Érick Scopel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0684474554080867
  • Última atualização do currículo em 29/09/2018


Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Caxias do Sul. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Sistemas Dinâmicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Érick Scopel
Nome em citações bibliográficas
SCOPEL, É.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Matemática.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Orientador: Alexandre Tavares Baraviera.
2014 - 2017
Mestrado em Matemática.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Classificação de Singularidades Semi-Hiperbólicas e Nilpotentes de Campos Planares Analíticos,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Maurício Fronza da Silva.
2011 - 2014
Graduação em Licenciatura em matemática.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Título: Caracterização Geométrica de Operadores Lineares de R^2 e R^3.
Orientador: Nicolau Matiel Lunardi Diehl; Rodrigo Sychocki da Silva.




Formação Complementar


2015 - 2015
Análise na Reta - Curso Verão. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2014
Álgebra Linear - Curso de Verão. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2013
QI FLY - Inglês. (Carga horária: 130h).
QI Escolas e Faculdades, QI, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio PRONATEC, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações
Monitoria para disciplinas de Geometria Espacial, Geometria Plana, Álgebra Linear I, Geometria Analítica I e II.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa - IFRS, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário - IFRS, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário - IFRS, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista de Extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão - IFRS, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário - IFRS, Carga horária: 30

Atividades

07/2017 - 10/2017
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra I
Matemática Elementar II
História da Matemática
04/2017 - 10/2017
Outras atividades técnico-científicas , IFRS - Campus Caxias do Sul, IFRS - Campus Caxias do Sul.

Atividade realizada
Orientador - Bolsa de Ensino.
03/2017 - 10/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática II
02/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aritmética
Álgebra Linear
Prática de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental
07/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática II
07/2016 - 12/2016
Ensino, Processos Metalúrgicos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I
07/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear II
Análise Matemática e Séries
05/2014 - 12/2014
Outras atividades técnico-científicas , IFRS - Campus Caxias do Sul, IFRS - Campus Caxias do Sul.

Atividade realizada
Apoio PRONATEC.
07/2013 - 12/2013
Estágios , IFRS - Campus Caxias do Sul, .

Estágio realizado
Estágio realizado no Registro Escolar/Departamento de Ensino.
09/2012 - 01/2013
Estágios , IFRS - Campus Caxias do Sul, .

Estágio realizado
Estágio realizado no Registro Escolar/Departamento de Ensino.
04/2012 - 12/2012
Extensão universitária , IFRS - Campus Caxias do Sul, .

Atividade de extensão realizada
Bolsista de Extensão - IFRS Câmpus Caxias do Sul - Laboratório de inclusão matemática - Prodocência.
09/2011 - 09/2012
Estágios , IFRS - Campus Caxias do Sul, .

Estágio realizado
Estágio realizado no Registro Escolar/Departamento de Ensino.


Projetos de pesquisa


2013 - 2013
Síntese e Caracterização de Filmes Metálicos Magnéticos
Descrição: Produção de multicamadas de metais magnéticos lisos e estudos de algumas de suas propriedades físicas. Serão utilizadas técnicas de deposição eletroquímica e sputtering. As análises serão obtidas de curvas de magnetismo, imagens de microscopia, e espectroscopias. O trabalho firma a colaboração UFRGS e IFRS/Caxias. Um aluno bolsista de graduação do IFRS está envolvido diretamente com a pesquisa no Laboratório de Magnetismo da UFRGS (LAM). http://www.if.ufrgs.br/pes/lam/..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2012
Laboratório de inclusão matemática - Prodocência
Descrição: Este projeto de extensão propõe a criação de Laboratório de Matemática com ações inclusivas. Este laboratório constituem-se em um espaço que possibilite qualificar a prendizagem matemática para o desenvolvimento de um trabalho de tomada de consciência dos licenciandos para importância de um processo de ensino e de aprendizagem inclusiva. Assim, este espaço servirá para a elaboração de materiais didático-pedagógicos voltados a pessoas com necessidades especiais (visual, auditiva) que contribuam para a sua aprendizagem. Também será usado para estimular a participação dos licenciandos na laboração de oficinas de reforço em matemática para os alunos e professores da educação básica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Érick Scopel - Integrante / Franciele Lorenço - Integrante / Kelen Berra de Mello - Coordenador.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Bolsa.


Projetos de ensino


2017 - 2017
Espaços Métricos: uma introdução
Descrição: Como o conceito de distância é a base para noções de derivada e integral, utilizada em inúmeras áreas, é de suma importância que um matemático saiba tal conceito com firmeza e abrangência. Para isso, este projeto tem como objetivo o estudo de tópicos de espaços métricos, como: bolas e esferas, conjuntos limitados, isometrias, funções contínuas, topologia básica, limites e, por fim, o Teorema do Ponto Fixo de Banach, o qual é amplamente utilizado na área de matemática como, por exemplo, para demonstrar a existência de solução de equações diferenciais, O projeto será realizado através de estudos individuais e seminários orientados que têm como propósito estimular práticas matemáticas que ampliam conhecimentos adquiridos a partir no Projeto Pedagógico do Curso. Ainda, como produto do resultado final do projeto será elaborado um caderno didático que servirá para consulta de outros interessados no assunto. Futuramente, estima-se que o projeto origine uma disciplina optativa, chamada Espaços Métricos, do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS ? Caxias do Sul..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Formação inicial ou continuada de professores, Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Este projeto tem como objetivo o estudo de tópicos de espaços métricos, como: bolas e esferas, conjuntos limitados, isometrias, funções contínuas, topologia básica, limites e, por fim, o Teorema do Ponto Fixo de Banach, o qual é amplamente utilizado na área de matemática como, por exemplo, para demonstrar a existência de solução de equações diferenciais..
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Érick Scopel - Coordenador / Lucas Pinto Dutra - Integrante / Virgínia Pigatto Pereira - Integrante / Camila Gasparin Magnaguagno - Integrante.
2017 - 2017
LaTeX: noções básicas
Descrição: Além de explorar e entender a linguagem LaTeX, o projeto objetiva, através de um curso de curta duração de 12 horas, divulgar e oportunizar a interação dos discentes/servidores do IFRS Câmpus Caxias do Sul com o LaTeX. Nesse curso de curta duração, preparado e ministrado pelo bolsista, será utilizado o software livre Texniccenter para a edição e compilação dos textos. No curso serão abordados os seguintes tópicos: conceitos básicos, estruturação de textos, fórmulas matemáticas, tabelas, matrizes e inclusão de imagens e gráficos. Almeja-se que tal projeto seja aplicado futuramente abordando tópicos mais avançados, dando assim origem a um segundo curso.
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: O projeto objetiva, através de um curso de curta duração de 12 horas, divulgar e oportunizar a interação dos discentes/servidores do IFRS Câmpus Caxias do Sul com o LaTeX..
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Érick Scopel - Coordenador / Lucas Pinto Dutra - Integrante / Munique dos Santos Lima - Integrante / Luís Henrique Ribeiro da Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, M. S. ; SILVA, L. H. R. ; SCOPEL, É. . Minicurso de LaTeX: uma ferramenta significativa para edição de textos. In: 4º SEMEPT, 2017, Bento Gonçalves. Anais do 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT), 2017.

2.
DUTRA, L. P. ; SCOPEL, É. ; PEREIRA, V. P. ; MAGNAGUAGNO, C. G. . Introdução aos Espaços Métricos e o Teorema do Ponto Fixo de Banach. In: 4º SEMEPT, 2017, Bento Gonçalves. Anais do 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT), 2017.

3.
SCOPEL, É.; DIEHL, N. M. L. ; SILVA, R. S. . Caracterização geométrica de operadores lineares de R² e R³. In: Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática - IFRS, 2015, Caxias do Sul. REMAT - Revista Eletrônica da Matemática, 2014. v. V. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
SCOPEL, É.; SILVA, M. F. . Classificação de Singularidades Semi-Hiperbólicas para Campos Planares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MELLO, K. B. ; SCOPEL, É. ; LORENCO, F. ; ZOTTO, N. D. . Uma Experiência Inclusiva: Figuras Regulares Inscritas ao Círculo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SCOPEL, É.; DORICO, E. . Obtenção de Filmes Magnéticos sobre Substratos de Grafeno por Deposição Eletroquímica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
MELLO, K. B. ; SCOPEL, É. ; LORENCO, F. . Sorobã: rascunho dos cegos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MELLO, K. B. ; SCOPEL, É. ; LORENCO, F. ; ZOTTO, N. D. . Dedução de área de figuras planas: uma abordagem inclusiva. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
DUTRA, L. P.; SCOPEL, É.; MIOTTO, S. A.. Comissão de Avaliação para a Contratação de Professor Substituto para a área de Matemática. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Jornada de Matemática e Matemática Aplicada.Classificação de Singularidades Semi-Hiperbólicas para Campos Planares. 2017. (Outra).

2.
VI Semana Acadêmica das Licenciaturas. 2014. (Outra).

3.
III Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática. 2013. (Outra).

4.
II Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.Obtenção de Filmes Magnéticos sobre Substratos de Grafeno por Deposição Eletroquímica. 2013. (Seminário).

5.
II Worshop Inclusão Matemática. 2013. (Outra).

6.
Mal ditas frases encontradas em livros didáticos para o Ensino Fundamental. 2013. (Outra).

7.
13° Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS. 2012. (Outra).

8.
1º Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. 2012. (Outra).

9.
2° Semana Acadêmica de Licenciatura em Matemática.Dedução de área de figuras planas: uma abordagem inclusiva. 2012. (Outra).

10.
2° Semana Acadêmica de Licenciatura em Matemática. 2012. (Outra).

11.
30° SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2012. (Seminário).

12.
I Ciclo de Apresentações de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS - Câmpus Caxias do Sul. 2012. (Outra).

13.
II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2012. (Outra).

14.
Wokshop Inclusão Matemática.Sorobã: rascunho dos cegos. 2012. (Oficina).

15.
Wokshop Inclusão Matemática. 2012. (Oficina).

16.
1° Semana Acadêmica de Matemática. 2011. (Outra).

17.
I Ciclo de Palestras sobre Núcleo de Inovação Tecnológica da Serra Gaúcha. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELLO, K. B. ; MIOTTO, S. A. ; SCOPEL, É. ; BOFF, D. S. ; ANDREIS, G. S. L. ; NEVES, J. C. M. ; ARCARO, K. ; DUTRA, L. P. ; MULLER, N. M. . VI Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática. 2017. (Outro).

2.
SCOPEL, É.; ANDREIS, G. S. L. ; NEVES, J. C. M. ; ARCARO, K. ; MELLO, K. B. ; DUTRA, L. P. ; MIOTTO, S. A. ; CONTESSA, N. M. . VII Semana Acadêmica do Curso de Matemática. 2017. (Outro).

3.
MELLO, K. B. ; SCOPEL, É. . II Semana Acadêmica da Matemática. 2012. (Outro).

4.
MELLO, K. B. ; ROSA, M. T. ; SCOPEL, É. ; LORENCO, F. ; ZOTTO, N. D. ; MACHADO, G. M. Z. ; LABORDE, A. L. P. ; PACHECO, M. B. ; COSTA, G. N. ; DUTRA, L. P. . Workshop Inclusão Matemática. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daiane Macarini Silveira. Uma Sequência Didática sobre Área e Volume Enfatizando Questões Contextualizadas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Érick Scopel.

2.
Rosilda de Fátima dos Reis Costantin. Uma Análise Sobre o Uso da Calculadora nos Anos Finais do Ensino Fundamental: da Teoria à Percepção dos Professores das Redes Municipal e Estadual de Caxias do Sul. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Érick Scopel.

Orientações de outra natureza
1.
Camila Gasparin Magnaguagno. Espaços Métricos: uma introdução. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Érick Scopel.

2.
Virgínia Pigatto Pereira. Espaços Métricos: uma introdução. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Érick Scopel.

3.
Munique dos Santos Lima. LaTeX: noções básicas.. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Érick Scopel.

4.
Luís Henrique Ribeiro da Silva. LaTeX: noções básicas.. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Érick Scopel.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MELLO, K. B. ; SCOPEL, É. ; LORENCO, F. . Sorobã: rascunho dos cegos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MELLO, K. B. ; SCOPEL, É. ; LORENCO, F. ; ZOTTO, N. D. . Dedução de área de figuras planas: uma abordagem inclusiva. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELLO, K. B. ; ROSA, M. T. ; SCOPEL, É. ; LORENCO, F. ; ZOTTO, N. D. ; MACHADO, G. M. Z. ; LABORDE, A. L. P. ; PACHECO, M. B. ; COSTA, G. N. ; DUTRA, L. P. . Workshop Inclusão Matemática. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 14:00:44