Tiago Soares dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0879031899645586
  • Última atualização do currículo em 01/03/2018


Doutorando e mestre em Filosofia com ênfase em Filosofia Moderna e Contemporânea. Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia. Professor do Instituto Federal do Paraná Campus Umuarama. Tem experiência com especialização e graduação presencial e na modalidade EaD. Atua em áreas da Filosofia, Sociologia e Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tiago Soares dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, T. S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, Campus Umuarama.
Rodovia PR-323 - de 5701/5702 ao fim
Parque Industrial
87507014 - Umuarama, PR - Brasil
Telefone: (44) 33616200


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Doutorado em Filosofia.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: A pré-reflexividade do personagem: Sartre e o lugar do "cogito" na literatura,
Orientador: Claudinei Aparecido de Freitas da Silva.
Palavras-chave: Cogito pré-reflexivo; cogito reflexivo.; Literatura.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.
2010 - 2012
Mestrado em Filosofia.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Fenomenologia e Ontologia da Consciência em Jean Paul Sartre,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Claudinei Aparecido de Freitas da Silva.
Coorientador: Noeli Dutra Rossato.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Metafísica; Intencionalidade; consciência; Cogito pré-reflexivo.
2009 - 2011
Especialização em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia. (Carga Horária: 450h).
Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, Brasil.
Título: Discussão sobre as Questões de Identidade e Gênero no Ambiente Escolar.
Orientador: Ediane Lopes de Santana.
2007 - 2008
Graduação em filosofia.
Faculdade Padre João Bagozzi, BAGOZZI, Brasil.
Título: A Escolha no Humanismo Intelectualista Aristotélico e no Humanismo Existencialista Sartreano.
Orientador: Maria Cristina Leite Gomes.




Formação Complementar


2014
Revoluções na América Latina. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2009 - 2009
A. E. Merstrado: Disciplina de Metafísica. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2009 - 2009
A. E. do Mestrado: Disciplina de Met. e Conhecimen. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2006 - 2008
Educação Física. (Carga horária: 800h).
Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Educação Física. (Carga horária: 60h).
Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.
2006 - 2007
Estágio em Educação Física. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Umuarama, PMU, Brasil.
2003 - 2005
Filosofia. (Carga horária: 1715h).
Instituto filosófico Rainha dos Apóstolos, IFRAU, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor da Educação básica, técnica e tecnológica da disciplina de ética e Legislação, Ética Cultura e Sociedade e do componente curricular de Filosofia do IFPR - Campus Umuarama. Atua com pesquisa acadêmica na área de Filosofia Moderna e Contemporânea. Atua como coordenador de projetos de extensão na formação continuada de professor@s da educação básica da prefeitura municipal de Marilena - PR. e acadêmic@s dos curso EaD da Universidade Estadual de Maringá.


Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Outras informações
Ministro as disciplinas de Filosofia no Colégio Pedro II na Educação básica e profissional integrada.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Processo Seletivo Simplificado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrei as disciplinas de Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: PSS - Processo Seletivo Simpli, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalho com Educação básica da rede pública no estado do Paraná por vínculo contratual.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colégio Dynamis, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia, Carga horária: 5
Outras informações
Educação básica e preparatório de vestibular - rede particular de ensino

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Processo Seletivo Simplificado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Trabalho como professor de Ensino Médio e Pré-Vestibular em ensino privado. Dois anos de experinência.


Colegio Drummond, COL. DRUMMOND, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 6


Curso e Colégio Sapiens, SAPIENS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Ministro as disciplinas de Filosofia e Sociologia na Unidade de Umuarama


Faculdade de Tecnologia Alfa de Umuarama, FAU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 10
Outras informações
Ministrei no curso de Especialização de Filosofia e Sociologia a disciplina: Filosofia: Ética, Moral, Teoria do Conhecimento e Política com duração de 10h. Ministrei no curso de Especialização de Filosofia e Sociologia a disciplina: Identidade, Modernidade e Pós-modernidade e Perspectivas históricas do trabalho e a relação entre classes sociais: poder e ideologia


Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná, FATECIE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: convidado
Outras informações
Ministrei a disciplina de Filosofia e Políticas da Educação Superior no curso de Especialização em Docência do Ensino Superior.


Faculdade Global de Umuarama, FGU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 6
Outras informações
Ministrei as disciplinas de Gestão Pedagógica Curricular, História e Filosofia da Ciência e Fundamentos Socioantropológicos I e II no curso de Ciências Biológicas e Metodologia do Ensino de Artes, Filosofia da Educação I e II e Fundamentos Socioantropólógicos I e II no curso de Pedagogia e a disciplina de Sociologia I. No curso de licenciatura em Letras ministrei a disciplina Fundamentos Socioantropológicos da Educação. No curso de Fonoaudiologia a disciplina de Sociologia e Comunicação Humana e Orientação de Projetos. Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso na Pedagogia.


INSTITUTO EFICAZ, FEM_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
Outras informações
Ministrei a disciplina de Transformando a realidade: Projeto intagrador da educação no campo no curso de especialização em Educação do Campo. (2012 - atual) Ministrei a disciplina de História, Filosofia e Sociologia das religiões no curso de Especialização em Filosofia, Sociologia e Religião. (2012 - 2014) Ministrei a Disciplina de Metodologias e técnicas do ensino de História do Brasil no curso de especialização em História do Brasil. (2012). Ministrei a disciplina Religiões: cultura e sociedade africana e afrobrasileira. (2014)


Instituto São Francisco de Assis, ISFACES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor
Outras informações
Ministrei a disciplina de Fundamentos éticos e filosóficos da Educação no curso de Especialização em Filosofia


Sociedade Educacional, COL. DYNAMIS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
FENOMENOLOGIA, FILOSOFIA DA LINGUAGEM E FILOSOFIA DA DIFERENÇA
Descrição: Numa retomada programática da tradição metafísica, o projeto em curso redesenha, no panorama da Filosofia contemporânea, três temas capitais: o estatuto da consciência; a estrutura da linguagem e a noção de diferença. Nesse contexto, trata-se de revisitar a herança cartesiana da ideia de ?subjetividade?, avaliando o seu alcance e limites num foco de leitura que reorienta, sob os mais diversos prismas, a problemática transcendental. Questões como a gênese do mundo, da linguagem, do corpo, da intersubjetividade, da temporalidade, da liberdade e o sentido último da experiência comparecem, nessa incursão, como agenciamentos temáticos decisivos que projetam, para além dos limites da teoria do conhecimento, um debate ontológico radical. É nesse cenário mais amplo que, por exemplo, a fenomenologia, a Filo sofia da linguagem, as Filosofias da diferença protagonizam um papel capital quanto à tarefa de desconstrução do modelo clássico de fundamentação metafísica, calcado no esquema binário sujeito/objeto...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Tiago Soares dos Santos - Integrante / Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - Integrante / José André de Azevedo - Integrante / Thayla Magally Gevehr - Integrante / Alberto Marcos Onate - Integrante / Adeilson Lobato Vilhena - Integrante / Marivania Cristina Bocca - Integrante / Litiara Kohl Dors - Integrante / Rômulo Gomes dos Santos - Integrante / Ezildo Antunes - Integrante / Poliana Tomazi Vieira Lopes - Integrante / Cleyton Francisco Oliveira Araújo - Integrante / Neusa Maria Rudek - Integrante / Bruna Barbosa Retameiro - Integrante / Cristiane Picinini - Integrante / Maria Lucivane - Integrante / Luana Giacomini - Integrante / Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - Coordenador.
2014 - 2015
Da (im)possibilidade de uma educação crítica na educação técnica e tecnológica do IFPR
Descrição: O projeto se caracteriza pelo contato dos discentes do IFPR Campus Cascavel com a leitura de textos filosóficos de Immanuel Kant, Adorno e Hokheimer, mediados por comentadores da teoria crítica da educação e sua articulação com a missão e os objetivos do IFPR, bem como de sua criação legal, no que tange aos aspectos de uma educação profissional, técnica e tecnológica de qualidade e de caráter emancipatório. Nesse sentido, realizaremos uma leitura analítica e aplicada da Teoria Crítica de Adorno nos objetivos educacionais do IFPR, em especial, do Campus Cascavel. Pensamos ser necessário tal iniciativa pelo processo histórico de constituição da Educação técnica e profissional no Brasil que se delineava com caráter acrítico e formação de mão de obra barata e agilmente disponível ao mercado do trabalho. Esse processo histórico será orientado teoricamente pela leitura da obra ?O que é esclarecimento? de Kant que se apresenta com caráter limitador ou elitista do conhecimento. O IFPR surge com a intenção de formar cidadãos aptos ao mundo do trabalho, capaz de agir ativa e criticamente na sociedade. Mas, sabemos que toda mudança histórica é lenta e gradativa, resultante de muitos esforços acadêmicos, trabalho árduo de educadores e educadoras. Assim, faz-se necessário compreender teoricamente a prática pedagógica em que docentes e discentes estamos inseridos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Filosofia, Ciência e suas tecnologias
Descrição: Descrição: Nesse Projeto de Pesquisa propõe-se investigar as conexões e interdependências existentes entre os campos da Filosofia, da Ciência e Tecnologias, afirmando a inexistência das tradicionais distinções levadas a efeito entre o pensamento racional especulativo (Filosofia, Lógica e Matemática), a razão normatizada através do método empírico e indutivo (Ciências em geral) e as consequências das teorias, produtos e serviços que emergem como melhorias nas sociedades (Tecnologias). A abordagem a ser empreendida parte das propostas do Filósofo da Ciência Karl R. Popper quanto às decorrências de sua Lógica da investigação científica (1980), do Historiador da Ciência Thomas Kuhn em seu A estrutura das investigações científicas (2007) e a compreensão decorrente dos problemas emergentes nos campos da Teoria do Conhecimento, da Filosofia da Mente, da Pedagogia e da Neuropsicologia Cognitiva que marcam o fim do século XX e os alvores do XXI com a necessidade de reflexão filosófica em torno da Ciência e seu exercício na e pela sociedade. Dado a abrangência e multiplicidade das questões sub-reptícias ao Projeto de Pesquisa, compreende-se o estabelecimento de quatro Linhas de Pesquisa, a saber: 1 Filosofia; 2 Educação, Cognição e Linguagem; 3 - História, Arte, Cultura, Saúde, Direito, Política e suas representações sociais e 4 - Semiótica da Religião e do Sincretismo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
IF-Formação de Professres: Filosofia e Educação
Descrição: O presente projeto visa consolidar uma das missões do IFPR no que tange a formação continuada de professores da educação básica. O intento do projeto visa aprofundar conteúdos ensinados em aprendidos no ensino fundamental I na área de Língua Portuguesa e Matemática abordando de modo teórico os conceitos da fundamentação da matemática básica e teorias da interpretação. Na sequência, apresentar e discutir formas metodológicas de aplicação desses mesmos conteúdos para que o processo de ensino aprendizagem alcance o êxito esperado. O projeto visa ainda promover uma reflexão sobre as decisões e implicações ideológicas de cada conteúdo bem como de suas metodologias. Para isso, teremos momentos formativos sobre a teoria do materialismo histórico dialético e da pedagogia histórico crítica que orientarão a prática pedagógica dos professores em formação. Ainda refletir sobre a escola reprodutora de preconceito e violência social no que concerne à falta de respeito com a diversidade como um todo. Com isso, vislumbra-se uma melhora nos âmbitos qualitativo e quantitativo dos resultados educacionais do município de Marilena ? PR..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Tiago Soares dos Santos - Coordenador / Rodrigo de Oliveira - Integrante / Junior Cezar Castilho - Integrante.
2014 - 2015
IF - Formação de Professores: Filosofia, Educação e Inclusão
Descrição: Projeto visa pensar a formação de professores numa perspectiva crítica e histórico crítica junto aos docentes da secretaria municipal de educação de Cascavel. Caracteriza-se por pensar os conceitos presentes nas disciplinas em sua constelação e não desvinculados da realidade docente e discente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Tiago Soares dos Santos - Coordenador / Leila Silvana Pontes - Integrante / Luiz Carlos Eckstein - Integrante / Marcia Souza - Integrante / Cristiane Lazzeri - Integrante.


Outros Projetos


2013 - 2013
Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social
Descrição: Este projeto visa instigar os alunos a uma leitura filosófica da área técnica da informática, visando problematizar o conceito de realidade e virtualidade na sociedade contemporânea. Vale ressaltar que hodiernamente é possível se esconder e criar personagens virtuais dando-lhes valoração e predicação de realidade. À luz da célebre Alegoria da Caverna, pretende-se discutir e compreender esses dois conceitos, já abordados por Platão na Antiguidade clássica, e que reaparecem pós revolução tecnológica ou também chamada de era digital..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - Atual
Equipe Multidisciplinar
Descrição: Coordenação da Equipe Multidisciplinar do Colégio Estadual Pedro II em Umuarama. Equipe que estuda e orienta assuntos relativos à diversaidade de gênero, etnia, orientação sexual nas escolas da educação básica do Estado do Paraná..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Tiago Soares dos Santos - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, T. S.2015SANTOS, T. S.; ECKSTEIN, L. C. . O Esclarecimento e a Educação em Adorno e Horkheimerjavascript:vjavjavascript:javascript:void(0)void(0)ascript:void(0)oid(0). Comunicações (UNIMEP), v. 22, p. 111-122, 2015.

2.
SANTOS, T. S.2014SANTOS, T. S.. A relação escolha-razão na ética aristotélica. Revista Exagium, v. 1, p. 38-53, 2014.

3.
1SANTOS, T. S.2011SANTOS, T. S.. Intersubjetividade em Sartre: o Para-si e o Para-outro. Trilhas Filosóficas (Online), v. 4, p. 49-60, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, T. S.. Ontologia e fenomenologia da consciência em Sartre: uma introdução ao pensamento de Sartre. 1. ed. Saarbrücken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 116p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, T. S.. Sartre: Literatura e reflexividade. In: Celia Machado Benvenho; Cristiane Picinini; José Francisco de Assis Dias; Libanio Cardoso; Roberto S. Kahlneyer-Mertens. (Org.). Ressonâncias filosóficas: Anais do XXI Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da Unioeste. 1ed.Toledo: Vivens, 2017, v. 1, p. 264-271.

2.
PINHEIRO, R. C. ; SANTOS, T. S. . O DIREITO À VIDA NO PENSAMENTO DE NORBERTO BOBBIO (1909-2004). In: Douglas Antonio Bassani, Ademir Menin Marcieli Postal, José Luiz Giombelli Mariani, José Francisco de Assis Dias.. (Org.). O Ensino de Filosofia da Ciência: desafios e perspectivas. 1ed.Toledo: Vivens, 2017, v. 1, p. 197-198.

3.
SANTOS, T. S.; SILVA, C. A. F. . O buraco da fechadura: Sartre e o fenômeno de outro. In: Douglas Antonio Bassani, Ademir Menin Marcieli Postal, José Luiz Giombelli Mariani, José Francisco de Assis Dias.. (Org.). O Ensino de Filosofia da Ciência: desafios e perspectivas. 1ed.Toledo: Vivens, 2017, v. 1, p. 205-206.

4.
SANTOS, T. S.; SILVA, C. A. F. . Filosofia e literatura em Sartre: diálogos. In: Correia, A.; Marques, S. T.; Silva, C. V. da; Solis, D. E. N.. (Org.). Filosofia francesa contemporânea. 1ed.São Paulo: ANPOF, 2017, v. 1, p. 323-330.

5.
SANTOS, T. S.. Razao e Subjetividade em Descartes (1596-1650). In: Ademir Menin, José Francisco de Assis Dias, Leomar Antonio Montagna.. (Org.). Autonomia e educação: temas filosóficos.. 1ed.Toledo: Vivens, 2017, v. 1, p. 105-121.

6.
SANTOS, T. S.. A consciência e a expulsão do ego. In: Marcelo Carvalho, Vinícius Figueiredo. (Org.). Filosofia Contemporânea: Fenomenologia. 1ed.São Paulo: ANPOF, 2013, v. , p. 579-587.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, T. S.. A mão que afaga é a mesma que fere: as duas faces do esclarecimento. In: XVII Semana acadêmica de Filosofia da Unioeste 2014, VI Jornada de Ética e Filosofia Política do Mestrado em Filosofia da Unioeste, IV Seminário Integrador Escrileituras, 2014, Toledo. XVII Semana acadêmica de Filosofia da Unioeste 2014, VI Jornada de Ética e Filosofia Política do Mestrado em Filosofia da Unioeste, IV Seminário Integrador Escrileituras, 2014. p. 188-195.

2.
SANTOS, T. S.; ECKSTEIN, L. C. . Esclarecimento: a educação em Kant, Adorno & Horkheimer. In: XI Jornada do HistedBR, 2013, Cascavel. Jornada do HistedBR, 11, 2013. p. 1-11.

3.
SANTOS, T. S.. Apontamentos da crítica de Hannah Arendt acerca da Educação. In: XIII Semana Acadêmica de Filosofia da Unioeste, 2010, Toledo. Anais da XIII Semana Acadêmica de Filosofia da Unioeste, 2010.

4.
SANTOS, T. S.. A intersubjetividade em Sartre: o Outro. In: XVº Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da Unioeste, 2010, Toledo. XVº Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da Unioeste, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SUFFIATTI, I. ; SANTOS, T. S. . O Esclarecimento em Kant. In: XVII Semana acadêmica de Filosofia da Unioeste 2014, VI Jornada de Ética e Filosofia Política do Mestrado em Filosofia da Unioeste, IV Seminário Integrador Escrileituras, 2014, Toledo. XVII Semana acadêmica de Filosofia da Unioeste 2014, VI Jornada de Ética e Filosofia Política do Mestrado em Filosofia da Unioeste, IV Seminário Integrador Escrileituras, 2014. p. 213-214.

2.
SANTOS, T. S.; PADILHA, A. R. . O Humano e a Liberbade em Jean Paul Sartre. In: Congresso Internacional de Filosofia da Unicentro, 2013, Guarapuava. VIII Congresso Internacional de Filosofia, 2013. v. 8.

3.
PADILHA, A. R. ; SANTOS, T. S. . Heidegger: Filosofia, Razão e Afectos. In: VIII Congresso Internacional de Filosofia da Unicentre, 2013, Guarapuava. Anais do VIII Congresso Internacional de Filosofia da Unicentro, 2013.

4.
SANTOS, T. S.. Esclarecimento: educação em Kant, Adorno e Horkheimer. In: XI Jornada do HISTEDBR, 2013, Cascavel. Anais da XI Jornada do HISTEDBR, 2013. p. 164-164.

5.
SANTOS, T. S.. O Cogito pré-reflexivo. In: VI CONIFIL - Congress Internacional de Filosofia, Ciência e Ética, 2011, Guarapuava. VI Congresso Internacional de Filosofia, 2011. v. único. p. 1-5.

6.
SANTOS, T. S.. Sartre: Subjetividade e intersubjetividade. In: V CONIFIL, 2010, Guarapuava. Linguagem, Ética e Política, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Felipe, A. G. ; SANTOS, T. S. . A função do conhecimento em Platão. In: Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR, 2014, Foz do Iguaçu. Educação, Ciência Inovação para o desenvolvimento social, 2014. v. 1.

2.
SUFFIATTI, I. ; Felipe, A. G. ; SANTOS, T. S. . Da (im) possibilidade de uma Educação Crítica na Educação Técnica e Tecnológica do IFPR. In: Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR, 2014, Foz do Iguaçu. Educação, Ciência e Inovação para o desenvolvimento social, 2014.

3.
GONCALVEZ, C. H. S. ; SANTOS, T. S. . A justiça e a virtude em Platão. In: 12º Encontro de Iniciação Científica da Unipar e Fórum de Pesquisa, 2013, Umuarama. Resumos do 12° Encontro de Iniciação Científica da Unipar, 2013.

4.
SANTOS, T. S.. A consciência e a constituição do Ego na obra La Transcendance de l?ego de Jean Paul Sartre. In: Anpof, 2012, Curitiba. XV Encontro Nacional Anpof. p. 751-751.

5.
CARNEIRO, A. S. ; Azevedo. J.A. ; SANTOS, T. S. . O conhecimento segundo René Descartes. In: 9º Encontro de Iniciação Científica e 9º Fórum de Pesquisa da Unipar, 2010, Umuarama. Anais do 9º Encontro de Iniciação Científica da e 9º Fórum de Pesquisa da Unipar, 2010.

6.
Azevedo. J.A. ; CARNEIRO, A. S. ; SANTOS, T. S. . A Filosofia Existencialista de GAbriel Marcel. In: 9º Encontro de Iniciação Científica e 9º Fórum de Pesquisa da Unipar, 2010, Umuarama. Anais do 9º Encontro de Iniciação Científica da e 9º Fórum de Pesquisa da Unipar, 2010.

7.
SANTOS, T. S.; CARNEIRO, A. S. ; KELEN CRISTINA FRACASSI ; Azevedo. J.A. . A dominação da Técnica Moderna. In: 9º Encontro de Iniciação Científica e 9º Fórum de Pesquisa da Unipar, 2010, Umuarama. Anais do 9º Encontro de Iniciação Científica da e 9º Fórum de Pesquisa da Unipar, 2010.

8.
CARNEIRO, A. S. ; Azevedo. J.A. ; SANTOS, T. S. ; BARRETO, D J . Técnica e Produção de Subjetividade em Michel Foucault. In: 9º Encontro de Iniciação Científica e 9º Fórum de Pesquisa da Unipar, 2010, Umuarama. Anais do 9º Encontro de Iniciação Científica da e 9º Fórum de Pesquisa da Unipar, 2010.

9.
SANTOS, T. S.; CARNEIRO, A. S. ; Azevedo. J.A. ; FRACASSI, K. C. . O Para-si e a Liberdade Originária. In: 9º Encontro de Iniciação Científica e 9º Fórum de Pesquisa da Unipar, 2010, Umuarama. Anais do 9º Encontro de Iniciação Científica da e 9º Fórum de Pesquisa da Unipar, 2010.

10.
SANTOS, T. S.. Intersubjetividade em Sartre: o Outro. In: XV Simpósio de Filosofia moderna e Contempporânea, 2010, Toledo. XV Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da Unioeste - Livro de Resumos. Toledo: GFM, 2010. v. 1. p. 235-235.

11.
SANTOS, T. S.; CARNEIRO, A. S. ; Azevedo. J.A. . A relação escolha-prudência na Ética Nicomaquéia de Aristóteles. In: Encontro de Iniciação Científica Fórum de Pesquisa, 2009, Umuarama. Encontro de Iniciação Científica Fórum de Pesquisa, 2009.

12.
CARNEIRO, A. S. ; SANTOS, T. S. ; Azevedo. J.A. . A prática social como propiciadora da pedagogia histórico-crítica de Demerval Saviani. In: Encontro de Iniciação Científica Fórum de Pesquisa, 2009, Umuarama. Encontro de Iniciação Científica Fórum de Pesquisa, 2009.

13.
Azevedo. J.A. ; CARNEIRO, A. S. ; SANTOS, T. S. . Feuerbach e a crítica à religião. In: Encontro de Iniciação Científica Fórum de Pesquisa, 2009, Umuarama. Encontro de Iniciação Científica Fórum de Pesquisa, 2009.

14.
CARNEIRO, A. S. ; Azevedo. J.A. ; SANTOS, T. S. . o conhecimento no ceticismo segundo a abordagem de David Hume. In: Encontro de Iniciação Científica Fórum de Pesquisa, 2009, Umuarama. Encontro de Iniciação Científica Fórum de Pesquisa, 2009.

15.
Azevedo. J.A. ; CARNEIRO, A. S. ; SANTOS, T. S. . A relação entre filosofia e educação. In: Encontro de Iniciação Científica Fórum de Pesquisa, 2009, Umuarama. Encontro de Iniciação Científica Fórum de Pesquisa, 2009.

16.
SANTOS, T. S.; Azevedo. J.A. ; CARNEIRO, A. S. . A condenação humana à liberdade na perspectiva de Jean Paul Sartre. In: 8º ENcontro de Iniciação Científica e 8º Fórum de Pesquisa da Unipar, 2009, Umuarama. Encontro de Iniciação Científica Fórum de Pesquisa, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, T. S.. A mão que afaga é a mesma que fere: duas faces do esclarecimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, T. S.. O que é mito?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, T. S.. René Descartes: Razão e Subjetividade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTOS, T. S.; CARNEIRO, A. S. ; Azevedo. J.A. ; FRACASSI, K. C. . O Para-si e a Liberdade Originária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, T. S.; CARNEIRO, A. S. ; Azevedo. J.A. ; KELEN CRISTINA FRACASSI . A dominação da Técnica Moderna. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, T. S.; Azevedo. J.A. ; CARNEIRO, A. S. . A condenação humana à liberdade na perspectiva de Jean Paul Sartre. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, T. S.; CARNEIRO, A. S. ; Azevedo. J.A. . A relação escolha-prudência na Ética Nicomaquéia de Aristóteles. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, T. S.. A sexualidade na adolescência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, T. S.. Teoria do Conhecimento 2013 (Produção de Material Didático).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, T. S.; Azevedo. J.A. . Existência e Consciência em Jean-Paul Sartre. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SANTOS, T. S.; Azevedo. J.A. . O Ensino da Filosofia no Ensino Médio. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, T. S.; LAZZERI, C. . Educação e Teoria Crítica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTOS, T. S.. Preparatório ENEM. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANTOS, T. S.. Teoria do Conhecimento. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SANTOS, T. S.. Existência e Consciência em Jean-Paul SArtre. 2012.

2.
SANTOS, T. S.. O Ensino da Filosofia no Ensino Médio. 2011.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, T. S.; BROUCO, G. R.; GABRIEL, M. L. J.. Participação em banca de Marli Alves de Almeida.O lúdico na infância como forma de aprendizagem para crianças de 05 e 06 anos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Global de Umuarama.

2.
SANTOS, T. S.; ALVES, D. J.; PONTES, L. S.. Participação em banca de Vera Alves de Melo Gois.A importância do brincar na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Global de Umuarama.

3.
SANTOS, T. S.; ALVES, D. J.; PONTES, L. S.. Participação em banca de Marcia Regina Alves Fabril.Análise da relação música e desenvolvimento infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Global de Umuarama.

4.
SANTOS, T. S.; BROUCO, G. R.; ALVES, D. J.. Participação em banca de Adriana Aparecida Rodrigues Silva.As dificuldades para reconhecer portador de transtorno bipolar nas séries iniciais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Global de Umuarama.

5.
SANTOS, T. S.; BROUCO, G. R.; ALVES, D. J.. Participação em banca de Adriana Patricia Landim.A importância da música nas séries iniciais e ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Global de Umuarama.

6.
SANTOS, T. S.; BROUCO, G. R.; ALVES, D. J.. Participação em banca de Jaqueline Ferreira Vaz.O acolhimento que o professor oferta ao aluno com disfluência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Global de Umuarama.

7.
SANTOS, T. S.; BROUCO, G. R.; ALVES, D. J.. Participação em banca de Sara de Oliveira.O atendimento pedagógico a crianças hospitalizadas durante o processo escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Global de Umuarama.

8.
SANTOS, T. S.; BROUCO, G. R.; REIS, J. B. A.. Participação em banca de Édna Zanutto Muniz.Síndrome de ASPERGER, método TEACHH e suas contribuições para o trabalho pedagógico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Global de Umuarama.

9.
SANTOS, T. S.; BROUCO, G. R.; REIS, J. B. A.. Participação em banca de Rosinéia dos Santos Brito.A importância da brinquedoteca na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Global de Umuarama.

10.
SANTOS, T. S.; REIS, J. B. A.; MESQUITA, S. V. D.. Participação em banca de Anelise Alves Hungaro Teixeira.Abordagem descritiva da dislexia e a relação do disléxio no ambiente social família/escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Global de Umuarama.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ROSA, R.; REGINALDO, E. L.; SANTOS, T. S.. Avaliaçao de Estágio Probatório de Ricardo Sonsim de Oliveira. 2015. Instituto Federal do Paraná.

2.
SANTOS, T. S.; REGINALDO, E. L.; ROSA, R.. Avaliaçao de Estágio Probatório de Cristina Sanderson. 2015. Instituto Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XX Semana Acadêmica de Filosofia da Unioeste. O buraco da fechadura: Sartre e o fenômeno do outro. 2017. (Exposição).

2.
XXI Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea. Sartre: Literatura e reflexividade. 2016. (Exposição).

3.
Divulgação de Processo Seletivo.A atuação do técnico em informárica. 2013. (Outra).

4.
Feira de Serviços. Mostra de Cursos e Palestra. 2013. (Feira).

5.
Formação em ação. 2013. (Oficina).

6.
Formação em Ação. 2013. (Oficina).

7.
Grupo de Trabalho em rede. 2013. (Outra).

8.
Semana Pedagógica Julho 2013. 2013. (Exposição).

9.
XI Jornada DO HISTEDBR.Esclarecimento: A educação em Kant e Adorno e Horkheimer. 2013. (Outra).

10.
A escola pública como espaço da promoção e da aprendizagem. 2012. (Outra).

11.
Anpof. A consciência e a constituição do Ego na obra La Transcendance de l'ego de Jean Paul Sartre. 2012. (Congresso).

12.
Anpof. 2012. (Congresso).

13.
Educação, Diversidade e Inclusão.Estudos sobre diversidade racial e de gênero na escola. 2012. (Encontro).

14.
Encontro de Formação das Equipes Multidisciplinares B.Estudos sobre gênero e diversidade na escola. 2012. (Encontro).

15.
Formação em Ação. 2012. (Oficina).

16.
Formação em Ação 2012 2º Semestre. 2012. (Oficina).

17.
IF SOPHIA.O que é Esclarecimento em Kant. 2012. (Encontro).

18.
I Seminário Filosófico e Cultural IF SOPHIA. 2012. (Seminário).

19.
Projeto de Extensão IF-SOPHIA. 2012. (Outra).

20.
Semana Pedagógica Julho 2012. 2012. (Exposição).

21.
A Escola Pública como espaço da Promoção da aprendizagem. 2011. (Outra).

22.
A escola pública como espaço de promoção da parendizagem. 2011. (Encontro).

23.
A PAIXÃO - páthos, aisthesis. effectio, sensibilidade. 2011. (Simpósio).

24.
XVI SIMPÓSIO DE FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA. 2011. (Simpósio).

25.
As necessidades da Escola a partir de seus limites e avanços. 2010. (Encontro).

26.
III Jornada de Metafísica e Conhecimento: o idealismo alemão em dedate. 2010. (Outra).

27.
Itinerante 2010: Disseminação da Política Curricular e de Gestão Escolar da SEED/PR. 2010. (Encontro).

28.
Itinerante 2010 - Disseminação da Política Curricular e de Gestão Escolar da SEED-PR.Apontamentos da crítica de Hannah Arendt acerca da Educação e a crise de Autoridade. 2010. (Oficina).

29.
Seminário de Lançamento da Antologia de Textos Filosóficos. 2010. (Seminário).

30.
Tempo, Espaço e Autonomia da Escola: o Projeto Político Pedagógico. 2010. (Encontro).

31.
XIV Encontro do NESEF Sobre o Ensino de Filosofia "O Ensino de Filosofia em Foco. 2010. (Encontro).

32.
XV Simpósio de filosofia Moderna e Contemporânea.Intersubjetividade em Sartre: o Outro. 2010. (Simpósio).

33.
8º encontro de Iniciação Científica e 8º Fórum de Pesquisa da Unipar.A condenação Humana à liberdade na perspectiva de Jean Paul Sartre. 2009. (Outra).

34.
8º Encontro de Iniciação Científica e 8º Fórum de Pesquisa da Universidade Paranaense. 2009. (Seminário).

35.
Estudos para Discussão sobre o Processo de Ensino-Aprendizagem. 2009. (Encontro).

36.
Mini Curso sobre a Causalidade em David Hume e Immnuel Kant. 2009. (Encontro).

37.
Grupo de Estudos aos Sábados de Filosofia.Produção de modelos de avaliação que foram divulgados pelo site da SEED/PR. 2008. (Encontro).

38.
Grupo de Estudos do Ensino Fundamental de 9 anos. 2008. (Oficina).

39.
O Currículo Frente aos Desafios Educacionais Contemporâneos. 2008. (Encontro).

40.
Seminário: Filosofias Latino-Americana e da Libertação na Escola de Ensino Médio. 2008. (Seminário).

41.
Atividade Física para Crianças e Adolescentes. 2007. (Oficina).

42.
I Conferência Municipal de Educação. 2007. (Simpósio).

43.
III Fórum Pedagógico e II Encontro dfe Egressos do Curso de Educação Física. 2007. (Encontro).

44.
I Seminário de Promoção da Igualdade Racial. 2007. (Seminário).

45.
Semana Pedagógica. 2007. (Encontro).

46.
VI Ciclo de Estudos Históricos: História, Tradição e Modernidade. 2007. (Simpósio).

47.
VIII Jornada de Educação Física da Unipar. 2007. (Outra).

48.
Aula Magna: O Processo de Inclusão de Alunos Portadores de Necessidades Especiais. 2006. (Encontro).

49.
Aula Magna: O processo de inclusão de alunos portadores de necessidades especiais na comunidade discente. 2006. (Encontro).

50.
III Semana Teológica sobre Escatologia. 2004. (Simpósio).

51.
III Simpósio Regional de Filosofia: Mente, Conscieência e Pensamento. 2004. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Gabriel Escalante Silva. O lugar do cogito reflexivo na literatura sartriana. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio Integrado ao curso técnico em informá) - Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Parana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ademilson Furegato. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Filosofia e Sociologia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

2.
Aguinaldo Piotrowski. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Filosofia e Sociologia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

3.
Alan Heine Tristão de Lima. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Filosofia e Sociologia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

4.
Bruno Cleiton Pires de Freitas. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Filosofia e Sociologia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

5.
Cinthia Layane Custódio Nogueira. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Filosofia e Sociologia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

6.
Daniele de Jesus Ribeiro Garcia. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Filosofia e Sociologia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

7.
Diana Cristina Orlandi. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Filosofia e Sociologia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

8.
Edgard Henrique Bellafonte Bernardino. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Filosofia e Sociologia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

9.
Eliana Marcia Diniz. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Filosofia e Sociologia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

10.
Heleni Aparecida dos Santos Nascimento. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Sociologia e Filosofia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

11.
Ivone José de Assunção Rosvadoski. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Sociologia e Filosofia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

12.
Junivaldo Aparecido Ribeiro. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Sociologia e Filosofia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

13.
Lina Aparecida dos Santos. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Sociologia e Filosofia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

14.
Maria Benedita da Silva. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Sociologia e Filosofia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

15.
Maria de Fátima da Silva Lemes. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Sociologia e Filosofia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

16.
Maria José Brizola Ribeiro Trince. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Sociologia e Filosofia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

17.
Marli Rosa Meurer Morástico. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Sociologia e Filosofia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

18.
Michael Ronaldo Pardo Cândido. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Sociologia e Filosofia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

19.
Paulo Fernandes Alvez. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Sociologia e Filosofia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

20.
Renata Eslaine Britto. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Sociologia e Filosofia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

21.
Samuel Cândido da Silva. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Sociologia e Filosofia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

22.
Selma Antônia da Costa Leite. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Sociologia e Filosofia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

23.
Simone da Silva Godoy Fonseca. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Sociologia e Filosofia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

24.
Suzete da Silva Ferreira. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Sociologia e Filosofia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

25.
Vandilin Rodrigues. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Sociologia e Filosofia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

26.
Zeni Silva Gallo. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Religião, Sociologia e Filosofia) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

27.
Cybelle Finatti Pinheiro Sakamoto. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação no Campo) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

28.
Daniela Farago de Lima. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação no Campo) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

29.
Daniele Gian Cristofaro Cortezi. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação no Campo) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

30.
Débora Cristina Mello Cubines. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação no Campo) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

31.
Dilza Donizete de Pieri Kavaleski. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação no Campo) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

32.
Douglas Everton de Cristo. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação no Campo) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

33.
Edicleia Alves Moreira. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação no Campo) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

34.
Ediméia Morais de Jesus. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação no Campo) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

35.
Edina Leila Berti Pique. Relato de Experiência. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação no Campo) - INSTITUTO EFICAZ. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vera Alves de Melo de Gois. A importância da música na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Global de Umuarama. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

2.
Marcia Regina Alves fabril. Análise da relação música e desenvolvimento infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Global de Umuarama. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

3.
Adriana Patrícia Landim. A importância da música nas séries iniciais e ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Global de Umuarama. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

Iniciação científica
1.
Italanandi Suffiatti. Da (im)possibilidade de uma Educação Crítica da Educação Técnica e Tecnológica do IFPR. 2014. Iniciação Científica - Instituto Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

2.
Elton Pereira Alves. Realidade e Virtualidade: os desafios do século XXI. 2013. Iniciação Científica - Instituto Federal do Paraná, PRO-REITORIA DE ENSINO. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

Orientações de outra natureza
1.
Daniel Bernardes da Silva. IF-Formação de Professores: Filosofia, Educação e Inclusão. 2014. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Tiago Soares dos Santos.

2.
Andressa Gabriela Felipe. Realidade e Virtualidade: os desafios do século XXI. 2014. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Tiago Soares dos Santos.



Outras informações relevantes


Professor do Programa Viva Escola - Preparatório de Vestibular no ano letivo de 2009 no Colégio Estadual Anchieta de Cruzeiro do Oeste - PR. SEED - NRE - Umuarama
Professor voluntário de Filosofia e Sociologia no Programa Viva Escola - Preparatório de vestibular no ano letivo de 2010 no Colégio Estadual Lourenço Filho - distrito de Serra dos Dourados - Umuarama - PR. SEED - NRE - Umuarama



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 11:26:50