Marcelo Vicentin

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7624558088673225
  • Última atualização do currículo em 06/02/2019


Pós-Doutorando em Educação (2018), Doutor em Educação (2018) e Mestre em Educação (2013) pela Universidade São Francisco (USF); Especialista em Mídias na Educação (2012) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Bacharel em Cinema (1995) pela Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), Licenciado em Língua Portuguesa pela Faculdades Integradas Teresa Martin (2003). Atuação como professor no programa Lato Sensu da Faculdade Zumbi dos Palmares (SP) nas disciplinas Didática, Metodologia do Ensino e da Pesquisa, e A Imagem do Negro nos Meios de Comunicação; professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual Paulista. Trabalhos ligados à difusão cinematográfica brasileira e ao Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP) Experiência na área de Educação, com ênfase em temas como: Currículo, práticas culturais, educação de jovens e adultos e filosofia contemporânea. O mestrado problematizou relações curriculares e o uso da linguagem cinematográfica no espaço escolar. O doutorado discutiu as relações entre o campo educacional e a governamentalidade neoliberal, contemplando o olhar de alunos em conflito com o mundo escolar. Pós-doutorado discute avaliações gerias, currículo e a nova agenda educacional. Participa dos grupo de pesquisa Phala (Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais), Transversal e GPEFE (Estudos foucaultianos e Educação), com enfoque em discussões que atravessam a educação, subjetividade, na perspectiva da filosofia contemporânea. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Vicentin
Nome em citações bibliográficas
VICENTIN, M.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Título: Vagas de Coisas e Palavras - jogos heterotópicos sobre o espaço escola, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Carlos Roberto da Silveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Neoliberalismo; Escola; GOVERNAMENTALIDADE; Heterotopia.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Título: O CINEMA VAI À ESCOLA: um papel para diferentes personagens (relações entre currículo(s), cultura(s) e identidade(s)),Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Jackeline Rodrigues Mendes.
Bolsista do(a): SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, SEE-SP, Brasil.
Palavras-chave: currículo; FORMAÇÃO PEDAGÓGICA; IDENTIDADES; CINEMA.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Especialização em Midias na Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Escola e cinema um breve olhar sobre significados produzidos a partir de um filme no espaço escolar.
Orientador: Marcia Coutinho R Jimenez.
1990 - 1995
Graduação em Comunicação Social - Cinema.
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.


Formação Complementar


2018 - 2018
Capacitação a Distância para Seleção de Avaliadores do Enem 2018 - Redações. (Carga horária: 93h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2014 - 2014
Treinamento a distância para avaliação de redação. (Carga horária: 27h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão para avaliadores das redações ENEM 2013. (Carga horária: 120h).
Centro de educação a distância da universidade de Brasília, CEAD/UNB, Brasil.
2012 - 2012
Formação continuada para avaliadores ENEM 2012. (Carga horária: 100h).
Centro de educação a distância da universidade de Brasília, CEAD/UNB, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. (Carga horária: 540h).
FACULDADES TERESA MARTIN, TM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


COLEGIO OBJETIVO BRAGANÇA PAULISTA, OBJETIVO-BP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PEB 2, Carga horária: 6


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB 2, Carga horária: 12


Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade Zumbi dos Palmares, UNIPALMARES, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor no programa Lato Sensu nas disciplinas Didática e Metodologia do Ensino e da Pesquisa para as turmas de Direito Público, Direito Empresarial, e Africanidades e Cultura Afro-brasileira Professor no programa Lato Sensu nas disciplina A Imagem do Negro nos Meios de Comunicação para a turma Africanidades e Cultura Afro-brasileira



Projetos de extensão


2018 - 2018
Dobras e Fantasmagorias do Celuloide: (re)movendo Territórios e Planos Escolares
Descrição: Análise dos planos e das fronteiras do território escolar pela objetiva da câmera cinematográfica, maquinaria científica e de entretenimento, corpo invasor que estremece ou solidifica códigos e condutas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Marcelo Vicentin - Integrante / Alexandrina Monteiro - Coordenador / Silvio Gallo - Integrante.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Horizontes


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: Horizontes
2018 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Administração e Produção de Filmes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Técnicas de Registro e Processamento de Filmes.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VICENTIN, M.2016VICENTIN, M.; MENDES, J. R. ; RODRIGUES, I. C. S. ; SILVEIRA, Carlos Roberto da . A língua portuguesa pelo cinema brasileiro: uma proposta de ação no ensino da língua portuguesa na educação de jovens e adultos. Revista Horizontes, v. 34, p. 2016-80, 2016.

2.
VICENTIN, M.2016VICENTIN, M.; MENDES, J. R. ; RODRIGUES, I. C. S. ; SILVEIRA, Carlos Roberto da . A língua portuguesa pelo cinema brasileiro: uma proposta de ação no ensino da língua portuguesa na educação de jovens e adultos. Horizontes (EDUSF), v. 34, p. 73-80, 2016.

3.
VICENTIN, M.2016VICENTIN, M.; RODRIGUES, I. C. S. ; MEDEIROS, K. B. . Quanto tempo nos resta? Dobras e desdobras do/sobre o tempo. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 1, p. 1552-1556, 2016.

4.
VICENTIN, M.2016VICENTIN, M.; RODRIGUES, I. C. S. . Quem falta, faz realmente falta. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 1, p. 1557-1561, 2016.

5.
VICENTIN, M.2015VICENTIN, M.. Palavras e Coisas Sobre um Primeiro Cinema. Fermentario, v. 2, p. 17-27, 2015.

6.
RODRIGUES, I. C. S.2014RODRIGUES, I. C. S. ; VICENTIN, M. . Palavras, discursos e aspirações culturais no mundo escolar. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. VIII, p. 1532-1535, 2014.

7.
VICENTIN, M.2014VICENTIN, M.; SWERTS, M. M. ; LEITE, M. . Outros olhares, outros significados: um filme no espaço escolar. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. VIII, p. 2207-2210, 2014.

8.
VICENTIN, M.2014 VICENTIN, M.; MENDES, J. R. . O cinema na escola e o aluno-espectador: leituras, imagens e subjetividades a partir do filme O Fim e o Princípio. Horizontes (EDUSF), v. 32, p. 55-61, 2014.

9.
VICENTIN, M.2014VICENTIN, M.; MENDES, J. R. . O cinema na escola e o aluno-espectador: leituras, imagens e subjetividades a partir do filme O Fim e o Princípio. Horizontes, v. 32, p. 55-61, 2014.

10.
VICENTIN, M.2012VICENTIN, M.; MENDES, J. R. . Reflexões sobre a pátria, sobre os pais: uma leitura da cinematografia brasileira recente. Leitura. Teoria & Prática, v. 30, p. 2897-2903, 2012.

11.
VICENTIN, M.2012VICENTIN, M.; MENDES, J. R. . O cinema como linguagem na produção de sujeitos do espaço escolar na comtemporaneidade. Leitura. Teoria & Prática, v. 30, p. 2888-2896, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. S. ; SANTOS, E. S. ; JULIANO, M. C. ; VICENTIN, M. . Fake News e Democracia: A Pós-Verdade sob a Ótica Kantiana. In: Desenvolvimento Social: desafios à Democracia, Desenvolvimento e Bens Comuns, 2018, Montes Claros. Desenvolvimento Social: desafios à Democracia, Desenvolvimento e Bens Comuns. Montes Claros: Editora Unimontes, 2018. p. 1811-1819.

2.
VICENTIN, M.; SILVEIRA, Carlos Roberto da ; RODRIGUES, I. C. S. . Corpos que se sublevam: sons desarmônicos da guerra. In: IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação: Filosofia e Educação em Errância: inventar escola, infâncias do pensar, 2018, Rio de Janeiro. IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação: Filosofia e educação em errância: inventar escola, infâncias do pensar, 2018.

3.
VICENTIN, M.. Educação e Cidadania em Tempos de Governamentalidade Neoliberal. In: V Colóquio Michel Foucault - A arte neoliberal de governar e a educação, 2017, Uberlândia. Anais do V Colóquio Michel Foucault. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 1-10.

4.
VICENTIN, M.; MENDES, J. R. ; RODRIGUES, I. C. S. . Ponderações sobre a vida e a morte no espaço escolar: por quem esperamos e conduzimos. In: VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, 2016, Rio de Janeiro. VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2016. p. 1-13.

5.
RODRIGUES, I. C. S. ; VICENTIN, M. . Discursos curriculares e docentes: um olhar sobre o capital cultural dos alunos. In: III Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la integración de la América Latina y el Caribe Internacional del Conocimiento: Diálogos en Nuestra América, 2015, Goiânia. Anales del III Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la integración de la América Latina y el Caribe Internacional del Conocimiento: Diálogos en Nuestra América, 7, 8 y 9 de mayo de 2015. Pelotas: Biblioteca IFSul, 2015. p. 1849-1864.

6.
VICENTIN, M.; GUIMARAES, M. F. . Olhares sobre a Modernidade: um ontem refletido no espelho do hoje. In: III Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la integración de la América Latina y el Caribe Internacional del Conocimiento: Diálogos en Nuestra América, 2015, Goiânia. Anales del III Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la integración de la América Latina y el Caribe Internacional del Conocimiento: Diálogos en Nuestra América, 7, 8 y 9 de mayo de 2015. Pelotas: Biblioteca IFSul, 2015. p. 1680-1691.

7.
VICENTIN, M.; LEITE, M. . Relações entre a escola e o cinema: o aluno-espectador; o espectador-aluno. In: Currículo na Contemporaneidade: internacionalização e contextos locais., 2014, Braga. Atas do XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro de Questões Curriculares / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Braga: Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2014. p. 1571-1575.

8.
VICENTIN, M.; MENDES, J. R. ; MONTEIRO, A. . Projeções heterotópicas: do currículo-verdade para o currículo-experiência. In: XI Colóquio / VII Colóquio Luso-Brasileiro / I Colóquio Luso-Afro-brasileiro sobre questões curriculares, 2014, Braga. Atas do XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro de Questões Curriculares / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Braga: Instituto de Educação / Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2014. p. 3664-3668.

9.
VICENTIN, M.; MENDES, J. R. . O aluno-espectador: leituras, imagens e subjetividades a partir do filme o fim e o princípio. In: 11 Encontro de pesquisa em educação da região Sudeste, 2014, São João del-Rei. Culturas, políticas e práticas pedagógicas e suas relações com a pesquisa, 2014. v. III. p. 1467-1476.

10.
VICENTIN, M.. Cinema e currículo: projeções, personagens e espectadores. In: Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação (5.:2013 : Canoas, RS), Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (2.: 2013 : Canoas, RS), 2013, Canoas. Anais [recurso eletrônico] do 5 Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 2 Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2013. p. 516-517.

11.
VICENTIN, M.; PERBONI, E. M. C. . Outras possibilidades para o currículo em tempos de globalização e neoliberalismo. In: Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação (5.:2013 : Canoas, RS), Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (2.: 2013 : Canoas, RS), 2013, Canoas. Anais [recurso eletrônico] do 5 Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 2 Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2013. p. 518-519.

12.
VICENTIN, M.. (Des)construindo o currículo: relações de poder-saber e heterotopias. In: III Colóquio Nacional Michel Foucault: Pensamento e Ação, 2013, Uberlândia. Colóquio Michel Foucault (3.:2013:Uberlândia, MG). Uberlândia: Composer, 2013.

13.
VICENTIN, M.; CAMARGO, A. P. L. . Ações de tutoria no mídias na educação quarta oferta: um estudo de caso. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (35: 2012: Fortaleza), 2012, Fortaleza. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de 3 a 7 de setembro de 2012, [recurso eletrônico]: esportes na idade mídia - diversão, informação e educação, 2012.

14.
VICENTIN, M.; MENDES, J. R. . Em tempos de crise: desejo e vontade de escol(h)a. In: Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em Educação (05-6 : 2012 : Itatiba, SP), 2012, Itatiba. Cultura digital e os desafios da educação contemporânea. / II Seminário Interno de Pós-Graduação em Educação, 2012.

15.
VICENTIN, M.; MENDES, J. R. . Circunstâncias escolares: possibilidade para a diferença e a contestação. In: XVIII Encontro de Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-Graduação, VII Encontro de Extensão Universitária, Seminários de E.H.C. - V Ciclo: Pesquisa e Políticas públicas: a convergência necessária, 2012, Campinas. Encontro de Iniciação Científica (18. : 2 012 maio 16-17 : Campinas, SP) : pesquisa e políticas públicas : a convergência necessária / 18. Encontro e Iniciação Científica, 11. Encontro de Pós-Graduação . 7. Encontro de Extensão Comunitária. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VICENTIN, M.; RODRIGUES, I. C. S. . Enquadramentos Curriculares: palavras outras sobre qualidade e cidadania nas práticas cinematográficas escolares. In: II seminário nacional formação pedagógica e pensamento nômade: currículo, criação e heterotopias e I seminário internacional formação pedagógica e pensamento nômade, 2017, Lajeado. Anais de resumos do II Seminário Nacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade e I Seminário Internacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: currículo, criação e heterotopias. Lajeado: Ed. da Univates, 2017. p. 77-77.

Apresentações de Trabalho
1.
VICENTIN, M.; RODRIGUES, I. C. S. . Perfurações no campo escolar: atravessamentos sobre liberdade, felicidade e amizade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SILVA, A. S. ; SANTOS, E. S. ; JULIANO, M. C. ; VICENTIN, M. . Fake News e Democracia: A Pós-Verdade sob a Ótica Kantiana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
VICENTIN, M.. Audiovisual, espectadores e escola: implicações pedagógicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VICENTIN, M.; SILVEIRA, Carlos Roberto da ; RODRIGUES, I. C. S. . Corpos que sublevam: sons desarmônicos da guerra. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VICENTIN, M.; RODRIGUES, I. C. S. . Vozes sobre liberdade, felicidade e amizade na escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
VICENTIN, M.; RODRIGUES, I. C. S. . Enquadramentos curriculares: palavras outras sobre qualidade e cidadania nas práticas cinematográficas escolares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
VICENTIN, M.. Educação e Cidadania em Tempos de Governamentalidade Neoliberal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
VICENTIN, M.; GUIMARAES, M. F. . Temas, coisas e palavras sobre o universo escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
VICENTIN, M.. Introdução às teorias curriculares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
VICENTIN, M.; RODRIGUES, I. C. S. . Quem falta, faz realmente falta?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
VICENTIN, M.; RODRIGUES, I. C. S. ; MEDEIROS, K. B. . Quanto nos resta? dobras e desdobras do/sobre o tempo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
VICENTIN, M.; MENDES, J. R. ; RODRIGUES, I. C. S. . Ponderações sobre a vida e a morte no espaço escolar: por quem esperamos e conduzimos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VICENTIN, M.; GUIMARAES, M. F. . Olhares sobre a modernidade: um ontem refletido no espelho de hoje. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
RODRIGUES, I. C. S. ; VICENTIN, M. . Discursos curriculares e docentes: um olhar sobre o capital cultural dos alunos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
VICENTIN, M.; MENDES, J. R. . Aqueles por quem esperamos: reflexões sobre a condução da vida no espaço escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
SILVEIRA, Carlos Roberto da ; VICENTIN, M. . Lembrança da escola: parrhesía e as relações biopolíticas na construção das memórias do corpo e da alma. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
RODRIGUES, I. C. S. ; VICENTIN, M. . Palavras, discursos e aspirações culturais no mundo escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
VICENTIN, M.; SWERTS, M. M. ; LEITE, M. . Outros olhares, outros significados: um filme no espaço escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
VICENTIN, M.; MENDES, J. R. . O aluno-espectador: leituras. imagens e subjetividades a partir do filme o fim e o princípio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
VICENTIN, M.. Cinema e currículo: projeções, personagens e espectadores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
VICENTIN, M.; PERBONI, E. M. C. . Outras possibilidades para o currículo em tempos de globalização e neoliberalismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
VICENTIN, M.; MENDES, J. R. . Em tempos de crise: desejo e vontade de escol(h)a. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
VICENTIN, M.; MENDES, J. R. . Circunstâncias escolares: possibilidades para a diferença e a contestação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
VICENTIN, M.. O audiovisual na prática escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
VICENTIN, M.; MENDES, J. R. . O cinema como linguagem na produção de sujeitos do espaço escolar na contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
VICENTIN, M.; MENDES, J. R. . Reflexões sobre a pátria, sobre os pais: uma leitura da cinematografia brasileira recente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
VICENTIN, M.; CAMARGO, A. P. L. . Ações de tutoria no mídias na educação quarta oferta: um estudo de caso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
Pereira, D, ; VICENTIN, M. ; Guimarães, J. ; Félix, I. ; COSTA, K. P. . Curso de Extensão e de Integração Comunidade-Universidade Semipresencial sobre a Escola e a Formação Docente Necessária no Presente: 'A Sociedade Punitiva' Hoje a Partir da História dos Sistemas de Pensamento em Michel Foucault - Curso de 1973 - Collège de France, Paris, França,. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Pereira, D, ; VICENTIN, M. ; VICENTINI, A. ; COSTA, K. P. ; Guimarães, J. . Curso de Extensão e de Integração Comunidade-Universidade Semipresencial sobre a Escola e a Formação Docente Necessária Hoje: 'O Governo de Si e dos Outros' no Presente a Partir da História dos Sistemas de Pensamento em Michel Foucault - Curso de 1983 - Collège de France, Paris, França,. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GALLO, S. ; MONTEIRO, A. ; VICENTIN, M. . Dobras e fantasmagorias do celuloide: (re)movendo territórios e planos escolares. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
VICENTIN, M.. Palavras sobre saber, poder e corpo: atravessamentos sobre o pensamento de Michel Foucault. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
VICENTIN, M.. O uso de filmes na descontrução dos preconceitos linguísticos em sala de aula. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
YU YU GIN ; VICENTIN, M. . DAPRAIAAOMAR. 2001. Filme.

2.
GUIMARÃES, João Landi ; VICENTIN, M. . 1+1. 1998. Filme.

3.
VICENTIN, M.. IDÉIAS DE CANÁRIO. 1996. Filme.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVEIRA, Carlos Roberto da; MASCIA, Marcia Aparecida Amador; VICENTIN, M.. Participação em banca de Delle Cristina Pereira Pupin. Olhares outros para as metodologias ativas no ensino superior de contabilidade e um viés foucaultiano. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco.

2.
Agostini, N.; SILVA, L. B. O.; Oliveira, A. G.; VICENTIN, M.. Participação em banca de Jarlene Martins de Oliveira Moia. A escola adventista e o desafio de educar para a ética. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco.

Qualificações de Doutorado
1.
MASCIA, Marcia Aparecida Amador; SILVEIRA, Carlos Roberto da; VICENTIN, M.. Participação em banca de Ricardo José Reis de Abreu. A governamentalização do saber econômico: aspectos discursivos dos modos de objetivação/subjetiva;'ao presentes nas práticas (extras) curriculares. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade São Francisco.

2.
MASCIA, Marcia Aparecida Amador; MORETTO, Milena; SATHLER, C. N.; VICENTIN, M.. Participação em banca de Maria Clelia Pereira da Costa. Discursos, relações de poder e modos de subjetivação de professores(as) da escola José de Alencar - Rorainópolis-RR 1959-1982. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade São Francisco.

3.
SILVEIRA, Carlos Roberto da; MASCIA, Marcia Aparecida Amador; VICENTIN, M.. Participação em banca de Gilmar Lopes Dias. Emergência da educação do campo no Brasil: as tramas da subjetivação do educador no PROCAMPO em SP. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade São Francisco.

4.
MASCIA, Marcia Aparecida Amador; SILVEIRA, Carlos Roberto da; PERBONI, E. M. C.; Agostini, N.; GARE, R. M. R.; VICENTIN, M.. Participação em banca de Kátia Batista de Medeiros. Entre a violência e a resistência: subjetividades de crianças e adolescentes e o papel da escola. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade São Francisco.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVEIRA, Carlos Roberto da; MASCIA, Marcia Aparecida Amador; MONTEIRO, A.; MORETTO, Milena; VICENTIN, M.. Participação em banca de Andréia Pinheiro de Freitas. Processos de subjetivação e a escrita de si em contexto militar: uma análise discursiva. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade São Francisco.

2.
GUIMARAES, M. F.; BERNARDES, M. E.; SILVA, L. B. O.; VICENTIN, M.. Participação em banca de Sandra Aparecida de Souza. Por entre rastros do professor francês Joseph Jubert. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade São Francisco.

3.
SILVEIRA, Carlos Roberto da; MONTEIRO, A.; MASCIA, Marcia Aparecida Amador; VICENTIN, M.. Participação em banca de Maria Clelia Pereira da Costa. Pensando os lugares de memória: a criação do povoado Vila do Incra e a casa-escola nas narrativas de vida dos migrantes, no projeto de assentamento dirigido Coronel Salustiano de Farias Vinagre e Anauá (1975-1981), Rorainópolis-RR. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade São Francisco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VICENTIN, M.; RIBEIRO FILHO, J.. Participação em banca de Ednir de Fátima Porta Carvalho. Informática integrada ao projeto didático. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias na Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário Internacional Pensar de Otro Modo: las nociones de práctica y experiencia como herramientas filosóficas para investigar en educación.Perfurações no campo escolar: atravessamentos sobre liberdade, felicidade e amizade. 2018. (Seminário).

2.
IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação. Corpos que sublevam: sons desarmônicos da guerra. 2018. (Congresso).

3.
Seminário Pensar de Modos Outros.Vozes sobre liberdade, felicidade e amizade na escola. 2018. (Seminário).

4.
VI Congresso em Desenvolvimento Social: Desafios à Democracia, Desenvolvimento e Bens Comuns. Fake News e Democracia: A Pós-Verdade sob a Ótica Kantiana. 2018. (Congresso).

5.
V Seminário do Im@go Educação e Esquizoarte: fora das telas, fora das linhas, fora das margens, fora....O espectador-aluno: projeções que vazam pela tela escolar. 2018. (Seminário).

6.
II Seminários Nacional, I Seminário Internacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: Currículo, Criação e Heterotopias.Enquadramentos curriculares: palavras outras sobre qualidade e cidadania nas práticas cinematográficas escolares. 2017. (Seminário).

7.
V Colóquio Nacional Michel Foucault - a Arte Neoliberal de Governar e a Educação. Educação e Cidadania em Tempos de Governamentalidade Neoliberal. 2017. (Congresso).

8.
XXIII Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, XII Encontro de Extensão Universitária, X Seminário de Estudos do Homem Contemporâneo.Palavras outras sobre qualidade e cidadania no universo educacional. 2017. (Encontro).

9.
20 Congresso de Leitura do Brasil: nas dobras do (im)possível. Quem falta, faz realmente falta?. 2016. (Congresso).

10.
20 Congresso de Leitura do Brasil: nas dobras do (im)possível. Quanto tempo nos resta? dobras e desdobras do/sobre o tempo. 2016. (Congresso).

11.
VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação.Ponderações sobre a vida e a morte no espaço escolar: por quem esperamos e conduzimos. 2016. (Outra).

12.
X Colóquio Internacional Michel Foucault: é inútil revoltar-se? Foucault e as insurreições. 2016. (Outra).

13.
XXII Encontro de Iniciação Científica, XV Encontro de Pós-Graduação, XI Encontro de Extensão Universitária, IX Seminários de Estudos do Homem Contemporâneo.Temas, coisas e palavras sobre o universo escolar. 2016. (Encontro).

14.
Anthropology in a globalized world. Challenges and new perspectives. 2015. (Outra).

15.
III Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la Integración em la América Latina e Caribe- Internacional del Conocimiento: Diálogos em Nuestra América.Olhares sobre a modernidade: um ontem refletido no espelho do hoje. 2015. (Encontro).

16.
III Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la Integración em la América Latina e Caribe- Internacional del Conocimiento: Diálogos em Nuestra América.Discursos curriculares e docentes: um olhar sobre o capital cultural dos alunos. 2015. (Encontro).

17.
IV COLÓQUIO NACIONAL MICHEL FOUCAULT: O Ronco surdo da batalha, 40 anos de Vigiar e Punir. 2015. (Congresso).

18.
V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica; III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação; XVII Simpósio Internacional IHU: Saberes e Práticas na Constituição dos Sujeitos na Contemporaneidade.Lembrança da escola: parrhesía e as relações biopolíticas na construção das memórias do corpo e da alma. 2015. (Simpósio).

19.
V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica; III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação; XVII Simpósio Internacional IHU: Saberes e Práticas na Constituição dos Sujeitos na Contemporaneidade.Aqueles por quem esperamos: reflexões sobre a condução da vida no espaço escolar. 2015. (Simpósio).

20.
11 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.O aluno-espectador: leituras, imagens e subjetividades a partir do filme O fim e o princípio. 2014. (Encontro).

21.
19o Congresso de Leitura do Brasil: leituras sem margem. Palavras, discursos e aspirações culturais no mundo escolar. 2014. (Congresso).

22.
19o Congresso de Leitura do Brasil: leituras sem margem. Outros olhares, outros significados: um filme no espaço escolar. 2014. (Congresso).

23.
A escola no contexto indígena: fronteiras e tensões. 2014. (Seminário).

24.
XI Colóquio / VII Colóquio Luso-Brasileiro / I Colóquio Luso-Afro-brasileiro sobre questões curriculares. Projeções heterotópicas: do currículo-verdade para o currículo-experiência. 2014. (Congresso).

25.
III Colóquio Nacional Michel Foucault: Pensamento e Ação. 2013. (Outra).

26.
Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação (5.: 2013: Canoas, RS); Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (2.: 2013: Canoas, RS).Outras possibilidades para o currículo em tempos de globalização e neoliberalismo. 2013. (Seminário).

27.
Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação (5.: 2013: Canoas, RS); Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (2.: 2013: Canoas, RS).Cinema e currículo: projeções, personagens e espectadores. 2013. (Seminário).

28.
VIII Colóquio Internacional Michel Foucault. 2013. (Outra).

29.
18 Congresso de leitura do Brasil. O mundo grita. Escuta?. O cinema como linguagem na produção de sujeitos do espaço escolar na contemporaneidade. 2012. (Congresso).

30.
18 Congresso de leitura do Brasil. O mundo grita. Escuta?. Reflexões sobre a pátria, sobre os pais. 2012. (Congresso).

31.
XVIII Encontro de Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-Graduação, VII Encontro de Extensão Universitária, Seminários de E.H.C. - V Ciclo: Pesquisa e Políticas públicas: a convergência necessária. 2012. (Encontro).

32.
XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, X ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, VI ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, SEMINÁRIOS DE E.H.C - IV CICLO.O cinema vai à escola: um papel para diferentes personagens. 2011. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VICENTIN, M.; GUIMARAES, M. F. ; SILVEIRA, Carlos Roberto da . De 1492 à Contemporaneidade: Debates sobre Discursos, Sujeitos e Saberes no Contexto Educacional da América Latina e Caribe. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edvangela Correia Napolitano. A informática e a sua contribuição nas aulas de Língua Portuguesa: o uso de blogs educativos na prática de exercícios textuais, com alunos do 6 ano do ensino fundamental da EMEF Antenor Nascentes. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias na Educação) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Marcelo Vicentin.

2.
Maria Paula Vicentin. O uso das mídias na inserção do aluno aos temas propostos para a produção de um artigo de opinião. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias na Educação) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Marcelo Vicentin.

3.
Eliane Pereira Caires de Oliveira. Espaço virtual: leitura, aprendizado e produção. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias na Educação) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Marcelo Vicentin.

4.
Paula Eliana Calegari Manzoli. O uso de mídias audiovisuais e suas interações nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental II. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias na Educação) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Marcelo Vicentin.

5.
Annie Marian Heller Papa. Uma janela para o mundo: o computador no processo ensino/aprendizado do autista. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias na Educação) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Marcelo Vicentin.

6.
Natália Vieira da Silva. A prática da informática educacional e a ação do professor: a análise de uma escola de Lençóis Paulista. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias na Educação) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Marcelo Vicentin.

7.
Albertina Paes Sarmento. Entre o conteúdo curricular e o uso de mídias: o projeto rádio-escola. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias na Educação) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Marcelo Vicentin.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
VICENTIN, M.2012VICENTIN, M.; MENDES, J. R. . Reflexões sobre a pátria, sobre os pais: uma leitura da cinematografia brasileira recente. Leitura. Teoria & Prática, v. 30, p. 2897-2903, 2012.

2.
RODRIGUES, I. C. S.2014RODRIGUES, I. C. S. ; VICENTIN, M. . Palavras, discursos e aspirações culturais no mundo escolar. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. VIII, p. 1532-1535, 2014.

3.
VICENTIN, M.2014VICENTIN, M.; SWERTS, M. M. ; LEITE, M. . Outros olhares, outros significados: um filme no espaço escolar. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. VIII, p. 2207-2210, 2014.

4.
VICENTIN, M.2012VICENTIN, M.; MENDES, J. R. . O cinema como linguagem na produção de sujeitos do espaço escolar na comtemporaneidade. Leitura. Teoria & Prática, v. 30, p. 2888-2896, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
VICENTIN, M.; MENDES, J. R. . Em tempos de crise: desejo e vontade de escol(h)a. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
VICENTIN, M.; MENDES, J. R. . Circunstâncias escolares: possibilidades para a diferença e a contestação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
VICENTIN, M.. O audiovisual na prática escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VICENTIN, M.; MENDES, J. R. . O cinema como linguagem na produção de sujeitos do espaço escolar na contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
VICENTIN, M.; MENDES, J. R. . Reflexões sobre a pátria, sobre os pais: uma leitura da cinematografia brasileira recente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
VICENTIN, M.; CAMARGO, A. P. L. . Ações de tutoria no mídias na educação quarta oferta: um estudo de caso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
VICENTIN, M.. Cinema e currículo: projeções, personagens e espectadores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
VICENTIN, M.; PERBONI, E. M. C. . Outras possibilidades para o currículo em tempos de globalização e neoliberalismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
RODRIGUES, I. C. S. ; VICENTIN, M. . Palavras, discursos e aspirações culturais no mundo escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
VICENTIN, M.; SWERTS, M. M. ; LEITE, M. . Outros olhares, outros significados: um filme no espaço escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
VICENTIN, M.; MENDES, J. R. . O aluno-espectador: leituras. imagens e subjetividades a partir do filme o fim e o princípio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
VICENTIN, M.; GUIMARAES, M. F. . Olhares sobre a modernidade: um ontem refletido no espelho de hoje. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
RODRIGUES, I. C. S. ; VICENTIN, M. . Discursos curriculares e docentes: um olhar sobre o capital cultural dos alunos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
VICENTIN, M.; RODRIGUES, I. C. S. . Perfurações no campo escolar: atravessamentos sobre liberdade, felicidade e amizade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
VICENTIN, M.. Audiovisual, espectadores e escola: implicações pedagógicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
GALLO, S. ; MONTEIRO, A. ; VICENTIN, M. . Dobras e fantasmagorias do celuloide: (re)movendo territórios e planos escolares. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 20:20:33