Ana Rebeca Miranda Castillo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3016502138666988
  • Última atualização do currículo em 02/08/2018


Possui graduação em Matemática - Bacharelado e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990/2007), especialização em Recursos Humanos pela Universidade de Guarulhos (1993), mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010/2016). Atualmente é professora na FIPEN - Faculdade Instituto Paulista de Ensino, ministrando diversas disciplinas da área de Matemática para os cursos de Engenharia de Produção, Administração de Empresas, Gestão em Recursos Humanos, Gestão Comercial e Gestão em Comércio Exterior. É supervisora à distância na UNIVESP e está vinculada à UFABC no programa Pesquisador Doutor Colaborador (PDC) no Grupo de Pesquisa na Educação Matemática (GPTEMa). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Rebeca Miranda Castillo
Nome em citações bibliográficas
CASTILLO, A. R. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Virtual do Estado de São Paulo, Ensino a distância.
Instituto de Pesquisas Tecnológicas
Butantã
05508901 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 31886700
URL da Homepage: https://univesp.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Educação Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e no uso do báculo (cross-staff) em A Boke Named Tectonicon de Leonard Digges, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Fumikazu Saito.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História da matemática; Instrumento Matemático; Báculo; Leonard Digges; Educação Matemática.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Educação Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Estudo de caso da Atividade de Ensino realizada na Oficina de Experiências Matemáticas do Ensino Fundamental II,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: MARIA JOSÉ FERREIRA DA SILVA.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: OFICINA DE EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS; SISTEMA DE ATIVIDADE; TEORIA DA ATIVIDADE.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
1993 - 1993
Especialização em Recursos Humanos. (Carga Horária: 420h).
Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
Título: Não foi solicitada a monografia.
Orientador: Não foi solicitada a monografia.
2006 - 2007
Graduação em MATEMÁTICA-LICENCIATURA.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1986 - 1990
Graduação em MATEMÁTICA-BACHARELADO.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.


Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Inglês Instrumental: Leitura para fins acadêmicos - nível II. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Inglês Instrumental: Leitura para fins acadêmicos - nível I. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em LEM - Laboratório de Ensino de Matemática. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em História da Matemática. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1997 - 1997
Formação de Analistas em Cargos e Salários. (Carga horária: 42h).
Associação Paulista de Administração de Recursos Humanos, APARH, Brasil.
1992 - 1992
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal. (Carga horária: 20h).
Instituto de Organização Racional do Trabalho, IORT, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora a distância, Carga horária: 40


Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Doutor

Atividades

08/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Matemática, Computação e Cognição, .

Linhas de pesquisa
Educação Matemática

Faculdade Instituto Paulista de Ensino, FIPEN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof. de Cálculo I, II e III e Matemática, Carga horária: 12


Instituto Federal de São Paulo - Campus Cubatão (SP), IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA SUBSTITUTA, Carga horária: 40


Mathema Formação e Pesquisa, MATHEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Formadora de professores
Outras informações
A atuação se dá conforme demanda por formações, que podem ser para professores do ensino fundamental 1 até o ensino médio.


Edições SM Ltda, EDITORA SM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Colaboradora
Outras informações
A colaboração se dá com a produção de conteúdo para livros didáticos que participam do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático).


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento
Outras informações
De 2008 à 2010 bolsista CNPq para realização do curso de mestrado De 2011 à 2015 bolsista CAPES para a realização do doutorado


IBEP Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas Ltda, IBEP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica
Outras informações
Além da assessoria pedagógica, houve a participação como co-autora em livro didático destinado ao Ensino Médio para Educação de Jovens e Adultos (EJA)


Escola Brasileira Israelita Chaim N. Bialik, BIALIK, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática
Outras informações
Professora de Matemática do Ensino Fundamental II


Educomp Educação e Informática Ltda, ENIAC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática


Faculdade ENIAC, ENIAC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora


Raízes Recreação Infantil S/C Ltda, RAÍZES, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática Fund II, Carga horária: 20


Camargo Corrêa Cimentos S/A, CAMARGO CORRÊA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Recursos Humanos, Carga horária: 44
Outras informações
Atuação na área de Cargos e Salários


A.C. NIELSEN LTDA S/C, NIELSEN, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Recursos Humanos Pleno, Carga horária: 44
Outras informações
Atuação na área de Cargos e Salários


KLABIN S/A, KLABIN, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Relações Industriais, Carga horária: 44
Outras informações
Atuava na área de treinamento e desenvolvimento de pessoal


Curso Cidade de Itapetininga S/C Ltda, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática Ensino Fundamental 2



Linhas de pesquisa


1.
Educação Matemática


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e no uso do báculo (cross-staff) em A Boke Named Tectonicon de Leonard Digges
Descrição: O objetivo é pesquisar as potencialidades didáticas no trabalho com a fabricação e uso de instrumentos matemáticos do século XVI e fornecer ao meio acadêmico uma possibilidade de trabalho com a História da Matemática que leve à compreensão do processo da construção do conhecimento matemático, analisado no contexto social da época em que ocorreu, e elaborar propostas didáticas para o trabalho em sala de aula com professores em formação e em formação continuada, com uma perspectiva historiográfica não linear, contextualizando os conhecimentos e avaliando os critérios para as escolhas teóricas, metodológicas e epistemológicas, reformulando questões..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Educação Matemática Pesquisa (Online)
2016 - Atual
Periódico: História da Ciência e Ensino: construindo interfaces
2016 - Atual
Periódico: Revista de Produção Discente em Educação Matemática


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
CASTILLO, A. R. M.. Oficina Experiências Matemáticas do Ensino Fundamental II: um estudo de caso. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 157p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, C. V. ; ALMOULOUD, S. A. ; SILVA, F. M. ; SILVA, M. J. F. ; SANCHEZ, R. J. ; IPARRAGUIRRE, C. G. ; CABERLIM, C. L. ; COUTINHO, C. Q. E. S. ; INGAR, K. V. ; RIOS, J. C. L. ; SALAZAR, J. V. F. ; HERNANI, E. P. ; JURADO, U. M. ; MIRAVAL, M. M. ; GUERRA, F. U. ; ORDEM, J. ; MENDOZA, C. G. ; GOULART, A. ; SAITO, F. ; FREITAS, R. L. ; CASTILLO, A. R. M. ; CASTILLO, A. R. M. . Algumas considerações sobre o uso do báculo (baculum) na elaboração de atividades que ariticulam história e ensino de matemática. In: Jesús Flores Salazar; Francisco Ugarte Guerra. (Org.). Investigaciones en Educación Matemática. 1ed.Lima: Fondo Editorial Pontificia Universidad Católica del Peru, 2016, v. , p. 237-251.

Apresentações de Trabalho
1.
MOURA, R. A. ; BENTO, R. T. F. ; SANTOS, A. M. ; CASTILLO, A. R. M. . A historiografia na Educação Matemática: uma possível reflexão sobre suas potencialidades e obstáculos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, A. M. ; MOURA, R. A. ; BENTO, R. T. F. ; CASTILLO, A. R. M. . História da Matemática: escrevendo sobre fatos ou heranças?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CASTILLO, A. R. M.; ANDRADE, M. L. T. D. . A contribuição da Geometria Esférica e suas implicações na formação inicial de professores de Matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CASTILLO, A. R. M.. Um estudo de caso sobre a atividade de ensino realizada na oficina Experiências Matemáticas do Ensino Fundamental II. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CASTILLO, A. R. M.. Um estudo de caso sobre a prática docente de professores na Oficina Experiências Matemáticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CASTILLO, A. R. M.. VII Seminário Nacional de Licenciatura em Matemática. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
CASTILLO, A. R. M.. História da Matemática. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
CASTILLO, A. R. M.; SAITO, F.; Goldfarb, J.L.; FERRAZ, M. H. M.; HADDAD, T. A. S.. Participação em banca de Arnaldo Aragão Santos. A historiografia da matemática no século XVIII: A escrita da história das matemáticas por Jean Etienne Montucla e o contexto editorial francês. 2016. Tese (Doutorado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Adalberto Tacini; CASTILLO, A. R. M.. Participação em banca de Varlei Faria Rangel.Informatização na Rede Municipal de Saúde. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração de Empresas) - Faculdade Instituto Paulista de Ensino.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Desafios para a Educação Inclusiva: pensando a formação de professores sobre os processos de domínio da matemática nas séries in iniciais da Educação Básica. 2016. (Oficina).

2.
Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática. 2016. (Seminário).

3.
Programa de Pós-graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática. 2016. (Outra).

4.
Semana Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia.História da Matemática: escrevendo sobre fatos ou heranças?. 2016. (Oficina).

5.
A filosofia matemática na obra do matemático e filósofo Charles Sanders Peirce. 2015. (Seminário).

6.
A ideia de se ensinar matemática através da música. 2015. (Seminário).

7.
Evidências das relações entre música e matemática. 2015. (Seminário).

8.
III Fórum de discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil.As potencialidades didáticas de dois instrumentos matemáticos descritos por Leonard Digges (1520-1559) em Tectonicon (1556) e em Pantometria (1591). 2015. (Outra).

9.
Interfaces práticas e teóricas da Música com a Matemática. 2015. (Seminário).

10.
Sobre a lenda da invenção da música e Pitágoras. 2015. (Seminário).

11.
14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Uma análise na esfera contextual do tratado Pantometria de Thomas Digges. 2014. (Seminário).

12.
III Encontro de Produção Discente.Reflexões iniciais na esfera contextual do papel dos instrumentos matemáticos do século XVI. 2013. (Encontro).

13.
IV Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces. 2013. (Oficina).

14.
Seminário de Estudos VII "Teorias em Educação Matemática". 2013. (Seminário).

15.
VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Um estudo preliminar de dois instrumentos matemáticos, radio latino (1586) e setor trigonal (1659). 2013. (Congresso).

16.
XVII EBRAPEM Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Análises iniciais na esfera contextual do papel dos instrumentos matemáticos do século XVI. 2013. (Encontro).

17.
II Encontro de Produção Discente.Um estudo preliminar sobre o quadrante triangular de John Browne. 2012. (Encontro).

18.
XXXI Symposium of the Scientific Instrument Commission.Knowing and Doing Mathematics in the Seventeenth Century: a preliminary study on John Browne's triangular quadrant. 2012. (Simpósio).

19.
III Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces.Entes matemáticos mobilizados na construção de um instrumento de medida do século XVI. 2011. (Oficina).

20.
I Seminário HEEMa - História e Epistemologia na Educação Matemática.A Geometria na construção e uso do Báculo. 2011. (Oficina).

21.
Produzindo Tabletes Matemáticos Cuneiformes. 2011. (Oficina).

22.
III Seminário GEPAPE (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Pedagógica. 2010. (Seminário).

23.
Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática: Problemas Atuais. 2009. (Outra).

24.
Quando acadêmicos da universidade e professores da escola básica constituem uma comunidade de prática reflexiva e investigativa. 2009. (Outra).

25.
VIII Seminário Nacional de História da Matemática.A contribuição da Geometria Esférica e suas implicações na formação inicial de professores de Matemática. 2009. (Seminário).

26.
XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Um estudo de caso sobre a prática docente de professores na Oficina Experiências Matemáticas. 2009. (Encontro).

27.
A Teoria 3UV na sala de aula de Matemática. 2008. (Outra).

28.
Encontro de Produção Discente em Educação Matemática. 2008. (Encontro).

29.
Teoria APOS de Dubinski e pesquisas realizadas com esse referencial. 2008. (Seminário).

30.
XII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2008. (Encontro).

31.
O que é incomensrabilidade?. 2007. (Outra).

32.
O raciocínio dedutivo no processo de ensino e aprendizagem da Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental s. 2007. (Oficina).

33.
Teologia e Interdisciplinaridade. 2007. (Outra).

34.
O Ensino de Matemática - Estratégias para contextualização. 2006. (Outra).

35.
Os Paradigmas Educacionais e a Escola Renovada em Construção. 2006. (Outra).

36.
Alinhando Remuneração aos Resultados do Negócio. 1998. (Seminário).

37.
Gestão de Cargos e Salários. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTILLO, A. R. M.. I Seminário do grupo de pesquisa HEEMa (História e Epistemologia na Educação Matemática). 2011. (Outro).

2.
CASTILLO, A. R. M.. Matemática na sala de aula: um dia de reflexão. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruna da Silva. OS IMPACTOS POSITIVOS DA LIDERANÇA NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Recursos Humanos) - Faculdade Instituto Paulista de Ensino. Orientador: Ana Rebeca Miranda Castillo.

2.
Ananda Carolina Baldassi. Estagiário: submisso ou aprendiz?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração de Empresas) - Faculdade Instituto Paulista de Ensino. Orientador: Ana Rebeca Miranda Castillo.

3.
Letícia Gonçalves. Liderança e Motivação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Recursos Humanos) - Faculdade Instituto Paulista de Ensino. Orientador: Ana Rebeca Miranda Castillo.

4.
Vanuza Silva. Liderança e Motivação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão em Recursos Humanos) - Faculdade Instituto Paulista de Ensino. Orientador: Ana Rebeca Miranda Castillo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 12:19:18