Débora Sabina da Silva Geraldo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0197022473327182
  • Última atualização do currículo em 22/05/2018


Doutoranda no Programa de Pós - Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ) na linha Estado, Trabalho, Educação e Movimentos Sociais. Mestre pelo Programa de Pós - Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ) na linha de Políticas e Instituições Educacionais. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professora de Educação Infantil do Colégio Pedro II em Regime de Dedicação Exclusiva. Atualmente é editora da Revista Práticas em Educação Infantil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Débora Sabina da Silva Geraldo
Nome em citações bibliográficas
GERALDO, D. S. S.;SABINA, Débora

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Pedro II, Centro de Referência em Educação Infantil.
Avenida de Santa Cruz, 856
Realengo
21710261 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 24066763


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Programa de Pós Graduação em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Vânia Cardoso da Motta.
2014 - 2016
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Formação continuada dos professores: análise da agenda do Todos Pela Educação e de sua atuação como forma de partido,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Roberto Leher.
Palavras-chave: Formação continuada; Professores; Todos pela Educação; Partido; Agenda.
Grande área: Ciências Humanas
2006
Graduação em andamento em Museologia.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2006 - 2013
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Exposição Máquinas Poéticas no Museu Casa do Pontal: Semióforos em tensões.
Orientador: Roberto Leher.




Formação Complementar


2014 - 2014
Minicurso Crise e imperialismo na teoria marxista. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2014 - 2014
Marx e o Marxismo 2014. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em A temática indígena na escola: subsídios para a ap. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2009 - 2009
Acondicionameno de Obra de Arte sobre papel. (Carga horária: 20h).
Museu Histórico Nacional, MHN, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil


ABEU Centro Universitário, UNIABEU, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Pós Graduação em Gestão Escolar e Pedagógica

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Pós em Orientação e Supervisão Educacional


Oi Futuro, Oi FUTURO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estagiária no Setor Educativo, Enquadramento Funcional: Estagiária



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Coletivo de Estudos Marxismo e Educação - COLEMARX
Descrição: O Coletivo de Estudos Marxismo e Educação (COLEMARX) da Faculdade de Educação da UFRJ e de seu Programa de Pós-Graduação em Educação é constituído por docentes e estudantes da instituição e também de outras áreas de conhecimento e Programas de Pós-Graduação. O Coletivo tem como objetivo analisar a questão social no Brasil e nos demais países latino-americanos tendo como referência a teoria social crítica do capitalismo, iniciada por Marx e Engels e trilhada por outros intelectuais marxistas, entre eles, Antonio Gramsci e Florestan Fernandes. O COLEMARX é um coletivo aglutinador de pesquisas e estudos marxistas abordando distintas dimensões da questão social. Entre suas principais preocupações teóricas, vem se dedicando à reflexão sistemática da teoria e do método. Entre os seus objetos de estudo, o COLEMARX tem investigado os seguintes eixos temáticos: 1) Público-Privado; 2) Trabalho e Formação Docente; 3) Movimentos Sociais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Práticas em Educação Infantil


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Menção Honrosa na área de Educação, concedida no 12º Congresso de Extensão da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SABINA, Débora; LEHER, R. ; MOTTA, V. C. ; FLORES, R. ; MACEDO, J. M. ; EVANGELISTA, O. ; RAMOS, G. ; LAMARAO, M. ; SILVA, S. ; TAVARES, P. ; GAWRYSZEWSKI, B. ; AZEVEDO, L. ; PICCININI, C. L. ; MAGALHAES, L. K. ; ACCIOLY, I. . Plano Nacional de Educação 2014-2024: Novos elementos de pesquisa e de crítica. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Novos elementos de pesquisa e de crítica. 1ed.Rio de Janeiro: EDC - Editora Didática e Científica, 2016, v. , p. 1-80.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SABINA, Débora; LEHER, R. . O 'Todos pela Educação' como um partido no sentido Gramsciano. In: Colóquio Internacional Antonio Gramsci, 2017, Campinas. Colóquio Internacional Antonio Gramsci, 2017.

2.
GERALDO, D. S. S.. CONTROLE, EXPROPRIAÇÃO, ETHOS DA PEDAGOGIA DE RESULTADOS: avaliação. In: VII JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS (VII JOINPP) 'Para Além da Crise Global: experiências e antecipações concretas', 2015, Maranhão. VII JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS (VII JOINPP) "Para Além da Crise Global: experiências e antecipações concretas", 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SABINA, Débora. A agenda do empresariado para a formação docente como estratégia de hegemonia no campo educacional. In: XI Seminário Nacional de Formação dos Prifissionais de Educação, 2017, Rio de Janeiro. XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais de Educação, 2017.

2.
GERALDO, D. S. S.. Exposição Máquinas Poéticas no Museu Casa do Pontal: Semióforos em tensões. In: II Encontro Nacional de Formação de Docente em Artes III Encontro Regional sobre Formação de Professores para o Ensino da Arte, 2013, Rio de Janeiro. II Encontro Nacional de Formação de Docentes em Artes III Encontro Regional sobre Formação de Professores para o Ensino de Artes, 2013. v. 1. p. 169-180.

Apresentações de Trabalho
1.
SABINA, Débora; LEHER, R. . O 'Todos pela Educação' como um partido no sentido gramsciano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SABINA, Débora. A agenda do empresariado para a formação docente como estratégia de hegemonia no campo educacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MACEDO, J. M. ; GERALDO, D. S. S. ; SILVA, C. M. . Mundialização das políticas de formação para o trabalho docente: a experiência no SEPE de Duque de Caxias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GERALDO, D. S. S.. O Caráter Público do Museu: a experiência do Museu Casa do Pontal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GERALDO, D. S. S.. Exposição Máquinas Poéticas no Museu Casa do Pontal: Semióforos em tensões. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GERALDO, D. S. S.. O museu como lugar de conflitos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
ACCIOLY, I. B. ; FLORES, R. ; GERALDO, D. S. S. ; LEHER, R. ; MOTTA, V. C. ; SILVA, S. . Plano Nacional de Educação 2011 - 2020 : Notas Críticas 2014 (Livreto).


Demais tipos de produção técnica
1.
SABINA, Débora. Faces da formação docente sob hegemonia do capital. 2018. (Coordenação de Mesa de Encerramento).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SABINA, Débora; SCHAEFER, K. S. E. A. B.. Participação em banca de Tamires Duarte de Queiroz Rocha. A PSICOMOTRICIDADE E O PERFIL PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL - MODALIDADE CRECHE: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E A PRÁTICA. 2018 - Colégio Pedro II.

2.
SABINA, Débora; ALVES, Ricardo Carlos Santos. Participação em banca de Cristiane Clemente Susano. AFETO COMO EXPERIÊNCIA PSICOMOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE BRINCAR NA/COM A NATUREZA. 2018 - Colégio Pedro II.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A Cultura de Ateliê e os Processos de Projetação e e Documentação Pedagógica. 2017. (Seminário).

2.
A Cultura de Ateliê e os Processos de Projetação e e Documentação Pedagógica. 2017. (Oficina).

3.
Colóquio Internacional Antonio Gramsci.O "Todos pela Educação" como um partido no sentido gramsciano. 2017. (Outra).

4.
XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais de Educação.A agenda do empresariado para a formação docente como estratégia de hegemonia no campo educacional. 2017. (Seminário).

5.
I Seminário Experiências na Educação Infantil em Foco. 2015. (Seminário).

6.
Mostra Pedagógica. 2015. (Outra).

7.
V Seminário de Educação Brasileira. 2015. (Seminário).

8.
"Documentários e Acervos audiovisuais: Produção brasileira em ciências" "Conversas sobre cinema e educação em tempos da lei 13006". 2014. (Outra).

9.
Atualidade do sistema educacional cubano: avanços e desafios. 2014. (Outra).

10.
Avaliação Semestral. 2014. (Outra).

11.
Educação Integral: de Anísio Teixeira aos Tempos Atuais. 2014. (Outra).

12.
Educação Intercultural: Tendências Internacionais. 2014. (Outra).

13.
Educação Museal. 2014. (Outra).

14.
Elaboração de Projeto de Pesquisa do Comitê de Ética. 2014. (Outra).

15.
Inclusão em educação. 2014. (Outra).

16.
Infância Hoje. 2014. (Outra).

17.
Intelectuais negros e projetos de educação (1870-1910): Experiências Docentes de André Rebouças, José do Patrocínio e Manoel Quirino. 2014. (Outra).

18.
Introdução a uma Sociologia dos Estudantes: Uma análise dos estudantes cotistas e bolsistas no Curso de Pedagogia da UFRJ. 2014. (Outra).

19.
Letramento Acadêmico. 2014. (Outra).

20.
Livros ilustrados, mídias e a construção do leitor. 2014. (Outra).

21.
Obrigatoriedade Escolar aos quatro anos: Questões para a Educação Infantil. 2014. (Outra).

22.
O legado da ditadura para a educação brasileira. 2014. (Outra).

23.
O Plano Nacional de Educação. 2014. (Outra).

24.
Programas de Intercâmbio Internacional para alunos de graduação e pós-graduação. 2014. (Outra).

25.
Sustentabilidade e Educação: Caminhos e Controvérsias das Políticas Públicas Ambientais. 2014. (Outra).

26.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS ÉTICOS E RETÓRICOS EM EDUCAÇÃO. 2013. (Seminário).

27.
Seminário Internacional Carlos Nelson Coutinho e a Renovação do marxismo. 2013. (Seminário).

28.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL LA ESCUELA QUE QUEREMOS Y LA QUE NOS IMPONEN. 2013. (Seminário).

29.
Um conceito fundamental da pedagogia: a via indireta ou o desvio. 2013. (Outra).

30.
Marx e o Marxismo 2012: Sujeito Histórico e Classes Sociais. 2012. (Outra).

31.
Educação, Questão Social e Desenvolvimento: embates, limites e possibilidades. 2011. (Seminário).

32.
Programa Diálogos - Realizado pelo Núcleo Experimental de Educação e Arte do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeirodo. 2011. (Encontro).

33.
Reconfigurações de públicos: arte, pedagogia e participação. 2011. (Seminário).

34.
A literatura oral africana na literatura infantil brasileira. 2009. (Outra).

35.
II Jornada estadual presença da ética no currículo escolar. 2009. (Outra).

36.
II Seminário Leitura, Escrita e Educação: Cultura escrita na Educação Básica. 2008. (Seminário).

37.
X Semana de Educação. 2008. (Outra).

38.
Encontros com a Jovem Museologia: 75 anos do curso de museus. 2007. (Seminário).

39.
VIII Semana de Educação. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SABINA, Débora. II Seminário Políticas Educacionais do Tempo Presente. 2018. (Outro).

2.
SABINA, Débora. II Seminário Políticas Educacionais do Tempo Presente. 2018. (Outro).

3.
GERALDO, D. S. S.. I Seminário Experiências na Educação Infantil em Foco. 2015. (Outro).

4.
GERALDO, D. S. S.. Mostra Pedagógica. 2015. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SABINA, Débora; LEHER, R. . O 'Todos pela Educação' como um partido no sentido gramsciano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Outras informações relevantes


Convocada no concurso de provas e títulos para Professor de educação Infantil do Município de Mesquita - Rio de Janeiro - em Janeiro de 2015. Convocada no concurso de provas e títulos para Professor de educação Infantil do Município de Belford Roxo - Rio de Janeiro.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 15:03:08