Mariana Samos Bicalho Costa Furst

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4220365336445254
  • Última atualização do currículo em 31/01/2018


sou Visiting Scholar na University of California, Santa Barbara - UCSB, Pós-Doutora em Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais; Doutora em Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais; Mestre em Linguística dos Gêneros e Tipos Textuais pela UFMG; e graduada em Letras, Português pela UFMG. Pesquisadora do Grupo de Estudos da Oralidade e da Escrita (GEOE) da Faculdade de Letras da UFMG, certificado pelo CNPq, desde 2004. Atuei como professora das disciplinas Português Para Estrangeiros (PPE) e Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa, UNI003, na Faculdade de Letras da UFMG, de agosto de 2008 a fevereiro de 2014 e como coordenadora de tutores e monitores da mesma disciplina durante o ano de 2013. Na graduação atuo como professora de Língua Portuguesa, Comunicação Empresarial e Metodologia Científica. Meu principal interesse é em produção de textos orais e escritos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mariana Samos Bicalho Costa Furst
Nome em citações bibliográficas
FURST, M. S. B. C.

Endereço


Endereço Profissional
University of California, Santa Barbara, Gevirtz Graduate School of Education.
18 Ocean Road
Isla Vista
93117 - Isla Vista, - Estados Unidos
Telefone: (805) 8934515
URL da Homepage: www.education.ucsb.edu


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O tratamento da oralidade em sala de aula, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Eliana Amarante de Mendonça Mendes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Retórica, Gênero Textual, Oralidade..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Infográfico: habilidades na leitura do gênero por alunos do Ensino Médio e Ensino Superior.,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Eliana Amarante de Mendonça Mendes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Habilidades de leitura, letramento, infográfico..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1996 - 2001
Graduação em Letras- licenciatura plena em Língua Portuguesa.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Pós-doutorado


2016
Pós-Doutorado.
University of California, Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.
Grande área: Ciências Humanas
2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2009 - 2009
Extensão universitária em Formação em Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Formadores de Anos Finais do Ensino Fundamental. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, CEALE/UFMG, Brasil.
2005 - 2005
Fundamentos pedagógicos da educação. (Carga horária: 100h).
Prefácios Estudos Continuados, PREFÁCIO, Brasil.
2005 - 2005
A gramática numa visão contemporânea. (Carga horária: 20h).
Academia das Letrinhas, LETRINHAS, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Letras - UFMG, FALE-UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Pesquisadora de Pós-Doutorado, Enquadramento Funcional: Professora de Português, Carga horária: 8
Outras informações
Ministra aula de Português para Estrangeiros e Leitura e Produção de Textos para alunos de diversos cursos de graduação.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora da disciplina UNI003, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Português, Carga horária: 16
Outras informações
Ministrou a disciplina UNI003, "Leitura e Produção de Textos" para alunos de diversos cursos de graduação da UFMG.


Capacite Cursos e Consultoria, CAPACITE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora Pedagógica, Carga horária: 30


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Corretora vestibular 2013, Carga horária: 40
Outras informações
Corretora das provas de Língua Portuguesa realizadas na segunda etapa do vestibular 2013.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: corretora das redação de vestibular UFMG 2010, Carga horária: 40
Outras informações
Corretora das provas de redação do vestibular UFMG 2010.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: corretora do vestibular UFMG 2009, Carga horária: 40
Outras informações
Corretora das provas de redação do vestibular da UFMG 2009.


Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, IMIH, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Literatura, Carga horária: 18
Outras informações
Ministra aulas de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa.


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40


Faculdades Integradas Pitágoras, FIP/MOC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Metodologia Científica, Carga horária: 15


Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Comunicação Empresarial, Carga horária: 14


Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte, FACISA-BH, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 10


Centro Pedagógico da UFMG, CP - UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro Pedagógico da UFMG, CP-UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professora substituta/subcoord, Enquadramento Funcional: Sub-coordenadora do 2º ciclo de formação huma, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Ministerio da Educacao e Cultura, MEC, Portugal.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Corretora de redações do ENEM
Outras informações
Corretora das provas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Corretora de Redações ENEM
Outras informações
Corretora das provas de redação do ENEM 2008.


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, INEP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: corretora Encceja 2009
Outras informações
Corretora de redações do Encceja 2009.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Decodificadora do PISA 2009, Carga horária: 20
Outras informações
Correção das avaliações de Língua Potuguesa do Programa Internacional de Avaliação de Alunos ? PISA 2009.


Colégio Promove Pampulha, PROMOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Corretora de Redações, Enquadramento Funcional: Corretora de Redações, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


WA Publicidade e propaganda, WA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2008
Vínculo: Revisora de Textos, Enquadramento Funcional: Revisora de textos publicitários, Carga horária: 10


Rede Estadual de Ensino, ESTADO, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Centro Universitário UNI-BH (Ex FAFI - BH), FAFIBH, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar administrativo, Carga horária: 20


University of California, Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Faculty Member, Regime: Dedicação exclusiva.


Santa Barbara High School, SBHS, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Co-Teacher, Enquadramento Funcional: Professora de UCSB SKILLS Projects, Carga horária: 3



Projetos de pesquisa


2009 - 2013
O tratamento da oralidade em sala de aula
Descrição: Essa pesquisa tem como objetivo o estudo e a análise da pedagogia retórica clássica e o estudo e a análise do tratamento da oralidade nos dias atuais, com a finalidade de se elaborar um projeto piloto de tratamento da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Infográficos: habilidades de leitura do gênero por alunos do Ensino Médio e Ensino Superior
Descrição: Verificar que relações nossos informantes estabelecem com os infográficos: relacionam aspectos verbais e não-verbais, o gênero os leva a fazer uma reflexão sobre o tema tratado, utilizam sua bagagem sócio-cultural para conseguir a atingir compreensão do infográfico etc..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - Atual
Grupo de Estudos da Oralidade e da Escrita - GEOE - UFMG

Projeto certificado pela empresa Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em 27/02/2015.
Descrição: O GEOE é um grupo de pesquisa do CNPQ dirigido pela Prof. Dra. Beatriz Decat na Faculdade de Letras da UFMG que tem como objetivo principal aprimorar a prática docente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
FURST, M. S. B. C.. O Tratamento da Oralidade em Sala de Aula: A Revitalização da Retórica nos Dias Atuais. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2017. 160p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FURST, M. S. B. C.. Liberdade de Expressão na Internet. In: Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, 2013, online. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, 2013.

2.
FURST, M. S. B. C.. O Ensino da Oralidade Hoje. In: VI SIGET, 2011, Natal. Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Natal: UFRN / alab, 2011.

3.
FURST, M. S. B. C.. As contribuições da Retórica para o ensino da oralidade hoje. In: I Coloquio Nacional de Retórica ?Retórica y Política? I Jornadas Latinoamericanas de Investigación en Estudios Retóricos, 2010, Buenos Aires. Actas del I Coloquio Nacional de Retórica : Retórica y Política y las I Jornadas Latinoa- mericanas de Investigación en Estudios Retóricos. Buenos Aires: Asociación Argentina de Retórica (AAR), 2010. v. 1. p. 309-315.

4.
FURST, M. S. B. C.. O trabalho com as novas mídias nas aulas de língua portuguesa. In: VI Congresso Internacional da ABRALIN, 2009, João Pessoa. VI Congresso Internacional da ABRALIN 04 a 07/03/2009, 2009.

5.
FURST, M. S. B. C.. Habilidades envolvidas na leitura de infográficos. In: ABRALIN em cena, 2009, Vitória. Abralin em cena Espírito Santo, 2009.

6.
FURST, M. S. B. C.. A Leitura das novas mídias. In: 17 COLE: Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Faepex - Unicamp, 2009.

7.
FURST, M. S. B. C.. As novas mídias nas aulas de língua portuguesa. In: V Siget - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul. Anais ... SIGET. Caxias do Sul: Proceedings, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
FURST, M. S. B. C.. Liberdade de expressão na internet. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FURST, M. S. B. C.; MATTE, Ana Cristina Frick ; OLIVEIRA, D. ; CASTRO, C. H. S. ; LIMA, E. C. ; SANTOS, R. C. . Liberdade na internet e aprendizagem: o que compartilhamento de conhecimentos na rede possibilita em termos de aprendizagem?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FURST, M. S. B. C.. As contribuições dos gêneros textuais para o ensino da oralidade hoje. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
FURST, M. S. B. C.. As contribuições da Retórica para o ensino da oralidade hoje. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MATTE, Ana Cristina Frick ; FURST, M. S. B. C. . Disciplina online: Curso Transtextual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
FURST, M. S. B. C.. Introdução à Linguística Enunciativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FURST, M. S. B. C.. Oralidade, Escrita e Letramento.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FURST, M. S. B. C.. As conrtibuições da internet para o ensino da oralidade hoje. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FURST, M. S. B. C.. Educação online: oportunidades e desafios. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FURST, M. S. B. C.. As novas mídias nas aulas de Língua Portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
FURST, M. S. B. C.. As novas mídias presentes na educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FURST, M. S. B. C.. As tecnologias da informação como grandes aliadas das aulas de Língua Portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FURST, M. S. B. C.. Habilidades Cognitivas Presentes na Leitura de Hipermídias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FURST, M. S. B. C.. Habilidades Envolvidas na Leitura de Infográficos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FURST, M. S. B. C.. O trabalho com as novas mídias nas aulas de Língua Portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
FURST, M. S. B. C.. Reflexões sobre aulas online de Língua Portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FURST, M. S. B. C.. Multimodalidade: As novas mídias nas aulas de Língua Portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FURST, M. S. B. C.. Infográfico: um novo gênero.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FURST, M. S. B. C.. Um novo gênero em sala de aula. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
FURST, M. S. B. C.. Capacite. 2017; Tema: Educação. (Blog).

2.
FURST, M. S. B. C.. Academic Research in Linguistics. 2017; Tema: Pesquisa em Linguística. (Rede social).

3.
FURST, M. S. B. C.. Capacite. 2017; Tema: Pesquisa em Educação. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
FURST, M. S. B. C.. Falar Bem. 2011. .

2.
FURST, M. S. B. C.. Novo Acordo Ortográfico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
DELLISOLA, R. L. P.; OLIVEIRA, T. N. S. G.; FURST, M. S. B. C.; OLIVEIRA, J. V. C.; SILVA, D. A.. Participação em banca de Tainá Nínive Soares Guerra de Oliveira. Dando voz ao aluno: o trabalho com a oralidade em aulas de Língua Portuguesa. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: Ensino de Leitura e Produção de) - Faculdade de Letras da UFMG.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, Fabrício; FURST, M. S. B. C.; BARBOSA, G.. Participação em banca de Maria Luiza Guimarães Lage.Música na Educação Infantil: Concepções e ações pedagógicas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

2.
FURST, M. S. B. C.; ANDRADE, Fabrício. Participação em banca de Maria L. Lage, Sandra E. Chagas, Norma Duarte, Renata Rocha.A afetividade como um dos pilares essenciais no processo de ensino/aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FURST, M. S. B. C.; Dutra, S. Soraia Dutra. Seleção de monitores para o 2º ciclo de formação humana do Centro Pedagógico da UFMG. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
FURST, M. S. B. C.; Dutra, S. Soraia Dutra. Seleção de monitor para o 3º ciclo de formação humana do Centro Pedagógico da UFMG. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

Livre docência
1.
MOREIRA, C.; FURST, M. S. B. C.. Banca de Seleção de Professor de Língua Portuguesa. 2010. Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII SIGET.O tratamento da oralidade em sala de aula. 2015. (Simpósio).

2.
II SEDIAR.Falácias e persuasão subliminar. 2014. (Seminário).

3.
V Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. Liberdade de expressão na internet. 2013. (Congresso).

4.
IV Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. Liberdade na internet e aprendizagem: o que compartilhamento de conhecimentos na rede possibilita em termos de aprendizagem?. 2012. (Congresso).

5.
V Seminário Integrado de Pesquisa em Linguística - SINPEL.As contribuições dos gêneros textuais para o ensino da oralidade hoje. 2012. (Seminário).

6.
IV Seminário de Teses e Dissertações.O tratamento da oralidade em sala de aula. 2011. (Seminário).

7.
VI SIGET.O Ensino da Oralidade Hoje. 2011. (Simpósio).

8.
Encontrocas.Novo Acordo Ortográfico. 2010. (Oficina).

9.
I Colóquio Nacional de Retórica "Retórica y Política" I Jornadas Latinoamericanas de Unvestigación en Estudios Retóricos. As contribuições da Retórica para o ensino da oralidade hoje. 2010. (Congresso).

10.
II Dia da Cultura Livre. 2010. (Encontro).

11.
II Dia da Cultura Livre.Disciplina online: Curso Transtextual. 2010. (Encontro).

12.
ABRALIN em cena. Habilidades envolvidas na leitura de infográficos. 2009. (Congresso).

13.
IV Encontro Virtual de Documentação em Software livre e I Congressa Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Habilidades cognitivas presentes na leitura de hipermídia. 2009. (Congresso).

14.
Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - SELL.AS NOVAS MÍDIAS PRESENTES NA EDUCAÇÃO. 2009. (Simpósio).

15.
VI Congresso Internacional da ABRALIN. O trabalho com as novas mídias nas aulas de língua portuguesa. 2009. (Congresso).

16.
V Siget - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.As novas mídias nas aulas de Língua Portuguesa. 2009. (Simpósio).

17.
V SINAL - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS.AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO COMO GRANDES ALIADAS DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2009. (Simpósio).

18.
EVIDOSOL.Reflexões sobre aulas online de Língua Portuguesa. 2008. (Encontro).

19.
III Jornada Nacional de Lingüística e Filologia da Língua Portuguesa. Multimodalidade: As novas mídias nas aulas de Língua Portuguesa. 2008. (Congresso).

20.
SENAPP - Seminário Nacional do Professor de Português.?Um no gênero em sala de aula: Reflexões sobre aulas de língua portuguesa?. 2008. (Seminário).

21.
SEVFALE.Infográfico: Um novo gênero. 2008. (Seminário).

22.
Programa de Ações Pedagógicas. 2007. (Encontro).

23.
Saúde e Comportamento Vocal do Professor. 2007. (Encontro).

24.
?A educação básica e o seu papel na UFMG?. 2006. (Seminário).

25.
?Alfabetização: a questão dos métodos?. 2006. (Simpósio).

26.
?A literatura na aula de português: alguns problemas, muitas possibilidades?. 2006. (Simpósio).

27.
?Nada na língua é por acaso: variação, mudança e ensino?. 2006. (Simpósio).

28.
?Questões metodológicas na alfabetização de jovens e adultos?. 2006. (Simpósio).

29.
?Universidade e educação de jovens e adultos?. 2006. (Seminário).

30.
Ciclo de palestras em Sociolingüística ANPOLL. 2006. (Seminário).

31.
Curso de capacitação de professores: ?Projeto Semeando?. 2006. (Outra).

32.
UFMG Jovem.?Trabalhando a bagagem cognitiva do aluno na produção de textol?. 2006. (Seminário).

33.
UFMG Jovem.?Quem conta um conto, aumenta um ponto?. 2006. (Oficina).

34.
?A gramática numa visão contemporânea?. 2005. (Seminário).

35.
?Fundamentos Pedagógicos da Educação?. 2005. (Outra).

36.
?Introdução à Análise Semiótica do Discurso?. 2005. (Seminário).

37.
?Argumentação e Análise do Discurso?. 2000. (Seminário).

38.
?Novas perspectivas em estudos lingüísticos: a criação e o uso de um corpora para pesquisa em leitura, produção e tradução de textos? (Tutorial com Software WordSmith tools). 2000. (Outra).

39.
IV Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG. 2000. (Seminário).

40.
Oficina ?Literatura Contemporânea e Cinema?. 2000. (Seminário).

41.
?Gramática na escola??. 1996. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MATTE, Ana Cristina Frick ; FURST, M. S. B. C. ; CASTRO, C. H. S. . V Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. 2013. (Congresso).

2.
FURST, M. S. B. C.; MATTE, Ana Cristina Frick . VI Congresso Universidade, EAD e Software Livre. 2013. (Congresso).

3.
FURST, M. S. B. C.; MATTE, Ana Cristina Frick ; OLIVEIRA, D. ; CASTRO, C. H. S. ; LIMA, E. C. ; SANTOS, R. C. . IV Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. 2012. (Congresso).

4.
FURST, M. S. B. C.. IV SETED. 2011. (Congresso).

5.
FURST, M. S. B. C.; MATTE, Ana Cristina Frick ; OLIVEIRA, D. ; CASTRO, C. H. S. . II Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. 2011. (Congresso).

6.
FURST, M. S. B. C.; MATTE, Ana Cristina Frick ; OLIVEIRA, D. ; CASTRO, C. H. S. . III Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. 2011. (Congresso).

7.
MATTE, Ana Cristina Frick ; FURST, M. S. B. C. . I UEADSL ( Primeiro Universidade, EAD e Software Livre. 2010. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
FURST, M. S. B. C.. Capacite. 2017; Tema: Educação. (Blog).

2.
FURST, M. S. B. C.. Academic Research in Linguistics. 2017; Tema: Pesquisa em Linguística. (Rede social).

3.
FURST, M. S. B. C.. Capacite. 2017; Tema: Pesquisa em Educação. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 16:27:24