André Tinoco de Vasconcelos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5322268218862788
  • Última atualização do currículo em 12/12/2018


Possui mestrado pelo Programa de Pós - Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores. Área de Concentração em Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia na Linha Ensino de Geografia. Possui especialização em Educação Básica e graduação em Geografia também pela UERJ-FFP. Atualmente é Professor Assistente no Departamento de Geografia da UERJ-FFP. Participa do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Relações Raciais e Movimentos Sociais (NEGRAM) e do Centro de Documentação, Informação e Pesquisa Sobre o Ensino de Geografia (CEDIPE-GEO FFP/UERJ) . É membro desde 2010 do Grupo de Trabalho de Ensino de Geografia da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Niterói. E atualmente está como primeiro secretário da Seção Niterói. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Educação Popular, Movimentos Sociais, Globalização e Imperialismo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Tinoco de Vasconcelos
Nome em citações bibliográficas
VASCONCELOS, André Tinoco de.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Mestrado em GEOGRAFIA.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Pré-Vestibulares Populares: Desafios Políticos ao Currículo e Ensino de Geografia,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Renato Emerson Nascimento dos Santos.
Palavras-chave: Pré-Vestibular Popular; Currículo; Educação Popular; Movimentos sociais; GEOGRAFIA.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2012
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Dilemas e Desafios do Ensino nos Pré-Vestibulares populares..
Orientador: Renato Emerson Nascimento dos Santos.
2005 - 2010
Graduação em geografia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: PRÉS - VESTIBULARES POPULARES: PROJETOS PARA EMANCIPAÇÃO DAS CLASSES SUBALTERNAS.
Orientador: Renato Emerson Nascimento dos Santos.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Atividades

09/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, .

08/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tempo e Espaço em Geografia I
Tempo e Espaço em Geografia II
08/2015 - Atual
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado no Ensino de Geografia II

Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16

Atividades

08/2011 - 08/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia nos Ensino Fundamental e Médio

Centro Educacional Nair Suppo - Colégio N1, N1, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 8

Atividades

05/2011 - 07/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia

Pré - Universitário Oficina do Saber - UFF, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2015
Vínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 3

Atividades

04/2007 - 11/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Geografia e Pré-Vestibulares Populares

Objetivo: Objetiva estudar a relação Educação Popular, Movimentos Sociais e Ensino de Geografia. Analisando a formação e atuação desse cursos e sua diferentes formas, assim como estudar a prática nos cursos colaborando com produção de materiais através do Centro de Documentação, Informação e Pesquisa Sobre o Ensino de Geografia (CEDIPE-GEO FFP/UERJ) e a realização do Cine debate Sábado é Dia de Cinema em São Gonçalo que traz a exibição de filme, seguido de debate com convidados para o público de estudantes de Pré-Vestibulares Populares e de escolas públicas..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Educação Popular; Ensino; Movimentos sociais; Pré - Universitário; Pré-Vestibular Popular; GEOGRAFIA.
2.
Alfabetiza;'ao Cartográfica e A Geografia nas Series Iniciais
3.
Ensino, Currículo de Geografia e Relações Étnico-raciais


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Expressões espaciais das relações raciais: Geografias do racismo e do antirracismo
Descrição: O presente projeto busca compreender os desdobramentos contemporâneos da convergência entre o campo da representação espacial (ou, das leituras de mundo através de raciocínios centrados no espaço) e as leituras sobre o racismo (bem como as lutas contra ele). Cresce o interesse de pesquisadores do campo disciplinar da Geografia sobre as espacialidades das relações raciais no Brasil. Mesmo que ainda pouco numerosos, tais trabalhos são desdobramentos, no espaço acadêmico, do crescimento das agendas do racismo e seu combate no debate público contemporâneo, fruto das lutas do Movimento Negro Brasileiro. Com efeito, raça e relações raciais são temas que estão presentes na Geografia desde a sua institucionalização enquanto disciplina acadêmica e escolar, tendo inclusive centralidade na obra de alguns de seus autores clássicos - como Friederich Ratzel em sua antropogeografia e Paul Vidal de La Blache. Neste projeto pretendemos compreender e ao mesmo tempo contribuir com este movimento (do qual fazemos parte), de recente retomada crítica do tema das relações raciais na Geografia brasileira. É neste sentido que se pretende um levantamento e sistematização das abordagens, no Brasil e na literatura internacional, sobre as expressões espaciais do racismo e do anti-racismo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: André Tinoco de Vasconcelos - Integrante / Ana Carolina Maurício de Carvalho - Integrante / Iviling Leal Meloni - Integrante / Renato Emerson Nascimento dos Santos - Coordenador / Gabriel Siqueira Correa - Integrante / Denílson Araújo de Oliveira - Integrante / Fausto Gadelha Cafezeiro - Integrante / Flávio Guimarães Diniz - Integrante / Inti Maya Soeterik - Integrante / Jorlandro Augusto Louzada - Integrante / Dayana Francisco Leopoldo - Integrante / Cícero de Aquino Costa Simões - Integrante / Monique Barrozo Bonifácio - Integrante / Ronald Coutinho Santos - Integrante.
2006 - Atual
Centro de Documentação, Informação e Pesquisa Sobre o Ensino de Geografia
Descrição: A divulgação das pesquisas sobre ensino de Geografia, em suas diversas formas de produção e apresentação constitui uma necessidade para educadores e licenciandos. Educadores que atuam em diferentes níveis de ensino da Geografia terão a possibilidade de acessar informações sobre os temas e questões que têm mobilizado os estudiosos desse campo. Além disso, a organização de tais informações na forma de banco de dados e a construção e organização de um acervo desses materiais representa um recurso bastante fecundo para a formação inicial e continuada de professores, e neste ponto, ganha relevância que este projeto seja desenvolvido na Faculdade de Formação de Professores. Podemos considerar que a expectativa para um projeto dessa natureza é de bastante aceitabilidade, visto que há uma demanda por tais informações, tanto localmente quanto em outros pontos do território brasileiro, conforme observações nos encontros nacionais sobre ensino de Geografia. Além disso, o projeto deste centro poderia aglutinar também os(as) professores(as) do(s) município(s) em torno de trabalhos de análise, registro, divulgação e promoção de experiências de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: André Tinoco de Vasconcelos - Integrante / EDUARDO KAROL - Integrante / Jeffersom Allan de Lima Vieira - Integrante / Charlles da França Antunes - Coordenador / Astrogildo Luiz de França Filho - Integrante / Emanoel Carlos Daflon da Silva - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Cartografia para crianças: Uma proposta para a alfabetização cartográfica
Descrição: Nos últimos anos o ensino de geografia tem se debruçado em discutir a importância da cartografia escolar como um meio de promover uma aprendizagem que contribua para a leitura espacial dos estudantes, por meio da linguagem cartográfica. Assim, percebe-se a importância do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem que permitam aos docentes trazerem os conteúdos e a linguagem cartográfica para que os estudantes compreendam e saibam fazer a leitura do espaço geográfico. Neste contexto, o desenho pode se destacar como um dos recursos didáticos iniciais que proporciona ao aluno um meio de representar o espaço geográfico e indica ao professor a fase de desenvolvimento espacial da criança. Desde os rabiscos iniciais, sem significado, até a reprodução de realidades tridimensionais, situação em que o aluno atua como agente protagonista, mapeador. O presente projeto pretende desenvolver a aprendizagem da linguagem cartográfica desde a educação infantil até o ensino fundamental, usando o desenho como recurso inicial na educação infantil e diversas formas de representações cartografias à medida que os alunos do ensino fundamental adquiram maturidade. Nesta abordagem serão considerados os estudantes das redes municipal, estadual e privada localizadas no estado do Rio de Janeiro. O principal objetivo a ser alcançado é a alfabetização cartográfica através de representações cartográficas. Para isto, busca-se como concepção de método, a abordagem qualitativa, no desenvolvimento de oficinas, onde serão tratadas particularidades e experiências individuais de professores e alunos. Desta forma, espera-se com resultado que os professores e os estudantes possam transpor o conhecimento cartográfico aprendido na escola e de fato articular com seus cotidianos, sabendo serem leitores críticos, bem como autores da sua produção material na construção do conhecimento geográfico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André Tinoco de Vasconcelos - Integrante / Ana Cláudia Ramos Sacramento - Integrante / Isabela Habib Canaan Da Silva - Coordenador / Phillipe Valente Cardoso - Integrante / Suelen Medeiros Castro - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista Tamoios (Online)
2015 - Atual
Periódico: Terra Livre
2015 - Atual
Periódico: Geografia em Questão (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. PRÉ - VESTIBULARES POPULARES: CURRÍCULO E ENSINO DE GEOGRAFIA EM DISPUTA.. In: Ingrid Aparecida Gomes. (Org.). A produção do conhecimento geográfico 4. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 4, p. 35-42.

2.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Dilemas e desafios do ensino nos Pré-vestibulares populares. In: Ana Cláudia Ramos Sacramento, Charlles da França Antunes, Manoel Martins de Santana Filho. (Org.). Ensino de Geografia: Produção do espaço e processos formativos. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência, 2015, v. 1, p. 369-390.

3.
VIEIRA, J. A. L. ; MITRANO, J. F. F. ; RANGEL, M. B. ; VASCONCELOS, André Tinoco de. . Realidade e desafios do programa pré-universitário Oficina do Saber: Relatos de uma prática de ensino em Geografia. In: José Nilton de Sousa;Paulo Cesar Ribeiro. (Org.). Pré-Universitário Oficina do Saber - Uma Experiência em Educação. 1ed.Niterói: Editora da UFF, 2012, v. 1, p. 27-39.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
COUTO, Marcos A. C. ; CORREA, F. C. ; SERRA, Enio ; BERBAT, M. C. ; VASCONCELOS, André Tinoco de. . Contra a precarização da escola pública brasileira e pela valorização da profissão docente. Terra Livre, São Paulo, p. 145 - 158, 01 jun. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Ensino de Geografia, Educação Popular e Currículo em Disputa. In: XIX ENG - Encontro Nacional de Geógrafos, 2018, João Pessoa. Anais eletrônicos, 2018. v. 1.

2.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Pré - Vestibulares Populares: Currículo e Ensino de Geografia em Disputa.. In: XII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2017, Porto Alegre. Trabalhos apresentados no XII - ENANPEGE, 2017. v. 1. p. 4303-4312.

3.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Currículo e ensino de Geografia nos Pré-Vestibulares Populares. In: II Colóquio Nacional Espaço e Diferença, 2016, Goiânia. Anais do II Colóquio Nacional Espaço e Diferença. Goiânia: Editora Ogum?s Toques Negros, 2016. p. 01-399.

4.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Desafios ao currículo de geografia em pré-vestibulares populares. In: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2014, Vitória - ES. Anais eletrônicos -VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2014. v. 1.

5.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Pré-Vestibulares Populares: Projetos para a emancipação das classes subalternas. In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010, Porto Alegre-RS. Anais do XVI Encontro de Geógrafos Brasileiros - Porto Alegre, 2010. v. 1.

6.
BELIENE, Leonardo ; VIEIRA, J. A. L. ; MITRANO, J. F. F. ; RANGEL, M. B. ; VASCONCELOS, André Tinoco de. . O lugar do Lugar no cotidiano dos alunos do Pré Universitário Oficina do Saber?. In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010, Porto Alegre. Anais XV Encontro Nacional de Geógrafos, 2010.

7.
Santos ; PEIXOTO, R. S. ; VASCONCELOS, André Tinoco de. . O Desenvolvimento Geográfico Desigual, a América Latina e o Ensino de Geografia. In: XII Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2009, Montevideo - Uruguai. Anais XII Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2009. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
RAMOS, M. M. ; HILARIO, M. V. R. ; VASCONCELOS, André Tinoco de. . Mesa Redonda de Autonomia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Ensino de Geografia, Educação Popular e Currículo em Disputa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Pré - Vestibulares Populares: Currículo e Ensino de Geografia em Disputa.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Seminário Diretas Já Para Presidente da FAETEC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Currículo e Ensino de Geografia nos Pré-Vestibulares Populares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Currículo praticado de Geografia em Pré-Vestibulares Populares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VASCONCELOS, André Tinoco de.; VIEIRA, J. A. L. . Diálogo entre saberes: Um dos instrumentos para desenvolver uma postura crítica como educando no processo de construção do conhecimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Pré-vestibulares populares enquanto ações afirmativas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CAFEZEIRO, F. G. ; VASCONCELOS, André Tinoco de. . O que tem a ver racismo com religião?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Desafios ao currículo de Geografia em Pré-Vestibulares Populares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Prés - Vestibulares Populares: Projetos para Emancipação das Classes Subalternas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
Santos ; PEIXOTO, R. S. ; VASCONCELOS, André Tinoco de. . O Desenvoilvimento Geográfico Desigual, a América Latina e o Ensino de Geografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
Santos ; SOUZA, G. M. ; KAROL,EDUARDO ; VASCONCELOS, André Tinoco de. . globalização e imperialismo no ensino de geografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
VASCONCELOS, André Tinoco de.; Santos ; PEIXOTO, R. S. . O Desenvolvimento Geográfico Desigual, a América Latina e o Ensino de Geografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
VASCONCELOS, André Tinoco de.; SOUZA, G. M. ; Santos ; KAROL,EDUARDO . O ENSINO DE GEOGRAFIA, A GLOBALIZAÇÃO E O IMPERIALISMO - DISCURSOS SOBRE O FIM DA GLOBALIZAÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
VASCONCELOS, André Tinoco de.; Santos ; PEIXOTO, R. S. ; KAROL,EDUARDO . GLOBALIZAÇÃO E IMPERIALISMO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA E NOTÍCIAS DE JORNAIS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Parecer de Livro Cartografia Temática. 2018.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, R. C. ; VASCONCELOS, André Tinoco de. . Antirracismo e Educação: A Lei 10.639 no Ensino de Geografia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Correa, G. S. ; VASCONCELOS, André Tinoco de. . A Lei 10.639/03: Novos rumos para o ensino de Geografia?. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SANTOS, R. C. ; MONTEIRO, G. R. F. F. ; CARVALHO, A. C. M. ; MELONI, I. L. ; VASCONCELOS, André Tinoco de. ; SANTOS, Renato. Emerson. Nascimento.dos . A lei 10.639/03 e o ensino de Geografia: Perspectivas e possibilidades nos últimos dez anos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MAIA, E. J. P.; VASCONCELOS, André Tinoco de.; ARAUJO, M. V. O.. Participação em banca de Alexandre Santos Freitas. A importância da discussão do Ensino da África em sala de aula: Um relato de experiência no nono ano do ensino fundamental. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SANTOS, Renato. Emerson. Nascimento.dos; Correa, G. S.; VASCONCELOS, André Tinoco de.. Participação em banca de Diego Rodrigues Borges. A articulação dos ideários decolonial e do movimento de mulheres negras na luta contra o racismo. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dinâmicas Urbano-Ambientais e Gestão do Território) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
MAIA, E. J. P.; MARQUES, R.; VASCONCELOS, André Tinoco de.. Participação em banca de Paulo José Affonso Vianna. O conceito de desenvolvimento nos livros didáticos de geografia: Um estudo de sua abordagem no ensino fundamental. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, Renato. Emerson. Nascimento.dos; VASCONCELOS, André Tinoco de.; Correa, G. S.. Participação em banca de Monique Bonifácio Barrozo.As representações das mulheres negras no contexto dos livros didáticos de Geografia sob a ótica da Lei 10.639/03 - Gênero em questão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
GIORDANI, A. C. C.; VASCONCELOS, André Tinoco de.; CAVALIERI, L.; MARTINS, F. E. S.. Participação em banca de Ana Carolina Lydia Ferreira da Silva.Como Aprendemos a Ensinar Geografia? O Ensino Lúdico de Climatologia Como Possibilidade Didática no Pré-Vestibular Social. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

3.
SACRAMENTO, A. C. R.; COUTO, Marcos A. C.; VASCONCELOS, André Tinoco de.. Participação em banca de Roberta Carvalho Paixão Guimarães.Ensino de Geografia na Educação Infantil no Jardim de Infância Menino Jesus no Município de São Gonçalo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
Correa, G. S.; VASCONCELOS, André Tinoco de.; MONTEIRO, G. R. F. F.. Participação em banca de Janaína da Silva Trancoso.Processos de Lutas Sociais nos Pré-Vestibulares Populares: A Prática Curricular do Pré-Universitário Praxis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
SACRAMENTO, A. C. R.; MORAES, J. M. B.; VASCONCELOS, André Tinoco de.. Participação em banca de Ramonielle dos Santos Soares Ramos Fonseca.Trabalhando Conceitos da Geografia de Forma Lúdica na Educação Infantil: Espaço Geográfico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
SACRAMENTO, A. C. R.; VASCONCELOS, André Tinoco de.; SILVA, A. C.. Participação em banca de Luiza Salvador Areias de Araújo.Ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 1: Aulas de Uma Professora no Segundo e Terceiro ano das Séries Iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
ANTUNES, Charlles da França; CARDOSO, P. V.; VASCONCELOS, André Tinoco de.. Participação em banca de Nadhine Hentzy Stellet da Silva.Atlas do censo escolar do leste metropolitano ? 2010 e 2016. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
ALENTEJANO, P. R. R.; VASCONCELOS, André Tinoco de.; SIMAO, M. P.. Participação em banca de Marina Micas Macieira.A Pesquisa-ação na jornada do entendimento da disputa de concepção de Educação do Campo e da implementação de algumas políticas públicas na Escola do Campo Municipalizada Maria das Dores Antunes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
CAMPOS, A.; BRAGA, J. L. R.; VASCONCELOS, André Tinoco de.. Participação em banca de Thiago Marques da Silva.O imaginário de pacificação: As falas dos moradores sobre a instalação, cotidiano e trabalho e futuro das Unidades de Polícia Pacificadora no Complexo do Alemão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10.
SIMAO, M. P.; Correa, G. S.; VASCONCELOS, André Tinoco de.. Participação em banca de Suellen dos Reis Lima.A presença juvenil na EJA: Um estudo de caso na Escola Estadual Euclides da Cunha em Duque de Caxias - RJ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

11.
Correa, G. S.; VASCONCELOS, André Tinoco de.; DINIZ, F. G.. Participação em banca de Luiz Rafael Gomes.O retrato dos povos indígenas no livro didático de Geografia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

12.
Correa, G. S.; DINIZ, F. G.; VASCONCELOS, André Tinoco de.. Participação em banca de Alexandre José da Silva.Os caminhos para praticar a Lei 10.639/2003, a partir do projeto Semana da Consciência Negra. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

13.
OLIVEIRA, D. A.; Correa, G. S.; VASCONCELOS, André Tinoco de.. Participação em banca de Amãna Andréa Teixeira Vieira.Colonialidade e currículo: Gênero e raça no ensino de Geografia da áfrica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

14.
COUTO, Marcos A. C.; VASCONCELOS, André Tinoco de.; FRANCA FILHO, A. L.. Participação em banca de Otávio Nascimento Gil Coutinho.Identidade, espaço e lugar na Geografia que se ensina: Estratégias metodológicas a partir da prática espacial dos alunos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

15.
Correa, G. S.; OLIVEIRA, D. A.; ANTUNES, Charlles da França; VASCONCELOS, André Tinoco de.. Participação em banca de Leonardo Beliene Felix.Geografia, Cinema e a Questão Racial: Uma análise sobre representações espaciais do negro no filme 'Carandiru'. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. XIX Encontro Nacional de Gógrafos. 2018. Associação dos Geógrafos Brasileiros.

2.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. XVIII ENG - Encontro Nacional de Geógrafos. 2016. Associação dos Geógrafos Brasileiros.

3.
KAROL,EDUARDO; WANDERLEY, L. J. M.; VASCONCELOS, André Tinoco de.. Banca examinadora para contrato de Professor Substituto do Departamento de Geografia. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
39º Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita de São Gonçalo - FALE/SG. 2018. (Outra).

2.
IV Seminário Educação Popular, Movimentos Sociais e Formação de Professores. 2018. (Seminário).

3.
XIX ENG - Encontro Nacional de Geógrafos.Ensino de Geografia, Educação Popular e Currículo em Disputa. 2018. (Encontro).

4.
IX Encontro Estadual de Professoras e Professores de Geografia do Rio de Janeiro.Debatedor de Relato de Experiências. 2017. (Encontro).

5.
XII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.Pré - Vestibulares Populares: Currículo e Ensino de Geografia em Disputa.. 2017. (Encontro).

6.
II Colóquio Nacional Espaço e Diferença.Currículo e Ensino de Geografia nos Pré-Vestibulares Populares. 2016. (Simpósio).

7.
XVIII ENG - Encontro Nacional de Geógrafos.Currículo praticado de Geografia em Pré-Vestibulares Populares. 2016. (Encontro).

8.
VIII Encontro Nacional de Ensino de Geografia. 2015. (Outra).

9.
VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Desafios ao currículo de Geografia em Pré-Vestibulares Populares. 2014. (Congresso).

10.
VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. A lei 10.639/03 e o ensino de Geografia: Perspectivas e possibilidades nos últimos dez anos. 2014. (Congresso).

11.
VIII Encontro Estadual de Professores de Geografia.Coordenador de Relato de Experiências. 2013. (Encontro).

12.
XVI Encontro Nacional de Geógrafos. Prés - Vestibulares Populares: Projetos para emancipação das classes subalternas. 2010. (Congresso).

13.
12° encontro de geógrafos da América Latina. O desenvolvimento geográfico desigual, a América Latina e o ensino de Geografia.. 2009. (Congresso).

14.
20ª UERJ sem muros.O ENSINO DA GEOGRAFIA, A GLOBALIZAÇÃO E O IMPERIALISMO: DISCURSOS SOBRE O FIM DA GLOBALIZAÇÃO. 2009. (Seminário).

15.
III SEMINÁRIO FFP PARA TODOS.GLOBALIZAÇÃO E IMPERIALISMO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2009. (Seminário).

16.
VI Semana de geografia da UERJ/FFP: Teorias, práticas e discursos sobre o urbano no Brasil. O Desenvolvimento Geográfico Desigual, a América Latina e o Ensino de Geografia. 2009. (Congresso).

17.
DÉCIMA NONA UERJ SEM MUROS.GLOBALIZAÇÃO E IMPERIALISMO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA E NOTÍCIAS DE JORNAIS. 2008. (Seminário).

18.
V semana de Geografia UERJ - FFP: Globalização, novas tecnologias e ensino de Geografia: Dilemas e possibilidades.. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. XVIII ENG - Encontro Nacional de Geógrafos. 2018. (Outro).

2.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. IX Encontro Estadual de Professoras e Professores de Geografia do Rio de Janeiro. 2017. (Outro).

3.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. XVIII ENG - Encontro Nacional de Geógrafos. 2016. (Outro).

4.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. VIII Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor. 2015. (Outro).

5.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. 2014. (Congresso).

6.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. VIII Encontro Estadual de Professores de Geografia. 2013. (Outro).

7.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. XVII Encontro Nacional de Geógrafos. 2012. (Congresso).

8.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. VII Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda Cristina Damas de Lima. Planos Educacionais no Brasil: O lugar da Geografia nas políticas públicas de educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: André Tinoco de Vasconcelos.

2.
Jéssica Rodrigues Gomes. A percepção e a construção de conceitos geográficos nos estudantes das séries iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: André Tinoco de Vasconcelos.

3.
Fernando Caldeira Gonçalves. Pré-Vestibular Popular Construção: Transformações nas Trajetórias de Estudantes da Manguinhos - RJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: André Tinoco de Vasconcelos.

4.
Luciana Antônia Ferreira Marinho. Os Quadrinhos como um Recurso Pedagógico para o Ensino de Geografia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: André Tinoco de Vasconcelos.

5.
Dielle Alves Gomes Barbosa. A dimensão do trabalho informal na área central de Manaus: Conflitos entre o Estado e os camelôs pelo direito ao trabalho.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: André Tinoco de Vasconcelos.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
VIEIRA, J. A. L. ; MITRANO, J. F. F. ; RANGEL, M. B. ; VASCONCELOS, André Tinoco de. . Realidade e desafios do programa pré-universitário Oficina do Saber: Relatos de uma prática de ensino em Geografia. In: José Nilton de Sousa;Paulo Cesar Ribeiro. (Org.). Pré-Universitário Oficina do Saber - Uma Experiência em Educação. 1ed.Niterói: Editora da UFF, 2012, v. 1, p. 27-39.

2.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. PRÉ - VESTIBULARES POPULARES: CURRÍCULO E ENSINO DE GEOGRAFIA EM DISPUTA.. In: Ingrid Aparecida Gomes. (Org.). A produção do conhecimento geográfico 4. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 4, p. 35-42.

3.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Dilemas e desafios do ensino nos Pré-vestibulares populares. In: Ana Cláudia Ramos Sacramento, Charlles da França Antunes, Manoel Martins de Santana Filho. (Org.). Ensino de Geografia: Produção do espaço e processos formativos. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência, 2015, v. 1, p. 369-390.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
COUTO, Marcos A. C. ; CORREA, F. C. ; SERRA, Enio ; BERBAT, M. C. ; VASCONCELOS, André Tinoco de. . Contra a precarização da escola pública brasileira e pela valorização da profissão docente. Terra Livre, São Paulo, p. 145 - 158, 01 jun. 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
VASCONCELOS, André Tinoco de.; Santos ; PEIXOTO, R. S. ; KAROL,EDUARDO . GLOBALIZAÇÃO E IMPERIALISMO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA E NOTÍCIAS DE JORNAIS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Santos ; PEIXOTO, R. S. ; VASCONCELOS, André Tinoco de. . O Desenvoilvimento Geográfico Desigual, a América Latina e o Ensino de Geografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Santos ; SOUZA, G. M. ; KAROL,EDUARDO ; VASCONCELOS, André Tinoco de. . globalização e imperialismo no ensino de geografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
VASCONCELOS, André Tinoco de.; Santos ; PEIXOTO, R. S. . O Desenvolvimento Geográfico Desigual, a América Latina e o Ensino de Geografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
VASCONCELOS, André Tinoco de.; SOUZA, G. M. ; Santos ; KAROL,EDUARDO . O ENSINO DE GEOGRAFIA, A GLOBALIZAÇÃO E O IMPERIALISMO - DISCURSOS SOBRE O FIM DA GLOBALIZAÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Prés - Vestibulares Populares: Projetos para Emancipação das Classes Subalternas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Desafios ao currículo de Geografia em Pré-Vestibulares Populares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Currículo e Ensino de Geografia nos Pré-Vestibulares Populares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Currículo praticado de Geografia em Pré-Vestibulares Populares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Pré - Vestibulares Populares: Currículo e Ensino de Geografia em Disputa.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. Ensino de Geografia, Educação Popular e Currículo em Disputa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, R. C. ; VASCONCELOS, André Tinoco de. . Antirracismo e Educação: A Lei 10.639 no Ensino de Geografia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Correa, G. S. ; VASCONCELOS, André Tinoco de. . A Lei 10.639/03: Novos rumos para o ensino de Geografia?. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SANTOS, R. C. ; MONTEIRO, G. R. F. F. ; CARVALHO, A. C. M. ; MELONI, I. L. ; VASCONCELOS, André Tinoco de. ; SANTOS, Renato. Emerson. Nascimento.dos . A lei 10.639/03 e o ensino de Geografia: Perspectivas e possibilidades nos últimos dez anos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. VII Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor. 2011. (Outro).

2.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. XVII Encontro Nacional de Geógrafos. 2012. (Congresso).

3.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. VIII Encontro Estadual de Professores de Geografia. 2013. (Outro).

4.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. 2014. (Congresso).

5.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. XVIII ENG - Encontro Nacional de Geógrafos. 2016. (Outro).

6.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. IX Encontro Estadual de Professoras e Professores de Geografia do Rio de Janeiro. 2017. (Outro).

7.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. XVIII ENG - Encontro Nacional de Geógrafos. 2018. (Outro).

8.
VASCONCELOS, André Tinoco de.. VIII Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 9:34:13