Débora Ferreira Coelho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1768939077050325
  • Última atualização do currículo em 21/06/2018


Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (bolsa CAPES), vinculada à linha de pesquisa Práticas Culturais nas Mídias, Comportamentos e Imaginários da Sociedade da Comunicação, onde também participou como membro discente do Grupo de Estudos Imagem e Imaginários. Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação Publicidade e Propaganda pela mesma Instituição (2008). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Gestão de Marca e Comunicação Organizacional, atuando principalmente com os seguintes temas: comunicação integrada, planejamento, digital branding e mídias sociais. Possui, ainda, especial interesse por pesquisa de tendências, avanços tecnológicos e comportamento de consumo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Débora Ferreira Coelho
Nome em citações bibliográficas
COELHO, Débora F.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: O VÍNCULO COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO MARCÁRIA: um olhar sobre a relação entre marcas e consumidores na contemporaneidade.,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Juliana Tonin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: vínculos; marcas; redes sociais digitais; publicidade; pós-modernidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda.
2001 - 2008
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: A importância da comunicação de marketing para micro e pequenas empresas..
Orientador: Ana Denise Figueira Rodrigues.




Formação Complementar


2018 - 2018
Publicidade em Mídias Sociais. (Carga horária: 6h).
Fabulosa Ideia, FI, Brasil.
2013 - 2013
Guy Lochard - Analyse des dispositifs médiatiques. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2013 - 2013
Rosalía Winocur -Tecnologías digitales y cotidiano. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2013 - 2013
Fórum de Marketing Digital. (Carga horária: 9h).
Digitalks, DIGITALKS, Brasil.
2012 - 2012
Curso online Google Analytics e Web Análise. (Carga horária: 30h).
Curso de e-commerce, CURSO, Brasil.
2012 - 2012
Michel Maffesoli - A comunicação pós-moderna. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Festival Mundial de Publicidade. (Carga horária: 24h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2011 - 2011
Marketing em redes sociais. (Carga horária: 8h).
Capacitare - Educação Corporativa, CAPACITARE, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Gestão da Comunicação. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Grupo de Comunicação e Ações Motivacionais. (Carga horária: 20h).
Associação Brasileira de Recursos Humanos Rio Grande do Sul, ABRH-RS, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Senac Porto Alegre, FSPOA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
Criatividade na Publicidade e Propaganda
Branding e Inovação
02/2016 - Atual
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
Criatividade na Publicidade e Propaganda

TECBRASIL- Escola de Educação Profissional, FTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

03/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Projeto Integrado (TCC)
8/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Criação e Redação Publicitária
3/2015 - 7/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Criação e Redação Publicitária

WinNova, WN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Comunicação e Marketing


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado
Outras informações
Período em que desenvolvi, na qualidade de mestranda e bolsista CAPES, a pesquisa que resultou na dissertação intitulada ?O vínculo como estratégia de comunicação marcária: um olhar sobre a relação entre marcas e consumidores na contemporaneidade?. O trabalho integrou, além da área da Comunicação Social, diferentes saberes, tais como a Psicologia Social, a Sociologia e a Filosofia. E objetivou compreender em quais aspectos o envolvimento dos consumidores com as marcas poderia ser impulsionado pela criação de uma relação vincular como estratégia de comunicação marcária.

Atividades

2012 - 2014
Pesquisa e desenvolvimento , PPGCOM - FAMECOS, .

03/2013 - 07/2013
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio de Docência - Teorias de Comunicação I

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Marketing


Fundação Irmão José Otão, FIJO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação


PBI Segurança Digital, PBI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Marketing



Linhas de pesquisa


1.
Práticas Culturais nas Mídias, Comportamentos e Imaginários da Sociedade da Comunicação


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Grupo de Pesquisa Imagem e Imaginários
Descrição: O Grupo de Pesquisa intitulado Imagem e Imaginários tem como objetivo o estudo, reflexão e discussão sobre a temática da imagem em suas mais diferentes manifestações, seja em arte, design, fotografia, cinema, publicidade, jornalismo, internet, e em práticas cotidianas diversas. A compreensão da imagem a partir de diferentes perspectivas de análise permite uma reflexão complexa das questões do imaginário e dos aspectos culturais, sociais, científicos e técnicos presentes na relação entre homem e imagem na contemporaneidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Práticas de Consumo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Aprovação com louvor na defesa da dissertação de Mestrado intitulada: ?O vínculo como estratégia de comunicação marcária: um olhar sobre a relação entre marcas e consumidores na contemporaneidade?., Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
2008
Top Ser Humano - Categoria Empresa, ABRH.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COELHO, Débora F.2013COELHO, Débora F.. Pós-modernidade: um olhar sobre as modificações nas interações sociais cotidianas. Sessões do Imaginário (Online), v. 29, p. 94-100, 2013.

2.
COELHO, Débora F.2012COELHO, Débora F.. Digital branding: um estudo sobre a potencialidade das redes sociais digitais como fortalecedoras dos vínculos marcários. Entre.Meios, v. 09, p. 01-12, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
COELHO, Débora F.; STODUTO, R. D. ; BUENO, Y. M. B. . MORTE OU RENASCIMENTO DA IMAGEM: REFLEXÕES SOBRE UM IMAGINÁRIO ?IMAGÉTICO? PÓS-MODERNO. In: Juliana Tonin; Larissa Azubel. (Org.). Comunicação e imaginário. 01ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016, v. , p. 97-112.

2.
COELHO, Débora F.; STODUTO, R. D. ; VARGAS, G. P. . O consumo pós-moderno dos contos de fadas: um imaginário compartilhado entre pais e filhos.. In: Lúcia Loner Coutinho e Sandra Mara Garcia Henriques (organizadoras). (Org.). Comunicação e Sociedade Tecnológica. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013, v. 1, p. 01-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COELHO, Débora F.; STODUTO, R. D. ; VARGAS, G. P. . O consumo pós-moderno dos contos de fadas: um imaginário compartilhado entre pais e filhos.. In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - Intercom Sul, 2013, Santa Cruz do Sul. Anais do XIV Congresso de Comunicação na Região Sul, 2013: Comunicação em tempo de redes sociais:afetos, emoções, subjetividades.. São Paulo, 2013. v. 01.

2.
COELHO, Débora F.. Digital branding: uma abordagem sobre a potencialidade das redes sociais na interação e construção de afetividade dos usuários com as marcas no ambiente digital.. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2012, 2012, Fortaleza. XXXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 35, 2012, Fortaleza, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COELHO, Débora F.. Vínculos marcários: um estudo sobre as redes sociais digitais como conectoras de marcas e consumidores. In: Seminário de Interação Mediada Por Computador - SIMC, 2013, Porto Alegre. Seminário de Interação Mediada por Computador - Anais de Resumos, 2013. v. 01.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COELHO, Débora F.. Vínculos Marcários: um olhar sobre a relação entre marcas e consumidores na pós-modernidade.. In: XII Seminário Internacional da Comunicação - Imaginário em rede, comunicação, memória e tecnologia., 2013, Porto Alegre. Livro de Resumos - Seminário Internacional da Comunicação - Imaginário em rede, comunicação, memória e tecnologia.. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. v. 01. p. 168-168.

Apresentações de Trabalho
1.
COELHO, Débora F.; STODUTO, R. D. ; VARGAS, G. P. . O consumo pós-moderno dos contos de fadas: um imaginário compartilhado entre pais e filhos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
COELHO, Débora F.. Vínculos marcários: um estudo sobre as redes sociais digitais como conectoras de marcas e consumidores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
COELHO, Débora F.. Vínculos Marcários: um olhar sobre a relação entre marcas e consumidores na pós-modernidade.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
COELHO, Débora F.. Digital branding: uma abordagem sobre a potencialidade das redes sociais na interação e construção de afetividade dos usuários com as marcas no ambiente digital.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
COELHO, Débora F.. Digital branding: um estudo sobre a potencialidade das redes sociais digitais como fortalecedoras dos vínculos marcários.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
COELHO, Débora F.. Avaliação do trabalho final da disciplina de Publicidade Aplicada. 2014. TECBRASIL- Escola de Educação Profissional.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de Interação Mediada por Computador - SIMC 2013.Vínculos marcários: um estudo sobre as redes sociais digitais como conectoras de marcas e consumidores. 2013. (Seminário).

2.
XII Seminário Internacional da Comunicação - Imaginário em rede, comunicação, memória e tecnologia..Vínculos Marcários: um olhar sobre a relação entre marcas e consumidores na pós-modernidade.. 2013. (Seminário).

3.
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - Intercom Sul. O consumo pós-moderno dos contos de fadas: um imaginário compartilhado entre pais e filhos.. 2013. (Congresso).

4.
IX PosCom - Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio.Digital branding: um estudo sobre a potencialidade das redes sociais digitais como fortalecedoras dos vínculos marcários.. 2012. (Seminário).

5.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2012. Digital branding: uma abordagem sobre a potencialidade das redes sociais na interação e construção de afetividade dos usuários com as marcas no ambiente digital.. 2012. (Congresso).

6.
18º Festival Mundial de Publicidade. 2011. (Encontro).

7.
4º Fórum Mundial de Comunicação Social. 2006. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COELHO, Débora F.; STODUTO, R. D. ; BUENO, Y. M. B. ; AZUBEL, L.L.R. . 1ª Conferência Imagem e Imaginários: O pensamento durandiano e o consumo do fantástico na mídia contemporânea.. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 6:40:25