Larissa Tuane Lima do Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1026927796598564
  • Última atualização do currículo em 25/06/2018


Assistente Social residente em Atenção à Saúde da Mulher e da Criança na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, pela Universidade Estadual do Pará (UEPA)(2018). Graduada pela Universidade Federal do Pará (UFPA)(2017). Realizou estágio extracurricular (2013/2014) na Seção Saúde do Trabalhador no setor de Reabilitação Profissional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS/RN) e realizou estágio na Atividade Educação em Saúde no SESC Pará unidade Doca (2015/2016). Membro-estudante do projeto de pesquisa "Serviço Social e Famílias: análise das demandas postas aos Assistentes Sociais do Brasil e Portugal", coordenado pela profa. Dra. Cilene Sebastiana da Conceição Braga, vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisas em Serviço Social - GEPSS, e ao Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, Direitos Humanos e Serviço Social - TRADHUSS da Universidade Federal do Pará (UFPA). Seus principais interesses de pesquisa são no campo das Políticas Sociais e Públicas, sobretudo relativos às Famílias e Mulheres; bem como Serviço Social: projeto ético-político, formação e atuação profissional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Larissa Tuane Lima do Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, L. T. L.;NASCIMENTO, LARISSA TUANE LIMA DO


Formação acadêmica/titulação


2018
Especialização em andamento em Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Mulher e da Criança. (Carga Horária: 5760h).
Universidade Estadual do Pará, UEPA, Brasil.
2014 - 2017
Graduação em Serviço Social.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Entre o berço e a bolsa: ser família e mulher no Programa Bolsa Família.
Orientador: Maria do Socorro Rayol Amoras.
2012 interrompida
Graduação interrompida em 2014 em Serviço Social.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Ano de interrupção: 2014




Formação Complementar


2018 - 2018
Ética em Movimento. (Carga horária: 32h).
Conselho Regional de Serviço Social - 1º Região, CRESS/PA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/Prodou, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/Cnpq, Carga horária: 20


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de apoio técnico


Instituto Nacional do Seguro Social (RN), INSS RN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Atividades

07/2013 - Atual
Estágios , Instituição: Instituto Nacional do Seguro Social (RN), .

Estágio realizado
Estágio não obrigatório na Seção Saúde do Trabalhador no Setor de Reabilitação Profissional - SST/RP.

Terra Consultoria em Engenharia e Meio Ambiente Ltda, TERRA AMBIENTAL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Assistente, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa
Outras informações
Assistente de Pesquisa na equipe de elaboração de Relatório Antropológico dos territórios quilombolas de Brasília (Serrano do Maranhão/MA) e Estiva dos Mafras (Mirinzal/MA)


Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Serviço Social, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária no SESC PA - Unidade Sesc Doca - Atividade Educação em Saúde.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Serviço Social e Famílias: análise das demandas postas aos Assistentes Sociais do Brasil e de Portugal.
Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar as concepções teóricas e principais problematizações que compõe o conjunto de ações no campo do Serviço Social junto a famílias atendidas na área de Assistência Social no Brasil e em Portugal. O referencial téorico-metodológico da teoria social crítica contribuirá para o desvendamento da lógica de organização capitalista diante da necessidade de fortalecimento do capital com a redução dos direitos sociais e medidas de austeridade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Larissa Tuane Lima do Nascimento - Coordenador / Cilene Sebastiana da Conceição Braga - Integrante / Adriana de Azevedo Mathis - Integrante / Olga Myrla Tabaranã Silva - Integrante / Roselene Portela - Integrante / Hana Daher Lopes - Integrante / Meraldina Costa Oliveira - Integrante / Maria Inês Martinho Antunes Amaro - Integrante / Mayra Ferreira Soares - Integrante / Rita de Cassia Santos Freitas - Integrante / Alex Conceição dos Santos - Integrante / Vivia Valença Barros - Integrante / Maria Santana dos Santos - Integrante.
2014 - 2017
NOVAS CONFIGURAÇÕES E PRÁTICAS SOCIAIS DAS FAMILIAS USUÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM BELÉM DO PARÁ
Descrição: O projeto busca realizar um estudo da família, como instituição e como grupo na sociedade contemporânea, para identificar novas configurações que ela assume nos dias atuais e quais são as novas práticas adotadas para organização da vida cotidiana e como as transformações na sociedade impõem para as mesmas, novos papeis sociais e novos modos de gerir a vida em família. O recorte será identificado a partir do estudo de famílias (de camadas baixas) para compreender como elas estão sendo incorporadas como centralidades nas políticas públicas, em especial, pela política de Assistência Social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Larissa Tuane Lima do Nascimento - Integrante / Andrea Mello Pontes - Coordenador / Maria do Socorro Rayol Amoras Sanches - Integrante / Juliena Taissa Coelho de Souza - Integrante / Samyla Rafaely Gomes Muniz - Integrante / Cilene Sebastiana Braga Lins - Integrante / Juliana Maria Santos Braga - Integrante.
2014 - 2015
Sociabilidades, espaços públicos e performances.
Descrição: O projeto de pesquisa aborda as relações sociais que produzem os espaços públicos e as arenas públicas, e investiga as ações performativas que se relacionam com possibilidades de autonomia e auto-organização das populações para lidar com mudanças, conflitos e negociações. Investiga as relações sociais com as políticas públicas das áreas e suas arenas de negociação e disputa, e as possibilidades metodológicas das abordagens interdisciplinares das mudanças socioculturais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Larissa Tuane Lima do Nascimento - Integrante / Amarildo Ferreira Júnior - Integrante / Silvio José de Lima Figueiredo - Coordenador / Ana Claudia dos Santos da Silva - Integrante / Silvia Laura Costa Cardoso - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Jovens mães pensando suas maternidades
Descrição: O projeto abriga uma perspectiva educativa interdisciplinar, visa promover um espaço de construção de autonomia e empoderamento às jovens mães do Bairro da Terra Firme, do município de Belém-PA, a partir de um processo reflexivo de suas experiências com a maternidade, tendo em vista os recortes de gênero, raça/etnia e classe. Pretende essa interseccionalidade com a discussão sobre juventudes, cidadania e sexualidades. O grupo selecionado é composto pelas alunas da Escola Municipal Maria Stellina Valmont, localizada no bairro, e usuárias do CRAS TERRA FIRME - Centro de Referência de Assistência Social -, destinado à execução de projetos, ações, serviços e programas de proteção social básica para famílias em situação de vulnerabilidade social, visando a melhoria da qualidade de vida desses grupos sociais. Espera-se com o conjunto de ações propostas, de caráter formativo (palestras, rodas de conversa, minicursos, exibição de filmes e documentários, oficinas temáticas de construção de fanzine, fotografia, vídeo, teatro), contribua para o empoderamento de 60 (sessenta) jovens mães, possibilitando o acesso e reivindicação de direitos, avaliação e proposição de políticas públicas, como agentes de mudança de suas realidades e, consequentemente, da sociedade em uma perspectiva mais ampla..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Larissa Tuane Lima do Nascimento - Coordenador / Andrea Mello Pontes - Integrante / Samyla Rafaely Gomes Muniz - Integrante / Maria do Socorro Rayol Amoras - Integrante.


Outros Projetos


2016 - 2017
Projeto de monitoria voluntária na disciplina Ética Profissional e Serviço Social
Descrição: Monitoria voluntária na disciplina SE07084 - ÉTICA PROFISSIONAL E SERVIÇO SOCIAL, da Faculdade de Serviço Social (FASS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), ofertada no quarto semestre de 2016 no período de 24/10/2016 até 08/04/2017, com carga horária total de 60h, ministrada pela profa. Dra. Cilene Sebastiana da Conceição Braga..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Larissa Tuane Lima do Nascimento - Coordenador / Cilene Sebastiana da Conceição Braga - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NASCIMENTO, LARISSA TUANE LIMA DO2017NASCIMENTO, LARISSA TUANE LIMA DO; AMORAS, MARIA . -TEM VÁRIOS BRAÇOS PRA COMER ARROZ-: O RECURSO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PELAS CRIANÇAS. FRAGMENTOS DE CULTURA (GOIÂNIA), v. 27, p. 30-43, 2017.

2.
NASCIMENTO, L. T. L.;NASCIMENTO, LARISSA TUANE LIMA DO2016NASCIMENTO, L. T. L.; FERREIRA JÚNIOR, A. ; FIGUEIREDO, S. J. L. . Mulheres, papéis sociais e processos criativos entre artesãs de brinquedos de miriti. NOVOS CADERNOS NAEA, v. 19, p. 153-162, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, L. T. L.; SILVA, O. M. T. ; JORGE, E. M. . POLÍTICA SOCIAL, ASSISTÊNCIA SOCIAL E FAMÍLIAS NO BRASIL. In: Encontro Internacional e Nacional de Política Social, 2018, Espírito Santo. Anais do Encontro Internacional e Nacional de Política Social, 2018. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, L. T. L.. MÃOS QUE PINTAM A ARTE: uma reflexão sobre a subjetivação e o significado do valor do trabalho das artesãs dos Brinquedos de Miriti de Abaetetuba/PA. In: IV SEMINÁRIO ENLAÇANDO SEXUALIDADES: Moralidades, Famílias e Fecundidade., 2015, Salvador. IV SEMINÁRIO ENLAÇANDO SEXUALIDADES: Moralidades, Famílias e Fecundidade., 2015.

2.
NASCIMENTO, L. T. L.; FERREIRA JÚNIOR, A. . Pintando gênero na bucha: o status da mulher no processo criativo dos brinquedos de miriti de Abaetetuba/PA. In: SIMPÓSIO GEPEM/UFPA: MULHERES, GÊNERO, HISTÓRIAS E SABERES EM 20 ANOS, 2014, Belém. Caderno de resumos aprovados do Simpósio GEPEM/UFPA: Mulheres, Gênero, Histórias e Saberes em 20 anos., 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, L. T. L.; SILVA, O. M. T. ; JORGE, E. M. . Política social, assistência social e famílias no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NASCIMENTO, L. T. L.. Um estudo sobre as configurações e arranjos familiares dos usuários do Programa Bolsa Família na cidade de Belém - PA, cadastrados no CRAS Terra Firme.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
NASCIMENTO, L. T. L.. Considerações acerca das interfaces entre configurações familiares, política social e assistência social.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
NASCIMENTO, L. T. L.. O que pode o Serviço Social fazer pela Educação em Saúde? Reflexões sobre a atuação do Serviço Social na Atividade Educação em Saúde do SESC doca.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
NASCIMENTO, L. T. L.. O USO DO RECURSO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PELAS CRIANÇAS DA CIDADE DE BELÉM-PA.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
NASCIMENTO, L. T. L.. MÃOS QUE PINTAM A ARTE: uma reflexão sobre a subjetivação e o significado do valor do trabalho das artesãs dos Brinquedos de Miriti de Abaetetuba/PA.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
NASCIMENTO, L. T. L.. Levantamento Socioeconômico e cultural dos artesãos de miriti e suas formas associativas em Abaetetuba/PA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
NASCIMENTO, L. T. L.; FERREIRA JÚNIOR, A. . Pintando gênero na bucha: o status da mulher no processo criativo dos Brinquedos de Miriti de Abaetetuba/PA.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NASCIMENTO, L. T. L.. O papel da mulher no processo criativo do artesanato de miriti.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
NASCIMENTO, L. T. L.; FERREIRA JÚNIOR, A. ; SOUSA, F. F. ; DOMINGUES, B. R. C. . UFPA Pesquisa: extrativismo e artesanato de miriti.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aula Inaugural do PPGSS: "Formação e Intervenção Profissionais de Serviço Social no contexto atual das relações sociais capitalistas ". 2017. (Outra).

2.
II Seminário A Proteção Social na Atual Conjuntura Brasileira: SUAS, Trabalhadoras/res e Usuárias/os. 2017. (Seminário).

3.
O ciclo investigativo com ênfase no tratamento de dados quantitativos e qualitativos.. 2017. (Outra).

4.
VIII Jornada Internacional Políticas Públicas "1917 - 2017: um século de reforma e revolução".Considerações acerca das interfaces entre configurações familiares, política social e assistência social.. 2017. (Outra).

5.
"Estudos sobre Feminismo e Liberalismo" inserido no "Ciclo de Estudos sobre Feminismos". 2016. (Encontro).

6.
1º Seminário Itinerante de Serviço Social. 2016. (Seminário).

7.
I Forúm dos Estagiários do SESC no Pará.O que pode o Serviço Social fazer pela Educação em Saúde? Reflexões sobre a atuação do Serviço Social na Atividade Educação em Saúde do SESC doca.. 2016. (Outra).

8.
II Seminário Violência Contra as Mulheres: Uma Discussão sobre Saúde, Direitos e Enfrentamento.. 2016. (Seminário).

9.
I SEMINÁRIO NACIONAL ?SERVIÇO SOCIAL E A PESQUISA SOCIAL NA AMAZÔNIA: DESAFIANDO LIMITES?. 2016. (Seminário).

10.
Seminário Nacional Serviço Social, Relações Fronteiriças e Fluxos Migratórios Internacionais.. 2016. (Seminário).

11.
3ª Exposição "Nós de aruanda - artistas de terreiro". 2015. (Exposição).

12.
Encontro Reginal Trabalho, Políticas Públicas e Serviço Social na Amazônia. 2015. (Encontro).

13.
Projeto "SESC Saúde 2015: todos pelo diabetes". 2015. (Feira).

14.
XXVI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPA.Levantamento Socioeconômico e cultural dos artesãos de miriti e suas formas associativas em Abaetetuba/PA.. 2015. (Seminário).

15.
Conversa Pai D'égua: "Da esquina para o canto: política de difusão cultural no IPHAN/PA". 2014. (Outra).

16.
Conversa Pai D'égua: "Produção, comercialização e Mercado do Artesanato de Miriti".. 2014. (Outra).

17.
Curso de Extensão Universitária Gênero na áfrica Subsahriana: passado e presente.. 2014. (Outra).

18.
Oficina de Gênero e Identidade: "Ações Luamim na Rua dos Pretos". 2014. (Oficina).

19.
Palestra: "Experiência de trabalho social no IAGUA". 2014. (Outra).

20.
Palestra: Política Habitacional em cidades Amazônicas: uma análise de Belém e São Luis. 2014. (Outra).

21.
Simpósio GEPEM/UFPA: Mulheres, Gênero, Histórias e Saberes em 20 anos..Pintando gênero na bucha: o status da mulher no processo criativo dos Brinquedos de Miriti de Abaetetuba/PA. 2014.. 2014. (Simpósio).

22.
Teia da Diversidade Nacional. 2014. (Outra).

23.
II Colóquio Franco-Brasileiro: antropologia das fronteiras / fronteiras da antropologia. 2013. (Outra).

24.
III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo.Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo. 2013. (Outra).

25.
III Conferência Regional de Natal e grande Natal de Política de Promoção da Igualdade Racial: "Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil afirmativo". 2013. (Outra).

26.
IV Seminário sobre realidades juvenis: enfrentando o extermínio da juventude potiguar. 2013. (Seminário).

27.
Minicurso Feminismo Crítico e Direção Ético-Política do Serviço Social. 2013. (Outra).

28.
Pós seminário de organização e luta sindical: assistentes sociais presentes!. 2013. (Seminário).

29.
1º SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALARR. 2012. (Seminário).

30.
Chá das Marias."Chá das Marias" discussão temática sobre "Patriarcado e Opressão". 2012. (Encontro).

31.
Curso de formação política "Sindicatos, movimentos sociais e ONGs no Brasil contemporâneo". 2012. (Outra).

32.
IV Seminário em Direitos Humanos da UFRN. Tema: Democracia, Controle social e Direitos humanos no Brasil.. 2012. (Seminário).

33.
Machismo e opressão: a violência contra a mulher no capitalismo.Machismo e opressão: a violência contra a mulher no capitalismo. 2012. (Outra).

34.
Questão social, Política social e Serviço social. 2012. (Seminário).

35.
Quilombolas do RN - Participação e Controle social das Políticas Públicas em Natal/RN.Quilombolas do RN - Participação e Controle social das Políticas Públicas em Natal/RN. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PONTES, A. M. ; SANCHES, M. S. R. A. ; NASCIMENTO, L. T. L. . CICLO DE PALESTRAS: uma discursão sobre migração, gênero e geração.. 2015. (Outro).

2.
PONTES, A. M. ; SANCHES, M. S. R. A. ; NASCIMENTO, L. T. L. . I Diálogo de Campo INTERFACES: ?TODA FORMA DE FAMÍLIA VALE A PENA? e ?TRANSSEXUALIDADE, ENVELHECIMENTO E HOMOFOBIA?. 2015. (Outro).

3.
PONTES, A. M. ; NASCIMENTO, L. T. L. ; AMORAS, M. S. R. ; MUNIZ, S. R. G. ; SOUZA, J. T. C. . Pesquisa em Debate: "Novas configurações Familiares e a Política de Assistência Social".. 2015. (Outro).

4.
PONTES, A. M. ; SANCHES, M. S. R. A. ; NASCIMENTO, L. T. L. . I SEMINÁRIO PROMOVIDO PELO GEP ? INTERFACES ?GÊNEROS, FAMÍLIAS E GERAÇÕES: Discutindo o campo teórico prático?.. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 14:26:52