Orlando Cesar de Souza Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9097863031053778
  • Última atualização do currículo em 26/03/2018


Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (2007) e mestrado em Master in Business Administration (M.B.A.) - ESADE Business School - Barcelona Campus (2010). Tem experiência na área de gestão financeira bancária, gestão de dívida pública e políticas microeconômicas voltadas ao setor financeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Orlando Cesar de Souza Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, O. C. S.

Endereço


Endereço Profissional
Ministério da Fazenda, Secretaria de Política Econômica.
Ministério da Fazenda
Zona Cívico-Administrativa
70048900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 34122344


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2010
Mestrado em Master in Business Administration (M.B.A.).
ESADE Business School - Barcelona Campus, ESADE, Espanha.
Título: La Internacionalización del Modelo de Negocios de BEREN Constructora en el mercado de edificaciones medias en Sao Paulo,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Juan Antonio Gil Serra.
2001 - 2007
Graduação em Física.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Atuação Profissional



Ministério da Fazenda, MIN. FAZENDA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador-Geral de Sistemas Financeiros, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria do Tesouro Nacional, STN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auditor Federal de Finanças e Controle, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Em 2014 iniciou a carreira pública como Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) na Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico da Administração da Dívida Pública Federal como Gerente de Projeto da área de Riscos, e atuou como Chefe da Assessoria Parlamentar e Chefe substituto da Assessoria Econômica da Secretaria do Tesouro Nacional até julho de 2017. Hoje atua na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, ainda da carreira de AFFC.


Banco Santander - Espanha, SANTANDER, Espanha.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jefe de Equipo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Foi responsável pela apuração do capital econômico do Grupo Santander e reporting à alta direção na equipe de gestão de capital da Casa Matriz, em Madrid, .


Banco Santander Banespa - Brasil, SANTANDER, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Superintendente Financeiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuou no Grupo Santander, de 2004 a 2012. Entre os anos de 2007 e 2010 trabalhou na Casa Matriz, Espanha. Participou da estruturação da área de gestão financeira em 2007, que zela pela estabilidade de balanço (risco estrutural de juros e dólar; liquidez, capital e participações). Ao final de 2007, na equipe de gestão de capital da Casa Matriz, em Madrid, foi responsável pela apuração do capital econômico do Grupo e reporting à alta direção. Em 2010, no Santander Brasil, estruturou a área de gestão de capital com a aprovação do conselho de administração. Foi responsável pelo planejamento de capital a longo prazo, testes de estresse e realizou significativas otimizações de capital. Também apoiava e acompanhava o comitê de gestão de ativos e passivos (ALCO) e áreas de negócio para estruturação de produtos. Em 2011, como superintendente financeiro, foi responsável pelo controle de capital do Grupo Santander Brasil e liderou o projeto Basileia de implementação de modelos internos de risco de crédito, atendendo reguladores, auditores, áreas de negócio, alta direção local e global e representando a instituição na FEBRABAN e no Banco Central do Brasil.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Contabilidade e Finanças Públicas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
XX Prêmio do Tesouro Nacional: Política Fiscal, 1º Lugar, Secretaria do Tesouro Nacional, ESAF e FGV.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Gian Barbosa da Silva2015 Gian Barbosa da Silva ; Guilherme Pinheiro de Deus ; Lucas Gurgel Leite ; LIMA, O. C. S. ; Tatiana de Oliveira Mota ; Gustavo Miguel Nogueira Fleury . Normalização da Política Monetária Americana e seus impactos na Curva de Juros Brasileira. BIF - Boletim de Informações FIPE, v. 421, p. 20-26, 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 7:34:13