Joziléia Daniza Jagso Inácio Jacodsen

Bolsista de Doutorado do CNPq

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  • Última atualização do currículo em 30/07/2018


Doutoranda em Antropologia Social - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestra em Antropologia Social - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2016). Coordenadora pedagógica da Licenciatura Intercultural Indígena - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (atual). Especialista em Educação de Jovens e Adultos Profissionalizantes - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012). Graduada em Geografia - Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó (2010). Experiência na área de Antropologia Social, com ênfase em interdisciplinar, nos temas: Mulheres indígenas, arte indígena, saúde sexual, indígenas e universidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Joziléia Daniza Jagso Inácio Jacodsen
Nome em citações bibliográficas
JACODSEN, J. D. J. I.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Antropologia Social.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: MULHERES E(M) MOVIMENTOS INDÍGENAS NO BRASIL,
Orientador: Evelyn Martina Schuler Zea.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Mulheres Indígenas; Movimento Indígena; Povos Indígenas; Políticas e Redes.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia.
2014 - 2016
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Mulheres Kaingang, seus caminhos, políticas e redes na Terra Indígena Serrinha,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Evelyn Martina Schuler Zea.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Mulheres Kaingang, Políticas, Redes, Ponto de Cult.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2010 - 2012
Especialização em Especialização em Educação Profissional Integrada. (Carga Horária: 370h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: "A importância do artesanato Kaingáng para a preservação do grafismo".
Orientador: Lucia Fernanda Inácio Belfort.
2007 - 2010
Graduação em geografia.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
Título: A aconquista do espaço social político pelas mulheres indígenas Kaingáng no cenário não indígena.
Orientador: Leonel Piovezana.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações
Exerço a função de coordenadora pedagógica da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: estágio docência, Carga horária: 10
Outras informações
Estágio docência na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, com a turma Kaingang, na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica - UFSC. Sob a orientação da professora Drª. Evelyn Schuller Zea. No semestre de 2014/02.

Atividades

10/2016 - Atual
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Coordenadora Pedagógica

Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual, INBRAPI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenação de Projetos voltados para a formação e desenvolvimento pessoal nas áreas de educação, patrimônio, cultura, artes e economia solidária.


Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Docente no curso para Gestores da Secretaria de Educação - SED no atendimento às Escolas Indígenas - Florianópolis



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Mulheres Indígenas Kaingáng e o Ponto de Cultura Kanhgág Jãre
Descrição: O tema da pesquisa será: ?A articulação entre o Ponto de Cultura e a Força das Mulheres Kaingang na Terra Indígena Serrinha?. As mulheres kaingang são as responsáveis pelo cuidado e valorização dos costumes, das tradições e da nossa língua, são elas as educadoras responsáveis nas famílias kaingang, em uma sociedade que é patrilinear, onde o poder de decisão é todo aparentemente masculino. Elas formam uma rede de atuações e terei como recorte desta pesquisa a instalação do Ponto de Cultura Kanhgág Jãre na Terra Indígena Serrinha. Há no contexto da aldeia atividades femininas que reforçam estas minhas inquietações. No processo de fabricação de artesanato podemos observar os grupos que saem para fazer a coleta de material, especialmente cipó, visto que em Serrinha a taquara é material escasso em virtude do desmatamento ocorrido no período em que este território ficou em posse dos agricultores, as mulheres combinam o dia, preparam os objetos que levarão para o corte e transporte e partem em grupo para a realização desta tarefa, elas levam as crianças. Ocorre novamente o encontro do mesmo grupo no momento da confecção, no processo de raspagem e tingimento. Outro momento em que se observa esta formação é na coleta de comida tradicional, quando as mulheres vão colher fuva , Karaguata e todas as outras plantas, raízes e folhas que são parte da alimentação kaingang. Também neste momento as mulheres se reúnem e realizam a atividade em grupo, levando também as crianças. Existe ainda um momento bastante relevante em que há a reunião das mulheres: é nas rodas de chimarrão, e neste momento pode haver em muitos encontros a formação de ideias que serão levadas ao marido, ou as articulações para apoios a decisões importantes das lideranças masculinas. O projeto está em fase de pesquisa de campo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Joziléia Daniza Jagso Inácio Jacodsen - Coordenador / Evelyn Martina Schuler Zea - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: REVISTA EQUATORIAL - REVISTA DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANT


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: interdisciplinar.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Geografia.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
MONTARDO, D.L.O ; RUFINO, M. R. C. F ; JACODSEN, J. D. J. I. . Saberes e Ciência Plural Diálogos e interculturalidade em antropologia. 1. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2017. v. 1. 335p .

Capítulos de livros publicados
1.
JACODSEN, J. D. J. I.. As kaingang, lutas, redes: do doméstico para o público. In: Márcia Alves da Silva. (Org.). Gênero e diversidade : debatendo identidades. 1ed.São Paulo: Perse, 2016, v. 1, p. 01-250.

2.
JACODSEN, J. D. J. I.. Eg Rá (nossas marcas): a importância do grafismo para preservação e valorização da cultura Kaingang. In: Juçara Benvenuti; Maria Aparecida Bergamaschi; Tânia Beatriz Iwaszko Marques. (Org.). EDUCAÇÃO INDÍGENA SOB O PONTO DE VISTA DE SEUS PROTAGONISTAS. 1ed.Porto Alegre: Evangraf Ltda., 2013, v. 1, p. 9-373.

Apresentações de Trabalho
1.
JACODSEN, J. D. J. I.. 'Entre Cipó e Taquara: tecendo pensamentos sobre a história do Povo Kaingang. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
JACODSEN, J. D. J. I.. Povos Indígenas no Brasil e Povo Kaingang. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
JACODSEN, J. D. J. I.. Trabalho da mulheres indígenas e o Estado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
JACODSEN, J. D. J. I.. Relações de Gênero e Formas Expressivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
JACODSEN, J. D. J. I.; GONÇALVES, O. ; PEREIRA, R. F. ; ANTUNES, E. ; DIEHL, E. E. . Saúde das/para as Mulheres Indígenas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
JACODSEN, J. D. J. I.. Gênero, Raça e Etnia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
JACODSEN, J. D. J. I.. Povo que Não Tem Virtude Acaba Por Escravizar: por uma política anti-racista e a (R) existência dos corpos colonizados e do movimento LGBT. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
JACODSEN, J. D. J. I.. Saúde da População Indígena. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
JACODSEN, J. D. J. I.; NUNES JUNIOR, O. . A conjuntura Política atual e os Povos Indígenas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
JACODSEN, J. D. J. I.. As Mulheres indígenas Kaingang, do passado ao presente discutindo memórias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
JACODSEN, J. D. J. I.; NECKEL, R. . Educação Superior Indígena: acesso, ingresso e permanência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
JACODSEN, J. D. J. I.; BARRETO, J. R. R. ; PEREIRA, D. F. ; BARRETO, J. P. L. ; SANTOS, I. B. . Saberes e diálogos: perspectivas/experiências de indígenas na pós-graduação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
JACODSEN, J. D. J. I.; PATTE, L. ; CARDOSO, D. R. . Experiências em educação intercultural e inter científica: ensino superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
JACODSEN, J. D. J. I.. Mulheres: Gênero e Representação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
JACODSEN, J. D. J. I.. 'Tradição e Inovação para o Futuro das Culturas dos Povos Indígenas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
JACODSEN, J. D. J. I.. Programa de Capacitação de Multiplicadores do Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
JACODSEN, J. D. J. I.; PATTE, A. R. ; TAVARES, E. ; CAPELLA, P. . III Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas. 2015.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
JACODSEN, J. D. J. I.. Direitos coletivos e ações afirmativas: experiências na Universidade. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
JACODSEN, J. D. J. I.. Trajetórias e deslocamentos na vida e na pesquisa: novos sujeitos e novos contextos da etnografia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
JACODSEN, J. D. J. I.. Ações afirmativas na Pós-Graduação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
JACODSEN, J. D. J. I.. Cultura, meio ambiente e desenvolvimento sustentável: boas práticas para Povos Indíegnas na educação superior. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
JACODSEN, J. D. J. I.. Parecer técnico científico. 2017. (Parecerista).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
JACODSEN, J. D. J. I.; ZUCCO, L. P.. Participação em banca de Stephany Ril. MULHERES INDÍGENAS E A SAÚDE: A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO À LUZ DA CRÍTICA FEMINISTA E DOS ESTUDOS DE GÊNERO. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Servico Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
JACODSEN, J. D. J. I.; OLIVEIRA, A.; TASSINARI, A. I.; TRAGTENBERG, M.. Participação em banca de Lucas Vezzani.Educação superior intercultural indígena e ações afirmativas: narrativas de estudantes Laklaño ? Xokleng ingressantes nas vagas suplementares da UFSC sobres suas experiências na universidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
JACODSEN, J. D. J. I.; Nötzold, Ana Lúcia Vulfe; Rosa, Helena Alpini. Participação em banca de Yasmin dos Santos Sagás.Professoras Kaingang: Uma análise da agência feminina no contexto da Terra Indígena Xapecó/SC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PASSOS, J. C.; TASSINARI, A. M. I.; PATTE, A. R. U.; GONCALVES, L. S.; JACODSEN, J. D. J. I.. Comissão de Validação de Pertencimento aos Povos Indígenas - vestibular específico para Indígenas UFSC. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII SEMANA DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA E II SEMANA DE ETNOLOGIA E MUSEUS.Diálogos Cruzados - Direitos Coletivos e Ações Afirmativas:experiências na Universidade. 2016. (Seminário).

2.
VIII SEMANA DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA E II SEMINÁRIO DE ETNOLOGIA MUSEUS.Trajetórias e deslocamentos na vida e na pesquisa: novos sujeitos e novos contextos da etnografia. 2016. (Seminário).

3.
Diálogo sobre Gênero e Representação Feminina."Mulheres: Gênero e Representações". 2013. (Outra).

4.
Fórum "Povos Indígenas e Livre Determinação" dos Jogos dos Povos Indígenas do RS 2013."Cultura na Educação, Esporte e Lazer: Desafios para o futuro dos Jogos dos Povos Indígenas do RS". 2013. (Outra).

5.
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio + 20. 2012. (Congresso).

6.
Conferência das Partes da ONU - COP 11. 2012. (Congresso).

7.
Fórum do I Jogos dos Povos Indígenas do RS."Culturas Indígenas para o Futuro que Queremos". 2012. (Simpósio).

8.
Fórum do I Jogos dos Povos Indígenas do RS.Tradição e Inovação para o Futuro das Culturas dos Povos Indígenas. 2012. (Simpósio).

9.
VIII Fórum Acende Brasil - Povos Indígenas e o Setor Elétrico. 2012. (Outra).

10.
Oficina de Qualificação para Povos Indígenas preparória para os Diálogos sobre Biodiversidade: construindo a estratégia brasileira para 2020. 2011. (Outra).

11.
Reunião Setorial de Consulta aos Povos Indígenas e Comunidades Locais no âmbito dos Diálogos sobre Biodiversidade: construindo a estratégia brasileira para 2020. 2011. (Outra).

12.
Encontro Regional de Formação. 2010. (Encontro).

13.
VIII Ciclo de Estudos de Geografia - Geografia para entender os desastres. 2010. (Outra).

14.
I Fórum Regional de Debates e Estudos em Educação Ambiental. 2009. (Outra).

15.
IV Seminário Estadual de Estudos Territoriais e IÍ Seminário Nacional sobre Multiplas Territorialidades. 2009. (Seminário).

16.
9º Fórum Internacional Software Livre ? fisl9.0. 2008. (Outra).

17.
II Caucus Indígena Internacional sobre Acesso e Proteção de Conhecimentos Tradicionais e Biodiversidade. 2008. (Congresso).

18.
SEMINÁRIO SOBRE ACESSO E PROTEÇÃO DOS CONHECIMENTOS TRADICINAIS E BIODIVERSIDADE: CONSULTA PÚBLICA Nº 02 DO CGEN.. 2007. (Seminário).

19.
VII CONFERÊNCIA NACIONAL dos direitos da criança e adolescete. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JACODSEN, J. D. J. I.; BELFORT, S. A. F. ; Belfort, LFJI . Eg Rá - Nossas Marcas. 2013. (Exposição).

2.
BELFORT, S. A. F. ; JACODSEN, J. D. J. I. . II Edição "Eg Nén Sinvi Hár". 2011. (Exposição).



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Projeto de pesquisa, com produtos gerados DVD e Livro Eg Rá - Nossas Marcas e Exposição de Arte no Centro Cultural Kanhgág Jãre e no Museu Histórico e Regional de Passo Fundo - MHR. 
 
O Projeto Eg Rá ? Nossas Marcas objetivou pesquisar, documentar e tratar informações relativas aos grafismos próprios dos povos Kaingang visando sua preservação, valorização e divulgação, e executado por profissionais indígenas multidisciplinares para incentivar o protagonismo indígena. Marcas e desenhos tradicionais (Rá, na língua nativa) irão compor material escrito e audiovisual bilíngue em kaingang e português.

O enfoque dado ao projeto visou fortalecer o desenvolvimento sustentável por meio da agregação de valor à arte Kaingang tradicionalmente aplicada na técnica de cestaria, uma das fontes de renda das famílias Kaingang do sul do País. As três comunidades contempladas, todas no Rio Grande do Sul, são: Terra Indígena Serrinha, em Ronda Alta; Terra Indígena Nonoai, em Nonoai; e Acampamento Indígena Faxinal, no município de Água Santa. 

O Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (Inbrapi) apresentou este projeto, que contribuiu para a capacitação de agentes protetores do patrimônio cultural material e imaterial Kaingang, com a valorização dos detentores e transmissores dos saberes, modos de fazer, formas de expressão, festas, rituais e celebrações abrigadas nas práticas culturais vinculadas aos desenhos tradicionais.
Apoio Financeiro IPHAN: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1000/ 
Exposição no MHR: http://jeacontece.com.br/?p=42564



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