Valéria Lopes Peçanha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0956613625112678
  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Professora de Sociologia do Colégio Pedro II e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ). É editora da revista Perspectiva Sociológica, pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Diferença e Desigualdade na Educação Escolar da Juventude (DDEEJ/UERJ) e do Núcleo de Humanidades e Educação sediado no Laboratório de Humanidades do Colégio Pedro II - Campus Niterói. Atualmente tem se dedicado aos estudos de juventude e política, com foco nas formas de participação política da juventude no cotidiano escolar, e ao campo da Sociologia da Educação com ênfase no Ensino de Sociologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Valéria Lopes Peçanha
Nome em citações bibliográficas
PEÇANHA, V. L.;PEÇANHA, VALÉRIA LOPES

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Pedro II, Campus Niterói.
Rua General Castrioto
Barreto
24110250 - Niterói, RJ - Brasil
Telefone: (21) 37070120
URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br/


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Construindo resistências e desestabilizando tradições: Os coletivos estudantis de gênero e as transformações institucionais no Colégio Pedro II,
Orientador: Miriam Soares Leite.
Palavras-chave: Juventudes; Participação Política; Educação.
2010 - 2013
Mestrado em Serviço Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Crise do sindicalismo e crise do capital: breve análise da luta sindical em defesa do trabalho na ordem capitalista,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Mauro Luis Iasi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Consciência de classe; Sindicalismo; Classes sociais; Luta de classes; Ideologia.
Grande área: Ciências Humanas
2012 - 2013
Especialização em Ensino de Sociologia. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Os sentidos do Ensino de Sociologia na Educação Básica: entre a crítica e a competência.
Orientador: Anita Handfas.
2008 - 2010
Graduação em Licenciatura em Ciência Sociais.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2005 - 2009
Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Reestruturação Produtiva e os Sindicatos dos Trabalhadores do Comércio.
Orientador: Wilma Pessôa.
Bolsista do(a): Iniciação à docência, Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Histórias Vivas: O histórico de resistência das favelas do Rio de Janeiro. (Carga horária: 30h).
Museu da Maré, MMARE, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em História do Pensamento Econômico Brasileiro. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Formação de Liderança. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2010 - 2010
Evolução do Pensamento de György Lukács. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2009 - 2009
Marx e o marxismo - Ética, estética e política. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Básico, Técnico, Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação em ensino, pesquisa e extensão no Ensino Médio e da pós-graduação lato sensu.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Regência em Sociologia nos segmentos de Ensino Médio e Fundamental no campus Engenho Novo II.

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Ciências Sociais e Educação Básica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sentidos do Ensino de Sociologia na Educação Básica
02/2017 - Atual
Serviços técnicos especializados , Campus São Cristóvão III, .

Serviço realizado
Editoria da revista Perspectiva Sociológica.
09/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Niterói, .

03/2017 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Niterói, .

Cargo ou função
Organizadora do I Seminário Escola e Democracia.

Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, SEEDUC/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16
Outras informações
Docência em Sociologia nos segmentos de Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos na rede estadual de São Gonçalo nas seguintes unidades escolares: 1- Colégio Estadual Walter Orlandine; 2- CIEP422 Nicanor Ferreira Nunes; 3- Escola Estadual Amanda Velasco; 4- Colégio Estadual Rodolpho Siqueira; 5- Colégio Estadual Mario Tamborindeguy; 6- Escola Estadual Professora Dalila de Oliveira Costa.


Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Agente Supervisor, Carga horária: 12



Linhas de pesquisa


1.
Núcleo de Pesquisa Humanidades e Educação

Objetivo: Tendo as realidades juvenis como ponto de partida, a linha se mobilizará em torno de projetos de pesquisa e extensão que sejam capazes de perceber tais realidades no plano político e cultural; promovendo a reflexão sobre a atuação do jovem no espaço urbano, além de estimular a percepção destes para temas pertinentes acerca da questão política, como democracia e direitos humanos..
Palavras-chave: movimento estudantil; Participação Política; Juventude; Educação.


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Desnaturalizando opressões de gênero, raça e classe com Angela Davis
Descrição: A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Iniciação Científica Jr. no Campus Niterói do Colégio Pedro II e buscou compreender o racismo estrutural e as opressões vivenciadas por mulheres negras nas culturas contemporâneas, ampliando as reflexões sobre as questões de gênero, raça e classe e possibilitando a desnaturalização da ideologia racista. Metodologia: Análise da obra de Mulher, Raça e Classe de Angela Davis, debate sobre os pontos centrais da obra e seleção de materiais em que tais questões são evidentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Estudos de gênero e feminismos em perspectiva
Descrição: O presente projeto pretende criar um espaço de reflexão acerca das questões de gênero no campus Niterói, ampliando a perspectiva cultural e política da comunidade escolar, possibilitando um exercício coletivo de desnaturalização das opressões vivenciadas por mulheres nas culturas contemporâneas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
A representatividade das mulheres no Colégio Pedro II
Descrição: Tomando como ponto de partida a questão da participação das mulheres no espaço público, na política e no mundo do trabalho, o presente projeto pretende se debruçar sobre como se expressam essas relações na atualidade do Colégio Pedro II. Assim, o projeto de pesquisa de Iniciação Científica Jr. intitulado ?Representatividade das mulheres no Colégio Pedro II?, pretende produzir conhecimento sobre as relações de gênero no âmbito institucional, fornecendo ferramentas que promovam a igualdade, a ampliação dos direitos e a cidadania no espaço escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Núcleo de Humanidades e Educação
Descrição: O núcleo de pesquisa Humanidades e Educação integra o Laboratório de Humanidades (LabHum) do campus Niterói do Colégio Pedro II. Nele integram-se professores dos departamentos pedagógicos de Filosofia, Geografia, História, Português e Sociologia, numa perspectiva de interdisciplinaridade que tem caracterizado o desenvolvimento da pesquisa na instituição. O núcleo tem se destacado pelo desenvolvimento de pesquisas de Iniciação Científica Jr. com estudantes de Ensino Médio que constituem o principal público de seu campus..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
Extensão Comunitária no Colégio Pedro II: A Comunicação Popular como instrumento educativo da Escola Básica
Descrição: Este projeto tem como objetivo mobilizar os instrumentos da Comunicação Popular para a construção de canais de informação alternativos envolvendo professores e alunos do Colégio Pedro II e a comunidade em seu entorno. A ideia é ampliar os ambientes de aprendizagem através de ferramentas de comunicação capazes de integrar a escola com a comunidade, atravessando os muros que as separam e possibilitando a constituição de meios comuns de comunicação e expressão. Coordenado e conduzido inicialmente por professores do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II das unidades São Cristóvão III, Realengo e Niterói, em conjunto com grupos de estudantes dessas unidades, o projeto visa constituir diversas frentes de atuação no campo da Comunicação Popular na cidade do Rio de Janeiro e Niterói: um Jornal Comunitário no campus São Cristóvão III; oficinas de formação sobre ?Juventude, política e comunicação? no campus de Niterói; um movimento cineclubista para realizar o debate sobre a sociedade a partir do cinema no campus de Realengo II. O foco principal será o debate sobre Educação nas regiões envolvidas no projeto, trazendo a tona questões relativas aos dilemas vivenciados pelas escolas públicas estaduais, municipais e federais. A partir das ferramentas educativas envolvidas na concepção de Comunicação Popular, o projeto tem como finalidade a consolidação da Extensão Comunitária como campo formativo fundamental na Escola Básica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Novas formas de organização política do movimento estudantil no CPII
Descrição: A presente pesquisa de Iniciação Científica Jr. desenvolvida na Educação Básica teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a participação política discente no Colégio Pedro II, com base na estrutura de organização dos novos coletivos. Para tal tarefa, utilizamos como método a observação participante do movimento estudantil do Colégio Pedro II, no decurso dos anos de 2014 e 2015, em suas diversas formas de organização construídas no âmbito da instituição..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista Perspectiva Sociológica


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Perspectiva Sociológica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Classes e luta de classes.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEÇANHA, VALÉRIA LOPES2018PEÇANHA, VALÉRIA LOPES; ALMEIDA, M. . Fazendo pedagogia da autonomia com a Ocupa IEPIC. Perspectiva Sociológica, v. 21, p. 69-80, 2018.

2.
PEÇANHA, V. L.2017PEÇANHA, V. L.; OLIVEIRA, Natália B. . Oficinas Pedagógicas de Gênero e Mídia: Pensando a prática de Ensino de Sociologia. Educação em Pauta - Revista da ADCPII, v. 1, p. 55-59, 2017.

3.
PEÇANHA, VALÉRIA LOPES2016 PEÇANHA, VALÉRIA LOPES. Da representação ao controle: transformações do sindicalismo no decurso do desenvolvimento capitalista. REVISTA EM PAUTA, v. 13, p. 43-62, 2016.

4.
PEÇANHA, V. L.2016PEÇANHA, V. L.; OLIVEIRA, Natália B. . A Sociologia no Colégio Pedro II: O tripé ensino, pesquisa e extensão. Perspectiva Sociológica, v. 11, p. 51-66, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
PEÇANHA, V. L.. Não é normal, CP2: redes sociais e reivindicações estudantis no Colégio Pedro II. In: Cristiano das Neves Bodart. (Org.). Sociologia escolar: ensino, discussões e experiências. 1ed.Porto Alegre: Cirkula, 2018, v. , p. 1-144.

2.
PEÇANHA, V. L.. A juventude como sujeito da Educação: análises e práticas. In: Marcelo da Silva Araújo. (Org.). Além da sala de aula: Reflexões e práticas pedagógicas na Educação Básica. 1ed.Divinópolis: Gulliver Editora, 2017, v. 1, p. 23-43.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PEÇANHA, V. L.. Quem disse que sumiu?. Educar em tempos difíceis: avanços, Rio de Janeiro, p. 46, 30 jun. 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEÇANHA, V. L.. Formas de organização do movimento estudantil do Colégio Pedro II. In: Seminário Nacional Infâncias e Juventudes na cidade: um diálogo com a educação, 2017, Vitória/ES. Anais do Seminário Nacional Infâncias e Juventudes na cidade: um diálogo com a educação. Vitória: UFES, 2017. v. 1. p. 1000-1010.

2.
PEÇANHA, V. L.. Da representação ao controle: transformações do sindicalismo no decurso do desenvolvimento capitalista. In: IX Seminário do Trabalho - Trabalho, Educação e Neodesenvolvimentismo, 2014, Marília-SP. Anais do IX Seminário do Trabalho, 2014. v. 1 CD-R.

3.
PEÇANHA, V. L.. Pedagogia das Competências: a nova diretriz da formação escolar na sociedade capitalista. In: XII Jornada HistedBr, 2014, Caxias/MA. Anais do XII Jornada do HistedBR e X Seminário de Dezembro, Caxias-MA, 2 a 4 de dezembro de 2007 / Dermeval Saviani [et al.] - Caxias, MA: HISTDEBR-MA / CESC, 2014., 2014. v. 12. p. 285-302.

4.
PEÇANHA, V. L.. A pedagogia das competências e a corrosão dos sentidos críticos do ensino de sociologia. In: Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2013: Marx hoje, 130 anos depois, 2013, Niterói. Marx e o Marxismo 2013: Marx hoje, 130 anos depois, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, N. C. C. ; PEÇANHA, V. L. ; MATOS, C. R. O. . Pelo direito de falar e ser ouvido: Motivações e desdobramentos do movimento de ocupações de escolas públicas. In: IX Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias, 2017, Rio de Janeiro. IX Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: Educação e democracia - aprender-ensinar para um mundo plural e igualitário, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
PEÇANHA, VALÉRIA LOPES. Reivindicar uma educação democrática em gênero, raça e classe. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEÇANHA, V. L.. Formas de organização do movimento estudantil do Colégio Pedro II. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ARAUJO, N. C. C. ; PEÇANHA, V. L. ; MATOS, C. R. O. . Pelo direito de falar e ser ouvido: Motivações e desdobramentos do movimento de ocupações de escolas públicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PEÇANHA, V. L.; OLIVEIRA, Natália B. . A Sociologia no Colégio Pedro II: o tripé ensino, pesquisa e extensão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PEÇANHA, V. L.. Da representação ao controle: transformações do sindicalismo no decurso do desenvolvimento capitalista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEÇANHA, V. L.. Pedagogia das Competências: a nova diretriz da formação escolar na sociedade capitalista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PEÇANHA, V. L.. O sindicalismo sente as correntes que o prendem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PEÇANHA, V. L.. A pedagogia das competências e a corrosão dos sentidos críticos do ensino de sociologia - Mesa coordenada intitulada 'Práxis e sociologia educacional marxista'.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PEÇANHA, V. L.. Crise do sindicalismo e crise do capital: breve análise da luta sindical em defesa do trabalho na ordem capitalista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PEÇANHA, V. L.. Sindicalismo brasileiro e as recentes lutas travadas pela classe trabalhadora brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
PEÇANHA, V. L.. Ensino de Sociologia e o contexto de Reforma da Educação. Rio de Janeiro: Portal Espiral - Colégio Pedro II, 2018 (Apresentação da Edição n. 21 da Revista Perspectiva Sociológica).

2.
PEÇANHA, V. L.; SOUZA, L. E. E. . O espaço-tempo escolar como elemento curricular. Brasília: INEP Em Aberto, Brasília, v. 31, n. 101, p. 173-176, jan./abr. 2018, 2018 (Resenha).

3.
PEÇANHA, V. L.. O diálogo como método de resistência política fundamental - Resenha de: TIBURI, Marcia. Como conversar com um fascista. 1ª ed. RJ: Record, 2015.. Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, Revista Perspectiva Sociológica, p. 163 - 165, 15 jul. 2016, 2016 (Resenha).

4.
PEÇANHA, V. L.; OLIVEIRA, S. . A função pedagógica dos sindicatos nos anos de hegemonia capitalista neoliberal: tensões e limites da consciência revolucionária 2011 (Resumo em anais de congresso).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
PEÇANHA, V. L.. A crise e o ajuste fiscal na conta dos trabalhadores brasileiros. 2015; Tema: Crise capitalista e intensificação da exploração dos trabalhadores. (Blog).

2.
PEÇANHA, V. L.. O sindicalismo sente as correntes que o prendem. 2014. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEÇANHA, V. L.; AZEVEDO, G. C. ; SANTOS, C. T. ; FERREIRA, W. ; ARAÚJO, M. S. ; ALMEIDA, M. ; NOGUEIRA JR, D. P. ; AZEVEDO, M. ; SILVA, M. M. C. . Ensino de Sociologia e o contexto da Reforma da Educação. 2018. (Editoração/Periódico).

2.
PEÇANHA, V. L.; OLIVA, C. E. ; PONTES, D. ; MARCOM, G. S. ; KLEINKE, M. U. ; TORRES, Alline ; LIMOEIRO, B. C. ; FÉLIX, C. C. ; VARGAS, T. P. ; SIMAS, R. ; ROCHA, L. L. . Gênero e Educação. 2017. (Editoração/Periódico).

3.
CARNEIRO, S. ; OLIVA, C. E. ; OLIVEIRA, Natália B. ; SCHÜTZ, J. A. ; FUCHS, C. ; CID, V. C. ; ALMEIDA, L. ; CHAGAS, C. ; SOUZA, J. T. ; PEÇANHA, V. L. . Ensino de Sociologia, Direitos Humanos e Educação. 2017. (Editoração/Periódico).

4.
OLIVEIRA, Natália B. ; PEÇANHA, V. L. . Gênero: uma urgência pedagógica. 2017. (Oficina Pedagógica).

5.
LEITE, M. S. ; PEÇANHA, V. L. ; AZEVEDO, M. . Movimentos estudantis: invenções e reinvenções contemporâneas. 2017. (Coordenação de Grupo de Trabalho).

6.
OLIVEIRA, Natália B. ; PEÇANHA, V. L. ; ARAÚJO, M. S. ; BON, L. F. ; FONTES, B. S. . Ensino de Sociologia: instrumentos e práticas. 2016. (Editoração/Periódico).

7.
PEÇANHA, V. L.; SANTOS, C. T. ; SANTOS, P. C. M. ; TORRES, Alline ; SILVA, A. O. ; FERREIRA, L. P. ; ALONSO, F. S. . Ensino de Sociologia: instrumentos e práticas. 2016. (Editoração/Periódico).

8.
PEÇANHA, V. L.. JUVENTUDE E POLÍTICA NO SÉCULO XXI: A formação política das novas gerações. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
PEÇANHA, V. L.; LIMA, R. M. ; FERREIRA, W. ; SILVA, M. C. ; SANTOS, K. P. ; CARLOS, M. Z. G. . Caminhos do Ensino de Sociologia. 2015. (Editoração/Periódico).

10.
PEÇANHA, V. L.; FERREIRA, F. I. O. ; LIMA, R. M. ; FERREIRA, W. ; MELLIS, J. A. B. . Ensino de Sociologia e Currículo. 2015. (Editoração/Periódico).

11.
PEÇANHA, V. L.; LIMA, V. C. ; SANTOS, R. P. ; NUNES, K. C. ; ROCHA, V. C ; CORONA, J. B. ; OLIVEIRA, C. A. ; SILVA, V. . Movimentos Sociais: abordagens e questões. 2014. (Editoração/Periódico).

12.
ARAÚJO, M. S. ; PEREIRA, M. A. S. ; SILVA, A. S ; MOREIRA, C. G. ; OLIVEIRA, J. A. M ; FERREIRA, F. I. O. ; ROSSI, G. F. ; PEÇANHA, V. L. . Ensino de Sociologia e Pedagogias Urbanas. 2014. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ARAÚJO, M. S.; BON, L. F.; HANFAS, Anita; PEÇANHA, V. L.; MAIÇARA, J. P.. Participação em banca de Ana Francisca Marques Nunes Rosa. Os sentidos das Ciências Sociais no currículo da Educação Básica. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais e Educação Básica) - Colégio Pedro II.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BON, L. F.; PEÇANHA, V. L.; ARAÚJO, M. S.; SANTOS, C. T.; FONTES, B. S.; GUIMARAES, E. R. B.. Processo Seletivo para Contratação de Professores. 2016. Colégio Pedro II.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Jornada de Iniciação Científica Jr. do Colégio Pedro II.Desnaturalizando opressões de gênero, raça e classe com Angela Davis. 2018. (Outra).

2.
III Jornada de Iniciação Científica do Colégio Pedro II. A representatividade das mulheres no Colégio Pedro II. 2017. (Exposição).

3.
IIV Simpósio Internacional da Juventude Brasileira (JUBRA).GT 30 - Movimentos estudantis: invenções e reinvenções contemporâneas. 2017. (Seminário).

4.
I Seminário Infâncias e Juventudes na Cidade: um diálogo com a Educação.Formas de organização do movimento estudantil do Colégio Pedro II. 2017. (Seminário).

5.
IX Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias.Pelo direito de falar e ser ouvido: Motivações e desdobramentos do movimento de ocupações de escolas públicas. 2017. (Seminário).

6.
Cidades Rebeldes, Espaços de Esperança. 2016. (Outra).

7.
II Jornada de Iniciação Científica do Colégio Pedro II. Novas formas de organização política do movimento estudantil no CPII. 2016. (Exposição).

8.
Cine Debate Índia's Daugther. 2015. (Outra).

9.
I Jornada de Iniciação Científica do Colégio Pedro II. Participação política da juventude: estudos de reconhecimento. 2015. (Exposição).

10.
IV Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica.A Sociologia no Colégio Pedro II: o tripé ensino, pesquisa e extensão. 2015. (Encontro).

11.
Movimentos Sociais em uma perspectiva latino-americana. 2015. (Outra).

12.
IX Seminário do Trabalho - Trabalho, Educação e Neodesenvolvimentismo.Da representação ao controle: transformações do sindicalismo no decurso do desenvolvimento capitalista. 2014. (Seminário).

13.
Seminário Internacional Poder Popular na América Latina.O sindicalismo sente as correntes que o prendem. 2014. (Seminário).

14.
Trabalhadores, Golpes e Ditaduras. 2014. (Seminário).

15.
XII Jornada do HIstedBr.Pedagogia das Competências: a nova diretriz da formação escolar na sociedade capitalista. 2014. (Outra).

16.
"Ruy Mauro Marini e a Dialética da Dependência 40 anos depois: superexploração e luta de classes" - II Seminário Nacional do GT Teoria Marxista da Dependência. 2013. (Seminário).

17.
Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2013.A pedagogia das competências e a corrosão dos sentidos críticos do ensino de sociologia - Mesa coordenada intitulada. 2013. (Outra).

18.
David Harvey no Brasil: Os limites do capital e o direito à cidade. 2013. (Outra).

19.
Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública. 2011. (Outra).

20.
Ideologia em Gramsci e Lukács - Reunião do Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas (José Paulo Netto, Carlos Nelson Coutinho e Mauro Luis Iasi) e. 2011. (Outra).

21.
István Mészáros - Crise estrutural e mudança estrutural. 2011. (Seminário).

22.
Slavoj Zizek no Rio. 2011. (Seminário).

23.
Colóquio Internacional - Políticas educacionais e exclusão social na América Latina: desafios e alternativas democráticas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), FLAPE, FLACSO, ANPed. 2010. (Outra).

24.
Jornadas de Jovens Pesquisadores da Graduação e Pós-Graduação: Movimentos Sociais e Serviço Social, Universidade Federal Fluminense (UFF). 2010. (Outra).

25.
Seminário "De Lula a Lula: educação, políticas públicas e luta de classes" - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 2010. (Seminário).

26.
Seminário Discente PPGE/DAAT " Ciência e Ideologia: Para quem serve a produtividade nas pesquisas em educação?"- UFF. 2010. (Seminário).

27.
Seminário Trabalho, Educação e Saúde - 25 anos de Formação Politécnica no SUS, EPSJV - FioCruz. 2010. (Seminário).

28.
V Semana de Integração Acadêmica - ESS/UFRJ. 2010. (Seminário).

29.
Ciclo de Conferências "O que somos e para onde vamos - Clássicos e Contemporâneos do Pensamento Social Brasileiro", Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. 2009. (Outra).

30.
IV Jornada Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores - Universidade Federal Fluminense (UFF), Programa de Pós-Graduação em Educação.. 2009. (Simpósio).

31.
IV Seminário Trabalho, Educação e Movimentos Sociais - Universidade Federal Fluminense (UFF), Programa de Pós-Graduação em Educação.. 2009. (Seminário).

32.
Seminário do Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (IUPERJ) ?Associativismo e sindicalismo docente no Brasil?. 2009. (Seminário).

33.
Seminário Internacional da ADUFRJ-SSind ?Crise, Universidade, Alternativas?. 2009. (Seminário).

34.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia ?Sociologia: Consensos e Controvérsias?. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEÇANHA, V. L.; OLIVEIRA, Natália B. ; NEVES, M. C. ; SILVA JR., G. O. . I Seminário Escola e Democracia. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Caroline Souza de Castro. Em desenvolvimento. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais e Educação Básica) - Colégio Pedro II. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Mylena da Silva Azevedo. Desnaturalizando opressões de gênero, raça e classe com Angela Davis. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II. Orientador: Valéria Lopes Peçanha.

2.
Mylena da Silva Azevedo. Desnaturalizando opressões de gênero, raça e classe com Angela Davis. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II. Orientador: Valéria Lopes Peçanha.

3.
Analice Quintanilha Porto Gomes. A representatividade das mulheres no Colégio Pedro II. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II. Orientador: Valéria Lopes Peçanha.

4.
Camila Oliveira, Mylena Azevedo, Evelyn Souza. A representatividade das mulheres no Colégio Pedro II. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II. Orientador: Valéria Lopes Peçanha.

5.
Mateus Almeida da Silva. Juventude e participação política no Colégio Pedro II. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II. Orientador: Valéria Lopes Peçanha.

6.
Sofia Cardoso de Gouveia Couto. Juventude e participação política no Colégio Pedro II. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II. Orientador: Valéria Lopes Peçanha.

7.
Crislaine Simeão; Laryssa Brum. Juventude e participação política no Colégio Pedro II. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II. Orientador: Valéria Lopes Peçanha.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PEÇANHA, V. L.. Sindicalismo brasileiro e as recentes lutas travadas pela classe trabalhadora brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
PEÇANHA, V. L.. Crise do sindicalismo e crise do capital: breve análise da luta sindical em defesa do trabalho na ordem capitalista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEÇANHA, V. L.. Da representação ao controle: transformações do sindicalismo no decurso do desenvolvimento capitalista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PEÇANHA, V. L.. Pedagogia das Competências: a nova diretriz da formação escolar na sociedade capitalista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PEÇANHA, V. L.; OLIVEIRA, Natália B. . A Sociologia no Colégio Pedro II: o tripé ensino, pesquisa e extensão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ARAUJO, N. C. C. ; PEÇANHA, V. L. ; MATOS, C. R. O. . Pelo direito de falar e ser ouvido: Motivações e desdobramentos do movimento de ocupações de escolas públicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Redes sociais, websites e blogs
1.
PEÇANHA, V. L.. O sindicalismo sente as correntes que o prendem. 2014. (Blog).

2.
PEÇANHA, V. L.. A crise e o ajuste fiscal na conta dos trabalhadores brasileiros. 2015; Tema: Crise capitalista e intensificação da exploração dos trabalhadores. (Blog).



Outras informações relevantes


1. (2013) Aprovação e classificação em concurso público do Colégio Pedro II para a carreira do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico em Sociologia; 2. (2012) Aprovação em processo seletivo do Colégio Pedro II para professor substituto de Sociologia; 3. (2012) Aprovação e classificação em concurso público da SEEDUC-RJ para docência em Sociologia; 4. (2010) Aprovação e classificação em 1º lugar no concurso público da SEEDUC-RJ para docência em Sociologia.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 5:56:16