Cecília de Menezes Sobreira Cunha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1695517417137209
  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


Professora de História da Educacao Basica Tecnico e Tecnologico no Instituto Federal do Triangulo Mineiro - campus Patrocinio. Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2010). Mestrado em História das Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz (2013). No mestrado, desenvolveu pesquisa intitulada "A fundação da Casa de Saúde Santa Teresa em Crato - CE (1970): história local, médicos e políticas públicas para a área psiquiátrica", sob orientação da professora Dra. Ana Teresa A. Venancio. Tem experiência em metodologia da história oral na pesquisa histórica, empregada tanto na sua dissertação de mestrado como também em pesquisas em comunidades habitacionais (em particular a favela de Manguinhos no Rio de Janeiro). É coordenadora de aprendizagem na Central Única das Favelas - CUFA seção Patrocínio - MG. Atua nas áreas de interesse: Didática e Ensino de História, o Ensino de História no âmbito dos Institutos Federais, Políticas Educacionais, Formação de Professores, Movimentos Sociais, Movimentos Sindicalistas, Movimentos Feministas, e ênfase na Educação das Relações Étnico Raciais sendo membro do Núcleo de estudos afrobrasileiros e indígenas - NEABI do IFTM Patrocínio - MG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cecília de Menezes Sobreira Cunha
Nome em citações bibliográficas
CUNHA, Cecilia de M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
Avenida Liria Terezinha Lassi Capuano
Universitário
38747792 - Patrocínio, MG - Brasil
Telefone: (34) 35152100


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: A fundação da Casa de Saúde Santa Teresa em Crato-CE (1970): história local, médicos e políticas públicas para a área psiquiátrica.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Ana Teresa Acatauassú Venancio.
Bolsista do(a): Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Palavras-chave: Psiquiatria; assistência psiquiátrica; Políticas Públicas; Saúde Mental; Hospitais Psiquiátricos; história.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Psiquiatria.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Oral.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana integradas com assistência social, prestadas em residências coletivas e particulares.
2006 - 2010
Graduação em História.
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
Título: POR UMA CIDADE SEM LOUCOS: A INSTALAÇÃO DA CASA DE SAÚDE SANTA TERESA EM CRATO ? CEARÁ (1970).
Orientador: Profa Ms Daniela Márcia Medina Pereira.
Bolsista do(a): Fundação Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Imagem, Narrativa e Acontecimento (...). (Carga horária: 8h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
2008 - 2008
Conversando sobre avaliação. (Carga horária: 8h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
2008 - 2008
Principais movimentos messiânicos no nordeste. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2008 - 2008
História, Memória e Fontes Orais. (Carga horária: 8h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
As atividades de pesquisa consistiram na construção de um acervo documental com vídeos, fotogramas e, em especial, depoimentos dos moradores da favela de Manguinhos situada nos arredoras da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.


Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, .

Cargo ou função
Conselheira de Ética.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O silêncio de Ismene Mendes: feminismo ontem e hoje no Triângulo Mineiro
Descrição: proposta desta pesquisa é contribuir para este debate no âmbito das histórias das mulheres, estabelecendo uma conexão sobre a história de vida e a atuação política de Ismene Mendes, a fim de compreender por que seu nome é suscitava pelos movimentos feministas contemporâneo da região do Triângulo Mineiro. Compreendendo também se o que defendia Ismene Mendes é o mesmo que defendem os movimentos que ostentam o seu nome, de modo a identificar as narrativas que se apropriaram de seu nome e de sua história de vida..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Memória das comunidades de Manguinhos. Sub-projeto: O processo de implantação do PAC na história da comunidades.
Descrição: A atuação neste projeto de pesquisa consistiu em atividades de levantamento documental como vídeos, fotogramas e em especial com a metodologia da História Oral - coletando depoimentos dos moradores da favela de Manguinhos situada nos arredoras da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Empodera as Minas
Descrição: O debate em torno das categorias de gênero tem cada vez mais ganhado força e forma dentro da nossa sociedade, tendo em vista a necessidade de institucionalizar essa discussão, o projeto Empodera as Minas visa incorporar e engrossar esta temática na cidade de Patrocínio, alinhando ao que vem sendo discutido em esfera nacional e internacional. Pretendemos trazer ao nosso universo de debate a temática mais ampla que envolve os conceitos de gênero e seus respectivos espaços sociais, assim como os eixos específicos sobre violência de gênero, esteriopagem do corpo femino e a atuação de mulheres na política. Além de fomentar um diálogo profundo sobre gênero este programa visa encorporar e integrar uma série de ações que envolvem esta temática, como grupo de estudos e pesquisa, concursos de fotografias e a construção de atos simbólicos, entre outros, de modo a inserir e expandir nossa rede de diálogos sobre gênero..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
EnCine
Descrição: Promoção da aprendizagem por meio do debate sobre audiovisuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
II Semana da Afroconsciência
Descrição: Realização de eventos em torno da temática étnica racial durante o mês de novembro na cidade de Patrocínio, em Minas Gerais, envolvendo diversas outras instituições da cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Ready to Talk
Descrição: A habilidade de falar outro idioma pode ser rapidamente desenvolvida quando soltamos a língua e começamos a falar o que vem à cabeça sem muita preocupação com a gramática e a forma correta de pronúncia. A proposta deste grupo de conversação em inglês visa construir um espaço de intimidade com esta língua para que seja possibilitado e otimizado o aprendizado. Muitos alunos brasileiros estudam o inglês ao longo de toda sua vida, detendo um bom conhecimento gramatical e vocabular sem, contudo, apresentar boa desenvoltura na hora de falar. Os encontros do ?Ready to talk? visam possibilitar um ambiente que favoreça ao efetivo aprendizado da língua inglesa falada, independente do nivelamento dos participantes, enfocando na capacidade de comunicação e exposição de ideias. O foco ficará muito mais no objeto ou tema sobre o quê se fala do que sobre como se fala, reduzindo a tensão na hora da conversa e demonstrando que todos trazemos, de um modo ou de outro um vocabulário em inglês que nos capacita à fala. É a partir deste espaço de relaxamento e intimidade com a língua inglesa que queremos fazer os participantes se sentirem ?ready to talk?..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Artvistas
Descrição: Grupo de arte e cultura do Instituto Federal do Triângulo Mineiro cujo intenção é constituir espetáculos, musicais e apresentações, desenvolvendo as habilidades de todos e todas envolvidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Psiquiatria.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Políticas Públicas de Saúde e Assistência Psiquiátrica.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Oral.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, Cecilia de M. S.; GALVAO, L. L. C. ; FERREIRA, V. G. P. ; ÁVILA, M. L. de ; OLIVEIRA, C. S. . O que você faz de inovador na escola? :professores e alunos na construção da II Jornada de Práticas Pedagógicas Inovadoras no IFTM em Patrocínio - MG. In: 2º Workshop Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação, 2017, Uberlândia. Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação ANAIS. Uberlandia: Instituto Federal do Triangulo Mineiro, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, Cecilia de M. S.; PEREIRA FILHO, C. H. ; RIBEIRO, Gustavo C. ; SILVA, Larissa de P. ; REIS, Samuel V. R. . Como Flores no Asfalto: Relatório das Atividades de Extensão do Grupo Artvistas no IFTM. In: Congresso de Internacionalização e Educação Profissional e Tecnológica, 2017, Uberaba. Congresso de Internacionalização e Educação Profissional e Tecnológica 2017, 2017.

2.
CUNHA, Cecilia de M. S.. Enfermidade e Catástrofe: questões que envolvem a cidade. In: VI FORUM DE DEBATES POVOS E CULTURAS DAS AMÉRICAS, 2011, Rio de Janeiro. ANAIS DO VI FORUM DE DEBATES POVOS E CULTURAS DAS AMÉRICAS, 2011.

3.
CUNHA, Cecilia de M. S.. 'Dai-me luz, dai-me força, dai-me amor: a prática daimista da União do Vegetal no Cariri cearense. In: XX Encontro Regional dos Estudantes de História do Norte e Nordesta, 2008, João Pessoa - PB. Anais da XX Encontro Regional dos Estudantes de História do Norte e Nordesta, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, Cecilia de M. S.. A normalização da loucura na cidade de Crato, CE (1970). In: XII ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-CE - HISTÓRIA: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS CULTURAIS, 2010, Crato. XII ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-CE - HISTÓRIA: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS CULTURAIS ANAIS, 2010.

2.
CUNHA, Cecilia de M. S.. Por uma cidade sem loucos (Crato - 1970). In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DO CEARÁ, 2010, CRATO. ANAIS DO XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DO CEARÁ, 2010.

3.
CUNHA, Cecilia de M. S.. Da Amazônia à Chapada do Araripe: a trajetória das práticas udevistas na Região do Cariri Cearense. In: XIII Semana de Pedagogia: as múltiplas faces contemporâneas da Pedagogia, 2008, Crato. Anais da XIII Semana de Pedagogia: as múltiplas faces contemporâneas da Pedagogia, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
CUNHA, Cecilia de M. S.. A cultura indígena como contribuidora para a construção da cultura brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CUNHA, Cecilia de M. S.. O papel do professor como mediador da aprendizagem em sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CUNHA, Cecilia de M. S.. História/Patrimônio - Percursos Urbanos: 'Dizem que sou louco...'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
CUNHA, Cecilia de M. S.. Direitos Humanos e o combate à violência de gênero e raça. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CUNHA, Cecilia de M. S.. EducAction. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CUNHA, Cecilia de M. S.. Oficina de Stencil: Antiraciscmo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CUNHA, Cecilia de M. S.. Corta o véu da ignorância: quem nunca sentou para aprender não pode ficar de pé pra ensinar. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CUNHA, Cecilia de M. S.. Educação para as relações Étnico Raciais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CUNHA, Cecilia de M. S.; LIMA, Marcus Vinicius Santana. . Navio Negureiro: a figura do negro no Brasil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CUNHA, Cecilia de M. S.; TAVARES, I. M. . FONTES DOCUMENTAIS NA PESQUISA HISTÓRICA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CUNHA, Cecilia de M. S.. Participação em banca de Maria Eduarda Aparecida de Sousa Lemos. Banca de apresentação oral de estágio. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Médio Integrado em Eletrônica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10ª Olimpíada de História. Não se aplica. 2018. (Olimpíada).

2.
Encontro de Pesquisa & Extensão.Sessão Técnica - Encontro de Pesquisa & Extensão. 2017. (Encontro).

3.
II Semana de Afrosconsciência.Movimentos sociais: Resistência, Resiliência e Representatividade. 2017. (Seminário).

4.
VIII Encontro de Pesquisas de Graduação em História.Saúde. 2012. (Encontro).

5.
1ª Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. 2011. (Outra).

6.
VI Forum de Debates Povos e Culturas das Américas Cidades em debate: Economia - Meio ambiente e Etnicidade.Enfermidade e Catástrofe: questões que envolvem a cidade.. 2011. (Outra).

7.
III Encontro da Rede Iberoamericana em História da Psiquiatria. 2010. (Encontro).

8.
IV Encontro Estadual de História Rio Grande do Norte - Identidades na História.A normalização da loucura na cidade do Crato, CE - (1970). 2010. (Encontro).

9.
XII Encontro Estadual de História do Ceará - História: Políticas Públicas e Práticas Culturais.Por uma cidade sem loucos (Crato - 1970). 2010. (Encontro).

10.
XV SEMANA DE HISTÓRIA - O ENSINO DE HISTÓRIA NA ATUALIDADE: FORMAÇÃO, PRÁTICAS E SABERES. 2009. (Encontro).

11.
XIII SEMANA DE PEDAGOGIA: As múltiplas faces contemporâneas da Pedagodia.DA AMAZÔNIA À CHAPADA DO ARARIPE: TRAJETÓRIA DAS PRÁTICAS UDEVISTAS NA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CUNHA, Cecilia de M. S.. II Semana da Afroconsciência. 2017. (Congresso).

2.
CUNHA, Cecilia de M. S.. Encontro de Pesquisa e Extensão. 2017. (Outro).

3.
CUNHA, Cecilia de M. S.. Abertura da Caixa Preta. 2017. (Outro).

4.
CUNHA, Cecilia de M. S.. Sarau: Descolonizando o Pensamento. 2017. (Outro).

5.
CUNHA, Cecilia de M. S.. XV SEMANA DE HISTÓRIA - O ENSINO DE HISTÓRIA NA ATUALIDADE: FORMAÇÃO, PRÁTICAS E SABERES. 2009. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CUNHA, Cecilia de M. S.. História/Patrimônio - Percursos Urbanos: 'Dizem que sou louco...'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CUNHA, Cecilia de M. S.. EducAction. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CUNHA, Cecilia de M. S.. Direitos Humanos e o combate à violência de gênero e raça. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CUNHA, Cecilia de M. S.. Corta o véu da ignorância: quem nunca sentou para aprender não pode ficar de pé pra ensinar. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CUNHA, Cecilia de M. S.. Educação para as relações Étnico Raciais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Foi monitora da disciplina História do Brasil I do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri, pelo programa de Monitoria Remunerada da URCA, no período de maio a dezembro de 2009.

Foi monitora da disciplina História Econômica Geral, do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri, pelo programa de Monitoria Remunerada da URCA, no período de julho de 2008 a março de 2009.

Realizou catalogação voluntária no Centro de Documentação e Pesquisa Histórica da Universidade Regional do Cariri (2009-2010).

Aprovada em quinto lugar no Concurso Público para Professor Efetivo do Magistério Superior em Teoria e Metodologia da História, Edital nº 002/2013/PROGRAD da Universidade Federal do Acre, em 2013. (Cf. http://www.ufac.br/portal/editais-concursos/prograd/edital-prograd-ndeg-02-2013-concurso-publico-de-provas-e-titulos-para-o-cargo-efetivo-de-professor-da-carreira-do-magisterio-superior/ResultadoFinalcorrigido.pdf acesso 12/01/2015 às 23:34)

Aprovada em terceiro lugar no Concurso Público para Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Edital n° 047/2013 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, em 2014. (Cf. http://prograd.urca.br/concursos/ProfSubstituto/pdf/PS2014-ProfSubstituto-Aprovados-DiarioOficial.pdf , página 06, acesso 12/01/2015 às 23:23)

Aprovada em sexto lugar no Concurso Público para Magistério da Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro. (Cf. http://concurso.ceperj.rj.gov.br/concursos/2013/seeduc2013_1630/docs/Resultado%20Final%20Concurso%2016h%2030h%202014.pdf página 78 acesso 12/01/2015 às 23:41)

Aprovada em quarto lugar no Concurso Público para Professor Substituto da Universidade Regional do Cariri - CE, área de atuação Fundamentos da Didática e do Ensino de História, o Departamento de História, Edital 011/2014 GR. (Cf. http://prograd.urca.br/concursos/ProfSubstituto/pdf/PS2014-ProfSubstituto-Aprovados-DiarioOficial.pdf acesso 12/01/2015 às 23:29)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 9:21:41