Mariangela Pereira de Mendonça Grilo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3956104781629489
  • Última atualização do currículo em 05/09/2018


Graduada em Pedagogia (2000) e Especializada em Docência do Ensino Superior pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá ( 2002). Extensão Universitária em Interpretação da Língua Brasileira de Sinais pela Universidade de Brasília para atuar na área. Capacitada e autorizada (anualmente) pelo CAS BH e Varginha MG como Intérprete e Tradutora do par linguístico LIBRAS/ Língua Portuguesa. Experiência no Exercício da Docência na Educação Básica​: Cargo de professor de Educação Básica, na Escola Estadual Prof. Rafael Magalhães designado - de 1985 à 1989 e efetivo de 1990 à 2011 com aposentadoria publicada em 11/08/2012 pela Secretaria de Estado da Educação. Cargo designado para atender os alunos com necessidades especiais na Escola Estadual Major João Pereira como regente de turmas e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais de 2002 à março de 2016. Cargo efetivo em Especialista da Educação Básica com posse em 28/04/2016 até a data presente. https://www.portaldoservidor.mg.gov.br/index.php/servicos/dados-funcionais/historico-funcional Experiência no Exercício da Docência Superior: Professora de LIBRAS na Faculdade Presidente Antonio Carlos de Itajubá nos cursos Normal Superior, Enfermagem e Educação Física de 2008 à 2016; na Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá.-FEPI nos cursos de Pedagogia e de Letras de 2010 até a data presente; na Escola de enfermagem Wenceslau Braz no curso de Enfermagem de 2011 até a data presente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mariangela Pereira de Mendonça Grilo
Nome em citações bibliográficas
GRILO, M. P. M.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2015
Especialização em LIBRAS. (Carga Horária: 600h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Das Diretrizes da Política Educacional inclusiva à Prática em sala de aula.
2001 - 2002
Especialização em Docência no Ensino Superior. (Carga Horária: 400h).
Centro Universitário de Itajubá, FEPI, Brasil.
Título: "Aprendizagem Significativa".
Orientador: Profa. Maria Christina Abrahão.
1998 - 2000
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário de Itajubá, FEPI, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
V seminário de Capacitação docente. (Carga horária: 6h).
Centro Universitário de Itajubá, FEPI, Brasil.
2016 - 2016
IV seminário de capacitação docente. (Carga horária: 6h).
Centro Universitário de Itajubá, FEPI, Brasil.
2015 - 2015
III seminário de capacitação docente. (Carga horária: 6h).
Centro Universitário de Itajubá, FEPI, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação de Interpretes de LIBRAS. (Carga horária: 32h).
Centro de capacitação dos profissionais da educação e atendimento as pessoa, CAS, Brasil.
2013 - 2013
Curso de aperfeiçoamento de atuação de intérpretes. (Carga horária: 32h).
Centro de capacitação de profissionais da educação e de atendimento às pes, CAS, Brasil.
2013 - 2013
CAPACITAÇÃO EM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO COMO LEDO. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação de Interpretes de LIBRAS. (Carga horária: 16h).
centro de Capacitação de profissionais?atendimento às pessoas com surdez, CAS, Brasil.
2012 - 2012
CAPACITAÇÃO EM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO COMO LEDO. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2011 - 2011
Aperfeiçoamento da atuação de Interpretes de LIBRA. (Carga horária: 32h).
Centro de capacitação aos profissionais/ atendimento à pessoas com surdez, CAS, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Atualizaçao em Educaçao Inclusiva. (Carga horária: 120h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2010 - 2010
Aperfeiçoamento da Atuação de Interpretes. (Carga horária: 32h).
Centro de Capacitação de Profissionais/atendimento às pessoas com surdez, CAS, Brasil.
2008 - 2008
Curso capac. Intérpretes educacionais LIBRAS-LP. (Carga horária: 40h).
Centro de Capacitação de Profissionais/atendimento às pessoas com surdez, CAS, Brasil.
2007 - 2007
Intérprete do par linguístico Libras - LP. (Carga horária: 40h).
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Interpretação Língua Sinais/Português. (Carga horária: 80h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2002 - 2002
Educação Especial. (Carga horária: 180h).
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.
2001 - 2001
Educação Especial. (Carga horária: 40h).
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.


Atuação Profissional



Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, EEWB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 50


Centro Universitário de Itajubá, FEPI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 2


Escola estadual prof. Rafael Magalhães, EERM, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: efetiva, Carga horária: 24
Outras informações
Professora Regente nos anos iniciais da educação fundamental, como intérprete para alunos com deficiência auditiva. Aposentada em 11/08/2012


Escola Estadual Major João Pereira, EEMJP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 24


Escola Estadual Wenceslau Braz, EEWB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista da Educação Básica, Carga horária: 24


Faculdade Presidente Antonio Carlos de Itajubá, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24



Produções



Produção bibliográfica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALMEIDA, V. C. S.; MORAIS, P. E. A. M. A.; GRILO, M. P. M.. Participação em banca de Tamires de carvalho Gonçalves.A importância da família e sua influência na vida escolar da criança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

2.
SANTOS, Vanessa Santos; MORAIS, P. E. A. M. A.; GRILO, M. P. M.. Participação em banca de Rafaela Prudência Chiaradia.A importância da Afetividade no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

3.
SANTOS, Vanessa Santos; MORAIS, P. E. A. M. A.; GRILO, M. P. M.. Participação em banca de Lucielen Luana Targino de Paula.Reflexões sobre a postura ética do professor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

4.
SANTOS, Vanessa Santos; MORAIS, P. E. A. M. A.; GRILO, M. P. M.. Participação em banca de Vivaine Maia Pinto.As tecnologias da Informação e comunicação na sala de aula: Reflexões do uso como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

5.
ALMEIDA, V. C. S.; MORAIS, P. E. A. M. A.; GRILO, M. P. M.. Participação em banca de Julaina Gonçalves.A indisciplina no Ensino Fundamental I e suas implicações no processo ensino -aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

6.
prof Esp Mariastela da Soledade e Souza; MORAIS, P. E. A. M. A.; GRILO, M. P. M.. Participação em banca de Cíntia Verônica Silva.Influencia da relação familiar na construção do processo ensino-aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

7.
prof Esp Mariastela da Soledade e Souza; MORAIS, P. E. A. M. A.; GRILO, M. P. M.. Participação em banca de Luana Priscila Correa.a correlação entre o olhar sensivel do educador e o processo de ensino-aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

8.
GRILO, M. P. M.; MORAIS, P. E. A. M. A.; prof Esp Mariastela da Soledade e Souza. Participação em banca de Mateus Roberto de Lima.A Importância do professor bilingue na educação do surdo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

9.
MORAES, P. M. C. R. F.; MORAIS, P. E. A. M. A.; GRILO, M. P. M.. Participação em banca de Ana Claudia Ramos.O apoio da familia na vida escolar dos filhos contribuindo para uma educação bem-sucedida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

10.
MORAES, P. M. C. R. F.; MORAIS, P. E. A. M. A.; GRILO, M. P. M.. Participação em banca de Cintia Cristina Saturnino.A importância de se trabalhar a expressão corporal na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

11.
FERNANDES, A. H. C.; RIBEIRO, R. B.; GRILO, M. P. M.. Participação em banca de Ana Maria Teixeira Lisboa.A importancia da musica na educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

12.
FERNANDES, A. H. C.; GRILO, M. P. M.. Participação em banca de Patricia Cristina Pereira Gachido Junta.O perfil do professor ideal: reflexões e perspectivas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

13.
FERNANDES, A. H. C.; GRILO, M. P. M.. Participação em banca de Marília Cristina Faustino Cândido.A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

14.
GRILO, M. P. M.; MORAIS, P. E. A. M. A.; ALMEIDA, V. C. S.. Participação em banca de Camila Oliveira da Silva.FamíliaxEscola: uma interação necessária na formação da criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

15.
GRILO, M. P. M.; MORAIS, P. E. A. M. A.; ALMEIDA, V. C. S.. Participação em banca de Samara Cocenza dos Santos.A importância dos jogos na Educação infantoil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

16.
ALMEIDA, V. C. S.; GRILO, M. P. M.; MORAIS, P. E. A. M. A.. Participação em banca de Valquiria Andreia dos Santos.A importância da creche no desenvolvimento infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

17.
GRILO, M. P. M.; MORAIS, P. E. A. M. A.. Participação em banca de Sandra regina de Faria.LIBRAS:aspectos importantes para o aprendizado do surdo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

18.
GOMES, C.; ROSA, P. M. C. M. M.; GRILO, M. P. M.. Participação em banca de Aline Maria Fernandes Martins.A interdisciplinaridade e sua contribuição para a educação do século XXI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

19.
GOMES, C.; MORAIS, P. E. A. M. A.; GRILO, M. P. M.. Participação em banca de Thalita Fernanda oliveira.A metodologia de Paulo Freire nas séries iniciais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

20.
GOMES, C.; MORAIS, P. E. A. M. A.; GRILO, M. P. M.. Participação em banca de Karem Caroline de Oliveira Pereira.A interação na educação à distancia: as luzes e as sombras dessa nova modalidade em educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

21.
FERNANDES, A. H. C.; GRILO, M. P. M.; ALMEIDA, V. C. S.. Participação em banca de Simony Gonçalves Veloso.O letramento em sala de aula: uma nova perspectiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

22.
GOMES, C.; MORAIS, P. E. A. M. A.; GRILO, M. P. M.. Participação em banca de Thais Pereira Fernandes.A relação da educação de jovens e adultos com ideias de Paulo Freire. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

23.
SILVA, C. V.; OLIVEIRA, M.; GRILO, M. P. M.; SANTOS, A. L.. Participação em banca de Elizabete Luzia de Mendonça e José Sinésio Ferreira Júnior.Sislibras Software de apoio ao aprendizado da Libras. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário de Itajubá.

24.
GRILO, M. P. M.; MORAIS, P. E. A. M. A.. Participação em banca de Viviane Aparecida Flanklin da Cunha.Alfabetização de criança surda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário de Capacitaçaõ docente.IV Seminário de capacitação docente. 2016. (Seminário).

2.
III Seminário de Capacitação Docente.III Seminário de Capacitação Docente. 2015. (Seminário).

3.
mesa redonda.Surdez. 2015. (Simpósio).

4.
III Congresso de educação Inclusiva. Inclusão. 2011. (Congresso).

5.
Congresso Educacao Inclusiva. nnn. 2010. (Congresso).

6.
semana da Pedagogia.Aprendendo com o surdo. 2005. (Seminário).

7.
Inclusão: uma ação necessaria para convivencia solidaria.Inclusão do aluno surdo. 2002. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Viviane Aparecida Franklin da Cunha. Alfabetização de criança surda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Mariangela Pereira de Mendonça Grilo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 5:56:52