Danusa Rodrigues Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8644870003351232
  • Última atualização do currículo em 24/01/2018


Possui graduação em Pedagogia (2004), especialização em Inclusão e Diversidade, extensão em LIBRAS, em Atendimento Educacional Especializada e em Altas Habilidades e Superdotação. Atualmente é professora intérprete de LIBRAS no Colégio Estadual José Lopes, na cidade de Aparecida de Goiânia da Seduce_GO, Professora intérprete de LIBRAS na Escola Municipal Engenheiro Robinho da SME_ Goiânia. Atua também como professora na Faculdade ICG nos cursos de Pós- Graduação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Danusa Rodrigues Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, D. R.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Municipal Engenheiro Robinho, SME.
Rua Bl 1 quadra B- O1 lote área-
Conjunto Baliza
74365540 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 32887395


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2008
Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL : INCLUSÃP E DIVERSIDADE. (Carga Horária: 720h).
FACULDADE PADRAO DE CIENCIAS HUMANAS, F.P.C.H., Brasil.
Título: A LÍNGUA DE SINAIS COMO VIA DE CONSTRUÇÃO PARA UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO EFETIVA NAS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR.
Orientador: WANESSA LANDO.
2001 - 2004
Graduação em PEDAGOGIA.
FACULDADE PADRAO DE CIENCIAS HUMANAS, F.P.C.H., Brasil.
Título: PRÁTICA AVALIATIVA: INFLUÊNCIAS E CONTRADIÇÕES NA AÇÃO DOCENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL SITUADAS EM GOIANIA.
Orientador: CLEVER LUIZ FERNANDES.
1996 - 1999
Curso técnico/profissionalizante em HABILITAÇÃO BÁSICA EM MAGISTÉRIO.
COLEGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS, C.E.D.J.A, Brasil.




Formação Complementar


2017
Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades / Superdotaçãp. (Carga horária: 60h).
Nucleo de altas habilidades/ superdotação, NAAH/S, Brasil.
2017 - 2017
Fundamentos Téoricos em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. (Carga horária: 60h).
Nucleo de altas habilidades/ superdotação, NAAH/S, Brasil.
2016 - 2016
Grupo de Trabalho e Estudo- O professor Intérprete no Contexto Educacional. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação de Goiãnia, SME, Brasil.
2015 - 2015
GTE- o Professor intérprete no contexto educaciona. (Carga horária: 40h).
Centro de Formação dos Profissionais da Educaçã, CMFP, Brasil.
2014 - 2014
Gte - o professor interpret- seg. edição. (Carga horária: 40h).
Centro de Formação dos Profissionais da Educaçã, CMFP, Brasil.
2014 - 2014
alinhamento para atuação dos intérpretes. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Aperfeiçoamento em Atividade física para Pessoa co. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2013 - 2013
GTE- o Professor intérprete no contexto educaciona. (Carga horária: 40h).
Centro de Formação dos Profissionais da Educaçã, CMFP, Brasil.
2012 - 2012
LIBRAS IV. (Carga horária: 50h).
CAS GO, CAS GO, Brasil.
2012 - 2012
Jornada pedagógica -Aprendizagem e Desenvolvimento um Diálogo em rede. (Carga horária: 40h).
SME GoIÂNIA, SME, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especia. (Carga horária: 220h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2011 - 2011
LIBRAS II. (Carga horária: 50h).
CAS GO, CAS GO, Brasil.
2011 - 2011
LIBRAS III. (Carga horária: 50h).
CAS GO, CAS GO, Brasil.
2011 - 2011
Pró- letramento Alfabetização e Linguagem. (Carga horária: 120h).
Centro de Formação dos Profissionaos da Educaçãp - Goiânia, CEFPE- GOIÂNIA, Brasil.
2010 - 2010
Pic Alfabetização e leitura. (Carga horária: 120h).
Centro de Formação dos Profissionais da Educaçã, CMFP, Brasil.
2009 - 2009
cONTADOR DE hISTÓRIAS. (Carga horária: 40h).
Faculdade de tecnologia de Palmas, FTP, Brasil.
2009 - 2009
Deficiência Mental no Contexto da Educação Inclusi. (Carga horária: 180h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2007 - 2007
Libras I. (Carga horária: 40h).
Centro de Capacitação de profissionais da Educação e de Atendimento as pess, CAS- GO, Brasil.
2007 - 2007
CERTIFICADO DE PROEFICIÊNCIA EM LIBRAS.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2006 - 2006
EDUCAÇÃO ESPECIAL ESTIMULAÇAO PRECOCE. (Carga horária: 80h).
INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL, IBEG, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em CICLO DE OFICINAS. (Carga horária: 90h).
FACULDADE PADRAO DE CIENCIAS HUMANAS, F.P.C.H., Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em CONSTRUINDO UM AMBIENTE ALFABETIZADOR. (Carga horária: 70h).
FACULDADE PADRAO DE CIENCIAS HUMANAS, F.P.C.H., Brasil.


Atuação Profissional



SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - GOIÂNIA, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: P-II, Carga horária: 30


SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO, S.E.E, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR P IV, Carga horária: 30
Outras informações
Professora intérprete.


SECRETARIA MUNIPAL DE EDUCAÇÃO DE APARECIDA DE GOIANIA, S.M.E., Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO P-I ESPECIAL, Carga horária: 30


Instituto Consciência, IC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR
Outras informações
Professora da disciplina de Inclusão , Educação Especial e AEE: Novos Paradigmas nas Pós- Graduações de LIBRAS, Educação Infantil, Atendimento Educacional Especializado, Neuropedagogia e Psicomotricidade, e MBA em Gestão Educacional. Professora orientadora dos cursos de Atendimento Educacional Especializado e LIBRAS



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Outros
Compreende Bem, Fala Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, D. R.. Relatos de uma surda oralizada2017. In: Trabalhos completos. Volume 1, Ano 1, Seminário Científico da Educação da Faculdade Nossa Senhora Aparecida. 2017. ISSN: 2526-7140., 2017, Aparecida de Goiânia. Trabalhos completos. Volume 1, Ano 1, Seminário Científico da Educação da Faculdade Nossa Senhora Aparecida. 2017. ISSN: 2526-7140., 2017. v. I. p. 286-298.

2.
PEREIRA, D. R.; CARDOSO, E. M. J. . Relato de experiência da aplicação do Instrumento de avaliação em Língua de Sinais. In: Seminário Científico de educação, 2016, Aparecida de Goiãnia. O fazer pedagógico em Diferentes perspectivas. Goiânia: Akademos, 2016. v. I. p. 9-269.

3.
PEREIRA, D. R.; Ereni Araujo . Ações para Sensibilização do corpo docente e discente no Colégio EStadula Prof. José Lopes Rodrigues nos anos de 2013 / 2015 para a construçãode uma cultura escolar inclusiva.. In: I Seminário Científico da Educação da Faculdade Nosa Senhora Aparecida - Fanap, 2016, Aparecida de Goiânia. O fazer pedagógico em Diferentes Perspectivas. Goiânia: Akademos, 2016. p. 9-269.

4.
PEREIRA, D. R.; CARDOSO, E. M. J. ; IraciBalbina Gonçalves SilvaSILVA, I. G. . O Empoderamento da mulher nas Instituições de educação Profissional em Goiás. In: I Seminário Científico da Faculdade Nossa Senhora Aparecida, 2016, Aparecida de Goiânia. O fazer Pedagógico em diferenres perspectivas. Goiânia: Akademus, 2016. v. I. p. 9-275.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, D. R.; Ereni Araujo . AÇÕES PARA SENSIBILIZAÇÃO DO GRUPO DISCENTE E DOCENTE NO COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ LOPES RODRIGUES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA ESOLAR INCLUSIVA-2013/2015. In: VI Simpósio de Educação Inclusiva CEPAE/CONPEX/UFG, 2016, Goiânia. VI Simpósio de Educação Inclusiva _Educando na Diversidade, 2016.

2.
PEREIRA, D. R.; CARDOSO, E. M. J. . RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EM LÍNGUA DE SINAIS. In: VI Simpósio de Educação Inclusiva - CEPAE /UFG, 2016, GOIânia. VI Simpósio de Educação Inclusiva- Educando para Diversidade, 2016.

3.
PEREIRA, D. R.. Ações para sensibilização do grupo discente e docente no Colégio Estadual José Lopes Rodrigues para a construção de uma cultura escolar inclusiva -2013/2015. In: I Congresso de pesquisadores em educação , Saúde e Inclusão do Estado de Goiás e II Simpósio Educacional Hospitalar e domiciliar, 2015, Goiânia. I Congresso de pesquisadores em educação , Saúde e Inclusão do Estado de Goiás e II Simpósio Educacional Hospitalar e domicilia, 2015. v. I.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, D. R.; CARDOSO, E. M. J. . O Empoderamento da Mulher nas Instituições de Educação Profissional em Goiàs. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEREIRA, D. R.. O atendimento Educacional Especial em Relaçao a Criança Surda: Aquisição do Português como Segunda Língua. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, D. R.. Relatos de uma surda oralizada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PEREIRA, D. R.. AÇões para sensibilizaçãodo grupo discente e docente no Colégio Estadual professor José Lopes rodrigues para a construção de uma cultura escolar inclusiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA, D. R.; CARDOSO, E. M. J. . Relato de Experiência da Aplicação dos Instrumentos de Avaliação da Língua de Sinais 2016 (Pôster).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PEREIRA, D. R.; Sandra Isabel ChavesCHAVES, S. I.. Participação em banca de Maria A.P.R. dos Reis;Raquel de L. Silva; Rita de CássiaM.G.. Transtorno de Espectro Autista (TEA) - Abordagem sobre inclusão escolar e Atendimento Educaconal especializado. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado-) - Instituto Consciência.

2.
PEREIRA, D. R.; Sandra Isabel ChavesCHAVES, S. I.. Participação em banca de Iris C.D.dos S. Ribeiro;Kamylla M. Borges dos Santos;Paula C. A Contribuição do Atendimento Educacional Especializado na Aprendizagem da criança com Síndrome de Down. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado-) - Instituto Consciência.

3.
PEREIRA, D. R.; Sandra Isabel ChavesCHAVES, S. I.. Participação em banca de Jhennifer Araújo;Ana Claudia Roriz;gihane Celina. Plano de Atendimento Educacional para Síndrome de Asperger. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação especial Na Perspectiva do AEE) - Faculdades Delta/ ICG- Go.

4.
PEREIRA, D. R.; Sandra Isabel ChavesCHAVES, S. I.. Participação em banca de Wanessa Mota ; Adélia Flores. Plano de Atendimento Educacional para aluno cego. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação especial Na Perspectiva do AEE) - Faculdades Delta/ ICG- Go.

5.
PEREIRA, D. R.; Sandra Isabel ChavesCHAVES, S. I.. Participação em banca de Andreia Borges;Reila Ferreira; Marcia Sousa. A Educação Especial e o atendimento educacional para o surdo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação especial Na Perspectiva do AEE) - Faculdades Delta/ ICG- Go.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PEREIRA, D. R.; ETERNO, V.; Valéria Galdino. Banca de Avaliação de Professores Intérpretes e Professores de LIBRAS surdos para atuarem nas Instituições Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. 2016. Secretaria Municipal de Educação de Goiãnia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Seminário Multidisciplinar de Educação Mudanças que estão transformando o Ensino e a Aprendizagem. 2016. (Seminário).

2.
XVII DE Letras e na X jornada Coralineana Campus Cora Coralina UEG.O atendimento Educacional Especializado em relação a crianca surda: Aquisiçaõ do Português como segunda Língua. 2016. (Encontro).

3.
XVII Encontro de Letras e X Jornada Coralineana Campus Cora Coralina UEG.Relatos de uma Surda Oralizada. 2016. (Encontro).

4.
1° Congresso de Pesquisadores em Educação, Saúde e inclusão do estado de Go. Comunicação oral- Ações para sensibilização do grupo discente e docente no Colégio Estadual José Lopes Rodrigues para a construção de uma cultura escolar inclusiva- 2013/2015. 2015. (Congresso).

5.
ENEL. 2011. (Encontro).

6.
CONFERENCIA DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. 2007. (Outra).

7.
ENCONTRO MUNICIPAL DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. 2007. (Encontro).

8.
CONGRESSO PENSAR. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Talone,Luciana.Costa,Estela do Lago Machado. Proposição de um caso: Deficiência Intelectual na Perspectiva do AEE. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu Em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Faculdade ICG. Orientador: Danusa Rodrigues Pereira.

2.
Moldero,Nelzeli De Marins Coelho. Dupla excepcionalidade na escola: Identificação e possibilidade de Intervenção.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu Em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Faculdade ICG. Orientador: Danusa Rodrigues Pereira.

3.
Costa,Gelcely Guimaraes de Oliveir;, Araújo,Lara Luiza. Plano de Atendimento Especializado: Síndrome De Asperger. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu Em Educação Especial na Perspectiva do AEE) - Faculdade ICG. Orientador: Danusa Rodrigues Pereira.

4.
Aline Teodoro / Hellen Glaucia / Gisselly adriane. Atendimento Educacional Especializado:Surdez e estimulação precoce. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado-) - Faculdade ICG. Orientador: Danusa Rodrigues Pereira.

5.
Eurilene Magalhães/ Chintia Alves/Sandra Gonçalves. Surdez e Língua de Sinais: Plano de AEE. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado-) - Faculdade ICG. Orientador: Danusa Rodrigues Pereira.

6.
Giselle S. da silva/ Cecília F. G. Cardoso/ Luciane Machado. Educação Especial e atendimento educacional a pessoa com surdez.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado-) - Faculdade ICG. Orientador: Danusa Rodrigues Pereira.

7.
Rodrigo Favoretto;Sandra Rodrigues;Leticia Pinheiro. Estudos sobre TEA- Transtorno do Espectro Autista: Planos de AEE. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado-) - Faculdade ICG. Orientador: Danusa Rodrigues Pereira.

8.
Lívea cavalcanti; Lilian Laureano;Marta Marciana. Altas Habilidades: Plano de Atendimento Educacional Especializado. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado-) - Faculdade ICG. Orientador: Danusa Rodrigues Pereira.

9.
Aline Brandão ;Amanda Luzia e Raquel Pereira. A Inclusão e o atendimento educacional para a Deficiência Intelectual. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação especial Na Perspectiva do AEE) - Faculdade ICG. Orientador: Danusa Rodrigues Pereira.

10.
Milene Galvão; Denise Moura; Cristiano Gomes. O Atendimento Educacional da criança surda: Aquisição do Português como segunda língua. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação especial Na Perspectiva do AEE) - Faculdade ICG. Orientador: Danusa Rodrigues Pereira.

11.
Herla Cristina; Jordane Liando ; Raquel alves. Deficiência auditiva; um estudo de caso. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação especial Na Perspectiva do AEE) - Faculdade ICG. Orientador: Danusa Rodrigues Pereira.

12.
Cleusa Souza;Laura Caruliny; Cristiane Jorge;Maria Ilaria. Educação Especial na perspectiva do AEE. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação especial Na Perspectiva do AEE) - Faculdade ICG. Orientador: Danusa Rodrigues Pereira.



Outras informações relevantes


PROEFICIÊNCIA PARA TRADUÇÃO E iNTERPRETAÇÃO DA LIBRAS/ LINGUA PORTUGUESA/ LIBRAS. CERTIFICAÇÃO DE PROEFICIENCIA RECONHECIDA PELA PORTARIA NORMATIVA N. 29 DE 20/07/2007 DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO , EM CONFORMIDADE COM A LEI N. 10.436 DE 24/04/2002, REGULAMENTADA PELO DECRETO5.626 DE 22/12/2005



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 9:46:11