidades. Além disso, as homossexualidades aparecem de forma menos marcadas pela vergonha ou pela patologia, sendo as masculinidades das manas entendidas como motivo de orgulho. Além da visível crença dessa cultural juvenil na idolatria de figuras midiáticas, o BIV apareceu como uma comunidade on-line imaginada que propicia laços de solidariedade e apoio emocional para seus habitantes de maneira multissituada. Em 2014 desenvolvi iniciação científica, financiada pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), cujo título foi "Vitrine do Desejo: um estudo sobre perfis de busca de parceiros do mesmo sexo no site Manhunt.net nas cidades de Araraquara e São Carlos", sobre a busca de parceiros on-line do mesmo sexo em duas cidades do interior paulista. O objetivo foi compreender os procedimentos envolvidos na construção dos perfis on-line, bem como seus valores e as convenções de gênero, sexualidade e outros marcadores sociais das diferenças acionados pelos usuários. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Casaut Melhado
Nome em citações bibliográficas
MELHADO, Rodrigo


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Manas: Um Estudo Das Mensagens Sociais Acerca Das Masculinidades Gays No Grupo De Facebook BIV,Orientador: Jorge Leite Júnior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Masculinidades; Mídias Digitais; Teoria Queer; Sexualidade; Homossexualidades.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Digital.
2010
Graduação em andamento em Ciências Sociais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Vitrine do Desejo: um estudo sobre perfis de busca de parceiros do mesmo sexo no site Manhunt.net nas cidades de Araraquara e São Carlos.
Orientador: Richard Miskolci Escudeiro.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.





Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Vitrine do Desejo: Um Estudo sobre Perfis de Busca de Parceiros do Mesmo Sexo no Site Manhunt.net nas Cidades de Araraquara e São Carlos
Descrição: Este projeto pretende analisar os perfis com fotos de usuários do sítio de encontro entre homens Manhunt.net nas cidades de Araraquara e São Carlos, situadas no interior de São Paulo. Ambas as cidades foram escolhidas por serem próximas e possuírem uma dinâmica urbana que intercambia agentes. A pesquisa buscará desvendar, por meio das fotos e descrições utilizadas pelos usuários do sítio, quais os componentes de gênero, geração, classe social, concepções de masculinidades e construção do corpo no mercado amoroso. As mídias digitais fazem com que o eu privado converta-se em um eu público que apresenta-se para uma plateia anônima e, por isso, os perfis são considerados como a performatização da subjetividade. O objetivo é compreender os procedimentos envolvidos na construção dos perfis online, bem como seus valores e as convenções de gênero, sexualidade e outros marcadores sociais das diferenças acionados nele. O projeto possui como referências estudos brasileiros sobre sexualidade, Teoria Queer e pesquisas recentes sobre o uso de mídias digitais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Rodrigo Casaut Melhado - Coordenador / Richard Miskolci Escudeiro - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: ÁSKESIS


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: ÁSKESIS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
, Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
MELHADO, Rodrigo. Closário: Facebook© e as Manas do Grupo BIV.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MELHADO, Rodrigo. Feminilidades e Masculinidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MELHADO, Rodrigo. Manas: Um Estudo Das Mensagens Sociais Acerca Das Masculinidades Gays No Grupo De Facebook Biv. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MELHADO, Rodrigo; ESCUDEIRO, R. M. . Vitrine do Desejo: primeiras observações metodológicas e dos dados sobre os perfis do Manhunt de Araraquara e São Carlos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MELHADO, Rodrigo; ESCUDEIRO, R. M. . Vitrine do Desejo: Um Estudo sobre Perfis de Busca de Parceiros do Mesmo Sexo no Site Manhunt.net nas Cidades de Araraquara e São Carlos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MELHADO, Rodrigo. Parecer Técnico de Artigo Científico. 2015.

Trabalhos técnicos


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Congresso Mundos de Mulheres e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 ? ?Transformações, Conexões, Deslocamentos?,. Closário: Facebook© e as Manas do Grupo BIV.. 2017. (Congresso).

2.
II Semana de Sexualidade e Gênero.Feminilidades e Masculinidades. 2017. (Seminário).

3.
Quartas Sociológicas - PPGS-UFSCar. 2016. (Exposição).

4.
VIII Congresso Internacional de estudos sobre a diversidade sexual e de gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH). Manas: Um Estudo Das Mensagens Sociais Acerca Das Masculinidades Gays No Grupo De Facebook Biv. 2016. (Congresso).

5.
Gêneros em Trânsito - FeCOMÉRCIO SESC. 2015. (Seminário).

6.
III Seminário Internacional Gênero, Sexualidade e Mídia: do pessoal ao político. 2015. (Seminário).

7.
II Seminário Internacional Desfazendo Gênero. 2015. (Congresso).

8.
V Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar - Descentramentos. 2015. (Seminário).

9.
I Social Media Week Araraquara: I'm not the dog no. 2014. (Simpósio).

10.
II Seminario Internacional de Gênero, Sexualidade e Mídia: Desafios Éticos e Metodológicos do Presente.Vitrine do Desejo: primeiras observações metodológicas e dos dados sobre os perfis do Manhunt de Araraquara e São Carlos. 2013. (Seminário).

11.
36º ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 2012. (Congresso).

12.
III Seminário do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar Sociologia em movimento: novos olhares, novas perspectivas. 2012. (Seminário).

13.
Mesa-Redonda Gênero, Ciência e Internet. 2012. (Simpósio).

14.
X Semana de Ciências Sociais da UFSCar: Marxismo e Movimentos Sociais. 2012. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELHADO, Rodrigo. II Seminário Internacional Gênero, Sexualidade e Mídia: Desafios Éticos e Metodológicos do Presente. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 5:15:26