Luis Gustavo de Jesus Araujo

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  • Última atualização do currículo em 08/07/2018


Licenciado em Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Campus Santo Amaro (2016). Mestre em Computação Aplicada pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2018). Possui experiência docente no Ensino Fundamental II, EJA e Educação Profissional e Superior EaD. Como pesquisador, tem interesse na área de Computação e Educação, com ênfase em Ensino de Programação e Jogos Educacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luis Gustavo de Jesus Araujo
Nome em citações bibliográficas
ARAUJO, L. G. J.;ARAUJO, LUIS GUSTAVO J.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Computação Aplicada.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Título: Uma Abordagem em Espiral para Disciplinas Iniciais de Programação na Educação Profissional em Informática,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Roberto Almeida Bittencourt.
Coorientador: David Moisés Barreto dos Santos.
Palavras-chave: Ensino de Programação; Educação Pro ssional; Ensino em Espiral; Motivação; Aprendizagem; Computação e Educação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2011 - 2015
Graduação em Licenciatura em Computação.
Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Título: Ghostbuster: Aprendizagem de programação mediada por jogos digitais.
Orientador: Jorge Leite Costa Junior.




Formação Complementar


2014 - 2014
Ofincia de Pintura e Criação de Personagens Voltado para Games. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís MC, IFMA, Brasil.
2013 - 2013
Oficina de PixelArt. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2012 - 2012
Html Avançado. (Carga horária: 64h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2012 - 2012
Flash CS5. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino á Distância, IPED, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor presencial, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor presencial do curso de Licenciatura em Computação - Pólo São Francisco. Tutor das disciplinas: Introdução à EaD, introdução à Informática, História da Educação e Informação e Comunicação,

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações
Monitor da Disciplina Algoritmo do Curso de Licenciatura em Computação.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da disciplina Noções de Redes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Profissional (PRONATEC)

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professor da disciplina Edição de Slide do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Profissional (PRONATEC)

Atividades

4/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFBA - Campus Santo Amaro, .

Cargo ou função
Representante Discente-Egresso do Conselho do Campus do IFBA Santo Amaro.
06/2013 - 08/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFBA - Campus Santo Amaro, .

Cargo ou função
Representante Discente no Colegiado Acadêmico.
02/2013 - 11/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFBA - Campus Santo Amaro, .

Cargo ou função
Membro da comissão de reelaboração do Projeto Pedagógico Institucional do IFBA.

Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano, CEEP - TLB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor PST, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Informática nos cursos técnicos de Administração, Turismos, Hospedagem, Comunicação Visual e Logística.


Escola Municipal Coronel Francisco Pinto, EMCFP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4


Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues, PM/AR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Articulador do Programa Educação Conectada
Outras informações
Atua como Articulador Local do Programa Educação Conectada do Ministério da Educação.

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Informática, atuando em turmas do ensino Fundamental II (do 6º ano ao 9º) e da modalidade de Jovens e Adultos (EJA III e EJA IV).



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Luis Gustavo de Jesus Araujo - Integrante / Andreia Pinheiro - Integrante / Eduardo Souto Maior Sales - Integrante / Leandro da Costa Miranda - Coordenador.
2013 - 2014
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Descrição: Contribuindo com a formação pedagógica do discente da licenciatura em computação no tocante a ressignificação dos usos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no espaço escolar.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Luis Gustavo de Jesus Araujo - Integrante / Andreia Pinheiro - Integrante / Eduardo Souto Maior Sales - Coordenador.
2012 - 2013
UM AMBIENTE VISUAL PARA COBERTURA DE TESTE DE SOFTWARE
Descrição: o objetivo deste projeto de pesquisa foi a criação de uma ferramenta em formato de plug-in, para a IDE Eclipse, que permite a visualização das informações de cobertura dos testes utilizando os resultados da ferramenta Eclemma..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Luis Gustavo de Jesus Araujo - Integrante / Thiago Souto Mendes - Coordenador.


Projetos de extensão


2012 - 2012
Desenvolvendo e Aprendendo Jogos: Relação entre a Escola e a Comunidade
Descrição: Neste projeto os jogos serão utilizados associados ao ensino como forma de motivação, cognição, interação do aluno e da comunidade com a aprendizagem. O projeto Aprendendo e Desenvolvendo Jogos Relação entre a Escola e a Comunidade surgiu a partir de estudos e discussões desenvolvidas com alunos do campus Santo Amaro no intuito de resgatar jogos conhecidos e/ ou brincadeiras antigas em associação com temas relevantes e como forma de valorização da cultura local e regional da comunidade santamarense e entornos que apresentam-se em situação de vulnerabilidade social e econômica. O conceito de jogos e a importância destes para a educação serão abordados com a apresentação inicial de um jogo de tabuleiro lúdico, interativo, prático e funcional que favorece a exploração e o entendimento do assunto Desenvolvimento Sustentável. Outros jogos e/ou brincadeiras poderão ser (re)criados visando a aproximação entre a escola e a comunidade...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Luis Gustavo de Jesus Araujo - Integrante / Adriana Vieira dos Santos - Coordenador.
Financiador(es): Instituto Federal da Bahia - Bolsa / Instituto Federal da Bahia - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2015 - 2015
PERTA UM ASSISTENTE PESSOAL DE VIAGENS INTEGRADO AO FACEBOOK
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Luis Gustavo de Jesus Araujo - Integrante / Leandro da Costa Miranda - Integrante / Jorge Costa Leite Junior - Coordenador / Renato Novais - Integrante / Herbert Monteiro - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Licenciatura em Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Ensino de Infomática.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento de Software.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
3º Melhor Artigo no III Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg ), VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação / Sociedade Brasileira de Computação.
2015
Melhor Jogo: Categoria Áudio de games, Universidade do Estado da Bahia.
2014
Melhor Jogo: Categoria Serious, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhã.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Santos, Priscila S. C. ; BITTENCOURT, R. A. ; ARAUJO, L. G. J. . A Mapping Study of Computational Thinking and Programming in Brazilian K-12 Education. In: FIE 2018 - 48th Annual Frontiers In Education Conference, 2018, San Jose, California. Proceedings of the 48th Annual Frontiers In Education Conference, 2018.

2.
ARAUJO, L. G. J.; BITTENCOURT, R. A. ; SANTOS, D. M. B. . Contextualized Spiral Learning of Computer Programming in Brazilian Vocational Secondary Education. In: FIE 2018 - 48th Annual Frontiers In Education Conference, 2018, San Jose, California. Proceedings of the 48th Annual Frontiers In Education Conference, 2018.

3.
ARAUJO, LUIS GUSTAVO J.; BITTENCOURT, ROBERTO A. ; SANTOS, DAVID M.B. . An Analysis of a Media-Based Approach to Teach Programming to Middle School Students. In: the 49th ACM Technical Symposium, 2018, Baltimore. Proceedings of the 49th ACM Technical Symposium on Computer Science Education - SIGCSE '18, 2018. p. 1005.

4.
ARAUJO, L. G. J.; BITTENCOURT, R. A. ; SANTOS, D. M. B. . Ensino de Programação na Educação Básica através de Manipulação de Mídias. In: COBENGE 2017 - XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2017, Joiville. Anais do XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2017.

5.
ARAUJO, L. G. J.; BITTENCOURT, R. A. ; SANTOS, D. M. B. . Uma Abordagem Contextualizada para o Ensino de Programação na Educação Profissional em Informática. In: III Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação, 2017, Recife. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: SBC, 2017.

6.
RIBEIRO, L. A. ; CARVALHO, I. C. ; ARAUJO, L. G. J. ; BITTENCOURT, R. A. . Computação com Mídias na Aprendizagem de Programação Orientada a Objetos em um Curso Técnico de Informática. In: WAlgProg 2017 - III Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação, 2017, Recife. Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: SBC, 2017.

7.
ARAUJO, L. G. J.; VIEIRA . Desenvolvimento de Jogos Educacionais: Um Foco na Sustentabilidade. In: V SEMINÁRIO DE ENERGIA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, 2012, Santo Amaro. Anais do V SEMINÁRIO DE ENERGIA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, 2012. v. 1. p. 53-66.

8.
ARAUJO, L. G. J.; VIEIRA ; ROSA, K. ; ARAUJO, V. H. ; ALMEIDA, M. ; ALERSON, A. ; VINICIUS, A. . Trilhando Ações Sustentáveis no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA): Foco no Campus Santo Amaro. In: V SEMINÁRIO DE ENERGIA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, 2012, Santo Amaro. Anais do V SEMINÁRIO DE ENERGIA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. v. 2. p. 93-98.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, L. G. J.; SANTOS, R. B. . AXÉMARO: APLICATIVO DE INCENTIVO AO TURISMO NA CIDADE DE SANTO AMARO-BA. In: III Forum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2015, Recife. Anais do III Forum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2015.

2.
ARAUJO, L. G. J.; LEITE JUNIOR, J. C. . Estado de Fluxo e Zona de Desenvolvimento Proximal: A aprendizagem do jogador como elemento norteador do Game Designer. In: XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015, Teresina. Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015. v. 1. p. 707-710.

3.
VIEIRA ; ARAUJO, L. G. J. ; SOUZA, R. S. ; SILVA, J. D. S. . APRENDENDO E DESENVOLVENDO JOGOS: PROPOSTA DE ABORDAGEM DO ASSUNTO SUSTENTABILIDADE EM SALA DE AULA. In: II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2012, Forianópolis. Anais do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2012. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAUJO, L. G. J.; BITTENCOURT, R. A. ; SANTOS, D. M. B. . Ensino de Programação na Educação Básica através de Manipulação de Mídias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ARAUJO, L. G. J.. Programação em Python. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ARAUJO, L. G. J.; MENDES, T. S. . O DESENVOLVIMENTO DE VÍDEO/ANIMAÇÕES COMO PROPOSTA DE TRADUÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS À LINGUAGEM DOS NATIVOS DIGITAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ARAUJO, L. G. J.. Laboratório de Games. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ARAUJO, L. G. J.. Apresentação do Jogo: Pega Tudo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
ARAUJO, L. G. J.. Apresentação do Jogo: Lost Zombies. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ARAUJO, L. G. J.; LEITE JUNIOR, J. C. . ESTADO DE FLUXO E ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: A APRENDIZAGEM DO JOGADOR COMO ELEMENTO NORTEADOR DO GAME DESIGNER. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
ARAUJO, L. G. J.; SANTOS, A. V. . Apresentação do Jogo: Desenvolvimento Sustentável: Um Desafio para todos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
ARAUJO, L. G. J.; PINHEIRO, A. ; SANTOS, A. V. . Apresentação do Jogo: Eu Passarinho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
ARAUJO, L. G. J.. Bate papo com Desenvolvedores Baianos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ARAUJO, L. G. J.. Introdução Desenvolvimento de Jogos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PINHEIRO, A. ; ARAUJO, L. G. J. . Apresentação do Jogos: Jantar dos Filósofos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
ARAUJO, L. G. J.. melonJS: Uma alternativa Livre para o desenvolvimento de jogos em HTML5. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
VIEIRA ; ARAUJO, L. G. J. . Portugame: Uma proposta de Jogos Educacionais em HTML 5, Usando a Ferramenta Construct 2. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
ARAUJO, L. G. J.. Apresentação do jogo: Santo Amaro City. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
ARAUJO, L. G. J.; SANTOS, A. V. . Desenvolvimento de Jogo para o Ensino de Ciências: Foco na Educação Ambiental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ARAUJO, L. G. J.; SANTOS, A. V. . Aprendendo e Desenvolvendo Jogos: Proposta de abordagem do assunto sustentabilidade em sala de aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
ARAUJO, L. G. J.; FRANCO, A. C. E. S. ; MOREIRA, F. M. ; SILVA, E. P. . Lousa Eletrônica de Baixo Custo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
ARAUJO, L. G. J.. Avaliação do Consumo de água no IFBA campus Santo Amaro: Trilando ações sustentáveis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
ARAUJO, L. G. J.; VIEIRA ; ALERSON, A. ; VINICIUS, A. ; ALMEIDA, M. ; ROSA, K. ; ARAUJO, V. H. . Trilhando Ações Sustentáveis no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA): Foco no Campus Santo Amaro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ARAUJO, L. G. J.; SANTOS, Adriana Vieira dos . Desenvolvimento de Jogos Educacionais: Um Foco na Sustentabilidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARAUJO, L. G. J.; SALES, E. S. M. ; FRANCO, J. . Proseando com o PIBID a diversidade de olhares. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ARAUJO, L. G. J.. Cenário de desenvolvimento de jogos indie na Bahia: momento atual e perspectivas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ARAUJO, L. G. J.. Computação na Escola. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
ARAUJO, L. G. J.. O mercado baiano de games (com desenvolvedores da BIND).. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTO, S. R. ; FRANCO, J. ; LEITE JUNIOR, J. C. ; ARAUJO, L. G. J. . Curso Tecnologias Emergentes. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ARAUJO, L. G. J.. Curso Tecnologias Colaborativas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ARAUJO, L. G. J.. Unity 2D/3D básico, como desenvolver seu primeiro jogo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ARAUJO, L. G. J.. Desenvolvendo jogos mobile com o Conctruct 2. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ARAUJO, L. G. J.. Introdução ao Constuct 2. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ARAUJO, L. G. J.. Desenvolvimento de Games para Firefox OS no LinguÁgil. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ARAUJO, L. G. J.. Introdução ao Fazgames. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ARAUJO, L. G. J.; PINHEIRO, A. . GotoAndPlay(): Desenvolvimento de Jogos na Plataforma Flash. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARAUJO, L. G. J.. Participação em banca de Jeison Dias França.Webdyx: Adapitação de sites para pessoas com Dislexia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Salvador.

2.
MIRANDA, L. C.; LEITE JUNIOR, J. C.; ARAUJO, L. G. J.. Participação em banca de Danyele Oliveira Santana.Descrição narrativa e scratch para aprendizagem de algoritmos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal da Bahia.

3.
LEITE JUNIOR, J. C.; MIRANDA, L. C.; ARAUJO, L. G. J.. Participação em banca de Magno Antonio de Oliveira.Avaliação no processo ensino-aprendizagem nas disciplinas básicas de programação no curso de Licenciatura em Computação no Campus Santo Amaro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal da Bahia.

4.
ARAUJO, L. G. J.. Participação em banca de Matheus Soares de Oliveira Cunha.Sistema de Gestão Escolar para Educação Infantil. 2017 - Universidade Salvador.

5.
ARAUJO, L. G. J.; Oliveira, F. P.. Participação em banca de Cleriston de Oliveiira Sampaio.Como Melhorar o desempenho de um sistema de recomendação de filmes adicionando parâmetros de dia e turno de acordo como os hábitos do usuário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Faculdade de Tecnologia e Ciência.

6.
ARAUJO, L. G. J.; SANTOS, S. V. P; PACHECO, T. M.. Participação em banca de Guilherme Rebelo Anunciação.Utilizando de Redes Neurais Artificiais na Estimativa de Recalques de Estacas em Hélice Contínua. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Cívil) - Faculdade de Ciência e Tecnologia.

7.
ARAUJO, L. G. J.. Participação em banca de Tomás Franklin G Barbosa.TI Verde - Como a virtualização de servidores proporciona redução de custos na área de TI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Salvador.

8.
ARAUJO, L. G. J.. Participação em banca de Guilherme Dantas Bastos Neto.Autastico: Jogo Educativo na Plataforma Android para Auxiliar no Desenvolvimento Social e Cognitivo de Crianças Autistas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Salvador.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ARAUJO, L. G. J.. Revisor de artigos do SIGCSE 2018 - 49th ACM Technical Symposium on Computer Science Education. 2018. ACM Special Interest Group on Computer Science Education.

2.
ARAUJO, L. G. J.. Revisor de artigos do ITiCSE 2018 - 23rd Annual Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education. 2018. ACM Special Interest Group on Computer Science Education.

3.
ARAUJO, L. G. J.. Mostra de Jogos Eletrônicos do Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2017. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Game Dev Day. 2015. (Outra).

2.
Jogos Digitais e Educação: Trilhas em Construção. 2015. (Outra).

3.
XI Seminário de Jogos Eletrônicos, educação e comunicação. 2015. (Seminário).

4.
XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). 2015. (Simpósio).

5.
X Seminário de Jogos Eletrônicos, educação e comunicação. 2014. (Seminário).

6.
Debian Day. 2013. (Encontro).

7.
I Ciclo de Palestras da Licenciatura em Computação. 2013. (Outra).

8.
IX Seminário de Jogos Eletrônicos, educação e comunicação. 2013. (Seminário).

9.
VIII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. 2013. (Congresso).

10.
VIII Seminário de Metodologia para Projetos de Extensão.Jogo como Instrumento Facilitador da Aprendizagem de Educação Ambiental: Proposta de Extensão para Estreitamento de Laços com a Comunidade. 2013. (Seminário).

11.
FLISOL - Festival de Instalação de Software Livre. 2012. (Outra).

12.
I Fórum Regional das Licenciaturas, I Seminário Regional do PIBID e I Seminário Regional Prodocência. 2012. (Seminário).

13.
VIII Seminário de Jogos Eletrônicos, educação e comunicação. 2012. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAUJO, L. G. J.. III SELIC - Seminário de Licenciatura em Computação. 2017. (Outro).

2.
ARAUJO, L. G. J.; PINHEIRO, A. . II SELIC - Seminário de Licenciatura em Computação. 2015. (Outro).

3.
LEITE JUNIOR, J. C. ; ARAUJO, L. G. J. ; SOUZA, J. C. ; SANTOS, Adriana Vieira dos ; MIRANDA, L. C. . SNCT - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2015. (Outro).

4.
ARAUJO, L. G. J.. Gamepólitan (Espaço GP DEV). 2015. (Festival).

5.
ARAUJO, L. G. J.. Gamepólitan (Espaço GP DEV). 2015. (Festival).

6.
ARAUJO, L. G. J.; MIRANDA, L. C. ; PINHEIRO, A. ; SALES, E. S. M. . I ENALP - Encontro Acadêmico Local do PIBID. 2014. (Outro).

7.
ARAUJO, L. G. J.; PINHEIRO, A. ; ALMEIDA, V. D. . I SELIC - Seminário de Licenciatura em Computação. 2013. (Outro).

8.
SANTOS, Adriana Vieira dos ; ARAUJO, L. G. J. . I CONLOCUS - Conferência de Jogos do IFBA Santo Amaro. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ARAUJO, L. G. J.; MENDES, T. S. . O DESENVOLVIMENTO DE VÍDEO/ANIMAÇÕES COMO PROPOSTA DE TRADUÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS À LINGUAGEM DOS NATIVOS DIGITAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ARAUJO, L. G. J.. Programação em Python. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARAUJO, L. G. J.. Cenário de desenvolvimento de jogos indie na Bahia: momento atual e perspectivas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




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