Francisco Mário de Assis Esteves dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9545785860693081
  • Última atualização do currículo em 11/08/2017


Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC (1992) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - - UFAL (2010). Atualmente é professor auxiliar - ESPI / UNEAL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: professor/aluno, educação sexual, bullying, agressividade, e escola. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Mário de Assis Esteves dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, F. M. A. E.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Alagoas, campus III palmeira dos indios.
av brasília, 39
são cristóvão
57000-000 - Palmeira dos Indios, AL - Brasil
Telefone: (03182) 34212544


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: O conceito psicanalítico de "Transferência" como fator indispensável nas interações entre professor e aluno,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Sérgio da Costa Borba.
Palavras-chave: PROFESSOR/ALUNO; ESCOLA.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2002
Especialização em formação para a docência do ensino superior. (Carga Horária: 375h).
centro de estudos superiores de maceió, CESMAC, Brasil.
Título: O CONCEITO DE TRANSFERÊNCIA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO.
Orientador: ABDIZIA MARIA ALVES BARROS.
1999 - 2000
Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL - DEFICIÊNCIA MENTAL. (Carga Horária: 428h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: A INFLUÊNCIA DE ATIVIDADES RECREATIVAS NA INTEGRAÇÃO GRUPAL DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA MENTAL.
Orientador: SÉRGIO DA COSTA BORBA.
1987 - 1992
Graduação em psicologia.
centro de estudos superiores de maceió, CESMAC, Brasil.
Título: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: RELATÓRIO NA ÁREA DE PSICOLOGIA CLÍNICA - ADULTO.
Orientador: OLÍVIA NÓRIS CUNHA DE FARIAS.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR AUXILIAR, Carga horária: 40



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Prêmios e títulos


2010
Mestre Educação Brasileira, Universidade Federal de Alagoas UFAL.


Produções



Produção bibliográfica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, F. M. A. E.; ALVES, M. S. C.; RAMALHO, M. S.. Participação em banca de INARA HOLANDO BARROS SILVA.A SÍNDROME DE BURNOUT E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO DESEMPENHO DO PROFESSOR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Alagoas.

2.
SANTOS, F. M. A. E.; ALVES, M. S. C.; SILVA, B. R. D.. Participação em banca de JOSEANE FERREIRA DA SILVA.A INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA AUTISTA NO ENSINO REGULAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Alagoas.

3.
SANTOS, F. M. A. E.; SILVA, B. R. D.; COSTA, K. B.. Participação em banca de JOSMAR DE ARAÚJO.O USO DE FILMES COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ MOACIR TEÓFILO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas.

4.
SANTOS, F. M. A. E.; ALVES, M. S. C.; RAMALHO, M. S.. Participação em banca de MARIA APARECIDA LIMA SÁ.A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES AFETIVAS PARA A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Alagoas.

5.
SANTOS, F. M. A. E.; ALVES, M. S. C.. Participação em banca de ROSEANE BATISTA MARINHO.O PAPEL DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO MORAL DO EDUCANDO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Alagoas.

6.
ALVES, M. S. C.; MOREIRA, A. C. L.; SANTOS, F. M. A. E.. Participação em banca de LUCIANA MARIA DA SILVA.A ESCOLA COMO ESPAÇO PARA A PERPETUAÇÃO DE CONDUTAS AGRESSIVAS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Alagoas.

7.
ALVES, M. S. C.; SANTOS, F. M. A. E.. Participação em banca de ANA PAULA NOGUEIRA GOMES.VISÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - espi / uneal.

8.
SANTOS, F. M. A. E.. Participação em banca de IRENILDA DA SILVA.DIFICULDADES PARA A REALIZAÇÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Alagoas.

9.
SANTOS, F. M. A. E.; ALVES, M. S. C.. Participação em banca de ANDRÉA DE FÁTIMA SOARES GAIA.A AFETIVIDADE COMO RECURSO INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Alagoas.

10.
SANTOS, F. M. A. E.. Participação em banca de MARIA JANAÍNA DUARTE BISPO.O PAPEL DO PROFESSOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO NA TEORIA DE VYGOTSKY. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Alagoas.




Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LUIZ CARLOS DOS SANTOS. CÂMARA MUNICIPAL DE VIÇOSA-AL - 1969: Aspectos da cidade registrados pelas atas da Casa Legislativa. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
INARA HOLANDA BARROS SILVA. A SÍNDROME DE BURNOUT E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO DESEMPENHO DO PROFESSOR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Francisco Mário de Assis Esteves dos Santos.

2.
JOSEANE FERREIRA DA SILVA. A INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA AUTISTA NO ENSINO REGULAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Francisco Mário de Assis Esteves dos Santos.

3.
MARIA APARECIDA LIMA SÁ. A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES AFETIVAS PARA A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Francisco Mário de Assis Esteves dos Santos.

4.
ROSEANE BATISTA MARINHO. O PAPEL DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO MORAL DO EDUCANDO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Francisco Mário de Assis Esteves dos Santos.

5.
LUCIANA MARIA DA SILVA. A ESCOLA COMO ESPAÇO PARA A PERPETUAÇÃO DE CONDUTAS AGRESSIVAS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Francisco Mário de Assis Esteves dos Santos.

6.
ANDRÉA DE FÁTIMA SOARES GAIA. A AFETIVIDADE COMO RECURSO INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - espi / uneal. Orientador: Francisco Mário de Assis Esteves dos Santos.

7.
ANA PAULA NOGUEIRA GOMES. VISÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Francisco Mário de Assis Esteves dos Santos.

8.
IRENILDA DA SILVA. DIFICULDADES PARA A REALIZAÇÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Francisco Mário de Assis Esteves dos Santos.

9.
MARIA JANAÍNA DUARTE BISPO. O PAPEL DO PROFESSOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO NA TEORIA DE VYGOTSKY. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Francisco Mário de Assis Esteves dos Santos.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 14:12:34