Sergio Moreno Redón

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1189743322487847
  • Última atualização do currículo em 15/10/2018


Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) desde 2017. Bolsista pós-doutoral (FAPESP) no Projeto Temático "Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo" do GAsPERR com o projeto "Os tempo do consumo e as novas práticas espaciais dos agentes urbanos em cidades médias: Presidente Prudente e Londrina", na Faculdade de Ciência e Tecnologia/Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP), Campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente desenvolve o seu trabalho no Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional - IEDAR. Possui graduação em Geografia (2004) e doutorado em "Dinámicas Urbanas y Organización del Territorio" em Geografia pela Universitat de Barcelona, Espanha (2011). Foi professor adjunto da Universitat de Barcelona e professor da Escola Superior de Comerç i Distribució de Terrassa (Espanha) até o ano 2012. E membro do grupo de pesquisa GAsPERR (Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições regionais, UNESP) OCUB (Observatori del Comerç Urbá de Barcelona, UB) e foi membro do grupo ANTERRIT (Anàlisi Territorial i Desenvolupament Regional, UB). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sergio Moreno Redón
Nome em citações bibliográficas
Moreno R., S.;Moreno, S.;Moreno Redón, S.;Redón, S.;Redón, S.M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional - IEDAR.
Quadra Sete (Fl.31)
Nova Marabá
68507590 - Marabá, PA - Brasil
Telefone: (94) 21015900
URL da Homepage: https://sigaa.unifesspa.edu.br/sigaa/public/departamento/portal.jsf?id=39


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2011
Doutorado em Doutorado na Universidade de Barcelona.
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
Título: ANÁLISIS TEÓRICO Y APROXIMACIÓN PRÁCTICA DE LAS RELACIONES ENTRE CIUDAD Y COMERCIO. EL CASO DE LA PRODUCCIÓN, VENTA Y CONSUMO DE LIBROS EN BARCELONA, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: CARLES CARRERAS I VEDAGUER.
1999 - 2003
Graduação em Geografia.
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.


Pós-doutorado


2014 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2011 - 2012
Màster de docència universitària per a professorat.
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
2004 - 2006
Extensão universitária em Diploma de Estudios Avanzados. (Carga horária: 60h).
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Pós-doutoral, Carga horária: 40


Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 18
Outras informações
Professor do Departamento de Geografia Humana da Universitat de Barcelona ministrando aulas de Geografia Urbana, Geografia Económica (graduação), Geografia Política (graduação), Técnicas quantitativas e qualitativas em geografia (graduação), Cidade e Região Metropolitana (graduação), Cidade e Consumo: Novas Dinâmicas Territoriais (pós-graduação), Principios e Instrumentos de Planejamento Urbano (pós-graduação).


Escola Superior de Comerç i Distribució de Terrassa, ESCODI, Espanha.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 6
Outras informações
Professor na ESCODI (Escola Superior de Comerç i Distribució de Terrassa), ministrando a matéria Localização Comercial (Graduação)


Institut Català de Seguretat, ICS, Espanha.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 15
Outras informações
Professor da matéria de Geografia no curso de formação para Policias Locais e Mossos de Esquadra (Policia Regional da Catalunya)


Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de matéria pós-graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Aulas ministradas da matéria Ciudad y Consumo: Nuevas Dinámicas Territoriales dentro do Mestrado Oficial Europeu da Universidade de Barcelona sobre "Planificación Territorial y Gestión Ambiental", realizado na Universidade Estadual do Sul da Bahia (UESB).


Fundació Bosch i Gimpera, FBIG, Espanha.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Ajudante Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Ajudante Pesquisador contratado para a elaboração do projeto "Actualización y mantenimiento de la base de toponimia universal Worldgeonoms". Contratado pela Fundación Bosch i Gimpera desde outubro de 2006 a 2009, para coordenar e realizar o projeto. Projeto financiado pelo Instituto de Cartografía de Cataluña (ICC), em colaboração com a Universidad de Barcelona.


Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor/pesquisador colaborado, Carga horária: 30
Outras informações
Curso de pós-graduação no Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal (PPGEP), nível Mestrado Acadêmico, intitulado "Produção do espaço-tempo". Universidade Federal de Uberlandia (UFU) no Campus de Ituiutaba.


Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Fragmentação Socioespacial e Urbanização Brasileira: Escalas, Vetores, Ritmos, Formas e Conteúdos (FRAGURB)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Encarnação Beltrão Sposito em 15/10/2018.
Descrição: A diferenciação socioespacial em cidades brasileiras vem se aprofundando e aponta para a constituição do processo de fragmentação socioespacial. A origem dele está vinculada à predominância de lógicas e subjetivações neoliberais que se antepõem à ideia de direito à cidade. Esse projeto visa compreender, no plano da cidade e do urbano, como a lógica socioespacial fragmentária altera o conteúdo da diferenciação e das desigualdades, redefinindo os sentidos do direito à cidade. Este objetivo central desdobra-se em quatro planos analíticos: i) passagem da lógica socioespacial centro-periférica para a lógica socioespacial fragmentária; ii) interpretação da fragmentação socioespacial por meio das formas contemporâneas de diferenciação e desigualdade, a partir das práticas associadas ao cotidiano urbano; iii) desdobramentos da lógica socioespacial fragmentária sobre o par espaço público/espaço privado; iv) papel das instituições políticas, dos agentes econômicos hegemônicos e dos sujeitos sociais não hegemônicos. Para conduzir a pesquisa foram eleitas cinco dimensões empíricas a partir das quais o processo de fragmentação socioespacial será analisado: habitar, trabalhar, consumir, lazer e mobilidade. Serão estudadas cidades de diferentes formações socioespaciais: Chapecó/SC, Dourados/MS, Ituiutaba/MG, Marabá/PA, Maringá/PR, Mossoró/RN, Presidente Prudente/SP, Ribeirão Preto/SP e São Paulo/SP, além de cidades pequenas vinculadas a estas e que serão identificadas no decorrer da pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (10) .

Integrantes: Sergio Moreno Redón - Integrante / Maria Encarnação Beltrão Sposito - Coordenador / Arthur Magon Whitacker - Integrante / Vitor Koiti Miyazaki - Integrante / Marcio José Catelan - Integrante / Everaldo Santos Melazzo - Integrante / Nécio Turra Neto - Integrante / Eliseu Savério Spósito - Integrante / Wagner Vinícius Amorin - Integrante / Eda Maria Goes - Integrante / Luciano Antonio Furini - Integrante / Maria Angélica de Oliveira Magrini - Integrante / Igor de França Catalão - Integrante / Antonio Henrique Bernardes - Integrante / Catherine Françoise Bernadette Chatel - Integrante / José Sobreiro Filho - Integrante / Patricia Helena Milani - Integrante / Patrícia Maria de Jesus - Integrante / Cláudio Smalley Soares Pereira - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2018 - Atual
Os tempos do consumo: as práticas espaciais dos citadinos nas cidades de Presidente Prudente/SP e Londrina/PR.
Descrição: Neste projeto, o objetivo é compreender as lógicas que orientam as escolhas locacionais espaço-temporais das práticas espaciais dos consumidores derivadas das reestruturações urbanas e da cidade. As mudanças derivadas da Globalização têm modificado as relações entre agentes sociais e o espaço urbano regional, gerando cidades muito mais complexas. Entre as mudanças a destacar estão o fomento do consumo de bens e serviços, e o surgimento de novas tecnologias da comunicação e transportes, redefinindo as formas de uso do tempo e do espaço. O conjunto de mudanças tem impactado nas estruturas econômicas, laborais e culturais onde se inserem diferentes agentes, e tem alterado as formas de vida social, com destaque para o papel central que o consumo vem adquirindo. Neste sentido, as práticas espaciais são o reflexo das mudanças e mostram novas formas de organização espacial e novas estratégias, sobretudo, temporais. De acordo com o descrito, a pesquisa vai se centrar exclusivamente nas práticas ligadas ao consumo do e nos espaços comerciais. O objetivo são as práticas espaço ? temporais do consumo de bens dos cidadãos, analisadas a partir dos seus trajetos no espaço e no tempo e a sua correlação com os espaços ocupados pelas atividades terciárias. A metodologia do trabalho é fundamentalmente a análise dos dados recolhidos em diários de atividades e a sua representação a través de mapas dinâmicos e de extensibility diagrams que permitem observar as trajetórias diárias e as práticas espaciais dos sujeitos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sergio Moreno Redón - Coordenador.
2014 - 2018
Produção do espaço e redefinições regionais
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sergio Moreno Redón - Integrante / Maria Encarnação Beltrão Sposito - Coordenador / Eliseu Savério Spósito - Integrante.
2014 - 2017
Os tempo do consumo e as novas práticas espaciais dos agentes urbanos em cidades médias: Presidente Prudente e Londrina
Descrição: Neste projeto, o objetivo é compreender as lógicas que orientam as escolhas locacionais das atividades terciárias e as práticas espaciais dos consumidores derivadas das reestruturações urbanas e da cidade. As mudanças derivadas da Globalização têm modificado as relações entre agentes sociais e o espaço urbano e gerado cidades muito mais complexas. Entre as mudanças a destacar estão o fomento do consumo de bens e serviços, e o surgimento de novas tecnologias da comunicação e transportes, redefinindo as formas de uso do tempo e do espaço. O conjunto de mudanças tem impactado nas estruturas econômicas, laborais e culturais onde se inserem diferentes agentes, e tem alterado as formas de vida social, com destaque para o papel central que o consumo vem adquirindo. Neste sentido, as práticas espaciais são o reflexo das mudanças e mostram novas formas de organização espacial e novas estratégias, sobretudo, temporais. É a partir de uma dupla perspectiva que se quer abordar as práticas ligadas especificamente ao consumo do e no espaço urbano. De um lado, as práticas espaço - temporais necessárias às atividades de comércio e serviços fundamentais (transporte, educação e saúde) as quais são as que permitem o consumo das atividades no espaço. O objetivo é analisar os horários de funcionamento, o que permite ter um mapa dos ritmos da cidade onde são consumidas, não apenas, as atividades como também os espaços urbanos. A metodologia aplicada é o trabalho de campo e a aplicação de um questionário. De outro lado, as práticas espaço - temporais do consumo de bens dos cidadãos será analisada a partir dos seus trajetos através do espaço e do tempo e a sua correlação com os espaços ocupados pelas atividades terciárias. A metodologia desta parte do trabalho é principalmente a enquete a uma mostra de sujeitos escolhida em função da idade e das práticas espaciais. Os resultados serão analisados a través de mapas dinâmicos e de extensibility diagrams que permitem observar as práticas espaciais a partir das trajetórias espaço - temporais dos sujeitos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sergio Moreno Redón - Coordenador / Maria Encarnação Beltrão Sposito - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2012 - 2018
Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Encarnação Beltrão Sposito em 18/04/2016.
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como eixo central estudar as relações entre reestruturação urbana e reestruturação da cidade, tomando-se como referência o consumo, que será analisado segundo três planos analíticos: 1) as novas lógicas de localização das empresas, desenvolvidas como estratégias dos agentes econômicos, orientadas pela ampliação e pela diversificação do consumo, geram novas práticas espaciais, entre os que se apropriam do espaço urbano; 2) essas práticas, tanto quanto essas lógicas, redefinem o processo de estruturação urbana, promovem reestruturação urbana e inserem as redes urbanas em escalas mais abrangentes, revelando uma divisão interurbana do trabalho mais complexa, bem como expressam vetores do processo mais amplo de mundialização da economia e de globalização dos valores; 3) elas reorientam o processo de estruturação dos espaços urbanos, podendo-se reconhecer uma reestruturação das cidades, expressando uma nova divisão econômica e social do espaço, que revela aprofundamento das desigualdades socioespaciais, tanto quanto reconstitui as diferenças socioespaciais, agora orientadas, sobretudo, pelas novas formas de consumo. Para esta proposta de pesquisa, esses três planos analíticos só ganham sentido em suas articulações, de modo a se contemplar na análise, as condicionantes subjetivas e as objetivas, as dimensões sociais e as econômicas. As e as lógicas econômicas são tomadas, neste projeto, como possibilidades de se fazer a leitura das transformações urbanas e das cidades, sendo este o foco central da análise. O consumo é considerado como o meio a partir do qual as práticas e as lógicas podem ser apreendidas no período atual, razão pela qual ele foi eleito como importante para esta pesquisa, ainda que não seja ele o objeto de nossa investigação. O ponto de vista que justifica tomar o consumo como um caminho para compreender as práticas e as lógicas está fortemente apoiado na ideia de Bourdin, para quem o consumo mudou de intensidade e conteúdo, bem como de status, conformando o mundo e se associando à tendência de individualização da experiência e aos processos de diferenciação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sergio Moreno Redón - Integrante / Maria Encarnação Beltrão Sposito - Coordenador / Arthur Magon Whitacker - Integrante / Marcio José Catelan - Integrante / Everaldo Santos Melazzo - Integrante / Nécio Turra Neto - Integrante / Eliseu Savério Spósito - Integrante / Eda Maria Goes - Integrante / Luciano Antonio Furini - Integrante / Maria Angélica de Oliveira Magrini - Integrante / William Ribeiro da Silva - Integrante / Igor de França Catalão - Integrante / Antonio Henrique Bernardes - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
2012 - 2012
Tipología de estructuras comerciales en Catalunya: Los ejes comerciales de Sants-Creu Coberta de Barcelona y Sant Pere de Terrassa
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Sergio Moreno Redón - Coordenador / Núria Beltran - Integrante / Míriam Díaz Piñol - Integrante / Josep Maria Marcos - Integrante.
Financiador(es): Associação de empresas familiares de Catalunya (Comertia) - Remuneração.
2006 - 2009
Actualización y mantenimiento de la base de toponimia universal Worldgeonoms
Descrição: Actualização e manutenção da base de nomes de lugar Worldgeonoms.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) .

Integrantes: Sergio Moreno Redón - Coordenador / Carles Carreras i Verdaguer - Integrante / Joan Camps i Morlà - Integrante / Francesc Montserrat Sanahuja - Integrante.


Revisor de periódico


2012 - 2012
Periódico: Cuadernos de Turismo
2011 - 2012
Periódico: Boletín de la AGE
2012 - 2012
Periódico: Biblio 3w (Barcelona)
2017 - Atual
Periódico: FORMAÇÃO (PRESIDENTE PRUDENTE)


Revisor de projeto de fomento


2014 - 2015
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Econômica.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Catalão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Japonês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:5
Total de citações:8
Redón, Sergio M.: Moreno, Sergio; Redón, Sergio.  Data: 22/08/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
3Verdaguer; C.,C.2014Verdaguer ; Rigol, S.M. ; Moreno Redón, S. . La cartografia temática a piccola scala. Reflesioni generali su uma esperienza particolare. Bollettino Della Societá Geografica Italiana (1944), v. VII, p. 217-235, 2014.

2.
6Porto-Sales, A.L.2014Porto-Sales, A.L. ; Couto, E.M.J. ; WHITACKER, A. M. ; Sposito, M. E. B. ; Moreno R., S. ; MIYAZAKI, V. K. . Pesquisa em Geografia urbana: desafios e possibilidades de análise espacial com o uso do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE). Caderno Prudentino de Geografia, v. 36, p. 81-103, 2014.

3.
5Moreno, S.2013Moreno, S.. El patrimonio comercial, entre el negocio y la protección. El caso del patrimonio comercial de Barcelona. Espaço e Geografia (UnB), v. 16, p. 531-557, 2013.

4.
4Verdaguer; C.,C.2011Verdaguer ; Moreno R., S. . Por un turismo mediterraneo sostenible. El caso de sicília. CUADERNOS DE TURISMO, v. 11, p. 172-182, 2011.

5.
2Rigol, S.M.2010Rigol, S.M. ; Moreno R., S. . La cartografía geopolítica de Jaume Vicens Vives, similitudes y diferencias con los coremas. Boletín de la Real Sociedad Geográfica, v. CXLVI, p. 71-86, 2010.

6.
1Verdaguer; C.,C.2007Verdaguer ; Moreno R., S. . Los procesos de modernización en Sarajevo. La incierta dirección de la flecha del tiempo. Anales de Geografía de la Universidad Complutense, v. 27, p. 29-44, 2007.

7.
7Verdaguer; C.,C.2007Verdaguer ; Rigol, S.M. ; Moreno R., S. . La cartografia temàtica a petita escala. Unes lliçons de l?Atles de la diversitat. Treballs de la Societat Catalana de Geografia, v. 65, p. 183-193, 2007.

8.
8Verdaguer; C.,C.2005Verdaguer ; Arino, A. ; Rigol, S.M. ; Moreno R., S. . Precisión y cambio de escala en la cartografía temática. Mapping (Madrid), v. 12, p. 14-24, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Verdaguer (Org.) ; Moreno R., S. (Org.) . Llegint pedres, escrivint ciutats. Unes visions literàries de la ciutat. Barcelona: Pages editors, 2009.

2.
Verdaguer ; Moreno R., S. ; Arino, A. . Tiendas historicas de Cataluña. 1. ed. Manresa: Angle Editorial, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
Redón, S.M.. A EXPANSÃO TEMPORAL DAS ATIVIDADES COMERCIAIS VAREJISTAS NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP). AS FRONTEIRAS AO HORÁRIO NOTURNO E OS FINAIS DE SEMANA. In: William Ribeiro da Silva e Maria Encarnação Beltrão Sposito. (Org.). Perspectivas da urbanização: Reestruturação urbana e das cidades. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência, 2017, v. 1, p. 145-.

2.
Redón, S.M.; Sposito, M. E. B. . El uso del tiempo comercial en ciudades medias de Brasil.. In: José Gasca Zamora, Patricia Olivera Martínez. (Org.). CIUDAD, COMERCIO URBANO Y CONSUMO EXPERIENCIAS DESDE LATINOAMÉRICA Y EUROPA. 1ed.Ciudad de México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2017, v. 1, p. 211-238.

3.
Moreno Redón, S.. Múltiples centros y centralidad móvil en las ciudades medias. Los horarios comerciales como restricciones espacio-temporales. In: Carmen Bellet; Everaldo S. Melazzo; M.Encarnação B. Sposito. (Org.). Urbanización, producción y consumo en ciudades medias/intermedias. 1ed.Lleida: Universitat de Lleida, 2015, v. , p. 189-218.

4.
Moreno, S.. Entre la identidad cultural y la innovación. La gastronomía y la restauració como recurso en Barcelona. In: Elena Di Blasi; Alessandro Arangio; Teresa Graziano.. (Org.). I foodies: turisti per gusto nella città multietnica.. 1ªed.Bologna: Pàtron Editore Bologna, 2013, v. 1, p. 80-93.

5.
Verdaguer ; Rigol, S.M. ; Moreno R., S. . Global and local consumption: a credit card way of life. In: Centro de Estudos Geograficos, Universidade de Lisboa. (Org.). Retail Planning for the Resilient Cities. Lisboa: , 2011, v. , p. 183-193.

6.
Moreno R., S.. Actividades comerciales, centralidad, gentrification. In: Martínez, S.. (Org.). La cuestión del centro, el centro en cuestión. Editorial Milenio: Lleida, 2010, v. , p. -.

7.
Moreno R., S.. Ferhadija, la calle comercial de Sarajevo. In: Carreras, Carles e Pacheco, Susana Mara Miranda. (Org.). Cidade e comércio: a rua comercial na perspectiva internaciona. Rio de Janeiro: Armazém das Letras, 2009, v. , p. -.

8.
Moreno R., S.. Tiempo, cultura y comercio en Sarajevo. Cita? e Commercio. Bolonia: Editorial Patron, 2009, v. , p. -.

9.
Moreno R., S.. Ciutat i literatura entre l’humanisme i el marxisme. In: Carreras, C.; Moreno, S.. (Org.). Llegint pedres, escrivint ciutats. Unes visions literàries de la ciutat. Barcelona: Pages editors, 2009, v. , p. -.

10.
Moreno R., S.. Grans manifestacions esportives internacionals. In: Conselleria de Turisme. Generalitat de Catalunya. (Org.). Atles de Turisme de Catalunya: Mapa Nacional de l?Oferta i els Productes Turístics de Catalunya. 1ed.Barcelona: Departament d'Innovació, Universitats i Empresa, 2009, v. 1, p. 1-10.

11.
Moreno R., S.; Verdaguer . Grans manifestacions culturals internacionals. In: Generalitat de Catalunya. Departament d'Innovació, Universitats i Empresa, Direcció General de Turisme. (Org.). Atles del turisme a Catalunya : mapa nacional de l'oferta i els productes turístics. 1ed.Barceñpma: Departament d'Innovació, Universitats i Empresa, 2009, v. 1, p. 11-20.

12.
Moreno R., S.; Verdaguer . Equipament comercial, Oci i Turisme. In: Generalitat de Catalunya. Departament d'Innovació, Universitats i Empresa, Direcció General de Turisme. (Org.). Atles del turisme a Catalunya : mapa nacional de l'oferta i els productes turístics. 1ed.Barcelona: Departament d'Innovació, Universitats i Empresa, 2009, v. 1, p. 21-30.

13.
Moreno R., S.. La pluralidad religiosa y los cambios en el espacio de Barcelona. Barcelona y Sao Paolo cara a cara. Procesos metropolitanos a la hora de la Globalización. Mataró: Editorial Davinci, 2006, v. , p. 80-93.

14.
Moreno R., S.. Les cooperatives a la Regió Metropolitana. Atlas Comercial de Barcelona. Barcelona: Ajuntament de Barcelona - Cambra Professional de comerç - Universitat de Barcelona, 2003, v. , p. 112-113.

15.
Moreno R., S.. Les centrals de compra a la Regió Metropolitana. In: Ajuntament de Barcelona - Cambra Professional de comerç - Universitat de Barcelona. (Org.). Atlas Comercial de Barcelona. Barcelona: Ajuntament de Barcelona - Cambra Professional de comerç - Universitat de Barcelona, 2003, v. , p. 114-115.

16.
Moreno R., S.. La cultura del cos. In: Ajuntament de Barcelona - Cambra Professional de comerç - Universitat de Barcelona. (Org.). Atlas Comercial de Barcelona. Barcelona: Ajuntament de Barcelona - Cambra Professional de comerç - Universitat de Barcelona, 2003, v. , p. 152-153.

17.
Moreno R., S.. L'oferta de serveis de massatge i relax. In: Ajuntament de Barcelona - Cambra Professional de comerç - Universitat de Barcelona. (Org.). Atlas Comercial de Barcelona. Barcelona: Ajuntament de Barcelona - Cambra Professional de comerç - Universitat de Barcelona, 2003, v. , p. 123-127.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Redón, S.M.. Calçadas sem Exclusão. Caminhar faz bem, Marabá!. Cotemporartes, 10 set. 2018.

2.
FUSCHI, Marina ; Moreno R., S. . Libera D?ALESSANDRO (a cura di), City, Retail and Consumption, Università di Napoli «L?Orientale», Napoli, 2015, pp. 475.. Bollettino della Società Geografica Italiana, Roma, p. 469 - 471, 20 dez. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Moreno Redón, S.. A EXPANSÃO TEMPORAL DAS ATIVIDADES COMERCIAIS VAREJISTAS NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP). AS FRONTEIRAS DO HORÁRIO NOTURNO E DOS FINAIS DE SEMANA.. In: III Simpósio Internacional Cidades Médias, 2015, Rio de Janeiro. Anais do III Simpósio Internacional Cidades Médias. Rio de Janeiro, 2015. v. 3. p. 13-297.

Apresentações de Trabalho
1.
Redón, S.M.. Dinâmicas Territoriais e o Espaço Urbano na Amazônia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Redón, S.M.. Os tempos do comércio e do consumo e as novas práticas espaciais dos agentes ur banos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Moreno Redón, S.. Moda, Tempo e Consumo (Um olhar interdisciplinar). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Moreno Redón, S.. Cidades médias e Globalização: conflitos e reestruturações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Redón, S.M.. Múltiples centros y centralidad móvil en las Ciudades Medias. Los horarios comerciales como restricciones espacio-temporales. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Sposito, M. E. B. ; Redón, S.M. . Geopontal: Prácticas espaciales y usos del tiempo: shopping centers en ciudades medias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
Redón, S.M.. Da Barcelona de Ildefons Cerdà à Barcelona Olímpica (1959-1992). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Melazzo, Everaldo ; GOES, E. M. ; CATELAN, M. J. ; Redón, S.M. . Lógicas Econômicas e Práticas Espaciais Contemporâneas: Cidades Médias e Consumo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Moreno Redón, S.. Geografia do consumo, uma trajetória desde a geografia da Universidade de Barcelona. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Redón, S.M.. A Paisagem Comercial. Entre a Globalização Econômica e a Diferenciação Cultural. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Moreno R., S.; Rigol, S.M. ; Frago, LL. . Mitos y realidades de la sociedad del consumo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
Verdaguer ; Moreno R., S. ; Rigol, S.M. . Global and Local Consumption. The Credit Card Way of Life. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Moreno R., S.. La construcción de una base de datos de toponimia universal. Retos y oportunidades de la geografía cultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
Moreno R., S.. Entre la identidad cultural y la innovación. La gastronomía como recurso en Barcelona. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
Moreno R., S.; Rigol, S.M. . La cartografia política de Jaume Vicens Vives. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
Moreno R., S.. Ferhadija, la strada commerciale de Sarajevo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Verdaguer ; Moreno R., S. . L' edició digital: realitat o esperança de negoci. El comerç del llibre en català. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Moreno R., S.. El comercio minorista y el patrimonio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
Moreno R., S.. Ciudad y consumo: análisis de la oferta de las actividades terciarias desde una perspectiva cultural. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
Moreno R., S.; Frago, Ll. . Cultural urban retail geographies. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
Verdaguer ; Moreno R., S. . A travers l'espaçe de la méthode: les dimensions du terrain en géographie. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
Verdaguer ; Rigol, S.M. ; Moreno R., S. . La cartografia temàtica a petita escala. unes lliçons de l?atles de la diversitat. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
Moreno R., S.. Actividades comerciales, centralidad, gentrification. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
Moreno R., S.; Rigol, S.M. . Economic and social changes through the retail equipment. The Case of El Raval in Barcelona. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
Verdaguer ; Moreno R., S. . Editors i editorials en català: present i futur. El comerç del llibre en català. Debat general i conclusions. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
Moreno R., S.. Las transformaciones recientes del mapa religioso de Barcelona. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
Moreno R., S.. Nombres Geográficos: La construcción de una base de datos de toponimia universal. Retos y oportunidades de la geografía cultural. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
Moreno R., S.. Ciutat i Literatura, una perspectiva interdisciplinária. Ciutat i literatura, entre l?humanisme i el marxisme. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
Verdaguer ; Moreno R., S. ; Rigol, S.M. ; Puig,M. ; Frago, LL. ; Nofre, J. . Where have all the left-wing Spanish geographers gone?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
Moreno R., S.. Multiculturalidad y presencia religiosa en la ciudad. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
Moreno R., S.. Tiempo, cultura y comercio en Sarajevo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
Moreno R., S.. As ruas elegantes do mundo: Ferhadija, la calle elegante de Sarajevo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
Moreno R., S.. Distribución de los servicios Religiosos en Barcelona. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
Moreno R., S.. El mapa religioso de Barcelona. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
Verdaguer ; Rigol, S.M. ; Moreno R., S. ; Arino, A. . Precisión y cambio de escala en la cartografía temática. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
Moreno R., S.. Lo sagrat i lo profà. Significats religiosos a la ciutat contemporània. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
Moreno R., S.; Verdaguer ; Rigol, S.M. ; Frago, LL. ; CARDIM, M. . Atlas de Barcelona. Barcelona: Ajuntament de Barcelona, 2011 (Redator obra coletiva).

2.
Rigol, S.M. ; Moreno R., S. ; PUIG, M. . Atlas Universal Planeta. Edición compacta.. Barcelona: Planeta & Institut Cartogràfic de Catalunya, 2009 (Redator obra coletiva).

3.
Moreno R., S.. L'Art Gòtic de Catalunya. Sintesi general: Índexs generals. Barcelona: Enciclopèdia Catalana, 2009 (Redator).

4.
Verdaguer ; Rigol, S.M. ; Moreno R., S. . Atles Universal. Barcelona: Enciclopèdia Catalana, 2009 (Redator obra coletiva).

5.
Verdaguer ; Moreno R., S. . Introducció. Lleida, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

6.
MESTRES, J. L. ; Verdaguer ; GERVILA, S. R. ; REBOLLO, E. P. ; LLONGUERAS, J. ; CLOTET, R. ; DELGADO, R. ; Moreno R., S. ; SATUE, E. ; ROSSELL, J. J. ; TORAN, M. ; SATUE, C. ; PEDREGOSA, M. . Llibre d'estil de les carreteres catalanes. Barcelona: Departament de Territori i Sostenibilitat. Generalitat de Catalunya, 2007 (Redator obra coletiva).

7.
Rigol, S.M. ; Moreno R., S. ; Puig,M. . Atlas Universal Geoplaneta. Barcelona: Planeta, 2007 (Redator obra coletiva).

8.
Verdaguer ; Rigol, S.M. ; Moreno R., S. . Atlas de la Diversidad. Barcelona: Enciclopèdia Catalana, 2004 (Colaborador).

9.
GIRALT, J. ; Moreno R., S. . Gran enciclopedia de Barcelona. Barcelona: Enciclopèdia Catalana, 2004 (Redator obra coletiva).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Verdaguer ; Redón, S.M. ; Frago, Ll. ; PUIG, M. . Pla Director d?Olesa de Bonesvalls. 2009.

2.
Verdaguer ; Redón, S.M. ; Frago, Ll. . Evaluación urbanística de los terrenos de ?El Vinyet? en la desembocadura del rio Gaià (Tarragona ? Altafulla).. 2007.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
Redón, S.M.. Relatório de pesquisa final de projeto os tempos do consumo e as novas práticas espaciais. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
Redón, S.M.. Segundo Relatório parcial de pesquisa do projeto Os tempos do consumo e as novas práticas espaciais. 2016. (Relatório de pesquisa).

3.
Redón, S.M.. GEOCODIFICAÇAO DOS ENDEREÇOS DA BASE DE DADOS CNEFE A PARTIR DE GOOGLE EARTH. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
Redón, S.M.. Primeiro Relatório parcial de pesquisa do projeto Os tempos do consumo e as novas práticas espaciais. 2015. (Relatório de pesquisa).

5.
Redón, S.M.. Comissão de Trabalho na Área de Comércio do Pla Estratègic de Turisme da cidade de Barcelona (PET2015). 2009. (Participação Comissão).

6.
Verdaguer ; Redón, S.M. ; Sanahuja, F.M. . Actualización y mantenimiento de la base de toponimia universal Worldgeonoms. 2006. (Actualização base de dados sobre nomes de lugar).

7.
Redón, S.M.. Memoria per a la certificación de I+D+I de la editorial Enciclopèdia Catalana S.A.. 2005. (Elaboraçãod e memória técnica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Sposito, M. E. B.; CATELAN, M. J.; Redón, S.M.. Participação em banca de Deivid Francisco da Silva. Lógicas espaciais das empresas franqueadas do ramo de serviços de alimentação: cidades médias e consumo. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
SANTANNA, M. C. P. R. B.; Moreno Redón, S.; LEMOS, A. I. G.. Participação em banca de Jeferson Hugo Pacheco de Rezende. As territorialidades do Comércio de Artigos de Luxo na Cidade de São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

3.
Moreno R., S.; Sánchez, D:; Armesto, X.A.. Participação em banca de Rudy Amícar García Feliciano. Los instrumentos de planificación en Guatemala. Análisis y valoración de los planes con incidencia territorial aplicados en el Altiplano de San Marcos. 2012 - Universitat de Barcelona.

Teses de doutorado
1.
WHITACKER, A. M.; Neto, N.T.; Sposito, M. E. B.; Silva, W.R.; Redón, S.M.. Participação em banca de Heloisa Mariz Ferreira. O centro preexistente e o centro principal nas cidades policênctricas: transformações e permanências em Marília, Presidente Prudente e São Carlos-SP. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
Sposito, M. E. B.; WHITACKER, A. M.; Maia, Doralice Satyro; GOES, E. M.; Moreno Redón, S.. Participação em banca de Rita de Cassia Gregorio de Andrade. ESTRUTURACAo URBANA E ESPACOS COMERCIAIS EM CUZCO - PERU. "EN LOS TERRENOS DEL SEMINARIO SAN ANTONIO DE ABAD, MÁS UN EXTRAÑO SE NOS ACERCA. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
Calixto, M. J. M. S.; Souza, J. G.; Redón, S.M.; Melazzo, Everaldo; Vieira, A. B.. Participação em banca de Juliana Maria Vaz Pimentel. A rede de rentabilidade sexual e seus desdobramentos sobre Rosana (SP). 2017. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Qualificações de Doutorado
1.
WHITACKER, A. M.; Neto, N.T.; Redón, S.M.. Participação em banca de Heloísa Mariz Ferreira. O centro consolidado e o centro principal nas cidades policêntricas: transformações e permanências em Marília, Presidente Prudente e São Carlos-SP. 2017 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
Custódia, V. S.; Moreno R., S.; Melazzo, Everaldo. Participação em banca de Juliana Maria Vaz Pimentel. Comércio Sexual em Rosana (SP) e a Dinâmica da Economia Urbana. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Qualificações de Mestrado
1.
WHITACKER, A. M.; CATELAN, M. J.; Redón, S.M.. Participação em banca de Leticia Aparecida Dias Carli. Inovações tecnológicas e mudanças em padrões locacionais de atividades de comércio e serviços: estudo sobre a configuração da centralidade em Ribeirão Preto-SP. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
Moreno Redón, S.; Sposito, M. E. B.; CATELAN, M. J.. Participação em banca de Deivid Francisco da Silva. Lógicas espaciais das empresas franqueadas do ramo de serviços de alimentação: cidades médias e consumo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
Neto, N.T.; Moreno, S.; WHITACKER, A. M.. Participação em banca de Heloísa Mariz Ferreira. O centro consolidado e o centro principal em cidades policêntricas: transformações e permanências em Marília e Presidente Prudente (SP). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Souza, M. V. M. de; Redón, S.M.; Rodrigues, M. M. B.. Participação em banca de Jhonatan Wivys Mendes Mesquita.A produção do espaço urbano na periferia estudo de caso dos bairros Jardim União e Jardim Bela Vista em Marabá - PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

2.
Sposito, M. E. B.; Neto, N.T.; Redón, S.M.. Participação em banca de MARIANA APARECIDA GAZOLLA.CIRCUITO INFERIOR DA ECONOMIA URBANA EM LONDRINA: A ÁREA DE INFLUÊNCIA DO CAMELÓDROMO SOBRE O COMÉRCIO FORMAL DE SEU ENTORNO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
Moreno Redón, S.; WHITACKER, A. M.; MIYAZAKI, V. K.; Couto, E.M.J.. Participação em banca de Letícia Dias Carli.Delimitação, intensidade e especialização de áreas comerciais: uma proposição para o estudo das áreas centrais em cidades médias a partir da análise dos índices de densidade informacional para os casos de Presidente Prudente e Ribeirão Preto/SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
Moreno Redón, S.; WHITACKER, A. M.; Calixto, M. J. M. S.; Couto, E.M.J.. Participação em banca de Mariana Cristina da Silva Gomes.Procedimentos de pesquisa em Geografia do Comércio: Uma proposição para o estudo das áreas centrais em cidades médias a partir da análise do índice de densidade informacional de São Carlos/SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
CATELAN, M. J.; Moreno R., S.; Lazzari, R.B.. Participação em banca de Meire Brasilino Michelan.Repensando a metodologia do indice de potencial de consumo (IPC) para estudos sobre o consumo nas cidades médias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
Sposito, M. E. B.; CATELAN, M. J.; Moreno R., S.. Participação em banca de Gabriel Boraschi Ribeiro.Cómercio Popular e Consumo. Articulações entre o(s) Circuito(s) Superior e o Inferiro da Economia Urbana em Cidades Médias: Presidente Prudente e Londrina.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
WHITACKER, A. M.; MIYAZAKI, V. K.; Moreno Redón, S.. Participação em banca de Carolina Karoll Battisman.Procedimentos de pesquisa em geografia do comércio e do consumo: delimitação, intensidade e especialização de áreas centrais. Análise a partir de Marília/SP, São Carlos/SP e São José de Rio Preto/SP.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

8.
WHITACKER, A. M.; Moreno Redón, S.; MIYAZAKI, V. K.. Participação em banca de Talita Lopes Ruano.Procedimentos de pesquisa em geografia do comércio e do consumo e novas possibilidades de mapeamento. Análise a partir de Londrina/PR, Presidente Prudente/SP e Ribeirão Preto/SP... 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

9.
Oliveira, C.A. de; Moreno, S.; Spósito, E. S.. Participação em banca de Elines Sodré Gomes.A contribuição das atividades comerciais e de serviços na reestruturação das cidades médias - Marília (SP) e Londrina (PR). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

10.
Amorin, W. V.; Moreno, S.; Sposito, M. E. B.. Participação em banca de Ariane Barilli de Mattos.Lógicas espaciais das empresas franqueadas do ramo comercial de confecções e calçados:cidades médias e consumo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
55 Congreso Internacional de Americanistas. Múltiples centros y centralidad móvil en las ciudades medias. Los horarios comerciales como restricciones espacio-temporales. 2015. (Congresso).

2.
5o Seminario Internacional Ciudad, Comercio y Consumo.Prácticas espaciales y usos del tempo: shopping centers en ciudades medias de Brasil.. 2015. (Seminário).

3.
III CIMDEPE Simpósio Internacional Cidades Médias.Cidades médias e globalização: conflitos e reestruturações. 2015. (Simpósio).

4.
XIV Simpósio Nacional de Geografia Urbana.Os ritmos do consumo nas cidades médias. Uma proposta de estudo dos horários comerciais e os usos do tempo dos citadinos.. 2015. (Simpósio).

5.
VI Encontro de Geografia do Pontal (GEOPONTAL).O consumo em foco: perspectivas geográficas. 2014. (Encontro).

6.
IX Seminário de Estudos Urbanos e Regionais.II Seminário de Projetos de Pesquisa em Geografía Urbana. 2013. (Seminário).

7.
III Seminario Internacional Cidade, Comércio e Consumo ?Mutações nos espaços comerciais e de serviços e o consumo na sociedade contemporânea.Mitos y realidades de la sociedad del consumo. 2012. (Seminário).

8.
International Conference on Planning for Retail Resilience and Sustainable Cities. Global and Local Consumption. The Credit Card Way of Life. 2011. (Congresso).

9.
Percorsi creativi di turismo urbano. Entre la identidad cultural y la innovación. La gastronomía como recurso en Barcelona. 2011. (Congresso).

10.
XXIV ICOS INTERNATIONAL CONGRESS OF ONOMASTIC SCIENCES Names in daily life. La construcción de una base de datos de toponimia universal. Retos y oportunidades de la geografía cultural. 2011. (Congresso).

11.
La Geopolítica i la cartografia de Jaume Vicens Vives.La cartografia geopolítica de Jaume Vicens Vives. 2010. (Seminário).

12.
Summer School. L'Impresa culturale nel Mediterraneo..Ferhadija, la strada commerciale de Sarajevo. 2010. (Outra).

13.
2 Seminario internacional Ciudad, comercio urbano y consumo.Ciudad y consumo: análisis de la oferta de las actividades terciarias desde una perspectiva cultural. 2009. (Seminário).

14.
Editors L'edició digital: realitat o esperança de negoci.El comerç del llibre en català. 2009. (Outra).

15.
La cuestión del Patrimonio, el Patrimonio en cuestión.El comercio minorista y el patrimonio. 2009. (Seminário).

16.
Editors i editorials en català: present i futur.El comerç del llibre en català. Debat general i conclusions. 2008. (Outra).

17.
El centro en cuestión, la cuestión del centro.Actividades comerciales, centralidad, gentrification. 2008. (Seminário).

18.
El territorio y la religión.Las transformaciones recientes del mapa religioso de Barcelona. 2008. (Outra).

19.
Geographical Matters. RGS-IBG Royal Geographical Society. Cultural Urban Retail Geographies. 2008. (Congresso).

20.
Mapping Practices: Doing fieldwork in geography. Constructing scientific objects from the fieldwork in retail geography. 2008. (Congresso).

21.
Segon Congrés Català de Geografia. La cartografia temàtica a petita escala. unes lliçons de l'atles de la diversitat. 2008. (Congresso).

22.
Ciutat i Literatura, una perspectiva interdiscplinària.Ciutat i literatura, entre l?humanisme i el marxisme. 2007. (Outra).

23.
Convención internacional Geografía, medio ambiente y ordenamiento territorial. La construcción de una base de datos de toponimia universal. Retos y oportunidades de la geografía cultural. 2007. (Congresso).

24.
Gli spazi del commercio nei processi di trasformazione urbana. Tiempo, cultura y comercio en Sarajevo. 2007. (Congresso).

25.
Religión y ciudad.Multiculturalidad y presencia religiosa en la ciudad. 2007. (Outra).

26.
RGS-IBG Annual International Conference 2007. Where have all the left-wing Spanish geographers gone??. 2007. (Congresso).

27.
I Seminário Internacional sobre Cidade e Serviços: As múltiplas abordagens da rua comercial.Ferhadija, la calle elegante de Sarajevo. 2006. (Seminário).

28.
Globalización y transformaciones socio espaciales en las metrópolis del siglo XXI: Barcelona y São Paulo.El mapa religioso de Barcelona. 2005. (Seminário).

29.
Setmana de Geomàtica de Barcelona. Precisión y cambio de escala en la cartografia temàtica. 2005. (Congresso).

30.
Viaggio fra vecchie e nuove centralità.Distribución de los servicios Religiosos en Barcelona. 2005. (Seminário).

31.
Seminarios del Departamento de Geografia Humana.Lo Sagrat i lo profà. Significats religiosos a la ciutat contemporània. 2004. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Letícia Aparecida Dias Carli. Desenvolvimento e Implementação de Procedimentos de Pesquisa em Geografia do Comércio: delimitação, intensidade e especialização de áreas comerciais. Uma proposição para o estudo das áreas centrais em cidades médias a partir da análise dos índices de densidade informacional. Análises a partir de Presidente Prudente (SP) e Ribeirão Preto (SP). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Sergio Moreno Redón.

2.
Mariana Cristina de Silva Gomes. Desenvolvimento e Implementação de Procedimentos de Pesquisa em Geografia do Comércio: delimitação, intensidade e especialização de áreas comerciais. Uma proposição para o estudo das áreas centrais em cidades médias a partir da análise dos índices de densidade informacional. Análises a partir de São Carlos (SP) e São José do Rio Preto (SP). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Sergio Moreno Redón.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 4:38:20