Rodrigo Flávio Saturnino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2942409284097439
  • Última atualização do currículo em 06/03/2017


Doutor em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, mestre em Comunicação e Cultura pela Faculdade de Letras da mesma Universidade e licenciado em Comunicação Social (Jornalismo) pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH, Brasil). Especialista em social media, sociologia digital e investigador colaborador no Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais da Universidade Aberta desde 2009 (CEMRI-UAB), onde trabalhou durante três anos como professor no sistema de E-learning. Atualmente colabora com a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) como analista de media Seus principais interesses de pesquisa são os estudos sobre a internet, a economia da partilha e os estilos de vida digital. É autor dos livros: ?A construção do imaginário social dos imigrantes brasileiros em Portugal nas redes sociais da internet? (2016) publicado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.) e ?A Política dos Piratas: informação, culturas digitais e identidades políticas?, publicado pela Livros Labcom. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Flávio Saturnino
Nome em citações bibliográficas
SATURNINO, R.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de L.
Avenida Professor Aníbal de Bettencourt, 9
1600-189 - Lisboa, - Portugal
Telefone: (351) 21780470
Fax: (351) 21794027
URL da Homepage: http://www.ics.ul.pt


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2015
Doutorado em Sociologia.
Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa, ICS, Portugal.
Título: A política dos piratas. Informação, culturas digitais e identidades políticas., Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Dr. José Luis Garcia.
Bolsista do(a): Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT, Portugal.
Palavras-chave: Sociedade Digital; Internet; Política; Pirataria; Identidades.
2007 - 2009
Mestrado em Comunicação e Cultura.
Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
Título: A construção do imaginário social dos imigrantes brasileiros em Portugal nas Redes Sociais da Internet: o caso do Orkut,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Dr. Bernd Sieberg.
2003 - 2006
Graduação em Comunicação Social.
Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.
Título: Webjornalismo na Blogosfera: Os blogs como fonte de informação jornalística ? estudo de caso de quatro blogs brasileiros.
Orientador: Dr. Luiz Ademir de Oliveira.




Atuação Profissional



Instituto do Envelhecimento - ICS-ULisboa, ICS-ULISBOA, Portugal.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante


Universidade Aberta, UAB, Portugal.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor - Antropologia Geral
Outras informações
Tutoria da disciplina Antropologia Geral I, do curso de Ciências Sociais da Universidade Aberta, no modelo de e-learning.


Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, CEMRI - UAB, Portugal.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Investigador, Enquadramento Funcional: Investigador



Projetos de pesquisa


2016 - 2016
Projeto
Descrição: Projeto "Envelhecimento e Mass Media: Representações sobre o envelhecimento e a velhice nos conteúdos informativos na televisão e imprensa escrita". Instituto do Envelhecimento do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Rodrigo Flávio Saturnino - Integrante / Pedro Alcântara da Silva - Coordenador.
2011 - 2012
Cedipp - Centro de Comunicação Digital e Pesquisa Partilhada
Descrição: O grupo propõe pesquisa em duas linhas de abordagem: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM HIPERMÍDIA A presente linha de pesquisa objetiva investigar a relação entre a linguagem hipermidiática e a produção do conhecimento científico, explorando possibilidades alternativas à renovação estratégico-metodológica para a produção do conhecimento. O escopo é propor experimentações em linguagem hipermidiática, bem como destacar caminhos em comum entre áreas do conhecimento como a Filosofia, a História da Cultura, a Semiótica, a Psicanálise e a Antropologia Visual. A linha detém uma característica metalingüística, ou seja, a partir da construção de uma hipermídia analisar-se-á a própria linguagem hipermidiática como uma opção à produção do conhecimento científico. O diálogo com áreas parceiras da Comunicação deve-se ao fato, destas regionalidades científicas, estarem desenvolvendo experiências valiosas com a expressividade estética do conhecimento. PRODUÇÃO PARTILHADA DO CONHECIMENTO A linha de pesquisa é uma iniciativa interdisciplinar de investigadores e professores universitários brasileiros e estrangeiros, que pesquisam em parceria com comunidades afro-descendentes, indígenas e urbanas. O objetivo é estreitar relações científicas, comunitárias, culturais e educacionais no interior de propostas que inovem e desenvolvam novas maneiras de produção do conhecimento. Situa-se no âmbito da comunicação, da antropologia visual, da semiótica e da história da cultura e privilegia o desenvolvimento intensivo da produção de produtos midiáticos e interativos, no sentido que se transformem em valores culturais, educacionais e informativos, tanto direcionados ao cotidiano das comunidades quanto ao das universidades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Ítaca Project
Descrição: Bases de Dados Imagens e Sonoridades das Migrações Este projecto visa a recolha, organização e a disponibilização online de informação fílmica, sonora e documental sobre as migrações em Portugal e na diáspora. A base de dados pretende articular e potenciar conteúdos em linguagens e suportes diversificados como importantes fontes de conhecimento e a sua utilização em contextos educativos, científicos, ou de actividades de dinamização cultural, social e cívica. O dispositivo e disponibilização de uma grelha de leitura e análise de filmes elaborada de forma interactiva têm como objectivos facilitar a aquisição de competências de utilização da informação bem como promover a construção colaborativa de conhecimento por um universo alargado de utilizadores. Explorar a Base de Dados Interculturalidade Afro-Atlântica Um pouco por toda a América Latina se constata a existência de práticas sociais e rituais referenciadas à cultura bantu de origem africana. Esta remete igualmente para cultura europeia e a influência cristã e historicamente, para a expansão europeia e a deslocação massiva mão-de-obra africana para as Américas. Procuramos neste projecto ver as continuidades e de descontinuidades destas práticas e a suas reconfigurações nos processos coloniais diferenciados (espanhol e português), procuramos também ver nos rituais processo de identidade e de resistência no contexto colonial e na passagem às independências e os projectos de criação de novas identidades nas sociedades actuais. Na fase actual do projecto pretende-se divulgar e actualizar a produção escrita e audiovisual realizada e proceder à montagem, produção teórica, organização de base de dados da informação recolhida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2014
Itaca Project
Descrição: Este projecto visa a recolha, organização e a disponibilização online de informação fílmica, sonora e documental sobre as migrações em Portugal e na diáspora. A base de dados pretende articular e potenciar conteúdos em linguagens e suportes diversificados como importantes fontes de conhecimento e a sua utilização em contextos educativos, científicos, ou de actividades de dinamização cultural, social e cívica. O dispositivo e disponibilização de uma grelha de leitura e análise de filmes elaborada de forma interactiva têm como objectivos facilitar a aquisição de competências de utilização da informação bem como promover a construção colaborativa de conhecimento por um universo alargado de utilizadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Revista (In)visível


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SATURNINO, R.2016SATURNINO, R.. Ser político e pirata: a invenção de uma identidade transnacional. CRÍTICA E SOCIEDADE: revista de cultura política, v. 5, p. 215-236, 2016.

2.
SATURNINO, R.2016SATURNINO, R.. Cagé, Julia (2016). Salvar os media: Capitalismo, financiamento participativo e democracia. Temas e Debates. Lisboa: Círculo de Leitores, (165 páginas). ISBN: 978-989-644-390-0 ». Revista Comunicação Pública, v. 11, p. 1, 2016.

3.
SATURNINO, R.2015SATURNINO, R.. As Novas Identidades Políticas da Sociedade Digital. Novos Olhares (USP), v. 4, p. 117-134, 2015.

4.
MARTINS, R.2015MARTINS, R. ; HOLLANDA, H. B. ; SATURNINO, R. . Alargar a visão, de figurantes à protagonistas da ação: notas introdutórias. Novos Olhares (USP), v. 4, p. 9-15, 2015.

5.
SATURNINO, R.2015SATURNINO, R.. Rosa, António Machuco (2015). Do copyright às marcas registadas: história e fundamentos da propriedade intelectual.. Revista Comunicação Pública, v. 19, p. 1-5, 2015.

6.
SATURNINO, R.2015SATURNINO, R.. A emergência dos piratas nas redes do capitalismo informacional. Contracampo, v. 33, p. 63-85, 2015.

7.
SATURNINO, R.2014SATURNINO, R.. A retórica da ilusão: Esboços da Cibernética no rastro da Sociedade da Informação. Redes.com (Sevilla), v. 10, p. 327-359, 2014.

8.
SATURNINO, R.2014SATURNINO, R.; RIBEIRO, J. S. . Dispnéia Urbana: os túmulos de Lisboa. ESFERAS - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro Oeste, v. 3, p. 92-102, 2014.

9.
SATURNINO, R.2014SATURNINO, R.. Rotinização da rota: a morte súbita do flâneur. Animus (Santa Maria. Online), v. 13, p. 1, 2014.

10.
SATURNINO, R.2014SATURNINO, R.. Desviar da rota: repensando a pirataria como prática de resistência. Revista Três Três, v. 1, p. 12-16, 2014.

11.
SATURNINO, R.2013SATURNINO, R.. Os a-r-r-r-gumentos dos piratas: Novas perspectivas sobre o desvio social no contexto da sociedade de informação. Revista Comunicando, v. 2, p. 299-318, 2013.

12.
SATURNINO, R.2011 SATURNINO, R.. Imaginário e imigração nas Redes Sociais da Internet: O caso dos Brasileiros em Portugal. Revista Fronteira (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-8226 Revista Fronteiras (Online)), v. 13, p. 94-110, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SATURNINO, R.. A política dos piratas. Informação, culturais digitais e identidades políticas. 1. ed. , 2016.

2.
MARTINS, R. ; HOLLANDA, H. B. ; SATURNINO, R. . Miradas Periféricas. Las nuevas epistemologías de la Comunicación en Brasil y en Portugal.. 1. ed. , 2016.

3.
SATURNINO, R.. A Construção do Imaginário Social dos Imigrantes Brasileiros em Portugal nas Redes Sociais da Internet: O Caso do Orkut. 1. ed. Lisboa: Alto Comissariado para as Migrações (ACM), 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
SATURNINO, R.. The rise of pirates: political identities and technological subjectivities in network society. In: José Luís Garcia. (Org.). Pierre Musso and the Network Society: From Saint-Simonianism to the Internet,. 1ed.: Springer, 2016, v. 1, p. 187-203.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SATURNINO, R.; ALMADA, Pablo. ; CARVALHO, Lidiane. ; VALADARES, Marcelo. . Um passo importante. Le Monde Diplomatique - Edição Portuguesa, Portugal, 14 jul. 2010.

2.
SATURNINO, R.; VALADARES, Marcelo. ; CARVALHO, Lidiane. ; ALMADA, Pablo. . Crise na política científica portuguesa. Le Monde Diplomatique - Edição Portuguesa, Portugal, p. 04 - 04, 06 jul. 2010.

3.
SATURNINO, R.. Novas Sociabilidades. Revista PQN de Comunicação, Belo Horizonte, p. 21 - 21, 01 abr. 2010.

4.
SATURNINO, R.. Web arte: representações e intervenções artísticas na rede. O Binóculo, 21 fev. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SATURNINO, R.. Os Piratas no poder: algumas considerações sobre o projeto de governo do Partido Pirata.. In: VII Congresso Português de Sociologia, 2012, Porto. Atas do VII Congresso Português de Sociologia. Lisboa: APS.

2.
SATURNINO, R.. Imaginário e imigração nas Redes Sociais da Internet: o Caso dos Brasileiros em Portugal1. In: Vi Seminário Imagens da Cultura | Cultura das Imagens, 2010, Porto. Imagens da Cultura: textos selecionados do Vi Seminário Imagens da Cultura | Cultura das Imagens. Lisboa: Centro de Estudos das Migraçoes e Relações Internacionais - CEMRI - Universidade Aberta, 2010. v. 1. p. 432-451.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SATURNINO, R.. A Política dos Piratas: Uma análise dos efeitos e impactos do plano de governo do Partido Pirata. In: XI Seminário Internacional da Comunicação - 100 anos Marshall McLuhan, 2011, Porto Alegre. Atas do XI Seminário Internacional da Comunicação - 100 anos Marshall McLuhan.

2.
SATURNINO, R.. A Construção do Imaginário Social do Imigrante Brasileiro em Portugal nas Redes Sociais da Internet: o caso do ortkut.. In: IV Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Antropologia, 2009, Lisboa. Atas do IV Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Antropologia, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SATURNINO, R.. Triangulação e Metodologias colaborativas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SATURNINO, R.. Tecnopolítica, hacktivismo e cultura pirata: sociedade em rede, resistências e subjetividades tecnológicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SATURNINO, R.. A política dos piratas: Informação, culturas digitais e identidades tecnológicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SATURNINO, R.. Acelerar o lucro, impulsionar a luta: A economia política da Internet e a formação de novas identidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SATURNINO, R.. Ser político e pirata:Novas identidades no contexto da Sociedade da Informação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SATURNINO, R.. A política dos piratas: Tecnologia, direitos digitais e novas identidades políticas na Sociedade da Informação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SATURNINO, R.. Os Piratas no Poder: Contributos para uma 'Sociologia da Pirataria'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SATURNINO, R.. Piracy in the Age of Information: The contributions of the Social Sciences. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SATURNINO, R.. Repensando a Pirataria: O contributo das Ciências Sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SATURNINO, R.. Os Piratas no Poder: algumas considerações sobre o projeto de governo do Partido Pirata.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SATURNINO, R.. Do Protesto ao Parlamento: A genealogia, a institucionalização e o processo de maturação do Partido Pirata. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SATURNINO, R.. Resistência e Dissidência no Capitalismo Digital: Cisões ou continuidades?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SATURNINO, R.. Capitalismo Digital e a Mundialização da Economia no pensamento de Dan Schiller. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SATURNINO, R.. A Comunicação como DireitoTransversal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SATURNINO, R.. A Política dos Piratas: Uma análise dos efeitos e impactos do plano de governo do Partido Pirata. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SATURNINO, R.. A Política dos Piratas: Uma análise dos efeitos e impactos do plano de governo do Partido Pirata. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SATURNINO, R.. Implicações políticas e culturais do Partido Pirata. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SATURNINO, R.. Por onde for quero ser seu par: A utilização das redes sociais da Internet por brasileiros imigrantes em Portugal.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SATURNINO, R.. A Construção do Imaginário Social do Imigrante Brasileiro em Portugal nas Redes Sociais da Internet: o caso do ortkut.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SATURNINO, R.. Migração Brasileira Online. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SATURNINO, R.. Representação da obra de arte e criações artísticas na rede. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SATURNINO, R.; RENA, P. ; SILVA, M. ; LAPA, R. . Culturas de Pirataria (Tradução). Los Angeles: International Journal of Communication 6 (2012), 826-833, 2012. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
SATURNINO, R.. Site O Binóculo. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
SATURNINO, R.. Revista (In)visível. 2011. (Editoração/Periódico).

2.
SATURNINO, R.. Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional. 2011. (Editoração/Livro).

3.
SATURNINO, R.. ACTAS do IV Seminário Internacional Imagens da Cultura | Cultura das Imagens. 2010. (Editoração/Anais).

4.
SATURNINO, R.. Revista OFF-LINE. 2008. (Editoração/Periódico).

5.
SATURNINO, R.. Revista OFF-LINE Número 01. 2008. (Editoração/Periódico).

6.
Outros ; SATURNINO, R. . Diagnóstico do Terceiro Setor de Belo Horizonte. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Composição jornalística).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SATURNINO, R.. Blog Nosso Ópio de Cada Dia (Literatura). 2004 (Produção Literária).

2.
SATURNINO, R.. O Binóculo. 2004 (Revista Digital).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2nd Global Congress on Intellectual Property and the Public Interest. 2012. (Congresso).

2.
Conferência: As Ciências Sociais - Abordagens de Investigação. Resistência e Dissidência no Capitalismo Digital: Cisões ou continuidades?. 2011. (Congresso).

3.
Rethinking Jacques Ellul and the Technological Society in the 21st Century. 2011. (Congresso).

4.
Cinema Debate - Imigração, Género e Sexualidade. 2010. (Encontro).

5.
Correntes do Feminismo. 2010. (Seminário).

6.
Crisis, what crisis? - Immanuel Wallerstein (Yale University). 2010. (Encontro).

7.
Culturas em Trânsito. 2010. (Encontro).

8.
Net Neutrality: regulação de redes e regulação de conteúdos. 2010. (Seminário).

9.
Proximity and Distance in Language and Culture. 2010. (Congresso).

10.
Seminário Como se faz um Povo - ANTONIO NEGRI ? ENTRE POVO E MULTIDÃO, O COMUM.. 2010. (Seminário).

11.
VI Encontro Internacional Imagens da Cultura | Cultura das Imagens. Por onde for quero ser seu par: A utilização das redes sociais da Internet por brasileiros imigrantes em Portugal.. 2010. (Congresso).

12.
Conferência Internacional Infância, Criancas e Internet: Desafios na Era Digital. 2009. (Congresso).

13.
III Congresso Internacional de Arte, Novas Tecnologias e Comunicação « Arte, tecnologia e comunicação: novos territórios do conhecimento. Migração Brasileira Online. 2009. (Congresso).

14.
IV Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia ?CLASSIFICAR O MUNDO". A construção do imaginário social dos imigrantes brasileiros em Portugal nas Redes Sociais da Internet. 2009. (Congresso).

15.
Seminário de Investigação Expressões Musicais Populares de Aquém e de Além-Mar. 2009. (Seminário).

16.
Aula - Curso Pós Graduação - Centro Universitário de Belo Horizonte.Aula Expositiva - Utilização da Internet no Jornalismo On-line. 2008. (Outra).

17.
Congresso de Comunicação PQN. Redes Sociais na Internet e a migração brasileira para Portugal. 2008. (Congresso).

18.
Seminário Cultura das Imagens - Imagens da Cultura. Representação da obra de arte e criações artísticas na rede. 2008. (Congresso).

19.
Seminário Internacional sobre Capital Social. 2005. (Seminário).

20.
Encontro Mineiro do Terceiro Setor. 2004. (Encontro).

21.
Seminário Sistema Único de Assistência Social. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SATURNINO, R.; Garcia, J. L. . Seminário: "A cibercultura no imaginário infantil" - Apresentação de Ariovaldo Folino Júnior - PUC-SP. 2013. (Outro).

2.
Garcia, J. L. ; PEREIRA, I. ; SATURNINO, R. . Conferência Internacional: Cultura Pirata na Sociedade da Informação. 2012. (Congresso).

3.
SATURNINO, R.; PEREIRA, I. ; Garcia, J. L. . Conferência International: Cultura Pirata na Sociedade da Informação. 2011. (Congresso).

4.
SATURNINO, R.; JACINTO, F. O. . Conversas Sobre.. Moishe Postone: Time, Labor and Social Domination - A Reinterpretation of Marx's Critical Theory. 2011. (Outro).

5.
SATURNINO, R.; LINS, Terêncio. ; CALCA, Patrícia. ; RUEL, Teresa. . Conferência Internacional Política e Políticas: A América Latina em Debate. 2010. (Congresso).

6.
SATURNINO, R.. Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa. 2010. (Festival).

7.
SATURNINO, R.. Conversas Sobre... Herbert Marcuse e One-Dimensional Man. 2010. (Outro).

8.
SATURNINO, R.. Conversas Sobre... André Gorz e o Imaterial. 2010. (Outro).

9.
SATURNINO, R.; VALADARES, Marcelo. ; ALMADA, Pablo. ; CARVALHO, Lidiane. . Debate Público: O Novo Edital da FCT e os Estrangeiros. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 16:55:08