Hosana Cláudia Barbosa Borges Brito

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4864883422287871
  • Última atualização do currículo em 21/07/2011


Possui graduação em letras: Português/Inglês pela Universidade Estadual de Alagoas (1990) e Pedagogia, pela Universidade Federal de Alagoas(1994). É Especialista em Alfabetização pela PUC/MG. Mestranda no PPGE/UFAL. Atualmente é professor - assistente da Universidade Estadual de Alagoas e professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática; Experiência com Metodologia da linguagem e aquisição da linguagem, além do ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no ensino médio. Desenvolve pesquisas com ênfase na prática pedagogica do ensino de Língua Portuguesa e sobre o PROEJA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Hosana Cláudia Barbosa Borges Brito
Nome em citações bibliográficas
BORGES, H. C. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Alagoas, CEFET- Alagoas.
Rua governador Luiz Cavalcante s/n
Alto do Cruzeiro
57312-270 - Arapiraca, AL - Brasil
Telefone: (082) 35398083


Formação acadêmica/titulação


2008
Mestrado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: O esnino de Língua Portuguesa no PROEJA/IF-AL, campus Palmeira dos Indios: um estudo da descontinuidade entre a gramática padrão e outras variantes,Orientador: Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante.
1994 - 1996
Especialização em Alfabetização. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: dificuldades da alafabetização.
1993 - 1994
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
1986 - 1990
Graduação em letras.
Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Alagoas, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: professor efetivo, Enquadramento Funcional: professor - assistente, Carga horária: 40


Instituto Federal de Alagoas - Matriz, IFAL, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: professor efetivo, Enquadramento Funcional: professor efetivo, Carga horária: 40



Projetos de desenvolvimento


2011 - 2013
Ler e Tecer
Descrição: Este projeto desenvolve e aplica métodos e ferramentas de leitura e produção de textos que sejam eficazes ao processo de desestabilização da precariedade discursiva dos alunos das primeiras séries dos cursos técnicos integrados do IFAL, especificamente no Campus Arapiraca..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende PoucoLê Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, H. C. B.. O ensino de lingua portuguesa no proeja -IF-AL campus Palmeira dos Indios: um estudo da descontinuidade entre as variantes de prestigios e as demais variantes. In: SNEPT, 2010, Belo Horizonte. II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2010.

2.
BORGES, H. C. B.. O ensino de Língua Portuguesa no PROEJA: um estudo da descontinuidade entre a gramática padrão e outras variantes. In: 17º COLE Congresso de leitura do Brasil, 2009, Campinas. 17º cole, 2009.

3.
BORGES, H. C. B.. Curriculo da diferença: o que quer um curriculo para o proeja. In: EPENN, 2009, João Pessoa. 19º EPENN, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
BORGES, H. C. B.. O ensino de Língua Portuguesa no PROEJA (IF-AL): Um estudo da descontinuidade entre a gramática padrão e outras variantes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BORGES, H. C. B.. Curriculo da diferença: O que quer um curriculo para o PROEJA?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BORGES, H. C. B.. Participação em banca de Mario Henrique Barbosa dos Santos.CONSTRUÇÃO DE SENTENÇAS COM ELEMENTOS TOPICALIZADOS NO PORTUGUES DO BRASIL, MAIS ESPECIFICAMENTE NA FALA DE ENTREVISTADOS EM PROGRAMS DE TV. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade Estadual de Alagoas.

2.
BORGES, H. C. B.. Participação em banca de Maria do Amparo Pereira da Silva.A formação do aluno leitor: desafios e ousadias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade Estadual de Alagoas.

3.
BORGES, H. C. B.. Participação em banca de Telma Azevedo Sobrinho.O desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.

4.
BORGES, H. C. B.. Participação em banca de Simone de Lira Lima.Aprendendo brincando: contribuição dos pais para o desenvolvimento da aprendizageminfantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.

5.
BORGES, H. C. B.. Participação em banca de Edilma Ciriaco Silva Pinheiro.Afetividade na relação professor aluno. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.

6.
BORGES, H. C. B.. Participação em banca de francisca Batista Pereira.Leituras com prazer em livros de literatura do ensino infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.

7.
BORGES, H. C. B.. Participação em banca de Telma Maria Azevedo Sobrinho.O desevolvimento cognitivo e a aprendizaem escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.

8.
BORGES, H. C. B.. Participação em banca de Simone de Lira LIma.Aprendendo Brincando: contribuição dos pais para o desenvolvimento da aprendizagem infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.

9.
BORGES, H. C. B.. Participação em banca de Ana Lúcia Batista Cavalcante Silva.AS CAUSAS E DIFICULDADES DA LEITURA NAS SERIES INICIAIS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.

10.
BORGES, H. C. B.. Participação em banca de Edilma Ciríaco Silva Pinheiro.Afetividade na relação professor aluno. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BORGES, H. C. B.. Concurso público para professores de lingua Portuguesa de 1º e 2º grau do CEFET-AL,. 2007. Instituto Federal de Alagoas - Matriz.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SENEPT- Seminário de Educação Profissional e tecnológica: Centenário da Rede Federal de EPT.O ensino de Lingua Portuguesa no Proeja- IF-AL campus Palmeira dos Indios: Um estduod da descontinuidade entre as variantes de prestigio e as demais variantes. 2010. (Seminário).

2.
I SENAPP - Seminário Nacional de Professores de POrtuguês. 2008. (Seminário).

3.
II Semana de Letras: etramento e Ensino Fundamental.Variação Linguistica e Gêneros extuais. 2007. (Seminário).

4.
IV Encontro de Ciencias, Matematica e suas tecnologias.Variação Lingúistica e generos textuias nas séries iniciais do Ensino fundamental. 2007. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lidiane cristine. CURRÍCULO: TECENDO E TRAMANDO IDEIAS E CONCEITOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Hosana Cláudia Barbosa Borges Brito.

2.
LUCIANA MARQUES DA SILVA. EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: FATOR INCISIVO AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Hosana Cláudia Barbosa Borges Brito.

3.
MACIETE DOS SANTOS CLEMENTINO. O PERFIL DOS ALUNOS JOVENS E ADULTOS (EJA) NA ATUALIDADE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Hosana Cláudia Barbosa Borges Brito.

4.
CRISTIANA FERREIRA CAETANO. LITERATURA E O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Hosana Cláudia Barbosa Borges Brito.

5.
Cláudia Cícera Barbosa da Silva. Letramento e Alfabetização: Refletindo a Prática Pedagogica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Hosana Cláudia Barbosa Borges Brito.

6.
Katiuscia Matias dos Santos. Uma Análise Reflexiva sobre a apredizagem da escrita na alfabetização. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Hosana Cláudia Barbosa Borges Brito.

7.
Maria do Carmo Marques dos Santos. A formação inicial e continuada dos profssores das séries iniciais: uma reflexão das condições cognitivas do exercicio Profissional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Hosana Cláudia Barbosa Borges Brito.

8.
Alex Sandro de Souza. A participação da familia no comportamento dos alunos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Hosana Cláudia Barbosa Borges Brito.

9.
Edclécia Aparecida Alves de Oliveira. Aprender Brincando. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Hosana Cláudia Barbosa Borges Brito.



Outras informações relevantes


Formada em Letras pela UNEAL, 1990 e em Pedagogia pela UFAL 1994



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 3:26:27