Ingrid Pujol Hanzen

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1041266930216551
  • Última atualização do currículo em 15/11/2018


Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Metropolitana de Blumenau (2012) Especialização em Atenção Básica e Multiprofissional (2015) e na área de enfermagem Ginecológica e Obstétrica (2014). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem. Atualmente esta cursando o Mestrado Profissional em Enfermagem com ênfase na Saúde da Criança. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ingrid Pujol Hanzen
Nome em citações bibliográficas
HANZEN, I. P.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado profissional em andamento em Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: , Ano de Obtenção: .
Orientador: Elisangela Argenta Zanatta.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2015
Especialização em Atenção Básica e Multiprofissional. (Carga Horária: 390h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Perfil sociodemográfico e epidemiológico de estrangeiros na área de abrangência do Centro de Saúde Jardim do Lago em Chapecó - SC.
Orientador: Sabrina Guterres da Silva.
2013 - 2014
Especialização em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica. (Carga Horária: 570h).
Faculdade São Fidelis, FSF, Brasil.
Título: Doação de Leite Humano na Percepção das Doadoras.
Orientador: Raquel Garcia Tiemann.
2008 - 2012
Graduação em Enfermagem.
Faculdade Metropolitana de Blumenau, FAMEBLU, Brasil.
Título: O Papel do Enfermeiro como Gerenciador da Qualidade no Serviços de Saúde.
Orientador: Tatiana Lunelli.
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.
1991 - 2001
Ensino Médio (2º grau).
Escola General Neto, EGN, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Abordagem da Violència na Atenção Domiciliar. (Carga horária: 45h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2017 - 2017
Vigilância, prevenção , atenção e controle da leishmaniose visceral. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2016 - 2016
Atualização do Manejo Clinico da Dengue. (Carga horária: 10h).
Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação em Teste Rápido HIV, Hepatites B e C e Sifilis. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Chapecó, PMC, Brasil.
2014 - 2014
Formação de Multiplicadores na Atenção Básica CEREST. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Chapecó, PMC, Brasil.
2013 - 2013
Classificação de Risco em Urgência e Emergência. (Carga horária: 8h).
Grupo Brasileiro de Classificação de Risco, GBCR, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação e Manejo em Aleitamento Materno. (Carga horária: 20h).
Banco de Leite Humano de Blumenau, BLH, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Chapecó, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira Coordenadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Supervisão de técnicos de enfermagem e agentes de saúde,promover educação continuada da equipe. Realizar consulta de enfermagem, coleta do exame citopatológico, consulta pré-natal e puericultura. Executar atividades assistenciais e visitas domiciliares. Planejar e implementar ações voltadas à população alvo de programas específicos. Participar de campanhas voltadas para a saúde.


Pet Cursos, PET, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Ministrar aulas para o curso de Atendente de Farmácia, Laboratório e Consultório Médico. Construção de Plano de Aula.


Unimed Blumenau (SC), UNIMED, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Gerenciamento e supervisão de atividades exercidas no setor de imagens da instituição (CDI), realizar planejamento estratégico e elaboração de mapa de riscos do setor. Atuação no setor de pronto atendimento executando atividades assistenciais e gerenciais, participação na comissão de prontuários. Supervisão da clinica médica/cirúrgica e centro cirúrgico. Seleção de equipe multiprofissional. Educação continuada e liderança de equipe. Organização e participação no Curso de Gestantes da instituição, em eventos de promoção e prevenção da saúde (Hospital na Praça, Dia de Controle da Hipertensão e Diabetes, Agosto Dourado, entre outros).



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Perfil sociodemográfico e epidemiológico de estrangeiros na área de abrangência do Centro de Saúde Jardim do Lago em Chapecó - SC
Descrição: Com o processo de globalização, a imigração de estrangeiros é cada vez mais evidente no cenário brasileiro. Cidades como Chapecó, localizada no Oeste Catarinense, recebem cada vez mais imigrantes, devido a grande oferta de emprego, principalmente nas agroindustrias. Nesse contexto, percebe-se um aumento dos atendimentos nos serviços de saúde, à população estrangeira. O centro de Saúde da Família Jardim do Lago, local onde atuo como enfermeira,tem registrado uma demanda de atendimento de estrangeiros provenientes do Senegal, Paraguai e Haiti. Porém, não se conhece o perfil epidemiológico detalhado desses indivíduos, frente as principais motivos de consulta e procura do serviço de saúde. O objetivo é descrever o perfil sociodemográfico e epidemiológico dos indivíduos de origem estrangeira cadastrados no SIAB na área de abrangência do Centro de Saúde da Família Jardim do Lago. Trata-se de um projeto de intervenção de caráter exploratório com abordagem quantitativa. Foi realizada um compilação de dados desses indivíduos identificando os seguintes características: sexo e idade. Como dados epidemiológicos foram determinadas as frequências de consultas e motivações que levam a busca na unidade de saúde. As fontes de informação utilizadas foram o sistema WinSaúde e o SIAB. O período de coleta dessas informações correspondeu de outubro à dezembro de 2014..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Maior Média Geral do Curso de Enfermagem, UNIASSELVI.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
LORENZON, T. L. N. ; BARROS, L. R. ; WEBER, M. L. ; SCHNEIDER, C. F. ; HANZEN, I. P. ; ROSA, A. P. L. ; SCHNEIDER, A. C. ; VENDRUSCOLO, C. . EXPERIÊNCIA DE UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL. In: Vanessa Lima Gonçalves Torres. (Org.). EXPERIÊNCIA DE UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL. 02ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 02, p. 156-167.

2.
LORENZON, T. L. N. ; BARROS, L. R. ; WEBER, M. L. ; SCHNEIDER, C. F. ; HANZEN, I. P. ; ROSA, A. P. L. ; SCHNEIDER, A. C. ; VENDRUSCOLO, C. . EXPERIÊNCIA DE UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL. In: Vanessa Lima Gonçalves Torres. (Org.). EXPERIÊNCIA DE UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL. 2ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 2, p. 156-167.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HANZEN, I. P.; ROSA, A. P. L. ; VENDRUSCOLO, C. ; ZOCCHE, D. A. A. ; ZANATTA, E. A. . Segurança do Paciente em um Unidade de Pronto Atendimento: uma atividade educativa. In: 13º Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Anais do 13º Congresso Internacional Rede Unida. Porto Alegre: Editora Rede UNIDA, 2018. v. 04.

2.
ROSA, A. P. L. ; HANZEN, I. P. ; LEDRA, F. F. ; ZOCCHE, D. A. A. . Estressores ocupacionais nas Equipes de Saúde da Família e estratégias de enfrentamento. In: 13º Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Anais do 13º Congresso Internacional Rede Unida. Porto Alegre: Editora Rede Unida, 2018. v. 04.

3.
SIEGA, C. K. ; PORTALUPPI, D. M. ; ZANATTA, E. A. ; HANZEN, I. P. ; SILVA, K. F. . AS TECNOLOGIAS DO CUIDADO ENCONTRADAS NA LITERATURA NO ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS DE ZERO A CINCO ANOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE. In: 16º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem (16º SENADEn) e o 13º Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem (13º SINADEn), 2018, Florianópolis. Anais do 16º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem (16º SENADEn) e o 13º Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem (13º SINADEn). Florianópolis: ABEN, 2018.

4.
HANZEN, I. P.; ROSA, A. P. L. ; ZOCCHE, D. A. A. ; ZANATTA, E. A. . Práticas de Puericultura com Comunidade de Haitianos no Sul do Brasil: desafios e superação. In: 13º Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Anais do 13º Congresso Internacional Rede Unida. Porto Alegre: Editora Rede Unida, 2018. v. 04.

5.
HANZEN, I. P.; KARAL, A. ; WEBER, M. L. ; ZANATTA, E. A. ; VENDRUSCOLO, C. . Acreditação hospitalar e sua interface com a clínica ampliada nos processos de trabalho. In: I Congresso Internacional de Políticas Públicas, 2017, Chapecó. Anais do Congresso Internacional de políticas de saúde, 2017. v. 01.

6.
HANZEN, I. P.; ZANATTA, E. A. . Perfil das consultas de puericultura de enfermagem em um centro de saúde da família. In: 2º Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem e 1ª Mostra Internacional de Cuidado de Enfermagem no Ciclo da Vida, 2017, Chapecó. Anais/ 2 Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem; 1 Mostra Internacional de Cuidado de Enfermagem no Ciclo da Vida. Florianópolis: Editora da Udesc, 2017. p. 112-115.

7.
WEBER, M. L. ; KARAL, A. ; HANZEN, I. P. ; VENDRUSCOLO, C. . Política Nacional de Humanização e sua implicação no modelo Assistencial à saúde: reflexão teórica. In: I Congresso Internacional de Políticas Públicas, 2017, Chapecó. Anais do Congresso Internacional de políticas de saúde, 2017.

8.
KARAL, A. ; HANZEN, I. P. ; WEBER, M. L. ; LORENZON, T. L. N. ; ZANATTA, L. . Clínica ampliada como forma de repensar a Atenção Terciária à Saúde. In: I Congresso Internacional de Políticas Públicas, 2017, Chapecó. Anais do Congresso Internacional de políticas de saúde, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
HANZEN, I. P.; ROSA, A. P. L. ; CARVALHO, L. A. ; ZANATTA, E. A. . Desafios para construção e implementação de um modelo de consulta de enfermagem à criança na atenção primária à saúde. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
HANZEN, I. P.; SIEGA, C. K. ; WEBER, M. L. ; VENDRUSCOLO, C. ; TRINDADE, L. ; ZANATTA, E. A. . Política nacional de práticas integrativas e complementares no sistema único de saúde. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Elisangela Argenta Zanatta; Silvana dos Santos Zanotelli; Denise Antunes de Azambuja Zocche; Ariane Thaise Frello Roque; HANZEN, I. P.. Participação em banca de Alana Camila Schneider.Redes de Atenção à Saúde e Tecnologias do Cuidado - Entendimentos de Enfermeiros da Rede Municipal de Chapecó. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Congresso Internacional Rede Unida. PRÁTICAS DE PUERICULTURA COM COMUNIDADE DE HAITIANOS NO SUL DO BRASIL: DESAFIOS E SUPERAÇÃO. 2018. (Congresso).

2.
13º Congresso Internacional Rede Unida. Segurança do Paciente em um Unidade de Pronto Atendimento: uma atividade educativa. 2018. (Congresso).

3.
79ª SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM 14ª SEMANA DE ENFERMAGEM: ABEn/SC NÚCLEO CHAPEC.Imigração Haitiana: uma reflexão teórica acerca do atendimento à criança. 2018. (Outra).

4.
VIII Fórum Nacional de Mestrados Profissionais em Enfermagem.Desafios para construção e implementação de um modelo de consulta de enfermagem à criança na atenção primária à saúde. 2018. (Outra).

5.
VIII Fórum Nacional de Mestrados Profissionais em Enfermagem.Política nacional de práticas integrativas e complementares no sistema único de saúde. 2018. (Outra).

6.
2° CONSSAE ? Congresso de sistematização da assistência de enfermagem. Perfil das consultas de puericultura de enfermagem em um centro de saúde da família. 2017. (Congresso).

7.
I Congresso Internacional de Políticas Públicas. Acreditação hospitalar e sua interface com a clínica ampliada nos processos de trabalho. 2017. (Congresso).

8.
II Simpósio de Prevenção de Acidentes e Violência na Infância. 2014. (Simpósio).

9.
I Semana de Urgência e Emergência. 2014. (Outra).

10.
Curso de Imersão em Radiologia Neonatal. 2013. (Outra).

11.
XXIII Jornada Gaúcha de Radiologia. 2013. (Simpósio).

12.
II Seminário Catarinense de Qualidade Hospitalar. 2011. (Seminário).

13.
XII Congresso Catarinense de Clinica Médica e X Congresso Catarinense de Medicina de Urgência. 2010. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 4:55:50