Rogério Lima de Moura

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1040067568219997
  • Última atualização do currículo em 11/07/2018


Doutorando Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Possui o título de Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo em que estudou textos, símbolos, mitos, ritos, práticas das religiões, assim como de sistemas doutrinários a partir de sua linguagem e articulação próprias por meio de métodos das ciências da linguagem, da hermenêutica, da teologia, da filosofia, da história e da antropologia (2012). Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). Atualmente é bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação da Universidade Metodista de São Paulo. É membro do grupo de pesquisa Arqueologia do Antigo Oriente (UMESP). É docente nos cursos de Bacharel em Teologia da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e na Faculdade Evangélica de São Paulo onde leciona disciplinas ligadas à Teologia Bíblica, Antropologia ,Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso, Arqueologia, História de Israel e do Antigo Oriente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rogério Lima de Moura
Nome em citações bibliográficas
MOURA, R. L.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Ciências da Religião.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Era Moisés um Sadoquita? A Ideologia Sacerdotal na Construção das Figuras de Moisés,
Orientador: José Ademar Kaefer.
Coorientador: José Ademar Kaefer.
2010 - 2012
Mestrado em Ciências da Religião.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: O Concílio dos Deuses no Salmo 82 e na Literatura Ugarítica,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Tércio Machado Siqueira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2018
Especialização em andamento em Pós - Graduação em Ensino a Distância. (Carga Horária: 500h).
Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em Teologia.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Israel e sua relação com Yahweh: um desenvolvimento do conceito de divindade guerreira do período pré-monárquico ao pós-exílico.
Orientador: José Roberto Corrêa Cardoso.
Bolsista do(a): Universidade Presbiteriana Mackenzie, M, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Economia e Política em Judá (entre o VIII e IV AEC). (Carga horária: 20h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em História Cultural da Mesopotâmia e Princípios de Acádico. (Carga horária: 20h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em O Pentateuco: sua composição e seus Temas. (Carga horária: 45h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Aluno de Pós - Graduação, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: aluno universitário, Enquadramento Funcional: aluno universitário


Faculdade Evangélica de São Paulo, FAESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 19, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bacharel em Teologia

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino, Teologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Hebraico Bíblico; Exegese do Antigo Testamento; Exegese do Novo Testamento; Introdução ao Antigo Testamento (Bibliologia I e II); Introdução ao Novo Testamento (Bibliologia III e IV); Período Interbíblico; História de Israel e Geografia Bíblica.

Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 6
Outras informações
Bacharel em Teologia



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Arqueologia do Antigo Oriente Próximo
Descrição: A arqueologia mudou a compreensão da história de Israel. A teoria da monarquia unida, sob os reinados de Davi e Salomão, hoje não se sustenta mais. Judá só se consolida como estado com Josias (640-609 AEC). Em contrapartida, está sendo desenterrado um novo estado: Israel, norte. Esse fato obriga a reler e a rever toda a narrativa histórica apresentada pela Bíblia (Primeiro Testamento), que tende a colocar Judá como precursor e centro da história. A narrativa precisa ser lida agora, ou, também, a partir da ótica de Israel norte, cuja realidade histórica se revela pelos achados arqueológicos, muito mais heterogênea e sincrética do que os autores Jerusalemitas descreve. Contudo, temos pouco conhecimento de Israel norte, porque os estudos literários e arqueológicos sempre se deixaram induzir e conduzir pelos textos bíblicos, cuja ideologia e teologia são predominantemente judaíta. Desenterrar essa realidade que precede a história registrada em Jerusalém, a partir do rei Josias, pertencente à casa davídica, bem como, rastrear as tradições originárias de Israel norte, e dos povos circunvizinhos, que influenciaram a formação dos textos bíblicos redigidos em Jerusalém será o desafio de nossa pesquisa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) .
Integrantes: Rogério Lima de Moura - Integrante / Elcio Valmiro de Mendonça - Integrante / Silas Klein Cardoso - Integrante / José Ademar Kaefer - Coordenador / Tércio Machado Siqueira - Integrante / Cecília Toseli - Integrante.
2010 - 2012
Oracula: Imaginário do Além-Morte: Viagens ao além mundo nos Apócrifos do Novo Testamento e na Literatura Visionária Medieval.
Descrição: A literatura do cristianismo primitivo teve um papel determinante na constituição do imaginário ocidental do além-morte. Dos evangelhos temos as imagens dos dois caminhos (um, estreito, que leva à vida eterna e outro, largo, que leva à perdição), de Paulo descrições da ressurreição dos mortos numa segunda vinda de Jesus, além das imagens do Apocalipse de João sobre a ressurreição e a condenação dos ímpios junto com as forças do mal. Nele encontramos duas tendências que nunca se excluíram. Uma de ressurreição após o final do mundo e os cataclismos do final dos tempos. Outra que se refere à vida eterna, imortalidade, juízo após a morte, configurando uma escatologia individual. O cristianismo na antiguidade sempre permitiu que ambas as tradições se desenvolvessem lado a lado, numa ambigüidade que permitia alimentar a esperança de destruição dos poderes do mal e de reunião e restabelecimento dos justos, sem excluir a esperança de uma resolução individual após a morte. A passagem de transformação destas crenças em elementos estruturantes do imaginário da sociedade européia medieval não aconteceu sem complexas traduções e adaptações. Se o Novo Testamento lança as imagens fundamentais e os dois tipos de escatologia, é nos apócrifos, em especial no Apocalipse de Pedro e na Visio Pauli que encontramos a transformação desses temas em todo um repertório narrativo de relatos de visionários no mundo do pós-morte. Estes visionários descrevem em linguagem piedosa e pouco erudita talvez refletindo perguntas de estratos populares da cultura o destino compartimentado dos pecadores e dos justos, a geografia do mundo do além e seus seres, tanto angélicos quanto demoníacos. Eles deram o tom que predominou os relatos posteriores escritos e cultivados por homens santos e monges, até obras que se tornaram famosas como as Visões de Túndalo, do século XII, que teve repercussão inclusive na península ibérica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (2) .
Integrantes: Rogério Lima de Moura - Integrante / Francisco Benedito Leite - Integrante / Elcio Valmiro de Mendonça - Integrante / Michele Evangelista - Integrante / Paulo Augusto de Souza Nogueira - Coordenador / Luana Golin - Integrante / Willian Bezerra Figueiredo - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2008 - 2009
ISRAEL E SUA RELAÇÃO COM YAHWEH: UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE GUERRA SANTA DO PERÍODO PRÉ-MONÁRQUICO AO PÓS-EXÍLICO
Descrição: O projeto pesquisou o período Pré-monárquico até o período Pós-exílico de Israel. A pesquisa teve como enfoque a história do povo de Israel, assim como sua religião e influências que sofreu de povos vizinhos durante um período de sua história, que provocaram transformações em suas concepções religiosas. O projeto também avaliou o desenvolvimento histórico-religioso do povo de Israel em relação as suas crenças em uma divindade guerreira, e as diversas formas de compreensão que foram formuladas na história de Israel em relação ao deus chamado Yahweh..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia Bíblica/Especialidade: Literatura do Antigo Oriente Próximo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História de Israel.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval/Especialidade: HISTÓRIA ANTIGA.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Hebraico
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Grego
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Outros
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Bolsa de Estudo, CAPES.
2011
Bolsa de Estudo, Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOURA, R. L.2016MOURA, R. L.. A Cidade de Ugarit: Contribuições Para o Estudo da Religião do Antigo Israel. Revista Nures, v. 32, p. 1-20, 2016.

2.
MOURA, R. L.2014MOURA, R. L.. Levitas e Sacerdotes: Conflitos e Busca do Controle no Templo na Cidade de Jerusalém nos Séculos VII/V AEC. Revista Nures, v. 28, p. 1-12, 2014.

3.
LEITE, F. B2012LEITE, F. B ; MOURA, R. L. . Hipóstase dos Arcontes: Uma Narrativa. Âncora (Instituto Âncora de Ensino. Online), v. VII, p. 1-16, 2012.

4.
MOURA, R. L.2012MOURA, R. L.; LEITE, F. B . O Misticismo da Cristologia Cósmica das Dêutero-paulinas.. Oracula (UMESP), v. XIII, p. 25-52, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
MOURA, R. L.. A Ideologia Sadoquita e a Construção Mítica da Figura de Moisés Como Legislador no IV Século AEC. In: Francisco Benedito Leite; José Edilson Teles. (Org.). Hermenêuticas do Mito: Ensaios Sobre Conceito, Linguagem e Imaginário. 1ed.Curitiba: Prismas, 2018, v. 1, p. 91-111.

2.
MOURA, R. L.; LEITE, F. B . Hipóstase dos Arcontes: Uma Narrativa Grotesca da Criação. In: Rodrigo Franklin de Sousa; Francisco Benedito Leite.. (Org.). Literatura Cristã Primitiva: Olhares Bakhtinianos. 1ed.São Paulo: Fonte Editorial, 2014, v. 1, p. 131-146.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOURA, R. L.. Israel e sua relação com Yahweh: um estudo do desenvolvimento do conceito de guerra santa do período pré-monárquico ao pós-exílico. In: V Jornada de Iniciação Científica PIBIC e PIVIC Mackenzie/CNPQ, 2009, São Paulo. V Jornada de Iniciação Científica PIBIC e PIVIC Mackenzie/CNPQ, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOURA, R. L.. A Torá dada por YHWH: A Ideologia Sadoquita e a Figura de Moisés como Legislador no IV Século AEC. In: VII Congresso ABIB, 2016, São Bernardo do Campo. Pentateuco: Da Formação à Recepção, 2016.

2.
MOURA, R. L.. A Assembleia de El no Salmo 82. In: Teologia e Ciências da Religião: Interfaces, 2011, São Paulo. III Congresso da ANPTECRE, 2011. p. 137-138.

3.
MOURA, R. L.. O Concílio dos Deuses no Salmo 82 e na Literatura Ugarítica. In: XIV Congresso de Iniciação e Produção Cietífica, no XIII Seminário de Extensão da Metodista e no VIII Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa da Universidade Metodista, 2011, São Bernardo do Campo. XIV Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica - XIII Seminário de Extensão - VIII Seminário PIBIC/UMESP FAHUD - Pós-Graduação em Ciências da Religião, 2011.

4.
MOURA, R. L.. Israel e sua Relação com Yahweh:Um Estudo do Desenvolvimento do Conceito de Divindade Guerreira do Período Pré-Monárquico ao Pós-Exílico. In: XIII Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica- XII Seminário de Extensão- VII Seminário PIBIC/UMESP, 2010, São Bernardo do Campo. XIII Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica- XII Seminário de Extensão- VII Seminário PIBIC/UMESP, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
MOURA, R. L.. Legitimação e Construção de Identidades em Jerusalém no Início do Período do Segundo Templo: Um Estudo das Tradições dos Patriarcas e de Moisés no Êxodo e no Horeb. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MOURA, R. L.. A Torá dada por YHWH: A Ideologia Sadoquita e a Figura de Moisés como Legislador no IV Século AEC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MOURA, R. L.. A Reforma de Josias e a Obra Historiográfica Deuteronomista: O Mito da Ascensão de YHWH para Legitimação do Poder Monárquico em Judá. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MOURA, R. L.. A Vida e Morte Dependem dos Deuses: A Construção Mítica do Mundo Divino em Ugarit. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MOURA, R. L.. Levitas e Sacerdotes: Conflitos e Busca do Controle no Templo em Jerusalém nos Séculos VII/V AEC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MOURA, R. L.. A Assembleia de El no Salmo 82. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MOURA, R. L.. O Concílio dos Deuses no Salmo 82 e na Literatura Ugarítica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MOURA, R. L.. O Concílio dos Deuses no Salmo 82 e na Literatura Ugarítica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MOURA, R. L.. Israel e sua relação Com Yahweh:um estudo do desenvolvimento do conceito de divindade guerreira do período pré-monárquico ao pós-exílico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MOURA, R. L.. Israel e sua Relação com Yahweh: Um Desenvolvimento do Conceito de Guerra Santa do Período Pré-Monárquico ao Pós-Exílico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Bastos, Jairo da Mota ; MOURA, R. L. . Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso. Santos: Unimes Virtual, 2018 (Material Didático).

2.
MOURA, R. L.. Os Elos da História: Gálatas 2,9-10. Quito: Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana, 2018. (Tradução/Artigo).

3.
MOURA, R. L.. Espólio e Partilha. São Paulo - SP: RIBLA- Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana, 2017. (Tradução/Artigo).

4.
MOURA, R. L.. Exegese de Textos Sagrados. São Paulo: Fundação Mokiti Okada, 2014 (Material Didático).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
500 Anos da Reforma Protestante.Hermenêuticas da Reforma. 2017. (Seminário).

2.
XIX Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica e XIX Seminário de Extensão. O Rei Divinizado no Antigo Israel. 2017. (Congresso).

3.
XIX Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica e XIX Seminário de Extensão. 2017. (Congresso).

4.
XXI Semana de Estudos de Religião: Imagens Femininas de Deus e Devoções Marianas na América Latina. 2017. (Congresso).

5.
VII Congresso ABIB - Pentateuco: Da Formação à Recepção. 2016. (Congresso).

6.
VII Congresso ABIB - Pentateuco: Da Formação à Recepção. A Torá dada por YHWH: A Ideologia Sadoquita e a Figura de Moisés como Legislador no IV Século AEC. 2016. (Congresso).

7.
I Jornada de Religião e Linguagens.A Reforma de Josias e a Obra Historiográfica Deuteronomista: O Mito da Ascensão de YHWH para Legitimação do Poder Monárquico em Judá. 2015. (Outra).

8.
I Jornada de Religião e Linguagens. 2015. (Outra).

9.
XIX Semana de Estudos de Religião - Religião: Cultura Visual e Cultura Material. Levitas e Sacerdotes: Conflitos e Busca do Controle no Templo em Jerusalém nos Séculos VII/V AEC. 2015. (Congresso).

10.
XIX Semana de Estudos de Religião - Religião: Cultura Visual e Cultura Material. 2015. (Congresso).

11.
XV Semana de Ciências Sociais: Desigualdade no Brasil e no Mundo. 2015. (Simpósio).

12.
XV Semana de Ciências Sociais: Desigualdade no Brasil e no Mundo.A Vida e Morte Dependem dos Deuses: A Construção Mítica do Mundo Divino em Ugarit. 2015. (Simpósio).

13.
Simpósio Nacional de Estudos Judaicos. 2012. (Simpósio).

14.
Teologia e Ciências da Religião:Interfaces. A Assembleia de El no Salmo 82. 2011. (Congresso).

15.
XIV Congresso de Iniciação e Produção Científica no XIII Seminário de Extensão da Metodista,VIII Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa da Universidade Metodista. 2011. (Congresso).

16.
XIV Congresso de Iniciação e Produção Científica no XIII Seminário de Extensão da Metodista,VIII Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa da Universidade Metodista. O Concílio dos Deuses no Salmo 82 e na Literatura Ugarítica. 2011. (Congresso).

17.
XV Semana de Estudos da Religião. O Concílio dos Deuses no Salmo 82 e na Literatura Ugarítica. 2011. (Congresso).

18.
XV Semana de Estudos da Religião. 2011. (Congresso).

19.
Congresso Internacional de Religião, Teologia e Igreja. 2010. (Congresso).

20.
XII Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica-XII Seminário de Extensão-VII Seminário Pibic/Umesp. Israel e sua relação Com Yahweh:um estudo do desenvolvimento do conceito de divindade guerreira do período pré-monárquico ao pós-exílico. 2010. (Congresso).

21.
XIV Semana de Estudos da Religião :"Diálogo inter-religioso, pluralismo cultural e etnicidade". 2010. (Congresso).

22.
V Jornada de Iniciação Científica Mackenzie/ CNPQ. Israel e sua Relação com Yahweh: Um Desenvolvimento do Conceito de Guerra Santa do Período Pré-Monárquico ao Pós-Exílico. 2009. (Congresso).



Outras informações relevantes


Membro do Colegiado no curso de Bacharelado em Teologia Modalidade à Distância da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 16:38:34