Erick Buonora Tabosa do Egito

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2433024413933470
  • Última atualização do currículo em 17/03/2016


Ex-diretor de Gestão de Pessoas na Empresa Júnior da Escola de Ciências e Tecnologia (EJECT), possuo experiência em lidar com pessoas e falar em público. Graduando em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), curso completo de inglês pela Open Doors Natal em 2010 e University of Alberta (Canadá) em 2014. Participei do programa Ciências sem Fronteiras no período de 2014.1 a 2015.1 estudando Engenharia de Petróleo na University of Alberta (Alberta, Canada) e trabalhando por um período de três meses na Alberta Energy Regulator (AER), agencia reguladora da indústria de óleo e gás da província de Alberta. Fui um dos apresentadores do curso de Ciências e Tecnologia na Mostra de Profissões da UFRN em 2013.1, além de participação na CIENTEC de 2013 e 2015. Atualmente sou bolsista de iniciação cientifíca na área de desenvolvimento de um ecomaterial para a adsorção de hidrocarbonetos e membro de geração de conteúdo do capítulo estudantil da Society of Petroleum Engineers da UFRN. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Erick Buonora Tabosa do Egito
Nome em citações bibliográficas
Buonora, E.T.E

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Tecnologia, Escola de Ciências e Tecnologia.
Campus Universitário
Lagoa Nova
59078970 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 33422301


Formação acadêmica/titulação


2012
Graduação em andamento em Ciências e Tecnologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2015
Graduação em Engenharia de Petróleo.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
com período sanduíche em University of Alberta (Orientador: José Josemar).
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2000 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Centro de Educação Integrada, CEI, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Qualificação científica e formação em análises e processos químicos têxteis. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em English Language Program. (Carga horária: 272h).
University of Alberta, UALBERTA, Canadá.
2014 - 2014
Wellbore and Pipeline Modelling Using WELLFLO. (Carga horária: 6h).
Schlumberger Canada, SC, Canadá.
2014 - 2014
Introduction to Hydraulic issues for Well Stimulat. (Carga horária: 1h).
Schlumberger Canada, SC, Canadá.
2014 - 2014
Underbalanced and Managed Pressure Drilling. (Carga horária: 1h).
Schlumberger Canada, SC, Canadá.
2014 - 2014
Gas Field Optimization. (Carga horária: 4h).
Schlumberger Canada, SC, Canadá.
2013 - 2013
Inglês. (Carga horária: 100h).
Serviço de Aprendizagem Nacional (RN), SENAC, Brasil.
2002 - 2010
Inglês.
Open Doors Natal, OPEN DOORS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


University of Alberta, UALBERTA, Canadá.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Alberta Energy Regulator, AER, Canadá.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
? Providenciar apoio ao EPEA (Environmental Protection Act e Enhancement) com revisões relacionadas a autorização de obras, tais como auxiliar a transição da ESRD (Environment and Sustainable Resource Development) a AER, incluindo limpeza de dados. ? Auxiliar a equipe de autorização de mineração com a análise dos pedidos, preparação de aprovações e revisão dos registros. ? Rever os detalhamentos técnicos de indústrias sob a jurisdição da ERA garantir uma gestão e controle eficaz das substâncias industriais liberadas para o ambiente. ? Extrair históricos de registo e avaliação de dados para identificar áreas de risco e fracasso. Esta tarefa envolve o trabalho de projeto, incluindo limpeza de dados, desenvolvimento de procedimentos e atualizações. ? Desenvolver uma revisão do processo regulatório da mineração no Brasil. ? Auxilio em planilhas Excel, apresentações Power Point e organização de dados.


SUBWAY Canada, SUBWAY, Canadá.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Sandwich artist e caixa, Carga horária: 20
Outras informações
Experiência de part time job enquanto estudava engenharia de petróleo como full time student na University of Alberta.


Wendy's Canada, WENDY'S, Canadá.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Sandwich artist, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Desenvolvimento de um ecomaterial para remoção de contaminantes da água produzida da industria do petróleo.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Anaxmandro Pereira da Silva em 26/02/2016.
Descrição: Descrição: A indústria do petróleo desenvolve uma das atividades mais promissoras e impactantes do mundo que é a produção do petróleo para geração de energia, porém, esta produção gera resíduos tóxicos e agressivos ao meio ambiente. Além dos produtos de interesse econômico que são gerados por esta atividade, petróleo e gás natural, ocorre também a geração de subprodutos como a água produzida, que durante a extração de petróleo, acumula contaminantes, que descartada sem o devido tratamento, provoca relevantes danos ao meio ambiente. Uma forma econômica e eficiente de remediar as contaminações da indústria do petróleo é a utilização de materiais de origem natural e biomassa, empregando metodologias por sorção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Erick Buonora Tabosa do Egito - Integrante / Anaxmandro Pereira da Silva - Coordenador / José Heriberto Oliveira do Nascimento - Integrante / Késia Karina de Oliveira Souto Silva - Integrante / Rasiah Ladchumananandasivam - Integrante.
2015 - Atual
Caracterização microestrutural e físico-química da fibra de Calotropis Procera com potencial aplicação na remoção de hidrocarbonetos em meio salino

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Anaxmandro Pereira da Silva em 26/02/2016.
Descrição: Descrição: Acidentes ambientais envolvendo derramamento de petróleo e seus derivados em meios hídricos e solo são comuns e preocupantes, comprometendo a qualidade do meio ambiente. Uma forma econômica e eficiente de remediar estes derramamentos de óleo é o emprego do método de sorção utilizando fibras naturais ou biomassa. O objetivo deste trabalho é de investigar a capacidade sorvente da fibra de Calotropis Procera para remoção de petróleo em meio salino através de sua caracterização microestrutural. As análises realizadas na fibra foram: MEV, DRX, FRX, FTIR, densidade da fibra, ângulo de contato e TG/DSC. O petróleo foi classificado em seu grau API, viscosidade e densidade. Foram realizados ensaios de adsorção em sistema dinâmico e os efluentes gerados foram caracterizados pelo teor de óleos e graxas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Erick Buonora Tabosa do Egito - Integrante / Anaxmandro Pereira da Silva - Coordenador / José Heriberto Oliveira do Nascimento - Integrante / Késia Karina de Oliveira Souto Silva - Integrante / Rasiah Ladchumananandasivam - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
CAPÍTULO ESTUDANTIL DA SOCIETY OF PETROLEUM ENGINEERS - UFRN
Descrição: A SPE (Society of Petroleum Engineers), fundada em 1957, é uma organização sem fins lucrativos que reúne técnicos e profissionais envolvidos na exploração, desenvolvimento, produção e outros segmentos da indústria de petróleo e gás, cuja missão é coletar, trocar e disseminar conhecimentos relacionados à indústria do petróleo e gás. Para isto, a sociedade reúne profissionais do setor, cientistas, professores e, essencialmente, alunos que contribuem, voluntariamente, com este compartilhamento de informações. A associação possui mais de 124.000 membros, sendo quase 37.000 estudantes, e está presente em mais de 135 países. Os capítulos estudantis da SPE estão espalhados por todo mundo e proporcionam aos alunos de graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior uma maior aproximação entre a academia, o estudante da indústria de petróleo e gás e o mercado de trabalho. A interação entre as universidades e a indústria será efetivada através de congressos, workshops, palestras, cursos e visitas técnicas, nos quais o aluno é introduzido aos mais recentes desenvolvimentos técnicos da área. A organização desses eventos é feita pelos Capítulos Estudantis com apoio da SPE e de empresas parceiras. Atualmente, existem cerca de 340 Capítulos espalhados pelo mundo. Possui como objetivos: Disseminar e coletar conhecimentos sobre a indústria de óleo, gás e biocombustíveis; criar "networking"; aprimorar conhecimentos técnicos do público, bem como a formação de recursos humanos especializados para atender à demanda da indústria; e estimular o trabalho em equipe e a organização de eventos acadêmicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Erick Buonora Tabosa do Egito - Coordenador / Edney Rafael Viana Pinheiro Galvão - Integrante.
2014 - 2015
Safewalk
Descrição: Voluntários do projeto Safewalk precisam completar pelo menos um turno de três horas por semana, em que eles andam com o clientes, patrulham o campus universitário, e agindo como olhos e ouvidos para os servições de proteção oferecidos pela Universidade de Alberta..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
EMPRESA JUNIOR DA ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - EJECT

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Efrain Pantaleón Matamoros em 23/02/2016.
Descrição: A EJECT tem por finalidade: a) Proporcionar a seus membros efetivos as condições necessárias à aplicação prática de seus conhecimentos teóricos relativos a sua área de formação profissional; b) Dar à sociedade um retorno dos investimentos que ela realiza na Universidade, através de serviços de alta qualidade, realizados por futuros profissionais das áreas de informática, ciências exatas, tecnologias, comunicação em ciências & tecnologias e gestão em ciências & tecnologia do Curso de Graduação da UFRN; c) Incentivar a capacidade empreendedora do aluno, dando a ele uma visão profissional já no âmbito acadêmico; d) Realizar estudos e elaborar diagnósticos e relatórios sobre assuntos específicos inseridos em sua área de atuação; e) Assessorar a implantação de soluções indicadas para problemas diagnosticados; f) Valorizar alunos e professores da UFRN no mercado de trabalho e no âmbito acadêmico, bem como a referida instituição; A EJECT é a Empresa Júnior pioneira na área de Ciências e Tecnologia no Brasil. A metodologia de trabalho da EJECT e principalmente na criação de projetos que proporcionem um diferencial empreendedor aos alunos do Bacharelado em Ciências e Tecnologia como: Cinema EJECT- Evento que é realizado com uma periodicidade de tres vezes ao ano, onde escolhem filmes que apresentem o empreendedorismo como essencia na superação de viida Eventos de Ciencias e tecnologia: 1- Gerenciando o projeto de 1er Forum da FRN semeando inovação. Este evento tenta unir potenciais financiadores de projetos com empreendedores da UFRN 2- Workshops de motivação ao emprrendedorismo - evento que está sendo organizado para todos os centros da UFRN, com objetivo de fazer a divulgação da resolução de incuabção da UFRN e promocionar a incubadora NATA da UFRN..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Erick Buonora Tabosa do Egito - Integrante / EFRAIN PANTALEON MATAMOROS - Coordenador / VICTOR DE SOUZA SOBRAL DA FONSECA - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Petróleo e Petroquímica.
2.
Grande área: Outros.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Primeiro dia da Engenharia de Petróleo. 2015. (Congresso).

2.
Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC). Potêncial aplicação de nanotubos de carbono na adsorção de hidrocarbonetos. 2015. (Feira).

3.
5ª Mostra de Profissões.Oportunidades no curso de Ciências e Tecnologia. 2013. (Outra).

4.
Modelização Matemática da Formação das Grandes Estruturas do Universo. 2013. (Seminário).

5.
Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC).Conheça tudo sobre o Movimento Empresa Júnior (MEJ). 2012. (Outra).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Membro da Society of Petroleum Engineers (SPE);



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 23:15:27