Maria Inez de Lima Almeida

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  • Última atualização do currículo em 11/01/2018


Mestra em educação pela FACED-UFC, graduada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, especializada em Educação afro pela UFC. Atuando no coletivo de formação do CPPNAC - Conselho de pastoral dos pescadores nacional e CPPCE - Conselho de Pastoral do Ceará em formação política e educação popular. Experiência com gestão e desenvolvimento de projetos em organizações comunitárias. Prática educativa citada e analisada em trabalhos acadêmicos de Prainha do Canto Verde. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Inez de Lima Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, M. I. L.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Sandra Aydee Petit,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Sandra Aydee Petit.
Coorientador: Ângela Maria Bessa Linhares.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2014
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E DO. (Carga Horária: 480h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Brincadeiras das crianças no quilombo do Minador.
Orientador: Sandra Hayde Petit.
2005 - 2008
Graduação em Licenciatura em História.
Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Título: A PARTICIPAÇÃO POPULAR NO CONSELHO DE GESTÃO PARTICIPATIVA ? COGESPAR NO GOVERNO DO PT EM BEBERIBE.
Orientador: Maria Valnete de Castro Lima.




Formação Complementar


2008 - 2008
Extensão universitária em Acesso à terra urbanizada. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em CAMINHOS DO DESENVOLVIMENTO LOCAL. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2007 - 2007
Educadora Popular. (Carga horária: 60h).
TALHER NACIONAL, TALHER NACIONAL, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em TURISMO DE INCLUSÃO. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2005 - 2007
Extensão universitária em TERAPIA COMUNITÁRIA. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2004 - 2007
Extensão universitária em Terapia Comunitária.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em REFORMA POLITICA-NOVOS CAMINHOS PARA A GOVERNABILI. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Extensão universitária em REFORMA POLITICA-NOVOS C. (Carga horária: 120h).
Democrito Rocha, DM, Brasil.


Atuação Profissional



INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE FORTALEZA -IESF, IESF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA


INSTITUTO SUPERIOR CEARENSE, ISC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA


Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista
Outras informações
Bolsista PROPAG atuando como professora monitora na disciplina COSMOVISÂO AFRICANA com a professora orientadora Sandra Petit

Atividades

08/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Educador e gestor contratado, Enquadramento Funcional: Coordenadora estadual de projeto de educação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Prefeitura Municipal de Beberibe, PMB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de departamento da Gestão, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Implantação do Conselho de Gestão Participativa ? COGESPAR - atualmente se tornou Lei municipal. Atuação na Implementação da Revisão do Plano Diretor de Beberibe.


Secretaria de Educação, SED, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1986
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 160, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
o destaque nesse período foi a experiência em educação de adultos, que me rendeu titulação em 2008 pelo Instituto Paulo Freire com trabalho aprovado por comitê internacional. Publicado em site do IPF.


REDE DE EDUCAÇÃO CIDADÃ, RECID, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: educadora popular, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Minha atuação se da como educadora acompanhando a região Leste; Represento a Recid Ceará na comissão Nordeste.


Associação Escola de Vida, A. E. V., Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de projetos sociais, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Minha atuação teve destaque na captação de recursos Ficou um saldo na comunidade de uma Rádio Comunitária, Uma fabrica De Beneficiamento de Castanhas, e um Laboratório Fitoterápico.


hoje-Assessoria em Educação, HOJE-ASSESSORIA, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1991
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora, Carga horária: 80
Outras informações
Desenvolvi com crianças do meio rural um Projeto de desenvolvimento social; Crianças do Meio Rural apoiado Por Instituição Holandesa MEMISA.



Linhas de pesquisa


1.
MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E ESCOLA


Projetos de pesquisa


2013 - 2016
participação no projeto: Oralidades, narrativas e processos pedagógicos: contribuições curriculares na perspectiva das africanidades
Descrição: Oralidades, narrativas e processos pedagógicos: contribuições curriculares na perspectiva das africanidades.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
AUTOAFIRMAÇÃO DAS AFRICANIDADES NA PRAINHA DO CANTO VERDE: TIRANDO O VÉU DA INVISIBILIDADE DA NEGRITUDE
Descrição: O projeto intitulado, Autoafirmação das Africanidades em Prainha do Canto Verde: Tirando o véu da invisibilidade da negritude, é uma proposta de estudo sobre as raízes étnicas raciais da comunidade de Prainha do Canto Verde. O meu objetivo geral é estudar as africanidades dessa comunidade, a partir da história para chegar aos aspectos da identidade coletiva contribuindo a Lei 10.369/03 no currículo da escola local. Parto da etnicidade na minha própria história de vida para as africanidades na história do lugar. Meu ponto de chegada é a escola com uma intervenção focando as africanidades das pessoas do lugar e da comunidade. Viso colaborar com o currículo da escola Bom Jesus dos Navegantes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
PROJETO ECO POLITICO PEDAGOGICO
Descrição: O Projeto Eco-Político-Pedagógico (PEPP) é o documento que expressa a compreensão teórico-metodológica do Projeto MOVA-Brasil coordenado pelo Instituto Paulo Freire..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Brincadeiras das crianças no quilombo do Minador.
Descrição: O estudo trata de uma pesquisa em educação para professores quilombolas. Foi realizado no quilombo de Minador na cidade de Novo Oriente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
A PARTICIPAÇÃO POPULAR NO CONSELHO DE GESTÃO PARTICIPATIVA COGESPAR NO GOVERNO DO PT EM BEBERIBE.
Descrição: O trabalho que apresenta desde a elaboração do planejamento do COGESPAR - Conselho de gestão participativa do PT em Beberibe, sua implantação com a metodologia utilizada para na formação do conselho, os primeiros encontros dos conselheiros com o poder público e a aprovação na Câmara de vereadores quando a proposta se tornou Lei uma politica pública aprovada pelo legislativo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2012
MOVA-Brasil do Instituto Paulo Freire
Descrição: Alfabetização de jovens e adultos.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (80) .
Integrantes: Maria Inez de Lima Almeida - Integrante / LUIZ MARINE JOSÉ DO NASCIMENTO - Coordenador.


Outros Projetos


2011 - 2013
NACE Nucleo de Africanidades cearences
Descrição: Uma das responsáveis pela realização do evento - memória de Baobá.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: jornal educação em movimento
2008 - Atual
Periódico: A FOLHA COMUNITÁRIA


Membro de comitê de assessoramento


2005 - 2006
Agência de fomento: (SESAU) Secretaria de Saude do municipio


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação popular.


Idiomas


Espanhol
Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALMEIDA, M. I. L.2011ALMEIDA, M. I. L.. A educação em movimento ? uma ciranda entre a educação formal e o comunitário para a vida em Prainha do Canto Verde. Entrelugares: Revista de Sociopoética e Abordagens Afins, v. 03, p. 08, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALMEIDA, M. I. L.. OS SABERES DO BAÚ PAI BAOBÁ E MÃE TATÃO. 1ª. ed. Fortaleza Ceará: Expressão Gráfica, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
ALMEIDA, M. I. L.. O Baobá da Fortaleza e o cabelo no meu corpo. In: Sandra Haydée Petit, Geranilde Costa e Silva. (Org.). Memórias de baobá. 281ed.Fortaleza: Edições UFC, 2012, v. 01, p. 25-37.

2.
ALMEIDA, M. I. L.; PETIT, S. . Educação de jovens e adultos. Autoafirmação identitária e árvore dos saberes no Circulo de Cultura:sociopoetizando africanidades cerenses com alfabetizandos do Mova Brasil. 2ºed.: , 2011, v. , p. 445-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALMEIDA, M. I. L.. O caminho Pedagógico da escola; da sala de aula para o projeto politico local. Fórum Paulo Freire, São Paulo, p. 02 - 91, 16 set. 2008.

2.
ALMEIDA, M. I. L.. A Rede de Educação Cidadã em Beberibe. A História de Nossa Gente, Fortaleza Ceará, p. 01 - 12, 13 jul. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, M. I. L.. A ESCOLA DE HOJE UM DESAFIO POSSIVEL PARA DEMOCRATIZAR AS DIFERENÇAS E CONSTRUIR RELAÇÕES NA DIVERSIDADE. In: XII Congresso de História da educação do Ceará Missões, expedições Instituições e Intercambios, 2013, Lavras da Mangabeira. XII Congresso de História da educação do Ceará. Lavras da Mangabeira, 2013. v. 01. p. 12.

2.
ALMEIDA, M. I. L.. CONEXÕES DA CULTURA DA ÁFRICA COM O BRASIL: UM ENCONTRO GESTANDO RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS. In: História e Comporaneidades as dimensões políticas da História e o futuro do passado, 2013, Crato Ceará. História e Comporaneidades as dimensões políticas da História e o futuro do passado, 2013. v. 01. p. 06.

3.
ALMEIDA, M. I. L.. A DIMENSÃO ECO-PEDAGÓGICA DA ANCESTRALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: XII Congresso de História da educação - Memória da Educação, 2013, Fortaleza. XII Encontro Cearense de História da Educação | ECHE II Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação | ENHIME.

4.
ALMEIDA, M. I. L.. MULHERES NUMA LUTA LOCAL ALCANÇANDO GERAÇÕES E TRANSFORMANDO REALIDADES: A EDUCAÇÃO POPULAR COMO PROMOTORA DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL E AUTONOMIZAÇÃO.. In: XXI EPENN, 2013, RECIFE PERNAMBUCO. INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 2013. v. 01. p. 11, 138.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, M. I. L.. A CULTURA DA ÁFRICA COM O BRASIL GESTANDO RAÍZES AFROBRASILEIRAS. In: XI Colóquio da AFIRSE, 2013, Rio Grande do Norte Mossoró. XI Colóquio da AFIRSE, 2013. v. 01.

2.
ALMEIDA, M. I. L.. ALMEIDA, M. I. L. . O caminho Pedagógico da escola; da sala de aula para o projeto politico local. Fórum Paulo Freire, São Paulo, p. 02 - 91, 16 set. 2008.. In: VI ENCONTRO INTERNACIONAL DO Fórum Paulo Freire,, 2008, São Paulo,. VI ENCONTRO INTERNACIONAL DO Fórum Paulo Freire. SÃO PAULO: iNSTITUTO PAULO FREIRE. v. 01. p. p. 02 - 91.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, M. I. L.. AUTOAFIRMAÇÃO DAS AFRICANIDADES NA PRAINHA DO CANTO VERDE: TIRANDO O VÉU DA INVISIBILIDADE DA NEGRITUDE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ALMEIDA, M. I. L.. CONEXÕES DA CULTURA DA ÁFRICA COM O BRASIL: UM ENCONTRO GESTANDO RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ALMEIDA, M. I. L.. A CULTURA DA ÁFRICA COM O BRASIL GESTANDO RAÍZES AFROBRASILEIRAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ALMEIDA, M. I. L.. A DIMENSÃO ECO-PEDAGÓGICA DA ANCESTRALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ALMEIDA, M. I. L.. A ESCOLA DE HOJE ? UM DESAFIO POSSIVEL PARA DEMOCRATIZAR AS DIFERENÇAS E CONSTRUIR RELAÇÕES NA DIVERSIDADE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ALMEIDA, M. I. L.; PETIT, S. . Mulheres numa luta local alçando gerações e transformando realidades: A Educação Popular como Promotora de Mobilização Social e Autonomização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ALMEIDA, M. I. L.; PETIT, S. . Auto-afirmação identitária e árvore dos saberes no círculo de cultura: sociopoetizando africanidades cearenses com alfabetizandos do MOVA-Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ALMEIDA, M. I. L.. o caminho pedagogico da escola; da sala de aula para o projeto politico pedagogico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ALMEIDA, M. I. L.. GEAL-GRUPO ESPIRITA AMOR E LUZ. 2014.

2.
ALMEIDA, M. I. L.. Pastoral do pescador. 2012.

Produtos tecnológicos
1.
ALMEIDA, M. I. L.. As Crianças do Quilombo do Minador. 2011.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALMEIDA, M. I. L.; ROCHA, A. . CONSCIÊNCIA NEGRA. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, M. I. L.. ELABORAÇÃO DE PROJETOS. 2013. .

2.
ALMEIDA, M. I. L.. AS CRIANÇAS NO QUILOMBO DO MINADOR. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DIDÁTICO).

3.
NASCIMENTO, LUIZ MARINE JOSÉ DO ; ALMEIDA, M. I. L. . ALFABETIZAÇÃO INICIAL DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - LIVRO).

4.
ALMEIDA, M. I. L.; ROCHA, A. . Elaboração de projetos. 2008. .

5.
ALMEIDA, M. I. L.. Conflitos e Comportamentos de Adolescentes na Escola Desembargador Pedro de Queiroz - Beberibe. 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Livre docência
1.
ROCHA, A.; ALMEIDA, M. I. L.. AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS DA COMUNIDADE DE CAETANO: UM CAMINHO PEDAGÓGICO COM A CULTURA AFRODESCENDENTE. 2014. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE FORTALEZA -IESF.

2.
ALMEIDA, M. I. L.. Encontros Universitários. 2013. Universidade Federal do Ceará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO. A DIMENSÃO ECO-PEDAGÓGICA DA ANCESTRALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2013. (Congresso).

2.
I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades ? As dimensões políticas da história e o futuro do passado. Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato-CE.. CONEXÕES DA CULTURA DA ÁFRICA COM O BRASIL: UM ENCONTRO GESTANDO RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS. 2013. (Congresso).

3.
MISSÕES, EXPEDIÇÕES, INSTITUIÇÕES E INTERCÂMBIOS:difusão e circulação de ideias científicas e práticas pedagógicas entre a cidade e o campo.A ESCOLA DE HOJE ? UM DESAFIO POSSIVEL PARA DEMOCRATIZAR AS DIFERENÇAS E CONSTRUIR RELAÇÕES NA DIVERSIDADE. 2013. (Simpósio).

4.
Pastoral do pescador. Assembléia nacional. 2013. (Congresso).

5.
VII COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE NO VII COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE. A CULTURA AFRICA COM O BRASIL GESTANDO RAIZES AFROBRASILEIRAS. 2013. (Congresso).

6.
XXI EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Mulheres numa luta local alçando gerações e transformando realidades: A Educação Popular como Promotora de Mobilização Social e Autonomização. 2013. (Congresso).

7.
2º Encontro Internacional de educação de Osasco - Curriculo do Povo que Educa.Auto-afirmação identitária e árvore dos saberes no círculo de cultura: sociopoetizando africanidades cearenses com alfabetizandos do MOVA-Brasil. 2011. (Encontro).

8.
VI Encontro Internacional do Forum Paulo Freire. Tema; Globalização, Educação e Movimentos Sociais: 40 anos da Pedagogia do Oprimido.O CAMINHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA: DA SALA DE AULA PARA O PROJETO POLITICO LOCAL. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, M. I. L.; PETIT, S. . Memórias do Baobá. 2013. (Festival).

2.
ALMEIDA, M. I. L.. MEMÓRIAS DE BAOBÁ. 2012. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MARGARETH LIMA DE CARVALHO. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO SÓCIO CULTURAL: Proporcionando leituras e atitudes para a vida das pessoas. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. (Orientador).

2.
Guiomar de Brito Martins de Moura. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO SÓCIO CULTURAL: Proporcionando leituras e atitudes para a vida das pessoas. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
192 Educadores e educadoras do MOVA-Brasil. Projeto Politico Pedagógico. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Instituto Paulo Freire. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ALEXANDRE DOS SANTOS ROCHA. AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS DA COMUNIDADE DE CAETANO: UM CAMINHO PEDAGÓGICO COM A CULTURA AFRODESCENDENTE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE FORTALEZA -IESF. Orientador: Maria Inez de Lima Almeida.



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, M. I. L.; PETIT, S. . Mulheres numa luta local alçando gerações e transformando realidades: A Educação Popular como Promotora de Mobilização Social e Autonomização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ALMEIDA, M. I. L.. ELABORAÇÃO DE PROJETOS. 2013. .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
ALMEIDA, M. I. L.. AS CRIANÇAS NO QUILOMBO DO MINADOR. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DIDÁTICO).



Outras informações relevantes


Minha experiencia se inicia como professora em segue como Educadora Popular. Desenvolvi projeto de Trabalho com Criança no Meio Rural no periodo de 1987 1991 na Ong Hoje-Assessoria em Educação. Tive experiencia de trabalho social apresentado em mural no Congresso Internacional: Leading Solutions for equality and Justice, pela AWID, the Association for Women in Development em 11 a 14 de novembro de 1999, Washington, DC, USA. Fui diretora da Obra Kolping do Ceará e membro da Obra Kolping do Brasil de 1994 a 1996. Integrei a equipe que elaborou projeto e coordenei a implantação do COGESPAR-Conselho de Gestão Participativa, projeto transformado em Lei pela Câmara de Vereadores em 2008.



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