Rosana Amaro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2115628707082041
  • Última atualização do currículo em 02/08/2018


Doutorado em Educação (linha de pesquisa: Educação, Tecnologia e Comunicação -ETEC), Mestre em Educação (ETEC). Especialista em Educação a Distância. Licenciatura em Educação Física e Pedagogia. Professora Adjunta da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. Atuou na Faculdade de Educação Física como Professora Substituta, Coordenadora Pedagógica, Coordenadora de Tutoria, Gestora do Curso de Licenciatura em Educação Física a distância. Participou como membro da Comissão de Avaliação da Universidade Aberta do Brasil UnB. Atua como professora revisora e supervisora em diferentes disciplinas. Tem várias experiências de tutoria a distância na UnB e CEAD. Tem interesse nos temas tutoria, docência online, educação a distância e educação online. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosana Amaro
Nome em citações bibliográficas
AMARO, R.;AMARO, ROSANA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física - FEF UnB.
Campus Darcy Ribeiro - Faculdade de Educação Física
Asa Norte
70919970 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31072554
URL da Homepage: www.fef.unb.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Aberta de Portugal (Orientador: Lina Morgado (PhD)).
Título: Docência Online na Educação Superior, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Lucio França Teles.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Docência Online na Educação Superior; Educação Superior Online.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Mediação Pedagógica online: Análise das Funções do Tutor na UAB,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Lucio França Teles.
Palavras-chave: mediação pedagógica online; funções do tutor a distância; ambiente virtual de aprendizagem; Educação a Distância; software de análise de dados qualitativos.
2006 - 2008
Especialização em Educação a Distância. (Carga Horária: 420h).
Universidade de Brasília - Centro de Educação a Distância, CEAD UNB, Brasil.
Título: Tutoria em Educação a Distância: (re) significando a aprendizagem..
Orientador: Cristina Barrenechea Azra.
2002 - 2003
Graduação em Pedagogia.
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
1993 - 1997
Graduação em Educação Física.
Universidade Brasil, UNIVBRASIL, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Elaboração de Conteúdo Impresso para EaD. (Carga horária: 40h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Digital Storytelling para a Formação. (Carga horária: 52h).
Universidade Aberta de Portugal, UABERTA, Portugal.
2015 - 2015
Extensão universitária em Competências Digitais para Professores - iMOOC. (Carga horária: 60h).
Universidade Aberta de Portugal, UABERTA, Portugal.
2015 - 2015
Extensão universitária em sMOOC Passo a Passo. (Carga horária: 60h).
Universidad Nacional de Educación a Distancia, UNED, Espanha.
2015 - 2015
Workshop - Planificação de Ambientes em e-Learning. (Carga horária: 4h).
Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
2015 - 2015
Gerir referências bibliográficas ? Mendeley.
Universidade Aberta de Portugal, UABERTA, Portugal.
2015 - 2015
Desenho de cursos: introdução ao modelo ADDIE. (Carga horária: 10h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2014 - 2014
Noções Gerais de Direitos Autorais. (Carga horária: 15h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2014 - 2014
Design Instrucional para Educação a Distância. (Carga horária: 120h).
Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional, IBDIN, Brasil.
2013 - 2013
Métodos e Técnicas de Pesquisa. (Carga horária: 40h).
FATEC SENAI Ítalo Bologna, FATEC NIEAD GO, Brasil.
2013 - 2013
Didática Básica para Docentes. (Carga horária: 40h).
FATEC - SENAI Roberto Mange, FATEC - SENAI, Brasil.
2013 - 2013
Curso Formação de Professores Conteudistas.
FATEC - SENAI Roberto Mange, FATEC - SENAI, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Conduzindo um curso online. (Carga horária: 30h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Capacitação em Gestão de Sistemas Online. (Carga horária: 45h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2009 - 2009
Formação de Educadores Populares em Rede. (Carga horária: 45h).
Casa Brasil, CB, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Construção de Redes de Aprendizagens Colaborativas.
Universidade Aberta do Brasil na Universidade de Brasília, UAB/UNB, Brasil.
2007 - 2007
Treinamento de Tutores e Professores em Moodle.
Moodle Brasil Net, MOODLE BRASIL, Brasil.
2007 - 2007
Wiki pra quê te quero?.
Moodle Brasil Net, MOODLE BRASIL, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Educação Africanidade Brasil.
Universidade de Brasília - Centro de Educação a Distância, CEAD UNB, Brasil.
2005 - 2005
Ensino Médio em Rede.
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Terapêutica Lien Ch´i e Meditação.
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Espanhol Língua e Cultura.
Universidade de Salamanca, USAL, Espanha.
2002 - 2003
Tv na Escola e os Desafios de Hoje. (Carga horária: 180h).
Unesp - Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, UNESP - BAURU, Brasil.
2002 - 2002
Educação Física Adaptada.
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2002 - 2002
Internet na Educação. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
1998 - 1998
Monitoria da Disciplina Prática de Ensino.
Universidade Brasil, UNIVBRASIL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Comissão de Estágio Licenciatura, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ato da Direção FEF 02/02/2018 - Coordenadora da Comissão de Estágio do Curso de Licenciatura em Educação Física. Ato do Decanato de Ensino de Graduação nº 7/2018 - membro suplente FEF/UnB - Comissão Permanente das Licenciaturas com a finalidade de planejar, fomentar e propor políticas e ações para o desenvolvimento, integração e qualificação dos cursos de licenciaturas da Universidade Brasília,

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Licenciatura em Educação Física a distância 2016/1 - Manifestação Alternativas da Cultura Esportiva 2016/2 - Educação Física e Práticas Corporais 2017/1 - Fundamentos do Desenvolvimento Aprendizagem Aplicados a EDF EM e EJA (FEF EaD) 2017/2 - Aprendizagem e Desenvolvimento Motor (FEF EaD)

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Magistério Superior, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
2017/0 - Fundamentos do Desenvolvimento e Aprendizagem Aplicados a Educação Física no Ensino Fundamental (Licenciatura presencial) 2017/1 - Fundamentos do Desenvolvimento e Aprendizagem Aplicados a Educação Física no Ensino Fundamental (Licenciatura presencial) 2017/1 - Educação Física no Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (Licenciatura presencial) 2017/1 - Aprendizagem e Desenvolvimento Motor 2017/1 - Educação Física no Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (Licenciatura a distância)

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente Estruturante, Carga horária: 2
Outras informações
Membro da Comissão do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura a distância (Ato da Direção nº 13/2014) e da Licenciatura Presencial (Ato da Direção nº 14/2014) em abril/2014

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Civil servant, Enquadramento Funcional: Professor Substituto
Outras informações
Disciplinas ministradas: 2/2013 - Licenciatura Fundamentos do Desenvolvimento e da Aprendizagem da Educação Física Infantil Educação Física na Educação Infantil 1/2014: Fundamentos Teórico-metodológico da Educação Física (bacharelado) Educação Física no Ensino Fundamental (licenciatura) 2/2014: Fundamentos Teórico-metodológico da Educação Física (bacharelado) Educação Física no Ensino Fundamental (licenciatura)

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora - Licenciatura em Educação Física, Carga horária: 20
Outras informações
Professora nas disciplinas no curso de Licenciatura em Educação Física a distância UAB/UnB: 1. Professora Supervisora da disciplina "Fundamentos Sóciofilosófico da Educação e da Educação Física. 2. Professora Revisora e Supervisora das disciplinas História da Educação e da Educação Física; Informática Instrumental, Pedagogia da Ginástica Escolar, Comunicação, Expressão e Estudo Acadêmico, Didática da Educação Física, Pedagogia da Educ. Física na Educação Infantil, Pedagogia da Ed. Física no Ensino Fundamental, Políticas e Fundamentos da Educação Básica, Estágio Supervisionado na Educação Infantil e Estágio Supervisionado - Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Participação Externa, Enquadramento Funcional: Gestora do Curso de Educação Física UAB UnB, Carga horária: 40
Outras informações
Faculdade de Educação Física Entre as atribuições do cargo estão planejar e organizar o acompanhamento da oferta das disciplinas do curso no SIGRA e no sistema Moodle, apoiar administrativamente e academicamente a coordenação de curso e a tutoria, propor melhorias no processo de comunicação institucional entre a Universidade, alunos da graduação a distância e coordenadores de Polos, organizar a agenda de capacitação de tutores presenciais e a distância, entre outras. ­Planejar e organizar o acompanhamento da oferta das disciplinas do curso no SIGRA e no sistema Moodle. Organizar e acompanhar as atividades da Secretária do curso Sigra e Moodle. Apoiar administrativamente e academicamente a coordenação de curso e a tutoria. Propor melhorias no processo de comunicação institucional entre a Universidade, alunos da graduação a distancia e coordenadores de pólos. Realizar várias atividades via internet e plataforma de aprendizagem Moodle. Elaborar juntamente com os professores do curso a agenda semestral de encontros presenciais nos pólos. Atuar junto ao coordenador do curso no acompanhamento da execução financeira do curso. Responder às demandas de coordenadores de pólos no tocante às atividades do curso no pólo. Organizar agenda de capacitação de tutores presenciais e a distância.

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Participação Externa, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Seleção de Tutoria, Carga horária: 8
Outras informações
Faculdade de Educação Física Participou como Membro da Comissão de Seleção de Tutores a Distância: 2009 - edital nº 03/2009; 2010 - edital nº 10/2010; 2011 - edital nº 15/2010; 2012 - edital nº 52/2011.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora - Licenciatura em Educação Física, Carga horária: 20
Outras informações
Professora nas disciplinas no curso de Licenciatura em Educação Física a distância UAB/UnB: 1. Professora Revisora e Supervisora da disciplina "Pedagogia da Ginástica Escolar"; 2. Professora Revisora e Supervisora da disciplina "Jogo e Educação Física"; 3. Professora Revisora da disciplina "Fundamentos Sóciofilosófico da Educação e da Educação Física.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Participação Externa, Enquadramento Funcional: Professor - Formação de Tutores UAB UnB 2010, Carga horária: 20
Outras informações
Membro da equipe docente do Curso de Formação Continuada de Tutor a Distância Universidade Aberta do Brasil da Universidade de Brasília (2010) - Tutora a Distância do cursistas tutores a distância do Curso de Educação Física UAB UnB.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora - Licenciatura em Educação Física
Outras informações
Faculdade de Educação Física Professora nas disciplinas no curso de Licenciatura em Educação Física a distância UAB/UnB: 1. Professora Supervisora da disciplina "Pedagogia da Ginástica Escolar"; 2. Professora Revisora e Supervisora da disciplina Didática da Educação Física; 3. Professora Revisora e Supervisora da disciplina "Fundamentos das Educação Física.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora Formadora na formação Programa Um Computador por Aluno no Distrito Federal - UCA DF, pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Participação Externa, Enquadramento Funcional: Gestora de Curso
Outras informações
realizou visita de avaliação in loco em julho/2010 pelo Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância, para averiguar as condições e instalações do Pólo UAB do município de Primavera do Leste/MT, para funcionamento do Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância da Universidade Aberta do Brasil da Universidade de Brasília ? UAB/UnB.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Tutoria, Carga horária: 20
Outras informações
A função da Supervisão de Curso compreende as atividades de apoio e assessoria ao coordenador do curso em todos os aspectos, da concepção à implantação do curso de graduação à distância. Atua diretamente com o coordenador de curso. Seguem as atividades de assessoramento: - articulação de equipes de elaboração de disciplinas; - reuniões pedagógicas com a equipe docente; - acompanhamento da implantação das disciplinas; - mediação entre os vários agentes envolvidos ? UnB e pólos da Universidade Aberta do Brasil; - montagem de cronograma de atividades; - acompanhamento do processo de seleção de tutores a distância; - acompanhamento da formação de tutores a distância; - avaliação da implementação do PPP; - acompanhamento do trabalho docente; - participação em cursos de formação e reuniões pedagógicos no núcleo UAB; - coordenação de reuniões sistemáticas com a equipe de professores autores e supervisores; - controle e ateste mensal dos trabalhos realizados pela equipe de bolsistas do Sistema UAB pertinente ao curso; - planejamento e execução das atividades pertinentes ao curso, incluindo encontros presencias nos pólos (calendário); - atendimento e orientação aos alunos sobre os procedimentos administrativos-acadêmicos; - elaboração de relatórios de acompanhamento e de avaliação.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
- Acesso diário ao ambiente virtual de aprendizagem, no decorrer das semanas letivas; - Acompanhamento do desenvolvimento teórico-metodológico do curso; - Atendimento e orientação aos alunos nas questões teórico-metodológicas do curso; - Interação com os tutores presenciais com auxílio nas dúvidas; - Realização de atendimento online, via chat, semanalmente; - Acompanhamento dos trabalhos dos alunos, orientando, esclarecendo dúvidas, e favorecendo a discussão; - Respostas aos questionamentos dos alunos; - Correções e elaboração de feedback das atividades avaliativas; - Respostas aos questionamentos dos feedback; - Elaboração de Relatório Mensal de Atividades durante toda a vigência da tutoria; - Dedicação de 20 horas semanais às atividades da disciplina; - Elaboração de Plano de Tutoria; - Plantão Presencial e Reunião Pedagógica no pólo UAB/UnB;

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora - Licenciatura em Educação Física
Outras informações
realizou visita de avaliação in loco pelo Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância, para averiguar as condições e instalações do Pólo UAB do município de Posse/GO, para funcionamento do Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância da Universidade Aberta do Brasil da Universidade de Brasília ? UAB/UnB.


Centro de Educação a Distância - Universidade de Brasília, CEAD UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação na Tutoria Atualização em Práticas Pedagógicas (nov/2012 a maio/2013) e no Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações do INEP - Atividade de Tutoria a Distância realizada por meio da plataforma Moodle, constituída de ferramentas necessárias ao desenvolvimento do curso. - Ambiente online customizado e exclusivo para o evento. - Fóruns gerais, de discussão e avaliativos. - Sala do Café. - Chats. - Verificação de rendimentos operacionais por meio de questionários, envio de arquivos, atividades online e complementares. - Material didático específico, adaptado à linguagem em EaD, disponível para a leitura no ambiente do evento. - Tutoria online realizada durante o período do evento. - Diários de bordo. - Materiais multimídia, tais como apresentações em flash player, áudio e vídeos.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Participação Externa, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria no Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Participação Externa, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria no Curso de Formação de Conselhos Escolares


Faros Tecnologia Aplicada a Educação, FAROS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Formação de Mobilizadores em Registro Civil e Documentação Básica

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria no Curso de Formação de Direitos Humanos e Alimentação Adequada; - Acesso diário ao ambiente virtual de aprendizagem; - Acompanhamento do desenvolvimento teórico-metodológico do curso; - Atendimento e orientação aos alunos nas questões teórico-metodológicas do curso; - Interação com a equipe de tutoria e coodenação pedagógica do curso; - Realização de atendimento online, via Helpi, diariamente; - Acompanhamento das atividades dos alunos, orientando, esclarecendo dúvidas, e favorecendo a discussão; - Respostas aos questionamentos dos alunos; - Acompanhamento das correções automaticas; - Elaboração de mensagens motivacionais e "Boletim Informativo"; - Dedicação de 20 horas semanais às atividades do curso; - Plantão Presencial e Reunião Pedagógica no pólo Faros Educacional;

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria no Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Direitos Humanos; - Acesso diário ao ambiente virtual de aprendizagem; - Acompanhamento do desenvolvimento teórico-metodológico do curso; - Atendimento e orientação aos alunos nas questões teórico-metodológicas do curso; - Interação com a equipe de tutoria e coodenação pedagógica do curso; - Realização de atendimento online, via Helpi, diariamente; - Acompanhamento das atividades dos alunos, orientando, esclarecendo dúvidas, e favorecendo a discussão; - Respostas aos questionamentos dos alunos; - Acompanhamento das correções automaticas; - Elaboração de mensagens motivacionais e "Boletim Informativo"; - Dedicação de 20 horas semanais às atividades do curso; - Plantão Presencial e Reunião Pedagógica no pólo Faros Educacional;

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Educação Corporativa - Curso de Formação "A Liderança" Servidores do Conselho Federal de Justiça


Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docente: Formação, Saberes e Práticas - Geppesp
Descrição: Linhas de pesquisa - Formação e desenvolvimento profissional. Objetivo: Analisar a práxis educativa do profissional da educação considerando sua formação inicial e continuada, bem como sua experiência e sua profissionalidade; Analisar as intervenções dos docentes universitários à formação do Licenciado e do Pedagogo professor considerando suas concepções acerca desta profissão e de sua identidade. http://dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/7354521652715021427322.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Rosana Amaro - Integrante / Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Docência online, práticas pedagógicas em Educação Online e Tecnologias aplicadas a Educação
Descrição: O Projeto Docência online e práticas pedagógicas em Educação Online propõe-se a oportunizar formação específica no contexto da Educação Online, em especial para a docência online, a futuros professores de Educação Física (estudantes de graduação), pós-graduandos (estudantes de mestrado e doutorado) e professores do magistério superior que tenham interesse em desenvolver propostas educacionais mediadas por tecnologias..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Rosana Amaro - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista Eixo
2017 - Atual
Periódico: REVISTA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. IMPRESSO)
2017 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ciencias do Esporte (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende BemLê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:6
Amaro, R.  Data: 05/11/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMARO, R.;AMARO, ROSANA2017AMARO, R.; BAXTO, Welinton . SMOOC: ESTUDO DE CASO DO PROJETO ECO ? ?E-LEARNING, COMMUNICATION AND OPEN DATA?. REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA, v. 16, p. 97-112, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALVES, C. M. T. (Org.) ; AMARO, R. (Org.) ; BAXTO, Welinton (Org.) ; MARTINS, R. O. (Org.) . O Tripé da Educação a Distância: regulação, docência e discência. 1ª. ed. Jundiai: Paco Editorial, 2015. v. 1. 136p .

Capítulos de livros publicados
1.
AMARO, R.; BAXTO, W. . Reflexão Teórica acerca da Cultura Digital e Aprendizagem Colaborativa. In: Lúcio França Teles. (Org.). Aprendizagem Colaborativa Online. 1ªed.: Novas Edições Acadêmicas, 2015, v. , p. 121-.

2.
BAXTO, W. ; AMARO, R. . O Uso de Software Livre Colaborativo em Curso de Formação Continuada de Professores. In: Lúcio França Teles. (Org.). Aprendizagem Colaborativa Online. 1ªed.: Novas Edições Acadêmicas, 2015, v. , p. 152-.

3.
AMARO, R.; BAXTO, W. . Tessitura Teórica sobre a Docência Online na Educação Superior. O tripé da educação a distância. 1ed.Jundiai: Paco Editorial, 2015, v. , p. 59-97.

4.
TELES, L ; LIMA, L. F. ; BAXTO, Welinton ; AMARO, R. . Mediação Pedagógica Online: O Caso do Professor-Mediador no Programa de Licenciatura em Pedagogia a Distância PEDEAD. In: Lacerda Santos, Gilberto; Galán, José Goméz. (Org.). INFORMÁTICA E TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFORMÁTICA Y TELEMÁTICA EN LA EDUCACIÓN. Brasília: Liber Livros, 2012, v. , p. -.

5.
SANCHES, A. B. ; CASTRO, I. J. ; SANTOS, L. C. ; AMIDANI, A. ; AMARO, R. ; MELANI, N. T. D. Z. . Licenciatura em Educação Física na modalidade a distância: a experiência da UnB. In: Maria Lidia Bueno Fernandes. (Org.). Trajetórias das licenciaturas da UnB: A EaD em foco. 1ªed.Brasília: Universidade de Brasília, 2012, v. 1ª, p. 191-220.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMARO, ROSANA; DA SILVA, WELINTON BAXTO . AVALIAÇÃO POR PARES E METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: 23º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2017, Foz do Iguaçu. Apresentações Trabalhos Científicos, 2017.

2.
AMARO, ROSANA; BURGO, VINÍCIUS CASTRO ; TEIXEIRA, MARCELO MEDEIROS ; GONZAGA, JOÂO VICTOR BASILIO ; BARBOSA, ALAN SOUZA . DOCÊNCIA ONLINE HORA DE PRATICAR . In: 23º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2017, Foz do Iguaçu. Apresentações Trabalhos Científicos, 2017.

3.
AMARO, R.; BAXTO, W. . Docência Online: Funções e Competências do Professor. In: 22º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2016, Águas de Lindóia. "O Contínuo Desafio de Aumentar a Qualidade na EaD", 2016.

4.
BAXTO, W. ; AMARO, R. . Docência Online: Precarização Docente via ?Bolsismo Remuneratório?. In: 22º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2016, Águas de Lindóia. "O Contínuo Desafio de Aumentar a Qualidade na EaD", 2016.

5.
AMARO, R.; TELES, L ; MORGADO, L. . Docência Online: Um Estudo na Universidade de Brasília. In: IX Conferência Internacional de TIC na Educação ? Challenges 2015, 2015, Braga. Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação, Half a century of ICT in Education. Braga, Portugal: Universidade do Minho, Centro de Competência TIC do Instituto de Educação, 2015. v. 1. p. 1-1408.

6.
AMARO, R.. Docência Online: Um Estudo na Universidade de Brasília. In: 20° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 'EAD e a Internacionalização da Aprendizagem no Brasil', 2014, Curitiba. 20° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2014.

7.
BAXTO, Welinton ; AMARO, R. . Formação Continuada de Professores apoiada por Software Livre Colaborativo. In: 20° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 'EAD e a Internacionalização da Aprendizagem no Brasil', 2014, Curitiba. 20° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância "EAD e a Internacionalização da Aprendizagem no Brasil", 2014.

8.
BAXTO, Welinton ; AMARO, R. . Docência Online: Quem embala a Universidade Aberta do Brasil. In: 19º Congresso Internacional de Educação a Distância, 2013, Salvador/Bahia. 19° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância - ?Bons Profissionais Fazem Bons Programas de EAD: Como Estamos??, 2013.

9.
AMARO, R.; BAXTO, Welinton . Pensamento Pedagógico de Darcy Ribeiro: da Universidade Necessária à proposta de criação da Universidade Aberta do Brasil. In: 19º Congresso Internacional de Educação a Distância, 2013, Salvador/Bahia. 19° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância - ?Bons Profissionais Fazem Bons Programas de EAD: Como Estamos??, 2013.

10.
AMARO, R.. Licenciatura em Educação Física a Distância no Brasil: um panorama da Formação de Professores. In: III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 2013, Lisboa. III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 2013.

11.
TELES, L ; LIMA, L. F. ; AMARO, R. ; BAXTO, Welinton . Mediação pedagógica online: O caso do professor mediador no programa de licenciatura em pedagogia a distância. In: XVI Endipe - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE., 2012.

12.
AMARO, R.. Tutoria a Distância: Construção de uma proposta pedagógica no curso de Licenciatura em Educação Física a distância. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2012), 2012, Recife. Anais do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Recife: UniRede, 2012. v. 9.

13.
AMARO, R.. Tutoria a Distância construção de uma proposta pedagógica no curso de Licenciatura em Educação Física a distância. In: 18º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2012, São Luis do Maranhão. 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. São Paulo: Pearson, 2012.

14.
AMARO, R.. Tutoria a Distância no Curso de Licenciatura em Educação Física a experiência da Universidade Aberta do Brasil na Universidade de Brasília. In: II Congresso Internacional TIC e Educação, 2012, Lisboa. II Congresso Internacional TIC e Educação ticEDUCA2012 "Em direção à educação 2.0". Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012. v. I. p. 3733-3744.

15.
AMARO, R.; BAXTO, Welinton . A Sala de Aula Virtual e a Organizaçã​o do Trabalho Pedagógico. In: Challenges 2011 ? VII Conferência Internacional de TIC na Educação, 2011, Braga, Portugal. Challenges 2011 ? VII Conferência Internacional de TIC na Educação, 2011.

16.
BAXTO, Welinton ; AMARO, R. . Docência na Sala de Aula Virtual: do Legal ao Real. In: 17º Congresso Internacional de Educação a Distância ABED, 2011, Manaus. 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. São Paulo: ABED, 2011. v. 01. p. 4-86.

17.
AMARO, R.; MELANI, N. T. D. Z. ; TELES, L . Programa Um Computador por Aluno: Uma Experiência na Formação de Professores. In: 17º Congresso Internacional de Educação a Distância ABED, 2011, Manaus. 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. São Paulo: ABED, 2011. v. 01. p. 4-86.

18.
AMARO, R.; BAXTO, Welinton ; MELANI, N. T. D. Z. . Formação Continuada de Tutor a Distância UAB/UnB na perspectiva do estudo de caso. In: 16º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2010, Foz do Iguaçu. Conteúdos, Apoio ao Aprendiz e Certificação: Os Ingredientes Centrais para Eficácia em EaD, 2010. v. 2.1.

19.
AMARO, R.; FAGUNDES, S. M. ; FERES NETO, A. . Formação em Educação Física/Ciências do Esporte: Limites e Possibilidades do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) Moodle em um Curso de Educação Física oferecido na modalidade à distância. In: XVI CONBRACE III CONICE, 2009, Salvador. Formação em Educação Física/Ciências do Esporte: Limites e Possibilidades do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) Moodle em um Curso de Educação Física oferecido na modalidade à distância, 2009.

20.
AMARO, R.. Tutoria em Educação a Distância: o início de uma experiência docente na EaD no curso de Licenciatura em Educação Física à distância UAB/UNB. In: II Seminário de Educação em Rede ? Modelos e Experiências em EaD, 2009, Goiania. Anais do II Seminário de Educação em Rede - ISSN 2176-3917, 2009.

21.
AMARO, R.; CASTRO, I. J. ; SANCHES, A. B. . Licenciatura em Educação Física a distância da Universidade de Brasília: uma proposta para o fortalecimento da integração entre teoria e prática. In: I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil, 2009, Brasília. http://uab.capes.gov.br/evento/. Brasília: Capes, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
AMARO, R.; BAXTO, Welinton . A Organização do Trabalho Pedagógico em Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: Institucionalização da EaD: reflexões e processos, 2010, Cuiabá. Institucionalização da EaD: reflexões e processos, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMARO, R.; MELANI, N. T. D. Z. . Programa Um Computador por Aluno no Brasil. In: Challenges 2011 ? VII Conferência Internacional de TIC na Educação, 2011, Braga, Portugal. Challenges 2011 ? VII Conferência Internacional de TIC na Educação, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
AMARO, R.. Docência Online: Funções e Competências do Professor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
AMARO, R.; TELES, L ; MORGADO, L. . Docência Online: Um Estudo na Universidade de Brasília. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AMARO, R.. Tutoria a Distância: Construção de uma Proposta Pedagógica no Curso de Licenciatura em Educação Física a distância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
AMARO, R.. Tutoria a Distância: Construção de uma proposta pedagógica no curso de Licenciatura em Educação Física a distância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AMARO, R.. Tutoria a Distância no Curso de Licenciatura em Educação Física a experiência da Universidade Aberta do Brasil na Universidade de Brasília. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AMARO, R.; BAXTO, Welinton . A Sala de Aula Virtual e a Organização do Trabalho Pedagógico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BAXTO, Welinton ; AMARO, R. . Docência na Sala de Aula Virtual: do Legal ao Real. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
AMARO, R.; MELANI, N. T. D. Z. ; TELES, L . Programa Um Computador por Aluno: Uma Experiência na Formação de Professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
AMARO, R.. Formação Continuada de Tutor a Distância UAB/UnB na perspectiva do Estudo de Caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
AMARO, R.; BAXTO, Welinton . A Organização do Trabalho Pedagógico em Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
AMARO, R.. Tutoria em Educação a Distância: o início de uma experiência docente na EaD no curso de Licenciatura em Educação Física à distância UAB/UNB. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
CASTRO, I. J. ; SANCHES, A. B. ; AMARO, R. . Licenciatura em Educação Física a distância da Universidade de Brasília: uma proposta para o fortalecimento da integração entre teoria e prática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
AMARO, R.. Formação de Tutores a Distâcia 2010 - Universidade Aberta do Brasil na Universidade de Brasília. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
AMARO, R.; BAXTO, Welinton . Formação de Tutores a Distâcia 2010 - Universidade Aberta do Brasil na Universidade de Brasília. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MORGADO, L.; AMARO, R.; NOBRE, A. M. J. F.. Participação em banca de Aparecida Dias de Oliveira Torres. Integração dos REA em cenários de aprendizagem escolar no 2o ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Itabira.. 2018. Dissertação (Mestrado em Pedagogia do ELearning) - Universidade Aberta de Portugal.

2.
MORGADO, L.; AMARO, R.; MIRANDA, M.. Participação em banca de Ricardo Nuno Castro de Carvalho. Desenvolvimento duma comunidade virtual baseada numa Web Rádio Social: estudo dum caso numa universidade virtual. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Pedagogia do eLearning) - Universidade Aberta de Portugal.

Teses de doutorado
1.
LAZZAROTTI FILHO, A.; BAXTO, Welinton; AMARO, R.; TELES, L. Participação em banca de André Ribeiro da Silva. PERCEPÇÃO DISCENTE DA TUTORIA A DISTÃNCIA: UM ESTUDO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AMARO, R.; REZENDE, Alexandre; AMARO, R.. Participação em banca de Deirdri Sophia da Mota Rodrigues.Autonomia nas atividades versus disciplina aos objetivos educacionais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

2.
AMARO, R.; GOULART, C.; FIGUEIREDO, P. O. F. N.. Participação em banca de André Moura Neves.Educação Física no Ensino Médio: os Esportes Alternativos na visão dos professores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

3.
AMARO, R.; REZENDE, Alexandre. Participação em banca de Thiago Fernandes Costa Diniz.Os Efeitos da Utilização do Método Situacional na Antecipação- Coincidência em crianças de 9 e 10 ano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

4.
FIGUEIREDO, P. O. F. N.; AMARO, R.; DULLIUS, J.. Participação em banca de Daianne Conceição Jesus.Importância da Educação Física Escolar para a Saúde e Qualidade de Vida dos estudantes: a visão de professores de outras áreas em uma escola pública no Distrito Federal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

5.
COSTA, A. P.; AMARO, R.. Participação em banca de Ana Carolina Carneiro da Silva Guimarães.A importância do lúdico nas séries iniciais: o jogo e a brincadeira como elementos didáticos das aulas de educação física. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

6.
COSTA, A. P.; AMARO, R.. Participação em banca de Ana Carolina Sacardo.Educação do Corpo em Ambientes Online: Estudo com Discentes do Curso de Licenciatura em Educação Física na modalidade a distância. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

7.
COSTA, A. P.; AMARO, R.. Participação em banca de Elaine Cristina de Lima.As dificuldades enfrentadas pelos professores para explorarem outros conteúdos da cultura corporal, para além do esporte, nas aulas de educação física. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

8.
COSTA, A. P.; AMARO, R.. Participação em banca de Elizabeth Ribeiro Bermet.Alfabetização de corpo inteiro: motricidade relacional e aprendizagem significativa nas aulas de educação física. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

9.
COSTA, A. P.; AMARO, R.. Participação em banca de Fernanda Araújo Ramos.Avaliação do desempenho motor de escolares na cidade de Barra do Bugres através da bateria de testes KTK. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

10.
COSTA, A. P.; AMARO, R.. Participação em banca de Francisco da Silva Cunha.A educação motora na educaçao infantil: a atuação docente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

11.
COSTA, A. P.; AMARO, R.. Participação em banca de Josiane Terezinha Roberto.Atividade física: melhor qualidade de vida na terceira idade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

12.
COSTA, A. P.; AMARO, R.. Participação em banca de Lucas Flavio Cruvinel.Hipertensão e Educação Física: Investigação dos Agentes Influenciadores de Sua Pratica e Não Prática na Cidade de Colina ? SP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

13.
COSTA, A. P.; AMARO, R.. Participação em banca de Marcelo José da Silva.O futebol que forma e o futebol que frustra: uma discussão sobre hegemonia, exclusão e discriminação no futebol na educação física escolar na cidade de Barretos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

14.
COSTA, A. P.; AMARO, R.. Participação em banca de Neuza Custodio Ribeiro.Caracterização da Avaliação na Educação Física Escolar no Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

15.
COSTA, A. P.; AMARO, R.. Participação em banca de Ozeias Pinheiro da Silva.Gênero e Educação Física: um relato sobre as Práticas Corporais entre meninos e meninas em uma escola Municipal da cidade de Tangara da Serra ? MT. 2014.

16.
COSTA, A. P.; AMARO, R.. Participação em banca de Paulo Cesar Pianco.A contribuição do ensino do atletismo competitvo e coopertativo como exercício de convivência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

17.
COSTA, A. P.; AMARO, R.. Participação em banca de Ronildo Pereira Rodrigues.Nível de atividade física, tempo sentado, composição corporal e fatores associados em policiais militares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

18.
COSTA, A. P.; AMARO, R.. Participação em banca de Rosinei da Cruz Carvalho.Os benefícios físicos e psicológicos da hidroginástica para a saúde das mulheres praticantes atendidas pelo Programa Vida Nova em Lucas do Rio Verde ? Mato-Grosso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

19.
COSTA, A. P.; AMARO, R.. Participação em banca de Rozemeire Pinheiro da Silva.Jogos Cooperativos como estratégia de redução da violência nas aulas de Educação Física: um estudo de caso em Barra do Bugres - MT. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

20.
COSTA, A. P.; AMARO, R.. Participação em banca de Sergio Luiz Oenning.A influência da mídia televisiva nas aulas de Educação Física de uma turma do 6º ano de uma escola pública da cidade de Barra do Bugres ? MT. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

21.
COSTA, A. P.; AMARO, R.. Participação em banca de Solange Aparecida de Jesus.Considerações sobre a presença da Ginástica Artística na escola: um relato de professores de Educação Física da cidade de Barretos-SP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

22.
COSTA, A. P.; AMARO, R.. Participação em banca de Vanessa Suligo Araújo.Benefícios do exercício físico na terceira idade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

23.
COSTA, A. P.; AMARO, R.. Participação em banca de Anelisa Barros Abelha.A prática do judô no contra turno escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

24.
BEHMOIRAS, D. C.; AMARO, R.; MELANI, N. T. D. Z.. Participação em banca de Adaziel Teixeira Medrado.Processo Didático Pedagógico do ensino do esporte em aulas de Educação Física Escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil.

25.
BEHMOIRAS, D. C.; AMARO, R.; MELANI, N. T. D. Z.. Participação em banca de André Luiz Pinto.O Ballet na vida de pessoas com Síndrome de Down. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil.

26.
BEHMOIRAS, D. C.; AMARO, R.; MELANI, N. T. D. Z.. Participação em banca de Eliane Jose da Silva.Principais dificuldades encontradas nas classes inclusivas de Educação Física nas escolas públicas: Estudo de Caso sobre inclusão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil.

27.
BEHMOIRAS, D. C.; AMARO, R.; MELANI, N. T. D. Z.. Participação em banca de Gilvânia Maira de Souza.Educação Física Infantil: A importância de jogos e brincadeiras em uma escola pública de Planaltina ? GO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil.

28.
BEHMOIRAS, D. C.; AMARO, R.; MELANI, N. T. D. Z.. Participação em banca de Simone Cleire da Silva.A percepção dos profissionais da escola municipal de Educação Básica José Francisco de Andrade de Santana do Ipanema ? AL sobre a área de Educação Física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
22º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância "O Contínuo Desafio de Aumentar a Qualidade na EaD". Docência Online: Funções e Competências do Professor. 2016. (Congresso).

2.
"As Perspectivas Políticas para um Currículo Interdisciplinar: desafios e possibilidades" Seminário Transdisciplinar - História e Psicologia da Educação. 2015. (Seminário).

3.
"Educação, Sociedade e Tecnologias Digitais" - Seminários Transdisciplinares - Currículo, Formação de Professores e Tecnologia. 2015. (Seminário).

4.
5ª Conferência myMPeL,UAb Portugal Mestrado em Pedagogia do eLearning. 2015. (Outra).

5.
6ª Conferência do Mestrado em Pedagogia do eLearning - myMPEL'6.Docência Online: um estudo na Universidade de Brasília. 2015. (Outra).

6.
Ação de Formação "Orientar e ser orientador com o apoio do Software IARS". 2015. (Oficina).

7.
IX Conferência Internacional de TIC na Educação ? Challenges 2015. 2015. (Congresso).

8.
LE@D'Talks - Laboratório de Educação a Distância e eLearning.Formação de Professores a Distância em Educação Física: é possível?. 2015. (Encontro).

9.
LE@D'Talks - Laboratório de Educação a Distância e eLearning. 2015. (Encontro).

10.
Seminário ?Inovação Pedagógica no Ensino Superior: E-learning e Tecnologias Digitais?. 2015. (Seminário).

11.
Seminário de Investigação - Laboratório de Educação a Distância e eLearning.Pesquisa "Docência Online na Educação Superior". 2015. (Seminário).

12.
Seminário Transversalidade e Cultura Digital. 2015. (Seminário).

13.
20° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância "EAD e a Internacionalização da Aprendizagem no Brasil". Docência Online: Um Estudo na Universidade de Brasília. 2014. (Congresso).

14.
Curso de Formação para Professores e Orientadores Acadêmicosdo curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Goiás.As Funções do Professor Online na Educação a Distância. 2014. (Encontro).

15.
III Congresso Internacional TIC e Educação - ticEDUCA2014. Reflexão Teórica - Cultura Digital e Aprendizagem Colaborativa. 2014. (Congresso).

16.
III Congresso Internacional TIC e Educação - ticEDUCA2014. Reflexão Teórica - Cultura Digital e Aprendizagem Colaborativa. 2014. (Congresso).

17.
9º SENAED - Seminário Nacional ABED de Educação a Distância.. 2013. (Seminário).

18.
Evento Online: " Educação a Distância Para Tutores do Século XXI ". 2013. (Outra).

19.
I Encontro de Coordenadores dos Cursos de Licenciatura em Educação Física a Distância.?Mediação Pedagógica na Tutoria a Distância?. 2013. (Encontro).

20.
I Encontro de Coordenadores dos Cursos de Licenciatura em Educação Física a Distância.Mesa Temática 1 ?Institucionalização e Normatização da EAD, Formação de professores e tutores, Iniciação Científica, PIBIC, PIBID, Prodocência e PAPED?. 2013. (Encontro).

21.
Palestra "As Profissões da Era Tecnológica ontem, hoje e futuro". 2013. (Outra).

22.
Palestra - Educação para a diversidade 1 ? Docência em EaD Inclusiva. 2013. (Outra).

23.
Palestra - Educação para a diversidade 2 ? Design Instrucional em EaD Inclusiva. 2013. (Outra).

24.
Palestra - Gestão de Equipes de Desenho Instrucional. 2013. (Outra).

25.
VIII Colóquio Sobre Formação de Professores e Docência Universitária. 2013. (Outra).

26.
18º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2012 ABED Tutoria a Distância construção de uma proposta pedagógica no curso de Licenciatura em Educação Física a distância. 2012. (Congresso).

27.
ESUD 2012 IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Tutoria a Distância: Construção de uma proposta pedagógica no Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. 2012. (Congresso).

28.
II Congresso Internacional TIC e Educação ? ticEDUCA 2012. Tutoria a Distância no Curso de Licenciatura em Educação Física a experiência da Universidade Aberta do Brasil na Universidade de Brasília. 2012. (Congresso).

29.
17º Congresso Internacional de Educação a Distância ABED. Docência na Sala de Aula Virtual: do Legal ao Real. 2011. (Congresso).

30.
17º Congresso Internacional de Educação a Distância ABED. Programa Um Computador por Aluno: Uma Experiência na Formação de Professores. 2011. (Congresso).

31.
9º FUP - Profissão Docente: Superando os Desafios de uma Sociedade Conectada. 2011. (Outra).

32.
Challenges 2011 ? VII Conferência Internacional de TIC na Educação. 2011. (Outra).

33.
Challenges 2011 ? VII Conferência Internacional de TIC na Educação.Programa Um Computador por Aluno no Brasil. 2011. (Outra).

34.
Challenges 2011 - VII Conferência Internacional de TIC na Educação.A Sala de Aula Virtual e a Organização do Trabalho Pedagógico. 2011. (Outra).

35.
Desafios da Docência na Educação Superior a Distância na UnB. 2011. (Oficina).

36.
I Encontro Nacional de Tutores da Educação a Distância. 2011. (Encontro).

37.
Oficina de Construção de Disciplinas On-line no Ambiente de Aprendizagem Moodle. 2011. (Oficina).

38.
16º Congresso Internacionalde Educação a Distância ABED. Formação Continuada de Tutor a Distância UAB/UnB na perspectiva do estudo de caso. 2010. (Congresso).

39.
8º FUP - a educação centrada no aluno e agora?. 2010. (Outra).

40.
3° Ciclo de Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina: Garantia de qualidade, Revalidação de diplomas e Mercado de trabalho. 2009. (Seminário).

41.
Colóquio de Tecnologias na Educação sobre Formação de Professores - etapa 1. 2009. (Outra).

42.
I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil.Licenciatura em Educação Física a distância da Universidade de Brasília: uma proposta para o fortalecimento da integração entre teoria e prática. 2009. (Encontro).

43.
I Fórum das Licenciaturas da UnB. 2009. (Outra).

44.
II Seminário de Educação em Rede ? Modelos e Experiências em EaD.Tutoria em Educação a Distância: o início de uma experiência docente na EaD no curso de Licenciatura em Educação Física à distância UAB/UNB. 2009. (Seminário).

45.
Participação do Brasil nas Olimpíadas de 2008: Foi um fracasso?. 2009. (Encontro).

46.
2° Ciclo de Seminários Internacionais - Educação no Século XXI - Educação a Distância. 2008. (Seminário).

47.
2° Ciclo de Seminários Internacionais - Educação no Século XXI - Financiamento do Ensino Superior. 2008. (Seminário).

48.
2° Ciclo de Seminários Internacionais - Educação no Século XXI - Fronteiras do Ensino Profissional. 2008. (Seminário).

49.
I Seminário de Integração da Universidade Aberta do Brasil UAB UnB. 2008. (Seminário).

50.
I Seminário de Políticas Públicas para o Esporte e Lazer. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMARO, R.. Encontro dos Estudantes da Faculdade de Educação Física - FEF UnB. 2014. (Outro).

2.
AMARO, R.; MELANI, N. T. D. Z. ; SANCHES, A. B. . Encontro de Tutores do Curso de Licenciatura em Educação Física a distância - ?Diálogos entre o papel do tutor e a sua prática na Licenciatura em Educação Física a distância?. 2013. (Outro).

3.
SANCHES, A. B. ; CASTRO, I. J. ; CASTELLANI FILHO, L. ; AMARO, R. ; MELANI, N. T. D. Z. . I Encontro de Coordenadores dos Cursos de Licenciatura em Educação Física a Distância. 2013. (Outro).

4.
AMARO, R.; CASTRO, I. J. ; SANTOS, L. C. ; MELANI, N. T. D. Z. . II Encontro de Estudantes de Educação Física a Distância UnB. 2011. (Outro).

5.
AMARO, R.; CASTRO, I. J. ; SANTOS, L. C. ; MELANI, N. T. D. Z. . I Encontro dos Estudantes de Educação a Distância UAB/UnB. 2011. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ALVES, C. M. T. (Org.) ; AMARO, R. (Org.) ; BAXTO, Welinton (Org.) ; MARTINS, R. O. (Org.) . O Tripé da Educação a Distância: regulação, docência e discência. 1ª. ed. Jundiai: Paco Editorial, 2015. v. 1. 136p .


Apresentações de Trabalho
1.
AMARO, R.. Tutoria a Distância: Construção de uma proposta pedagógica no curso de Licenciatura em Educação Física a distância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
AMARO, R.; TELES, L ; MORGADO, L. . Docência Online: Um Estudo na Universidade de Brasília. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


2015 - Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior com fomento CAPES (Bolsista/PSDE), na Universidade Aberta de Portugal participando do Seminário Doutoral e atividades do LE@D - Laboratório de Educação a Distância. A vivência na UAberta subsidiou a proposta de extensão "Docência online, práticas pedagógicas em Educação Online e Tecnologias aplicadas a Educação" (FEF/UnB)

Participou como membro da Comissão de Seleção de Tutores a Distância no Curso de Licenciatura em Educação Física a distância editais: nº 3/2009; 10/2009; 15/2010 e 52/2011;

Realizou visita inloco para avaliação das instalações dos polos de apoio presencial do município de Posse/GO e Primavera do Leste/MT;

Participou como membro da Comissão de Avaliação UAB/UnB para elaborar Projeto de Avaliação Institucional da UAB UnB;

Cadastramento e acompanhamento das inscrições do ENADE 2011; Gestão do Sistema E-mec no Curso de Licenciatura em Educação Física a distância; Organização administrativa-acadêmica para o processo de Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Educação Física a distância - julho/2012 - (INEP); Atualização do SisUAB.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 3:59:46