Samara Freitas Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8085115588734067
  • Última atualização do currículo em 14/09/2018


Possui graduação em Letras (Língua inglesa e literaturas) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009) e especialização em Ensino-Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira (2011) pela mesma instituição. É mestre pelo programa de Estudos da Linguagem da UFRN, na área de Linguística Aplicada (2014). Atualmente é professora efetiva de língua inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência com ensino de inglês e predileção por temas como: Ensino e Aprendizagem de inglês, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), formação de professores de inglês e Motivação e Aprendizagem de L2. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Samara Freitas Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, S. F.;OLIVEIRA, Samara F.;OLIVEIRA, SAMARA FREITAS

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN Campus Avançado Lajes.
Rodovia BR 304 Km 20
Centro
59535000 - Lajes, RN - Brasil
Telefone: (84) 40054116
URL da Homepage: http://portal.ifrn.edu.br/campus/lajes


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Estudos da linguagem.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: O impacto das tarefas mediadas pela Lousa Digital Interativa na motivação de aprendizes de inglês,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Janaína Weissheimer.
2010 - 2011
Especialização em Ensino-Aprendizagem de Inglês como LE. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: O uso da lousa interativa e o fator motivacional no processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira.
Orientador: Janaína Weissheimer.
2005 - 2009
Graduação em Letras língua inglesa.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Teaching English to Speakers of Other Languages Program. (Carga horária: 140h).
Northern Virginia Community College, NOVA, Estados Unidos.
2016 - 2016
Extensão universitária em Treinamento para aplicação do TOEIC Bridge.
Mastertest, MT, Brasil.
2015 - 2016
Extensão universitária em Treinamento para aplicação do TOEFL ITP.
Mastertest, MT, Brasil.
2014 - 2014
Introdução à Linguística Experimental. (Carga horária: 6h).
Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, GELNE, Brasil.
2013 - 2013
Princípios e parâmetros e aquisição de L2. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2013 - 2013
Neuroplasticidade e bilinguismo/aprendizagem de L2. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2013 - 2013
Ensino de inglês em contextos bilíngües e IL. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em II Jornada de Ensino-Aprendizagem de inglês. (Carga horária: 4h).
UFRN, UFRN, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Bloomsday: James Joyce e a cultura irlandesa. (Carga horária: 100h).
UFRN, UFRN, Brasil.
2011 - 2011
Cambridge University - CELTA. (Carga horária: 120h).
Cultura Inglesa Natal, CI, Brasil.
2010 - 2010
Argumentação na sala de aula. (Carga horária: 40h).
UFRN, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
Classroom language (British Council). (Carga horária: 30h).
Cultura Inglesa Natal, CI, Brasil.
2008 - 2008
Língua Espanhola - Básico. (Carga horária: 35h).
Instituto de idiomas Yázigi, Y%E1ZIGI, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Programa Mulheres Mil, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus Avançado Lajes, .

Cargo ou função
Membro titular do Conselho Escolar.
05/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês I no curso técnico integrado de Informática e Administração
Inglês II no curso técnico integrado de Informática e Administração
10/2015 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus Avançado Lajes, .

Cargo ou função
Membro titular da Comissão Própria de Avaliação (CPA).
03/2016 - 02/2017
Direção e administração, IFRN Campus Avançado Lajes, .

Cargo ou função
Coordenadora de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).
02/2016 - 02/2016
Direção e administração, IFRN Campus Avançado Lajes, .

Cargo ou função
Diretora Acadêmica Interina.
10/2015 - 12/2015
Extensão universitária , IFRN Campus Avançado Lajes, .

Atividade de extensão realizada
Inglês instrumental para Informática no curso de Informática básica do Programa Mulheres Mil..
08/2015 - 12/2015
Extensão universitária , IFRN Campus Avançado Lajes, .

Atividade de extensão realizada
Professora bolsista do curso de extensão Letramento Digital e Formação de Professores e instrutora do módulo "Lousa Digital Interativa".
08/2014 - 04/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês I e Inglês II nos cursos técnicos integrados de Alimentos, Apicultura e Informática.
10/2014 - 03/2015
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora voluntária
Outras informações
Auxiliei na coleta de dados para o projeto ACERTA e participei das reuniões para discussão dos textos.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista mestranda
Outras informações
Bolsista CAPES do projeto ACERTA do Observatório da Educação.


Cultura Inglesa Natal, CI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Professora temporária, Carga horária: 20
Outras informações
Curso intensivo de Inglês geral e de Inglês para Fins Específicos (Banking and Finance English) voltado para funcionários do Banco do Brasil.


Secretaria Estadual de Educação e Cultura do RN, SEEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa, Carga horária: 30

Atividades

02/2013 - 07/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua inglesa - 6ºao 9º ano nas escolas E. E. Lourdes Guilherme, E. E. Dr. Graciliano Lordão e E.E. Casa do Menor Trabalhador.
02/2013 - 06/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa na E. E. Sebastião Fernandes

Instituto de idiomas Yázigi, Y%E1ZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa
Outras informações
Ministrei aulas para crianças, adolescentes e adultos (falantes de português brasileiro como L1) nos níveis básico, intermediário e avançado da língua inglesa.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Letramento acadêmico no Ensino Médio
Descrição: Este projeto pretende abordar o letramento acadêmico nas práticas de pesquisa dos estudantes do Ensino Médio Integrado (doravante EMI) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Avançado Lajes. O nosso interesse nessa temática demanda da necessária e da urgência na formação de estudantes em iniciação científica e, assim, visando compreender como os estudantes se inserem em eventos de letramento acadêmico. O trabalho se desenvolverá a partir da leitura de textos de referência, socialização de leituras em encontros do grupo, produção de diários de leitura e de pesquisa, geração de dados por meio de grupos focais, questionários e entrevistas semiestruturadas e de análise dos dados. Com esse projeto, almejamos observar como os estudantes se inserem em eventos de letramento acadêmico e os desafios que a prática da pesquisa traz a esses estudantes. Esperamos como resultado conhecer melhor as práticas de leitura e escrita acadêmica dos estudantes do EMI do IFRN do campus avançado Lajes como uma forma de entender as potencialidades e dos quais dispõem e os desafios que enfrentam. Destacando, assim, que ao conhecer a realidade deles em relação à escrita acadêmica, perceba-se também a necessidade de projetos de desenvolvimento de capacidades de linguagem essenciais para que atuem no campo da pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
ACERTA - Avaliação de Crianças Em Risco de Transtorno de Aprendizagem
Descrição: Projeto multi-cêntrico e longitudinal que almeja consolidar uma interface entre a neurociência e o ensino fundamental brasileiro para auxiliar na identificação precoce de transtornos de aprendizagem a partir de bases de dados de avaliação escolar padronizadas (INEP) e de índices neurobiológicos. Trata-se de um projeto com três pontas-de-lança: (1) avaliação e predição de desempenho escolar a partir das bases do INEP (doravante chamados indicadores INEP ) em correlação com os resultados de quatro anos de acompanhamento de desempenho educacional e de índices neurobiológicos (doravante chamados indicadores do estudo ), (2) investigação de transtornos de aprendizagem: dislexia e discalculia (3) produção de modelos preditores de transtorno de aprendizagem a partir dos indicadores do estudo em correlação com os indicadores do INEP. Especificamente, o projeto visa utilizar a Provinha Brasil e, ao término de quatro anos, a Prova Brasil, como bases de dados para estabelecer o possível uso destes testes como um indicador precoce de mau desempenho associado a transtornos de aprendizagem e como indicativos para avaliação neuropsicopedagógica mais aprofundada. O estudo propõe acompanhamento longitudinal de grupos de crianças em escolas de ensino fundamental em Porto Alegre (RS), Natal (RN) e Florianópolis (SC) e conta com apoio de infraestrutura e pessoal do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (PUCRS), o Instituto do Cérebro de Natal (UFRN) e o Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos (UFSC). Os coordenadores estão formalmente vinculados a estes centros de pesquisa, o que garante o apoio técnico e de infraestrutura necessários. Espera-se desenvolver protocolos e identificar indicadores para o diagnóstico precoce de transtornos de aprendizagem a partir do desempenho dos alunos nas provas supracitadas, desvendar os mecanismos neurais associados a estes transtornos e aprofundar o conhecimento e a conscientização de professores e educadores sobre os transtornos...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Samara Freitas Oliveira - Integrante / Janaina Weissheimer - Integrante / Augusto Buchweitz - Coordenador / Mailce Mota - Integrante / Sidarta Tollendal Ribeiro - Integrante / Gibson Azevedo - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Núcleo de língua inglesa do Campus Avançado Lajes
Descrição: Neste projeto propõe-se a criação do Núcleo de Língua Inglesa do Campus Avançado Lajes. Esta iniciativa busca atender a demanda por qualificação dos sujeitos na comunidade de Lajes em relação a importância de se conhecer a língua inglesa, já que ela é a língua corrente de maior divulgação cientifica e produção de conhecimento. No projeto estão propostas as seguintes atividades: criação de clubes (conversação, inglês com música), orientação de monitoria (assessoria para os alunos e para a coordenadora do projeto) e um curso FIC em Inglês Básico de 60 horas, sendo 80 horas/aulas e voltado para alunos da instituição, servidores e comunidade externa. As atividades propostas tomarão como base princípios da Aprendizagem Baseada em Tarefas (SKEHAN, 1996; WILLIS, 1996) de ensino de línguas estrangeiras e ocorrerão semanalmente, como o curso FIC e a monitoria, e quinzenal ou mensalmente, no caso dos clubes. Os resultados esperados certamente lançarão luz sobre a questão do desenvolvimento da competência linguística desses falantes, que deve acontecer satisfatoriamente na medida em que forem sendo expostos à língua e, ainda, sobre a questão da aquisição da consciência cultural crítica que deve ser provocada ao longo das aulas, de modo a não afetar o princípio identitário desse sujeito aprendiz, o qual deve entender que nenhuma cultura deve se sobrepor a outra..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Introdução à Informática Básica: novos caminhos para a inclusão
Descrição: Neste projeto propõe-se a criação do curso de Formação Inicial em Introdução à Informática dentro do programa Mulheres Mil no município de Lajes, RN. O curso terá duração de cinco meses e visa atender às necessidades de formação de mulheres em situação de vulnerabilidade social, as quais enfrentam muitos desafios nas suas comunidades pouco privilegiadas financeiramente e de baixo desenvolvimento humano. Neste projeto de extensão, trinta mulheres terão noções de leitura e produção de textos, relações interpessoais e atendimento ao usuário, informática básica com introdução ao sistema operacional, o uso da Internet e do editor de textos, ética e cidadania, além de atividades complementares, como palestra sobre a saúde da mulher e oficina voltada para a discussão de relações interpessoais e trabalho. A metodologia do curso está baseada nos princípios da metodologia canadense de Avaliação e Reconhecimento da Avaliação Prévia (ARAP), consequentemente fundamentando-se na Aprendizagem Significativa (AUSUBEL et al, 1980) e na Aprendizagem de Conteúdos (COLL, 1998), as quais levam em consideração, primordialmente, a aquisição de novos conhecimentos - formais - a partir dos que as alunas já trarão consigo - não-formais. Espera-se que, ao concluírem o curso, as mulheres sintam-se motivadas para continuarem seus estudos, mostrem domínio de fundamentos básicos relacionados ao que foi estudado e tenham melhores perspectivas no mercado de trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Letramento digital e formação de professores:(re)construindo conceitos e (re)configurando práticas na rede pública de Lajes-RN
Descrição: O presente trabalho tem como objetivo principal fomentar a formação continuada dos professores da rede pública de Lajes, RN, por meio da temática do letramento digital. Além do objetivo principal têm-se ainda os seguintes objetivos: (a) observar quais os conceitos de letramento perpassam o fazer dos docentes; (b) analisar as representações dos docentes no que se refere ao letramento digital; (c) observar na prática como tais conceitos são repassados aos alunos; (d) proporcionar aos docentes reflexões sobre o tema favorecendo a apropriação dos conceitos na articulação das novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem; (e) possibilitar aos docentes um espaço de formação continuada que favoreça a reflexão sobre a sua prática..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino-aprendizagem de língua inglesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Aprendizagem de inglês mediada por computador.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino e novas tecnologias.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Aprovação e nomeação no concurso para professor efetivo de língua inglesa - 3º lugar, IFRN.
2013
Aprovação e nomeação no concurso para professor efetivo de língua inglesa, Secretaria Estadual de Educação e Cultura/RN.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, SAMARA FREITAS2014 OLIVEIRA, SAMARA FREITAS; WEISSHEIMER, JANAINA . Tarefas de aprendizagem de inglês mediadas pela lousa digital interativa: efeitos motivacionais em tarefas de resolução de problemas e socialização de informações pessoais. Signum: Estudos da Linguagem, v. 17, p. 130-158, 2014.

2.
OLIVEIRA, S. F.2012OLIVEIRA, S. F.; CIRILO, T. S. . O fator motivacional da lousa digital interativa no processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira: um estudo piloto. Estudos Anglo-Americanos, v. 1, p. 60-80, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, S. F.; WEISSHEIMER, J. . A influência das tarefas de aprendizagem de inglês mediadas pela Lousa Digital Interativa: efeitos sobre a motivação situacional dos aprendizes. In: 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Aprendizagem móvel dentro e fora da escola, 2013, Recife. Anais Simpósio Hipertexto, 2013.

2.
OLIVEIRA, S. F.. A motivação situacional das tarefas mediadas pela lousa digital interativa: efeitos na aprendizagem de Iinglês como língua adicional. In: XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012, Natal. XXIV Jornada Nacional do Gelne, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, S. F.; SANTOS NETO, J. C. . REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL PROMOVIDA PELO PROGRAMA MULHERES MIL NO MUNICÍPIO DE LAJES, RN. In: SECITEX 2018, 2016. Anais da II Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, S. F.. As tarefas mediadas pela lousa digital interativa e motivação situacional: um estudo sobre os seus efeitos na aprendizagem de inglês como língua adicional. In: VIII Congresso Internacional da Abralin, 2013, Natal. Caderno de livros e resumos do VIII Congresso Internacional da Abralin, 2013.

2.
OLIVEIRA, S. F.. OS EFEITOS MOTIVACIONAIS DA LOUSA INTERATIVA NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL.. In: 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2012, Recife. Livro eletrônico de resumos Hipertexto, 2012.

3.
OLIVEIRA, S. F.. O aspecto motivacional da lousa interativa no ensino-aprendizagem de inglês como LE.. In: V ECLAE Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2011, Natal. V ECLAE caderno de resumos e programação, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, G. G. ; FERREIRA, P. A. . Letramento digital e formação de professores: (re)construindo conceitos e (re)configurando práticas na rede pública de Lajes-RN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, S. F.. As tarefas mediadas pela lousa digital interativa e motivação situacional: um estudo sobre os seus efeitos na aprendizagem de inglês como língua adicional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, S. F.. A INFLUÊNCIA DO TIPO DE TAREFA DE APRENDIZAGEM NA MOTIVAÇÃO SITUACIONAL DE APRENDIZES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, S. F.; WEISSHEIMER, J. . A influência das tarefas de aprendizagem de inglês mediadas pela Lousa Digital Interativa: efeitos sobre a motivação situacional dos aprendizes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, S. F.; ZIELKE, A. . Young Learners x E-board: Making the most of tools to gather fun and learning. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
OLIVEIRA, S. F.. A motivação situacional das tarefas mediadas pela lousa digital interativa: efeitos na aprendizagem de inglês como língua adicional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA, S. F.. OS EFEITOS MOTIVACIONAIS DA LOUSA INTERATIVA NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
OLIVEIRA, S. F.. O aspecto motivacional da lousa interativa no ensino-aprendizagem de inglês como LE.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OLIVEIRA, S. F.; CIRILO, T. S. . O uso da lousa interativa e o fator motivacional no processo de ensino-aprendizagem de inglês como LE.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA, S. F.. A motivação dos alunos com o quadro interativo: um relato de experiência.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
WEISSHEIMER, J. ; SOUZA, L. A. ; OLIVEIRA, S. F. ; SOARES, W. C. . Tecnologias e aprendizagem de LE. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
OLIVEIRA, S. F.; SOUZA, L. A. ; SOARES, W. C. ; LEANDRO, D. C. . As novas tecnologias no ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
OLIVEIRA, S. F.; SOARES, W. C. ; SOUZA, L. A. . O ensino-aprendizagem de inglês como L2: o papel mediador das TICs. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
OLIVEIRA, S. F.; LEITE, L. ; OLIVEIRA, J. . O papel da especialização na formação de profissionais de língua inglesa. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, S. F.; GUEDES, S. . Cultura norte-americana. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OLIVEIRA, S. F.. Aspectos e curiosidades da Cultura Norte-americana. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
OLIVEIRA, S. F.. Impressões culturais e educacionais de um intercâmbio para docentes nos EUA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
OLIVEIRA, S. F.; GUEDES, S. . Cultura Norte americana. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
OLIVEIRA, S. F.. Technology-mediated tasks and learners' motivation: to what extent is this relationship effective?. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15th Braz-Tesol International Conference. 2016. (Congresso).

2.
Braz-Tesol RN Chapter: ?Teachers who learn. Learners who teach.?. 2016. (Seminário).

3.
I Braz-Tesol RN Symposium. 2016. (Simpósio).

4.
I Braz-Tesol RN Symposium.TECHNOLOGY-MEDIATED TASKS AND LEARNERS' MOTIVATION: TO WHAT EXTENT IS THIS RELATIONSHIP EFFECTIVE?. 2016. (Oficina).

5.
2o Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias.Letramento digital e formação de professores: (re)construindo conceitos e (re)configurando práticas na rede pública de Lajes-RN. 2015. (Simpósio).

6.
III Semana do Cérebro UFRN: Debate sobre Neuroeducação. 2014. (Simpósio).

7.
5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, aprendizagem móvel dentro e fora da escola..A influência das tarefas de aprendizagem de inglês mediadas pela Lousa Digital Interativa: efeitos sobre a motivação situacional dos aprendizes. 2013. (Simpósio).

8.
III Congresso Regional de Linguística Aplicada. A INFLUÊNCIA DO TIPO DE TAREFA DE APRENDIZAGEM NA MOTIVAÇÃO SITUACIONAL DE APRENDIZES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL. 2013. (Congresso).

9.
I Simpósio: Educação, leitura e neurociências em debate. 2013. (Simpósio).

10.
VIII Congresso Internacional da Abralin. As tarefas mediadas pela lousa digital interativa e motivação situacional: um estudo sobre os seus efeitos na aprendizagem de inglês como língua adicional. 2013. (Congresso).

11.
4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: comunidades e aprendizagem em rede.OS EFEITOS MOTIVACIONAIS DA LOUSA INTERATIVA NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL. 2012. (Simpósio).

12.
BRAZ-TESOL RN Chapter Beyond formulas, towards results. 2012. (Encontro).

13.
I Colóquio Português Língua Estrangeira - UFRN. 2012. (Seminário).

14.
II Jornada de Ensino-Aprendizagem de inglês como língua estrangeira (JEAILE). 2012. (Encontro).

15.
II YETS Yázigi Education and Teaching Seminar. 2012. (Seminário).

16.
O TRABALHO COM OS GÊNEROS DISCURSIVOS / TEXTUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS E OUTROS SUPORTES. 2012. (Seminário).

17.
XXIV GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. A motivação situacional das tarefas medidas pela lousa digital interativa: efeitos na aprendizagem de inglês como língua adicional. 2012. (Congresso).

18.
BRAZ-TESOL RN chapter Palestra: Tips on how to develop a teaching career. 2011. (Outra).

19.
BRAZ-TESOL RN chapter Palestras: Netlearning : Beyond the Wow! Factor, Professional development: a teacher?s account, Dogme ELT : A Pedagogy of bare essentials.. 2011. (Oficina).

20.
V ECLAE Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. 2011. (Encontro).

21.
Workshop: Upwardly mobile m-learning and language education.. 2011. (Oficina).

22.
6° SEL Seminário Educação e Leitura. 2010. (Seminário).

23.
BRAZ-TESOL RN chapter Workshop: Maximising learning opportunities in large EFL classes. 2010. (Oficina).

24.
I Colóquio de leituras orientadas: Tema Cinema cubano.. 2010. (Seminário).

25.
I Semana de Letras UFRN.A motivação dos alunos com a lousa interativa: um relato de experiência. 2010. (Encontro).

26.
I YIES Yázigi Internexus Education Seminar. 2010. (Seminário).

27.
XVI Semana de Humanidades. Minicurso: As fontes dos arabismos portugueses: introdução à escrita e à fonologia da língua árabe. 2008. (Oficina).

28.
XIII Semana de Humanidadas. Minicurso: William Shakespeare: Vida e Obra. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, S. F.; LIMA, B. F. ; CRISTO, M. . II Braz-TESOL RN Symposium Growing together. 2017. (Outro).

2.
LIMA, B. F. ; OLIVEIRA, S. F. ; CRISTO, M. . New challenges and new perspectives in ELT: the road less traveled. 2017. (Outro).

3.
OLIVEIRA, SAMARA FREITAS; WEISSHEIMER, J. ; GUARANY, F. ; CRISTO, M. . I Braz-Tesol RN Symposium. 2016. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, G. G. ; FERREIRA, P. A. . Letramento digital e formação de professores: (re)construindo conceitos e (re)configurando práticas na rede pública de Lajes-RN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
OLIVEIRA, S. F.. Aspectos e curiosidades da Cultura Norte-americana. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OLIVEIRA, S. F.. Impressões culturais e educacionais de um intercâmbio para docentes nos EUA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
OLIVEIRA, S. F.; GUEDES, S. . Cultura Norte americana. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
OLIVEIRA, S. F.. Technology-mediated tasks and learners' motivation: to what extent is this relationship effective?. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, SAMARA FREITAS; WEISSHEIMER, J. ; GUARANY, F. ; CRISTO, M. . I Braz-Tesol RN Symposium. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Membro voluntário (secretária) da associação de professores de inglês Braz-TESOL RN. Promovemos eventos gratuitos e de forma voluntária para formação continuada de professores de inglês no Rio Grande do Norte.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 23:12:45