Gláucia de Salles Ferro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2456758991877857
  • Última atualização do currículo em 11/02/2019


Doutora em Design UFPR; Mestre em Design - UFPR; Bacharel em Desenho Industrial - Fundação Armando Álvares Penteado - SP; Especialista em marketing - ESPM - SP. Foi docente em Faculdades e Centros Universitários nos estados de São Paulo e Paraná. Atualmente é professora pesquisadora do Centro Universitário Curitiba UNICURITIBA - PR. Experiencia profissional adquirida nas áreas de design,marketing, planejamento estratégico e franchising. É sócia-proprietária da empresa Fronte Sul Consultoria e Franchising. Por meio desta empresa presta consultoria em: design estratégico por meio do design thinking, formatação e expansão de franquias, marketing, planejamento estratégico, planos de negócios. É também palestrante nas áreas de seu expertise. Presta atendimento à empresas privadas e negócios sociais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gláucia de Salles Ferro
Nome em citações bibliográficas
FERRO, G. S.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Curitiba.
R. Chile,1678
Rebouças
80220181 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 32138760
URL da Homepage: www.unicuritiba.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Doutorado em Programa de Pós Graduação - Doutorado em Design.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Design Thinking Como Processo Para Estruturação de Negócios, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Adriano Heemann.
Palavras-chave: Design Thinking; Modelo de Processo; Inovação social; Negócio Social.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Inovação Social.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão de Negócio Social.
Setores de atividade: Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial.
2013 - 2014
Mestrado em Design.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Modelo de Análise para Solução de Desafios com Base no Design Thinking e na Investigação Apreciativa; Uma aplicação em uma rede de franquias,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Adriano Heemann.
Palavras-chave: colaboração; rede; Design; Franquia; Design Thinking; Investigação Apreciativa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design Estratégico.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão de Franquias.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
1985 - 1987
Especialização em Marketing. (Carga Horária: 360h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Marketing.
Orientador: Roberto Teixeira.
1979 - 1983
Graduação em Desenho Industrial.
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Título: Produtos adaptados para Deficientes Físicos.
Orientador: Auresnede Pires Stephan.
1975 - 1978
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto de Arte e Decoração, IADE, Brasil.




Formação Complementar


2019
Gestão de Marketing Digital. (Carga horária: 140h).
Academia de Marketing Digital, AMD, Brasil.
2016 - 2016
Track de Design Thinking. (Carga horária: 9h).
Descola Cursos Inovadores, DESCOLA, Brasil.
2015 - 2015
Storyteling. (Carga horária: 8h).
UNICURITIBA - Campus Chile, UNICURITIBA, Brasil.
2015 - 2015
Portal de Periódicos da CAPES. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2015 - 2015
Scopus e Science Direct. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2015 - 2015
Web Of Science, Journal Citation Report, EndNote W. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2013 - 2013
Inovação e Propriedade Industrial para empresários. (Carga horária: 8h).
Fundação de Apoio à Educ., Pesq. e Desenvol.Cient. e Tec. da UTFPR, FUNTEF/PR, Brasil.
2013 - 2013
Princípios da Eco-economia aplicados ao Design par. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2008 - 2008
Dale Carnegie Course. (Carga horária: 90h).
Dale Carnegie, DALE CARNEGIE, Brasil.
1999 - 1999
Marketing de Moda. (Carga horária: 44h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1995 - 1995
Marketing Editorial. (Carga horária: 36h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
1987 - 1987
CAD CAM : Fundamentos e Implantação. (Carga horária: 22h).
Associação Brasileira da Construção Metálica, ABCEM, Brasil.
1980 - 1980
Extensão universitária em Curso Experimental de Arte Visual. (Carga horária: 128h).
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Curitiba, UNICURITIBA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 8


Fronte Sul Consultoria &Franchising, FRONTE SUL, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Proprietária Consultora, Enquadramento Funcional: Proprietária, Carga horária: 20
Outras informações
Por meio desta empresa desenvolvo projetos de consultoria na área de design, gestão estratégica e formatação de franquias.


Faculdades Santa Marcelina, FASM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2005
Vínculo: prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: coordenação do setor de marketing, Carga horária: 20
Outras informações
Fui responsável pela criação do departamento além do desnvolvimento dos planos de marketing; criação e desenvolvimento do setor de telemarketing; contratação e treinamento da equipe; desenvolvimento de estratégias de comunicação, desenvolvimento de materiais gráficos,coordenação e negociação com fornecedores da área de comunicação ( agências de propaganda, Internet, gráficas, mídias, brindes, editoras, etc ) ; pesquisa junto ao público-alvo e Público cativo,conceituação da marca junto aos diferentes públicos e construção de uma imagem de marca contemporânea; desenvolvimento de parcerias Institucionais;organização do vestibular; organização de eventos com foco em vendas; desenvolvimento de projeto de endomarketing.

Vínculo institucional

1988 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 8
Outras informações
Desenvolvi as seguintes atividades nest Instituição de Ensino : Coordenadora dos cursos de Extensão ( 1992 / 1994 e 1999 / 2001) Docente da disciplina de Mercadologia (Parecer do MEC no 222/89 ) 1989/2002 - Design de Moda Docente da disciplina de Ergonomia ( 1988 / 1995)- Curso de Design de Moda Docente da Disciplina de Planejamento Estratégico (1991/1995 ) - Curso de Design de Moda


CEP DAP PROFISSÕES INOVADORAS, CEPDAP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrei a Disciplina de Princípios Administrativos e Empreendedorismo para o curso Técnico de Design de Interiores


Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Autônomo, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrei 64 horas/ aula no Curso de Especialização ( Lato Sensu) em Comércio Exterior nas disciplinas de Marketing Eletrônico e Negociação.


Faculdade de Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1996
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 8
Outras informações
Nesta Instituição estive vinculada ao Bacharelado em Curso de Desenho Industrial sob a coordenação do Professor Auresnede Pires Stephan : Docente da disciplina de Ergonomia ( parecer do MEC no 971/89) Docente da disciplina de Mercadologia Docente responsável pela avaliação dos estágios dos alunos do último ano - 1989


Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, CEUNSP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 16
Outras informações
Docente do curso de Comunicação Social - disciplina de Mídia Docente do curso de Decoração e Design - disciplinas de Metodologia do Projeto,Comunicação Visual, História do Design.


Bicicletas Monark S/A, MONARK, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1986
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer de produto, Carga horária: 40
Outras informações
Fiz parte da equipe de Design de produto. Neste período participei do desenvolvimento das novas linhas de bicicletas Barra Circular, Barra Circular série especial Copa do Mundo, linha de bicicletas BMX e Mountain Bike, linha feminina ( Brisa). Fui responsável pelo desenvolvimento da linha de bicicletas infantis Aro 10. Nesta linha de produtos foram negociados licenciamentos de personagens como Garfield, Rose Petal, Snnopy, entre outros.


Eucatex S/A Indústria e Comércio, EUCATEX, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenhista Industrial, Carga horária: 40
Outras informações
Fiz parte do Departamento de desenvolvimento de produtos. Atuei em parceria com arquitetos e designers. No desempenho da função participei dos seguintes projetos: Criação de novos modelos de silos para armazenamento de grãos, redesign de peças para fixação de forros metálicos, projeto de ambientação do banco Citybank, criação de novos produtos com utilização de refugos industriais e desenvolvimento da nova fachada do Shopping Center Ibirapuera em São Paulo.


UNIANDRADE, UNIANDRADE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrei as seguintes disciplinas no Bacharelado em Design de Moda : Princípios Administrativos, Marketing.



Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: No Tom


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design Estratégico.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão Estratégica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Guilgen A. Carolina2015Guilgen A. Carolina ; FERRO, G. S. . Design de joias: cerâmica avançada e a prototipagem rápida na joalheria. E-tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, v. 1, p. 141, 2015.

2.
Galvão Arabella2015Galvão Arabella ; FERRO, G. S. ; Costa Humberto ; Brum Ana . Colaboração em Equipes de Designers: A Percepção de Alunos em Projetos Acadêmicos. Revista Design & Tecnologia, v. 1, p. 45-51, 2015.

3.
FERRO, G. S.2014FERRO, G. S.; Guilgen A. Carolina . A Vitrina como Fator Crítico de Sucesso nas lojas de varejo. Administração de Empresas em Revista, v. 13, p. 80-92, 2014.

4.
FERRO, G. S.2013FERRO, G. S.; Heemann, A . Colaboração em Design de Serviços orientado à otimização dos processos de franquia. Administração de Empresas em Revista, v. 12, p. 179-191, 2013.

5.
Guilgen A. Carolina2012Guilgen A. Carolina ; FERRO, G. S. ; PELEGRINI, A . Modularização e customização de produtos de consumo: possibilidades de aplicação na indústria de jóias. Administração de Empresas em Revista, v. 11, p. 174-185, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
Santos. A ; BARAUNA, D. ; FERRO, G. S. ; FOLLMANN, G. B. ; FUKUSHIMA, N. ; Silva. F ; SMYTHE, N. ; VOROS, A. . Estudo de Caso. In: Aguinaldo dos Santos. (Org.). Seleção do Método de Pesquisa. 1ed.Curitiba: Insight, 2018, v. 1, p. 91-108.

2.
Santos. A ; FERRO, G. S. ; HOFFMAN, G. ; POLETTO, F. . Diretrizes para Aplicação do Estudo de Caso como método de pesquisa na área de Design. In: Marizilda dos Santos Menezes;Monica Moura. (Org.). Rumos da Pesquisa no Design Contemporâneo - Relação Tecnologia X Humanidade. 1ed.Baurú: Estação das Letras e Cores, 2013, v. 1, p. 185-205.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERRO, G. S.. Repense os Algoritmos da Escola de Música. No Tom, São Paulo - SP, p. 9 - 9, 10 out. 2018.

2.
FERRO, G. S.. Investigação Apreciativa ? Um método para a gestão da Escola de Música. No Tom, São Paulo, p. 14 - 14, 06 jun. 2018.

3.
FERRO, G. S.. De Elo da Cadeia de Distribuição Musical para Eixo da Roda. No Tom, São Paulo - SP, p. 14 - 14, 09 mar. 2018.

4.
FERRO, G. S.. Equipes Multidisciplinares e a Lógica Abdutiva. No Tom, São Paulo - SP, p. 12 - 12, 15 jan. 2018.

5.
FERRO, G. S.. A Música e a Marca. No Tom, São Paulo, p. 12 - 12, 10 jul. 2017.

6.
FERRO, G. S.. A Comunicação para Nichos de Mercado dos Novos Arranjos Familiares. No Tom, São Paulo, p. 13 - 13, 07 abr. 2017.

7.
FERRO, G. S.. Marketing de Conteúdo. No Tom, São Paulo, p. 11 - 11, 09 jan. 2017.

8.
FERRO, G. S.. Colaboração: uma oportunidade sem limites para a sociedade contemporânea. No Tom, São Paulo - SP, p. 10 - 11, 01 dez. 2016.

9.
FERRO, G. S.. Crie Personas para Conquistar Alunos Reais. No Tom, São Paulo, p. 11 - 11, 12 set. 2016.

10.
FERRO, G. S.. Economia Criativa para o Desenvolvimento do Brasil. No Tom, São Paulo, p. 11 - 11, 05 abr. 2016.

11.
FERRO, G. S.. Solando Numa Nota Só. No Tom, São Paulo, p. 11 - 11, 20 jan. 2016.

12.
FERRO, G. S.. Inbound e Outbound Marketing. No Tom, São Paulo, p. 10 - 11, 15 jun. 2015.

13.
FERRO, G. S.. Parcerias Educacionais. No Tom, São Paulo, p. 10 - 11, 15 abr. 2015.

14.
FERRO, G. S.. Consumo, Música e Felicidade. No Tom, São Paulo, p. 10 - 11, 15 jan. 2015.

15.
FERRO, G. S.. A Análise SWOT Contemporânea. No Tom, São Paulo - SP, p. 9 - 10, 17 dez. 2014.

16.
FERRO, G. S.. Design Thinking para Gestores de Educação. No Tom, São Paulo - SP, p. 8 - 8, 08 set. 2014.

17.
FERRO, G. S.. Estratégia e Tática em Comunicação. No Tom, São Paulo - SP, p. 9 - 10, 17 jul. 2014.

18.
FERRO, G. S.. Criando com os Passarinhos. No Tom, São Paulo-SP, p. 10 - 10, 18 out. 2013.

19.
FERRO, G. S.. Uma ferramenta Estratégica. No Tom, São Paulo-SP, p. 10 - 10, 09 set. 2013.

20.
FERRO, G. S.. Aula Demo. No Tom, São Paulo-SP, p. 10 - 10, 08 jul. 2013.

21.
FERRO, G. S.. A Fachada de sua Escola condiz com a Qualidade dos Serviços Prestados ?. No Tom, São Paulo-SP, p. 9 - 9, 06 maio 2013.

22.
FERRO, G. S.. É hora do Show !. No Tom, São Paulo-SP, p. 9 - 9, 04 mar. 2013.

23.
FERRO, G. S.. Mix de Sabores , Motores e Música. No Tom, São Paulo-SP, p. 10 - 10, 07 jan. 2013.

24.
FERRO, G. S.. Marketing e Flash Mob. Revista No Tom, São Paulo, p. 08 - 08, 10 set. 2012.

25.
FERRO, G. S.. Desvendando a Lógica da Decisão de Consumo. Revista No Tom, São Paulo, p. 06 - 07, 16 jul. 2012.

26.
FERRO, G. S.. Praticando Marketing Digital. Revista No Tom, São Paulo, p. 9 - 9, 03 maio 2012.

27.
FERRO, G. S.. A Inspiração de Steve Jobs. No Tom, São Paulo, p. 9 - 9, 02 mar. 2012.

28.
FERRO, G. S.. Inspiração para a Diferenciação. Revista No Tom, São Paulo, p. 4 - 5, 08 jan. 2012.

29.
FERRO, G. S.. Fechamento de Vendas em Família. Revista No Tom, São Paulo, p. 09 - 09, 04 jan. 2012.

30.
FERRO, G. S.. O Marketing 3.0 e a Economia Criativa. Revista No Tom, São Paulo, p. 4 - 4, 02 nov. 2011.

31.
FERRO, G. S.. Pesquise e Traga seu aluno de volta. Revista No tom, São Paulo, p. 09 - 09, 11 out. 2011.

32.
FERRO, G. S.. Sustentabilidade e Consumo Conceitual. Revista No Tom, São Paulo, p. 4 - 4, 02 set. 2011.

33.
FERRO, G. S.. Marketing Interno. Revista No Tom, São Paulo, p. 9 - 9, 01 mar. 2011.

34.
FERRO, G. S.. Como trabalhar a Identidade Visual. No Tom, São Paulo, p. 16 - 16, 01 nov. 2010.

35.
FERRO, G. S.. Novas Fronteiras do Mix de Marketing. No Tom, São Paulo, p. 9 - 9, 01 nov. 2010.

36.
FERRO, G. S.. Concorrência Desleal. No Tom, Coluna - Marketing, p. 08 - 09, 01 jul. 2010.

37.
FERRO, G. S.. Olhando no Espelho. Revista no Tom, São Paulo - SP, p. 09 - 09, 02 abr. 2010.

38.
FERRO, G. S.. Campanhas de Incentivo. No Tom, São Paulo, p. 8 - 9, 02 fev. 2010.

39.
FERRO, G. S.. Planejamento de Marca. Revista no Tom, São Paulo - SP, p. 09 - 09, 01 fev. 2010.

40.
FERRO, G. S.. O Pastel e o Violino. Revista No tom, São Paulo, p. 09 - 09, 10 jan. 2010.

41.
FERRO, G. S.. Crescendo com Tecnologia Social e Marketing Viral. Revista No tom, São Paulo, p. 08 - 09, 10 set. 2009.

42.
FERRO, G. S.. Inspirações Musicais. No Tom, São Paulo, p. 9 - 9, 02 jun. 2009.

43.
FERRO, G. S.. Coragem para Inovar. No Tom, São Paulo- SP, p. 09 - 09, 03 mar. 2009.

44.
FERRO, G. S.. Planejando na marola de 2009. Revista NO TOMm- Editora Som, São Paulo, p. 9 - 9, 11 nov. 2008.

45.
FERRO, G. S.. Relacionamento Virtual. Revista No tom, São Paulo, p. 09 - 09, 16 maio 2008.

46.
FERRO, G. S.. Inspiração. Revista No Tom, São Paulo, p. 09 - 09, 16 out. 2007.

47.
FERRO, G. S.. Das Plaquinhas aos telões. Revista No tom, São Paulo, p. 09 - 09, 16 set. 2007.

48.
FERRO, G. S.. Você também pode. Revista No Tom, São Paulo, p. 09 - 09, 10 jul. 2007.

49.
FERRO, G. S.. Diferenciando com Música Aplicada. No Tom, São Paulo - SP, p. 09 - 09, 05 jan. 2007.

50.
FERRO, G. S.. Afinando os Instrumentos. No Tom, São Paulo - SP, p. 09 - 09, 08 ago. 2006.

51.
FERRO, G. S.. Instrumentos Imprescindíveis. No Tom, São Paulo - SP, p. 09 - 09, 04 mar. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Costa Humberto ; FERRO, G. S. . Olfative Aesthetic Experience Within the Serviscape. In: UD Design - Invisible Design, 2018, Aveiro. Ud 2018 - Invisible Design. Aveiro: Editora da Universidade de Aveiro, 2018. v. 1. p. 50-50.

2.
FERRO, G. S.; Heemann, A . Design Thinkiing como Processo Estratégico Tático e Operacional em Negócios Sociais. In: GAMPI PLURAL, 2017, Joinvile. ANAIS PLURAL 2017. JOINVILE: UNIVILLE, 2017.

3.
FERRO, G. S.; Galvão Arabella ; Heemann, A . Workshop de Design Thinking como Parte do Processo de Avaliação no Ensino Superior em Design. In: IV International Conference on Design, Engineering, Management for innovation, 2015, Florianópolis. IDEMI 2015 -Anais da IV International Conference on Design, Engineering, Management for innovation. Forianópolis, 2015. v. 1. p. 215-225.

4.
FERRO, G. S.; LUCCA, A. S. . O Design como elemento de transformação da sociedade de crescimento a partir do sistema de franquias. In: 5 o Simpósio Paranaense de Design e Sustentabilidade, 2014, Curitiba - PR. Anais do 5o Simpósio Paranaense de Design e Sustentabilidade. São Paulo - SP: Edgard Blucher LTDA, 2014. v. 2. p. 1-9.

5.
Heemann, A ; FERRO, G. S. . Vencendo desafios em Franquias com Design Thinking e Colaboração. In: GAMPI PLURAL 2014, 2014, Joinville. Anais Plural 2014, 2014. v. 1. p. 174-186.

6.
FERRO, G. S.; Heemann, A . Colaboração e Design Thinking Como Elementos de Construção de Motivação nas Redes de Franquias. In: GAMPI PLURAL, 2013, Joinville. Anais 2013 - 3o Gampi Plural, 2013. v. 1. p. 174-186.

Artigos aceitos para publicação
1.
FERRO, G. S.; Heemann, A . Solução de Desafios por meio de um Modelo Baseado no Design Thinking e na Investigação Apreciativa. Human Factors in Design, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
FERRO, G. S.. Tendência e Desenvolvimento de Produtos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FERRO, G. S.; Heemann, A . Design Thinking Como Processo Estratégico, Tático e Operacional em Negócios Sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FERRO, G. S.; Alencastro. S Lucilia ; Santos. D. LIA ; Camargo Ari . Design Thinking como proceso de promoción de la innovación en la planificación de marketing organizacional. Un modelo Iterativo.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FERRO, G. S.. Design Thinking Como Processo de Inovação em Engenharia Civil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Heemann, A ; FERRO, G. S. . Inovando por meio da Colaboração Rápida. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FERRO, G. S.; Galvão Arabella ; Heemann, A . Workshop de Design Thinking Como parte do Processo de Avaliação no Ensino Superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FERRO, G. S.. Estratégia de Design no Universo de Franquias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Heemann, A ; FERRO, G. S. . Vencendo Desafios em Franquias com Design Thinking e Colaboração. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
FERRO, G. S.. Design Thinking e Redes de Colaboração em Franquias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FERRO, G. S.; LUCCA, A. S. . O Design como elemento de transormação da sociedade de crescimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
FERRO, G. S.. Colaboração e Design Thinking como Elementos de Construção de Motivação nas Redes de Franquias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
Costa Humberto ; FERRO, G. S. . Experiência Estética Olfativa no Servicescape. Aveiro - Portugal: Editora da Universidade de Aveiro, 2018 (artigo).

2.
FERRO, G. S.; Heemann, A . O Design Thinking Como Processo Estratégico, Tático e Operacional em Negócios Sociais. Joinvile SC: Univille, 2017 (artigo).

3.
FERRO, G. S.; CEZIMBRA, D. J. ; ITEN. C. LILIANE ; JAREK, J. M. ; Malis . Design and Development for Social Innovation: Case of Study - Social gathering formed by a community from two nearing neighborhoods in São José dos Pinhais, southern Brazil. 2011 (artigo).

4.
FERRO, G. S.; PELEGRINI, A . Franquia e Inovação 2011 (Ensaio).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FERRO, G. S.; SANTOS, A. . Estruturação de um negócio social. 2018.

2.
FERRO, G. S.. Assessoria para Estruturação de um negócio de licenciamento. 2018.

3.
FERRO, G. S.; LINHARES, C. F. . Assessoria para processo de Formatação de Franquia. 2015.

4.
FERRO, G. S.. Readequação de PDV. 2013.

5.
FERRO, G. S.. Formatação de Franquia. 2011.

6.
FERRO, G. S.. Plano de Negócios. 2011.

7.
FERRO, G. S.. Plano de Negócios. 2009.

8.
FERRO, G. S.. Projeto para Inclusão no Tecnoparque em Curitiba. 2009.

9.
FERRO, G. S.. Formatação de Franquia. 2007.

10.
FERRO, G. S.. Diagnóstico Mercadológico. 2004.

11.
FERRO, G. S.. Diagnóstico Mercadológico. 2003.

12.
FERRO, G. S.. Planejamento Estratégico. 1994.

Produtos tecnológicos
1.
Antonio Carlos Martins ; PRIETO JUNIOR, M. ; FIAMINGHI, H. A. ; KIHARA, E. A. ; WINNUBST, H. ; FERRO, G. S. . Projeto da nova fachada do Shopping Ibirapuera em São Paulo. 1987.

2.
FERRO, G. S.; Coelho. S. Marisa ; Boreli Nídia ; Teixeira M. M. Ana . Brinquedo - Krec Trec. 1978.

Processos ou técnicas
1.
FERRO, G. S.. Modelo de Design Thinking. 2018.

Trabalhos técnicos
1.
FERRO, G. S.; Heemann, A . Catálogo de Imergência. 2018.

2.
FERRO, G. S.. Formatação de Franquia. 2010.

Redes sociais, websites e blogs
1.
FERRO, G. S.. Blog Marketing Unicuritiba. 2017; Tema: Neuromarketing. (Blog).

2.
FERRO, G. S.. Passione per il Viaggio. 2015; Tema: Expo Milano 2015. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERRO, G. S.. Gestão do Negócio Pet. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
FERRO, G. S.. Manuais de Implantação e Operação de Franquia. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
FERRO, G. S.. Manuais de Franquias. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

4.
FERRO, G. S.; VACCARI, L. N. . Informativo Anual da Associaçào de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itu. 2005. (Editoração/Outra).

5.
FERRO, G. S.; BATISTA, S. . Manual doVestibular 2004. 2003. (Editoração/Periódico).

6.
FERRO, G. S.; C. T. Iracema ; EGIDIO, D. ; GODIM, S. L. ; SOUZA, M. F. L. . Plano de Reflexão e Ação Pastoral. 2003. (Editoração/Periódico).

7.
FERRO, G. S.. Marketing para pequenas empresas. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
FERRO, G. S.; NOGUEIRA, M. ; DIAS, L. ; FREIRE, M. L. ; GOSCIOLA JUNIOR, F. ; NAME, K. ; GIMENEZ, K. ; FAIANE, E. C. ; PIROLI, M. ; CAMARGO, R. ; OHNUMA, E. ; CALANDRIA, W. . Receitas de Família. 1994. (Editoração/Livro).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
FERRO, G. S.. Criação da Identidade Visul de um consultório Médico. 1990. Programação Visual.

Demais trabalhos
1.
FERRO, G. S.. PROJETO GERAR. 2008 (Projeto Social) .



Patentes e registros



Marca registrada
1.
 FERRO, G. S.. Marca de nome relativo a um modelo de Design Thinking. 2018, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Serviço. Número do registro: 1548-01-18?APM, título: "Marca de nome relativo a um modelo de Design Thinking" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERRO, G. S.; GRASSI, N. B.; ROSSI, D. C.. Participação em banca de Victor Vianna de Andrade Lima.Iry Ink. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
FERRO, G. S.; Linhares. A; MALULI, C.; Merlin M. Participação em banca de Alunos do último ano do CST em Design Gráfico.Projetos de Conclusão do Curso Superior Tecnológico em Design Gráfico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior Tecnológico em Design Gráfico) - Centro Universitário Curitiba.

3.
JOUKOWSKY, J.; FERRO, G. S.; LUDVICH. M. Participação em banca de Alunos do primeiro módulo do CST em Marketing.Projetos de Planejamento de Marketing. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior Tecnológico em Marketing) - Centro Universitário Curitiba.

4.
FERRO, G. S.; Linhares. A; Maluli C. Participação em banca de Alunos do último ano do CST em Design Gráfico.Projeto de Conclusão o CST em Design Gráfico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior Tecnológico em Design Gráfico) - Centro Universitário Curitiba.

5.
FERRO, G. S.; Linhares. A; Maluli C. Participação em banca de Alunos do último ano do CST em Design Gráfico.Projeto de Conclusão o CST em Design Gráfico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior Tecnológico em Design Gráfico) - Centro Universitário Curitiba.

6.
FERRO, G. S.; Linhares. A; Merlin M. Participação em banca de Alunos do último ano do CST em Design Gráfico.Projetos de Conclusão de Curso Superior Tecnológico em Design Gráfico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior Tecnológico em Design Gráfico) - Centro Universitário Curitiba.

7.
FERRO, G. S.; Galvão Arabella; Galhard Cezar; Brum Ana. Participação em banca de alunos do último módulo D do CST em Design.Trabalhos de conclusão de curso em Business Design - CST Design Gráfico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior Tecnológico em Design Gráfico) - Centro Universitário Curitiba.

8.
FERRO, G. S.; Baltar Cristiane; Marcos C. Micheline. Participação em banca de Turma do Múdulo D - Graduação.Banca de trabalho de concusão CST em Design de Interiores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior Tecnológico em Design de Interiores) - Centro Universitário Curitiba.

9.
FERRO, G. S.. Participação em banca de Renata Hert Dequech e Nathalie Büthe Gaiser.Proposta de Planejamento para o Festival de Curitiba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Centro Universitário Curitiba.

10.
FERRO, G. S.. Participação em banca de Ruan Fernando Carvalho Pereira / Samantha Emanuelle Martins.A Influência da Oferta Existente de Teatros e Casas de Espetáculos na realização de Shows Musicais em Curitiba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Centro Universitário Curitiba.

11.
FERRO, G. S.; Maria Ursulina. Participação em banca de Letícia Matuck.Produção Editorial e Gráfica da Revista Realizo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Editoração) - Faculdades Integradas Rio Branco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FERRO, G. S.; Alencastro. S Lucilia. X Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - SPIC. 2018. Centro Universitário Curitiba.

2.
FERRO, G. S.; Linhares. A; Alencastro. S Lucilia; PALMIERI, N.. Avaliação de Projeto Integrador do Módulo A do Curso Superior Tecnológico em Design Gráfico. 2017. Centro Universitário Curitiba.

3.
LUDVICH. M; JOUKOWSKY, J.; Lucato, Marcos; FERRO, G. S.. Banca de avaliação dos trabalhos de conclusão do módulo B do CST em Marketing. 2017. UNICURITIBA - Campus Chile.

4.
FERRO, G. S.; Brum Ana; Fonseca, K.F.O; Galvão Arabella. III Concurso da Oficina Moveleira. 2016. Serviço Social da Indústria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Semana do Empreendedor CAEM.Mídias Digitais. 2019. (Encontro).

2.
13o Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2018. (Congresso).

3.
13o Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Design e Colaboração Multidisciplinar Como Incentivo ao Empreendedorismo Social. 2018. (Congresso).

4.
seminário de Inteligência Artificial. 2018. (Seminário).

5.
TED X Blumenau 2018. 2018. (Outra).

6.
UD 2018 Invisible Design.Olfative Aesthetic Experience Within The Serviscape. 2018. (Encontro).

7.
UD 2018 Invisible Design. 2018. (Encontro).

8.
X Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica Unicuritiba. 2018. (Simpósio).

9.
X Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica Unicuritiba.Design Gráfico : Portfólio de Perspectivas. 2018. (Simpósio).

10.
Encontro de Consultores Técnicos no Centro Brasil de Design para o Projeto Design Export da APEX. 2017. (Encontro).

11.
Franchising Expo 2017. 2017. (Exposição).

12.
Gampi Plural 2017. 2017. (Outra).

13.
Treinamento para Capacitação de consultores de consultores para atuação no projeto Design Export re. 2016. (Encontro).

14.
Congresso Internacional de Negócios Sociais e Empreendedorismo da UFPR. 2015. (Congresso).

15.
Expo Milano 2015. 2015. (Exposição).

16.
IV Conferência Internacional de Design, Engenharia e Gestão para a Inovação -. 2015. (Congresso).

17.
5o Simpósio Paranaense de Design Sustentavel.O Design como elemento de transformação da sociedade de crescimento. 2014. (Simpósio).

18.
Design Thinking para Educadores. 2014. (Oficina).

19.
GAMPI PLURAL 2014.Vencendo Desafios em Franquias com Design Thinking e Colaboração. 2014. (Simpósio).

20.
Semana D O Design Transforma.Design Thinking e Redes de Colaboração em Franquias. 2014. (Seminário).

21.
ABF Franchising Expo. 2012. (Outra).

22.
Mesa Redonda - Semana de Design de Interiores.Novas Perspectivas para Designers de Interiores: Mercado de Trabalho. 2012. (Encontro).

23.
Semana D - Palestra Stefano Giovanoni. 2012. (Seminário).

24.
7o Encontro Nacional das Escolas de Música. Recriando a Escola de Música em Oceanos Inexplorados. 2011. (Congresso).

25.
Programa de Desenvolvimento Pessoal com PNL. 2011. (Oficina).

26.
VIII Semana de Extensão - Unicuritiba.Relações de Consumo na perspectiva do Marketing. 2011. (Encontro).

27.
Como estruturar os Processos e Manuais de Rede de Franquias e Negócios. 2008. (Oficina).

28.
Global Forum América Latina. 2008. (Congresso).

29.
II Semana de Extensão - UNICURITIBA.Liderança para Profissionais recém formados. 2008. (Encontro).

30.
I Semana de Extensão Unicuritiba.Franquia - Um modelo de Expansão de Negócios. 2008. (Encontro).

31.
II Encontro Nacional das Escolas de Música.Marketing para as Escolas de Música. 2006. (Encontro).

32.
Com Atitude. 2004. (Seminário).

33.
Educação em Busca de Diferenciais Competitivos.Marketing Educacional. 2004. (Seminário).

34.
Hora da Escolha.Moda e Estilismo. 2004. (Encontro).

35.
I Semana do Vestibulando.Marketing. 2004. (Encontro).

36.
Jornada das Universidades e Profissões.Moda. 2004. (Encontro).

37.
Profissões - Diferentes Trajetórias.Experiência Profissional como Designer. 2004. (Encontro).

38.
VI Fórum Informativo de Universidades e Profissoes.Moda. 2004. (Encontro).

39.
12o Fórum de Informação Profissional.Propaganda e Marketing. 2003. (Outra).

40.
V Fórum Informativo de Universidades e Profissoes.Design de Moda. 2003. (Encontro).

41.
VI Encontro de Informação Profissional.Relações Internacionais. 2003. (Encontro).

42.
VI Encontro de Orientação Profissional.Moda. 2003. (Encontro).

43.
VIFórum Informativo de Universidades e Profissoes.Moda. 2003. (Encontro).

44.
Forum de Informação Profissional.Escolhas profissionais. 2002. (Encontro).

45.
Seminário de Competitividade Escolar. 2002. (Seminário).

46.
VIII Encontro de Informação Profissional.Moda. 2002. (Encontro).

47.
12o Fórum de Informação Profissional.Propaganda e Marketing. 2001. (Encontro).

48.
Como transformar consultas em matrículas. 2001. (Encontro).

49.
Determinação - Vencendo Deficiências. 2001. (Seminário).

50.
VI Encontro de Informação Profissional.Música, Moda, Artes Plásticas e Decoração. 2001. (Encontro).

51.
workshop de Marketing Educacional. 2001. (Oficina).

52.
V Encontro de Informação Profissional.Moda. 2000. (Encontro).

53.
Marketing Educacional. 1998. (Seminário).

54.
 Seminário Internacional - New Directions in Marketing com Phillip Kotler. 1997. (Seminário).

55.
Ergonomia. 1986. (Seminário).

56.
III Encontro sobre Recursos Pedagógicos para Educação Especial. 1985. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, A. ; FERRO, G. S. . Badu Transforma. 2018. (Outro).

2.
Linhares. A ; PALMIERI, N. ; Merlin M ; FERRO, G. S. . Design Overnight. 2017. (Outro).

3.
FERRO, G. S.. Liderança e Criatividade no Morro do Anhangava. 2014. (Outro).

4.
FERRO, G. S.. Criatividade e Liderança no Parque Estadual do Guartelá. 2013. (Outro).

5.
FERRO, G. S.; MIRANDA, A. C. . Liderança e Criatividade no Morro do Anhangava. 2012. (Outro).

6.
FERRO, G. S.. LIDERANÇA E CRIATIVIDADE NO MORRO DO ANHANGAVA. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alunos do último semestre de Design Gráfico. Business Design. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Curitiba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Wellington Marçal. OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA ERA DIGITAL EM PROMOVER A COMUNICAÇÃO INTERNA AOS COLABORADORES DO SETOR OPERACIONAL DA UNIMED FEDERAÇÃO DO PARANÁ. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção d arte, Design e Estratégias Criativas) - Centro Universitário Curitiba. Orientador: Gláucia de Salles Ferro.

2.
Isabel Zan Vieira. Terceiro Setor: o desafio da pluralização cultural guiada pelo design.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção de Arte e Estratégias Criativas) - UNICURITIBA - Campus Chile. Orientador: Gláucia de Salles Ferro.

3.
Andreia Regina Dambiski. Neuromarketing com enfoque na marca olfativa. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção de Arte e Estratégias Criativas) - UNICURITIBA - Campus Chile. Orientador: Gláucia de Salles Ferro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alunos do último semestre de Design Gráfico. Business Design. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior Tecnológico em Design Gráfico) - Centro Universitário Curitiba. Orientador: Gláucia de Salles Ferro.

2.
Kamylla Flores; Giuliano Ferraz; Gabriel B.; Murilo C.. Redesign da Marca e Criação de Estratégias de Business Design do Restaurante Sorela. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Centro Universitário Curitiba. Orientador: Gláucia de Salles Ferro.

3.
Alunos do último ano do CST em Design Gráfico. Projeto de Business Design. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior Tecnológico em Design Gráfico) - Centro Universitário Curitiba. Orientador: Gláucia de Salles Ferro.

4.
Alunos do último ano do CST em Design Gráfico. Business Design. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CST DESIGN GRAFICO) - UNICURITIBA - Campus Chile. Orientador: Gláucia de Salles Ferro.

5.
alunos do último módulo do CST em Design. Business Design. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior Tecnológico em Design Gráfico) - Centro Universitário Curitiba. Orientador: Gláucia de Salles Ferro.

6.
alunos do último ano do CST em Design Gráfico. Business Design. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior Tecnológico em Design Gráfico) - Centro Universitário Curitiba. Orientador: Gláucia de Salles Ferro.

7.
Alunos do último módulo do CST em Design Gráfico. Busines Design. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior Tecnológico em Design Gráfico) - Centro Universitário Curitiba. Orientador: Gláucia de Salles Ferro.

8.
Nathalie B. Gaiser e Renata H. Dequech. Plano de Negócios para o Festival de Curitiba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Centro Universitário Curitiba. Orientador: Gláucia de Salles Ferro.

Orientações de outra natureza
1.
Alunos do módulo B do CST Marketing. Marketing Promocional. 2015. Orientação de outra natureza. (CST Marketing) - UNICURITIBA - Campus Chile. Orientador: Gláucia de Salles Ferro.

2.
alunos do módulo B do CST em Marketing. Projeto de Campanha Promocional de Varejo. 2014. Orientação de outra natureza. (Marketing) - Centro Universitário Curitiba. Orientador: Gláucia de Salles Ferro.

3.
alunos do módulo B. Estratégias de Trade Marketing para empresas do ramo de casa e decoração. 2013. Orientação de outra natureza. (Marketing) - Centro Universitário Curitiba. Orientador: Gláucia de Salles Ferro.

4.
alunos do curso de administração do UNICURITIBA. Plano de Negócios para empreendedores do nordeste. 2008. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Administração) - Centro Universitário Curitiba. Orientador: Gláucia de Salles Ferro.



Inovação



Marca registrada
1.
 FERRO, G. S.. Marca de nome relativo a um modelo de Design Thinking. 2018, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Serviço. Número do registro: 1548-01-18?APM, título: "Marca de nome relativo a um modelo de Design Thinking" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Processos ou técnicas
1.
FERRO, G. S.. Modelo de Design Thinking. 2018.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FERRO, G. S.2014FERRO, G. S.; Guilgen A. Carolina . A Vitrina como Fator Crítico de Sucesso nas lojas de varejo. Administração de Empresas em Revista, v. 13, p. 80-92, 2014.

2.
Guilgen A. Carolina2015Guilgen A. Carolina ; FERRO, G. S. . Design de joias: cerâmica avançada e a prototipagem rápida na joalheria. E-tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, v. 1, p. 141, 2015.

3.
Galvão Arabella2015Galvão Arabella ; FERRO, G. S. ; Costa Humberto ; Brum Ana . Colaboração em Equipes de Designers: A Percepção de Alunos em Projetos Acadêmicos. Revista Design & Tecnologia, v. 1, p. 45-51, 2015.


Livros e capítulos
1.
Santos. A ; FERRO, G. S. ; HOFFMAN, G. ; POLETTO, F. . Diretrizes para Aplicação do Estudo de Caso como método de pesquisa na área de Design. In: Marizilda dos Santos Menezes;Monica Moura. (Org.). Rumos da Pesquisa no Design Contemporâneo - Relação Tecnologia X Humanidade. 1ed.Baurú: Estação das Letras e Cores, 2013, v. 1, p. 185-205.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERRO, G. S.. A Análise SWOT Contemporânea. No Tom, São Paulo - SP, p. 9 - 10, 17 dez. 2014.

2.
FERRO, G. S.. Estratégia e Tática em Comunicação. No Tom, São Paulo - SP, p. 9 - 10, 17 jul. 2014.

3.
FERRO, G. S.. Economia Criativa para o Desenvolvimento do Brasil. No Tom, São Paulo, p. 11 - 11, 05 abr. 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
FERRO, G. S.. Colaboração e Design Thinking como Elementos de Construção de Motivação nas Redes de Franquias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Heemann, A ; FERRO, G. S. . Vencendo Desafios em Franquias com Design Thinking e Colaboração. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, A. ; FERRO, G. S. . Badu Transforma. 2018. (Outro).



Outras informações relevantes


Minha carreira como docente em Instituições de ensino Superior tem sido respaldada pela ampla vivência profissional adquirida por meio de consultorias dadas à micro ,pequenas empresas e médias empresas, empresas franqueadoras e à instituições educacionais.Assim sendo atuei em empresas como : Eucatex, Bicicletas Monark,Edições Paulinas,Faculdades Associadas de São Paulo - FASP, Fundação Dracenence de Educação e Cultura - FUNDEC, Faculdade Santa Marcelina - FASM, Weril Instrumentos Musicais,SENAC, Natuphytus cosmética, Franquia do Jornal Sexta-feira, Franquia Mulher Plena, Corinfo, entre outras.
No período de Maio de 2011 a Maio de 2012 fui presidente da Associação dos professores do Centro Universitário Curitiba. Esta associação tem caráter social e reúne cerca de 200 associados. Na gestão de 2012 a 2013, ocupei o cargo de diretora cultural. Desde 2014 ocupo a presidência do conselho deliberativo.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 4:35:43