Cristiano Mendes Majewski

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3324792418730829
  • Última atualização do currículo em 19/11/2016


Possui graduação em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário La Salle - Canoas (2011) e mestrado em Letras pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2015). Atua no ensino médio nas disciplinas de língua portuguesa, literatura brasileira, língua inglesa e oficina de leitura e interpretação. É pesquisador auxiliar no grupo O Agir na Linguagem, do Centro Universitário Ritter dos Reis (Cnpq) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristiano Mendes Majewski
Nome em citações bibliográficas
MAJEWSKI, C. M.

Endereço


Endereço Profissional
Escola de Ensino Médio Professor Júlio Grau, Escola de Ensino Médio Professor Júlio Grau.
Avenida Brino
Santa Maria Goretti
91030280 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (051) 5133429858


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Letras.
Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
Título: Estratégias de produção de escrita argumentativa em turma de 9º ano: o livro didático como ponto de partida,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Prof. Dr. Neiva Maria Tebaldi Gomes.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2011
Graduação em Letras - Português e Inglês.
Centro Universitário La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Título: Uma abordagem morfossintática do verbo para compreensão da diferença entre classificação e função..
Orientador: Prof. Dr. Celso Augusto Nunes Conceição.




Formação Complementar


2016 - 2016
Capacitação Primeiro Filme. (Carga horária: 4h).
Santander Cultural, SANTANDER, Brasil.


Atuação Profissional



Governo do Estado do Rio Grande do Sul, GOVERNO/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades: ensino de língua portuguesa, literatura brasileira em turmas de ensino médio. Atualmente leciono também em um projeto chamado Oficina de leitura e interpretação desenvolvido com o propósito de promover a capacidade de interpretação de questões de concursos como Enem e vestibulares.


Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador auxiliar, Carga horária: 4
Outras informações
PESQUISADOR NO PROJETO: LEITURA E ESCRITA COMO AGIR DE LINGUAGEM SUBGRUPO: O AGIR ATRAVÉS DA ESCRITA ARGUMENTATIVA A teoria do agir humano postula sobre os processos que permitem aos seres humanos, através do agir comunicativo, desenvolverem uma reflexão sobre a forma com que se dão as reproduções de aquisições coletivas, conjunto de experiências e o desenvolvimento do pensamento consciente. Sabe-se que os saberes estão, durante o ato enunciativo oral ou escrito - implicados em forças coercivas que atuam sobre ele (o ato) acrescentando elementos novos ou até mesmo modificando-os. Por meio do pensamento consciente e intencionalmente com fins de persuasão é que se realiza como atividade discursiva, o modo argumentativo. Esta pesquisa tem como objeto de estudo a produção de escrita argumentativa do âmbito do ensino médio. Esse estudo é, em sua primeira fase, uma reflexão teórica sobre o ensino de língua portuguesa e sobre a escrita argumentativa desenvolvida a partir do uso efetivo dos próprios textos de um livro didático (textos esses constituídos de implicações, ideias, fatos, opiniões e algumas crenças). O objetivo principal é o de socializar o material resultante do estudo para que possa servir de apoio à produção escrita argumentativa, bem como sua pesquisa. A fundamentação teórica procede dos PCN e das teorias que os embasam, como a de gêneros discursivos, da teoria discursiva que trata dos modos de organização do discurso argumentativo de Charaudeau. Para refletir sobre o agir por meio da escrita argumentativa, buscam-se subsídios no sociointeracionismo Discursivo.


EEEF Protásio Diogo de Jesus, EEEF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de língua portuguesa com proposta de desenvolvimento de produção escrita frequente do aluno e ênfase na leitura e interpretação, ortografia, pontuação, funções morfossintáticas, dificuldades de coesão e coerência em produção escrita. Proporciona ao aluno familiaridade com composições escritas, desenvolvimento de temáticas variadas e pré-definidas ( tipologia enunciativa, descritiva, narrativa ou argumentativa). A instituição dá condições pedagógicas para a verificação semanal da produção escrita.



Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MAJEWSKI, C. M.2016MAJEWSKI, C. M.. As Relações Assertivas: Uma Estratégia de Produção Escolar de Escrita Argumentativa. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 9, p. 604 - 612, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAJEWSKI, C. M.. Uma Conversa Sobre Argumentação e Escrita. In: X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação, 2014, PORTO ALEGRE. Comunicações de pós-graduação. PORTO ALEGRE: Uniritter, 2014.

2.
MAJEWSKI, C. M.. A Presença de Saussure na Sala de Aula. In: IX SEPesq ? Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação, 2013, PORTO ALEGRE. Comunicações de pós-graduação. PORTO ALEGRE: Uniritter, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
MAJEWSKI, C. M.. Uma Conversa Sobre Argumentação e Escrita. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MAJEWSKI, C. M.. Estratégias de produção de escrita argumentativa em turma de 9º ano: o livro didático como ponto de partida. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MAJEWSKI, C. M.. A Presença de Saussure na Sala de Aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MAJEWSKI, C. M.. Experiências Profissionais no Ensino de Línguas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Estadual Sinpro RS para professores de língua estrangeira. 2006. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MAJEWSKI, C. M.. Uma Conversa Sobre Argumentação e Escrita. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 23:30:35