Laisa de Castro Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2286632881633521
  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2015) e mestrado em Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Atualmente é bolsista da Universidade Federal de Santa Maria, bolsista de mestrado da Universidade Federal de Santa Maria e professora de Educação Especial da Prefeitura Municipal de Agudo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laisa de Castro Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, L. C.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Trajetórias escolares de estudantes surdos no Ensino Superior,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Márcia Lise Lunardi-Lazzarin.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2015
Graduação em Educação Especial.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Relações entre Educação Especial Educação Infantil: Mapeando Configurações.
Orientador: Fabiane Romano de Souza Bridi.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, IEEOB, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Mediador de Conflitos Escolar. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2017 - 2017
Estado da Arte. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Extensão: Processos de Aprendizagem, sobre a temática, Docência na. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Extensão: Processos de Aprendizagem, sobre a temática Dislexia: co. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2013 - 2013
A Utilização de Recursos Midiáticos como Instrumento Pedagógico Frente a In. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Currículo Funcional Natural e Transtornos Globais do Desenvolvimento. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Música e Movimento.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2012 - 2012
Libras intermediário. (Carga horária: 90h).
Escola Estadual de Educação Especial Dr. Fernando Cóser, EEEEFC, Brasil.
2012 - 2012
Básico de Libras. (Carga horária: 90h).
Escola Estadual de Educação Especial Dr. Fernando Cóser, EEEEFC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora da disciplina: Processos da Leitura e da Escrita I - código: MEN 1170

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista auxiliar de Tradutoras e Intérpretes de Língua de Sinais

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: Atendimento Educacional Especializado: avaliação inicial, processos de identificação e práticas pedagógicas.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Projeto: Outros tempos: Língua Brasileira de Sinais como segunda língua nos Cursos de Licenciatura e Fonoaudiologia da UFSM.

Atividades

03/2018 - 07/2018
Estágios , Reitoria, .

Estágio realizado
Docência Orientada no Ensino Superior.
08/2017 - 12/2017
Estágios , Reitoria, .

Estágio realizado
Docência Orientada no Ensino Superior.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Grau, EMEFOG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente no magistério básico


Prefeitura Municipal de Agudo, PMA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Educadora Especial, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Diferença Educação e Cultura
Descrição: Grupo de pesquisa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Laisa de Castro Almeida - Coordenador / Márcia Lise Lunardi Lazzarin - Integrante / Eliana da Costa de Menezes - Integrante / Luiz Fernando Lazzarin - Integrante.
2014 - Atual
Produções Culturais Surdas no contexto da Educação Bilíngue
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Atendimento Educacional Especializado: avaliação inicial, processos de identificação e práticas pedagógicas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
III SEMINÁRIO INTEGRADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO O cenário da pós-graduação no Brasil: desafios e possibilidades.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, L. C.; OLIVEIRA, N. . EXPERIÊNCIAS, SUBJETIVIDADES E NARRATIVAS SURDAS NO CONTEXTO ESCOLAR: MOVIMENTOS QUE SE ENREDAM. In: Anped Sul, 2018, Porto Alegre. Anped Sul, 2018.

2.
ALMEIDA, L. C.; OLIVEIRA, N. . Educação Inclusiva e práticas de normalização no contexto da escola contemporânea. In: III Congresso Ibero Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e Democratização do conhecimento na Ibero-América, 2018, Criciúma. III Congresso Ibero Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e Democratização do conhecimento na Ibero-América, 2018.

3.
ALMEIDA, L. C.. Educação Inclusiva e práticas de normalização no contexto da escola contemporânea. In: III Congresso Ibero Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América, 2018, Criciúma. III Congresso Ibero Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América, 2018.

4.
ALMEIDA, L. C.; MESSERSHIMIDT, D. W. . Diseertações e teses sobre alunos com deficiência no Ensino Superior Brasileiro. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, São Carlos. Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014.

5.
ALMEIDA, L. C.; BRIDI, Fabiane Romano de Souza . Atendimento Educacional Especializado: Uma análise de dissertações e teses produzidas nos anos de 2008 a 2012.. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, São Carlos. Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014.

6.
Silva, Carla ; ALMEIDA, L. C. ; BRIDI, Fabiane Romano de Souza . Dados do censo escolar MEC/INEP: Contextualizando a educação especial na rede municipal de Santa Maria/RS. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, São Carlos. Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, L. C.; OLIVEIRA, N. ; BERAS, J. J. . ESCOLAS DE SURDOS DO RIO GRANDE DO SUL: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO PRÁTICA NORMALIZADORA. In: Anped Sul, 2018, Porto Alegre. Anped, 2018.

2.
ALMEIDA, L. C.; BRIDI, Fabiane Romano de Souza . Uma análise de dissertações e teses nos anos de 2008 a 2012, sobre Atendimento Educaional Especializado. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2014, Santa Maria. Jornada Acadêmica Integrada, 2014.

3.
ALMEIDA, L. C.; BRIDI, Fabiane Romano de Souza ; Silva, Carla . Dados da educação especial com base nas informações do censo escolar MEC/INEP.. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2014, Santa Maria. Jornada Acadêmica Integrada. p. 1-5.

4.
ALMEIDA, L. C.. Sentidos remanescentes como formas compensatórias de desenvolvimento para surdocego. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2014, Santa Maria. Jornada Acadêmica Integrada, 2014.

5.
ALMEIDA, L. C.; GOMES, A. P. G. . O bilinguismo no desenvolvimento linguístico dos sujeitos surdos: uma análise com professores surdos de Santa Maria. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2013, Santa Maria. Jornada Acadêmica Integrada.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, L. C.; BRIDI, Fabiane Romano de Souza . A Produção do conhecimento sobre o Atendimento Educacional Especializado: Uma análise de Dissertações e Teses nos anos de 2008 a 2012. In: XXVI Salão de Iniciação Científica, 2014. XXVI Salão de Iniciação Científica.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, L. C.. Escolas de Surdos do Rio Grande do Sul: A Língua Brasileira de Sinais como Prática Normalizadora. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALMEIDA, L. C.. Experiências Subjetividades e Narrativas Surdas no Contexto Escolar: Movimentos que se enredam. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALMEIDA, L. C.. Educação Inclusiva e práticas de normalização no contexto da escola contemporânea. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALMEIDA, L. C.; OLIVEIRA, N. . Escolas De Surdos no Contexto da Educação Bilingue no Rio Grande Do Sul. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ALMEIDA, L. C.; OLIVEIRA, N. ; BERAS, J. J. . Escolas de surdos e a produção de cultura: representação do bilinguismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
ALMEIDA, L. C.; OLIVEIRA, N. . A Educação Bilíngue e a Língua Brasileira de Sinais no Contexto nas Escolas de Surdos do Rio Grande Do Sul. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ALMEIDA, L. C.; OLIVEIRA, N. ; BERAS, J. J. . A educação bilíngue no contexto das escolas de surdos do Rio Grande do Sul.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
ALMEIDA, L. C.; OLIVEIRA, N. ; BERAS, J. J. . A educação bilíngue no contexto das escolas de surdos do Rio Grande do Sul.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
ALMEIDA, L. C.; BARICHELO, G. ; NUH, N. . Um Relato de Experiência de uma Viagem pelo Estágio Curricular de Surdez.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
ALMEIDA, L. C.. Culturas Surdas/ Identidades/ Língua de Sinais: elementos estratégicos da educação bilíngue no contexto das escolas de surdos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
ALMEIDA, L. C.; BARICHELO, G. ; NUH, N. . Um Relato de Experiência de uma Viagem pelo Estágio Curricular de Surdez.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
ALMEIDA, L. C.; MESSERSHIMIDT, D. W. . Dissertações e teses sobre alunos com deficiência no Ensino Superior Brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALMEIDA, L. C.. Entrevista sobre o tema: inclusão no Programa Campus Debate ? Rádio UniFM 107.9. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, L. C.. Currículo Lattes. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América. Educação Inclusiva e práticas de normalização no contexto da escola contemporânea. 2018. (Congresso).

2.
III Seminário Integrador do Programa de Pós Graduação em Educação. 2018. (Seminário).

3.
XII Reunião Científica da Regional Sul da Anped (Anped Sul): Educação, Democracia e Justiça Social.Experiências Subjetividades e Narrativas Surdas no Contexto Escolar: Movimentos que se enredam. 2018. (Encontro).

4.
1º Seminário Luso-Brasileiro de educação inclusiva: o ensino e a aprendizagem em questão. 2017. (Seminário).

5.
7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação/ 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.Culturas/Identidades/ Língua de Sinais: elementos estratégicos da educação bilíngue no contexto das escolas de surdos. 2017. (Seminário).

6.
Educação Escolar Bilíngue/Cultural de Surdos. 2017. (Encontro).

7.
II Seminário Integrador do Programa de Pós graduação em Educação. 2017. (Seminário).

8.
IV Seminário de Línguas e Identidades surdas na Fronteira. 2017. (Seminário).

9.
Seminário Brasileiro de Estudos Culturais. 2017. (Seminário).

10.
Setembro Azul. 2017. (Seminário).

11.
XI Seminário de Educação Especial, II Seminário Latino Americano de Educação Especial. 2017. (Seminário).

12.
IX Fórum Estadual de Educação de Surdos s- FEES: Educação Escolar bilíngue para surdos: o que temos produzido?. 2016. (Seminário).

13.
Setembro Azul. 2016. (Seminário).

14.
I Seminário Municipal de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Educação.I Seminário Municipal de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Educação. 2014. (Seminário).

15.
Lazer Inclusivo.Lazer Inclusivo. 2014. (Encontro).

16.
Seminário Práticas Pedagógicas e Pesquisa em Educação Especial.Seminário Práticas Pedagógicas e Pesquisa em Educação Especial. 2014. (Seminário).

17.
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2014. (Congresso).

18.
III Semana da Licenciatura em Educação Especial. 2013. (Seminário).

19.
VIII Seminário de Educação Especial - Campo teórico-prático e/ou serviço técnico. 2013. (Seminário).

20.
27º Jornada Acadêmica Integrada, da Universidade Federal de Santa Maria. 2012. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LAZZARIN, M. L. L. ; ALMEIDA, L. C. . Educação Escolar Bilíngue/Cultural de Surdos. 2017. (Congresso).

2.
ALMEIDA, L. C.. no XI Seminário de Educação Especial, II Seminário Latino Americano de Educação Especial. 2017. (Outro).

3.
ALMEIDA, L. C.. IX Fórum Estadual de Educação de Surdos s- FEES: Educação Escolar bilíngue para surdos: o que temos produzido?. 2016. (Congresso).

4.
ALMEIDA, L. C.; BOER, L. . VIII Seminário de Educação Especial - Campo teórico-prático e/ou serviço técnico?. 2013. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, L. C.. Escolas de Surdos do Rio Grande do Sul: A Língua Brasileira de Sinais como Prática Normalizadora. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALMEIDA, L. C.. Experiências Subjetividades e Narrativas Surdas no Contexto Escolar: Movimentos que se enredam. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALMEIDA, L. C.. Educação Inclusiva e práticas de normalização no contexto da escola contemporânea. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Número de celular: (55) 981009080 ou (55) 996646727



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 22:36:30