Ana Carina Sabadin

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1025672097187047
  • Última atualização do currículo em 15/09/2018


Mestrado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos - PPGS/UFSCar (2017). Graduação em Ciências Sociais (2014) pela mesma universidade. Atua na intersecção das temáticas rural, ambiental e política, com foco na produção sucroalcooleira paulista. Pesquisadora do RURAS ? Grupo de Pesquisa CNPq Ruralidades, Ambiente e Sociedade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Carina Sabadin
Nome em citações bibliográficas
SABADIN, A. C.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Sociologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Das estratégias às justificações: Uma análise da construção política do Protocolo Agroambiental Paulista,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Rodrigo Constante Martins.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Protocolo Agroambiental Paulista; Sociedade e meio ambiente; Política e meio ambiente; Problema ambiental das queimadas; Setor sucroalcooleiro.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Ambiental.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Política.
2010 - 2014
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Política e sociedade no complexo agroindustrial sucroalcooleiro: Estudo sobre as motivações não econômicas do corte da cana no Noroeste Paulista.
Orientador: Rodrigo Constante Martins.




Formação Complementar


2016 - 2016
Minicurso ?Questão Agrária e Questão Ambiental na Sociologia Contemporânea. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2016 - 2016
Cartografias do Estado, Capital e Cidadania no Brasil Contemporâneo. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso de Movimentos Sociais. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2011 - 2011
Minicurso de Economia Solidária. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2010 - 2010
Minicurso de Sociologia da Religião. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Das ausências às expressões: Uma análise dos recursos de poder na construção do Protocolo Agroambiental
Descrição: A chamada questão ambiental tem constituído foco de preocupações de diversos grupos e setores sociais, bem como se colocado como ferramenta de justificação de políticas públicas em âmbito nacional e internacional. Tem-se o Protocolo Agroambiental, firmado no estado de São Paulo, como um exemplo de arranjo institucional que visa, sobretudo, implementar um planejamento sustentável para a expansão do setor sucroalcooleiro por meio de um pacto de livre adesão, permeado por propostas de redução dos impactos ambientais causados por esse setor. Deste modo, compreendendo que a adesão a esse Protocolo implica transformações substanciais tanto para o setor sucroalcooleiro quanto para o meio ambiente e para a sociedade civil, admite-se a existência de um debate em torno desta problemática que abarca interesses distintos. Visto isso, o presente projeto tem como objetivo interpretar a construção do Protocolo Agroambiental, no sentido de analisar os recursos de poder implicados em sua construção, a fim de situar em seu constructo, a expressão (ou ausência) dos setores, grupos e classes sociais diretamente interessados em seu firmamento. Isto posto, para a realização desta pesquisa, serão utilizados métodos qualitativos de pesquisa social, o que engloba a pesquisa bibliográfica e análise de documentos, além de entrevistas semiestruturadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Ana Carina Sabadin - Integrante / Rodrigo Constante Martins - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2012 - 2014
Política e sociedade no complexo agroindustrial sucroalcooleiro: estudo sobre as motivações não econômicas do corte da cana no Noroeste paulista
Descrição: A existência simultânea do uso do trabalho volante do cortador de cana-de-açúcar e da produção mecanizada pode ser observada no contexto das novas ruralidades. Mesmo após quase quarenta anos na tentativa de aumentar os investimentos na modernização, a partir do desenvolvimento de melhores tecnologias, como o surgimento de máquinas mais eficientes, é visível a persistência do trabalho volante no cenário do rural contemporâneo. Sendo assim, a pesquisa perseguirá a hipótese de que as determinações econômicas não são exclusivas na definição das estratégias de emprego do trabalho para o corte da cana e, portanto, procurar-se-á identificar e interpretar as motivações não econômicas da coexistência das colheitas manual e mecanizada na produção, voltando-se, fundamentalmente, às dimensões políticas, sociais e culturais que norteiam as estratégicas econômicas do setor. Por ser uma região de expansão do setor sucroalcooleiro, a região do Noroeste Paulista foi a escolhida para a realização da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Carina Sabadin - Integrante / Rodrigo Constante Martins - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: CONTEMPORÂNEA. REVISTA DE SOCIOLOGIA DA UFSCAR


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SABADIN, A. C.2014SABADIN, A. C.. As entrevistas semiestruturadas na pesquisa de campo: algumas considerações sobre o corte da cana-de-açúcar no noroeste paulista. Áskesis - Revista dos Discentes do Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFSCar, v. 03, p. 67-74, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SABADIN, A. C.. O Protocolo Agroambiental Paulista: uma proposta de (in)sustentabilidade nos canaviais paulistas. In: V Seminário Discente PPGS- UFRGS, 2017, Porto Alegre. A Sociologia diante de novos fluxos e velhos muros - Anais. Porto Alegre, 2016. v. 5. p. 1-1586.

2.
SABADIN, A. C.. O trabalho (des)especializado nos canaviais paulistas: algumas considerações sobre a permanência do corte manual. In: III Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente, 2015, São Carlos. Anais III Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente, 2015. v. 3.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SABADIN, A. C.. A (in)sustentabilidade nos canaviais paulistas: a superexploração do trabalho e da natureza. In: XV SEMANA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNESP/FCLAR-, 2016, Araraquara. Ciências Sociais em tempos de crise: novos dispostivos de controle e retração de direitos. Araraquara: FCL- Unesp, 2016. v. 15. p. 1-333.

2.
SABADIN, A. C.. O trabalho (des)especializado nos canaviais paulistas: algumas considerações sobre a permanência do corte manual. In: III Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente, 2015, São Carlos. Caderno de Resumos - III Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente. São Carlos, 2015. v. 3. p. 9-180.

3.
SABADIN, A. C.. POLÍTICA E SOCIEDADE NO COMPLEXO AGROINDUSTRIAL SUCROALCOOLEIRO: ESTUDO SOBRE AS MOTIVAÇÕES NÃO ECONÔMICAS DO CORTE DA CANA NO NOROESTE PAULISTA. In: 22º Congresso de Iniciação Científica, 2014, São Carlos. Anais do Congresso - 22º Congresso de Iniciação Cientítica (CIC), 2014.

4.
SABADIN, A. C.. Política e sociedade no complexo agroindustrial sucroalcooleiro: Estudo sobre as motivações não econômicas do corte da cana no Noroeste Paulista. In: 10ª Jornada Científica e Tecnológica - XXI Cogresso de Iniciação Científica, 2013, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos, 2013. v. 10.

5.
SABADIN, A. C.; OLIVEIRA, H. S. ; TAVARES, L. C. ; MAGALHÃES, M. C. M. ; ANTONI, P. ; FRAGALLE, L. P. . Diferentes Vertentes do Pentecostalismo Brasileiro: análise da igreja da onda de cura divida Deus é Amor e da onda neopentecostal Universal do Reino de Deus. In: IV Seminário do Programa de Pós - Graduação em Sociologia da UFSCar: ?Olhares e diálogos sociológicos sobre as mudanças no Brasil e na América Latina', 2013, São Carlos. Caderno de Resumos - IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SABADIN, A. C.. O Protocolo Agroambiental: uma proposta de (in)sustentabilidade nos canaviais paulistas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SABADIN, A. C.. O trabalho (des)especializado nos canaviais paulistas: algumas considerações sobre a permanência do corte manual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SABADIN, A. C.. Política e sociedade no complexo agroindustrial sucroalcooleiro: Estudo sobre as motivações não econômicas do corte da cana no Noroeste Paulista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SABADIN, A. C.; MARTINS, R. C. . Política e sociedade no complexo agroindustrial sucroalcooleiro: Estudo sobre as motivações não econômicas do corte da cana no Noroeste Paulista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SABADIN, A. C.; OLIVEIRA, H. S. ; FRAGALLE, L. P. . Diferentes Vertentes do Pentecostalismo Brasileiro: análise da igreja da onda de cura divida Deus é Amor e da onda neopentecostal Universal do Reino de Deus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SABADIN, A. C.. Das estratégias às justificações : uma análise da construção política do Protocolo Agroambiental Paulista 2017 (Dissertação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SABADIN, A. C.. Parecerista ad hoc - Cadernos de Agroecologia. 2016.

2.
SABADIN, A. C.. Debatedora no Grupo de Trabalho 'Multidisciplinar' da XIV Semana de Ciências Sociais da UFSCar. 2016.

3.
SABADIN, A. C.. Parecerista da Revista Florestan Fernandes - Graduação em Ciências Sociais. 2015.

Redes sociais, websites e blogs
1.
MARTINS, R. C. ; SABADIN, A. C. ; ALMEIDA, A. H. C. . Site do Grupo de Estudos CNPq RURAS - Ruralidades, Ambiente e Sociedade. 2016. (Site).

2.
ARBAROTTI, A. E. ; SABADIN, A. C. . Página do Facebook - Grupos de estudos CNPq RURAS. 2015. (Rede social).

3.
PEROZZI, M. B. ; SABADIN, A. C. . Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente. 2015. (Site).

4.
PEROZZI, M. B. ; SABADIN, A. C. . Página do Facebook - Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente. 2015. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Exposição aos Agrotóxicos e Gravames à Saúde e ao Meio Ambiente. 2016. (Outra).

2.
V Seminário Discente do Programa de Pós- Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2016. (Seminário).

3.
XIV Semana de Ciências Sociais da UFSCar. 2016. (Seminário).

4.
III Seminário Internacional "Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente".O trabalho (des)especializado nos canaviais paulistas: algumas considerações sobre a permanência do corte manual. 2015. (Seminário).

5.
V Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. 2015. (Seminário).

6.
XIII Semana de Ciências Sociais. 2015. (Outra).

7.
A hegemonia e a violência do agronegócio. 2014. (Exposição).

8.
Audiência Pública: Resistência e Luta. 2014. (Exposição).

9.
Problematizando o Rural: divergências, tangências e convergências. 2014. (Exposição).

10.
Seminário Internacional ?As Políticas sociais para além do Trabalho: olhares cruzados sobre a produção/reprodução social?,. 2014. (Seminário).

11.
VI Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais. 2014. (Simpósio).

12.
XII Semana de Ciências Sociais - UFSCar. 2014. (Outra).

13.
II Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente. 2013. (Seminário).

14.
IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar: Olhares e diálogos sociológicos sobre a mudança no Brasil e na América Latina.Estudo da Relação de Adaptação nas Diferentes Vertentes do Pentecostalismo Brasileiro: análise da igreja da onda de cura divida Deus é Amor e da onda neopentecostal Universal do Reino de Deus. 2013. (Seminário).

15.
XI Semana de Ciências Sociais - Marginalidades - UFSCar. 2013. (Outra).

16.
XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Política e Sociedade no Complexo Agroindustrial Sucroalcooleiro: Estudo sobre as motivações não econômicas do corte da cana no Noroeste Paulista. 2013. (Congresso).

17.
X Semana de Ciências Sociais- Marxismo e Movimentos Sociais UFSCar. 2012. (Outra).

18.
IX Semana de Ciências Sociais - UFSCar. 2011. (Outra).

19.
VIII Semana de Ciências Sociais - UFSCar. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, R. C. ; SILVA, M. A. M. ; MELO, B. M. ; PEROZZI, M. B. ; SABADIN, A. C. ; ARBAROTTI, A. E. ; REIS, T. ; CAMPREGHER, R. ; ARAUJO, J. A. C. ; CARDOSO, J. P. ; MOURA, J. M. B. ; BUENO, J. D. ; REIS, L. F. ; s VERÇOZA, L. V. . III Seminário Internacional "Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente". 2015. (Outro).

2.
SABADIN, A. C.; TAVARES, L. C. ; OLIVEIRA, H. S. ; FRAGALLE, L. P. ; MIRANDA, Y. L. R. ; GAVERIO, Marco A. ; MENDES DOS SANTOS, Caroline ; FERREIRA, L. C. ; THOMAZ, D. W. . XI Semana de Ciências Sociais. 2013. (Outro).

3.
MARTINS, R. C. ; SABADIN, A. C. ; ANDRADE, C. P. ; ARBAROTTI, A. E. ; CARDOSO, J. P. ; CAMPREGHER, R. ; PEROZZI, M. B. ; MELO, B. M. ; ESPINOZA, R. F. ; REIS, T. ; MADUREIRA, G. A. . II Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente.. 2013. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
MARTINS, R. C. ; SABADIN, A. C. ; ALMEIDA, A. H. C. . Site do Grupo de Estudos CNPq RURAS - Ruralidades, Ambiente e Sociedade. 2016. (Site).

2.
ARBAROTTI, A. E. ; SABADIN, A. C. . Página do Facebook - Grupos de estudos CNPq RURAS. 2015. (Rede social).

3.
PEROZZI, M. B. ; SABADIN, A. C. . Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente. 2015. (Site).

4.
PEROZZI, M. B. ; SABADIN, A. C. . Página do Facebook - Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente. 2015. (Rede social).



Outras informações relevantes


Integrante do grupo de estudos Ruralidades, Ambiente e Sociedade - RURAS/UFSCar.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 4:25:25