Beatriz Terezinha de Vargas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1767999448173979
  • Última atualização do currículo em 14/10/2016


Mestre em Administração, Comunicação e Educação do Ensino Superior, Sob. Pesquisa: Gestão da Sustentabilidade e Custos para Empresas. Psicopedagoga pela Universidade Costa Braga, sob Pesquisa "Processos de Aprendizagem na Empresa", Lato-Sensu em Arteterapia sob. Pesquisa , "Arteterapia na Empresa", Administradora. Desenvolve Pesquisa em: Sustenbabilidade a partir da Gestão Sistemica: Com foco na Aprendizagem complexa para Administração de Empresas, Especializanda em "Gestáo e Engenharia de Custos e Empreendimentos", pelo IBEC - Insituto Brasileiro de Engenharia de Custos e INPG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Beatriz Terezinha de Vargas
Nome em citações bibliográficas
VARGAS, Beatriz Terezinha de


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Mestrado em Educação, Administração e Comunicação.
Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
Título: Gestão para Sustentabilidade,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Álvaro Cardoso Gomes.
2003 - 2005
Especialização em Arteterapia. (Carga Horária: 480h).
Instituto Nacional de Pós Graduação, INPG, Brasil.
Título: Arteterapia na Empresa.
Orientador: Maria Cristina Dias Alessandrini.
2002 - 2003
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 480h).
Instituto Nacional de Pós Graduação, INPG, Brasil.
Título: Psicopedagogia e Arte na Empresa.
Orientador: Graziella Bernardi Zóboli.




Atuação Profissional



Instituto de Sustentabilidade,Inovação e Ensino, ISIE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Socio Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor Geral, Carga horária: 20


Faculade INPG de Campinas, INPG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Vice-Diretora, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Neste periodo foi desempenhado também a Coordenação Academica do Bacharelado em Administração, Implantando a Disciplina Gestão para Sustenbil idade com foco no curriculo do curso sendo interdisciplinar.


Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos, IBEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coord. Administrativo dos Cursos de Pós-G, Carga horária: 20


Faculdade Taboão da Serra, FTS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação Pós Graduação, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Nacional de Pós Graduação, INPG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós Graduação, Carga horária: 20



Projetos de desenvolvimento


2011 - 2016
Sustentabilidade a partir da Gestão Sistemica: Com foco na Predominancia da Educação para Administração.
Descrição: A empresa necessita de visão sistemica de desenvolvimento. Acreditamos ser por meio do conhecimento a atingir este patamar de entendimento para intervenção..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VARGAS, Beatriz Terezinha de. Gestão para Sustentabilidade, obrigação também do ensinosuperior. Destaque Empresarial, p. 26 - 27, 20 jan. 2011.

2.
VARGAS, Beatriz Terezinha de. Gestão para Sustentabilidade. Destaque Empresarial, p. 94 - 95, 20 out. 2010.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência Internacional de Cidades Inovadoras Unindus/FIEP, Prefeitura Municipal de Curitiba/PR, Governo Federal. 2010. (Congresso).

2.
Global Forum Internacional América Latina (Curitiba) ? 2009; Unindus/FIEP, Global Forum, Case Western University, FGV/SP.. 2009. (Congresso).

3.
Inclusão Social, Problemas de Aprendizagem, Estudo do Envelhecimento, Gestão Ambiental, Agenda 21 Escolar, Gestão Avançada de Recursos Humanos, Liderança. 2003/2009.Gestão Avançada de Recursos Humanos. 2007. (Encontro).

4.
Seminário Internacional sobre Liderança Corporativa INPG .SP. em 2006 e 2010. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Teofilo Vicente Carrara Ferreira. Plano Estratégico para Captação de Recursos em Instituição Filantrópica - Projeto Orelinha.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - INPG - INSTITUTO NACIONAL DE POS-GRADUACAO. Orientador: Beatriz Terezinha de Vargas.



Outras informações relevantes


PRODUÇÕES CIENTÍFICAS E PROJETOS

- Participação na Implantação da Agenda 21 Local Escolar nos Municípios de EMBU, ITAPECERICA DA SERRA   SP. 2006 e 2007.
 - Elaboração de Projetos Pedagógicos com foco no crescimento e Desenvolvimento Educacional e Institucional desde 1997.
- Estruturação de Cursos de Pós-Graduação nas áreas de Gestão Geral e Pedagógica em Escolas Básicas.;




CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
O educando deve ser integrado a um processo de aprendizado onde sejam valorizados seu aspecto sócio - cultural, cognitivo e emocional, suas construções intelecto ? cognitivas, resultantes do meio em que vive.
Dessa forma o processo de ensino - aprendizagem deve ser construído pela interação diferenciada (Perrenoud) entre docente e alunos, que conjuntamente, devem buscar a construção teórica e sócio - educativa do conhecimento, enquanto ferramenta de compreensão e atuação política, cultural e econômica. 
A educação, nesse contexto, é um instrumento de empoderamento pessoal e social, além de constituir-se em uma ferramenta de formação para o exercício da cidadania e da solidariedade na sociedade (Vigostky). 
Não é possível dissociar o processo educativo do processo de conscientização política do aluno (Paulo Freire), diante da necessidade da construção do cidadão, atuante e ciente de suas responsabilidades sociais, políticas, econômicas e culturais para com a sociedade. 
Somado a isso educar para a compreensão holística e integrada dos processos interativos, homem e meio ambiente é uma premissa fundamental para a qualidade de vida, justiça social e sustentabilidade local e global.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 9:18:27