Martha Santana Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8417307797048942
  • Última atualização do currículo em 11/11/2018


Possui graduação em Engenharia Civil pela UCSAL- Universidade Católica do Salvador (1986). Tendo apresentado defesa do trabalho de dissertação de Mestrado em Programa de Desenvolvimento Regional e Urbano PPDRU na UNIFACS- Universidade Salvador,em Abril de 2018,aguardando homologação .Tem pós-graduação em Gestão Ambiental (2006) pela Universidade Gama Filho (UGF).Atualmente orientando estudantes de Engenharia, na ENGETOP,na área de avaliações e pericia técnica para elaboração de Laudos a partir de diagnósticos dos problemas estruturais e das patologias encontrados.Na área de Educação, Pesquisa, e Formação Técnica, com experiência como Professora no Departamento de Engenharia Civil e TI, durante o ano de 2014, lecionando disciplina na graduação, orientando trabalhos para conclusão de curso de Engenharia Civil /TCC de 8 alunos,participação em bancas, também como professora convidada, participação em bancas na avaliação de TCC de 6 alunos em 2014,na UNIFACS-Universidade Salvador Rede Laureate International University. Experiência Internacional em Angola, Africa- por todo o ano de 2009, no Instituto Politécnico de Cacuaco, como Capacitadora em Praticas Oficinais e Controle de Qualidade ,em Luanda.Lecionou como professora substituta no Departamento de Tecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana(UEFS) ano de 2008.Aprovada em 4 disciplinas como Aluna Especial do Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana na Universidade Federal da Bahia,2006 e 2008.Contrato REDA 2004 a 2008,com Secretaria de Educação do Estado da Bahia para lecionar em Escola Estadual Luís Pinto de Carvalho,no ensino médio / profissionalizante. Coordenando cursos profissionalizantes para Construção Civil no Cetec (Centro Tecnológico de Construção) no SENAI/Bahia, no ano de 1995. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Martha Santana Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, M. S.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Desenvolvimento Regional e Urbano.
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Título: Identificação de áreas em Salvador suscetíveis a movimentos de massa: com o uso do SIG,Orientador: Renato Barbosa Reis.
Coorientador: Noelio Spinola.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
2004 - 2006
Especialização em Gestão Ambiental. (Carga Horária: 360h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: Expansão da cultura de soja no oeste bahiano e seus impactos.
Orientador: Prof. Dr. Judicael Clevário.
1980 - 1986
Graduação em Engenharia Civil.
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.




Formação Complementar


2013
Extensão universitária em Mestrado.
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
2016 - 2016
Congresso Desenvolvimento Regional e pobreza. (Carga horária: 10h).
Instituto de Pesquisas Aplicadas da UNIFACS, IPA-BA, Brasil.
2016 - 2016
Seminario: Dialogando com Salvador PDDU. (Carga horária: 5h).
Instituto de Pesquisas Aplicadas da UNIFACS, IPA-BA, Brasil.
2010 - 2010
Formação docente em Ciencia, tecnologia e Sociedade. (Carga horária: 25h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2006 - 2008
Extensão universitária em mestrado.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora em Desenvolvimento, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa da outorgante FAPESB, pedido no 6308/2016 , vigência 20 meses, de 01/8/2016 a 31/3/2018, modalidade Mestrado cotas. Orientador Prof. Dr. Renato Barbosa Reis Titulo: Identificação de áreas susceptíveis a deslizamento de terras auxiliadas por ferramentas de geoprocessamento na cidade do Salvador


Universidade Salvador Rede Laureate International University, UNIFACS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60
Outras informações
Orientando 8 alunos nos trabalhos finais de curso TCC: Construções Sustentáveis no Contexto Sócio Econômico Brasileiro Gerenciamento de Resíduos Sólidos Classe A Construção Civil, Estudo de Caso Empreendimento Pituba Bella Vista. Pavimento Inter travado uma alternativa sustentável Gestão de resíduos sólidos classe A no empreendimento localizado na Av Luis Viana Filho.


Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: REDA, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
SOCIEDADE DE RISCO E O PROCESSO DE OCUPAÇÃO SUBNORMAL EM SALVADOR/ BAHIA.
Descrição: Analisar o fenômeno das ocupações subnormais na cidade do Salvador/BA e suas consequências para a gestão do território, sob a ótica da sociedade de risco..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Martha Santana Martins - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.
2.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: GESTÃO AMBIENTAL.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2008
Seleção para professor Substitiuto, UEFS.
2004
Seleção da educação Basica, Colegio Estadual Luiz Pinto de Carvalho - REDA.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
FAVERO, C. B. ; SARTORI, A. A. C. ; GUERREIRO, S. F. ; RUIZ, V. M. ; KASPARY, R. M. ; MARTINS, M. S. . Aplicações e Princípios do Sensoriamento Remoto. 2. ed. Parana: Atena, 2018. v. 2. 283p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARTINS, M. S.. Risco na ocupação de encostas -estudo de caso da comunidade do Alto do Bom Viver em Salvador, Bahia. Revista Politécnica 24E, Bahia, p. 1 - 43, 09 jul. 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUERREIRO,S. F. ; KASPARY, R. M. ; SARTORI, A. A. C. ; DALLAMICO, U. ; MARTINS, M. S. . Analise de Inserção de Geotecnologias para valoração dos serviços ambientais florestais e a integração com o mecanismo de desenvolvimento limpo para uma economia sustentável. In: IV Simpósio Brasileiro de Geomática- SBG 2017; II Jornadas Lusófonas -Ciências e Tecnologia, 2017, Presidente Prudente. Anais do IV SBG- Simpósio Brasileiro de Geomática e II ornada Lusófona sobre. Presidente Prudente/SP: IV SBG e II ornadas Lusófonas (CTIG), 2017. p. 200-207.

2.
MARTINS, M. S.; GUERREIRO,S. F. . POLUIÇÃO HÍDRICA NA RIBEIRA UM ESTUDO SOBRE A QUALIDADE DAS ÁGUAS. In: IV SEMANA DE ENGENHARIA,ARQUITETURA,PUBLICIDADE, 2017, Feira de Santana. POLUIÇÃO HÍDRICA NA RIBEIRA UM ESTUDO SOBRE A QUALIDADE DAS ÁGUAS, 2017.

3.
MARTINS, M. S.; KASPARY, R. M. ; GUERREIRO,S. F. . ANÁLISE COMPARATIVA DA POBREZA E DESIGUALDADE DE RENDA EM SALVADOR. In: SEMANA DE ANALISE REGIONAL E URBANA, 2017, SALVADOR. ANÁLISE COMPARATIVA DA POBREZA E DESIGUALDADE DE RENDA EM SALVADOR, 2017.

4.
MARTINS, M. S.; GUERREIRO,S. F. ; KASPARY, R. M. . Proposta de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil para obra de Requalificação da comunidade de Bananeiras. In: III WORKSHOP INTEGRAÇÃO DE SABERES AMBIENTAIS, 2017, Sorocaba /SP. Proposta de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil para obra de Requalificação da comunidade de Bananeiras, 2017.

5.
MARTINS, M. S.; SPINOLA, N. D. . A Influência portuguesa na arquitetura de Salvador de ocupação em área de colina. In: 24th APDR CONGRESS Intellectual Capital and Regional Development: New Landscapes and Callenges for space planning, 2017, Covilhã. A Influência portuguesa na arquitetura de Salvador de ocupação em área de colina, 2017.

6.
MARTINS, M. S.. Risco na ocupação de encosta.Estudo de caso da comunidade do Alto do Bom Viver. In: XIII Semana de Analise Regional e Urbana, 2016, Salvador. Artigo Cientifico, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, M. S.; KASPARY, R. M. ; GUERREIRO,S. F. . ÁREAS DE RISCO E CONSEQUÊNCIAS DAS OCUPAÇÕES SUBNORMAIS NAS ENCOSTAS DA CIDADE DE SALVADOR NA BAHIA: ESTUDO DE CASO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MARTINS, M. S.; GUERREIRO, S. F. . PROPOSTA DE GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL PARA A OBRA DE ESGOTAMENTO SANITARIO E DRENAGEM DA AREA DA BASE AEREA EM SALVADOR/BA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MARTINS, M. S.; LEAO, M. F. . Risk, society and the process of subnormal occupation in Salvador - Bahia- Case study. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MARTINS, M. S.; GUERREIRO,S. F. . POLUIÇÃO HÍDRICA NA RIBEIRA UM ESTUDO SOBRE A QUALIDADE DAS ÁGUAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MARTINS, M. S.; KASPARY, R. M. ; GUERREIRO,S. F. . ANÁLISE COMPARATIVA DA POBREZA E DESIGUALDADE DE RENDA EM SALVADOR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MARTINS, M. S.; SILVA, R. L. ; MEIRELLES, A. E. F. . Projeto Cidades Internas -Estudo sobre bairro da Ribeira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
MARTINS, M. S.. Confecção de Fascículos e Realização de Experimentos de Construção Civil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
MARTINS, M. S.. Risco na Ocupação em Encostas -Estudo de Caso Comunidade Alto do Bom Viver em Salvador Bahia. Salvador: Instituto Politécnico da Bahia, 2017 (Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MARTINS, M. S.. Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil da área de Base Aérea. 2018.

2.
MARTINS, M. S.. Plano de Gerenciamento de Resíduo de Construção Civil para comunidade Bananeiras. 2016.

3.
MARTINS, M. S.. Planos de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil. 2014.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Geohazard risk reduction in unaplanned urban areas.Risk, society and the process of subnormal occupation in Salvador - Bahia- Case study. 2018. (Seminário).

2.
III Congresso de Pesquisas Ambientais. ÁREAS DE RISCO E CONSEQUÊNCIAS DAS OCUPAÇÕES SUBNORMAIS NAS ENCOSTAS DA CIDADE DE SALVADOR NA BAHIA: ESTUDO DE CASO. 2018. (Congresso).

3.
V Semana de Engenharia.PROPOSTA DE GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL PARA A OBRA DE ESGOTAMENTO SANITARIO E DRENAGEM DA AREA DA BASE AEREA EM SALVADOR/BA. 2018. (Seminário).

4.
24th APDR CONGRESS. A INFLUÊNCIA PORTUGUESA NA ARQUITETURA DE SALVADOR DE OCUPAÇÃO EM ÁREA DE COLINA. 2017. (Congresso).

5.
III WORKSHOP INTEGRAÇÃO DE SABERES AMBIENTAIS.PROPOSTA DE GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL PARA A OBRA DE REQUALIFICAÇÃO DA COMUNIDADE DE BANANEIRAS. 2017. (Seminário).

6.
II Jornadas Lusófona - Ciência e Tecnologias de Informação.Analise de Inserção de Geotecnologias para valoração dos serviços ambientais florestais e a integração com o mecanismo de desenvolvimento limpo para uma economia sustentável. 2017. (Simpósio).

7.
IV SEMANA DE ENGENHARIA, ARQUITETURA, PUBLICIDADE E PROPAGANDA.POLUIÇÃO HÍDRICA NA RIBEIRA UM ESTUDO SOBRE A QUALIDADE DAS ÁGUAS. 2017. (Seminário).

8.
Semana de Analise Regional e Urbana.O ESPAÇO EDUCACIONAL DO SENAI CIMATEC EM SALVADOR COMO FORMA DE (RE)CONSTRUÇÃO DO SUJEITO IMPLICADO. 2017. (Seminário).

9.
Semana de Analise Regional e Urbana.ANÁLISE COMPARATIVA DA POBREZA E DESIGUALDADE DE RENDA EM SALVADOR. 2017. (Seminário).

10.
" Dialogando com Salvador". 2016. (Seminário).

11.
Cidades Internas apresentação dos bairros de Mata Escura,Cajazeiras IX eXI,Liberdade e Curuzu. 2016. (Seminário).

12.
Combate a pobreza. Manifesto pela erradicação da pobreza. 2016. (Congresso).

13.
Precarização das formas de vida.Precarização do trabalho na RMS. 2016. (Seminário).

14.
CONMAS- Concresso de Meio Ambiente e Sustentabilidade. 2015. (Seminário).

15.
O que é desastre natural. 2015. (Seminário).

16.
Parametros acusticos de Normas de desempenho. 2015. (Seminário).

17.
Patologias decorrentes de falhas na impermeabilização.Patologias decorrentes de falhas na impermeabilização. 2015. (Seminário).

18.
Patologias decorrentes de falhas na Impermeabilização. 2015. (Seminário).

19.
Tecnologia e Construção. 2015. (Seminário).

20.
Viabilidade economica da concepção ao pos uso do Aço. 2015. (Seminário).

21.
Desafio da Implementação da Politica estadual de Residuos Solidos. 2014. (Seminário).

22.
Futuro das cidades. 2014. (Seminário).

23.
Mesa Redonda : Os desafios da Implementação da Politica Estadual de Residuos Sólidos.Mesa Redonda : Os desafios da Implementação da Politica Estadual de Residuos Sólidos. 2014. (Encontro).

24.
IV Evento FIEB de Meio Ambiente. 2013. (Seminário).

25.
Palestra Colapso Progressivo. 2013. (Outra).

26.
Semianrio de Residuos Solidos. 2013. (Seminário).

27.
Seminário de Residuos Sólidos :Reciclando Idéias.Seminário de Residuos Sólidos : Reciclando Idéias. 2013. (Seminário).

28.
SPDA. 2013. (Outra).

29.
Eficiencia e sustentabilidade na Arquitetura. 2012. (Seminário).

30.
Palestra Luz Natural ,Eficiência Energética e Sustentabilidade na Arquitetura. 2012. (Exposição).

31.
Construções Sustentáveis. 2011. (Outra).

32.
Paestra: captação sobre Agua de Chuva. 2011. (Outra).

33.
GeoSinteticos. 2010. (Outra).

34.
VII congresso Estadual da area Tecnologica. 2010. (Congresso).

35.
I Encontro de Transferência Tecnológica dos Institutos Médios Politécnicos e Agrários.Construções Sustentaveis. 2009. (Seminário).

36.
VI Congresso Estadual de Profissionais da area tecnologica. 2007. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARTINS, M. S.. Risco na ocupação de encostas -estudo de caso da comunidade do Alto do Bom Viver em Salvador, Bahia. Revista Politécnica 24E, Bahia, p. 1 - 43, 09 jul. 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, M. S.. Confecção de Fascículos e Realização de Experimentos de Construção Civil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MARTINS, M. S.; SILVA, R. L. ; MEIRELLES, A. E. F. . Projeto Cidades Internas -Estudo sobre bairro da Ribeira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MARTINS, M. S.; GUERREIRO,S. F. . POLUIÇÃO HÍDRICA NA RIBEIRA UM ESTUDO SOBRE A QUALIDADE DAS ÁGUAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MARTINS, M. S.; KASPARY, R. M. ; GUERREIRO,S. F. . ANÁLISE COMPARATIVA DA POBREZA E DESIGUALDADE DE RENDA EM SALVADOR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MARTINS, M. S.; KASPARY, R. M. ; GUERREIRO,S. F. . ÁREAS DE RISCO E CONSEQUÊNCIAS DAS OCUPAÇÕES SUBNORMAIS NAS ENCOSTAS DA CIDADE DE SALVADOR NA BAHIA: ESTUDO DE CASO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MARTINS, M. S.; GUERREIRO, S. F. . PROPOSTA DE GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL PARA A OBRA DE ESGOTAMENTO SANITARIO E DRENAGEM DA AREA DA BASE AEREA EM SALVADOR/BA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
MARTINS, M. S.; LEAO, M. F. . Risk, society and the process of subnormal occupation in Salvador - Bahia- Case study. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Outras informações relevantes


Resumo:Experiência em docência : 04 anos ensino médio(SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 2004-2008),02 anos em universidade(UEFS em 2008 e UNIFACS 2014), 01 ano ensino nível técnico(IMPC)em 2009 e 01 ano experiência em coordenação nível técnico no SENAI/CETEC -BA,1995.

Na área ambiental-Gestora Ambiental:Companhia do Desenvolvimento do Estado da Bahia(CONDER) de 2010 a 2014,realizando Licenciamento Ambiental para obras do PAC I e II,Elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos(PGRS) e Planos de Gerenciamento de Construção Civil(PGRCC),acompanhamento ao atendimento de condicionantes para licença ambiental para obras. Elaboração e acompanhamento de documentos para licença ambiental das obras:atestados de viabilidades nos órgãos EMBASA,COELBA e LIMPURB. 
Engenheira Civil - Elaboração de Laudos Técnicos de avaliações e pericias 2015-2018.Elaboração de Cronogramas Físico-Financeiros,Relatórios Fotográficos,Fiscalização de obras de recursos municipais para reforma de escola em Mata de São João,fiscalização de obras de recursos estaduais e federais de Requalificação Urbana(Mercado de Paripe e Praça de Irmã Dulce);Análise, Elaboração de Projetos Complementares de Equipamentos Urbanos (Praça da Juventude em Eunápolis, Simões Filho,Lauro de Freitas e Salvador), Elaboração de: Projetos Complementares,Memorial Descritivo e de Planilha Orçamentária paro o Centro Comercial de Vitória da Conquista.(2010-2014)Gerenciamento de obra para Lojas Americanas S.A em Salvador Norte Shopping/Salvador(2010).Execução de 2a ampliação da CHESF em Santo Antonio de Jesus/Ba, parte civil (2007).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 13:28:39