Angela Hitomi Kimura

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6907725896684115
  • Última atualização do currículo em 03/01/2018


Farmacêutica pela Universidade Estadual de Londrina. Atuou em projetos de ação extensionista (Iniciação a Microbiologia para o Ensino Médio e Reconhecendo a Microbiologia no nosso dia a dia), com produção de vídeo educativo (Biossegurança) e livro com temas relacionados a Microbiologia. Participou em projetos de iniciação científica como bolsista e colaborador (Classificação filogenética e pesquisa de fatores de virulência de DEC e ExPEC em Escherichia coli patogênica para aves; Desenvolvimento de estratégias e produtos compostos por nanopartículas; Pesquisa de fatores de virulência de amostras de Eschirichia coli isoladas de adubo orgânico de origem aviária; Diversidade genética em populações de plantas da bacia do Rio Tibagi usando marcadores AFLP e microssatélites). Foi membro efetivo do Conselho Regional de Farmácia Júnior (CRFJr), na organização de eventos e ações junto ao público e a comunidade acadêmica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Angela Hitomi Kimura
Nome em citações bibliográficas
KIMURA, A. H.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2017
Graduação em Farmácia.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Caracterização de surto por Escherichia coli patogênica extraintestinal em canários..
Orientador: Profª. Drª. Renata Katsuko Takayama Kobayashi.




Formação Complementar


2017 - 2017
O preparo do paciente, a coleta, o armazenamento, a conservação e o transpo. (Carga horária: 90h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2016 - 2016
Uso Estratégico de Patentes em Projetos de P&D, Negócios Foco em Informação. (Carga horária: 9h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2016 - 2016
Microscopia eletrônica de varredura e transmissão. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2012 - 2012
ANALISE DE MEDICAMENTOS E COSMÉTICOS. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
CLASSIFICAÇÃO FILOGENÉTICA E PESQUISA DE FATORES DE VIRULÊNCIA DE DEC E EXPEC EM ESCHERICHIA COLI PATOGÊNICA PARA AVES
Descrição: Escherichia coli é uma bactéria Gram-negativa, da família Enterobacteriaceae, que pode ser inofensiva ao homem, ou ainda estar relacionada com diversas doenças humanas e animais. Entre as cepas patogênicas está a E. coli Patogênica Extraintestinal (ExPEC) e a Escherichia coli diarreiogênica (DEC). A patogenicidade desses agentes se deve à presença de fatores de virulência, codificados por genes que podem ser detectados pela técnica da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). Este trabalho tem como objetivo pesquisar a presença de genes de virulência de DEC e ExPEC em E. coli patogênicas para aves, por meio da reação de cadeia da polimerase (PCR) e classificá-las filogeneticamente. A detecção dos fatores de virulência auxiliarão uma maior compreensão quanto a patogênese destes microrganismos e servirão de base para futuros estudos visando a prevenção e o tratamento destas infecções..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
PESQUISA DE FATORES DE VIRULÊNCIA DE AMOSTRAS DE ESCHIRICHIA COLI ISOLADAS DE ADUBO ORGÂNICO DE ORIGEM AVIÁRIA
Descrição: O PROJETO VISA PESQUISAR OS FATORES DE VIRULÊNCIA DE AMOSTRAS DE ESCHERICHIA COLI DIARREIOGÊNICAS E EXTRAINTESTINAIS ISOLADAS DE ADUBOS ORGÂNICOS DE ORIGEM AVIÁRIA. PARA ISSO SERÃO REALIZADAS CARACTERIZAÇÕES GENOTÍPICAS E FENOTÍPICAS DAS AMOSTRAS ISOLADAS. OS PRINCIPAIS FATORES DE VIRULÊNCIA SERÃO PESQUISADOS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ESPECÍFICAS, COMO A REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR), TESTES COM CULTURAS CELULARES, PESQUISA DE BIOFILMES BACTERIANOS E DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA BACTERIANA AOS DIVERSOS ANTIMICROBIANOS. TAMBÉM SERÃO REALIZADOS ESTUDOS DE POLIMORFISMO GENÉTICO E DETERMINAÇÃO DOS SOROTIPOS BACTERIANOS. OS RESULTADOS OBTIDOS DESTE ESTUDO MOSTRARÃO A IMPORTÂNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA DE ORIGEM AVIÁRIA COMO FONTE DE INFECÇÃO DA E. COLI DIARREIOGÊNICA E EXTRAINTESTINAL, CONTRIBUINDO PARA A EPIDEMIOLOGIA DA COLIBACILOSE..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4) .
Integrantes: Angela Hitomi Kimura - Integrante / Gerson Nakazato - Coordenador / Juan - Integrante / Leonardo Pinto Medeiros - Integrante / Luís Eduardo de Souza Gazal - Integrante.
2009 - 2010
DIVERSIDADE GENÉTICA EM POPULAÇÕES DE PLANTAS DA BACIA DO RIO TIBAGI USANDO MARCADORES AFLP E MICROSATÉLITES
Descrição: PARA A EXECUÇÃO DE PROGRAMAS DE RESTAURAÇÃO DE ÁREAS DEVASTADAS AO LONGO DA BACIA DO RIO TIBAGI, É IMPORTANTE O CONHECIMENTO DE QUANTO A DEVASTAÇÃO AFETOU A VARIABILIDADE GENÉTICA DAS ESPÉCIES VEGETAIS QUE OCORREM NESTA ÁREA. COM O OBJETIVO DE VERIFICAR O IMPACTO DA COLONIZAÇÃO SOBRE A VARIABILIDADE GENÉTICA, AS TÉCNICAS DE AFLP E MICROSATÉLITES SERÃO APLICDAS EM ESPÉCIES ARBÓREAS, ENCONTRADAS AO LONGO DE TODA A EXTENSÃO DA BACIA DO RIO TIBAGI. SERÃO TAMBÉM INCLUÍDAS NESTE ESTUDO ESPÉCIES QUE OCORREM EM UM FRAGMENTO FLORESTAL DE 100 HECTARES LOCALIZADO NA FAZENDA DORALICE, SITUADA NA MARGEM ESQUERDA DO RIO TIBAGI, NO MUNICÍPIO DE IBIPORÃ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
RECONHECENDO A MICROBIOLOGIA NO NOSSO DIA A DIA
Descrição: MICROBIOLOGIA JÁ NÃO PODE SER CONSIDERADA UM TEMA EXCLUSIVO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO OU LABORATÓRIOS DE PESQUISA, UMA VEZ QUE OS CONHECIMENTOS NESTAS ÁREAS FAVORECEM O ESTUDANTE DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO A COMPREENDER A RELAÇÃO DOS MICRO-ORGANISMOS COM O MEIO AMBIENTE, COM SUA VIDA E PRINCIPALMENTE COM SUA SAÚDE. ATIVIDADES PRÁTICAS LABORATORIAIS SÃO FUNDAMENTAIS PARA A COMPREENSÃO DA MICROBIOLOGIA, POIS DESPERTAM O INTERESSE PELA DESCOBERTA, DESENVOLVE A CAPACIDADE DE OBSERVAR E FORMULAR HIPÓTESES, PROMOVENDO MUDANÇAS DE HÁBITOS E ATITUDES. PORÉM, COMO A MICROBIOLOGIA TRABALHA COM ORGANISMOS VISÍVEIS APENAS AO MICROSCÓPIO ÓPTICO, É UM TEMA POUCO ABORDADO NO ENSINO BÁSICO, SENDO TRABALHADO NAS ESCOLAS DE FORMA MUITO TEÓRICA, ABSTRATA E COM POUCA EXPERIMENTAÇÃO. O PROJETO VISA PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA (ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO) A OPORTUNIDADE DE REALIZAR ATIVIDADES PRÁTICAS LABORATORIAIS DE MICROBIOLOGIA, LEVANDO A UNIVERSIDADE ATÉ O ALUNO, APROXIMANDO-O DO UNIVERSO ACADÊMICO..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
AÇÕES VOLTADAS PARA QUESTÕES DE SAÚDE NA REGIÃO DE LONDRINA REALIZADAS POR ESTUDANTES DO CURSO DE FARMACIA DA UEL E O CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA JUNIOR (CRF-JR)
Descrição: INTEGRAR E PROMOVER JUNTO A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA E EXTRA MURO AÇÕES RELACIONADAS À SAÚDE, ATRAVÉS DA RELAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DO CURSO DE FARMÁCIA DA UEL E O CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO PARANÁ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2015
INICIAÇÃO À MICROBIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO
Descrição: A MICROBIOLOGIA JÁ NÃO PODE SER MAIS CONSIDERADA UM ENSINO PREFERENCIAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO E/OU LABORATÓRIOS DE PESQUISA, UMA VEZ QUE O CONHECIMENTO NESTA ÁREA FAVORECE O ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA A COMPREENDER A RELAÇÃO DOS MICRO-ORGANISMOS COM SUA VIDA E PRINCIPALMENTE COM SUA SAÚDE. DESTA FORMA, O PRESENTE PROJETO TEM COMO OBJETIVO OFERTAR ESSE CONHECIMENTO E INTRODUZIR TEMAS DA MICROBIOLOGIA AOS ESTUDANTES DA REDE BÁSICA DE ENSINO PARA QUE ESTES TENHAM POSTURAS MAIS REFLEXIVAS EM RELAÇÃO ÀS AÇÕES EM SAÚDE..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2012
AÇÃO EXTENSIONISTA EM JATAIZINHO: PREVENINDO AS ENTEROPARASITOSES E MELHORANDO A QUALIDADE DA MERENDA ESCOLAR
Descrição: ESTUDO ANTERIOR REALIZADO NO MUNICÍPIO DE JATAIZINHO, PARANÁ, EM ALUNOS DE TRES ESCOLAS DA REDE PÚBLICA, REVELOU UMA ALTA PREVALENCIA DE ENTEROPARASITOSES (68,2%) E DE TOXOPLASMOSE (46,4%). OUTRO FATOR QUE PODE CONTRIBUIR PARA A TRANSMISSÃO DAS ENTEROPARASITOSES NAS ESCOLAS E PRÉ-ESCOLAS É POR MEIO DA CONTAMINAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR. ASSIM, DIANTE DA IMPORTANCIA DAS ENTEROPARASITOSES E O RISCO DE TRANSMISSÃO DE DOENÇAS E DA TOXIINFECÇÃO ALIMENTAR DEVIDO À MÁ MANIPULAÇÃO DA MERENDA, FOI ELABORADO ESTE PROJETO COM O OBJETIVO DE REALIZAR ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE POR MEIO DA APRESENTAÇÃO, DE FORMA LÚDICA, DE UMA PEÇA TEATRAL. O ENFOQUE DA PEÇA SERÁ BASEADO NO PERFIL DAS ENTEROPARASITOSES E DA TOXOPLASMOSE ENCONTRADOS NOS ESCOLARES DO MUNICÍPIO. SERÁ REALIZADO, TAMBÉM CURSO DE TREINAMENTO DE MANIPULADORES DA MERENDA ESCOLAR..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2014 - 2016
DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E PRODUTOS COMPOSTOS POR NANOPARTÍCULAS CONJUGADAS NA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA
Descrição: NOS ÚLTIMOS ANOS, COM O SURGIMENTO DE CEPAS RESISTENTES AOS DIVERSOS ANTIMICROBIANOS, NOVAS ALTERNATIVAS PARA O CONTROLE DE INFECÇÕES TÊM SIDO PROPOSTAS, RESULTANDO EM MELHORES EFEITOS ANTIMICROBIANOS, DIMINUIÇÃO DE CUSTOS ASSOCIADOS AO TRATAMENTO DOS PACIENTES, E MENORES EFEITOS ADVERSOS AO HOSPEDEIRO. DIFERENTES TIPOS DE MICRO E NANOPARTÍCULAS, COMO POR EXEMPLO, DE PRATA E AS POLIMÉRICAS, TÊM SIDO ESTUDADOS NO COMBATE DE VÁRIOS MICRO-ORGANISMOS, CAUSADORES DE IMPORTANTES DOENÇAS HUMANAS E DE OUTROS ANIMAIS. NOSSO GRUPO DE PESQUISA VEM ESTUDANDO HÁ ANOS, ALTERNATIVAS PARA O USO DE ANTIMICROBIANOS CONVENCIONAIS, COMO AS NANOPARTÍCULAS DE PRATA E POLIMÉRICAS (ALGINATO/QUITOSANA) CONJUGADAS COM OUTROS ANTIMICROBIANOS, PRODUZINDO PATENTES E ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE O ASSUNTO. VINCULADO A ESSE ASPECTO, NOSSO GRUPO DE PESQUISA TAMBÉM TEM ESTUDADO A RESISTÊNCIA DESTES MICRO-ORGANISMOS, ASSIM COMO OS ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DE IMPORTANTES INFECÇÕES, COMO AS HOSPITALARES. POR ISSO, NOSSO PROJETO PROPÕE O USO DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA E POLIMÉRICAS CONJUGADAS COM OUTROS ANTIMICROBIANOS (COM RESULTADOS INICIAIS), NO CONTROLE DE INFECÇÕES CAUSADAS POR BACTÉRIAS (INCLUINDO AS MULTIRRESISTENTES), FUNGOS (LEVEDURIFORMES E FILAMENTOSOS) E PROTOZOÁRIOS (TRYPANOSSOMA CRUZI). ESSAS NANOPARTÍCULAS SERÃO CONJUGADAS COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS DE POTENCIAL ATIVIDADE ANTIMICROBIANA, COMO A FENAZINA-CARBOXAMIDA (PATENTE DEPOSITADA BR1020130148776 EM 14/06/2013), PATERNOLÍDEO, SINVASTATINA E LIBERADORAS DE ÓXIDO NÍTRICO. DIVERSOS ENSAIOS SERÃO REALIZADOS PARA VERIFICAR A EFICIÊNCIA DESTES COMPOSTOS CONTRA OS MICRO-ORGANISMOS: DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO INIBITÓRIA MÍNIMA, CURVA DE CRESCIMENTO-MORTE (CINÉTICA), TESTES DE INTERAÇÃO DE FÁRMACOS (SINERGISMO), MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA E TRANSMISSÃO (IDENTIFICAÇÃO DE ALVOS), E TESTES IN VIVO (INCLUINDO MODELOS ALTERNATIVOS AOS CAMUNDONGOS). TESTES DE CITOTOXICIDADE EM CULTURA DE CÉLULAS TAMBÉM SERÃO REALIZADOS PARA O USO SEGURO DOS ANTIMICROBIANOS. ESTE PROJETO RESULTARÁ NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS COMPOSIÇÕES DE ANTIMICROBIANOS EFICIENTES NO CONTROLE DE MICRO-ORGANISMOS, ASSIM COMO DETERMINAR NOVAS ESTRATÉGIAS (LIBERAÇÃO LENTA DE FÁRMACOS) ASSOCIADAS AOS SISTEMAS BIOLÓGICOS. ALGUMAS DOENÇAS COMO DOENÇA DE CHAGAS QUE AINDA NÃO HÁ CURA, E OUTRAS DOENÇAS ENVOLVIDAS NA ÁREA DA VETERINÁRIA E DE ALIMENTOS TAMBÉM ESTARÃO ENVOLVIDOS NO PROJETO, MOSTRANDO O SEU CARÁTER MULTIDISCIPLINAR..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2014 - 2015
ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE NANOPARTÍCULAS POLIMÉRICAS DOADORAS DE ÓXIDO NÍTRICO
Descrição: INFECÇÕES BACTERIANAS CAUSADAS PRINCIPALMENTE POR BACTÉRIAS MULTIRRESISTENTES AOS ANTIMICROBIANOS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORBI-MORTALIDADE HUMANA. ALÉM DISSO, A PREVENÇÃO E O COMBATE CONTRA ESTES MICRO-ORGANISMOS, EM OUTRAS ÁREAS COMO VETERINÁRIA E INDUSTRIAL (ALIMENTÍCIA E FARMACÊUTICA), SÃO IMPORTANTES PARA A SAÚDE PÚBLICA. POR ISSO, A BUSCA POR NOVOS PRODUTOS COM ATIVIDADE ANTIBACTERIANA VÊM AUMENTANDO NOS ÚLTIMOS ANOS. NOSSO PROJETO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO MOSTRAR A EFICIÊNCIA ANTIBACTERIANA DE NANOPARTÍCULAS DOADORAS DE ÓXIDO NÍTRICO CONTRA CEPAS BACTERIANAS (S. AUREUS, ESCHERICHIA COLI, E OUTRAS BACTÉRIAS) DE IMPORTÂNCIA MÉDICA HUMANA E VETERINÁRIA. PARA ISSO, ESTES COMPOSTOS SERÃO PREPARADOS COM ALGINATO E QUITOSANA E CARACTERIZADOS POR ESPECTROSCOPIA DE CORRELAÇÃO DE FÓTONS E MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA E TRANSMISSÃO. PARA A AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA SERÃO REALIZADOS OS MÉTODOS DE DISCO-DIFUSÃO EM ÁGAR, DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO INIBITÓRIA MÍNIMA E CURVAS DE CRESCIMENTO-MORTE. ESTUDOS DAS ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS NOS MICRO-ORGANISMOS SERÃO ANALISADOS ATRAVÉS DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA E TRANSMISSÃO. TAMBÉM SERÃO REALIZADOS TESTES DE DESAFIO EM LARVAS DA MARIPOSA GALLERIA MELLONELLA (INVERTEBRADO). OS RESULTADOS PODERÃO CONTRIBUIR PARA FUTUROS ESTUDOS DAS ÁREAS DE ECOLOGIA E PRESERVAÇÃO DE ABELHAS NATIVAS, BEM COMO ANÁLISE QUÍMICA E CARACTERIZAÇÃO DESSES PRODUTOS E SUAS APLICAÇÕES NA MICROBIOLOGIA COM POSSIBILIDADES DE USO POTENCIAL NA MEDICINA HUMANA E VETERINÁRIA..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Microbiologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KIMURA, A. H.2013 KIMURA, A. H.; NAKAZATO, G. ; Kobayashi, R.K.T. ; CYOIA, P. S. ; OLIVEIRA, G. S. ; SCANDORIEIRO, S. ; SOUZA, P. C. ; SCHURUFF, P. A. ; MEDEIROS, L. P. ; BODMAR, G. C. ; GAZAL, L. E. S. ; SANTOS, P. M. C. ; KOGA, V. L. ; NISHIO, E. K. ; MOREY, A. T. ; TATIBANA, B. T. . Microbiologia para o ensino médio e técnico: contribuição da extensão ao ensino e aplicação da ciencia. Revista Conexão UEPG, v. 9, p. 254, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
KIMURA, A. H.; MOREY, A. T. ; TATIBANA, B. T. ; PEREIRA, C. A. ; FIGUEIREDO, E. P. ; NISHIO, E. K. ; NAKAZATO, G. ; BODMAR, G. C. ; RIBEIRO, J. M. ; SARMIENTO, J. J. P. ; CAMARGO, L. C. ; MEDEIROS, L. P. ; GAZAL, L. E. S. ; SOUZA, P. C. ; CYOIA, P. S. ; SCHURUFF, P. A. ; SANTOS, P. M. C. ; Kobayashi, R.K.T. ; SCANDORIEIRO, S. ; KOGA, V. L. . Microbiologia para o ensino básico e profissionalizante: uma abordagem prática. In: 32º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2014, Curitiba. Anais do 32º SEURS, 2014.

2.
KIMURA, A. H.; TATIBANA, B. T. ; NAKAZATO, G. ; Kobayashi, R.K.T. ; NISHIO, E. K. ; OLIVEIRA, G. S. ; SCANDORIEIRO, S. ; SOUZA, P. C. ; SCHURUFF, P. A. ; MEDEIROS, L. P. ; BODMAR, G. C. ; SARMIENTO, J. J. P. ; GAZAL, L. E. S. ; SANTOS, P. M. C. ; KOGA, V. L. ; CYOIA, P. S. ; MOREY, A. T. ; FERRARINI, M. A. . Programa de Extensão para ensino da microbiologia para o ensino médio e técnico construindo oportunidades para aprendizagem significativa. In: 2º Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação, 2013, Paranaguá. 2º Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação, 2013.

3.
KIMURA, A. H.; ORTIGOSSA, A. ; CARNIER, A. P. E. ; LIMA, B. A. R. ; FONSECA, C. L. ; SOUZA, C. R. ; PALA, D. ; TAKASHINA, F. H. ; BORGES, G. F. ; DUARTE, J. C. ; SFEIR, N. ; OKINA, V. S. ; SILVA, L. C. . Ações voltadas para questões de saúde na região de Londrina realizadas por estudantes do curso de farmácia da UEL e o Conselho Regional de Farmácia Júnior (CRF-JR). In: 31º SEURS ? Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2013, Santa Catarina. Anais do 31º SEURS, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KOGA, V. L. ; KIMURA, A. H. ; NAKAZATO, G. ; Kobayashi, R.K.T. ; BRITO, B. G. ; BRITO, K. C. T. . Molecular screening of beta-lactams and quinolones resistance genes in Escherichia coli strains isolated from turkey?s colibacillosis. In: XXIII Congreso Latinoamericano de Microbiología e XIV Congreso Argentino de Microbiología, 2016, Rosario, Santa Fé. XXIII Congreso Latinoamericano de Microbiología e XIV Congreso Argentino de Microbiología, 2016.

2.
KIMURA, A. H.; NAKAZATO, G. ; Kobayashi, R.K.T. ; KOGA, V. L. ; BRITO, B. G. ; BRITO, K. C. T. . Characterization of virulence profile of Escherichia coli isolated from infection in canaries. In: XXIII Congreso Latinoamericano de Microbiología e XIV Congreso Argentino de Microbiología, 2016, Rosario, Santa Fe. XXIII Congreso Latinoamericano de Microbiología e XIV Congreso Argentino de Microbiología, 2016.

3.
KIMURA, A. H.; NAKAZATO, G. ; KOGA, V. L. ; Kobayashi, R.K.T. ; BRITO, B. G. ; BRITO, K. C. T. . Research of virulence genes in Escherichia coli from infection of ostrich. In: XXIII Congreso Latinoamericano de Microbiología e XIV Congreso Argentino de Microbiología, 2016, Rosario, Santa Fe. XXIII Congreso Latinoamericano de Microbiología e XIV Congreso Argentino de Microbiología, 2016.

4.
KIMURA, A. H.; NAKAZATO, G. ; BRITO, B. G. ; BRITO, K. C. T. ; Kobayashi, R.K.T. ; KOGA, V. L. . Perfil de susceptilidade aos antimicrobianos em APEC isoladas de avestruzes. In: II Congresso Paranaense de Microbiologia, 2016, Londrina. Anais II Congresso Paranaense de Microbiologia, 2016.

5.
KIMURA, A. H.; NAKAZATO, G. ; BRITO, B. G. ; BRITO, K. C. T. ; Kobayashi, R.K.T. ; KOGA, V. L. . Estudo do perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos em APEC isoladas de canários. In: II Congresso Paranaense de Microbiologia, 2016, Londrina. Anais II Congresso Paranaense de Microbiologia, 2016.

6.
KIMURA, A. H.; SCANDORIEIRO, S. ; MEDEIROS, L. P. ; Kobayashi, R.K.T. ; NAKAZATO, G. ; MOREY, A. T. ; GONCALVES, G. D. ; MARQUES, L. A. ; ARANOME, A. M. F. ; CLEBIS, V. H. . Ensino de microbiologia com atividades práticas para alunos de ensino médio de uma escola pública de Londrina (PR). In: POR EXTENSO: simpósio de extensão da UEL, 2016, Londrina. POR EXTENSO: simpósio de extensão da UEL, 2016.

7.
SCANDORIEIRO, S. ; KIMURA, A. H. ; NAKAZATO, G. ; CAMARGO, L. C. ; Kobayashi, R.K.T. . Additive and synergistic effect of orégano essential oil and silver nanoparticles against carbapenem resistent bacterial strains. In: I International Symposium on Drug Delivery Systems, 2015, Maringá. I International Symposium on Drug Delivery Systems, 2015.

8.
KIMURA, A. H.; CAMARGO, L. C. ; Kobayashi, R.K.T. ; NAKAZATO, G. ; SCANDORIEIRO, S. . Analysis of the antibacterial activity of biologically and chemically synthesized silver nanoparticles. In: I International Symposium on Drug Delivery Systems, 2015, Maringá. I International Symposium on Drug Delivery Systems, 2015.

9.
CAMARGO, L. C. ; SCANDORIEIRO, S. ; KIMURA, A. H. ; NAKAZATO, G. ; Kobayashi, R.K.T. . Antibacterial activity of oreganol P73. In: 28º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2015, Florianópolis. Anais do 28º CBM 2015, 2015.

10.
CAMARGO, L. C. ; KIMURA, A. H. ; NAKAZATO, G. ; Kobayashi, R.K.T. ; SCANDORIEIRO, S. . Synergistic effect of orégano essential oil and silver nanoparticles against extended-spectrum β-lactamase (ESBL)-producing Escherichia coli strains. In: 28º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2015, Florianópolis. Anais do 28º CBM 2015, 2015.

11.
KIMURA, A. H.; NISHIO, E. K. ; SCANDORIEIRO, S. ; VIEIRA, E. B. ; NAKAZATO, G. ; Kobayashi, R.K.T. . Análise do conhecimento dos alunos do ensino médio e profissionalizante quanto ao uso dos microrganismos na produção de alimentos.. In: I Congresso Paranaense de Microbiologia e Simposio Sul-Americano de Escherichia coli, 2014, Londrina. I Congresso Paranaense de Microbiologia e Simposio Sul-Americano de Escherichia coli, 2014.

12.
KIMURA, A. H.; CAMARGO, L. C. ; Kobayashi, R.K.T. ; NAKAZATO, G. ; PANAGIO, L. A. ; NISHIO, E. K. ; CYOIA, P. S. ; CARDOZO, V. F. ; BODMAR, G. C. ; SCANDORIEIRO, S. ; KOGA, V. L. ; CLEBIS, V. H. ; RIBEIRO, J. M. ; MEDEIROS, L. P. ; GAZAL, L. E. S. ; SARMIENTO, J. J. P. . Microbiologia para o ensino básico e profissionalizante: uma abordagem prática. In: POR EXTENSO: simpósio de extensão da UEL, 2014, Londrina. POR EXTENSO: simpósio de extensão da UEL, 2014.

13.
KIMURA, A. H.; Kobayashi, R.K.T. ; NAKAZATO, G. ; BODMAR, G. C. ; MEDEIROS, L. P. ; CYOIA, P. S. ; SCHURUFF, P. A. ; KOGA, V. L. ; MOREY, A. T. ; TATIBANA, B. T. . Microbiologia aplicada ao ensino médio: aproximação das escolas públicas com a universidade. In: 2º Seminário de Extensão Universitária - Por Extenso, 2013, Londrina. Simpósio de Extensão Universitária ?Por extenso?, 2013.

14.
PALA, D. ; KIMURA, A. H. ; SOUZA, C. R. ; ORTIGOSSA, A. ; SFEIR, N. ; BORGES, G. F. ; SILVA, L. C. ; OKINA, V. S. ; DUARTE, J. C. ; GUIDONI, C. M. ; GIROTTO, E. ; PASTRE, I. T. . Ações voltadas para questões de saúde em Londrina realizadas pelo Conselho Regional de Farmácia Júnior UEL (CRF-JR): ?campanha 05 de maio: uso racional de medicamentos'. In: 2º Seminário de Extensão Universitária - Por Extenso, 2013, Londrina. Seminário de Extensão Universitária - Por Extenso, 2013.

15.
KIMURA, A. H.; CUNHA, P. H. C. D. ; NISHIOKA, N. H. ; CARDOZO, V. F. ; TSURUDA, C. T. ; GONCALVES, M. C. ; OLIVEIRA, J. K. L. ; MENEGUIM, L. M. ; NAKAZATO, G. ; Kobayashi, R.K.T. ; NISHIO, E. K. . Análise microbiológica de superfície em área de processamento de carnes após a sanitização.. In: III Encontro Paranaense de Microbiologia, 2012, Londrina. III Encontro Paranaense de Microbiologia, 2012.

16.
KIMURA, A. H.; KRUPINISKI, M. T. ; CARDOZO, V. F. ; OLIVEIRA, G. S. ; SANTOS, R. L. ; BREGANO, R. M. ; PANAGIO, L. A. ; Kobayashi, R.K.T. ; NAKAZATO, G. . Análise microbiológica de utensílios e manipuladores em escolas municipais e estaduais de uma cidade da região de Londrina-Pr. In: II Encontro Paranaense de Microbiologia, 2012, Londrina. II Encontro Paranaense de Microbiologia, 2012.

17.
KIMURA, A. H.; KRUPINISKI, M. T. ; SARMIENTO, J. J. P. ; LOPES, E. R. D. ; SANTOS, R. L. ; BREGANO, R. M. ; PANAGIO, L. A. ; Kobayashi, R.K.T. ; NAKAZATO, G. . Análise microbiológica de merenda em escolas municipais e estaduais de uma cidade da região de Londrina-Pr. In: III Encontro Paranaense de Microbiologia, 2012, Londrina. III Encontro Paranaense de Microbiologia, 2012.

18.
KIMURA, A. H.; OLIVEIRA, J. H. C. G. ; KRUPINISKI, M. T. ; SARMIENTO, J. J. P. ; CYOIA, P. S. ; NAKAZATO, G. ; Kobayashi, R.K.T. . Detecção de patógenos em medicamentos não estéreis por reação em cadeia da polimerase (PCR). In: 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011, Foz do Iguaçu. 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
KIMURA, A. H.; Kobayashi, R.K.T. ; NAKAZATO, G. ; LONNI, A. A. S. G. . Desenvolvimento e análise da atividade antimicrobiana de formulação contendo nanopartícula de prata e óleo essencial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
KIMURA, A. H.; Kobayashi, R.K.T. ; KOGA, V. L. . Pesquisa de fatores de virulência de DEC e ExPEC em Escherichia coli patogênica para aves. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
KIMURA, A. H.; Kobayashi, R.K.T. ; SARMIENTO, J. J. P. ; CYOIA, P. S. ; MEDEIROS, L. P. ; BODMAR, G. C. ; SANTOS, P. M. C. ; NISHIO, E. K. ; MORGUETTE, A. E. B. ; PEREIRA, C. A. ; FIGUEIREDO, E. P. . Microbiologia para o ensino básico e profissionalizante: uma abordagem prática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
KIMURA, A. H.; NAKAZATO, G. ; MEDEIROS, L. P. ; GONCALVES, M. C. ; Kobayashi, R.K.T. ; SCANDORIEIRO, S. ; MIRANDA, M. C. . Biossegurança 2016 (Vídeo educativo).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Consciência contra resistência. 2016. (Outra).

2.
Curso de Antimicrobianos. 2016. (Outra).

3.
I NanoFe ? Síntese de nanocompostos de ferro objetivando a solução de problemas ambientais e de saúde animal. 2014. (Encontro).

4.
Semana de Integração de Estudantes de Farmacia. 2014. (Outra).

5.
Administração Básica para farmácias e drogarias. 2013. (Outra).

6.
2º Workshop de Farmácia Clinica. 2012. (Outra).

7.
Mostra de paineis de imunologia da 61º turma de farmácia da Universidade Estadual de Londrina.Mostra de paineis de imunologia da 61º turma de farmácia da Universidade Estadual de Londrina. 2012. (Outra).

8.
I Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia. 2011. (Simpósio).

9.
Boas Práticas na Farmácia de Dispensação com ênfase na Vigilância Sanitária. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KIMURA, A. H.; ORTIGOSSA, A. ; SOUZA, C. R. ; PALA, D. ; DUARTE, J. C. . Feira das profissões. 2013. .

2.
KIMURA, A. H.; GIROTTO, E. . Administração basica para farmacias e drogarias em Londrina. 2013. (Outro).

3.
KIMURA, A. H.; ORTIGOSSA, A. ; PALA, D. ; DUARTE, J. C. ; SOUZA, C. R. ; FONSECA, C. L. . Palestra motivacional: competencias interpessoais na gestão da profissão farmaceutica. 2013. (Outro).

4.
KIMURA, A. H.; NAKAZATO, G. ; Kobayashi, R.K.T. . II Encontro Paranaense de Microbiologia. 2011. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 11:22:40