Bruno Soares Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8950560895300781
  • Última atualização do currículo em 04/12/2017


Bruno Santos Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) onde estudou com os professores Fernando Rocha, André ?Limão? Queiroz e Sérgio Aluotto. Concluiu o mestrado pela mesma instituição sob a orientação de Fernando Rocha (2010). Concluiu o doutorado na Universidade de Aveiro (PT) em 2015 sob orientação da dra. Helena Marinho. Na universidade de Aveiro estudou com o percussionista Miguel Bernat. Em 2002 estudou com o grupo Uakti. Trabalhou como professor no departamento de música da Universidade Federal de Ouro Preto (2010) e na Universidade Federal da Integração Latino- Americana (2015-2016). Atualmente é professor do curso de Música da Universidade Federal de São João del Rei. Foi membro fundador do grupo de música contemporânea Oficina Música Viva da Fundação de Educação Artística, bem como integrante do trio de percussão Prucututrá e do quinteto Madeirame. Teve arranjos gravados no cd "Villa-lobos e Seus Briquedos de Roda", do grupo de Percussão da UFMG. Participou na gravação do álbum entre o ar e a perfeição do compositor português João Pedro de Oliveira. Já trabalhou em apresentações e gravações com grupos e artistas como Toninho Horta, Jards Macalé, Caito Marcondes, Leopoldina, Felipe José, Fadomorse (PT), Harvey Wainapel (EUA), Drumming Grupo de Percussão (PT), Simantra Grupo de Percussão (PT), a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral da Fundação Clóvis Salgado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno Soares Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, B. S.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Doutoramento em Performance Musical.
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Título: INSTRUMENTOS PERIFÉRICOS NA MÚSICA CONTEMPORÂNEA DE CONCERTO, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Helena Paula Marinho Silva de Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Percussão; Perfomance; Música século XX; Música Contemporânea; Instrumentos periféricos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2008 - 2010
Mestrado em Música.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: DUOS PARA VIBRAFONE E PIANO: ESTUDO INTERPRETATIVO DAS PEÇAS SONATA PARA VIBRAFONE E PIANO DE ALMEIDA PRADO E DOMUS AUREA DE EDMUND CAMPION,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Fernando de Oliveira Rocha.
Palavras-chave: CAMPION EDMUND; PRADO ALMEIDA; Vibrafone; Estudo Interpretativo; Perfomance; Percussão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Instrumentação Musical.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2002 - 2007
Graduação em Música.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Recital de Percussão.
Orientador: Fernando Rocha.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Tomarimbando Festival Internacional de Percussão. (Carga horária: 40h).
Sociedade Filarmônica Gualdim Paes, SFGP, Portugal.
2012 - 2012
Darmstadt Ferienkurse. (Carga horária: 80h).
Internationales Musik Institut, IMI, Alemanha.
2012 - 2012
Tomarimbando, Festival Internacional de Percussão. (Carga horária: 40h).
Sociedade Filarmônica Gualdim Paes, SFGP, Portugal.
2011 - 2011
3º Curso de Percussão: Miguel Bernat. (Carga horária: 24h).
Academia de Música de Alcobaça, AMA, Portugal.
2002 - 2002
Festival de Inverno de Diamantina. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

7/2010 - 12/2010
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento - Percussão - 90h
Práticas Pedagógicas - 90h
Improvisação Músical - 90h

Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, IMIH, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

8/2008 - 6/2010
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento - Percussão 90h
Pedagogia do instrumento 90h

Academia de Música de Santa Maria da Feira, AMSMF, Portugal.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de percussão, Carga horária: 10

Atividades

7/2011 - 7/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
percussão 120h

Conservatório de Música David de Souza, CMDS, Portugal.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de percussão, Carga horária: 10

Atividades

07/2011 - 07/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Instrumento - Percussão 90h
Grupo de percussão 60h

Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de magistério superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Desenvolvimento da didática e prática de instrumentos marginais nos espaços de educação musical percussiva da micro região de São João del Rei.
Descrição: O início do século vinte foi um período de alterações importantes no repertório escrito para percussão no âmbito da música de concerto. Um amadurecimento da percussão ocidental ocorreu junto com o nascimento da era moderna e da arte de vanguarda. Em um movimento de busca por novas possibilidades tímbriscas, a arte ocidental para percussão incorporou vários instrumentos de origens diversas como os gongos, a conga, o vibrafone e as maracas. Apesar de todo o experimentalismo presente na música para percussão desde então criou-se um repertório padrão. Há uma preeminência dos instrumentos de lâminas como a marimba e o vibrafone e instrumentos orquestrais como a caixa-clara nas peças dedicadas a um só instrumento. Alguns instrumentos situam-se à margem deste repertório central (NETTL, 1995). Estes instrumentos são muitas vezes considerados simples e deficientes. Isso é retratado no trabalho de Carlos Stasi sobre a Guira da República Dominicana. O executante da Guira, que é um símbolo da música dominicana, não é considerado um músico naquele país (Stasi, 2005). Esta representação depreciativa comum a estes instrumentos faz com que o repertório dedicado a eles se situe ainda mais à margem do programa de estudo de conservatórios e universidades. Apesar disso a composição para estes instrumentos tem aumentado nos últimos trinta anos. Compositores como Javier, Pierluigi Billone e George Aperghis têm escrito solos para instrumentos como as maracas sul-americanas, os temple bells tibetanos e o tombak iraniano. Pretendo, no presente projeto de iniciação científica, investigar questões relativas à utilização dos instrumentos de percussão marginais nas espaços onde há ensino de percussão na micro região de São João del Rei..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Big Band, UFSJazz
Descrição: Big band formada por alunos da UFSJ e membros da comunidade externa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Bruno Soares Santos - Coordenador / Pedro Mota - Integrante / Leonardo Barreto - Integrante.
2016 - 2016
Segundo curso de bateria de extensão de férias da UNILA
Descrição: O curso ocorreu entre os 18 de fevereiro a 4 de março de 2016 e doi aberto à comunidade em geral,.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Bruno Soares Santos - Coordenador.
2015 - 2015
Primeiro curso de bateria de extensão de férias da UNILA
Descrição: curso de bateria ocorreu de 13 a 20 de julho de 2015. O curso foi aberto à comunidade em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Bruno Soares Santos - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Aprovado no Concurso Público para Professor Assistente na área Música/Instrumentação Musical: Percussão e Práticas Pedagógicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
2014
Aprovado em Primeiro Lugar no Concurso Público para Professor Assistente na Área: Música ? Subárea: Percussão com ênfase em música popular, Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
2012
Aprovado no Concurso Público para Professor Assistente na área Música/Instrumentação Musical: Percussão e Práticas Pedagógicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
2010
Aprovado em Primeiro Lugar no Concurso Público para Professor Substituto na Área: Música, subárea: Percussão e Educação Musical, Universidade Federal de Ouro Preto.
2008
Música Independente, Fundação Clóvis Salgado.
2007
Segunda Musical, Assembléia Legislativa de Belo Horizonte.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, B. S.. A Marginalidade no Repertório para Percussão. In: Simcam 10, 2014, Campinas. Anais do Simcam 10, 2014.

2.
SANTOS, B. S.. A criação acerca da interpretação da obra Temazcal para maracas e tape de Javier Alvarez. In: Performa 2013, 2013, Porto Alegre. Performa 2013 ? Conference on Performance Studies: Proceedings., 2013.

3.
SANTOS, B. S.. O Grotesco em Domus Aurea de Edmund Campion: Uma Visão de um Intérprete. In: SIMCAM 8, 2012, Florianopolis. SIMCAM 8, 2012.

4.
SANTOS, B. S.; Rocha Fernando . Questões de Performance na Sonata para Vibrafone e Piano de Almeida Prado. In: ANPPOM, 2011, UBERLANDIA. Anais da Anppom 2011, 2011. p. 1189-1196.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, B. S.. O desenvolvimento de uma improvisação para pandeiro brasileiro e pedais. In: Performa 2017 - V Abrapem, 2017, São João del Rei. Performa' 2017 - V Abrapem / Caderno de Resumos. São João del Rei, 2017.

2.
SANTOS, B. S.. Uma abordagem a obras para percussão solo na música contemporânea: Três conceitos interpretativos. In: I Congresso Brasileiro de Percussão, 2017, Campinas. I Congresso Brasileiro de Percussão, 2017.

3.
SANTOS, B. S.. A presença da técnica de mão de tambores latino-americanos na música contemporânea. In: Post Ip 2015, 2015, Aveiro. Caderno de Resumos, 2015.

4.
SANTOS, B. S.. Rebonds Unlimited. In: In Dialogue, 2014, Nottingham. In Dialogue - Selected Artistist, 2014.

5.
SANTOS, B. S.; GIOVANNINI, Saulo . A construção da performance de Le Livre de Claviers (mov. ii) para duo de marimbas de Philippe Manoury. In: Performa 2013, 2013, Porto Alegre. Performa 2013 ? Conference on Performance Studies: Proceedings., 2013.

6.
SANTOS, B. S.. A criação acerca da interpretação da obra Temazcal para maracas e tape de Javier Alvarez. In: Performa 2013, 2013, Porto Alegre. Caderno de Resumos, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, B. S.. O desenvolvimento de uma improvisação para pandeiro brasileiro e pedais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SANTOS, B. S.. 3 peças para Steel Drums. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SANTOS, B. S.. Uma abordagem a obras para percussão solo na música contemporânea: Três conceitos interpretativos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SANTOS, B. S.. Rebonds Unlimited. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SANTOS, B. S.. A criação acerca da interpretação da obra Temazcal para maracas e tape de Javier Alvarez. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, B. S.; Rocha Fernando . Questões de Performance na Sonata para Vibrafone e Piano de Almeida Prado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, B. S.; PASCOAL, Hermeto . Arranjo da música Tacho de Hermeto Pascoal para Marimba. Levice: Ekolio Music Edition, 2015. (Partitura Musical/Outro).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Rocha Fernando ; AUGUSTO, C. ; SANTOS, B. S. . VI Mostra de Percussão da UFMG. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ASPAHAN, P. ; LANNA, Oilliam ; FERREIRA, Guilherme ; SANTOS, B. S. . Participação no filme Matéria de Composição. 2012.

3.
SANTOS, B. S.; BRAGA, Tarcisio ; SILVA, Edson . Gravação do programa: Prucututrá - Musica Independente. 2008.

4.
AHMARAL, Patricia ; SANTOS, B. S. . Gravação do programa: Vitrola Alquimista - Musica Independente. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
LEANDRO, S. ; SANTOS, B. S. . Oficina de Notação Musical Alternativa e Improvisação Dirigida. 2017. .

2.
SANTOS, B. S.. Festival de Música de Cascavel. 2016. .

3.
SANTOS, B. S.. Festival Café com Música. 2011. .


Produção artística/cultural
Música
1.
LEANDRO, S. ; SANTOS, B. S. . Concertos no Solar. 2017. Interpretação.

2.
LEANDRO, S. ; SANTOS, B. S. . Atlas Pumas - ISME. 2017. Interpretação.

3.
SANTOS, B. S.; LEANDRO, S. ; ORTIZ, G. ; RESENDE, G. ; CORTES, A. . Ciclo Sonoro - 2016. 2016. Interpretação.

4.
SANTOS, B. S.; LEANDRO, S. . Recital Grupo de Cordas da Unila. 2016. Interpretação.

5.
SANTOS, B. S.. Arranjo para Marimba e Violino Louvor à Imortalidade de Jesus do Quarteto para o fim dos tempos de Olivier Messiaen. 2016. Arranjo.

6.
SANTOS, B. S.; CORTES, A. ; RESENDE, G. . Uno en três: música popular latino­americana modernizada. 2016. Interpretação.

7.
SANTOS, B. S.; MULLER, H. ; DEDDOS, F. . Noite dos Professores - Festival de Música de Cascavel. 2016. Interpretação.

8.
SANTOS, B. S.; SIMPSON, S. . Recital de doutorado. 2015. Interpretação.

9.
SANTOS, B. S.. Recital/Conferência no Post-ip. 2015. Interpretação.

10.
SANTOS, B. S.. Ciclo Sonoro - 2015. 2015. Interpretação.

11.
SANTOS, B. S.. Concerto solo - Doutorado. 2014. Interpretação.

12.
RODRIGUEZ, O. ; SANTOS, B. S. . Art Duo. 2014. Interpretação.

13.
RODRIGUEZ, O. ; SANTOS, B. S. . ArtDuo - Programa de Tutoria artística. 2014. Interpretação.

14.
TRAORE, B. ; SANTOS, B. S. . Participação no Evento 'Jambé e Poesia'. 2014. Interpretação.

15.
PIRES, J. ; SANTOS, B. S. . Concerto Caminhar - João Pires. 2014. Interpretação.

16.
MARMELO, M. J. ; SANTOS, B. S. . Participação no Jantar Literário. 2014. Interpretação.

17.
CORREIA, H. ; SANTOS, B. S. ; PORTOVEDO, H. . FIMUV - QUO. 2014. Interpretação.

18.
SANTOS, B. S.. Havíamos de falar disso? de tempo. 2014. Interpretação.

19.
LOPES, L. ; SANTOS, B. S. . Turnê Abaporu (11 concertos). 2013. Interpretação.

20.
LOPES, L. ; SANTOS, B. S. . Turnê Abaporu (11 concertos). 2013. Interpretação.

21.
LOPES, L. ; SANTOS, B. S. . Turnê Abaporu (11 concertos). 2013. Interpretação.

22.
ABREU, F. J. ; SANTOS, B. S. . Lançamento do CD 'Circvlar' de Felipe José (2 concertos). 2013. Interpretação.

23.
GIOVANNINI, Saulo ; SANTOS, B. S. . Duo de percussão Giovannini/Santos. 2013. Interpretação.

24.
SANTOS, B. S.; GRAU, V. . Post ip 2013 - Piano Phase/Glass Marimba. 2013. Interpretação.

25.
Vos Malan, Jacques de ; SANTOS, B. S. . Mobile Structures (versão para solo de marimba). 2012. Interpretação.

26.
SANTOS, B. S.; GIOVANNINI, Saulo . Primeira Audição Européia de Tetragrammaton VII de Roberto Vitório. 2012. Interpretação.

27.
GIOVANNINI, Saulo ; SANTOS, B. S. ; SIMPSON, S. . Duo de percussão Giovannini/Santos convida Shari Simpson. 2012. Interpretação.

28.
DIERNSTEIN, C. ; MARINISSEN, A. ; SANTOS, B. S. . Darmstad - Cage +. 2012. Interpretação.

29.
DIERNSTEIN, C. ; MARINISSEN, A. ; SANTOS, B. S. . Darmstad - Werkstattkonzert: Percussion. 2012. Interpretação.

30.
SANTOS, B. S.. Liçao inaugural do Programa Doutoral em Música da Universidade de Aveiro com Luca Chiantore. 2012. Interpretação.

31.
Assis, Ana Claudia ; SANTOS, B. S. . Duos para Piano e Percussão - Nova Lima Talentos da Terra. 2011. Interpretação.

32.
OLIVEIRA, João Pedro ; SANTOS, B. S. . Lançamento de CD Entre o Ar e A Perfeição. 2011. Interpretação.

33.
FERREIRA, Guilherme ; SANTOS, B. S. . Estréia de Àgora de Guilherme Antônio. 2011. Interpretação.

34.
VITORIO, Roberto ; Rocha Fernando ; SANTOS, B. S. . Estréia de Tetragrammaton VIi de Roberto Vitório. 2011. Interpretação.

35.
Rocha Fernando ; SANTOS, B. S. . Improvisação - Oficina Música Viva. 2011. Interpretação.

36.
OLIVEIRA, João Pedro ; SANTOS, B. S. . Improvisação - João Pedro Oliveira e Oficina Música Viva. 2011. Interpretação.

37.
Takeuchi, Koji ; Boechat, Joana ; SANTOS, B. S. . 5 improvisações para Vibrafone e Piano. 2011. Interpretação.

38.
ALVAREZ, Javier ; SANTOS, B. S. . Temazcal para maracas e tape. 2011. Interpretação.

39.
PARAISO, E. ; SANTOS, B. S. . Elisa Paraíso homenageia Gonzagão no Conservatório. 2011. Interpretação.

40.
SANTOS, B. S.; SOUZA, J. ; CORREA, T. ; MATEUS, H. ; MARQUES, L. . Transmissor convida Vander Lee. 2011. Interpretação.

41.
RIBEIRO, M. ; SANTOS, B. S. . Lançamento CD ?Ventania no Cerrado? de Maurício Ribeiro. 2011. Interpretação.

42.
SANTOS, B. S.. Primeira Audição Mineira da Obra "Drumming" de Steve Reich. 2010. Interpretação.

43.
RZEWDSKI, ; SANTOS, B. S. . Primeira Audição Mineira da Obra "Coming Together" de Frederic Rzewski. 2010. Interpretação.

44.
CIa Suspensa ; SANTOS, B. S. . Estréia do Espetáculo "Alpendre". 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

45.
Leopoldina ; SANTOS, B. S. . Lançamento de CD Leopoldina. 2010. Interpretação.

46.
Boechat, Joana ; SANTOS, B. S. . Primeira Audição Brasileira de Fragments de John Psathas. 2010. Interpretação.

47.
SANTOS, B. S.. Mostra Música Instrumental Mineira - Madeirame Convida Juarez Moreira. 2010. Interpretação.

48.
MARCONDES, C. ; SANTOS, B. S. . Mostra Música Instrumental Mineira - Prucututrá Convida Caíto Marcondes. 2010. Interpretação.

49.
SANTOS, B. S.; Assis, Ana Claudia . Recital de Qualificação - Mestrado. 2010. Interpretação.

50.
SANTOS, B. S.. Estréia mundial da obra "Towdah" de João Pedro Oliveira. 2009. Interpretação.

51.
SANTOS, B. S.. Estréia Mundial da Obra "Hollow" de Sara Carvalho. 2009. Interpretação.

52.
SANTOS, B. S.. Estréia Mundial da obra "Quarteto" de Eduardo Campolina. 2009. Interpretação.

53.
SANTOS, B. S.. Estréia Mineira da Obra Rain Tree de Toru Takemitsu. 2009. Interpretação.

54.
Assis, Ana Claudia ; SANTOS, B. S. . Grupo Instrumental ?OFICINA MÚSICA VIVA ?HOMENAGEIA ALMEIDA PRADO E JOÃO PEDRO OLIVEIRA. 2009. Interpretação.

55.
SANTOS, B. S.; TAVARES, R. ; FONSECA, Z. ; Nogueira, João Luis . Brasilianische Weihnachtenkonzert. 2009. Interpretação.

56.
SANTOS, B. S.; BRAGA, Tarcisio ; SILVA, Edson . Encontro latino-americano de percussão. 2009. Interpretação.

57.
SANTOS, B. S.. Execução de "Le Noces" de Igor Stravinsky com o Coro da Fundação Clóvis Salgado. 2008. Interpretação.

58.
HORTA, Toninho ; SANTOS, B. S. . Toninho Horta e A Orquestra Fantasma. 2008. Interpretação.

59.
SANTOS, B. S.; BRAGA, Tarcisio ; SILVA, Edson . Prucututrá - Musica Independente. 2008. Interpretação.

60.
SANTOS, B. S.; PASCOAL, Hermeto . Marimba e Caixa Solo - Comemoração dos 80 anos do Hospital das Clínicas da UFMG. 2008. Interpretação.

61.
PRADO, Almeida ; Assis, Ana Claudia ; SANTOS, B. S. . Sonata para Vibrafone e Piano de Almeida Prado. 2008. Interpretação.

62.
SANTOS, B. S.. Concerto de Marimba e Caixa Solo - Segunda Musical. 2008. Interpretação.

63.
SANTOS, B. S.; ROCHA, A. ; ABREU, F. J. . Madeirame - Segunda Musical. 2008. Interpretação.

64.
ABREU, F. J. ; SANTOS, B. S. . Sesc Instrumental - Felipe José. 2008. Interpretação.

65.
SANTOS, B. S.; Negrão, S . Espetáculo Catibiribão no Música para Crianças. 2008. Interpretação.

66.
ABREU, F. J. ; SANTOS, B. S. . Participação no 8º BDMG Instrumental com Felipe José. 2008. Interpretação.

67.
LANNA, Oilliam ; SANTOS, B. S. . Oficina Música Viva - 2 concertos. 2008. Interpretação.

68.
SANTOS, B. S.; ABREU, F. J. ; ROSSI, F. ; ARRUDA, F. . Eu Gostaria de Ouvir. 2008. Interpretação.

69.
XENAKIS, I. ; SANTOS, B. S. . Estréia mineira da obra "Rebonds" para percussão solo de Iannis Xenakis. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

70.
GLOSS, Randy ; SANTOS, B. S. . Arranjo de National Geographic Oro para trio de Moringas. 2007. Arranjo.

71.
NASCIMENTO, Guilherme ; LANNA, Oilliam ; SANTOS, B. S. . Baku Pari. 2007. Interpretação.

72.
SANTOS, B. S.; PASCOAL, Hermeto . Tacho Hermeto Pascoal. 2007. Arranjo.

73.
LANNA, Oilliam ; SANTOS, B. S. . Paisagem Imaginária de dante Grela. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

74.
De Mey, Thierry ; SANTOS, B. S. . Execução da peça "Musique de Table" de Thierry De Mey em encontro internacional. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

75.
SILVA, Edson ; SANTOS, B. S. . Estréia da Obra Viva-Vaia. 2005. Interpretação.

76.
Grupo de Percussão UFMG ; SANTOS, B. S. . Música Cênica com Tim Rescala. 2005. Interpretação.

77.
Grupo de Percussão UFMG ; SANTOS, B. S. . Living Room Music de John Cage. 2005. Interpretação.

78.
SANTOS, B. S.. Mostra Brasileira de Música Cênica. 2005. Interpretação.

79.
SANTOS, B. S.. Concertos ara Ouro Branco. 2005. Interpretação.

80.
SANTOS, B. S.; Rocha Fernando . Participação Manhãs Musicais Fernando Rocha. 2004. Interpretação.

81.
Coro da Fundação Clóvis Salgado ; LANNA, Oilliam ; Grupo de Percussão UFMG ; Rocha Fernando ; SANTOS, B. S. . Primeira Audição brasileira de Canti di Prigioni de Luigi Dallapicola. 2004. Interpretação.

82.
Rocha Fernando ; Grupo de Percussão UFMG ; SANTOS, B. S. . Grupo de Percussão - Viva Música. 2004. Interpretação.

83.
SANTOS, B. S.. Recital de Percussão - meio de curso. 2004. Interpretação.

84.
ARAUJO, M. ; SANTOS, B. S. . Orquestra infõnica de Minas Gerais - Bernstein, Gershwin. 2004. Interpretação.

85.
AHMARAL, Patricia ; SANTOS, B. S. . Patrícia Ahmaral no Feitiço Mineiros (dois concertos). 2004. Interpretação.

86.
Grupo de Percussão UFMG ; Rocha Fernando ; SANTOS, B. S. . Lançamento do CD 'Villa Lobos e seus Brinquedos de Roda'. 2004. Interpretação.

87.
SANTOS, B. S.; Rocha Fernando . Arranjo da música Mariquita Muchacha. 2003. Arranjo.

88.
Nogueira, João Luis ; SANTOS, B. S. . Concerto Comunhão. 2003. Interpretação.

89.
Grupo de Percussão UFMG ; Rocha Fernando ; SANTOS, B. S. . Abertura do 6 Encontro da canção infantil Latino-Americana e Caribenha - Lançåmento do CD Villa-Lobos e os Brinquedos de Roda. 2003. Interpretação.

90.
Grupo de Percussão UFMG ; Rocha Fernando ; SANTOS, B. S. . Homenagem aos 60 anos de Almeida Prado. 2003. Interpretação.

91.
Rocha Fernando ; Grupo de Percussão UFMG ; SANTOS, B. S. . Grupo de Percussão da UFMG - Viva música. 2003. Interpretação.

92.
CANEDO, S. ; SANTOS, B. S. . Orquestra Sinfônica UFMG - Villa Lobos, Barber, Ives. 2003. Interpretação.

93.
GUEST, I. ; SANTOS, B. S. . Cordas e não Xilo - Concerto de final de semestre - Oficina de criação. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

94.
Rocha Fernando ; Grupo de Percussão UFMG ; SANTOS, B. S. . Grupo de Percussão 'Villa Lobos e seus Brinquedos de Roda'. 2003. Interpretação.

95.
Rocha Fernando ; SANTOS, B. S. ; Grupo de Percussão UFMG . Grupo de Percussão da UFMG na Quarta Instrumental. 2002. Interpretação.

96.
Nogueira, João Luis ; SANTOS, B. S. . Opereta Cigaras do Sertão. 2002. Interpretação.

97.
Grupo de Percussão UFMG ; Rocha Fernando ; SANTOS, B. S. . Ionisation. 2002. Interpretação.

98.
Grupo de Percussão UFMG ; Rocha Fernando ; SANTOS, B. S. . 4`33`` de John Cage. 2002. Interpretação.

99.
MATTE, I. ; SANTOS, B. S. . Banda Sinfônica e Coro da UFMG - Sinfonia dos Salmos. 2002. Interpretação.

100.
Rocha Fernando ; Grupo de Percussão UFMG ; SANTOS, B. S. . Grupo de Percussão da UFMG - Música no Museu. 2002. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MOTA, P. ; BARRETO, L. ; ROCHA, S. ; SANTOS, B. S. . UFSJazz. 2017 (Gravação de CD).

2.
RIBEIRO, C. ; MACHADO, T. ; SANTOS, B. S. . O Homem que Voava Baixinho - Gnomon. 2015 (Gravação de CD percussionista).

3.
SANTOS, B. S.; CASTRO, P. . Anterior - Pablo Castro. 2014 (Gravação de CD como baterista e percussionista).

4.
AHMARAL, Patricia ; SANTOS, B. S. . Super Poder - Patricia Ahmaral. 2011 (Gravação do CD como baterista e percussionista).

5.
OLIVEIRA, João Pedro ; SANTOS, B. S. . Entre o Ar e A Perfeição - João Pedro Oliveira e Oficina Música VIva. 2011 (Gravação do CD como percussionista).

6.
SANTOS, B. S.; SOUZA, J. ; MARQUES, L. ; MATEUS, H. ; CORREA, T. . Nacional - Transmissor. 2011 (Gravação de CD como baterista e percussionista).

7.
SANTOS, B. S.. Trilha para o espetáculo "Alpendre" da Cia Suspensa. 2010.

8.
Leopoldina ; SANTOS, B. S. . Leopoldina. 2010 (Gravação do CD como baterista e percussionista).

9.
ZIRIGUIBUM, G. ; SANTOS, B. S. . Primeiras Canções Ziriquibum. 2010 (Gravação do CD como percussionista).

10.
CUNHA, C. ; SANTOS, S. ; PINHEIRO, P. C. ; SANTOS, B. S. . Responde à Roda de Cláudia Cunha. 2009 (Gravação do CD como percussionista).

11.
MOURA, M. ; WISNIK, J. M. ; SANTOS, B. S. . Moira de Maísa Moura. 2009 (Gravação do CD como percussionista).

12.
WAINAPEL, H. ; SANTOS, S. ; SANTOS, B. S. . Amigos Brasileiros de Harvey Wainapel. 2007 (Participação em álbum).

13.
Brant, Márcio ; SANTOS, B. S. . Produção Artística do CD "Fábrica de Sonhos" de Márcio Brant. 2005 (Produção Artisitca).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CHAIB, Fernando; SANTOS, B. S.; OLIVEIRA, F.. Participação em banca de Kemuel Kesley Ferreira dos Santos. Música Cênica para Percussão: Abordagem conceitual-interpretativa e análise interpretativa da obra Lost and Found, de Frederic Rzewski. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RESENDE, G.; CYRINO, B.; SANTOS, B. S.. EDITAL PROGEPE No 154/2017-Música/Percussão com ênfase em Música Popular. 2017. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Avaliação de cursos
1.
BERNAT, M.; TEIXERA, M.; SANTOS, B. S.. Provas de admissão-Curso de percussão Universidade de Aveiro. 2014. Universidade de Aveiro.

2.
BERNAT, M.; TEIXERA, M.; SANTOS, B. S.. Provas de admissão-Curso de percussão Universidade de Aveiro. 2013. Universidade de Aveiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Brasileiro de Percussão. Uma abordagem a obras para percussão solo na música contemporânea: Três conceitos interpretativos. 2017. (Congresso).

2.
Performa 2017/ V Abrapem. O desenvolvimento de uma improvisação para pandeiro brasileiro e pedais. 2017. (Congresso).

3.
VI Mostra de Percussão da UFMG.3 peças para Steel Drums. 2017. (Encontro).

4.
XI CONFERÊNCIA REGIONAL LATINO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO MUSICAL. "Oficina de Notação Musical Alternativa e Improvisação Dirigida" e "Duo Sofia Leandro e Bruno Santos Atlas Pumas, para violino e marimba". 2017. (Congresso).

5.
Anppom 2016. Uno en três: música popular latino­americana modernizada. 2016. (Congresso).

6.
Performa 2015. Improviso para Pandeiro e Pedais de Bruno Santos; K'an para Steel Drum de Blechards Wotjek; Asi el Acero para Steel Drum e Fita de Javier Alvarez. 2015. (Congresso).

7.
Post Ip 2015. A presença da técnica de mão de tambores latino-americanos na música contemporânea. 2015. (Congresso).

8.
In Dialogue International Symposium 2014.Rebonds Unlimited. 2014. (Simpósio).

9.
Orcim Seminar. 2014. (Seminário).

10.
Research Day 2014. Marginality in Contemporary Percussion. 2014. (Congresso).

11.
Performa 2013. A construção da performance de Le Livre de Claviers (mov. ii) para duo de marimbas de Philippe Manoury. 2013. (Congresso).

12.
Performa 2013. A criação acerca da interpretação da obra Temazcal para maracas e tape de Javier Alvarez. 2013. (Congresso).

13.
Darmstadt Ferienkurse. 2012. (Outra).

14.
Anppom 2011. Questões de Performance na Sonata para Vibrafone e Piano de Almeida Prado. 2011. (Congresso).

15.
Encontro Latino-Americano de Percussão.Concerto Prucututrá. 2009. (Encontro).

16.
Semana do conhecimento - VI semana de graduação. Grupo de percussão da UFMG. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, B. S.; LEANDRO, S. ; ROCHA, E. ; MAGALHAES, A. . Performa 2107 - V Abrapem. 2017. (Congresso).

2.
BERNAT, M. ; SANTOS, B. S. . Concerto de percussão Solo de Miquel Bernat e Lançamento do Livro. 2017. (Concerto).

3.
GALVAN, G. ; SANTOS, B. S. . Noite dos Alunos - Festival de Música de Cascavel. 2016. (Concerto).

4.
SANTOS, B. S.; CYRINO, B. . Recital Prática de Conjunto I - UNILA. 2016. (Concerto).

5.
SANTOS, B. S.; CYRINO, B. ; NAVIA, G. . Recital Prática de Conjunto I - UNILA. 2015. (Concerto).

6.
SANTOS, B. S.; CYRINO, B. ; NAVIA, G. . Recital Prática de Conjunto II - UNILA. 2015. (Concerto).

7.
SANTOS, B. S.. Audição Classe de Percussão - CDMS. 2012. (Concerto).

8.
SANTOS, B. S.. Audição Classe de Percussão - CMDS. 2011. (Concerto).

9.
SANTOS, B. S.. Audição Classe de Percussão AMSMF. 2011. (Concerto).

10.
PAOLIELO, G. ; SANTOS, B. S. . Mostra da disciplina Práticas Pedagógicas em Música - UFOP. 2010. (Concerto).

11.
PARIZZI, B. ; SANTOS, B. S. . Audição Classe de Percussão - IVL. 2003. (Concerto).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:04:28