Suelen Francez Machado Luciano

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7977534478024630
  • Última atualização do currículo em 11/01/2019


Possui mestrado em Ciências da Linguagem (2014), graduação em Letras Português/Inglês (2009) e especialização em Gramática de Texto: leitura, análise e produção (2012) pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul. Atualmente é Doutoranda em Ciências da Linguagem, professora no ensino superior na Unisul e no Senac, professora de Língua Portuguesa no Colégio Dehon e corretora de redação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa; na área de Linguística, atuando no campo da Pragmática Cognitiva, com a Teoria da Relevância e a Teoria de Conciliação de Metas; na área de Metodologia Científica e da Pesquisa, com Redação Acadêmica; e na área de Comunicação, com Comunicação Empresarial, Discursos e Comunicação e Autor na Comunicação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Suelen Francez Machado Luciano
Nome em citações bibliográficas
LUCIANO, S. F. M.;LUCIANO, Suelen Francez Machado

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Sul de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem.
Av. José Acácio Moreira
Dehon
88704-900 - Tubarao, SC - Brasil
Telefone: (048) 36213369
URL da Homepage: www.unisul.br/linguagem


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Orientador: Fábio José Rauen.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2014
Mestrado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Relevância e Conciliação de Metas: adequação lógica e plausibilidade empírica,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Fábio José Rauen.
Bolsista do(a): Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior, FUMDES, Brasil.
Palavras-chave: Pragmática Cognitiva; Teoria da Relevância; Teoria de Conciliação de Metas; Adequação Lógica; Plausibilidade Empírica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Especialização em Gramática de Texto: leitura, análise e produção. (Carga Horária: 450h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Interpretação textual de filme publicitário: estudo de caso com estudantes da 8ª série do ensino fundamental com base na teoria da relevância.
Orientador: Dr. Fábio José Rauen.
Bolsista do(a): Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior, FUMDES, Brasil.
2006 - 2009
Graduação em Letras Português/Inglês.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Discursos sobre a mulher em quatro narrativas Machadianas.
Orientador: Ms. Maria Felomena Souza Espíndola.




Formação Complementar


2016 - 2016
CAPACITAR ? Lei Rouanet. (Carga horária: 13h).
Incentive Projetos e Eventos, INCENTIVE, Brasil.
2016 - 2016
CAPACITAR - Lei Rouanet. (Carga horária: 8h).
Capacitar Eventos Educativos Ltda., Capacitar, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Capacitação de Fiscais da UnisulVirtual. (Carga horária: 20h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Formação Docente. (Carga horária: 8h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2009 - 2009
A prática da leitura no contexto escolar. (Carga horária: 300h).
Agência de capacitação educacional, ACAPED, Brasil.
2008 - 2008
Círculo de estudos da linguagem. (Carga horária: 45h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2007 - 2007
Oral and written communication course. (Carga horária: 57h).
Instituto Tubaronense de Cultura Ltda-ME (FRANQUEADO CCAA), ITDC/CCAA, Brasil.
2007 - 2007
Alfabetização e redação: teoria e prática. (Carga horária: 180h).
Instituto Brasileiro de Educação a Distância e Presencial, IBEDEP, Brasil.
2006 - 2006
Laboratório de oralidade em língua inglesa. (Carga horária: 30h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2006 - 2006
Redação passo a passo. (Carga horária: 80h).
Instituto Brasileiro de Educação a Distância e Presencial, IBEDEP, Brasil.


Atuação Profissional



Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Integral, Carga horária: 40

Atividades

02/2016 - Atual
Ensino, Processos Gerenciais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
Fundamentos da Pesquisa
Metodologia do Trabalho Científico

Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 14

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Editoração, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Acadêmico, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Secretaria de Ensino, Carga horária: 40

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura em Língua Portuguesa III
08/2017 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Autor na Comunicação
08/2017 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Discursos e Comunicação
08/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português para Migrantes
06/2015 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem.

Atividade realizada
Editoração da revista Memorare.
08/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, .

Linhas de pesquisa
Texto e Discurso

Colégio Dehon, DEHON, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa - Extensão, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 12

Atividades

04/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa - Gramática


Linhas de pesquisa


1.
Texto e Discurso

Objetivo: A linha de pesquisa "Texto e discurso" visa a estudar os processos de produção de sentido em sua dimensão subjetiva, social, histórica e ideológica. Nos projetos de pesquisa vinculados a essa linha de pesquisa, concebe-se que os processos de significação sempre se dão em eventos sociais específicos e únicos que acionam, além da língua, determinações materiais..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Texto; Discurso; Pragmática; Pragmática Cognitiva; Teoria da Relevância; Teoria de Conciliação de Metas.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Divulgação científica das pesquisas arqueológicas ? Revista Memorare
Descrição: O presente projeto de pesquisa foi idealizado a partir das necessidades de se aprimorar a divulgação científica das pesquisas desenvolvidas pelo GRUPEP-Arqueologia e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem. Atualmente, a revista é uma publicação quadrimestral aberta a colaboradores do Brasil e do exterior interessados em propostas vinculadas as temáticas Linguagem, Cultura, Identidade e Patrimônio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Suelen Francez Machado Luciano - Integrante / Deisi Scunderlick Eloy de Farias - Coordenador.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Memorare


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística, Letras e Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LUCIANO, S. F. M.2017LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Hipóteses abdutivas antefactuais em situações proativas de criação de campanhas publicitárias: análise com base na Teoria de Conciliação de Metas. Revista do Gel, v. 14, p. 225-251, 2017.

2.
RAUEN, F. J.2017RAUEN, F. J. ; LUCIANO, S. F. M. . Hipóteses abdutivas antefactuais em situações proativas de negociação colaborativa: análise do contexto inicial do filme ?12 homens e uma sentença?. (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS, v. 11, p. 147-165, 2017.

3.
IZIDORO, BÁRBARA DA DA SILVA2017IZIDORO, BÁRBARA DA DA SILVA ; LUCIANO, Suelen Francez Machado ; DA LUZ, VANIELE MEDEIROS . Personagens femininas do século XIX: discursos sobre a mulher em memórias póstumas de Brás Cubas. REVISTA MEMORARE, v. 4, p. 278-300, 2017.

4.
ANJOS, C. B.2016ANJOS, C. B. ; LUCIANO, S. F. M. . Reflexões sobre a produção de sentidos em sala de aula por meio da percepção estética do sujeito-aluno. Revista Memorare, v. 3, p. 95-104, 2016.

5.
LUCIANO, S. F. M.2015 LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Relevance and goal conciliation: logical adequacy and empirical plausibility. Letrônica, v. 8, p. 74-90, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
ROCHA, M. F. ; LUCIANO, S. F. M. . Leitura, Produção e Interpretação Textual em Cena. In: Adriana Mendonça Destro et al.. (Org.). Entrelaços: novas trilhas na formação inicial. 1ed.Palhoça: Ed. Unisul, 2018, v. 1, p. 1-67.

2.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Marcas de processamentos cognitivos prévios na interpretação de filme publicitário: análise com base na teoria da relevância.. In: Deisi Scunderlick Eloy de Faria, Giovanna Benedetto Flores, Nádia Régia Maffi Neckel. (Org.). Discurso, cultura e mídia: registros e discussões. 1ed.Palhoça: Ed. Unisul, 2012, v. , p. 147-177.

3.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Análise do Comercial de Televisão Closet para Sandálias Havaianas com Base na Teoria da Relevância. In: Débora de Carvalho Figueiredo; Adair Bonini; Maria Marta Furlanetto; Maria Ester Wollstein Moritz. (Org.). Sociedade, Cognição e Linguagem: Apresentações do IX CELSUL. 1ed.Florianópolis: Insular, 2012, v. 1, p. 119-147.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Perguntas retóricas na publicidade: cognição e persuasão. In: II Workshop Internacional de Pragmática, 2014, Curitiba. Anais do II Workshop Internacional de Pragmática. Curitiba: UFPR. p. 77-87.

2.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Interpretação textual de filme publicitário: estudo de caso com estudantes da 8ª série do ensino fundamental com base na teoria da relevância. In: IV Simpósio de Formação de Professores: Currículo, Escola e Conhecimento, 2012, Tubarão. Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP. Palhoça: Editora Unisul, 2012. v. 4. p. 1-16.

3.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Relevância, lógica formal e custo de processamento. In: X Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2012, UNIOESTE. Anais do X Encontro do CELSUL ? Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2012. v. 10. p. 1-12.

4.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Interpretação do comercial de televisão Closet para sandálias Havaianas: análise com base na Teoria da Relevância. In: III Simpósio sobre Formação de Professores: tecnologias e inovação na educação básica, 2011, Tubarão - SC. Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP. Palhoça - SC: Ed. Unisul, 2011. v. 3. p. 1-22.

5.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Estímulos ostensivos no comercial de televisão "Troca" para Sandálias Havaianas: análise com base na Teoria da Relevância. In: XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná (CELLIP), 2011, Londrina. Anais do XX Seminário do CELLIP. Londrina: Ed. da UEL, 2011. v. XX. p. 1-12.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LUCIANO, S. F. M.. Negociação colaborativa de soluções problemas: análise com base na teoria de conciliação de metas. In: VIII Simpósio sobre Formação de Professores ? SIMFOP, 2016, Tubarão. Caderno de programação e resumos do VIII Simpósio de Formação de Professores. Florianópolis: Ed. Unisul, 2016. v. 8. p. 105-106.

2.
LUCIANO, S. F. M.; CATANEO, Bruna Zamparetti ; FARIAS, D. S. E. ; DEMATHÉ, A. ; GUIMARÃES, G. M. ; FARIAS, R. ; PEREIRA, L. A. ; SILVA, K. S. ; SOUZA, A. K. M. B. ; ANJOS, C. B. ; ABREU, C. V. F. . Projeto arqueologia no parque. In: VIII Simpósio sobre Formação de Professores ? SIMFOP, 2016, Tubarão. Caderno de programação e resumos do VIII Simpósio de Formação de Professores. Florianópolis: Ed. Unisul, 2016. v. 8. p. 129-129.

3.
LUCIANO, S. F. M.. Hipóteses abdutivas antefactuais em situações proativas de negociação colaborativa de soluções problemas: análise com base na teoria de conciliação de metas. In: III WIP ? Workshop Internacional de Pragmática, 2016, Curitiba. Anais do 3° Workshop Internacional de Pragmática. Curitiba: UFPR, 2016. v. 3. p. 1-2.

4.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Relevância e meta: aspectos lógicos/Relevance and goal: logical aspects. In: Seminário Internacional sobre Teoria da Relevância (SITR), 2013, Porto Alegre. Caderno de Resumos do Seminário Internacional sobre Teoria da Relevância (SITR). Porto Alegre: PUCRS, 2013. v. 1. p. 1-1.

5.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Relevância e custo de processamento. In: V Simpósio sobre Formação de Professores, 2013, Tubarão. Caderno de Programação e Resumos do V SIMFOP. Tubarão: Ed. Unisul, 2013. v. 5. p. 76-76.

6.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Relevância e metas: efeitos cognitivos positivos e esforço de processamento. In: VI Conferência Linguística e Cognição e VI Colóquio Nacional Leitura e Cognição, 2013, Santa Cruz. Caderno de Resumos da VI Conferência Linguística e Cognição e do VI Colóquio Nacional Leitura e Cognição, 2013. v. 6. p. 1-1.

7.
RAUEN, F. J. ; LUCIANO, S. F. M. . Interpretação textual de filme publicitário: estudo de caso com estudantes da 8ª série do ensino fundamental com base na teoria da relevância. In: Simpósio sobre Formação de Professores ? SIMFOP, 2012, Tubarão. Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP. Palhoça: Ed. Unisul, 2012. v. 4. p. 1-1.

8.
RAUEN, F. J. ; LUCIANO, S. F. M. . Marcas de processamentos cognitivos prévios em segunda interpretação de filme publicitário: análise com base na teoria da relevância. In: 1º Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia/1ª Jornada de Pesquisas em Curso, 2012, Pedra Branca. Anais do 1º Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia e da 1ª Jornada de Pesquisas em Curso. Palhoça: Ed. Unisul, 2012. v. 1. p. 1-1.

9.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Relevância, lógica formal e custo de processamento. In: X Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2012, Cascavel-PR. Anais do X Encontro do CELSUL ? Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. Cascavel: UNIOESTE, 2012. v. 10. p. 1-1.

10.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Interpretação do comercial de televisão Closet para sandálias Havaianas: análise com base na Teoria da Relevância. In: III Simpósio sobre Formação de Professores: tecnologias e inovação na educação básica, 2011, Tubarão. Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP. Palhoça: Ed. Unisul, 2011. v. 3. p. 1-1.

11.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Estímulos ostensivos no comercial de televisão "Troca" para Sandálias Havaianas: análise com base na Teoria da Relevância. In: XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná (CELLIP), 2011, Londrina. Anais do XX Semimário do CELLIP. Londrina: Ed. da UEL, 2011. v. XX. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
LUCIANO, S. F. M.; ANJOS, C. B. . O não-lugar do imigrante: questões identitárias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LUCIANO, S. F. M.. Hipóteses abdutivas antefactuais em situações proativas de negociação colaborativa de soluções problemas: análise com base na teoria de conciliação de metas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LUCIANO, S. F. M.; CATANEO, Bruna Zamparetti ; DEMATHÉ, A. ; GUIMARÃES, G. M. ; FARIAS, R. ; PEREIRA, L. A. ; SILVA, K. S. ; SOUZA, A. K. M. B. ; ANJOS, C. B. ; ABREU, C. V. F. . Arqueologia no parque. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LUCIANO, S. F. M.; ANJOS, C. B. ; BORBA, C. A. M. ; SA, J. B. ; MORAES, H. J. P. . Cultura, identidade, imaginário e migrações (mesa-redonda). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Relevância e conciliação de metas: adequação lógica e plausibilidade empírica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Perguntas retóricas na publicidade: cognição e persuasão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Relevância e meta: aspectos lógicos/Relevance and goal: logical aspects. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Relevância e custo de processamento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Relevância e metas: efeitos cognitivos positivos e esforço de processamento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RAUEN, F. J. ; LUCIANO, S. F. M. . Interpretação textual de filme publicitário: estudo de caso com estudantes da 8ª série do ensino fundamental com base na teoria da relevância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
RAUEN, F. J. ; LUCIANO, S. F. M. . Marcas de processamentos cognitivos prévios em segunda interpretação de filme publicitário: análise com base na teoria da relevância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Relevância, lógica formal e custo de processamento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Influência de intervenção didática sobre aspectos implícitos da propaganda televisiva Closet na produção de textos interpretativos por alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J. . Estímulos ostensivos no comercial de televisão 'Troca' para Sandálias Havaianas: análise com base na Teoria da Relevância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LUCIANO, S. F. M.. Caderno de Programação e Resumos do I Seminário de Pesquisas Acadêmicas em Gestão - SEPAGES. Tubarão: Senac Tubarão, 2018 (Organização de Caderno de Resumos).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LUCIANO, S. F. M.. Membro avaliador de Comitê Científico na X Jornada Unisul de Iniciação Científica - JUNIC e X Seminário de Pesquisa. 2015.

2.
LUCIANO, S. F. M.. Monitoria. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
LUCIANO, S. F. M.. Comissão organizadora do VI SIMFOP. 2014. (Organização de evento).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J.; KINDERMANN, C. A.. Participação em banca de Queren Jemima Corrêa Batista Gaspar.Uso de segunda pessoa por falante tubaronense: estudo de caso com o youtuber Luba do canal LubaTV. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

2.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J.; BALLMANN, F.. Participação em banca de Maria Luisa Paz Nunes.Repercussões da Campanha ?A culpa não é da Marisa?: análise de comentários selecionados de matéria do site g1 conforme a teoria da relevância. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

3.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J.; MARQUES, J. S.. Participação em banca de Thalia Eluar do Nascimento.Auto e heterovigilância de hipóteses abdutivas antefactuais em situações proativas de criação de fanfictions: análise com base na teoria de conciliação de metas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

4.
LUCIANO, S. F. M.; RAUEN, F. J.; MAURICIO, D.. Participação em banca de Danielle Machado Silveira.Produção audiovisual da obra ?O Cortiço? como estratégia para ensino-aprendizagem de literatura brasileira clássica: estudo de caso com base na teoria da relevância. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Sul de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
LUCIANO, S. F. M.. Banca de processo seletivo docente. 2017. Universidade do Sul de Santa Catarina.

Outras participações
1.
LUCIANO, S. F. M.. Juri do Projeto Cientistas em Ação. 2013. Universidade do Sul de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Políticas de Formação nos Países Ibero-Americanos e V Seminário Institucional do PIBID. O não-lugar do imigrante: questões identitárias. 2016. (Congresso).

2.
II Workshop Internacional de Pragmática. Perguntas retóricas na publicidade: cognição e persuasão. 2014. (Congresso).

3.
VI Simpósio de Formação de Professores: educação, currículo e escola.Relevância e conciliação de metas: adequação lógica e plausibilidade empírica. 2014. (Simpósio).

4.
Defesa Pública de Dissertação: Uso social e mediações do desenho animado Doki: estudo comparativo de recepção. 2013. (Outra).

5.
Seminário Internacional sobre Teoria da Relevância.Relevância e meta: aspectos lógicos/Relevance and goal: logical aspects. 2013. (Seminário).

6.
VI Conferência Linguística e Cognição e VI Colóquio Nacional Leitura e Cognição.Relevância e metas: efeitos cognitivos positivos e esforço de processamento. 2013. (Simpósio).

7.
V Simpósio sobre Formação de Professores.Relevância e custo de processamento. 2013. (Simpósio).

8.
V Simpósio sobre Formação de Professores: educação básica: desafios frente às desigualdades e educacionaiss. 2013. (Simpósio).

9.
1º Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia - 1ª Jornada de Pesquisas em Curso.Marcas de processamentos cognitivos prévios em segunda interpretação de filme publicitário: Análise com base na Teoria da Relevância. 2012. (Seminário).

10.
A construção da subjetividade da criança na produção da escrita: os possíveis efeitos de sentido dessa materialidade no contexto da educação infantil. 2012. (Seminário).

11.
Anita Garibaldi, persona/personagem, mulher-heroína: estudo sobre sua representação nas obras de Rau, Zumblick, Garibaldi e Markun. 2012. (Outra).

12.
A racionalidade das emoções: a construção de conceitos na perspectiva de interfaces. 2012. (Seminário).

13.
A relação entre linguagem verbal e linguagem não verbal imagética: funcionamento e efeitos de sentido nas práticas de alfabetização e letramento. 2012. (Outra).

14.
Bem-me-quer, malmequer: as subjetivações de si presentes no discurso do amor. 2012. (Seminário).

15.
Efeitos de sentido do discurso do educador sobre as emoções ma manifestas pelas crianças. 2012. (Outra).

16.
Escola vivida ? fragmentos do ethos do Colégio Dehon: uma análise discursiva em depoimentos de alunos, professores e dirigentes. 2012. (Outra).

17.
Impactos sobre identidades culturais, a partir de mudanças no telejornalismo brasileiro com a implantação da TV digital. 2012. (Seminário).

18.
Interpretação de relatórios psicológicos em processos de reavaliação de aplicação de medidas socioeducativas: análise com base na teoria da relevância. 2012. (Outra).

19.
Leitura no Ensino Fundamental: Observatório da Educação e PIBID de Letras da UFS. 2012. (Seminário).

20.
Língua natural e processos de tratamentos e conversões de registros de representação semiótica em matemática. 2012. (Outra).

21.
O discurso feminista e sua relação com a concepção de feminino na Psicanálise. 2012. (Outra).

22.
O Discurso Ordinário: um estudo (do) trivial. 2012. (Seminário).

23.
O ensino fundamental de nove anos como acontecimento discursivo e seus desdobramentos em instituições educacionais: entre discursos e práticas. 2012. (Seminário).

24.
O gesto e a palavra: implicações entre linguagem e cultura material. 2012. (Seminário).

25.
Pré ou pós-moderno? A ética da estética em Lima Barreto. 2012. (Seminário).

26.
Relevância e interpretação de hipertextos. 2012. (Seminário).

27.
A aplicabilidade do laudo psicológico à prática jurídica: uma análise sobre as diferenças de gênero com base na Teoria da Relevância. 2011. (Seminário).

28.
A bissociação: um paradoxo relevante para a construção do humor. 2011. (Seminário).

29.
A falta, o excesso e o estranhamento na constituição/interpretação do corpus discursivo. 2011. (Seminário).

30.
A leitura crítica e o aporte da análise crítica de gêneros. 2011. (Seminário).

31.
A nação na arena: análise do processo da concepção de nação e de nacionalidade no esporte. 2011. (Seminário).

32.
A personagem Miguilim no diálogo entre texto literário e adaptação cinematográfica. 2011. (Outra).

33.
Arte e linguagem: leitura das narrativas em imagens de pinturas de Chachá (Richard Calil Bulos). 2011. (Outra).

34.
Crianças, cinema e educação. 2011. (Seminário).

35.
Discurso das emoções e emoções no discurso: análise das interações educador-criança. 2011. (Seminário).

36.
Em busca do corpo 'ideal': consumo, prazer e controle através da mídia de massa. 2011. (Seminário).

37.
Exame de processos de representação da identidade cultural de Tubarão em reportagens do telejornal Câmera Aberta 2ª Edição, veiculadas pela Unisul TV. 2011. (Outra).

38.
III Simpósio sobre Formação de Professores: tecnologias e inovação na educação básica.Influência de intervenção didática sobre aspectos implicítos da propaganda televisiva 'Closet' na produção de textos interpretativos por alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2011. (Simpósio).

39.
Influência de intervenção didática sobre estímulos ostensivos de um filme publicitário em textos escritos por alunos do 9º ano do ensino fundamental: estudo de caso com base na Teoria da Relevância. 2011. (Outra).

40.
Influência do gabarito na correção de interpretação textual por docentes de língua portuguesa: análise com base na Teoria da Relevância. 2011. (Outra).

41.
Língua natural e processos de conversão de registros de representação semiótica em matemática. 2011. (Seminário).

42.
Literatura e cinema: a prática da adaptação. 2011. (Seminário).

43.
O cinema que pensa a pedagogia: autonomia e emancipação nas práticas pedagógicas dos filmes "O contador de histórias" e "Entre os muros da escola". 2011. (Outra).

44.
O Discurso Feminista e sua relação com o Feminino: uma compreensão Psicanalítica. 2011. (Seminário).

45.
O funcionamento e os efeitos de sentido possíveis na relação entre linguagem verbal e linguagem não verbal imagética: a inserção dos gêneros discursivos imagéticos nas práticas de alfabetização-letramento. 2011. (Seminário).

46.
O sujeito que se constrói no ensino a distância: uma reflexão discursiva acerca das singularidades designáveis na estrutura e no acontecimento. 2011. (Seminário).

47.
XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná (CELLIP).Estímulos ostensivos no comercial de televisão "Troca" para Sandálias Havaianas: análise com base na Teoria da Relevância. 2011. (Seminário).

48.
A migração poética: as metáforas do mito de Lilith em composições de Rita Lee. 2010. (Outra).

49.
Análise discursiva dos comentários postados na ferramenta fórum da disciplina leitura e produção textual no espaço Unisul/Virtual de aprendizagem. 2010. (Outra).

50.
Cartografias dos territórios discursivos. 2010. (Seminário).

51.
Competências para a análise crítica de questões da Provinha Brasil: estudo de caso com docentes alfabetizadores de um município catarinense. 2010. (Outra).

52.
Considerações sobre alucinação no jogo eletrônico 'Silent Hill 2' da plataforma PC num viés semiótico-psicanalítico. 2010. (Outra).

53.
De despropósitos e peraltagens: a leitura e a escrita literária e os (des)arranjos com as palavras. 2010. (Seminário).

54.
Humor: a interface entre cognição e relevância. 2010. (Seminário).

55.
IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. 2010. (Congresso).

56.
Leitura e formação do leitor. 2010. (Seminário).

57.
Literatura infantil e as novas tecnologias. 2010. (Seminário).

58.
O ciberespaço como instância para a constituição do sujeito: autor e leitor. 2010. (Seminário).

59.
Processos interacionais em escrita coletiva de texto por alunos da 5ª série (6º ano) do ensino fundamental: análise com base na teoria da relevância. 2010. (Outra).

60.
Semana de Qualificação de Projetos do curso de Mestrado em CIências da Linguagem. 2010. (Outra).

61.
Teoria da Relevância, inferências, interfaces e racionalidade. 2010. (Seminário).

62.
Teoria da Relevância e etiquetagem de rupturas na comunicação homem computador. 2010. (Outra).

63.
Um corpoliminar: a linguagem corporal na inauguração estética do carnaval de Paulo Barros. 2010. (Seminário).

64.
A nona arte: história, estética e linguagem de quadrinhos. 2009. (Outra).

65.
Gêneros jornalísticos nas emissoras de rádio. 2009. (Seminário).

66.
Números fracionários: um olhar para seu ensino. 2009. (Seminário).

67.
Sequências didáticas para o ensino de matemática em nível fundamental: análise da influência de um curso de capacitação fundamentado no conceito de registros de representação semiótica. 2009. (Outra).

68.
XIX Seminário do CELLIP. 2009. (Seminário).

69.
A construção discursiva de identidades: rap e juventude urbana. 2008. (Seminário).

70.
Análise crítica do discurso: conceitos-chave. 2008. (Seminário).

71.
Comprrensão em leitura: cognição e ensino. 2008. (Seminário).

72.
Conhecimento e prática pedagógica: contribuições de Baktin. 2008. (Seminário).

73.
II Sarau Literário do Curso de Letras da Unisul. 2008. (Encontro).

74.
Investigando práticas de letramento com base na análise crítica do discurso e na linguística sistêmico-funcional. 2008. (Seminário).

75.
I Simpósio sobre formação de professores. 2008. (Simpósio).

76.
Unisul contexto: universalidade do conhecimento. 2008. (Congresso).

77.
Unisul contexto: universalidade do conhecimento. 2007. (Congresso).

78.
Unisul Contexto: universalidade do conhecimento. O museu Darbot. 2007. (Congresso).

79.
Gênero em discursos da mídia. 2006. (Seminário).

80.
III Encontro APLISC/UNISUL. 2006. (Encontro).

81.
Linguagen e identidade: discurso de professores pré e em serviço. 2006. (Seminário).

82.
Páginas pessoais da internet e a construção semiótica de identidades acadêmicas. 2006. (Seminário).

83.
Unisul contexto: universalidade do conhecimnto. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LUCIANO, S. F. M.; BARCELOS, R. L. ; BORGES, R. J. ; PEREIRA, R. P. ; MARTINI, M. ; MOLIN, L. H. M. D. ; MODOLON, J. R. ; MOLIN, C. M. G. D. . I Seminário de Pesquisas Acadêmicas em Gestão - SEPAGES. 2018. (Congresso).

2.
LUCIANO, S. F. M.; MARTINI, M. ; BORGES, R. J. . I Maratona de Inovação Senac. 2018. (Concurso).

3.
LUCIANO, S. F. M.. VIII Simpósio sobre Formação de Professores. 2016. (Congresso).

4.
LUCIANO, S. F. M.. VI Simpósio de Formação de Professores: educação, currículo e escola. 2014. (Congresso).

5.
LUCIANO, S. F. M.. V Simpósio de Formação de Professores: educação, currículo e escola. 2013. (Congresso).

6.
LUCIANO, S. F. M.. III Simpósio sobre Formação de Professores: tecnologias e inovação na educação básica. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Danielle Machado Silveira. Produção audiovisual da obra ?O Cortiço? como estratégia para ensino-aprendizagem de literatura brasileira clássica: estudo de caso com base na teoria da relevância. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Suelen Francez Machado Luciano.

2.
Thalia Eluar do Nascimento. Auto e heterovigilância de hipóteses abdutivas antefactuais em situações proativas de criação de fanfictions: análise com base na teoria de conciliação de metas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Suelen Francez Machado Luciano.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ROCHA, M. F. ; LUCIANO, S. F. M. . Leitura, Produção e Interpretação Textual em Cena. In: Adriana Mendonça Destro et al.. (Org.). Entrelaços: novas trilhas na formação inicial. 1ed.Palhoça: Ed. Unisul, 2018, v. 1, p. 1-67.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 14:40:06