Marina Mello de Menezes Felix de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1722239105249058
  • Última atualização do currículo em 14/01/2019


Professora de língua francesa da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) desde 2018. Possui, doutorado na área de Estudos de Linguagem (2018), mestrado em Linguística (2014) e graduação (bacharelado e licenciatura - 2011) em Letras, Português-Francês, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). À nível de mestrado foi bolsista CAPES, sob orientação da Profª Drª Telma C. de A. S. Pereira, e da Embaixada da França no Brasil, na Université Aix-Marseille I, sob tutela do Profº Drº Georges Daniel Véronique. Nesse período, desenvolveu pesquisa sobre Políticas Linguísticas para o ensino de Línguas Estrangeiras em contexto de Mobilidade Acadêmica. À nível de doutorado foi bolsista da CAPES, sob orientação da Profª Drª Telma C. de A. S. Pereira, e bolsista CAPES/PDSE na Université Rennes 2 (2017), sob a orientação do Profº Drº Philippe Blanchet, desenvolvendo pesquisa sobre as diferentes ações em Políticas Linguísticas Públicas Educativas (PLPE) encontradas no país e o impacto de obrigatoriedades linguísticas federativas no sistema educativo. Atua principalmente nos seguintes temas: Política Linguística como Política Pública; Avaliação de Políticas Linguísticas; Ensino de Línguas Estrangeiras; Políticas Linguísticas em regiões de fronteira; Direito linguístico; Política Linguística de minorias. É pesquisadora dos grupos Discurso Interação e Práticas Sociais (DIPS) Laboratório de Pesquisas em Contato Linguístico (LABPEC) e Linguagem, Língua e Sociedade (LINLIS). Foi diretora da Associação dos Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro (APFERJ ? 2016/2018) e atuou como docente de língua francesa do Centro de Línguas e Culturas da UFF (PULE ? 2017 / PROLEM - 2018), no Instituto de Letras. Obteve a certificação Expert de Capacité à l'Enseignement du Français (2017), no Centre d'Approches Vivantes des Langues et des Médias (CAVILAM), em Vichy, na França. Coordenou a implantação da Língua Francesa no currículo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de educação de Niterói (Fundação Municipal de Educação de Niterói ? FME ?2014-2017); realizou o curso Perfectionnement Didactique et Pratiques Pédagogiques (2013), na Université Aix- Marseille I. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marina Mello de Menezes Felix de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, M. M. M. F.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
com período sanduíche em Université de Rennes II (Orientador: Philippe Blanchet).
Título: A DESCONCENTRAÇÃO POLÍTICA E O SEU IMPACTO NAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS (PLPE) NO BRASIL, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A AVALIAÇÃO DA POLÍTICA LINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: O IMPACTO LINGUÍSTICO NO PROGRAMA CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: política linguística; ensino de línguas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
2005 - 2011
Graduação em Letras (Português/Francês).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Bacharelado e Licenciatura.
Orientador: José Carlos Gonçalves / Fernando Afonso Almeida.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2001 - 2005
Ensino Médio (2º grau).
Ensino Medio na Modalidade Normal - Instituto de Educação Carmela Dutra, IECD, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Certificado Expert de Capacité à l'Enseignement du FLE.
Centre d'Approches Vivantes des Langues et des Médias, CAVILAM, França.
2017 - 2017
Formation en langue, communication et culture française (stage intensif).
Centre d'Approches Vivantes des Langues et des Médias, CAVILAM, França.
2017 - 2017
Estágio doutoral.
Université de Rennes II, RENNES 2, França.
2012 - 2013
Perfectionnement Didactique et Pratiques Pédagogiques. (Carga horária: 363h).
Université d'Aix Marseille I, AIX-MARSEILLE, França.
2012 - 2012
Master.
Université d'Aix Marseille I, AIX-MARSEILLE, França.
2011 - 2011
Aperfeiçoamento didático no Projeto Falas e Línguas. (Carga horária: 60h).
PROLEM - Programa de Línguas Estrangeiras Modernas da UFF, PROLEM, Brasil.
2010 - 2011
Iniciação Científica.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2009 - 2010
Iniciação Científica.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Municipal de Educação de Niterói, FME, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Contrato de trabalho, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Língua Francesa
Outras informações
Coordenação da implantação da lingua francesa como disciplina inserida no curriculo dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas do Município de Niterói - RJ Coordenação da implantação da língua francesa no Programa de Iniciação Profissional da Educação de Jovens e Adultos (PIP-EJA)

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Professor II - Francês, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Francesa


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Francesa
Outras informações
Centro de Línguas e Cultura da Universidade Federal Fluminense (PULE / PROLEM)

Vínculo institucional

2012 - 2018
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiária de docência em nível de graduação
Outras informações
Estágio de iniciação a docência - Linguítica Aplicada ao Ensino de Língua Francesa -Língua Francesa


Aliança Francesa, AF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor

Atividades

08/2011 - 02/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Francês Língua Estrangeira (FLE)

Instituto de Educação Carmela Dutra, IECD, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estág. supervisionado/Práticas Pedagógicas
Outras informações
Estágio Supervisionado correspondente a de Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa ? Ensino Fundamental-1º segmento / Educação Infantil / Educação de Jovens e Adultos (EJA) / Educação Especial 960 horas Escola Estadual Padre José Maurício Tomás - Ensino Fundamental-1º segmento Escola Izabel Barbosa - Educação Infantil Escola Municipal Professor Ataliba de Macedo Domingues - Educação de Jovens e Adultos (EJA) / Educação Infantil Serviço de Atendimento e Reabilitação de Maricá - Educação Especial


CIEP 422 - Nicanor Ferreira Nunes, CIEP 422, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estág. Francês, Enquadramento Funcional: Estagiária nos anos finais ens. fund.
Outras informações
Estágio de pesquisa e prática de ensino.


Colégio Universitário Geraldo Reis, COLUNI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estág. Português, Enquadramento Funcional: Estagiária nos anos finais do ens. fund.
Outras informações
Estágio de pesquisa e prática de ensino.


Universidade do Estado do Amapá, UEAP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Francesa, Carga horária: 40



Outros Projetos


2014 - 2017
Francês na Rede: Fundação Municipal de Educação de Niterói
Descrição: O presente projeto, de âmbito governamental, objetiva a implantação da disciplina de Língua Francesa na Grade Curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 7 escolas públicas do Município de Niterói . Dessa forma, desde o início do ano de 2014, encontramos o ensino de FLE sendo ofertado a cerca de 3.000 crianças do 1º ao 5º ano de escolaridade da Rede Pública de Ensino. Baseados em estudos sobre políticas linguísticas e sua avaliação (BOHN, 2000, BLANCHET, 2008, CALVET, 2007; COOPER, 2007, GRIN, 2005), propomos ações e fornecemos ferramentas que propiciem o desenvolvimento dessa política pública, sendo, algumas delas, o acompanhamento às escolas, a formação contínua dos professores, a elaboração de material didático adequado e de um Referencial Curricular, entre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Marina Mello de Menezes Felix de Souza - Coordenador / Helena da Conceição Gonçalves - Integrante / Verônica Valente da Costa - Integrante / Gilberto Ferreira de Souza - Integrante / Adriana Oliveira Arruda - Integrante / Flávia Lúcia Espíndola Silva - Integrante / Cristiane de Santana Silva - Integrante / Jossanã Freire Gonçalves Noronha - Integrante / Marcela Reis - Integrante / Beatriz Cabral de Siqueira - Integrante / Márcia Elaine Salvador da Silva - Integrante / Júlia Ellen da Cunha Pedra - Integrante / Luciana Maria Moura de Freitas - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: políticas linguisticas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Latim
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Diretora da Associação de Professores de Francês do Rio de Janeiro (2016-2018), Associação de Professores de Francês do Rio de Janeiro.
2014
Coordenadora de Francês Língua Estrangeira (2014-2017), Rede Municipal de Educação de Niterói - Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME).
2010
Trabalho classificado entre os 10 melhores na área de 'Linguística, Letras e Artes' no XX Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, UFF/PROPP/CNPq.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, M. M. M. F.2016SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. . Política Linguística e Política Pública: uma proposta de interseção teórica.. Matraga (Rio de Janeiro), v. 23, p. 168-184, 2016.

2.
SOUZA, M. M. M. F.2014SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. . Política linguística para o ensino de línguas estrangeiras: o impacto no programa de mobilidade acadêmica Ciências sem Fronteiras. Salto para o Futuro, v. 1, p. 15-23, 2014.

3.
SOUZA, M. M. M. F.2014SOUZA, M. M. M. F.. Avaliação das políticas linguísticas implantadas no Brasil e os programas de mobilidade acadêmica em contexto de internacionalização. Revista Ciências Humanas, v. 7, p. 42-59, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. . As políticas linguisticas brasileiras e os programas de mobilidade acadêmica: o ensino de línguas estrangeiras no Brasil.. In: José Pereira da Silva; Luciana Marino do Nascimento.. (Org.). Textos da Memória: A Memórias do Textos (Homenagem a Profª Ângela Vaz Leão. 1ed.: Letras Capital, 2015, v. 1, p. 148-153.

2.
SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. . Analyse de la Politique Linguistique pour l'enseignement des langues étrangères au Brésil dans le cadre de l'internationalisation académique. In: Katharina Jeanne Kelecom; Maria Ruth Machado Fellows; Othon Jorge Nacif de Moraes; Stela Maria Sardinha Chagas de Moraes; Telma Cristina de Almeida Silva Pereira. (Org.). Réfléchir, séduire, construire : le français pour l'avenir. 1ºed.Niterói: Aliança Francesa, 2015, v. 1º, p. 311-317.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, S. M. M. F. ; SOUZA, M. M. M. F. . Reflexões sobre currículo e linguagem nas salas de aula de Língua Portuguesa. In: I MOSTRA ACADÊMICO-CIENTÍFICA DE NITERÓI: EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, 2016, Niterói. Anais da I Mostra Acadêmico-Científica de Niterói. Niterói: Prefeitura Municipal de Niterói, 2016. v. I. p. 723-732.

2.
SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. . As políticas linguísticas e os programas de mobilidade acadêmica: o confllito no ensino de LE no Brasil. In: II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur, 2013, Buenos Aires. II CIPLOM / II EAPLOM, 2013.

3.
SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. . As políticas liguisticas e os programas de mobilidade acadêmica: O conflito no ensino de LE no Brasil. In: Segundo Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur, 2013, Buenos Aires - Argentina. Libro de actas. Buenos Aires - Argentina: Pabla Diab, 2014. v. 1. p. 1978-1983.

4.
SOUZA, M. M. M. F.; GONCALVES, J. C. . As representações e as identidades como geradoras de conflitos em contextos de saúde. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação II, 2010, São Leopoldo. Anais do Congresso Internacional Linguagem e Interação II. São Leopoldo: Unisinos, 2010.

5.
SOUZA, M. M. M. F.. Comunicação é saúde. In: SAPPIL - I Seminário dos alunos dos programas de pós-graduação do Instituto de Letras - UFF: Confluências, 2010, Niterói. Confluências: Coletânea de textos do I Seminário dos alunos dos programas de Pós-Graduação do Instituto de etras da UFF. Niterói: Anais I SAPPIL - UFF, 2010. p. 74-88.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. . L'enseignement de langues étrangères dans les écoles publiques à l'état de Rio de Janeiro: la mise en oeuvre d'un projet dans la municipalité de Niterói.. In: XX Congrès Brésilien des Professeurs de Français - Unis dnas la diversité : Le français Langue Frontière, 2015, Macapá. Unis dnas la diversité : Le français Langue Frontière. Macapá: Unoversidade do Estado do Amapá, 2015. v. 1. p. 81-82.

2.
SOUZA, M. M. M. F.; GONCALVES, J. C. . Conflitos na prática médica: Um olhar interdisciplinar sobre o discurso do paciente em contextos de saúde. In: XV Congresso da ASSEL - RIO / III Semana de Língua Portuguesa - SELP, 2009, Rio de Janeiro. Linguagens em diálogo: pesquisa e ensino na área de Letras / Caderno de resumos. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/UFRJ, 2009. v. 1. p. 250-252.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, M. M. M. F.. A Política Linguística Pública Educativa (PLPE) em âmbito municipal: o projeto de LE nos anos iniciais em Niterói (RJ). In: I SELEIA - I Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras na Infância e Adolescência, 2018, Rio de Janeiro. caderno de resumos do I SELEIA, 2018.

2.
SOUZA, M. M. M. F.. O processo de descentralização das políticas linguisticas no brasil. In: VIII Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras ? UFF, 2017, Niteroi- Rio de Janeiro. Resumos dos trabalhos ? Estudos de Linguagem, 2017.

3.
SOUZA, S. M. M. F. ; SOUZA, M. M. M. F. . Reflexões sobre currículo e linguagem nas salas de aula de Língua Portuguesa. In: I MOSTRA ACADÊMICO-CIENTÍFICA DE NITERÓI: EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, 2016, Niterói. Anais da I Mostra Acadêmico-Científica de Niterói: Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação. Nierói: Prefeitura Municipal de Niterói, 2016.

4.
SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. . Langue et insertion sociale : un projet brésilien pour l?enseignement de langues étrangères dans les écoles publiques de l?état de Rio de Janeiro. In: XIV Congrès Mondial des Professeurs de Français Langue Ardante, 2016, Liège - Bélgica. XIV Congrès Mondial des Professeurs de Français Langue Ardante. Liège - Bélgica: FIPF, 2016. p. 141-141.

5.
SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. . Língua e inserção social: um projeto para o ensino de FLE eme escolas públicas do Rio de Janeiro. In: ABRALIN em cena, 2016, Macaé. Caderno de Resumos. Macaé: IFFluminese, 2016.

6.
SOUZA, M. M. M. F.. Políticas linguisticas para a implantação da língua francesa na Rede Municipal de Educação de Niterói. In: IX Congresso Internacional da ABRALIN, 2015, Belém. Caderno de Resumos do IX Congresso Internacional da ABRALIN. Belém: UFP/ ABRALIN, 2015. v. 1. p. 786-787.

7.
SOUZA, M. M. M. F.. As políticas linguísticas brasileiras e a atual internacionalização das universidades. In: III CIDS - Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, 2014, Londrina. Caderno de resumos. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014. p. 124.

8.
SOUZA, M. M. M. F.. O ensino de línguas estrangeiras e as políticas linguísticas brasileiras: impacto no programa Ciências sem Fronteiras.. In: V SAPPIL-Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras / UFF, 2014, Niterói. ?INTERFACES E TRAVESSIAS: LETRAS EM CURSO? - CADERNO DE RESUMOS. Niterói: Universidade Federal Fluminense (UFF), 2014. p. 123-124.

9.
SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. . Políticas para o ensino de línguas estrangeiras: uma proposta de inovação nos programas de mobilidade acadêmica. In: VIII Congresso Internacional da ABRALIN, 2013, Natal/RN. Caderno de programação e resumos. Natal/RN: Ideia Editora, 2013.

10.
SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. . As políticas linguísticas e os programas de mobilidade acadêmica: o confllito no ensino de LE no Brasil. In: II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur, 2013, Buenos Aires. II CIPLOM / II EAPLOM, 2013.

11.
SOUZA, M. M. M. F.. L'évaluation de la politique linguistique pour l'enseignement des LE: l'impact linguistique au programme de mobilité académique Ciências sem Fronteiras (CsF). In: XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2013, Niterói. Réfléchir, séduire, construire: Le français pour l'avenir. Niterói: Aliança Francesa de Niterói, 2013. v. 1. p. 176.

12.
SOUZA, M. M. M. F.. A internacionalização das Universidades e as políticas linguísticas para o ensino de LE no Brasil. In: IV Seminário dos alunos de pós-graduação do Instituto de Letras da UFF, 2013, Niterói. Trajetória de Pesquisa em linguagem e literatura - Caderno de Resumos. Niterói: Instituto de Letras-UFF, 2013.

13.
SOUZA, M. M. M. F.. Contato linguístico-cultural e mobilidade acadêmica: estudantes brasileiros em países francófonos. In: III Seminário dos alunos dos programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras -UFF (SAPPIL), 2012, Niterói. Caderno de Resumos do III SAPPIL-UFF. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2012.

14.
SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. . Dinâmica do contato linguístico e intercultural em contexto de mobilidade acadêmica.. In: III Seminário Internacional do GELIC, 2012, Juiz de Fora. III Seminário Internacional do GELIC. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012.

15.
SOUZA, M. M. M. F.. Comunicação é saúde. In: I Seminário dos alunos dos programas de pós-graduação do Instituto de Letras - UFF: Confluências, 2010, Niterói. Anais do I SAPPIL UFF: Confluências. Niterói: Anais I SAPPIL - UFF, 2010. p. 56.

16.
SOUZA, M. M. M. F.; GONCALVES, J. C. . Comunicação é Saúde: transfformando encontros de serviços de saúde em contextos para a cura. In: XX Seminário de Iniciação Científica: Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2010, Niterói. Resumo, 2010.

17.
SOUZA, M. M. M. F.; GONCALVES, J. C. . As representações e as identidades como geradoras de conflitos em contextos de saúde. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação II (UNISINOS), 2010, São Leopoldo. Anais do Congresso Internacional Linguagem e Interação II. São Leopoldo: Unisinos.

18.
SOUZA, M. M. M. F.; GONCALVES, J. C. . As Representações e as Identidades Criadas por médicos e pacientes em contextos de saúde. In: XIX Seminário de Iniciação Científica / Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2009, Niterói. XIX Seminário de Iniciação Científica / Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia Resumos. Niterói: UFF, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, M. M. M. F.. A Política Linguística Pública Educativa (PLPE) em âmbito municipal: o projeto de LE nos anos iniciais em Niterói (RJ). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, M. M. M. F.. Les politiques linguistiques au Brésil aprés 1988. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOUZA, M. M. M. F.. Les langues dans les disciplines scolaires: enjeux didactiques et socioéducatifs pour une pédagogie de l'intégration. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. . Langue et insertion sociale : un projet brésilien pour l'enseignement de langues étrangères dans les écoles publiques de l'état de Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. . Língua e inserção social : um projeto para o ensino de FLE em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUZA, M. M. M. F.; REIS, L. ; MACIEL, A. . Internacionalização e Ensino de Línguas Estrangeiras: Projeto PULE/UFF. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, M. M. M. F.. A Fundação Municipal de Educação de Niterói e a Língua Francesa como LE. A implantação de uma Política Linguística. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SOUZA, M. M. M. F.. Língua francesa nas séries iniciais do EF em Niterói: um projeto político linguístico em prol do plurilinguismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. . Politiques linguistiques et contextualisations éducatives: approches régionales et (in - ter) nationales du FLE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. . L'enseignement de langues étrangères dans les écoles publiques à l'état de Rio de Janeiro: la mise en oeuvre d'un projet dans la municipalité de Niterói.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SOUZA, S. M. M. F. ; SOUZA, M. M. M. F. . Reflexões sobre currículo e linguagem nas salas de aula de Língua Portuguesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOUZA, M. M. M. F.. Políticas linguisticas para a implantação da língua francesa na Rede Municipal de Educação de Niterói. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SOUZA, M. M. M. F.. Política Linguística para o Ensino de Língua Francesa na Rede Municipal de Educação de Niterói: uma inovação no contexto público brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SOUZA, M. M. M. F.; BOULAICH, Assma . I Formação de professores de francês para 1º e 2 º ciclo: FLE para público infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SOUZA, M. M. M. F.; ARAUJO, C. B. ; BANDEIRA, L. . Encontro - formador do ensino de Francês Língua Estrangeira nas Escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SOUZA, M. M. M. F.. Tradução oral de evento oficial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. . Políticas para o ensino de línguas estrangeiras: uma proposta de inovação nos programas de mobilidade acadêmica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SOUZA, M. M. M. F.. As políticas linguísticas e os programas de mobilidade acadêmica: o conflito no ensino de LE no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
SOUZA, M. M. M. F.. L'évaluation de la politique linguistique pour l'enseignement des LE: l'impact linguistique au programme de mobilité académique Ciências sem Fronteiras (CsF). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SOUZA, M. M. M. F.. O ensino de LE no Brasil e os programas de mobilidade estudantil: uma avaliação das políticas linguísticas atuais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SOUZA, M. M. M. F.. A internacionalização das Universidades e as políticas linguísticas para o ensino de LE no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. . Dinâmica do contato linguistico e incultural em contexto de mobilidade acadêmica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
SOUZA, M. M. M. F.. Contato linguistico-cultural e mobilidade acadêmica: estudantes brasileiros em países francófonos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
SOUZA, M. M. M. F.; GONCALVES, J. C. . As representações e as identidades como geradoras de conflitos em contextos de saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
SOUZA, M. M. M. F.. Discurso, Interação e Práticas Sociais: médico X paciente - a análise de uma narrativa discursiva. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
SOUZA, M. M. M. F.; GONCALVES, J. C. . Comunicação é saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
SOUZA, M. M. M. F.. Comunicação é Saúde: transformando encontros de serviços de saúde em contextos para a cura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
SOUZA, M. M. M. F.. Construção de identidades e representações por pacientes em contextos de saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
SOUZA, M. M. M. F.. Conflitos na prática médica: Um olhar interdisciplinar sobre o discurso do paciente em contextos de saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
SOUZA, M. M. M. F.. As representações e as Identidades criadas por médicos e pacientes em contextos de saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, M. M. M. F.; RIBEIRO, G. . Efeitos e questões da interdisciplinaridade em sociolinguística: de uma abordagem discursiva a uma concepção praxiológica das representações linguísticas (no prelo). Niterói: Caderno de Letras da UFF - Instituto de Letras UFF, 2017. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. ; BALGA, L. C. . Línguas para objetivos universitários e programas de mobilidade. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SOUZA, M. M. M. F.. Les langues dans les disciplines scolaires : enjeux didactiques et socioéducatifs pour une pédagogie de l'intégration. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SOUZA, M. M. M. F.; DIESEL, S. ; GIORDANO, P. ; SILVEIRA, E. ; THIBAUDAULT, M. . Projeto Cine Escola participa da Semana da Francofonia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
SOUZA, M. M. M. F.; ARAUJO, F. M. B. ; RIBEIRO, B. ; DIESEL, S. . Ilustradora francesa promove curso E.M Bolívia Gaetho. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
SOUZA, M. M. M. F.; CASTRO, J. ; MAGALHAES, P. A. ; RIBEIRO, B. ; GOMES, P. . E.M Bolívia Gaétho realiza Olimpíadas de Matemática, Artes e Francês. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
SOUZA, M. M. M. F.. Alunos de Niterói ficam em 2º lugar em concurso Francês. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

7.
SOUZA, M. M. M. F.. Niterói fica em 2º lugar em concurso francês. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. ; SILVA, M. P. R. ; COSTA, V. V. ; SOUZA, G. F. . Francês na Rede 1. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

2.
SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. ; COSTA, V. V. ; SILVA, M. P. R. ; SOUZA, G. F. . Francês na Rede 2. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

3.
SOUZA, M. M. M. F.; SILVA, M. P. R. ; PEREIRA, T. C. A. S. ; COSTA, V. V. ; SOUZA, G. F. . Matrizes Curriculares para o ensino de Língua Francesa do Ensino Fundamental do Município de Niterói. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Matrizes Curriculares do Ensino Fundamental do Município de Niterói).

4.
SOUZA, M. M. M. F.; GONÇALVES, H. C. . Introdução a Língua e a Cultura Francesa. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

5.
SOUZA, M. M. M. F.; GONÇALVES, H. C. . Introdução a Língua e a Cultura Francesa. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulos interativos).

6.
SOUZA, M. M. M. F.. As políticas linguisticas e a mobilidade acadêmica para a França: um recorte do programa Ciência sem Fronteiras (CsF). 2013. (Relatório de pesquisa).

7.
SOUZA, M. M. M. F.; ALMEIDA, Fernando Afonso de . Relatório final do plano de trabalho. 2011. (Relatório de pesquisa).

8.
SOUZA, M. M. M. F.; GONCALVES, J. C. . As representações e as identidades criadas por médicos e pacientes em contextos de saúde. 2010. (Relatório de pesquisa).

9.
SOUZA, M. M. M. F.; GONCALVES, J. C. . O profissional médico e a sua prática.. 2010. (Relatório de pesquisa).

10.
SOUZA, M. M. M. F.; GONCALVES, J. C. . Relatório Parcial do Plano de Trabalho. 2009. (Relatório de pesquisa).

11.
SOUZA, M. M. M. F.; GONCALVES, J. C. . Relatório Final do Plano de Trabalho. 2009. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, M. M. M. F.; COSTA, D. A.. Participação em banca de Martha Larissa Ayres Nascimento Motta.O impacto do preconceito linguístico na avaliação escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFF.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUZA, M. M. M. F.; JAVARINE, A.; PADILHA, C.. Processo seletivo simplificado para contratação de professores de Inglês e de Francês dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Niterói (EDITAL 007/14). 2014. Fundação Municipal de Educação de Niterói.

Outras participações
1.
SOUZA, M. M. M. F.; MARTINS, J.; JAVARINE, A.. I Fórum de Educação Ambiental - Escolas Sustentáveis: Desafios e Possibiliaddes. 2016. Fundação Municipal de Educação de Niterói.

2.
SOUZA, M. M. M. F.; SANTOS, M. F.; DALUZ, L. B.; BRAGA JUNIOR, L. F. L.; PADILHA, C.. 4º edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2014. Centro de estudos, pesquisas, educação, cultura, ação comunitária..



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
25 ANOS DE LÍNGUA INSTRUMENTAL PARA A LEITURA E O ENSINO DAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA FORMAÇÃO NÃO DOCENTE NA UERJ (mesa redonda).Línguas para objetivos universitários e programas de mobilidade. 2018. (Seminário).

2.
I SELEIA ? I Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras na Infância e Adolescência.A política linguística pública educativa (PLPE) em âmbito municipal: o projeto de LE nos anos iniciais em Niterói (RJ). 2018. (Seminário).

3.
I SELEIA - I Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras na Infância e Adolescência.A POLÍTICA LINGUÍSTICA PÚBLICA EDUCATIVA (PLPE) EM ÂMBITO MUNICIPAL: O PROJETO DE LE NOS ANOS INICIAIS EM NITERÓI (RJ). 2018. (Seminário).

4.
I SELEIA - I Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras na Infância e Adolescência.Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças. 2018. (Seminário).

5.
IV SEPLEV - Seminário de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual),.A Política Linguística Pública Educativa (PLPE): um processo de concentração política na sociedade contemporânea. 2018. (Seminário).

6.
Minicurso Políticas Linguísticas e a formação de professores de línguas estrangeiras/adicionais em contextos de internacionalização. 2018. (Outra).

7.
Palestra na aula da disciplina Fundamentos Teórico Metodológicos na UFF.Políticas Linguísticas Públicas Educacionais no Brasil. 2018. (Outra).

8.
Primeira Edição internacional do Forum Post Bac.Inciter à la mobilité (entrante et sortante). 2018. (Outra).

9.
Primeira Edição Internacional do Forum Post Bac.Apresentação da UEAP. 2018. (Outra).

10.
VII Jornada Científico-Cultural de Língua Francesa (JCCLF): O uso das novas tecnologias na formação de professores de línguas estrangeiras.A Política Linguística Pública Educativa (PLPE) para o ensino de LE: imposições e paradoxos ligados a concentração política na sociedade contemporânea. 2018. (Outra).

11.
1ª Jornada de políticas para o ensino e formação em línguas estrangeiras: impactos e desafios em tempos de crise e de reformas políticas. 2017. (Outra).

12.
1ª Jornada de políticas para o ensino e formação em línguas estrangeiras: impactos e desafios em tempos de crise e de reformas políticas.O papel das associações de professores diante das atuais políticas para o ensino de LE. 2017. (Outra).

13.
Colloque Politiques linguistiques et inclusion identitaire (mesa redonda). Les langues dans les disciplines scolaires: enjeux didactiques et socioéducatifs pour une pédagogie de l'intégration. 2017. (Congresso).

14.
Conférence à l'Université de Rennes 2.Les politiques linguistiques au Brésil après 1988. 2017. (Outra).

15.
I Encontro Internacional & IV Colóquio do Labpec. 2017. (Encontro).

16.
Séminaire interdisciplinaire - pôle Société numérique de la MSHB Les discriminations à l?ère de la société numérique. 2017. (Seminário).

17.
ABRALIN em cena. 2016. (Congresso).

18.
ABRALIN em cena. Língua e Inserção Social: um projeto para o ensino de FLE em escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. 2016. (Congresso).

19.
Darcy Ribeiro ? A Utopia da Educação Integral. 2016. (Outra).

20.
III Colóquio do Laboratório de Pesquisas em Contato Linguístico ? LABPEC: ?Dinâmicas etnolinguísticas em debate?. 2016. (Outra).

21.
III Seminário de Internacionalização da UFSJ.Internacionalização e Ensino de Línguas Estrangeiras: Projeto PULE/UFF. 2016. (Seminário).

22.
III SIN - III Seminário de Internacionalização.Internacionalização e Ensino de Línguas Estrangeiras: Projeto PULE/UFF. 2016. (Seminário).

23.
Minicurso PLURILINGUISMO NA ESCOLA. 2016. (Outra).

24.
Políticas de Linguagem, com ênfase em contato linguístico para educação bi/multilíngue. 2016. (Outra).

25.
Colóquio do Laboratório de Pesquisa em Estudos de Contato Linguístico ? LABPEC: ?B/ORDERS IN MOTION: PRÁTICAS E MIGRAÇÕES?. 2015. (Outra).

26.
I Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues.?Registro e documentação da língua?. 2015. (Encontro).

27.
I Encontro Nacional dos Municípios Plurilingues. 2015. (Encontro).

28.
II Colóquio do Laboratório de Pesquisa em Estudos de Contato Linguístico ? LABPEC: ?B/ORDERS IN MOTION: PRÁTICAS E MIGRAÇÕES. 2015. (Outra).

29.
II Colóquio do Laboratório de Pesquisa em Estudos de Contato Linguístico ? LABPEC: ?B/ORDERS IN MOTION: PRÁTICAS E MIGRAÇÕES.Língua francesa nas séries iniciais do EF em Niterói: um projeto político linguístico em prol do plurilinguismo. 2015. (Outra).

30.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. 2015. (Congresso).

31.
Jornada de Estudos de Linguagem: ?Investigações em Língua(gem)?,. 2015. (Outra).

32.
minicurso ?PLURILINGUISMO NA ESCOLA?,. 2015. (Outra).

33.
XX Congrès Brésilien des Professeurs de Français - Unis dans la diversité: Le français Langue Frontière. L'enseignement de langues étrangères dans les écoles publiques à l'état de Rio de Janeiro: la mise en oeuvre d'un projet dans la municipalité de Niterói.. 2015. (Congresso).

34.
Ato de Lançamento do ensino de de Francês na Rede Municipal de Educação de Niterói.Política linguística para o ensino de Língua Francesa na Rede Municipal de Educação de Niterói: uma inovação no contexto público brasileiro. 2014. (Outra).

35.
Encontro Formador.Encontro-formador do ensino de Francês Língua Estrangeira nas escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. (Encontro).

36.
Formação.I Formação de professores de francês para 1º e 2º ciclos: FLE para público infantil. 2014. (Outra).

37.
III CIDS - Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. As políticas linguísticas brasileiras e a atual internacionalização das universidades. 2014. (Congresso).

38.
Seminário externo de Superintendência de Desenvolvimento de Ensino.. 2014. (Seminário).

39.
V SAPPIL-Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras / UFF.O ensino de línguas estrangeiras e as políticas linguísticas brasileiras: impacto no programa Ciências sem Fronteiras.. 2014. (Seminário).

40.
CIFALE - II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ: Línguas, Literaturas, Diálogos RJ.O ensino de LE no Brasil e os programas de mobilidade estudantil: uma avaliação das políticas linguísticas atuais. 2013. (Simpósio).

41.
II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur(CIPLOM). 2013. (Congresso).

42.
II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur(II CIPLOM). As políticas linguísticas e os programas de mobilidade acadêmica: o confllito no ensino de LE no Brasil. 2013. (Congresso).

43.
II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ - CIFALE. O ensino de LE no Brasil e os programas de mobilidade estudantil: uma avaliação das políticas linguísticas atuais. 2013. (Congresso).

44.
IV Seminário dos alunos de pós-graduação do Instituto de Letras/UFF.A internacionalização das Universidades e as políticas linguísticas para o ensino de LE no Brasil. 2013. (Seminário).

45.
Letras, Diplomacia Cultural e Lusofonia. 2013. (Outra).

46.
VIII Congresso Internacional da ABRALIN. Políticas para o ensino de Línguas Estrangeiras: uma proposta de inovação nos programas de mobilidade acadêmica. 2013. (Congresso).

47.
V SAPPIL - V Seminário dos alunos de pós-graduação do Instituto de Letras/UFF.O ensino de línguas estrangeiras e as políticas linguísticas brasileiras: impacto no programa Ciências sem Fronteiras.. 2013. (Simpósio).

48.
XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. L'évaluation de la politique linguistique pour l'enseignement des LE: l'impact linguistique au programme de mobilité académique Ciências sem Fronteiras (CsF). 2013. (Congresso).

49.
XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês - Minicurso Techniques de classe. 2013. (Outra).

50.
III Seminário Internacional do GELIC.Dinâmica do contato linguistico e incultural em contexto de mobilidade acadêmica. 2012. (Seminário).

51.
SAPPIL - III Seminário dos alunos dos programas de pós-graduação do instituto de letras-UFF.Contato linguistico-cultural e mobilidade acadêmica: estudantes brasileiros em países francófonos. 2012. (Seminário).

52.
Sociolinguistica Urbana. 2012. (Outra).

53.
Experiências de tradução. 2011. (Outra).

54.
Habitar e representar a distância em textos literários. 2011. (Outra).

55.
Agênda Acadêmica. 2010. (Outra).

56.
Congresso Internacional Linguagem e Interação II. As representações e as Identidades como geradoras de conflitos em contextos de saúde. 2010. (Congresso).

57.
II Simpósio de Pós-Graduação lato sensu em Letras. 2010. (Simpósio).

58.
I Seminário dos alunos dos programas de pós-graduação do Instituto de Letras - UFF: Confluências.Comunicação é saúde. 2010. (Seminário).

59.
Palestra fornecida à EEAAC.Discurso, Interação e Práticas Sociais: médico X paciente - A Análise de uma Narrativa Discursiva. 2010. (Outra).

60.
XX Seminário de Iniciação Científica: Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Comunicação é Saúde: transfformando encontros de serviços de saúde em contextos para a cura. 2010. (Seminário).

61.
A recepção das literaturas de língua portuguesa em França.. 2009. (Encontro).

62.
Dires et délires commemoratifs: du 400 e anniversaire de la foncdations de Québec, au 250 e anniversaire de sa prise par les anglais. 2009. (Outra).

63.
I Simpósio de Pós-Graduação lato sensu em Letras. 2009. (Simpósio).

64.
Seminário Construção de Identidades e Representações da Saúde em Contextos de Serviços de Saúde.Construção de Identidades e Representações por pacientes em Contextos de Saúde. 2009. (Seminário).

65.
Workshop de Análise de dados de pesquisa sociointeracional: Foco comunicação sa Saúde. 2009. (Outra).

66.
XIX Seminário de Iniciação Científica / Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia. 2009. (Seminário).

67.
XIX Seminário de Iniciação Científica / Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.As Representações e as Identidades criadas por médicos e pacientes em contextos de saúde. 2009. (Seminário).

68.
XV Congresso da ASSEL-RIO / III Semana de Língua Portuguesa - SELP. Conflitos na Prática Médica: Um olhar interdisciplinar sobre o discurso do paciente em contextos de saúde. 2009. (Congresso).

69.
A correção e avaliação de textos no ensino médio. 2008. (Outra).

70.
A progressão em textos argumentativos. 2008. (Encontro).

71.
I Encontro de docentes e discentes de educação a distância - UNIRIO/CEDERJ/UAB. 2008. (Encontro).

72.
Metodologia e práticas de pesquisa interpretativa em Linguística Aplicada. 2008. (Outra).

73.
Nação-Invenção: Literatura e metamorfoses do moderno. 2008. (Seminário).

74.
O ensino de fonética e fonologia no ensino médio e fundamental. 2008. (Encontro).

75.
Português para estrangeiros. 2008. (Encontro).

76.
Psycholinguistique: Microanalyse des Interactions Thérapeute-Patient. 2008. (Outra).

77.
Tudo ao mesmo tempo agora. E aí professor?. 2008. (Encontro).

78.
VI Simpósio de Estudos Linguísticos do Programa de Pós-graduação - "Interação e Variação". 2008. (Simpósio).

79.
Produção e interpretação de questões de provas no vestibular. 2007. (Encontro).

80.
Simpósio em torno da Interação. 2007. (Simpósio).

81.
V Simpósio de Estudos Linguísticos. 2007. (Simpósio).

82.
Jornada Guimarães Rosa / 50 anos de publicação de Corpo de Baile e Grande Sertão: Veredas. 2006. (Outra).

83.
VII COINFE. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, M. M. M. F.. Rentrée Pédagogique. 2018. (Outro).

2.
SOUZA, M. M. M. F.. Minicurso Políticas Linguísticas e a formação de professores de línguas estrangeiras/adicionais em contextos de internacionalização. 2018. (Outro).

3.
SOUZA, M. M. M. F.. I Cycle de formation continue de professeurs et futurs professeurs de français. 2018. (Outro).

4.
SOUZA, M. M. M. F.; GONÇALVES, H. C. ; MAGALHAES, P. A. . Rentrée Pédagogique. 2017. (Outro).

5.
SOUZA, M. M. M. F.. I Encontro Internacional & IV Colóquio do Labpec (monitoria). 2017. (Outro).

6.
SOUZA, M. M. M. F.. Atelier/Palestra O ensino de ?Cultura? em sala de aula de Língua Estrangeira. 2016. (Outro).

7.
SOUZA, M. M. M. F.; GONÇALVES, H. C. ; CORDEIRO, P. V. B. ; GOULART, T. S. . Minicurso Política e políticas linguísticas, ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras/ adicionais e (trans)formação docente: Avanços e desafios em tempos de globalização e de internacionalização. 2016. (Outro).

8.
SOUZA, M. M. M. F.. conferência :A liberdade de expressão sob o ponto de vista dos últimos acontecimentos na França. 2015. (Outro).

9.
SOUZA, M. M. M. F.. I Formação de professores de francês para 1º e 2 º ciclo: FLE para público infantil. 2014. (Outro).

10.
SOUZA, M. M. M. F.. Ato de Lançamento do Ensino de Francês na Rede Municipal de Educação de Niterói. 2014. (Outro).

11.
SOUZA, M. M. M. F.; ARAUJO, C. B. . Encontro - formador do ensino de Francês Língua Estrangeira nas Escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. (Outro).

12.
SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. . Políticas educacionais da Alemanha e das organizações envolvidas: aspectos teóricos e metodológicos. 2014. (Outro).

13.
SOUZA, M. M. M. F.. Technique de cours et expression théâtrale. 2014. (Outro).

14.
SOUZA, M. M. M. F.. Francês para os anos iniciais: FLE e as práticas pedagógicas. 2014. (Outro).

15.
SOUZA, M. M. M. F.. O papel do professor diante dos episódios de violências e indisciplina dos alunos: estratégias de prevenção e enfrentamento. 2014. (Outro).

16.
SOUZA, M. M. M. F.. Modalidades organizativas do trabalho pedagógico no 1º e 2º ciclos. 2014. (Outro).

17.
SOUZA, M. M. M. F.. Ato de Lançamento do Ensino de Línguas Estrangeiras nas escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Niterói. 2014. (Outro).

18.
SOUZA, M. M. M. F.. Refletindo sobre a prática pedagógica cotidiana: caminhos para o ensino de Língua Estrangeira. 2014. (Outro).

19.
SOUZA, M. M. M. F.. XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. 2013. (Congresso).

20.
PEREIRA, T. C. A. S. ; SOUZA, M. M. M. F. . Sociolinguistica Urbana. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


1.	Foi bolsista Capes de doutorado, orientada pela professora Telma Cristina de Almeida Silva Pereira, desenvolvendo o trabalho A DESCONCENTRAÇÃO POLÍTICA E O SEU IMPACTO NAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS (PLPE) NO BRASIL. (2014-2018).

2.	Fez doutorado sanduíche Universidade Rennes 2, na França, sob orientação do Profº Drº Philippe Blanchet, no Laboratório PREFICS EA 7469 (Pôle de Recherche Francophonie, Interculturel, Communication, Sociolinguistique) (2017).

3.   Possui certificação Expert de Capacité à l'Enseignement du Français pelo Centre d'Approches Vivantes des Langues et des Médias (CAVILAM) e pela Université Clermont Auvergne, em Vichy, na França (2017).

4.   Coordenou a implantação da Língua Francesa no currículo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de educação de Niterói (Fundação Municipal de Educação de Niterói ? FME ?2014-2017).

5.  Foi bolsista Capes de mestrado, orientada pela professora Telma Cristina de Almeida Silva Pereira, desenvolvendo o trabalho A AVALIAÇÃO DA POLÍTICA LINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: O IMPACTO LINGUÍSTICO NO PROGRAMA CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS. (2012-2014).

6.  Fez estágio científico na Universidade Aix-Marseille, na França, na condição de mestranda, sob orientação do Prof. Dr. Georges Daniel Véronique, no Laboratório Parole et Langage, com bolsa da Embaixada da França no Brasil (2012).

Aprovação em processos seletivos de professores:
- COLÉGIO PEDRO II - REITORIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - EDITAL Nº 03/2018 (3ºlugar)
- FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI - EDITAL Nº 01/2014 (2ºlugar)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 17:21:12