Karina de Almeida Rigo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9328198275978400
  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade de Passo Fundo (2018). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (2011) e especialização em Língua Portuguesa: novos horizontes teóricos e práticos pela Universidade de Passo Fundo (2013). Graduanda em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Faculdade Anhanguera Passo Fundo (término previsto para 2019/1). Experiência profissional na área de Educação. Atua como técnica administrativa em educação no Instituto Federal do Rio Grande do Sul desde 2010. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karina de Almeida Rigo
Nome em citações bibliográficas
RIGO, K. A.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Erechim.
Rua Domingos Zanella - 104
Três Vendas
99713028 - Erechim, RS - Brasil
Telefone: (54) 33217500
URL da Homepage: http://www.erechim.ifrs.edu.br/site/


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Letras.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: O movimento responsivo e o arranjo tópico em sala de aula,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Marlete Sandra Diedrich.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2014
Especialização em Língua Portuguesa: Novos Horizontes Teór. e Prat.. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: "O Poder da Fotografia" na Revista National Geographic Brasil: uma leitura semiótica para verbalizar a imagem e imagetizar o verbo..
Orientador: Marlete Sandra Dietrich.
2015
Graduação em andamento em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa.
Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.
2006 - 2011
Graduação em Comunicação Social.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: Cidades e Soluções: Um espelho do Jornalismo Ambiental sob uma perspectiva semiótica..
Orientador: Maria Goreti Baptista Betencourt.




Formação Complementar


2015 - 2016
Aprendendo a aprender. (Carga horária: 8h).
University of California, San Diego, UC SAN DIEGO, Estados Unidos.
2011 - 2011
Curso Especial de Português Avançado. (Carga horária: 96h).
Professor Ironi Andrade, IRONI ANDRADE, Brasil.
2002 - 2008
Inglês. (Carga horária: 350h).
Wizard Idiomas, WIZARD, Brasil.
2005 - 2005
Curso Especial de Língua Portuguesa - Verbos. (Carga horária: 28h).
Professor Ironi Andrade, IRONI ANDRADE, Brasil.
2005 - 2005
Curso Especial de Língua Portuguesa. (Carga horária: 180h).
Professor Ironi Andrade, IRONI ANDRADE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente de Aluno, Carga horária: 40

Atividades

05/2015 - 12/2015
Direção e administração, IFRS - Campus Sertão, .

Cargo ou função
Chefe da Seção de Apoio ao Gabinete da Direção-Geral e Comunicação.
02/2014 - 05/2015
Direção e administração, IFRS - Campus Sertão, .

Cargo ou função
Coordenadora de Registros Acadêmicos.

Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante


Colégio Marista Nossa Senhora da Conceição, MARISTA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Comunicação, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Comunicação, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágiário da área de Comunicação Social, Carga horária: 25


Escola Estadual João de Césaro, EJC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora nas disciplinas de Tecnologia Aplicada e Redação Oficial II.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM OS GRADUANDOS DO IFRS - CAMPUS ERECHIM
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
A experiência da criança na linguagem
Descrição: Considerando que a conversação é a matriz para a aquisição da linguagem (Levinson, 1983, p. 284), este estudo se ocupa da aquisição das regras de conversação pela criança em sua vivência interacional com os demais sujeitos. Com base em pesquisas advindas, principalmente, da área da Análise da Conversação, concebe-se a aquisição das regras da conversação pela criança a partir de valores simbólicos que afetam o modo como ela se relaciona com a língua e com o outro. Dessa forma, trabalha-se com a concepção de língua como prática social, inserida em relações culturalmente marcadas e nas quais as condições de produção se relacionam intimamente com as questões linguísticas, formando com elas uma só realidade a ser estudada. Por essa razão, esta pesquisa se volta para as seguintes questões: Como a criança, desde muito cedo, estabelece uma dinâmica interacional com os demais sujeitos de seu convívio social? Qual o papel do outro nessa relação? Como se dá a apropriação da palavra nessa dinâmica interacional? Que aspectos linguísticos,paralinguísticos e extralinguísticos caracterizam a aquisição das regras conversacionais? Para tanto, trabalhamos com eventos comunicativos vivenciados por crianças de um ano e meio a três anos de idade, corpus já constituído em pesquisas anteriores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Karina de Almeida Rigo - Integrante / Marlete Sandra Diedrich - Coordenador / Adriana Bragagnolo - Integrante / Sabrina Carolina Bressani - Integrante / Marina de Oliveira - Integrante / Marlon Remboski de Souza - Integrante / William Dahmer Silva Rodrigues - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Oficina de aprendizagem: ferramentas e métodos de estudos à comunidade
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Karina de Almeida Rigo - Coordenador.
2014 - 2015
Campo Cultural: instauração de espaços para manifestações artísticas e culturais
Descrição: Trata-se de uma ação extensionista de caráter sóciocultural, proposta por servidores do IFRS ? Campus Sertão que tem por objetivo organizar espaços para que os sujeitos envolvidos (comunidade acadêmica e do Distrito do Engenheiro Englert, município de Sertão/RS), possam encontrar-se para dialogar sobre a cultura, entendida tanto como costumes e crenças como arte e desenvolver atividades artístico-culturais em suas mais variadas manifestações (cinema, literatura, poesia, artes visuais, teatro, fotografia, etc.) Pretendemos que o Projeto constitua-se em um espaço educativo permanente de socialização e produção da cultura, apropriação de valores e significados do universo cultural contemporâneo e estimulador da capacidade criativa, reflexão crítica, sensibilidade e consciência para a ampliação das possibilidades de participação no mundo. (Ostrower, 1978, p.101) Para tanto, entendemos que precisamos promover o desenvolvimento da percepção que abrange o ser intelectual, sensível e cultural dos sujeitos. O desenvolvimento da percepção pressupõe a inclusão do diferente e para isso se faz necessário o exercício de distanciamento da indústria cultural de massa. Gagnebin cita Liessman que faz uma análise de Adorno , para o qual a indústria cultural não apenas manipula os sujeitos, mas os impede ?(...) sistematicamente de criarem uma certa distância, um espaço imprescindível, por mínimo que seja, à eclosão de um olhar crítico. Dessa forma, a instauração do projeto no âmbito do IFRS ? Campus Sertão, visa potencializar um processo educativo não-formal da comunidade acadêmica e seu entorno para uma educação estética e emancipatória através de manifestações artístico-culturais e da socialidade através das relações interpessoais..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Autores da aprendizagem: caminhos para um estudo eficiente
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
O projeto possui ações inovadoras no(a): Graduação.
Em relação a temática: Projeto de Intervenção.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Quando ingressamos em um curso de aprendizagem formal, tendemos a ocupar o nosso pensamento e as nossas preocupações com as muitas tarefas que um curso constituído de várias disciplinas prevê. E seguimos reforçando o comportamento do ensino básico: conferência de conteúdos na véspera das provas. Depois que entramos na bola de neve, dificilmente pensamos que estamos nos submetendo a uma perda de tempo, uma vez que o diploma (sim, porque focamos os nossos esforços exclusivamente em função do diploma) não garante qualidade. Geralmente, como estudantes, agimos assim: não sabemos estudar; não aproveitamos o nosso tempo; esperamos que o professor protagonize nossa aprendizagem; esquecemos facilmente o que ?estudamos?; não sabemos como o cérebro funciona quando estudamos; não sabemos por que estudamos. Pensando nisso, este projeto surgiu para que possamos pensar em qualidade. Qualidade por meio de estratégias autônomas, de organização e de disciplina. O Autores da Aprendizagem está em funcionamento desde abril de 2018 com o intuito de tornar-se uma atividade de acompanhamento e suporte de desempenho acadêmico aberta a todos os estudantes do IFRS ? Campus Erechim. A ideia do Projeto é possibilitar que os próprios estudantes protagonizem as atividades. De que se trata o Projeto? - Oficinas mensais de curta duração (4 módulos de 1 hora e meia cada) oferecidas ao longo do ano letivo; - Manutenção deste blog para a compilação de experiências, informações e dicas relevantes relacionadas à autoaprendizagem..
Alunos envolvidos: Ensino médio: (2) .
Integrantes: Karina de Almeida Rigo - Coordenador / Ana Paula Cervinski - Integrante / Luan Rossetto - Integrante.


Outros Projetos


2016 - 2016
Oficina de aprendizagem: ferramentas e métodos de estudos
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Karina de Almeida Rigo - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
6º Prêmio Destaque de Comunicação do Sindicato das Escolas Particulares do Rio Grande do Sul (SINEPE-RS) na categoria Mídia Digital., SINEPE-RS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIGO, K. A.2018 RIGO, K. A.. A relevância do contexto nas investigações conversacionais. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS (ONLINE), v. 18, p. 113-129, 2018.

2.
DIEDRICH, M. S.2017 DIEDRICH, M. S. ; VALERIO, P. S. ; RIGO, K. A. . A DINÂMICA INTERACIONAL EM SALAS DE AULA VIRTUAIS: RECURSOS DE ORALIDADE NOS MATERIAIS DIDÁTICOS ESCRITOS. LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (ONLINE), v. 17, p. 349-359, 2017.

3.
DIEDRICH, M. S.2017DIEDRICH, M. S. ; RIGO, K. A. . A língua mobilizada na conversação: princípios metodológicos para um trabalho de investigação. DESENREDO (PPGL/UPF), v. 13, p. 694-705, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIGO, K. A.; DIEDRICH, M. S. . ?O PODER DA FOTOGRAFIA?: UMA LEITURA SEMIÓTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTILETRADOS.. In: 6º Seminário Nacional de Língua e Literatura - Teoria e ensino: cultura e identidade, 2016, Passo Fundo/ RS. LETRAMENTO, MULTILETRAMENTOS E PRÁTICAS DE LÍNGUA MATERNA, 2016.

2.
RIGO, K. A.. A análise da conversação teria algo a dizer sobre a violência nas interações de sala de aula?. In: IX Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES), V Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM), I Seminário Nacional Integrado da Área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (SENI), 2016, Passo Fundo/ RS. http://selesselm.upf.br/images/pdf/CADERNO-DE-RESUMOS-FINAL.pdf, 2016.

3.
RIGO, K. A.; DIEDRICH, M. S. . UM RELATO SOBRE A ABORDAGEM DA LITERATURA NO ENSINO SUPERIOR PELO MOODLE : a busca por uma rede interativa de leitores na rede. In: IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL E VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE LITERATURA E INFORMÁTICA, 2016, Passo Fundo. Literatura e internet: arte digital, escola experimental., 2016. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIGO, K. A.. Precisamos falar sobre a aprendizagem: um relato de caso. In: III Semana do Conhecimento: Universidade e comunidade em transformação, 2016, Passo Fundo/RS. III Semana do Conhecimento - TRABALHOS / Mostra de Trabalhos de Pós-Graduação, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIGO, K. A.; DIEDRICH, M. S. . A interação de sala de aula à luz da Análise da Conversação e dos conceitos bakhtinianos: um projeto possível?. In: VI Seminário Nacional de Linguística e Ensino da Língua Portuguesa, 2017, Rio Grande/RS. Linguagens, práticas sociais e ensino: desafios da contemporaneidade, 2017.

2.
RIGO, K. A.; KNOB, Gláucia. ; ANDREOLA, R. . UM CONTO SEM FADAS: caminho de leitura do sincretismo verbo-visual no ?era uma vez? em um gênero jornalístico. In: VIII Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2016, Pelotas/ RS. Linguagem, identidade e práticas sociais, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
RIGO, K. A.. Procuram-se leitores: as questões de leitura para Max Butlen e um breve relato.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RIGO, K. A.. A interação de sala de aula à luz da Análise da Conversação e dos conceitos bakhtinianos: um projeto possível?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RIGO, K. A.. A projeção do movimento responsivo no (con)texto falado em sala de aula.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RIGO, K. A.; DIEDRICH, M. S. . ?O PODER DA FOTOGRAFIA?: UMA LEITURA SEMIÓTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTILETRADOS.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RIGO, K. A.; DIEDRICH, M. S. . Precisamos falar sobre a aprendizagem: um relato de caso.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RIGO, K. A.; DIEDRICH, M. S. . A Análise da Conversação teria algo a dizer sobre a violência em sala de aula?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RIGO, K. A.; DIEDRICH, M. S. . Um relato sobre a abordagem da literatura no ensino superior pelo Moodle: a busca por uma rede interativa de leitores na rede.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RIGO, K. A.; KNOB, Gláucia. . Um conto sem fadas: caminho de leitura do sincretismo verbo-visual no 'era uma vez' em um gênero jornalístico.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
RIGO, K. A.; DIEDRICH, M. S. . ?O PODER DA FOTOGRAFIA?: UMA LEITURA SEMIÓTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTILETRADOS.. Curitiba/PR: Atena, 2016 (Capítulo de e-book).


Demais tipos de produção técnica
1.
RIGO, K. A.. Como aprender. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16ª Jornada Nacional de Literatura. 2017. (Outra).

2.
IV Semana do Conhecimento UPF.Mediação de sala. 2017. (Outra).

3.
IV Semana do Conhecimento UPF.A projeção do movimento responsivo no (con)texto falado em sala de aula.. 2017. (Outra).

4.
Minicurso: NEUROPSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. 2017. (Oficina).

5.
Seminário Internacional de Leitura, Literatura e Linguagens: Novas Topografias Textuais.Procuram-se leitores: as questões de leitura para Max Butlen e um breve relato de uma disciplina de leitura e produção de textos semipresencial no ensino superior. 2017. (Seminário).

6.
Seminário Internacional de Leitura, Literatura e Linguagens: Novas Topografias Textuais. 2017. (Seminário).

7.
VI SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.A interação de sala de aula à luz da Análise da Conversação e dos conceitos bakhtinianos: um projeto possível?. 2017. (Seminário).

8.
VI SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2017. (Seminário).

9.
6º Seminário Nacional de Língua e Literatura - Teoria e ensino: cultura e identidade. 2016. (Seminário).

10.
6º Seminário Nacional de Língua e Literatura - Teoria e ensino: cultura e identidade.?O PODER DA FOTOGRAFIA?: UMA LEITURA SEMIÓTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTILETRADOS.. 2016. (Seminário).

11.
III Semana do Conhecimento: Universidade e comunidade em transformação.Integralidade no ensino, pesquisa e extensão. 2016. (Outra).

12.
III Semana do Conhecimento UPF.Precisamos falar sobre a aprendizagem: um relato de caso.. 2016. (Outra).

13.
IV Simpósio Internacional e VIII Simpósio Nacional de Literatura e Informática.Um relato sobre a abordagem da literatura no ensino superior pelo Moodle: a busca por uma rede interativa de leitores na rede.. 2016. (Simpósio).

14.
IV Simpósio Internacional e VIII Simpósio Nacional de Literatura e Informática. 2016. (Simpósio).

15.
IX Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES)/ V Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM). 2016. (Seminário).

16.
IX Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES)/ V Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM).A Análise da Conversação teria algo a dizer sobre a violência em sala de aula?. 2016. (Seminário).

17.
VIII Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.UM CONTO SEM FADAS: caminho de leitura do sincretismo verbo-visual no ?era uma vez? em um gênero jornalístico. 2016. (Seminário).

18.
VIII Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 2016. (Seminário).

19.
Ciclo de Estudos sobre Educação. 2015. (Seminário).

20.
III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.Programa de Formação de Docentes para a Educação Básica e Profissional no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Sertão. 2015. (Outra).

21.
Jornada em ação: 13º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e identidade na era da mobilidade. 2015. (Seminário).

22.
TEDx Passo Fundo. 2015. (Outra).

23.
IV Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.Considerações acerca da experiência do Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Sertão/RS. 2014. (Seminário).

24.
4º Fórum da Comunicação Comunitária. 2010. (Seminário).

25.
13ª Jornada Nacional de Literatura. 2009. (Congresso).

26.
22º Encontro de Comunicação: O desafio de aprimorar a comunicação nas instituições de ensino."Orkut como mídia alternativa: resgate de vínculos e afinidades na comunicação virtual". 2009. (Seminário).

27.
12ª Jornada Nacional de Literatura. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIGO, K. A.. 4º Fórum da Comunicação Comunitária. 2010. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DIEDRICH, M. S.2017 DIEDRICH, M. S. ; VALERIO, P. S. ; RIGO, K. A. . A DINÂMICA INTERACIONAL EM SALAS DE AULA VIRTUAIS: RECURSOS DE ORALIDADE NOS MATERIAIS DIDÁTICOS ESCRITOS. LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (ONLINE), v. 17, p. 349-359, 2017.

2.
DIEDRICH, M. S.2017DIEDRICH, M. S. ; RIGO, K. A. . A língua mobilizada na conversação: princípios metodológicos para um trabalho de investigação. DESENREDO (PPGL/UPF), v. 13, p. 694-705, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
RIGO, K. A.. Procuram-se leitores: as questões de leitura para Max Butlen e um breve relato.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RIGO, K. A.. A interação de sala de aula à luz da Análise da Conversação e dos conceitos bakhtinianos: um projeto possível?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RIGO, K. A.. A projeção do movimento responsivo no (con)texto falado em sala de aula.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 11:07:03