Azuaite Aramis Schneider

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2264512052572416
  • Última atualização do currículo em 26/06/2018


Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu (2013), com Menção Honrosa concedida pela mesma. Parte da graduação realizada na Universidade de Coimbra (Portugal) e Mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Docente Ensino Básico, Técnico e Tecnológico com regime de Dedicação Exclusiva no Instituto Federal do Paraná - Paranavaí. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Azuaite Aramis Schneider
Nome em citações bibliográficas
SCHNEIDER, A. A.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Matemática.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Métricas Intrínsecas Invariantes à Esquerda em Grupos de Lie,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Ryuichi Fukuoka.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Grupos de Lie; Métricas Intrínsecas; Métricas de Carnot-Carathéodory; Métricas de Finsler; Geometria subriemanniana.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2010 - 2013
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Coimbra (Orientador: Maria Celeste de Almeida Gouveia).
Título: Completamento de Espaços Métricos.
Orientador: Gonçalo Gutierres da Conceição.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual João Manoel Mondrone, CEJMM, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor EAD, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor horista - EAD, Carga horária: 12

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Matemática
Pré-Cálculo
Cálculo Diferencial e Integral III
Cálculo Numérico
09/2016 - 12/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico

Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente E.B.T.T., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, .



Linhas de pesquisa


1.
NUSEINTEC - Núcleo de Sociedade, Educação e Inovação Tecnológica do Instituto Federal do Paraná


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Objetos virtuais de aprendizagem na Matemática Superior através do GeoGebra
Descrição: Tendo em vista a busca pela superação do ensino tradicionalista, pautado quase que exclusivamente na exposição de conteúdos, fazendo dos alunos meros receptores passivos de informações, e dentro da perspectiva do crescimento do Ensino a Distância (EAD) no âmbito do IFPR, o projeto ?Objetos virtuais de aprendizagem na Matemática Superior através do GeoGebra? visa o levantamento de disciplinas na área de exatas dentro do currículo do ensino superior do IFPR, campus de Paranavaí, e a elaboração de GeoGebraBooks constituídos de materiais e atividades dinâmicas virtuais que colaborem com o processo de ensino-aprendizagem dos tópicos matemáticos pelos discentes e, por consequência, supram a falta de materiais didáticos físicos para o ensino superior presencial, além de concretizarem-se como possibilidades de materiais na modalidade EAD. Para produção de todos os applets inclusos nos GeoGebraBooks será utilizado o software livre GeoGebra e sua plataforma online, onde realizar-se-á a publicação dos e-books dinâmicos, contendo elementos variados como applets, vídeos, textos, imagens, animações, áudios, links e questionários, que priorizem o processo de aquisição significativa de conhecimentos. Assim que os e-books forem sendo finalizados ficarão disponíveis para os professores das disciplinas selecionadas nos cursos superiores para utilização em sala de aula, para as disciplinas ofertadas à distância e também como estratégia de ensino nos planos de trabalho individualizado de dependências. Espera-se que os objetos virtuais de aprendizagem se configurem em materiais úteis e estimulantes, que atendam as carências de conhecimentos previamente construídos no ensino fundamental e médio, além de diminuir a reprovação nas disciplinas relacionadas com a Matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2017 - 2018
Introdução ao Octave
Descrição: Projeto de ensino que objetiva familiarizar os acadêmicos dos cursos de Ciências Exatas com software o Octave, para utilização, principalmente, nas disciplinas de Cálculo Numérico e Álgebra Linear onde o cálculo computacional é facilitador e por vezes imprescindível..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2017 - 2018
Introdução ao LaTeX
Descrição: Projeto de ensino que objetiva levar os alunos da modalidade EAD a conhecer e utilizar o LaTeX na produção de textos matemáticos e científicos com alta qualidade tipográfica e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2013
Introdução aos espaços métricos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Claiton Petris Massarolo em 06/10/2017.
Descrição: Os espaços métricos constituem uma parte importante da matemática e o seu uso e desenvolvimento é bastante recente, comparado com as origens da própria matemática. Desempenham um papel sumamente relevante na matemática, especialmente servindo como conteúdo básico na criação e desenvolvimento de teorias matemáticas avançadas, servindo assim como alicerce para as modernas teorias físicas e matemáticas em voga..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Azuaite Aramis Schneider - Integrante / Claiton Petris Massarolo - Coordenador.
2012 - 2012
Monitoria de Matemática Básica
Descrição: Monitoria realizada no período de março de 2012 a setembro de 2012 na disciplina de Matemática Básica..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
SCHNEIDER, A. A.. Completamento de Espaços Métricos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BEZERRA, R. C. ; ANDRETTI, E. C. ; LUBECK, K. R. M. ; RAMIRES, L. L. ; REIS, J. R. ; SCHNEIDER, A. A. ; SILVA, F. M. ; SOUZA, J. R. ; WIEST, D. D. K. . Relatos de Experiências Vividas em Sala de Aula pelos Bolsistas do programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SCHNEIDER, A. A.; MASSAROLO, C. P. . Uma norma não usual no conjunto dos racionais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SCHNEIDER, A. A.; LUBECK, K. R. M. ; SOUZA, J. R. ; SILVA, A. S. ; REIS, J. R. ; WIEST, D. D. K. . PIBID 2011: aproximando a universidade e a escola no caminho para o desenvolvimento da educação matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso de Tecnologias, Engenharias e Ciências Exatas - I ConTECE. Completamento de Espaços Métricos. 2013. (Congresso).

2.
XI SAM - Semana Acadêmica de Matemática.Uma norma não usual no conjunto dos racionais. 2012. (Outra).

3.
29º SEURS 2011. 2011. (Seminário).

4.
I Fórum Regional do PIBID do Oeste e Sudoeste do Paraná. 2011. (Encontro).

5.
II Seminário Regional de Formação Continuada de Professores - SERPROF 2011 e II Mostra de Experiências e Vivências Pedagógicas.PIBID 2011: aproximando a universidade e a escola no caminho para o desenvolvimento da educação matemática. 2011. (Seminário).

6.
X SAM - Semana Acadêmica de Matemática. 2011. (Outra).

7.
XXV Semana Acadêmica de Matemática - SAM. 2011. (Outra).

8.
IX SAM - Semana Acadêmica de Matemática. 2010. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 7:37:11