Vorlei Guimarães

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3719311971967332
  • Última atualização do currículo em 03/07/2018


Bacharel em Marketing pelo Centro Universitário de Lins (2006). Pós-Graduado em Planejamento Estratégico de Marketing pelo Centro Universitário de Lins (2008). Pós-Graduado em Gestão Universitária pelo Centro Universitário de Lins (2010). Mestre em Educação pela Unoeste Presidente Prudente (2016). Atualmente é professor da Unilins, Senac Bauru e ETEC Lins - Centro Paula Souza. Licenciado em Educação pelo Centro Paula Souza (2017). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em MARKETING, atuando principalmente em educação, marketing, mercado, ensino, IES. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vorlei Guimarães
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, J. V. G.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário de Lins.
Av. Nicolau Z|arvos, 1925
Jardim Aeroporto
16401-371 - Lins, SP - Brasil
Telefone: (014) 35333200
Ramal: 3295
Fax: (014) 35333248
URL da Homepage: www.unilins.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013
Mestrado em andamento em Educação.
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil. Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Adriana Aparecida de Lima Terçariol.
2009 - 2010
Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Universitária. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário de Lins, UNILINS, Brasil.
Título: A importãncia do Marketing na Instituição de Ensino Superior.
Orientador: Leonides da Silva Justiniano.
2006 - 2008
Especialização em Planejamento Estratégico de Marketing. (Carga Horária: 460h).
Centro Universitário de Lins, UNILINS, Brasil.
Título: Estratégias de Atratividade para o Turismo Linense.
Orientador: Elcio Fernando Del Pretti Miquelino.
2003 - 2006
Graduação em Marketing.
Centro Universitário de Lins, UNILINS, Brasil.
Título: Marketing para empresa de varejo.
Orientador: Elcio Fernando Del Pretti Miquelino.




Formação Complementar


2016 - 2016
Licenciatura Plena em Educação. (Carga horária: 540h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2014 - 2014
Atendimento ao Cliente. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário de Lins, UNILINS, Brasil.
2007 - 2007
Planejamento de Comunicação Institucional. (Carga horária: 12h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2000 - 2000
Web Sites Profissionais. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário de Lins, UNILINS, Brasil.
1999 - 1999
Operadores de Telemarketing. (Carga horária: 8h).
Integração Consultoria & Treinamento, INTEGRAÇÃO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


ETEC Lins - Fundação Paula Souza, ETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Diretor da APM

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25
Outras informações
Professor dos cursos técnicos de ADMINISTRAÇÃO, MARKETING, WEB e COMÉRCIO, nas disciplinas: Gestão de Marketing I e II, Comunicação Mercadológica, Plano de Comunicação, Plano de Marketing, Estratégia de Marketing e Comunicação Mercadológica, Pesquisa de Mercado, Desenvolvimento do Ponto de Venda, Admnistração Mercadológica.


Centro Universitário de Lins, UNILINS, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias
Descrição: O grupo realiza um programa de pesquisa voltado para investigações articuladas a projetos que integram as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao currículo, de forma contextualizada na realidade de ambientes educacionais estruturados na modalidade presencial, a distância e híbridos. Apresenta como propósito analisar e compreender os fundamentos, encaminhamentos, impactos e perspectivas para a construção do conhecimento nas distintas formas de aprender e ensinar com as tecnologias contemporâneas. Discute e analisa a formação inicial e continuada de professores em relação ao trabalho com as tecnologias digitais no contexto escolar, da educação básica ao ensino superior. As principais vertentes de investigação no grupo são: mudanças nas práticas pedagógicas e nos contextos educacionais diante de projetos articulados às tecnologias de informação e comunicação/; educação a distância e seus desdobramentos; aspectos da gestão escolar e sua relação com as tecnologias/EaD..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de comitê de assessoramento


2012 - Atual
Agência de fomento: Centro Universitário de Lins
2010 - Atual
Agência de fomento: Centro Universitário de Lins


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: MARKETING.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1MARTINS, J. V. G.2011MARTINS, J. V. G.; MENEZES, R. M. T. ; JUSTINIANO, L. S. . Atuação do Departamento de Marketing em uma Instituição de Ensino Superior - IES. Revista Gestão Universitária da América Latina, v. 4, p. 112-122, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
MARTINS, J. V. G.; MENEZES, R. M. T. ; TERCARIOL, A. A. L. ; IKESHOJI, E. A. B. . O Professor e as TIMS no Cenário da Educação Superior. In: Adriana Aparecida de Lima Terçariol; Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji; Raquel Rosan Christino Gitahy; Renata Aquino Ribeiro. (Org.). Educação, Formação e Pesquisa na Era Digital - reflexões e práticas em ambientes virtuais de aprendizagem. 1ed.São Paulo: Artesanato Educacional Ltda, 2018, v. 1, p. 37-64.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARTINS, J. V. G.. Jornal Debate de Lins-SP. Coluna do Leitor.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TERCARIOL, A. A. L. ; MARTINS, J. V. G. . DISPOSITÍVOS MÓVEIS NA SALA DE AULA DO ENSINO SUPERIOR: BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Enepe - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Presidente Prudente. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE.

2.
TERCARIOL, A. A. L. ; CLAUDIO BRAZ DE FIGUEIREDO ; ARTEMISA PIAI SILVA DE FERNANDEZ ; IKESHOJI, E. A. B. ; MARTINS, J. V. G. . BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPRESSÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CURSO REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO NO MOODLE. In: Enepe, 2014, Presidente Prudente. Enepe - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Artigos aceitos para publicação
1.
MARTINS, J. V. G.; MENEZES, R. M. T. ; TERCARIOL, A. A. L. ; IKESHOJI, E. A. B. ; GITAHY, R. R. C. . O uso de dispositivos móveis na sala de aula: pedagogia de projetos e tecnologias móveis na educação superior. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, 2018.

2.
MARTINS, J. V. G.; MENEZES, R. M. T. . A CRIAÇÃO DO NEOAMBIENT COMO AÇÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING SUSTENTÁVEL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ? IES. Revista Estudos & Pesquisas, 2013.

3.
MARTINS, J. V. G.. A EFICÁCIA DO USO DOS TABLETS E NOVAS MÍDIAS NO ENSINO SUPERIOR, A PARTIR DA REVISÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO. Colloquium Humanarum, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, J. V. G.. Marketing Pessoal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARTINS, J. V. G.. Marketing Pessoal para Secretárias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MARTINS, J. V. G.. Comunicação e relacionamento interpessoal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MARTINS, J. V. G.. Marketing Pessoal para professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MARTINS, J. V. G.. Marketing Pessoal para Secretárias Executivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MARTINS, J. V. G.. Marketing Pessoal para o Setor da Saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MARTINS, J. V. G.. Marketing Pessoal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MARTINS, J. V. G.; TERCARIOL, A. A. L. . Breve relato de experiência: Dispositivos Móveis na sala de aula do Ensino Superior.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MARTINS, J. V. G.; TERCARIOL, A. A. L. . Breve relato de experiência: Impressões sobre a construção do curso Redes Sociais na Educação no Moodle. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MARTINS, J. V. G.. Atendimento de Excelência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MARTINS, J. V. G.. Relações Interpessoais e Atendimento de Qualidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MARTINS, J. V. G.. Relações Interpessoais e Atendimento de Qualidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
MARTINS, J. V. G.. Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste - ENEPE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MARTINS, J. V. G.. O uso de tablets e celulares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MARTINS, J. V. G.. A importância da atuação do departamento comercial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MARTINS, J. V. G.; MENEZES, R. M. T. ; JUSTINIANO, L. S. . A importância do Marketing Sustentável nas Instituições de ensino superior. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
MARTINS, J. V. G.. Youtube - Blovog. 2017; Tema: Vídeos aula para apoio à aprendizagem. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINS, J. V. G.. Marketing x Propaganda e Publicidade. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

2.
MARTINS, J. V. G.. Atendimento ruim. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeoaula).

3.
MARTINS, J. V. G.. Marketing Digital. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeoaula).

4.
MARTINS, J. V. G.. Crise como desculpa. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeoaula).

5.
MARTINS, J. V. G.. Marketing e Vendas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeoaula).

6.
MARTINS, J. V. G.. Marketing Internacional. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeoaula).

7.
MARTINS, J. V. G.. Greenwashing. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeoaula).

8.
MARTINS, J. V. G.. Ética Profissional. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeoaula).

9.
MARTINS, J. V. G.. Dicas de como falar em público. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo aula).

10.
MARTINS, J. V. G.. Marketing x Propaganda e Publicidade. 2017. (Vídeoaula).

11.
MARTINS, J. V. G.. Dicas de como falar em público. 2017. (Vídeoaula).

12.
MARTINS, J. V. G.. Atendimento ruim. 2017. (Vídeoaula).

13.
MARTINS, J. V. G.. Marketing Digital. 2017. (Vídeoaula).

14.
MARTINS, J. V. G.. Marketing e Vendas. 2017. (Vídeoaula).

15.
MARTINS, J. V. G.. Marketing Internacional - Modelos de Entrada. 2017. (Vídeoaula).

16.
MARTINS, J. V. G.. Crise não é desculpa. 2017. (Vídeoaula).

17.
MARTINS, J. V. G.. Greenwashing - Maquiagem Verde. 2017. (Vídeoaula).

18.
MARTINS, J. V. G.. Ética Profissional. 2017. (Vídeoaula).

19.
MARTINS, J. V. G.. Acesso as bases de dados para a comunidade universitária da Unoeste. 2014. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARTINS, J. V. G.. Participação em banca de Bruna S. A. Kish, Líbera Maria e Débora Maris J. CosTA.Projeto de Marketing para empresa do segmento alimentício. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Centro Universitário de Lins.

2.
MARTINS, J. V. G.. Participação em banca de Bruno Silva Dalpoz e Leonardo Bosso Belussi.Projeto de Marketing para empresa do segmento de telecomunicações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Centro Universitário de Lins.

3.
Abner e Artenisia; MARTINS, J. V. G.. Participação em banca de Abner Souza da Silva e Artenísia Djamila Lopes.Projeto de Marketing para empresa do setor de serviços de saúde e estética. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Centro Universitário de Lins.

4.
MARTINS, J. V. G.. Participação em banca de Luana de L. Felix, Gabriela M. Pereira e Enedina I. S. Cruz.Projeto de Marketing para empresa do segmento de Informática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Centro Universitário de Lins.

5.
SANTOS, L. A.; GARCIA, T. L. M.; FREITAS, C. A. G.; MARTINS, J. V. G.. Participação em banca de Ello Consultoria de Marketing.Planejamento Estratégico para Empresa de Varejo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Centro Universitário de Lins.

6.
AMARO, T. T. A.; CALIXTO, F.; FERREIRA, R. D.; MARTINS, J. V. G.. Participação em banca de Ícone Consultoria de Marketing.Planejamento Estratégico para Empresa de Varejo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Centro Universitário de Lins.

7.
Silva, L. C.; RIBEIRO FILHO, M. A.; DIAS, M. R. G.; MARTINS, J. V. G.. Participação em banca de Lumix Consultoria de Marketing.Planejamento Estratégico para Empresa de Varejo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Centro Universitário de Lins.

8.
MARTINS, J. V. G.. Participação em banca de Marcos A. Ribeiro, Maria R. G. Dias, Larissa. C. Silva.Projeto Marketing Empresa Varejo Esportivo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Centro Universitário de Lins.

9.
MARTINS, J. V. G.. Participação em banca de Tiago T. A. Amaro, Rodrigo D. Ferreira, Fabricio C. Silva.Projeto Marketing empresa de vendas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Centro Universitário de Lins.

10.
MARTINS, J. V. G.. Participação em banca de CliciaA. G. Freitas, Leticia A. Santos, Thaís L. M. Garcia.Projeto Marketing para Equipe Esportiva. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Centro Universitário de Lins.

11.
MARTINS, J. V. G.. Participação em banca de Larissa B.B. Souza, Genilda Firmino, Kellen C. Costa.Projeto Marketing empresa saúde. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Centro Universitário de Lins.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Enepe - Encontro Anual de Pesquisa Institucional de Iniciação Científica. 2014. (Encontro).

2.
Enepe - Encontro Anual de Pesquisa Institucional de Iniciação Científica.DISPOSITÍVOS MÓVEIS NA SALA DE AULA DO ENSINO SUPERIOR: BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2014. (Encontro).

3.
Enepe - Encontro Anual de Pesquisa Institucional de Iniciação Científica. 2014. (Encontro).

4.
Enepe - Encontro Anual de Pesquisa Institucional de Iniciação Científica.BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPRESSÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CURSO REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO NO MOODLE. 2014. (Outra).

5.
Planejamento e Desenvolvimento de TCC - Modelo Canvas e Elevator Pitch.Planejamento e Desenvolvimento de TCC - Modelo Canvas e Elevator Pitch. 2014. (Oficina).

6.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste - ENEPE. 2013. (Encontro).

7.
IV Seminário Luso-Brasileiro de Ciências do Ambiente e Empresariais.A Eficácia do uso dos tablets e novas mídias no Ensino Superior, a partir da revisão do projeto pedagógico. 2013. (Seminário).

8.
Círculo de Marketing.Criando caminhos para o sucesso. 2011. (Outra).

9.
II SEMINÁRIO LUSO BRASILEIRO EM CIÊNCIAS DO AMBIENTE E EMPRESARIAIS.A IMPORTÂNCIA DO MARKETING SUSTENTÁVEL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. 2011. (Seminário).

10.
Marketing eletrônico para Instituições de Ensino. 2007. (Oficina).

11.
O Poder do Marketing Eletrônico de baixo custo para Instituições de Ensino Superior. 2007. (Oficina).

12.
Planejamento de Comunicação Institucional. 2007. (Outra).

13.
Marketing para Instituições Educacionais. 2006. (Seminário).

14.
Produção Marketing News.Projeto Marketing News. 2006. (Outra).

15.
Comissão de Ética Universitária.Unilins - Centro Universitário de Lins. 2005. (Outra).

16.
Jovens Construindo a Cidadania.Programa Universitário. 2005. (Outra).

17.
Presidente Centro Acadêmico Unilins.Unilins - Centro Universitário de Lins. 2005. (Outra).

18.
Comissão de Ética Universitária.Centro Universitário de Lins. 2004. (Outra).

19.
Curso de Corel Draw Training Partner. 2004. (Outra).

20.
Maximizando Resultados através da excelência no atendimento. 2004. (Outra).

21.
Re-Imaginando a Universidade. 2004. (Seminário).

22.
Curso Prevenção de Acidentes do Trabalho - CIPA.Exigência da NR-5, Portaria 33/83. 1992. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, J. V. G.. Palestra sobre "Marketing Pessoal". 2014. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Bruna Martins Pazini. A importância da Comunicação Social na Produtividade dentro das Organizações. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário de Lins. Orientador: Vorlei Guimarães.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bela B. Mario, Bernardino O. V. Machado, Marcos F. Quimbi. Liderança nas organizações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário de Lins. Orientador: Vorlei Guimarães.

2.
Carlos M. E. Jamba, Sara M. Baptista. Como as micro empresas de tecnologia de informação recrutam. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário de Lins. Orientador: Vorlei Guimarães.

3.
Andressa J., Melissa B., Priscilla G.. As características do comércio eletrônico e seus reflexos para o consumidor no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário de Lins. Orientador: Vorlei Guimarães.

4.
Luiz Castro, Micheli Oliveira, Willian Hirano. A influência da inovação na estrutura organizacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário de Lins. Orientador: Vorlei Guimarães.

5.
Mourane C; Fernanda M; Flavia R; Elisa Salles. A importância do planejamento e suas estratégias para o desenvolvimento da empresa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário de Lins. Orientador: Vorlei Guimarães.

6.
Beatriz Pinto, Bruno Monaro, Ellen Baptista, Sherolin Nunes. As estratégias de inovação e seus reflexos nas organizações empresariais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário de Lins. Orientador: Vorlei Guimarães.

7.
Bruno Silva Dalpoz e Leonardo Bosso Belussi. Projeto de Marketing para empresa do segmento de telecomunicações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Centro Universitário de Lins. Orientador: Vorlei Guimarães.

8.
Abner Souza da Silva; Artenisia Djamila Lopes. Projeto de Marketing para empresa do Setor de Serviços - Saúde e Estética. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Centro Universitário de Lins. Orientador: Vorlei Guimarães.

9.
Clicia A. G. Freitas; Letícia Ap. Santos; Thais L. M. Garcia. Projeto de Marketing para Setor Esportivo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Centro Universitário de Lins. Orientador: Vorlei Guimarães.

10.
Tiago T. A. Amaro; Rodrigo D. Ferreira; Fabricio C. Silva. Projeto de Marketing para empresa do Setor de Vendas e Serviços. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Centro Universitário de Lins. Orientador: Vorlei Guimarães.

11.
Marcos A. R. Filho; Maria R. G. Dias; Larissa C. Silva. Projeto de Marketing para empresa de Varejo no Setor Esportivo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Centro Universitário de Lins. Orientador: Vorlei Guimarães.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MARTINS, J. V. G.; MENEZES, R. M. T. ; TERCARIOL, A. A. L. ; IKESHOJI, E. A. B. . O Professor e as TIMS no Cenário da Educação Superior. In: Adriana Aparecida de Lima Terçariol; Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji; Raquel Rosan Christino Gitahy; Renata Aquino Ribeiro. (Org.). Educação, Formação e Pesquisa na Era Digital - reflexões e práticas em ambientes virtuais de aprendizagem. 1ed.São Paulo: Artesanato Educacional Ltda, 2018, v. 1, p. 37-64.


Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, J. V. G.. Marketing Pessoal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARTINS, J. V. G.. Marketing Pessoal para Secretárias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Profissional dinâmico e comunicativo com experiência de 12 anos de atuação em emissora de rádio AM e FM; e desempenho de funções em setores ou departamentos de marketing e/ou publicidade e propaganda, em agências bancárias e empresas do ramo imobiliário.
Também é docente na Fundação Paula Souza, na unidade ETEC de Lins-SP, dos cursos técnicos de Administração, Marketing, Comércio e Web.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 12:15:55